Em cima da hora:
Baile Municipal de Bezerros vende ingressos para show de Araketu
-
  • Facebook
  • Twitter
  • Orkut
  • Feeds
  • 12/09

    Sobe- Projeto de Lei apresentado na Câmara Federal que isenta aposentado de IPI na compra de carro novo. Desce- As empresas que insistem em descarregar mercadorias em ruas do centro da cidade em horário inadequado.
    12.09.2012 08h29m
    Recomendar

    A oração e os ovos

    Com físico franzino, mas com muita força, o Frei Cal busca incansavelmente os votos. Todos questionam a força do religioso. As lideranças ligadas a ele respondem que é a Mas, uma feirante da Estação Nova pode ter dado outra pista. No sábado pela manhã, o Frei Cal saía de uma barraca com um saquinho na mão. Outra senhora, que estava sendo atendida, ouviu uma confidência da dona da barraca. “Menina, gosto tanto de Frei Cal que semanalmente cuido dos ovos dele. Providencio com as vizinhas ovos frescos para ele ficar forte. É um bom freguês”. Taí. A força da oração e da gemada são os componentes da força de Cal.     

    Queimadinha

    A eleição na Queimadinha está “pegando fogo”. É grande o número de candidatos e a liderança do vereador Sebastião Bastinho (PSD), que deve lhe tornar o vereador mais votado do bairro, está sendo minada por candidatos do próprio bairro. É o caso do advogado Firmino Ribeiro (PSC), estreitamente ligado à comunidade, que acelerou o seu trabalho no bairro e hoje é um candidato credenciado a um grande número de votos e pode estar dentre os candidatos eleitos no seu partido.

    Agonia

    Os candidatos a vereador do PTC e PRTB continuam aflitos. O TRE ainda não julgou o recurso da coligação e o eleitorado questiona seguidamente os candidatos. O tempo da explicação compromete a força do pedido de voto. E não tem como resolver o problema na rapidez que o caso requer. Alguns candidatos, enfraquecidos pelo desânimo, pensam até em desistir e alguns diminuíram o ritmo do pedido de votos. Ainda tempo e podem ficar tranquilo, pois, o julgamento sendo favorável, a coligação mesmo assim fará um vereador. Se estivessem todos animados sem o problema da impugnação, também fazia um. Existe um prejuízo, não é do número de vagas que o partido poderá ter.

     

    José Ronaldo

    O candidato José Ronaldo (DEM)explanou na última segunda-feira (10) para os líderes profissionais do Rotary Olhos D’água sobre as suas propostas para governar Feira de Santana, caso seja eleito no dia 7 de outubro. Entre as propostas apresentadas, Ronaldo afirmou que criará escolas em tempo integral, bem como os programas Saúde Móvel, Remédio em Casa, um polo de confecções, além de aplicar o Plano Diretor de Desenvolvimento Econômico do Município. Na noite do mesmo dia ele visitou o bairro Campo do Gado Novo.



  • 11/09

    Sobe- O grande público nos shows da Expofeira, que prestigiou artistas da terra, gastando pouco do erário. Desce- Motorista carreteiro que usou máscara para assustar outros motoristas.
    11.09.2012 08h35m
    Recomendar

    Eu e Paulão

    Estive no domingo (09), pela manhã, juntamente com o candidato a vereador Paulão, em caminhada pelo Conjunto Feira IX, onde o candidato foi bem recebido pelos seus vizinhos do populoso conjunto. A caminhada foi isolada, exclusiva de Paulão, suas lideranças e simpatizantes. Bombou.

     

    Rua Nova

    À noite, estive participando com o candidato a prefeito José Ronaldo, de caminhada, com um grande grupo de lideranças, na Rua Nova. Depois, parada final para comício. Entre os participantes da caminhada, mais de 50 candidatos a vereador. da localidade, falaram mais de dez candidatos. Ao todo, a Rua Nova tem 19 candidatos. Estiveram presentes, também, além do candidato vice-prefeito Luciano Ribeiro, o ex-deputado Colbert Filho e o deputado Carlos Geilson.     

     

    Sítio

    Doze candidatos a vereador, que discursaram no domingo à noite na Rua Nova, atacaram, de forma direta e indireta, outro candidato do mesmo bairro. O acusaram de ter abandonado o bairro, de compra de votos e outras coisas mais. O também policial militar e candidato, Zezito Correia, ameaçou: “Se esse candidato, como fez na eleição passada, fizer ponto de compra de votos, eu não tolerarei, vou prender e entregar à Justiça. Não permitiremos a ilegalidade”. Esse candidato oculto foi atacado por todos ,ficou sitiado por esses ataques e não pôde se defender, porque, embora quase todo mundo na localidade parecesse saber quem era, ninguém citou o nome.

     

    Álvaro

    O candidato Álvaro Rios (PSDC) mostrou sua força na caminhada do domingo na Rua Nova, onde teve cerca de mil votos na eleição na passada. Fortalecido pelo trabalho que vem realizando na Rocinha e no Novo Horizonte, ele o faz como o mais forte do seu partido e um dos que disputam vaga na sua coligação.



  • 08/09

    Sobe – A queda da inadimplência do consumidor brasileiro pelo terceiro mês consecutivo Desce – A situação de vários abrigos de ônibus em Feira que permanecem sem cobertura
    10.09.2012 08h44m
    Recomendar

     

    Caminhada

    O candidato a vereador Paulão (PSB), realizará caminhada por ruas e caminhos do conjunto Feira IX e Expansão. Estima-se um grande número de lideranças e simpatizantes no evento. Josse Paulo tem se empenhado  na campanha e tem agregado em torno de si um grande número de companheiros. Se constitui num candidato forte dentre os socialistas.

     

    Panfletagem

    Horácio Amorim, candidato a vereador pelo PSB, participou do desfile de 07 de setembro acompanhado de grande comitiva. Nas imediações do evento distribuiu material de campanha e logo em seguida usou do mesmo expediente na parte externa do Parque de Exposições. Retornaram às 12 horas em carreata pelas Baraúnas e Jardim Sucupira

     

    Bonfim

    Repercutiu positivamente a participação da candidata a vereadora Neinha, durante a carreata do candidato a prefeito José Ronaldo no último fim de semana, ao distrito de Bonfim de Feira. Neinha, que é filha da localidade, aproveitou para visitar as diversas localidades do distrito durante a semana. Ela que é candidata pelo PMN, coligado com PSDB e PSL deve ser a mais votada do distrito, ou pelo menos fica entre os três mais votados. É candidata com grande chance de vitória.

     

    Rosa Choque

    Na atual composição damara de Vereadores de Feira de Santana, consta três mulheres que se destacam entre os 18 vereadores do sexo masculino. Tudo indica que Gerusa Sampaio, Cíntia Machado e Eremita Mota se manterão e provavelmente mais uma mulher deve se eleger.     

     

    Adesão

    Amigos e correligionários do candidato a vereador Edmilson Cerqueira (PCdoB) realizarão, no próximo dia 14 (sexta-feira) um jantar de adesão às 19 horas no Clube dos Bancários, no bairro Santa Mônica. No domingo (16), o candidato, colegas bancários, amigos e familiares se deslocarão em grande carreata passando pelo bairro do Limoeiro, se dirigindo para a sede do distrito de Humildes, terra do candidato.

     

     

    STF

    Com o voto do ministro Gilmar Mendes, na última quinta-feira, a maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) votou pela condenação do vice-presidente do Banco Rural, Vinicius Samarane, e pela absolvição da ex-vice Ayanna Tenório, ambos acusados de gestão fraudulenta. "Não tenho dúvida quanto à caracterização dos elementos que levam à configuração do crime aqui imputado de gestão fraudulenta, com efetiva participação dos réus nos fatos", disse Mendes.

     

    PNE

    O projeto de lei que cria o Plano Nacional de Educação (PNL) seguirá diretamente para análise do Senado. O líder do PDT namara, Andre Figueiredo (CE), anunciou que reuniu as assinaturas necessárias para derrubar requerimento do líder do governo, Arlindo Chinaglia (PT-SP), que pedia que a proposta fosse discutida e votada pelo plenário damara.

    Aprovado por comissão especial damara, em caráter conclusivo, o projeto prevê investimento de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) em educação até o fim da década.

    Com a retirada de 46 das 80 assinaturas reunidas por Chinaglia, o requerimento do governo perde a eficácia. Com isso, o texto passará por votação simbólica na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) damara e seguirá para o Senado.A votação do requerimento estava prevista para 19 de setembro, durante a semana de esforço concentrado damara.



  • 07/09

    Sobe- A brilhante atuação dos atletas brasileiros nas Paraolimpíadas de Londres. Desce- Atitude de desespero de homem que tenta se jogar do prédio do fórum.
    09.09.2012 11h39m
    Recomendar

    Voto de legenda

    Na ânsia de buscar votos para se eleger, candidatos a vereador espicham votos de legenda para aumentar o número de vagas. No caso da coligação mais potente, aquela que é composta pelo DEM/PTN e PMDB, seus próprios candidatos avaliam que ela pode chegar até 30 mil votos. Ledo engano. O voto de legenda, que seria para o eleitor consagrar o voto ideológico, nada mais é, na sua grande maioria, votos errados do eleitor agoniado, que vota no candidato a prefeito e aproveita o mesmo número para votar no candidato a vereador. Na última eleição, o DEM obteve 11.900 votos, que, agregado aos votos de legenda dos outros partidos da coligação, não chegaram a 15 mil votos.

    Perspectiva

    Nesta eleição, os candidatos a vereador alegam que dispõem de um candidato com maior apelo eleitoral e acreditam que os 4 mil votos que o PMDB teve na eleição passada se repetirá. Erram na avaliação. PMDB não tem mais candidato a prefeito. Os votos minguarão. Com boa vontade, os candidatos devem trabalhar com um limite de 18 mil votos, mas se preparem para ter um número ideal de 16 mil. Não é pouca coisa. Esses votos, agregados aos possíveis 44 mil votos nominais para os vereadores, podem ensejar a eleição para seis vagas. Se as duas composições juntas diminuírem em 3 mil e poucos votos, farão cinco vereadores. Por favor, não me xinguem.     

    Vereadores

    Vou aproveitar as avaliações acima para informar que fiquem atentos, pois na próxima terça-feira (11) traçarei cenários para a composição da nova Câmara de Vereadores em 2013. Partido por partido, coligação por coligação. Não se pode esperar que os números cheguem a 100%. Posso garantir, entretanto, que ficarei na margem de erro das pesquisas, que quem está na frente sempre acredita.

    PSC

    O deputado Targino Machado (PSC) anda sumido. Quem souber o motivo, me avise. Uma coisa se mantém inalterável. A garantia do partido dele eleger dois vereadores. A imperatriz Cíntia Machado nem olha mais para trás. Todos garantem, inclusive os colegas de partido, que ela é soberana no grupo. Tinga, Filé, Tonhe Branco, Avelina e Cadmiel não se importam com o título de mais votado, querem mesmo é subir ao pódio de dois lugares.   

    Tarcízio Pimenta

    O candidato Tarcízio Pimenta (PDT), realizou na noite da última quarta-feira (05), caminhada no bairro Feira IX. Tarcízio foi bem recebido pelos moradores. O candidato esteve acompanhado de correligionários.    

    José Ronaldo

    O candidato José Ronaldo (DEM) visitou, na última quarta-feira (05), a localidade de Três Riachos e o bairro Feira IV. O candidato esteve acompanhado do candidato a vice Luciano Ribeiro (PMDB) e do deputado estadual Carlos Geilson (PTN). Além de candidatos a vereador, o encontro contou com as presenças de Evaldo Martins, presidente municipal do PMDB, ex-vereadores e ex-secretários municipais. No mesmo dia o candidato participou do almoço no Rotary Club, onde apresentou propostas de governo.

     



  • 05/08

    Sobe- Garoto que supera deficiência e se torna promessa da música gospel. Desce- Jovens presos por falsificar identidade militar.
    05.09.2012 09h28m
    Recomendar

    Breve história

    O PTC preparou para esta eleição 15 candidatos a vereador, que no dia 17 de junho, data da convenção, estavam com os documentos conforme exigência da lei eleitoral. Por força de um compromisso com o diretório municipal e estadual, coligou-se com o PDT na majoritária. No final do mês, a contragosto dos candidatos a vereador, foi celebrada uma coligação na proporcional com o PRTB. Nessa coligação, quatro candidatos foram cortados e substituídos por candidatos com menor votação do PRTB. A esse partido coube a representação da coligação.

     

    O descuido

    Por inobservância das lideranças que conduziram a coligação, todos ligados ao PRTB, foi desrespeitada a orientação eleitoral e a chapa de vereadores foi indeferida. No dia 5 de agosto, os advogados entraram com recurso contra a decisão de indeferimento e foram salvos porque nesse mesmo dia o PTC incluiu mulheres para manter a cota de um dos sexos. O PTC, portanto, não teve qualquer responsabilidade por erros na condução dos registros. Acredita-se que haverá provimento do recurso.

     

    A verdade

    Os candidatos do PTC e a maioria do PRTB reclamavam que não havia espaço no horário eleitoral no rádio e TV. Eles se reuniram com as lideranças da coligação, que informaram aos candidatos que nem direito tinham ao horário e iriam aparecer porque o PSD cedeu parte do seu horário para eles. ErradoNem desembargador, nem juiz, muito menos presidente de partido, pode transferir tempo de uma agremiação ou coligação para outra.  Dos dois partidos, apenas o PTC tem horário, porque tem um deputado. O tempo do PRTB é zero. Os dois juntos têm direito a 1/13 do horário eleitoral de um 1/3 (10 minutos), que deve ser distribuído igualmente entre os candidatos dos dois partidos. É a lei.    

     

    Esclarecimento

    Os candidatos Alveni Mamona, Hilton Venâncio (Toicin) e Paulo Mercês (Nega Maluca), todos do PSB, continuam candidatos. Essa é uma decisão preliminar do TRE. Embora ainda constem como indeferidos na relação do TRE, até o início da semana terão agregados ao resultado inicial o termo “com recurso”.  



  • 04/09

    Sobe- A parceria entre a prefeitura e a Ufba para oferecer formação continuada aos professores da educação infantil municipal Desce- Os acidentes que marcaram o início desta semana em Feira de Santana
    04.09.2012 09h14m
    Recomendar

    O voto

    O blog Por Simas, que tem acompanhado o encontro de candidatos a prefeito nos almoços da Confraria dos Gastrônomos, registrou uma frase interessante do secretário de governo do prefeito Tarcízio Pimenta (PDT), Celso Pereira. Ao terminar as explanações do candidato petista Neto, o entusiasmado secretário disparou: “Zé Neto tem ideias seguidas de propostas e desejo de realização. Lembramos da sua trajetória política, conhecemos a sua história e o seu perfil. Ele é um referencial, nos enche de esperança lhe ver como gestor da nossa cidade. Sobre a moralidade na vida pública, ele não tem reparos”. Pois é.

     

    O migué

    O deputado federal Sérgio Carneiro (PT), que tem base política em Feira de Santana, quando lhe perguntam qual é seu candidato a prefeito, lacônico, ele responde: “Nelson Pelegrino”. Que é candidato em Salvador. Pois é. No final de semana, o deputado petista gravou para o horário eleitoral em estúdio independente, pedindo voto para os candidatos Messias Gonzaga (PC do B), Vacarezza (PT) e Nery (PT). Para o candidato a prefeito petista, nenhum aceno.  As propagandas foram enviadas para o núcleo de campanha do candidato a prefeito de Feira, Neto. Pelo que se sabe, sem dar um passo e tão pouco abrir o VT, o funcionário que recebeu encaminhou o produto para o cesto de lixo ao lado.

     

    O troco

    O mesmo funcionário comunicou a decisão aos colegas que trabalham no mesmo núcleo. Recebeu elogios e pediram que o mesmo encaminhasse um recado ao deputado petista. “Seu Sérgio, lhe indico gravação com o candidato que o senhor diz que vai votar e pede votos, que é Tinga do PSC. E encaminhe a gravação ao núcleo de campanha do DEM, cujo candidato o senhor diz que ganha no primeiro turno”. O recado foi dado.

     

    Ciumeira

    A carreata para Bonfim do candidato José Ronaldo seguia célere para o distrito. Chegando próximo à sede, Ronaldo pediu para parar o seu veículo, pois queria esperar o carro em que estava o ex-deputado Colbert Filho, para que eles pudessem chegar juntos ao distrito. Quando Colbert foi entrar no carro em que estava Ronaldo, a indicação é que esse ficasse encostado à porta para que os eleitores visem Ronaldo e Colbert pela janela do veículo. Deu zebra. Quem estava na janela abriu a porta e mandou Colbert sentar no meio. Educado, Colbert atendeu. Mas, um peemedebista apaixonado que estava ao lado exclamou: “O carrapato não quer deixar o sangue”. Não disse o nome, mas a curiosidade vai levar todos às fotos da carreata.   



  • 01/09

    Sobe- A ação da prefeitura municipal em retirar de palmeiras plantadas no centro da cidade, fruto que causou reação alérgica em estudantes da rede estadual. Desce- A instabilidade que cerca o concurso público da Prefeitura Municipal de Feira de Santana que foi suspenso mais uma vez.
    04.09.2012 09h08m
    Recomendar

    Sacada

    Depois da caminhada dos candidatos a vereador da coligação DEM/PTN e PMDB e do mesmo grupo partidário, candidatos do PHS/PTN/PMN e outros, logo no dia seguinte Filé, candidato e morador do bairro Feira X, onde foi realizada a caminhada, munido de um microfone e em um carro de som disparou: “Minha gente, eu estou aqui todos os dias. Os candidatos que estiveram aqui ontem vieram pedir o seu voto, depois somem como fizeram na eleição anterior. Eu não. Estou aqui hoje e estarei a vida inteira porque aqui eu moro. Votem em mim”. Acabou com a turma.  

     

    Risco

    Três ou quatro partidos ou coligações não devem atingir o quociente eleitoral para eleger vereador, nesta eleição. Como isso deve acontecer, significa que cerca de 150 candidatos a vereador, por esses partidos, vão perder o tempo pedindo votos. A não ser que, o objetivo não seja a eleição e sim contribuir com o processo democrático.

     

    Reunião

    Começa no dia 3 de setembro  a rodada de reuniões que a ACEFS realizará com os principais candidatos a prefeito de Feira de Santana. Em conjunto com a CDL, CIFS, SICOMFS, SINDFEIRA e Instituto Pensar Feira os encontros serão sempre às 17h30, com duração prevista de uma hora e meia cada. O objetivo dessas reuniões é aprofundar e detalhar as propostas que dizem respeito à classe empresarial e saber o que cada um dos candidatos pretende fazer para desenvolver a cidade de Feira de Santana.

     

    Tarcízio Pimenta

    O candidato Tarcízio Pimenta (PDT) visitou, na última quinta-feira (30), o bairro Tanque da Nação. Tarcízio iniciou a caminhada na praça Gerson Gomes (largo do Marajó) e percorreurua Dr. João Evangelista. O prefeiturável esteve acompanhado da primeira dama, Graça Pimenta e do seu candidato a vice, o vereador Ribeiro.



Os comentários e textos não representam a opinião do portal; a responsabilidade pelo blog é do autor da mensagem.
Folha do Estado da Bahia
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia