Em cima da hora:
Motociclista fica ferido após bater de frente com ônibus em Ribeirão Preto
-
  • Facebook
  • Twitter
  • Orkut
  • Feeds
  • 17/01/2014

    Sobe - A CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e o SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito), por reprovarem o novo aumento de 0,5 ponto percentual na taxa básica de juros. Desce - Empresas que comercializam produtos vencidos numa clara demonstração de desrepeito ao consumidor.
    17.01.2014 12h07m
    Recomendar
    Alfinetada 
     
    O deputado federal Mário Negromonte (PP) não trabalha com a possibilidade de o Partido Progressista ficar fora da chapa majoritária na disputa ao Palácio de Ondina e prefere aguardar a decisão do governador Jaques Wagner para saber de que lado estará na disputa. “Eu não cogito a hipótese [de não ser vice] de jeito nenhum. E sei que estaremos juntos na chapa. Nosso partido foi convocado pelo governador para fazer parte do seu governo. Fizemos e demos sustentação, quando o PMDB saiu. (…) Mas estamos muito tranquilos, sabemos o nosso tamanho, a nossa importância e estamos muito serenos, aguardando. Se for comparar com qualquer um, o nosso partido é o segundo, o PT é o primeiro”, explicou. 
     
    Na marcha 
     
    O presidente do PMDB na Bahia, Geddel Vieira Lima, pré-candidato da legenda ao governo do Estado, afirmou que vai caminhar junto com o prefeito ACM Neto (DEM) e o ex-governador Paulo Souto (DEM), provando que a relação é boa entre os oposicionistas. “Nós viemos juntinhos, no mesmo carro, e conversando muito. Viemos conversando eu, ele e o prefeito. A relação está muito boa”, garantiu. 
     
    Comissão da Verdade
     
    Por unanimidade, o Tribunal Regional Federal da 1.ª Região decidiu extinguir a ação popular proposta pelo coronel reformado Pedro Ivo Moézia de Lima contra a União. Seu objetivo era a anulação da Lei 12.528, de 2011, que criou a Comissão Nacional da Verdade. Segundo o militar, que também é advogado e fez parte dos quadros do Destacamento de Operações de Informações - Centro de Operações de Defesa Interna (DOI-Codi), durante a ditadura militar, a lei “é parcial, tendenciosa, discriminatória, fere princípios constitucionais que norteiam a administração pública e, acima de tudo, é ilegal e lesiva ao patrimônio público”. 
     
    Reforma ministerial 
     
    Presente na Lavagem do Bonfim ontem (16), a ministra da Cultura, Marta Suplicy, falou sobre a movimentação originada com a reforma ministerial comandada pela presidente Dilma Rousseff em Brasília. “A movimentação e o caminho que isso toma é da alçada da presidência”, esquivou. Marta também afirmou que seu desejo é continuar no Ministério da Cultura. “Estou muito envolvida com todos os processos culturais do país. Conseguimos montar uma equipe fantástica e com resultados bastante bons, então espero me manter desse modo”, argumentou. 
     


  • 16/01/2014

    Sobe - A economia global que apresenta sinais de crescimento este ano. Desce - O grande número de queixas no Banco Central por débito não autorizados.
    16.01.2014 13h52m
    Recomendar
    Novo endereço 
     
    Depois de cerca de 10 anos sendo transmitido pela rádio Povo de Feira de Santana, o programa radiojornalistico Sem Nome vai ter novo endereço. A partir de hoje, 16, o Sem Nome será transmitido pela Rádio Subaé AM, 1080. A equipe formada pelos jornalistas Danilo Guerra, Franklin Dórea e Kamylla Medeiros, comandada pelo titular desta coluna, Humberto Cedraz, apresentou a última edição na noite de ontem. Na nova sintonia, o programa será transmitido no mesmo horário, às 20h, e, por conta de mudanças no formato, terá duração de duas horas diárias. 
     
    Gratidão 
     
    A equipe que ancora o programa Sem Nome externa sua gratidão a Roberto Pazzi e a sua digníssima esposa, dona Cinira, pela acolhida, apoio e também pela confiança depositada ao longo desses anos todos de Sem Nome pela rádio Povo. Muito obrigado por nos proporcionar momentos importantes nos quais a equipe levava informação política, entretenimento, cultura e de utilidade pública. Agradecemos também a todos os parceiros, anunciantes, ouvintes e amigos que todos os dias nos acompanhavam durante o programa. A todos vocês, o nosso muito obrigado! 
     
    Impeachment
     
    Um grupo de advogados que atuam na defesa dos direitos humanos protocolou na terça-feira (14) na Assembleia Legislativa do Maranhão um pedido de impeachment da governadora do Estado, Roseana Sarney (PMDB), a quem acusam de omissão na crise que afetou o sistema prisional maranhense. O Estado ganhou as manchetes nas primeiras semanas de 2014 por causa da crise vivida no presídio de Pedrinhas, onde presos têm sido assassinados e decapitados, e pela onda de violência que chegou a matar uma criança na capital, São Luís, depois que o ônibus em que ela estava foi incendiado por bandidos.
     
    Moralidade
     
    Famosa por indicar projetos polêmicos na Assembleia Legislativa da Bahia, Luiza Maia (PT) não iniciou 2014 diferente. Depois de conseguir a aprovação da Lei Antibaixaria, que proíbe o governo de usar recursos públicos com bandas que desvalorizam as mulheres em suas letras, agora, ela quer proibir peças publicitárias com mensagens sexualizadas e que atingem as mulheres. Para ela, quem é adulto e tem a opção de seguir o caminho que quiser, não há problema em consumir conteúdo para maiores de 18 anos. No entanto, este não deve ser público nem aceitável pela Lei.
     


  • 15/01/2014

    Sobe - A política de inclusão da pessoa com defiência nas vagas de estacionamento em Feira. Desce - A governadora do Maranhão, por estar envolvida em escândalos frequentes.
    16.01.2014 13h46m
    Recomendar
    Pé na estrada 
     
    Ontem, o titular desta coluna, Humberto Cedraz, esteve reunido com um dos pré-candidatos a presidente da república pelo Partido Ecológico Nacional - PEN -, o empresário mineiro do setor de telecomunicações, Bertolino Ricardo Almeida, em Brasília, e hoje, pela manhã, estará em Barreiras, de onde seguirá para visitar 27 municípios da região Oeste até a Chapada Diamantina, mantendo contatos políticos para o fortalecimento do PEN. No Oeste, começará em São Desidério, seguindo um roteiro até Carinhanha e de lá até Brumado. Depois, seguirá para a Chapada Diamantina entrando por Macaúbas e encerrando as visitas, no domingo, em Seabra. 
     
    Parcerias 
     
    O sucesso para alcançar 27 municípios em 5 dias, fundando diretórios onde ainda não os tem, é fruto de contatos iniciais que foram mantidos por pré-candidatos a deputado estadual e federal que agendaram a visita para consolidação desses diretórios. Para a semana seguinte (a partir do dia 21 até o dia 23) já estão programadas visitas para fundação do diretório de Santa Bárbara, onde Humberto Cedraz estará acompanhado do pré-candidato a deputado estadual Lulinha. De lá, Humberto retorna para contatos em cidades do Recôncavo Baiano ainda na terça-feira, até a quinta (23). 
     
    Haja paciência 
     
    O governador Eduardo Campos vai ter que exercitar a paciência à exaustão, nas próximas semanas, para resolver pendências fundamentais à sua candidatura a presidente sem melindrar Marina Silva e líderes da Rede Sustentabilidade. Cansados de ouvir de adversários que Marina é maior que Campos, ou que ele é refém dela, integrantes da cúpula do PSB querem formalizar até fevereiro a chapa presidencial, com Marina como vice, além de agilizar os entendimentos para a renovação da coligação com o tucano Geraldo Alckmin, em São Paulo.
     
    Sem Marina
     
    Na próxima sexta-feira, dia 17, Campos vai reunir a direção do PSB em Recife, sem Marina, para avaliar os rumos da coligação com a Rede e das parcerias com o PSDB em SP e outros estados. Enquanto ampliam os entendimentos para manter a aliança com Alckmin, tendo um socialista como vice, os dirigentes do PSB querem convencer Marina a formalizar a chapa presidencial.
     


  • 14/01/2014

    Sobe - O fortalecimento da cultura popular no Reisado de Tiquaruçu. Desce - A falta de assistência a uma das vitímas no acidente ocorrido sábado passado no Anel de Contorno.
    16.01.2014 13h34m
    Recomendar
    Revolta aos camaçarienses
     
    Uma foto que foi publicada na página pessoal de um secretário da cidade de Camaçari vem causando revolta e vergonha aos camaçarienses, segundo o site Camaçari Notícias. Na foto, o prefeito da cidade, Ademar Delgado das Chagas (PT), aparece na sombra de um guarda-chuva segurado por um homem negro. 
     
    Novos integrantes do Estado 
     
    A semana promete ser quente nas hostes governistas. Toda expectativa gira em torno do anúncio oficial por parte do governador, Jaques Wagner, de quem serão os novos integrantes do seu governo. A expectativa é que amanhã, data-limite estabelecida pelo próprio governador, alguns secretários e dirigentes de órgãos deixem seus postos. 
     
    Vice manda, mas ninguém obedece 
     
    Quando fazia seu pronunciamento na inauguração da BA- 400, na cidade de Lamarão, o vice-governador Otto Alencar, também secretário estadual de Infraestrutura, ao retratar o papel do vice-prefeito, pegou no ombro do vice-prefeito da cidade, Antônio Valadares, e disse: “Amigo, nós somos sofredores, vice manda muito, mas ninguém obedece”. O governador Jaques Wagner, que estava ao lado, apenas sorriu.
     
    Candidatura impugnada
     
    O vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), Victor Ventin, teve sua candidatura impugnada pela Comissão Eleitoral da entidade. Ao julgar pedido apresentado pelo Sindicato de Panificação e Confeitaria da Cidade do Salvador, o colegiado afirmou que ele não é diretor nem integra Conselho de Administração da Panirsa. 
     


  • 11/01/2014

    Sobe - O prefeito de Coité, por matricular seus filhos na escola pública do município. Desce - A prefeitura de Teofilândia. que ainda não substituiu os profissionais que sumiram depois de ganharem mega da virada.
    13.01.2014 13h29m
    Recomendar
    PDT mulher 
     
    Se permanecer a tendência de as chapas majoritárias terem em sua composição uma mulher, o PDT pode apresentar o nome de Andrea Mendonça, ex-vereadora de Salvador. O PP já disse que também dispõe de um bom quadro feminino. Trata-se de Wilma Negromonte, prefeita do município de Glória e mulher do deputado federal Mário Negromonte.
     
    Bedelho
     
    O ex-presidente do PDT estadual, Alexandre Brust, não resistiu e teceu seus comentários sobre as recentes querelas do PMDB da Bahia. Metendo o bedelho, o presidente da Companhia Baiana de Pesquisas Minerais criticou a atitude do presidente peemedebista Geddel Vieira Lima, que esta semana forçou a própria demissão da Caixa Econômica Federal pelo Twitter.
     
    Solidariedade 
     
    Um  dia após oficializar apoio a candidatura de Rui Costa ao Palácio de Ondina, o Solidariedade vai conversar com o governador Jaques Wagner. O partido criado recentemente e liderado na Bahia pelo deputado federal Marcos Medrado quer garantir espaço no governo. Entretanto, nos últimos dias, o governador tem dito reiteradas vezes que não pretende agraciar nos espaços de poder partidos recém-chegados à base.
     
    Deu no Jair Onofre 
     
    “Ao discursar ontem em Lamarão, o deputado federal Fernando Torres (PSD) aproveitou a inauguração da BA-400, que liga Lamarão à BR-116 Norte, para dizer que a Bahia precisa ter um presidente da República, numa alusão ao nome do governador Jaques Wagner. ‘O Nordeste deu Lula para o Brasil e está na hora de em 2018 a Bahia ter um nome para presidente da República, e este nome pode ser o de Jaques Wagner, um homem que não persegue adversário’, disse Fernando Torres. Wagner, que ouvia atentamente, só agradeceu a lembrança”.
     


  • 10/01/2014

    Sobe - O SISU, por facilitar o acesso ao ensino superior no Brasil. Desce - O índice crescente de mulheres no tráfico de drogas.
    10.01.2014 14h18m
    Recomendar
    Confirmação 
     
    Está confirmada a saída de Frei Cal do grupo de apoio do deputado Colbert Filho (PMDB), trocando-o pelo suplente de senador Zé Chico (DEM). O interlocutor do suplente de vereador, que confirmou a notícia a esta coluna, disse que o argumento do Frei é mais do que justo, e informou: “Durante o mandato de Cal, o deputado não contribuiu com o mesmo, nem mesmo antes para sua eleição em 2008”. A vitória foi com a força do trabalho e da oração. 
     
    Argumento
     
    O interlocutor do Frei Cal justificou a troca do apoio. “Na última disputa (2012), Cal foi abandonado, não recebeu qualquer tipo de ajuda e o que ele verificou é que o deputado e seu irmão, presidente do partido, além do diretório, concentraram todos os esforços para elegerem o primo de Colbert e, com isso, demonstrarem força eleitoral. O resultado é que o PMDB não elegeu nenhum vereador, teve no total sofríveis 2 mil votos e o Frei Cal teve quase o dobro do candidato da cúpula do partido”, arrematou o amigo de Cal, que questionou: “Como poderia ele continuar com o apoio?”
     
    Gol contra 
     
    O líder do Governo, deputado Zé Neto, tentou justificar a derrota governista com uma desculpa marota. “Estão cantando como uma vitória da oposição. Não foi. Faltou apenas 1 voto e vamos repetir o projeto já no próximo mês”. Eu avalio é que pior do que ser vencido pela oposição, que não ganhou porque não tem maioria, é o Governo ter perdido para o próprio Governo com o gol contra dos próprios deputados preguiçosos ou insatisfeitos da base de sustentação que faltaram na hora da votação.
     
    Fuleira 
     
    Não tem outro nome para a desculpa de cada um deles. Damasceno: “é que eu tive que ir em casa rapidinho e demorei”, parece até que foi comprar pão na padaria para levar para casa. Outros dois disseram que estavam no encontro com o governador ou com o comando da polícia, como se governador ou comando marcassem reunião de madrugada, hora da votação. Outro do PC do B deu um “chilique” e disse que ia para casa, sem dúvidas para tomar um Melhoral, que é “melhor e não faz mal”. Os outros sete, para serem fieis com o número fatídico, nem deram satisfação, para não incorrerem em mentiras. Que fuleiragem!  
     


  • 09/01/2014

    Sobe - Salvador, por ter a primeira prefeita negra. Desce - A empresa Jaguara, acusada de negligência na obra da Calamar
    10.01.2014 14h15m
    Recomendar
    Ovo da serprente 
     
    Foi assim que, na rede social do PT nacional, a ex-ministra Marina Silva foi tratada. Na nota, o responsável pela conta sugeriu que o PSB fosse procurado por Marina como o sapatinho que a faria chegar ao príncipe encantado Eduardo Campos. O encontro se deu e o que se observa, segundo os petistas, é uma relação conflituosa entre o ex-playboy pernambucano e a equivocada Marina Silva, que migra da esquerda para direita como uma política sem direção. Pegou pesado! 
     
    Quem diria?!
     
    Circula na cidade que o ex-vereador Frei Call (PMDB) desviou-se do deputado federal Colbert Filho (PMDB) e vai ao encontro da candidatura do suplente de senador Zé Chico (DEM). Call era um dos dois únicos suplentes de vereador que apoiavam o deputado. Ficou o suplente João Banha, primo de Colbert. É bom lembrar que o deputado tem exercido um bom mandato, inclusive conseguindo recursos federais para o município, além de ser um candidato com amplas chances de eleição. 
     
    Prefeita negra 
     
    Por três dias, Salvador será comandada por uma mulher negra. Inédito na história da política soteropolitana. Célia Sacramento assume o lugar de ACM Neto, que está na Espanha resolvendo questões relativas à mobilidade urbana. Em um ano de mandato como vice-prefeita, Célia, que é do PV, tem sido bombardeada por críticas à sua postura. Em entrevista ao A Tarde, ela rechaça a fama de arrogante. “Nada disso me abala. Minha autoestima foi trabalhada em casa, pelos meus pais”, diz a vice-prefeita, que atribui essa imagem a uma parcela da imprensa. Para a ‘verde’, as críticas são uma tentativa de depreciar sua imagem, “mas não vão conseguir”. “É uma tentativa movida por inveja, despeito, racismo e machismo. Coisa de quem não tem o que fazer”, dispara.
     
    PDT
     
    O PDT resolveu assumir a dianteira na batalha surda entre o partido e o PP pela vaga de vice-governador na chapa petista do ano que vem e, ontem (8), forçou a barra diretamente com Jaques Wagner. O partido teve uma reunião com o governador à tarde, na Governadoria, onde ficou definida a orientação final do partido em relação às eleições de outubro. Pediu, mas não vai receber. O partido já se rendeu ao governador. 
     


  • 08/01/2014

    Sobe - Os brasileiros, por valorizarem mais os hábitos de leitura. Desce - O Brasil, por atraso nas obras da Copa do Mundo.
    08.01.2014 12h14m
    Recomendar
    Aspra
     
    O Ministério Público Federal (MPF) na Bahia propôs ação para ressarcimento ao erário cumulada com pedido de dissolução de associação contra a Associação de Policiais e Bombeiros e de seus Familiares no Estado da Bahia (Aspra), seu diretor coordenador-geral, Marcos Prisco Caldas Machado, e seus ex-coordenadores administrativo e jurídico, Zenilton Ferreira dos Santos e Fábio da Silva Brito, respectivamente. O objetivo é encerrar, em definitivo, as atividades da Aspra, que atuou ilegalmente como sindicato durante a greve da Polícia Militar (PM) na Bahia em 2012 e reaver o valor empregado pela União com o deslocamento das Forças Armadas para o Estado no período.

     
    Aspra I
     
    No entendimento do MPF, a Aspra, “a pretexto de defender os interesses de seus associados, constitui-se verdadeira entidade sindical de militares”, ao deflagrar greve geral dos servidores da PM e Bombeiros na Bahia, em janeiro de 2012, resultando na ameaça à segurança pública de todo o Estado. Entre as reivindicações da associação estavam a criação de plano de carreira, o pagamento da URV e melhorias das condições de trabalho - pleitos característicos de um movimento sindical.

     
    Supremo 
     
    O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, entrou em férias hoje (7), após determinar a prisão do deputado federal João Paulo Cunha (PT-SP). Inicialmente, estava previsto que Barbosa entrasse em férias na sexta-feira (10), mas a data foi antecipada. Como o Supremo está em recesso até o início de fevereiro, a presidência da Corte será exercida interinamente pela ministra Cármen Lúcia até o dia 19 de janeiro. Após a data, Ricardo Lewandowski, vice-presidente do STF, assumirá o plantão do STF.
     
     
    Aliados 
     
    Com o objetivo de realizar alterações nas pastas do governo e eleger o seu sucessor, o secretário da Casa Civil Rui Costa (PT), o governador Jaques Wagner (PT) inicia a rodada de conversas com os partidos da base para definir os espaços a serem deixados pelos titulares que vão entrar na disputa e alinhavar os apoios eleitorais. Integrantes do conselho político da gestão, o PR, do ministro dos Transportes, César Borges, que reivindica mais espaços dentro da administração, e o PDT, do presidente da Assembleia Legislativa, estão entre os primeiros da fila de conversações.
     


  • 07/01/2014

    Sobe - As iniciativas sociais que provêm o bem sem olhar a quem. Desce - As “briguinhas” eleitoreiras tão comuns em ano de eleição.
    07.01.2014 13h30m
    Recomendar
    Maranhão 
     
    O governo do Maranhão encaminhou nesta segunda-feira à Procuradoria Geral da República um relatório sobre o sistema prisional no Estado. O documento lista providências tomadas para conter o clima de tensão nos presídios e acusa o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) de agravar a crise no sistema penitenciário do Estado. Na última semana, o CNJ apontou uma série de irregularidades no complexo de Pedrinhas, onde 62 presos morreram desde o ano passado. Em nota, o governo maranhense afirmou que “não compactua com inverdades que foram levadas a público”, referindo-se ao relatório assinado pelo juiz Douglas Martins, auxiliar da presidência do CNJ, e acrescentou que as denúncias tiveram “o único objetivo de agravar ainda mais a situação nas unidades prisionais do Estado e numa clara tentativa de descredibilizar medidas que já haviam sido determinadas pelo governo”.
     
    Educação
     
    No Café com a Presidenta de ontem (6), a presidenta Dilma Rousseff fez um balanço das ações do governo para transformar a educação do país. Dilma lembrou que o governo já entregou quase 1,3 mil creches e que outras 3,1 mil estão em construção. As escolas públicas em tempo integral devem chegar a 60 mil em 2014, e 300 mil professores alfabetizadores estão fazendo cursos de formação. Ela ainda falou da reformulação do Ensino Médio, do Pronatec, do Prouni, do Fies e do Ciência sem Fronteiras, que deverá distribuir 101 mil bolsas até o fim deste ano.
     
    10 anos 
     
    O Governo Federal encerrou o ano de 2013 com 13.036 servidores do Executivo na geladeira. Eles respondem a 9.344 sindicâncias e processos administrativos disciplinares. Enquanto esperam o desfecho da apuração de supostas irregularidades continuam recebendo vencimentos até o fim do processo, que leva em média uns 10 anos, e trabalhando em outros setores para continuar gozando do salário integral. De acordo com dados da Controladoria-Geral da União (CGU), o tempo médio de duração dos processos administrativos disciplinares é de sete meses, da instauração ao relatório, sem contar o prazo para decisão final do ministro responsável pela pasta. Porém, não divulgou quais são os mais antigos ainda em tramitação. 
     
    10 anos I
     
    De 2009 a 2013, foram julgados 18.443 desses processos administrativos. Outros 30% dos servidores punidos receberam suspensão das atividades por até 90 dias, e 22% foram advertidos. Apenas 7% deles conseguiram reintegração por liminar judicial. Entre os exemplos, Rubens Vieira, preso na Operação Porto Seguro da Polícia Federal, em novembro de 2012, não ocupa mais a cadeira de diretor da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), no entanto, nesses 13 meses, nada mudou e no contracheque continua recebendo R$ 28 mil de salário.  Ele, o irmão Paulo Vieira, a ex-chefe de gabinete do escritório da Presidência da República em São Paulo Rosemary Noronha e outros servidores são acusados de integrar uma quadrilha que fabricava pareceres técnicos em vários órgãos federais para lesar os cofres públicos em benefício de políticos e empresários. Porém, de acordo com a Anac, “enquanto não sai o resultado, o diretor continua afastado, recebendo seus vencimentos”. 
     


  • 04/01/2013

    Sobe - O Sisu, por oportunizar o ingresso de estudantes no ensino superior. Desce - O ensino, decandente por ter maioria dos professores sem formação específica.
    07.01.2014 13h23m
    Recomendar
    Retorno 
     
    Deputado estadual por seis mandatos, Pedro Alcântara (PR) pretende retomar a vida partidária-eleitoral.  Votado na região de Juazeiro, o republicano disputará uma vaga na Câmara Federal. Com ele, tentarão a reeleição Zé Rocha e João Carlos Bacelar.
     
    IURD
     
    O vereador da capital Isnard Araújo, que teve o nome cogitado, foi obrigado a recuar do intento. Ligado à  Igreja Universal, Isnard foi preterido em detrimento da candidatura a reeleição de Bispo Márcio Marinho (PRB). Os dois disputariam os mesmos votos, apesar de partidos distintos.
     
    Maior e mais forte
     
    “Nós vamos manter a ideia dos quatro dias de festa, nós queremos no ano que vem manter esse caráter multicultural das atrações. Eu acho que esse também foi um ponto muito positivo. Nós pretendemos ter atrações tão fortes ou, quem sabe, até mais fortes”, afirmou o prefeito, em entrevista.  “O que sabemos agora é que o Réveillon de 2014 para 2015 vai ser maior que o de 2013, nós queremos ter atrações de peso nacional e internacional, que possam fazer com que a cidade seja interessante para todos”, disse ACM Neto em balanço do réveillon na capital.
     
    Valor das atrações 
     
    Com a intenção de tornar o Réveillon da capital baiana o segundo maior do país, a Prefeitura de Salvador levantou R$ 5,3 milhões, com patrocinadores e uma inédita parceria com o governo do Estado (responsável por uma cota de R$ 1,2 milhão), para realizar quatro dias de festa. De acordo com informações publicadas pela colunista da Folha, Mônica Bergamo, Gilberto Gil e Caetano Veloso, estrelas da virada, receberam de cachê R$ 600 mil cada um e Claudia Leitte, que se apresentou no dia 30, levou R$ 250 mil. Já Os Paralamas do Sucesso, que fizeram show dia 29, receberam R$ 150 mil, enquanto Nando Reis ganhou R$ 100 mil pela apresentação do dia 30.
     


  • 03/01/2014

    Sobe - Convênios deverão oferecer remédios orais para o tratamento domiciliar do câncer. Desce - A violência que fez vítimas inocentes em pleno o reveillon.
    03.01.2014 12h49m
    Recomendar
    Em família 
     
    A presidente Dilma Rousseff não quis saber das festas em comemoração ao ano novo que aconteciam em Salvador. A presidente passou a virada do ano apenas com familiares na Casa da Boca do Rio, imóvel destinado a visitas oficiais localizado dentro da Base Naval de Aratu, na Praia de Inema, em Salvador, onde ela descansa desde o dia 26.
     
    Royalties
     
    Primeiro dia útil de 2014 e os deputados estaduais estão reunidos, em sessão extraordinária na Assembleia Legislativa, para tentar votar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que trata da antecipação, em cinco anos, dos recursos financeiros destinados ao estado resultante dos royalties do petróleo. O governo quer receber os recursos ainda neste ano. Com a antecipação, o governo pretende usar  parte do dinheiro para cobrir déficit da previdência estadual.  O rombo em 2013 foi calculado em R$1,6 bilhão. Para 2014, esse número sobe para R$2,3 bilhões.
     
    Previsão
     
    O ano começou já com expectativa sobre as mudanças do secretariado odo governo Wagner. Há previsão de que 16 gestores _ entre secretários e diretores - deixem suas pastas para disputar as eleições deste ano _ tanto par a Câmara Federal quanto para a Assembleia Legislativa. Apenas Rui Costa (Casa Civil) e Otto Alencar (Infraestrutura) devem fazê-lo no último minuto legal da desincompatibilização, no mês de abril.
     
    Bolsa de apostas
     
    Segundo matéria da Tribuna da Bahia, há rumores de que a maioria dos secretários que vão deixa a administração quer indicar nomes de sua confiança para ocuparem seus cargos, numa tentativa de continuar se beneficiando da máquina pública. Dentro das possíveis mudanças, há expectativa de que o secretário de Saúde, Jorge Solla, seja substituído pelo chefe de gabinete Washington Couto.


  • 02/01/2014

    Sobe – A adequação do calendário escolar à Copa do Mundo. Desce – A ausência de boas perspectivas de muitos brasileiros para 2014
    02.01.2014 15h53m
    Recomendar
    18,4% para 2014
     
    O texto da Lei Orçamentária Anual (LOA) revela um crescimento de 18,4% no orçamento para 2014 na Assembleia Legislativa da Bahia. De R$ 375,6 milhões, o orçamento salta para R$ 444 milhões. Esses números são previstos, mas todos os anos a AL recebe verba superior. Segundo o jornal A Tarde, este ano foram R$ 22 milhões. 
     
    Indefinição
     
    Tucanos esperam que, já neste início de 2014, o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), faça uma declaração incisiva de apoio à candidatura presidencial de Aécio Neves (MG), de acordo com informações publicadas pela colunista Vera Magalhães, da Folha de São Paulo, nesta segunda-feira (30). Segundo a publicação, o raciocínio dos tucanos é que, caso mantenha a atual política de boa vizinhança com a presidente Dilma Rousseff, Neto fortalecerá a candidatura do petista Rui Costa à sucessão de Jaques Wagner e, consequentemente, reduzirá sua própria chance de formar aliança sólida para ser o candidato ao governo em 2018.
     
    Substituto de Geddel 
     
    Roberto Derziê. Este é o nome do substituto de Geddel Vieira Lima no cargo de vice-presidente de Pessoa Jurídica da Caixa. Segundo a coluna Painel, do jornal Folha de S. Paulo, Derziê tem 20 anos de experiência no banco e foi indicado pelo líder do partido na Câmara Federal, Eduardo Cunha (RJ), que preferiu um nome técnico a outro político. 
     
    Substituto de Geddel I 
     
    O escolhido terá de ser aprovado pela presidente Dilma Rousseff e ter a nomeação publicada no Diário Oficial da União. Geddel foi exonerado do cargo, a pedido, na última sexta-feira (28). Um dia depois, o secretário nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo, o também baiano Fábio Mota, pediu para deixar o posto, em apoio ao cacique peemedebista na Bahia.
     


Os comentários e textos não representam a opinião do portal; a responsabilidade pelo blog é do autor da mensagem.
Folha do Estado da Bahia
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia