Em cima da hora:
GM investe US$ 500 milhões em rival do Uber
-
  • Facebook
  • Twitter
  • Orkut
  • Feeds
  • 12/10

    Sobe- A decisão do governador Wagner em deixar a Bahia fora do horário de verão. Desce- Os responsáveis pelo PRTB, que tornou o sonho dos candidatos um pesadelo.
    15.10.2012 14h47m
    Recomendar

    Lealdade

    Ednaldo Santana, diretor de limpeza da Secretaria de Serviços Públicos, manteve-se fiel à candidatura de Tarcízio Pimenta e do candidato a vereador Bira (PSD). Outros chefes e diretores dessa Secretaria mantiveram-se na mesma linha de apoio.

     

    Visita

    O vereador eleito, Edvaldo Lima (PP), visitou na manhã de ontem a redação deste jornal. Antes dele, Zé Carneiro (PSL), Ronny (PSDB) e Neinha (PMN) vieram para parabenizar o nosso diário pela cobertura das eleições e, especialmente, pelo acompanhamento da eleição de vereadores.  

     

    Prestando contas

    Todos os candidatos do último pleito devem prestar contas à Justiça Eleitoral até o próximo dia 10 de outubro. É bom que todos se antecipem a partir desta semana, para evitar o acúmulo dos últimos diasMesmo os renunciatários e indeferidos devem seguir o mesmo procedimento. A falta da prestação de contas impede que eles sejam candidatos no próximo pleito, em 2016.

     

    Queixa, não

    Nenhum dos candidatos que foram indeferidos, porém com recurso, podem reclamar de baixa votação, claro que são exceções aqueles que pararam o trabalho. Os que se mantiveram na campanha tiveram os votos que tiveram de ter. A relação dos votos consta na edição de hoje. Jacaré, por exemplo, teve 2.629 votos. É uma pena que tenha ficado fora d’água.



  • 11/10

    Sobe- STF, que pela primeira vez terá um presidente negro. Desce- A exploração do trabalho infantil que ainda persiste em roubar a infância de milhares de crianças brasileiras.
    11.10.2012 08h21m
    Recomendar

    Prognósticos

    Na edição de 22 de setembro do Folha do Estado, nesta mesma página, escrevi um artigo com o título “A composição da nova Câmara”, onde avaliei que a coligação DEM/PTN/PMDB faria cinco vereadores. Escrevi que a coligação PSDB/PMN/PSL faria três e a coligação PT/PP e PC do B chegaria a quatro, ultrapassando os 44 mil votos. No mesmo artigo, acertei em cheio, estabelecendo três vagas para a coligação PDT/PSD/PR/PRB e de igual modo estabeleci como prognóstico a eleição de dois vereadores no PSC e dois na coligação PHS/PTB. Fechou as contas. Legal?

     

    Eleições 2014

    Nessa eleição o deputado Carlos Geilson marcou uma boa posição quando o partido do qual é presidente, o PTN, elegeu três vereadores: Roque Pereira, David Neto e Wellington Andrade. O deputado Targino Machado elegeu dois vereadores no seu PSC: Cíntia Machado e Tonhe Branco. Enquanto eu, na coordenação da coligação PSDB/PSL/PMN consegui eleger três. A ex-deputada Eliana Boaventura elegeu Edvaldo Lima no PP. O vereador Ângelo Almeida (PT) contabiliza dois dentro do seu partido: Pablo Roberto e Alberto Nery. O deputado Fernando Torres elegeu Gerusa Sampaio no PSD. No PRTB ainda existe a pendência embora sem resultado prático. A soma dos votos do partido não atingiu o quociente eleitoral.  As lideranças citadas devem se candidatar a deputado em 2014.  

     

    Greve

    Ao que tudo indica, no caso do policial militar Josafá Ramos a greve dos policiais militares em fevereiro lhe rendeu eleitoralmente. Josafá foi um dos líderes grevistas que teve a prisão decretada pela corporação. Candidatou-se e obteve a marca expressa de 1664 votos.

     

    Futuros prefeitos

    A 18 dias do segundo turno das eleições, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deve julgar uma série de pendências que pode mudar o quadro político em vários municípios do país. Em Petrópolis (RJ) e Osasco (SP) a definição da Justiça Eleitoral determinará se serão considerados como válidos os votos destinados aos políticos que tiveram as candidaturas indeferidas. A decisão pode promover até uma nova eleição em Osasco. Em Petrópolis, Bernardo Rossi (PMDB) que conquistou 52.951 votos ficou em primeiro lugar. Mas o segundo colocado, Rubens Bontempo (PSB), que obteve 50.320 votos, está com a candidatura indeferida.



  • 10/10

    Sobe- Feira de Santana por sediar campeonato brasileiro de bicicross Desce- Secretário que desconhece Lei que ele mesmo assinou
    10.10.2012 08h39m
    Recomendar

    Idiota

    um idiota, despreparado, é que depois de uma vitória fica de mal com a vida. Vai procurar um cantinho pra deitchar. Se prepara para ser um bom político e deixa de ameaçar quem passa na sua frente que ninguém tem medo. Qual o valor que tem, sob o ponto de vista moral e ético, um mandato com voto comprado? Valentão!

     

    Esfinge

    Decifrando a pergunta no oráculo, que foi EICBHQOCAPJUOTPDVDE, a resposta é: É impossível, com base histórica, que os candidatos a prefeito juntos ultrapassem 83% dos votos dos eleitores. Isso foi em razão do resultado do IBOPE, que apresentou 94% como resultado da pesquisa eleitoral divulgada no dia 05, onde Ronaldo pontuou 65% dos votos, Neto 18%, Jhonatas 5% e Tarcízio 4%. Pois bem, nós antecipamos na edição do dia 06 nesta coluna e acertamos. O resultado dos votos aos candidatos com base no eleitorado foi: José Ronaldo 52.44%, 195.967 votos. Neto 14.81%, 55.337 votos. Jhonatas Monteiro 7.3%, 27.317 votos. Tarcízio Pimenta 4.84%, 18100 votos. IBOPE, ah IBOPE!

     

    A greve

    Até que ponto a greve dos professores influiu no resultado da eleição? Na conversa matinal, que diariamente mantenho com o jornalista Adilson Simas, ouvi a seguinte avaliação: “Marialvo, mesmo sendo governista, na greve ficou ao lado dos colegas professores. Beldes, diretor da Direc II, ficou ao lado do governo. No final, Beldes se elegeu e os professores não votaram em quem os defendeu, o professor Marialvo”.

     

    Apoio

    O governador Jaques Wagner (PT) vai entrar em campo pessoalmente para tentar atrair o apoio do PMDB baiano ao candidato do seu partido a prefeito de Salvador, Nelson Pelegrino. Ele deve ligar para o presidente nacional do PMDB e vice-presidente da República, Michel Temer, pedindo que interceda junto ao rebelde Geddel Vieira Lima por uma aproximação com Pelegrino. A decisão do PMDB de São Paulo de apoiar a candidatura do petista Fernando Haddad teria animado Wagner imensamente.



  • 09/10

    Sobe – As comemorações alusivas à semana da criança na Escola Municipal Mãe dos Humildes. Desce- A violência que manchou de sangue a maior festa da democracia.
    09.10.2012 08h38m
    Recomendar

    Recorde

    A composição damara Municipal registra nesta eleição um recorde histórico. 15 partidos terão representação na Casa da Cidadania a partir de janeiro de 2013. O DEM, que tradicionalmente mantém a maior bancada namara, perdeu a liderança nesta eleição, que será liderada pelo PT e PTN, com três vereadores, cada. O DEM e o PSC formam a segunda bancada, com dois vereadores cada. Os outros onze partidos ocuparão uma cadeira cada.

     

    Coligações

    Os partidos ou coligações que mais elegeram vereador foram DEM/ PTN/PMDB, com cinco vereadores; PT/PC do B/PP, com quatro vereadores; PSDB/PMN/PSL, com três vereadores; PDT/PRP/PR/PSD, com três vereadores; PHS/PTB com dois vereadores e PSC com dois vereadores. Os demais partidos e outra coligação, com um cada.

     

    Lição

    Não nenhum histórico nas eleições de Feira de Santana onde houvesse uma renovação igual ao último pleito. Quase 65% dos vereadores não retornam à Casa da Cidadania. Treze novos vereadores assumem em 1º de janeiro e devem aprender a lição dos que lhes cedem as vagas. Falta de comunicação social e assessoria parlamentar, para alicerçar um bom mandato, são fundamentais para os eleitos retornarem em 2016 e, claro, ficar de olho se outros partidos querem se coligar com o partido que tenha vereador.

     

    Imbassahy

    Satisfeito com o resultado das urnas, que desmentiram as últimas pesquisas de opinião relacionadas à corrida sucessória para a prefeitura de Salvador, o deputado federal Antonio Imbassahy (PSDB) diz que o momento é de trabalho e articulações para ampliar a base de apoio ao candidato ACM Neto (DEM). Ele lembra que neste segundo turno o candidato petista não contará com a vantagem do tempo na propagada de campanha, nem poderá furtar-se ao confronto direto, no qual o personagem construído pelo marketing tende a se desintegrar.



  • 06/10

    Sobe- O município de Feira de Santana por receber mais uma unidade de tratamento de controle da água potável. Desce- O sistema de transporte escolar no município de Barreiras por superfaturamento.
    08.10.2012 15h53m
    Recomendar

    Pesquisa IBOPE

    Os quatro candidatos, juntos, obtiveram índice que chegou a 92% dos votos. O instituto indica que a margem de erro é de 4% para mais ou menos. Isso quer dizer que, se os quatros candidatos tiverem mais 4% de votos, cada um, teremos uma eleição com 108% do eleitorado. Se formos compreensivos e essa margem de erro, positiva, chegar a apenas 2,5%, teremos 102%. Com um pouco mais de boa vontade, a gente termina ajustando as contas. IBOPE, IBOPE.

     

    Esfinge

    para conferir depois, mas os eleitores podem responder antes, vai um enigma: EICBHQOCAPJUOTPDVDE. Portanto, cuidado com a informação.

     

    Invenção

    O percentual de votos dos candidatos é aquele com base no eleitorado. É uma invenção de marketeiros e eleitores apaixonados inflarem o resultado final fazendo conta de percentual com base nos votos válidos. Os candidatos são os responsáveis por não sensibilizaram os eleitores para que se dirijam às urnas ou não votem em branco e nulo. Entenderam?

     

    Debate

    O debate patrocinado pela TV Subaé foi bom. Mas, frustrou aqueles que achavam que teria uma direção denuncista.  Os candidatos agiram educadamente, na medida do possível, e fecharam a campanha pública naquilo que é aceitável. Os quatro se posicionaram bem.



  • 05/10

    Sobe – O Coletivo que caminha na contramão do consumismo e quer humanizar o Dia das Crianças Desce – O apagão que interrompeu o superclássico das Américas na noite da última quarta-feira
    05.10.2012 08h42m
    Recomendar

    Transporte escolar

    Os candidatos a prefeito em Barreiras, de oposição à atual prefeita Jusmari Oliveira, estão usando como carro-chefe da campanha o compromisso de fazer licitação para novas empresas de transporte escolar para alunos no município. Eles garantem que, pelo estudo prévio realizado, têm condições de diminuir o valor para menos da metade do que é atualmente gasto. Vem bomba por .

     

    Vazou

    Ontem, no último dia do horário eleitoral, quando o tempo era reservado, exclusivamente, para candidatos a vereador, as chapas majoritárias “vazaram” o horário para utilização das campanhas dos candidatos a prefeito.  Os candidatos a vereador que não utilizaram o espaço que lhes pertencia foram reclamar das direções dos partidos que nem sabiam da invasão. Pagaram o pato errado, ?!

     

    Olho vivo

    Dois dias antes das eleições, quando os candidatos, legalmente, ainda podem pedir votos, devem reservar também um tempo para se organizarem para o período pré-eleitoral. Deixar de juntar documentos de despesa da campanha até o dia 06, último dia para emissão das notas fiscais, pode ensejar rejeição de contas. Pagar depois, pode. Fazer despesas, até um dia até da eleição.   

     

    Márcio

    O bairro da Queimadinha, um dos maiores colégios eleitorais de Feira de Santana, tem uma disputa peculiar. Dois moradores do bairro, Sebastião Bastinho (PSD), vereador de mandato, e Márcio da Saúde (PTB). As informações é que os dois serão os mais votados do bairro, mas acompanhados do advogado Firmino (PSC).



  • 04/10

    Sobe - As políticas públicas voltadas para a valorização dos idosos em Feira de Santana. Desce – O grande número de pneus descartados irregularmente em Feira de Santana.
    04.10.2012 08h35m
    Recomendar

    Aniversário

    Agradeço neste espaço as mensagens e telefonemas de congratulações pelo meu aniversário no último dia 02. Que Deus abençoe a todos.

     

    Rádio Sociedade

    Convidado pelos apresentadores Dilton Coutinho e Jorge Bianchi, participarei, no domingo, a partir das 17 horas, da jornada eleitoral da Rádio Sociedade, fazendo parte da equipe de rádio jornalismo comandada pelos dois, para juntos comentarmos o resultado parcial da votação e evolução de candidatos a vereador. Muita resenha antes do anúncio voto a voto dos resultados urna a urna

     

    Silvério

    Fui convidado e estarei presente no domingo pela manhã (07) no programa Silvério Silva Show, da rádio Subaé, para tratarmos de eleição municipal 2012. O maior foco será eleição de vereador.  

     

    PRTB/PTC vivos

    Os candidatos que ainda não renunciaram ou estão apoiando candidatos de outros partidos, garantem que estão disputando a eleição e esperam que o recurso tenha parecer favorável do TSE. Para eleger um vereador, os remanescentes do partido precisam ultrapassar a casa dos 14.200 votos, no conjunto.  



  • 03/10

    Sobe- A exposição de brinquedos antigos feita pelo Museu Casa do Sertão- Uefs, até dia 16 deste. Desce- Alto número de reclamações referentes ao atendimento prestado pelas operadoras de plano de saúde.
    03.10.2012 08h27m
    Recomendar

    Eu escrevi    

    No dia 04 de setembro, um dia após o debate realizado pela TV Geral, eu previ que o candidato Jhonatas Monteiro (PSOL) seria uma surpresa positiva nesta eleição. É que se avaliava na cidade que ele seria um candidato de 5 mil votos. Pareceu, naquele momento, que fui imprudente quando o comparei com Marina Silva, sob o ponto de vista eleitoral. Pois bem, o que previ vai acontecer: ele deve passar de 15 mil.

     

    Previsões

    Estabeleço cenários que alcançam entre 296 mil e 302 mil votos para os candidatos a vereador agora em 2012 em Feira de Santana. Tem sido uma constante as visitas que recebo desses candidatos autoavaliando as suas votações. Fico alarmado porque, invariavelmente, eles se acham capazes de ultrapassar todos os seus contendores. É uma conta maluca. A cada dia faço minhas avaliações e quando me atrevo a fazer a deles encontro números que variam de 800 mil a 1 milhão de votos em Feira de Santana. Muito mais votos que a população local. É uma loucura.    

     

    Esfinge

    A Esfinge era uma figura da mitologia grega que apresentava um enigma e quem não o decifrasse era devorado. Aqui vai um enigma, garanto que ninguém será devorado se não decifrar, mas, quando descobrirem, vão ficar chateados. vai: GQRTMVNQTCDPMDBPPL.

     

    Tarcízio

    O candidato Tarcízio Pimenta (PDT) realizou, na noite da última segunda-feira (01), caminhada no bairro George Américo. A comunidade também agradeceu a Tarcízio pelas obras de pavimentação, revitalização de praças, desenvolvimento de projetos para geração de emprego e renda, informatização das unidades de saúde e instalação do Centro Especializado de Odontologia no bairro. Ele esteve acompanhado da primeira-dama e deputada estadual Graça Pimenta e do candidato a vice, Ribeiro.



  • 02/10

    Sobe- Os mais de 13 mil feirenses que, mesmo da informalidade, trabalham honestamente para ganhar a vida. Desce- A falta de cuidado por parte da população e o descaso do governo para com o patrimônio público.
    02.10.2012 17h08m
    Recomendar

    O bom irmão

    O destino da coligação PRTB/PTC parece mesmo que não vai ter um final feliz. Não bastasse o desânimo de muitos e a desistência de alguns, a coligação recebeu um golpe mortal neste final de semana. O presidente do PRTB, Jorge Oliveira, desistiu. Apresentou na maior igreja evangélica que o apoiava o candidato José Ronaldo (DEM) como seu novo candidato a prefeito e o irmão Justiniano França (DEM) como seu substituto para receber os votos de vereador. Como na carta do apóstolo Paulo, “O irmão que é ajudado pelo irmão é como uma cidade fortificada”.    

     

    Na mesa

    Na última quinta-feira (27), sentados em volta de uma mesa, no cantinho de uma churrascaria da cidade, o deputado Targino Machado e o seu maior desafeto do passado recente, ex-prefeito de São Gonçalo Carlinhos Lacerda. Como a gente sabe como é feita política no interior, a turma de tem engatilhada uma gravação de um comício onde Carlinhos Lacerda discursava falando do seu ponto de vista sobre Targino Machado.

     

    Avançou

    O candidato a vereador Raymundo Tourinho (DEM) começou a campanha de forma tímida, mas eficaz. Irmão do vereador Roberto Tourinho (PV) detentor de cinco mandatos e filho do ex-prefeito José Falcão da Silva, aproveitou a história familiar e foi em busca dos amigos e correligionários do irmão e do pai de criação para pedir apoio. O resultado é que Mundinho, como popularmente é conhecido, avançou e hoje disputa ombro a ombro com candidatos com chance de vitória na coligação.      

     

    Carreatas

    Os candidatos a vereador aproveitaram o último final de semana que permite carreatas para encher as ruas da cidade com um grande número de veículos para mostrarem força. Foram 28 carreatas entre sábado e domingo e mais 23 pequenos desfiles com veículos plotados acompanhados de carro de som. No sábado (29), pela manhã, Paulão (PSD) desfilou do fim da Getúlio Vargas, passando por diversas ruas do centro e terminando no Feira IX. Horário Amorim (PSD) começou na praça da Matriz, percorreu Avenida de Canal, Jardim Cruzeiro, Pampalona e terminando pelas Baraúnas. Os dois com grande volume de veículos



  • 29/09

    Sobe- A promulgação da lei que torna crime a formação e prática de grupos de extermínio no Brasil. Desce- A falta de consciência de muitas pessoas, que insistem em depredar o patrimônio público na cidade.
    01.10.2012 08h18m
    Recomendar

    Buscando votos

    Candidatos de grandes partidos vão reservar este final de semana para tratativas com candidatos desanimados da coligação PTC/PRTB. Os candidatos do PSD/PDT vão assediar especialmente o presidente do PRTB, Jorge Oliveira, Jacaré e Armindo, que têm votação substancial. Enquanto os candidatos da coligação DEM/PMDB vão à busca de candidatos com menor votação. Começou a corrida.

     

    Animados

    Os candidatos a vereador da coligação PT/PC do B e PP se animaram com o resultado da última pesquisa do IBOPE onde aponta crescimento do candidato a prefeito José Neto. Estão certos. Essa posição de crescimento pode ensejar uma maior votação na legenda. Essa coligação, que na minha avaliação, está na faixa de 41 mil votos, pode alcançar 44 e se habilita a ocupar a quarta cadeira namara de Vereadores.

     

    Senadora

    Candidatos a vereador do PSB ficaram animados com a presença da senadora Lídice da Mata em Feira de Santana, ontem. Animação maior foi da senadora que, pela primeira vez, viu o partido com uma chapa volumosa de candidatos a vereador. Pelo que se observou é que o partido, de agora em diante, terá um tratamento diferenciado do diretório estadual.  

     

    Mulheres

    As ruas do centro da cidade de Feira de Santana ganharam ainda mais beleza e ternura na tarde da última quinta-feira (27). Ao lado da primeira-dama do município e deputada estadual, Graça Pimenta, e da esposa do candidato a vice-prefeito, Maria Patrocínia, centenas de mulheres invadiram as principais vias da cidade, durante a Caminhada das Mulheres realizada pela Coligação Pra Feira Crescer Muito Mais. Lideranças comunitárias, diversos candidatos a vereador, a vereadora Eremita Mota, o deputado estadual José de Arimatéia (PRB) e o prefeito Tarcízio Pimenta participaram da caminhada que teve o objetivo de defender os direitos das mulheres e destacar os avanços alcançados por elas durante a gestão do pedetista.



Os comentários e textos não representam a opinião do portal; a responsabilidade pelo blog é do autor da mensagem.
Folha do Estado da Bahia
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia