Em cima da hora:
Fechamento de autoescola vira caso de polícia em Presidente Prudente
-
  • Facebook
  • Twitter
  • Orkut
  • Feeds
  • 13/11/2013

    Sobe - Escolinha de futebol do Sítio Matias por desenvolver o esporte como ascensão social. Desce - Aqueles que vão na contra mão da informação questionando reportagens ao invés de ouvir os envolvidos.
    13.11.2013 09h59m
    Recomendar
    Na contra mão
     
    Uma parte dos radialistas e blogueiros em Feira de Santana, ao tomarem conhecimento da reportagem deste Jornal sobre o Minha Casa, Minha Vida, ao invés de procurar ouvir os citados na matéria e os órgãos envolvidos questionaram se a direção do Jornal tinha provas. Outros quiseram entrevistar os jornalistas para saber da veracidade e procedência. Uma tremenda contra mão. Imaginem se os nossos jornalistas fossem antecipar as provas que seriam apresentadas hoje, depois de três meses de trabalho árduo, perdendo o furo. Colocar em dúvida se o Folha do Estado divulgaria uma reportagem dessa importância sem está alicerçado em provas concretas é um absurdo. 
     
    Polícia Federal 
     
    O deputado federal Colbert Filho oficiou a Polícia Federal em Brasília para que, caráter de urgência, apure a denúncia envolvendo o Programa Minha Casa, Minha Vida em Feira de Santana. O deputado observou que é um programa do Governo Federal, de grande alcance federal e que não se restringe apenas a denúncia de Feira de Santana. 
     
    Troféu
     
    Na tradicional entrega do Troféu Arnold Ferreira Silva, premiação que a Casa da Cidadania concede anualmente aos profissionais que realizam a cobertura diária das sessões, o Jornal Folha do Estado receberá o troféu na categoria Jornal e a jornalista Kamylla Medeiros, repórter do Folha, receberá o prêmio na categoria Repórter de Jornal.
     
    Ala do DEM 
     
    Desde a última semana, apesar de alguns líderes dos Democratas negarem, o partido tem mudado o discurso. Até pouco tempo, a primeira frase dita pelos políticos do partido era: “trabalhamos pela união das oposições”. Mas, a cada dia que passa, o tom é um pouco alterado. Sem deixar de lado a tentativa de formar a aliança, alguns integrantes do DEM passaram a dizer publicamente que querem a “cabeça da chapa em 2014”, ou seja, indicar o candidato a governador. São três opções: o secretário de Urbanismo e Transporte de Salvador, José Carlos Aleluia; o ex-governador Paulo Souto; e o prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo.
     


  • 12/11/2013

    Sobe - A participação de estudantes feirenses na Bienal do Livro Desce - A fiscalização do Minha Casa Minha Vida que permite “furar a fila” para adquirir a moradia.
    12.11.2013 10h29m
    Recomendar
    PEN Mulher 
     
    O presidente do Partido Ecológico Nacional em Feira de Santana, Horácio Amorim, juntamente com sua diretoria começou com o processo de formação do PEN Mulher. O objetivo é inserir mulheres na construção do partido no município. Através do site e em reuniões nos bairros, o partido pretende sensibilizar o sexo feminino a participar da atividade política na cidade. 
     
    Júlio Verne
     
    Tem tudo para pegar fogo nas próximas sessões da Câmara de Vereadores de Anguera. Um dos vereadores, munido de farto material, denunciará na reunião da próxima quinta-feira (14), o consumo exagerado do único veículo daquela Casa, que fica à disposição exclusiva da Presidência. A Câmara de Anguera tem apenas quatro sessões por mês. Nos últimos três meses, o presidente, Reginaldo Figueredo conhecido como Regi de Zumira, consumiu quase 3 mil litros de gasolina. Em um carro popular, dá para percorrer 42 mil quilômetros no período, suficiente para uma viagem inteira em volta da terra. Revivendo o romance de Júlio Verne, “A Volta ao Mundo em 80 dias”.    
     
    Elogios
     
    Depois de muito criticar o atraso e o serviço de trânsito ofertado em nossa cidade, ontem (11) o vereador Edvaldo Lima (PP) elogiou o trabalho que o secretário da pasta, Ebenezer Tuy, vem desenvolvendo desde a semana passada nas ruas de Feira. “Quero elogiar o secretário Tay por montar equipes que agora estão indo em todos os transbordos para fiscalizar os horários dos ônibus e estou vendo o próprio secretário nas ruas organizando o trânsito. Agora sim teremos um trânsito mais organizado e os ônibus saindo no horário certo”, disse Edvaldo.
     
    Zona Azul
     
    O líder do governo, Carlito do Peixe (DEM), anunciou na sessão de ontem (11), que o processo licitatório para a implantação da Zona Azul estava acontecendo. “A tão esperada Zona Azul vai sair do papel. Está acontecendo neste momento a licitação para a implantação da Zona Azul”, mas logo em seguida, o mesmo voltou a informar que a licitação foi suspensa. “No momento em que à licitação foi aberta, um grupo de empresários fez denúncias e o MP suspendeu o processo licitatório, que em breve voltará com os ajustes feitos”, informou.
     


  • 09/11/2013

    Sobe - A Associação Comercial de Feira por oferecer orientação gratuita para empreendedores Desce - Irregularidades na aplicação de recursos federais destinados a três escolas da rede municipal
    11.11.2013 14h12m
    Recomendar
    O pinto é outro 
     
    Na edição de ontem (08), sobre a nota intitulada “Justificativa”, trocamos os nomes de José Francisco Pinto, o Zé Chico, pelo de Miguel Pinto, seu irmão). Na verdade, o apoio que Rafael Pinto Cordeiro negou ao parente, na verdade foi a Zé Chico e não a Miguel. A escolha recaiu, como notificamos, a dois outros bons pré-candidatos: Carlos Geilson e Colbert Filho. Desculpem a troca do pinto. 
     
    Propina 
     
    Em uma gravação onde aparece reclamando da investigação da cobrança de propina para liberar alvarás de construção, o ex-subsecretário municipal de Finanças de São Paulo, Ronilson Bezerra Rodrigues, disse que o secretário de Finanças de São Paulo, Mauro Ricardo Costa, atual secretário da Fazenda de Salvador e o então prefeito, Gilberto Kassab (PSD) sabiam da fraude, que pode ter causado um rombo de até R$ 500 mil, segundo o Ministério Público Federal.
     
    Inflação 
     
    Após um curto período de trégua, a inflação retomou o fôlego e está disseminada pela economia. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 67,7% de todos os produtos e serviços pesquisados apontaram aumentos em outubro último. Reportagem do jornal Correio Braziliense revela que esta foi a maior taxa de difusão desde março, quando 69% dos itens apontaram alta. Diante disso, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) encerrou o mês passado com alta de 0,57%, quase o dobro do registrado em setembro, de 0,35%.
     
    Conflitos 
     
    Os conflitos entre PT e PMDB na definição dos palanques estaduais nas eleições de 2014 têm sido transpostos para o Congresso Nacional e se tornaram um ingrediente a mais para complicar as relações entre os partidos. Parlamentares admitem que a antecipação do pleito e o consequente impasse nas negociações nos estados contribuem para ampliar as divergências. O líder do PT na Câmara, José Guimarães (CE), lidera a estratégia de manter a pauta da Casa, trancada para tentar impedir a votação do projeto que cria um piso nacional para os agentes comunitários de saúde. 
     


  • 08/11/2013

    Sobe- Conselho Nacional de Justiça por apontar e indiciar presidentes do TJ-BA por inflar valores de precatórios. Desce- Presidentes do Tribunal de Justiça da Bahia, acusados de superfaturar precatórios em prejuízo de quase R$ 500 milhões ao Estado.
    08.11.2013 12h08m
    Recomendar
    Confiar em quem?
     
    Presidentes da mais alta corte da Bahia- TJ, um homem e uma mulher, são acusados de aumentar valores de precatórios que o CNJ estima em quase meio bilhão de reais em prejuízos ao Estado, ao povo. E na última quarta-feira (06), até o comandante geral da Polícia Militar da Bahia, coronel Alfredo Castro, foi assaltado na orla enquanto caminhava e dele, dois bandidos levaram carteira e celular. Justiça e segurança: dois pilares que garantem tranquilidade ao cidadão. 
     
    Apoio
     
    O advogado Rafael Pinto Cordeiro, suplente de vereador, que ultrapassou a marca de 2500 votos na última eleição, vai assinar ficha de filiação ao PMDB. Levado pelas mãos do deputado Colbert Filho e terá ficha de filiação abonada em Brasília pelo presidente nacional da legenda, Valdir Raupp. O segundo mimo poderá ser a conquista da presidência do diretório municipal do partido em Feira de Santana. Em contrapartida, o deputado Colbert será apoiado por Pinto em 2014. 
     
    Justificativa 
     
    Essa posição de Rafael Pinto descarta de vez o apoio às candidaturas dos seus primos Ângelo Mário Pinto de Almeida para estadual e Miguel Pinto para federal. O argumento para não apoiar os dois, segundo amigos próximos de Rafael, é que não recebeu deles apoio na campanha de vereador. Por isso não, porque Colbert e Carlos Geilson também não o apoiaram.  
     
    Para tudo 
     
    A paralisação dos lotes 5 a 7 da Ferrovia Oeste Leste foi recomendada pelo Tribunal de Contas da União, assim como outras seis obras feitas com recursos federais em que foram identificadas irregularidades. O trecho da Fiol embargado liga Barreiras a Caetité. Em relação a outras oito obras, o TCU recomendou ao Congresso o bloqueio de parte dos recursos, também por conta de irregularidades. As medidas integram o Fiscobras, relatório que consolida as fiscalizações da corte de contas em 2013, aprovado ontem pelo pleno. 
     


  • 07/11/2013

    Sobe - Feira de Santana por estar à frente do Brasil na lei de cotas em concursos. Desce - O caso de amor mal resolvido que terminou em envenenamento.
    07.11.2013 11h20m
    Recomendar
    Violência 
     
    Segurança no Centro de Abastecimento foi o tema no debate do vereador Correia Zezito (PTB), na sessão de ontem (06). O edil pediu que viaturas façam rondas no entreposto comercial para evitar os assaltos e homicídios que vem acontecendo constantemente no local. “Gostaria de pedir mais segurança para as pessoas que freqüentam aquele lugar, os comerciantes, os clientes. Peço que isso aconteça principalmente durante a madrugada, porque os bandidos agora estão agindo as 3 e 4 da manhã”, pediu. Completando o discurso de Correia, Zé Carneiro (PSL) afirmou que falta segurança é na cidade toda e não só no C.A. 
     
    Pavão enfeitado 
     
    Depois de ouvir atentamente o discurso do vereador Correia Zezito (PTB), sobre a segurança no C.A, o parlamentar Edvaldo Lima (PP) fez uma rápida e objetiva conclusão do que está acontecendo: “A Segurança Pública do nosso Estado está falida”. E disse ainda que não vai ficar enfeitando pavão para satisfazer este ou aquele. “Não vou ficar aqui enfeitando pavão. A segurança está falida. Este é o problema da nossa segurança. Há quanto tempo venho pedido a instalação de bases comunitárias nos bairros da cidade? Então, vou falar a verdade e não enfeitar pavão para agradar”, disse. 
     
    Na expectativa
     
    Depois de conceder entrevista, onde foi indicado como o possível nome para ocupar o lugar do líder da Casa, caso Carlito do Peixe (DEM) queira deixar o cargo em 2014, o vereador Wellington Andrade (PTN) vem mostrando disposição para debates nas sessões. Mais falante e com um vocabulário apurado, Wellington tem feito diversas intervenções no sentido de defender o governo municipal. Qualquer semelhança pode ser mera coincidência. 
     
    Famfs
     
    Tecendo severas críticas contra os governos Federal e Estadual, que cancelaram a verba destinada a sustentação da Famfs, o vereador Edvaldo Lima (PP) clamou por mais atenção à Fundação, que ajudou a restaurar vidas com os trabalhos que eram realizados no local. “O que aconteceu que suspenderam os recursos que mantinham a Famfs. Lá muitos menores tinham suas vidas restauradas e funcionavam fábricas de biscoito e bolas de futebol. Não concordo com o fechamento da Famfs”, disse Edvaldo. 
     


  • 06/11/2013

    Sobe - Programa Habitacional Minha Casa Minha Vida por contemplar moradores da zona rural. Desce - A Justiça baiana por não dispor de servidores para a Vara da Infância e Juventude.
    06.11.2013 14h17m
    Recomendar
    Interlegis

    Após retornar de seminário em Brasília, a vereadora Eremita Mota (PDT) usou a tribuna ontem (05), para falar sobre o Interlegis, um programa de modernização e transparência utilizado nas Câmaras mais desenvolvidas do país. Para a edil, o programa deve ser trazido para a Câmara de Feia de Santana, pois muitas vezes os parlamentares têm dúvidas sobre o regimento interno da Casa. “Esta é uma Casa de transparência e não de dúvidas. Acredito que o presidente tem interesse em trazer este programa para a Casa”, disse Eremita.
     
    Índia

    O vereador e pastor Edvaldo Lima (PP) afirmou em discurso na tribuna que em breve o trânsito de Feira ficará igual ao da Índia, sem ordenamento. “Não posso ficar calado em relação a essa aberração na cidade que são as motos cinquentinhas. Se não colocarem ordenamento no trânsito da nossa cidade nós ficaremos com a Índia, sem ordem e regras”, comparou.
     
    Novembro Azul

    Ontem (05), a vereadora Gerusa Sampaio (PROS) anunciou na tribuna da Casa, o início da campanha Novembro Azul, que tem como objetivo convidar os homens a realizarem exames de prevenção ao câncer de próstata. Para homenagear os homens da imprensa que cobrem os trabalhos legislativos, a vereadora entregou a cada um deles uma camisa da campanha, assim como fez com as mulheres no Outubro Rosa.
     
    Leilão de Libra

    A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustível (ANP) fixou para o dia 19 o pagamento do bônus de assinatura de R$ 15 bilhões da área de Libra, arrematada em leilão em 21 de outubro pelo consórcio formado por Petrobras (40%), Total (20%), Shell (20%), CNPC (10%) e CNOOC (10%). O consórcio vencedor tem até o dia 26 para entregar a documentação para qualificação de empresas afiliadas.


  • 05/11/2013

    Sobe - Times nordestino que ascenderam às séries C e B do Brasileiro demonstrando a força do futebol regional Desce - O Planserv por dificultar cirurgia de servidor público estadual (PM)
    06.11.2013 14h16m
    Recomendar
    2014

    O “super sincero” David Neto (PTN), ontem (04) tocou num assunto não quisto pelos vereadores da Casa: o apoio a Fernando Torres para deputado federal. Apesar de Torres acreditar que terá o apoio de 4 vereadores na Casa, até o momento só Zé Carneiro (PSL) declarou isto publicamente. David Neto tirou o braço da seringa ao afirmar que irá esperar orientação do seu partido para declarar apoio. Ronny disse, que ainda não tem candidato certo e Nery, já garantiu que votará em um candidato do PT. “O deputado tem Zé Carneiro, Ronny e Nery, mas eu tenho que esperar orientação do meu partido”, jogou David. 
     
    Transporte

    O atraso dos ônibus na última sexta-feira (01) levou o vereador Edvaldo Lima (PP), de volta à tribuna para criticar as empresas responsáveis pelo transporte coletivo urbano na cidade. “As empresas pediram concordata. Há muito tempo não estão oferecendo um bom serviço  de transporte. É preciso que o governo fique atento a isso porque é preocupante”, disse Edvaldo. Na defesa do governo, o líder Carlito do Peixe (DEM) tentou justificar o péssimo serviço de transporte comparando com grandes cidades brasileiras. “Não há conhecimento desse pedido de concordatas pelas empresas. Também quero dizer ao vereador que o problema do transporte não é só de Feira de Santana. Cidade como São Paulo também sofre com isso”, afirmou.
     
    Recuperação Judicial

    O vereador petista Alberto Nery negou a informação de que as empresas que prestam o serviço de transporte na cidade pediram recuperação judicial. Segundo Nery, as empresas estão passando por dificuldades chegando até a suspender as férias dos funcionários para pagar os 13º salários, mas isso não quer dizer que pediram recuperação judicial. “Essa colocação não é real. Os empresários já colocaram até carros novos para rodar na cidade. Mas, não negam que estão passando por dificuldades financeiras”, justificou Nery.
     
    Lixo

    Como previsto e publicado na última sexta-feira (01), neste Jornal, os vereadores José Carneiro Rocha (PSL) e Pablo Roberto (PT), não ficaram nada nada satisfeitos com o que ouviram na sessão especial que tratou sobre o lixo. “O que eu ouvi aqui sexta-feira não me convenceu. Para mim nada ficou claro sobre a destinação final do chorume. O que o secretário de Meio Ambiente disse aqui não esclareceu nada do que se pretendia”, disse Pablo. Na mesma linha seguiu o vereador Zé Carneiro.


  • 02/11/2013

    Sobe - Feira de Santana por sediar festival e torneio de bandas e fanfarras amanhã Desce - Ausência de cadastro nos ônibus da 18 de Setembro que deixou população sem transporte público no início da manhã
    06.11.2013 14h15m
    Recomendar
    Fazendo contas 
     
    Dos 581 candidatos a deputado estadual na última eleição, 528 foram votados no município. Alguns destes candidatos, que não têm domicílio eleitoral na cidade, tiveram uma boa votação. Se assemelhando à votação a deputado estadual, eles alcançaram 50% dos votos. Aos 11 candidatos com domicílio em Feira foram concedidos pouco mais de 130 mil votos. Portanto, igual valor sumiu no ralo. Um prejuízo muito grande para Feira e região. Nesta eleição, os eleitores terão maior número de candidatos para escolher o preferido. Na próxima eleição, 16 candidatos terão seus nomes disponíveis para o eleitor. 
     
    Deputado estadual 
     
    O ex-prefeito de Riachão do Jacuípe, Lauto Falcão, que estava encaminhado para filiação ao PEN foi aconselhado nos dois últimos dias finais para ingressar em uma legenda a mudar a intenção para filiar-se ao PTN. Incauto, só descobriu três dias depois do prazo final os poucos candidatos que dispõe o partido para disputar o mandato de deputado estadual e foi informado dos quatro nomes fortes que dispõe o PTN e que, certamente, ultrapassarão os 40 mil votos. Foi informado ainda da necessidade de coligar esta legenda com o DEM, PSDB e PMDB. Tomou um susto e já confidenciou a interlocutores que, quando esse quadro se cristalizar talvez nem seja mais candidato.
     
    Afobação
     
    Durante a sessão que tratou sobre os limites do município de Feira de Santana, faltou articulação entre os políticos ligados ao governo do município para a direção da linha de convencimento dos deputados da Comissão de Divisão Territorial da Alba. O deputado Carlos Geilson (PTN), preferiu o confronto. Foi na linha de acusação ao secretário da Casa Civil, Rui Costa, acusando-o de responsabilidade sobre o problema entre os municípios de Feira e São Gonçalo. Com isso deu munição aos deputados ligados ao Governo do Estado para defender e elogiar Rui. Pegou mal. Ainda bem que Ronaldo, ao defender o município, utilizou a defesa técnica que o caso, no momento, requer. Esfriou os ânimos e ganhou ponto.   
     
    Governança da internet
     
    Diante dos escândalos de espionagem que ameaçam a soberania nacional de países como França, Alemanha, México e Brasil, o presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados (CREDN), Nelson Pelegrino, reforça sua defesa pela governança mundial da internet. De acordo com ele, é necessário que a gestão da Internet seja feita por todos os países, levando em conta as legislações locais. 
     


  • 1º/11/2013

    Sobe - A prefeitura municipal por lançar campanha de cuidado com a saúde do homem, o Novembro Azul Desce - Depósito de remédios que funcionava de maneira irregular em Feira de Santana
    01.11.2013 10h49m
    Recomendar
    Orgulho positivo 
     
    Na página 6 desta edição, republicamos uma reportagem publicada originalmente no jornal A Tarde no último domingo sobre eSocial. A motivação, além da importância, é que o entrevistado é meu sobrinho, Edson Cedraz Filho, administrador de empresas, que começou sua carreira logo após a conclusão do curso na empresa de consultoria Arthur Andersen depois incorporada pela Deloitte, tornando-se assim a maior empresa do de consultoria do mundo. Hoje, atuando com 700 escritórios e 182 mil profissionais, a Deloitte, fundada em 1.845, está presente em 150 países. Sua atuação no Brasil data de 1911. Edson Filho é um dos membros que orgulha a nossa família. Ele é um dos brasileiros sócios desta empresa.  
     
    Fazendo contas 
     
    Nas eleições de 2010, a que se refere a eleição de deputados, os residentes de Feira de Santana tiveram de escolher entre apenas sete candidatos para deputado federal. Fernando Torres (PSD), eleito; Colbert Filho (PMDB); Jairo Carneiro (PP); Sargento Joel (DEM); Sérgio Carneiro (PT), Lúcia Gutemberg (PRB) e Álvaro Rios (PSDC). Pelo reduzido número de opções, os eleitores de Feira de Santana votaram em 230 candidatos diferentes. Aos 223 candidatos de fora, foram dados cerca de 50% dos votos. Na próxima eleição, haverá mais nomes para opção do eleitor. Até o momento, existem 12 pré-candidatos a deputado federal. Na eleição passada, apenas seis candidatos não foram votados em Feira de Santana.      
     
    Presente 
     
    O deputado Fernando Torres (PSD) recebeu mais um presente do vice-governador Otto Alencar (PSD). Ontem (31), o prefeito de São Gonçalo Antônio Dessa, (Furão), entrevistado no Programa Subaé Notícias declarou apoio ao deputado feirense e creditou a Otto esse apoio. O prefeito disse que foi ele quem pediu o apoio a Torres. Para deputado estadual, Furão apoiará Rosemberg Pinto, líder do PT. Otto tem dado apoio sistemático a quem o segue. 
     
    Os poderosos 
     
    A presidente Dilma Rousseff caiu duas posições no ranking das pessoas mais poderosas do mundo elaborada pela revista Forbes e agora ocupa a 20ª posição. No entanto, a brasileira é uma das quatro únicas mulheres entre os 50 primeiros colocados da lista com 72 nomes e, entre elas, fica atrás apenas da chanceler da Alemanha, Angela Merkel. Nesse grupo também aparecem Sônia Gandhi e Christine Lagarde. 


Os comentários e textos não representam a opinião do portal; a responsabilidade pelo blog é do autor da mensagem.
Folha do Estado da Bahia
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia