Em cima da hora:
UPE abre inscrições para cursos de idiomas e informática nesta segunda
-
  • Facebook
  • Twitter
  • Orkut
  • Feeds
  • 01/03/2014


    28.02.2014 18h28m
    Recomendar
    Sobe - A alegria do agricultor com a previsão de chuva para o final de semana prolongado. 
     
    Desce - O alto número de denúncias envolvendo abuso sexual de menores em Feira de Santana. 
     
    Saia justa 
     
    Lamentável a situação do governador Jaques Wagner ao ser questionado sobre a demissão dos funcionários cedidos pela Prefeitura ao Clértiston Andarde através de convênio. As lideranças políticas do município ligadas ao Governo e o secretário de Saúde omitiram o fato a Wagner. O governador, perplexo, disse não saber da tal demissão. E é possível que a carona dada ao prefeito José Ronaldo deve ter sido para sanar o problema. O fato tem cara de politicagem, de políticos governistas do Estado em Feira e do mentor do secretário de Saúde, que é candidato a deputado federal. Entraram de "Solla". 
     
    Lepo Lepo 
     
    Os comentários no meio artístico é que o título da música Lepo Lepo, do Psirico, foi em homenagem ao casal Daniela Mercury e Malu Verçosa. Garanto que durante o Carnaval a música estará na boca de Daniela. 
     
    Saúde 
     
    Chegam informações de que o setor de saúde ligado ao Governo do Estado fará campanha cerrada para a candidatura do ex-secretário de Saúde, Jorge Solla. Avalia-se que Jorge Solla, que não sabe o nome de um eleitor de Feira de Santana, nem mesmo sendo ele um médico, pode chegar a 5 mil votos no Município. Vocês acreditam numa coisa dessa? Um até brinca: "Se deixar Jorge Solla no Jomafa, atrás do Clériston Andrade, ele não sabe chegar à frente do hospital". 
     
    No Carnaval 
     
    O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, esteve no Carnaval de Salvador, ontem (28), a convite do prefeito da capital, ACM Neto. Acompanhado pelo líder do partido na Câmara, Antonio Imbassahy, o tucano assistiu ao desfile do bloco Furdunço, no camarote oficial da Prefeitura, no Campo Grande. Ao anoitecer, Aécio se dirigiu ao circuito Dodô (Barra-Ondina), onde visitou, às 19h, o Camarote 2222. "Foi um prazer mostrar ao senador a alegria do carnaval baiano", disse Imbassahy.
     
    Sem trabalho 
     
    O juiz Bruno André Silva Ribeiro, da Vara de Execuções Penais (VEP) do Distrito Federal, decidiu na última quinta-feira (27) suspender o benefício de trabalho externo do ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares. Ele foi autorizado a trabalhar na sede da Central Única dos Trabalhadores (CUT), em Brasília. A decisão vale até o dia 18 de março, quando Delúbio prestará depoimento em uma audiência de advertência por meio de videoconferência. A decisão foi tomada pelo juiz após o Ministério Público afirmar que condenados na Ação Penal 470, o processo do mensalão, que estão presos em Brasília, recebem regalias na prisão. 
     
    Eleições 2014
     
    O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou uma resolução, válida já para as eleições de 2014, que proíbe que candidatos adotem nomes de órgãos públicos ou autarquias em suas identificações eleitorais. A proibição vale para qualquer órgão da administração pública, direta ou indireta, a nível federal, estadual ou municipal, que não poderão mais constar no nome de campanha usado pelos candidatos. "Muitos candidatos se apresentam com o nome de uma autarquia. O Joaquim da Petrobras, o João da UnB (Universidade de Brasília), o nome de uma instituição", justificou o ministro José Antonio Dias Toffoli, relator da matéria. 
     
    Frustração 
     
    O ex-procurador-geral da República Roberto Gurgel, então responsável do Ministério Público pelo caso do mensalão do PT, afirmou que a absolvição de oito réus pelo crime de formação de quadrilha, decidida pelo Supremo Tribunal Federal (STF) na última quinta-feira (27), gera "frustração imensa" na sociedade. O argumento de dedicação exclusiva ao crime, definida por seis ministros como pré-requisito para formação de quadrilha, é "incompatível" com a criminalidade dos dias atuais, segundo Gurgel.  "A decisão acarreta frustração imensa porque acho que o Ministério Público provou amplamente na instrução a existência dessa quadrilha e não parece razoável a exigência de uma dedicação exclusiva ao crime". 
     
    Compromisso cumprido 
     
    Os dois candidatos ao cargo mais alto da chapa oposicionista ao governo do Estado, o presidente estadual do PMDB, Geddel Vieira Lima (PMDB), e o ex-governador Paulo Souto (DEM), estiveram presentes, na noite da última quinta-feira (27) no camarote da prefeitura, no Campo Grande. Entrevistados, ambos cumpriram o acordo previamente firmado com o gestor municipal, ACM Neto (DEM), evitaram falar sobre sucessão eleitoral e relativizaram a ansiedade pela decretação do nome escolhido para representar a ala contrária no pleito de outubro. De acordo com o peemedebista, o mais afoito da dupla, a divulgação da decisão deve sair nas próximas duas semanas.


  • 28/02/2014


    28.02.2014 10h17m
    Recomendar
    Sobe - Feira de Santana, por ser um dos municípios mais beneficiados pelo Minha Casa, Minha Vida. 
     
    Desce - O engarrafamento quilométrico causado por um caminhão que fez descarregamento em horário de pico no G. Barbosa da Conselheiro Franco.
     
    Reunião 
     
    Ninguém venha dizer que também participou, porque nenhum político de Salvador esteve na reunião realizada ontem (27) às portas fechadas e exclusiva do líder ACM Neto com os pré-candidatos a governador Geddel Vieira Lima e Paulo Souto. A informação que recebi foi de interlocutores ligados a Neto. 
     
    PEN 
     
    O pré-candidato a deputado federal Joaci de Carvalho (PEN) continua mantendo contatos políticos em diversos municípios da Bahia, como forma de fortalecer o partido visando à eleição deste ano. O pré-candidato está agregando lideranças em torno do seu nome, objetivando projetos políticos para o futuro.  
     
    Via Bahia 
     
    Mais uma vez, o vereador Roque Pereira (PTN) cobra da Via Bahia a construção de passarelas nos trechos km 7 e km 14 da BR 116 Sul, no distrito Governador João Durval (Ipuaçu), em virtude dos constantes acidentes de trânsito que ocorrem naquela região. Ele alertou que, indignados com a demora no atendimento do pleito, moradores do distrito de Ipuaçu se mobilizaram, na manhã da última quarta-feira (26), e ameaçaram interditar a rodovia. "Esperamos que a ViaBahia se enquadre e procure fazer um estudo minucioso daquela área. Eu não sei por que a ViaBahia, que arrecada muito dinheiro, está criando tantas dificuldades para construir passarelas", questionou Roque Pereira.
     
    Homenagem 
     
    A sessão especial em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, que aconteceria no dia 7 de março deste ano, foi transferida para o dia 14 do mesmo mês. O evento será realizado no plenário da Casa da Cidadania, a partir das 9 horas. Na referida sessão especial, vinte e uma mulheres, que desempenham papel importante na sociedade feirense nas mais diversas áreas, serão contempladas com a Medalha 8 de Março, através da indicação dos vereadores.
     
    Duplicar 
     
    Em entrevista ao "10 Perguntas", o presidente nacional do PRB (Partido Republicano Brasileiro), Marcos Pereira, diz que a meta do partido é "eleger, no mínimo, 16 deputados federais em 2014? Ele lembrou que o partido obteve oito vagas na Câmara em 2010. Segundo Pereira, o PRB "nasceu muito próximo do PT", mas um desentendimento na eleição paulistana em 2012 levou o partido a um "novo rumo", aproximando-se do PSDB.. O presidente do PRB, sigla ligada à Igreja Universal do Reino de Deus, diz, na questão 3, que "os partidos devem ter a linha da laicidade".
     
    Investigação 
     
    Deputados do PSDB criticaram a ausência do PT na sessão extraordinária para votação da proposta que cria a comissão externa destinada a investigar denúncia de propina na Petrobras. Contrário ao requerimento apresentado pela oposição, o governo mobilizou deputados fiéis ao Planalto para esvaziar o plenário e assim evitar o número mínimo de parlamentares para as votações. O líder do PSDB na Câmara, deputado Antônio Imbassahy (BA), destacou que a iniciativa recebeu o apoio de oito partidos da base aliada. "Atendendo orientação do Palácio do Planalto, o PT obstruiu a votação ontem à noite e hoje novamente. Vamos insistir. Nosso objetivo é preservar a Petrobras", afirmou.
     
    Pec dos Royalties 
     
    A bancada de governo na Assembleia Legislativa da Bahia conseguiu derrubar, uma emenda da oposição que pretendia destinar parte dos recursos provenientes da antecipação dos recursos do petróleo - fruto da polêmica Proposta de Emenda à Constituição (PEC) dos Royalties - para o setor de segurança pública. De acordo com reportagem do jornal A Tarde, uma articulação da ala da maioria impediu que a medida, encarada pelos governistas como manobra para postergar a votação da matéria, alcançasse as 24 assinaturas necessárias para ser validada. Com a jogada, cinco dos sete parlamentares da base de apoio do governador Jaques Wagner retiraram a rubrica - Maria Luiza Orge, Pastor Sargento Isidório e Vando (todos do PSC); Cacá Leão (PP) e Deraldo Damasceno (PSL). 
     
    Proibido falar 
     
    "Árbitro" da escolha do candidato do grupo antipetista que vai disputar a sucessão do governador Jaques Wagner em outubro, o prefeito ACM Neto (DEM) já comunicou aos seus aliados que não pretende arrastar a pauta política durante o Carnaval de Salvador. Em meio ao impasse na disputa pela indicação entre o ex-governador Paulo Souto - com quem esteve na abertura da festa da Barra na última quarta-feira (26) - e o presidente estadual do PMDB, Geddel Vieira Lima, o gestor decretou: "É Carnaval. Está proibido falar de política e sucessão estadual". 
     
    Supersalários 
     
    O Senado vai pagar aos servidores eventuais parcelas salariais acima do teto constitucional de R$ 29,4 mil. A decisão foi anunciada em nota da presidência da Casa. O pagamento havia sido suspenso em 2013, após recomendação do Tribunal de Contas da União (TCU), mas liminar do ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que as parcelas fossem voltassem a ser pagas aos servidores. Segundo a Agência Senado, na última semana, o presidente do Senado, Renan Calheiros, havia anunciado que os valores acima do teto seriam depositados em juízo até que a decisão sobre o mérito fosse tomada pelo Supremo. 


  • 27/02/2014


    27.02.2014 11h05m
    Recomendar
    Sobe - A Bahia, por ser campeã na geração de empregos no Nordeste. 
     
    Desce - A confusão envolvendo a coordenadora do Samu em Feira de Santana. 
     
    Presidente 
     
    Pela segunda vez, o vereador Isaías de Diogo (PPS) anuncia o colega Reinaldo Miranda (PSDB) como futuro presidente da Mesa Diretiva da Câmara de Vereadores. "Meu presidente. E por que não o chamar assim?", disse Isaías, referindo-se a Ronny, que é, de fato, o candidato mais forte dentro da Casa. 
     
    Segurança
     
    O vereador Marcos Lima (PRP), novamente, usa os microfones da tribuna para pedir mais segurança para os bairros de Feira de Santana. "Gostaria de pedir às autoridades que colocassem mais segurança dentro dos bairros. Há presença de policiais e blitze nas ruas principais, mas, dentro dos bairros, não há essa garantia de segurança. Os meliantes já sabem onde há e onde não há presença de policiais na cidade", pediu. 
     
    Prestígio 
     
    Depois de solicitar ao prefeito melhorias para o bairro Feira X, mas sem sucesso, o vereador Isaías de Diogo (PPS) subiu à tribuna para afirmar que seus requerimentos não são atendidos pelo chefe do Executivo. Tentando ajudar o colega, Correia Zezito (PTB) sugeriu que Isaías pedisse a Ronny para fazer a ponte com o prefeito. Isaías retrucou: "Nós temos os mesmos direitos do vereador Ronny, não somos diferentes".    
     
    Comemoração 
     
    O vereador Reinaldo Miranda (PSDB), na sessão de ontem (26), comemorou a inauguração de 100% de pavimentação asfáltica do bairro Morada do Bosque, que acontecerá hoje (27), às 19 horas. "Mais uma vez, o prefeito José Ronaldo mostra que está trabalhando por Feira de Santana e ouvindo os anseios da população. Fico feliz pelos moradores daquele bairro, que serão contemplados com uma obra desse porte", disse. 
     
    Mobilidade 
     
    Após o anúncio da duplicação do Anel de Contorno, o vereador Edvaldo Lima (PP) solicitou a construção de viadutos nos bairros que serão contemplados com a obra. "Eu entendo que o município pode, junto com a Via Bahia e Dnit, resolver esse problema antes de entregar a duplicação, porque, caso isso não aconteça, a população sofrerá com naqueles trechos", alertou. 
     
    Shopping Popular 
     
    Fazendo referência à manchete da edição do Folha de ontem (26), o líder do governo, Carlito do Peixe (DEM), falou, na sessão ontem, sobre a construção do Shopping Popular que terá o investimento de R$ 30 milhões, investimento do Município e uma Parceria Público Privada. "Será um investimento de grande porte por parte do Município. Feira de Santana terá um imóvel que ajudará no crescimento da cidade e da economia de Feira de Santana", anunciou.  
     
    SAMU
     
    Os funcionários do SAMU estiveram na Casa da Cidadania, ontem (26), em forma de protesto. A sessão foi suspensa para que os vereadores pudessem ouvir os manifestantes, que querem a exoneração de Maíza Macêdo, atual coordenadora do órgão. De acordo com eles, a diretora vem agindo de forma truculenta com os funcionários. Com as galerias lotadas, os funcionários gritavam "fora Maíza" e entregaram ao presidente da Casa, vereador Justiniano França (DEM), documentos explicando o repúdio deles contra a coordenadora, dentre eles, acumulação de cargos dela. 
     
    Críticas 
     
    Deputados federais e senadores petistas criticaram o governo, reunidos em jantar na última segunda-feira (24), após encontro no Planalto, para tentar arrefecer os ânimos dos parlamentares da base insatisfeitos com a presidente Dilma Rousseff. De acordo com a coluna Painel, da Folha de S. Paulo, os congressistas do PT se queixaram principalmente da ausência de informações sobre as alianças nos estados, o que influencia suas próprias eleições. Além disso, reclamaram mais uma vez da liberação de emendas. Os petistas afirmam que outras legendas receberam mais recursos em 2013.
     
    Discurso afinado 
     
    O governador e presidenciável Eduardo Campos (PSB) e a sua possível candidata a vice-presidente Marina Silva se reuniram na última terça-feira (25), na residência do governador, no Recife, para afinar o discurso e discutir ideias para o programa da aliança PSB-Rede. Depois do primeiro encontro regional, realizado no último sábado (22), em Porto Alegre, as diretrizes programáticas serão discutidas no Rio de Janeiro, no dia 15 de março. "O que se vai destacar no dia 15, como se agregar ideias novas, que aspectos podem diferenciar o projeto?" foi o mote do encontro, de acordo com o secretário estadual do Meio Ambiente, Sérgio Xavier (PV), homem da confiança de Marina e um dos participantes da reunião, que não foi divulgada à imprensa e teve início no final da manhã se estendendo até às 17h30.


  • 26/02/2014


    26.02.2014 13h18m
    Recomendar
    Sobe - O nível de organização do Carnaval de Salvador.
     
    Desce - Construção irregular de imóvel dentro de área de preservação ambiental.
     
    De coração aberto
     
    Com pena do deputado Roberto Jefferson, o vereador David Neto (PTN) fez um discurso nada convincente na sessão de ontem (25). “Ele está de câncer. Deveria haver uma sensibilidade maior. Se não fosse por ele, ninguém saberia do Mensalão. Se tiver obstáculos para aqueles que querem falar a verdade ninguém vai falar. Eu acredito que ainda vai haver muita injustiça”, finalizou.
     
    Homenagem
     
    A Câmara de Feira de Santana realiza todos os anos uma sessão especial para o Dia Internacional da Mulher. Cada vereador faz homenagem a uma mulher e o vereador Reinaldo Miranda (PSDB) já anunciou quem será sua homenageada deste ano. “Tive quatro anos para fazer esta homenagem e reconheço minha falha por isso este ano minha homenagem será para a coordenadora dos PSFs de Feira, Valdenice Queiroz. Esta mulher que implantou os postos de saúde em Feira em 2001. Sem dúvidas, ela merece um título tão importante como este”, reconhece. Esta será a primeira vez que Valdenice recebe uma homenagem da Casa da Cidadania.
     
    Carnaval
     
    Depois da vereadora Gerusa Sampaio (PROS) comemorar o fechamento do comércio de Feira na segunda-feira de Carnaval, David Neto (PTN) bateu de frente com o pronunciamento da colega e criticou a decisão do Sindicato dos Comerciários. “Não sei porque que tudo em Feira de Santana fica fechado no Carnaval. Aqui não tem Carnaval. Deixa para fechar tudo na Micareta, que é a nossa festa. Já basta que teremos muitos feriados pela frente, inclusive por conta da Copa”, lembrou o vereador.
     
    Médicos
     
    O presidente da Casa da Cidadania, Justiniano França (DEM) afirmou em discurso que irá encaminhar um documento à presidente Dilma sugerindo que os profissionais formados no Brasil possam prestar serviço à comunidade como forma de pagamento ao Estado. “Ao invés de depois de formado, o médico pagar ao Governo, poderia prestar serviço nos postos de saúde por um determinado tempo e só depois disso receber seu diploma e seguir para tratar de especializações. Esta será minha sugestão à presidente”, disse.
     
    Apoio
     
    Depois de ouvir alguns pronunciamentos voltados para apoios políticos para 2014, o vereador Eli Ribeiro (PRB) aproveitou a maré e também declarou seus parceiros para pó próximo pleito. “Quero anunciar aqui publicamente que vou apoiar o deputado José de Arimatéria para deputado estadual e Márcio Marinho para deputado federal. Estamos firmes e fortes nesta luta porque Feira de Santana precisa de deputados atuantes”, disse.
     
    Mulher no comando
     
    O governador Jaques Wagner (PT) voltou a comentar a simpatia que nutre pelo ingresso de uma mulher na chapa do pré-candidato Rui Costa (PT), chefe da casa Civil estadual. “Continuo achando muito simpático. Evidentemente que isso vem dos partidos políticos, vem de um processo de convencimento, de conversa. Não diria que é uma imposição, mas um desejo. Vamos ver como caminham as conversas, se a gente consegue chegar a um denominador comum”, disse em entrevista.
     
    20 anos
     
    Com a presença do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o Congresso Nacional promove na manhã de ontem (25), sessão solene em homenagem aos 20 anos do Real. A adoção da nova moeda foi o mais importante passo de um plano que acabou com a hiperinflação no Brasil e criou bases que, até hoje, garantem a estabilidade da economia nacional. O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, também participou do evento pedido pelo PSDB, assim como Gustavo Franco, ex-presidente do Banco Central (1997-1999), e as bancadas tucanas na Câmara e no Senado.


  • 25/02/2014


    25.02.2014 10h23m
    Recomendar
    Sobe - A Bahia, por ser campeã em geração de emprego.
     
    Desce - Empresas que burlam direitos trabalhistas e deixam pais e mães de família a ver navios.
     
    Aniversário
     
    O deputado Carlos Geilson (PTN) festejou data natalícia no último domingo (23) em um espaço de eventos na Avenida Maria Quitéria. O evento foi prestigiado por políticos e correligionários. Dentre estes, o prefeito José Ronaldo, o ex-governador Paulo Souto, o ex-ministro Geddel Vieira Lima, deputado federal Colbert Martins e Maurício Trindade e os estaduais Adolfo Viana e Augusto Castro, Elmar Nascimento, Sandro Régis e Paulo Azi.  
     
    Candidatura
     
    O deputado federal Jânio Natal (PRP), desistiu da pré-candidatura ao cargo e decidiu candidatar-se a deputado estadual este ano. O deputado já desfez os compromissos que tinha para o retorno à Câmara Federal e agora trabalha para voltar à Assembleia Legislativa da Bahia. Está fazendo dobradinha em oito cidades do extremo sul com o deputado federal Marcos Medrado (Solidariedade).
     
    Partos
     
    A carência para realização de partos e de leitos de UTI para gravidez de alto risco parece não ter chegado ao conhecimento do secretário estadual de Saúde Jorge Solla. A vereadora Neinha (PMN) não aprovou a resposta do secretário, onde afirmou que Feira de Santana tem condições para realizar os partos de suas mulheres. “Será que o secretário acha que só as mulheres de Feira realizam partos aqui? E as que vem de fora? Feira precisa de outra maternidade. Não temos leitos suficientes para assistir a todas”, disse.
     
    IPTU
     
    Além do deputado federal Fernando Torres (PSD), o vereador Alberto Nery (PT) também afirmou que entrará com uma ação contra o reajuste do IPTU de Feira de Santana. Para o vereador, será um reajuste abusivo que virá prejudicar os moradores de Feira de Santana. Assim, serão duas Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADINs) contra o reajuste do IPTU.
     
    Recepção
     
    Depois de ser acusado de participar de um grupo de extermínio, o vereador Pablo Roberto (PT) foi recepcionado com faixas e cartazes com mensagens de solidariedade na sessão de ontem (24) na Câmara de Vereadores.  As galerias da Casa da Cidadania ficaram lotadas com pessoas que acreditam na honestidade do parlamentar diante das acusações. “Fico feliz em chegar à Casa da Cidadania e encontrar muita gente com faixas e cartazes e afirmando que acreditam na minha honestidade”, disse.
     
    Prestígio
     
    Afirmando que ainda não chegou ao mesmo patamar do colega Reinaldo Miranda (PSDB), em relação ao prestígio com o prefeito José Ronaldo de Carvalho, o vereador Eli Ribeiro (PRB) agradeceu ao prefeito por ter atendido algumas indicações de sua autoria. “Não tenho o prestígio que o vereador Ronny tem, mas gostaria de agradecer ao prefeito por ter atendido a requerimentos deste vereador. A população vem cobrando e nós como representantes do povo vamos levando os pedidos ao prefeito, que prontamente está  nos atendendo, visando  melhoria de vida da população”, agradeceu.
     
    Cartórios
     
    Não cessam as críticas em relação ao vergonhoso serviço prestado pelos cartórios de Feira de Santana, em particular o de 1º e 2º ofício. “É uma falta de respeito o que os cartórios estão fazendo com a população feirense. O serviço prestado é de péssima qualidade e foi privatizado para prestar um serviço de qualidade. Sem contar com as taxas que aumentaram. Não podemos permitir que pessoas sejam “massacradas” esperando mais de 5 horas para serem atendidas nestes cartórios, principalmente o de 1º e 2º ofício. Eu, como membro da Comissão de Direito Humanos desta Casa vou cobrar a resposta do ofício encaminhados aos cartórios”, afirmou.


  • 22/02/2014


    22.02.2014 10h45m
    Recomendar
    Sobe - A 5ª edição do Encontro de Muares de Feira de Santana, por trazer alegria e lazer. 
     
    Desce - O impasse envolvendo os médicos e a direção do Samu em Feira de Santana. 
     
    Fluminense
     
    Estive ontem visitando a sede do Fluminense de Feira, onde tomei conhecimento das atividades visando ao início do Campeonato Baiano da 2ª divisão, através do presidente Fábio Lucena e dos conselheiros Elcio Abreu, Carlinhos e Júlio. Depois, fui almoçar em uma churrascaria da cidade, quando chegou o presidente e pediu-me para conversar com o diretor da Transoares Turismo. O resultado foi uma parceria a partir da qual a empresa feirense vai fornecer ônibus para os quatro jogos fora do Município e a locomoção para os jogos no Joia da Princesa.
     
    Tom
     
    O deputado estadual Tom Araújo fechou esta semana mais um apoio importante para a sua candidatura à reeleição. Trata-se o do ex-vereador Moacir Lima, o major Moacir, que garantiu-lhe o apoio. O deputado já dispõe de um bom grupo em Feira de Santana.
     
    Aniversário
     
    O deputado Carlos Geílson festejará amanhã, no espaço do Prime Eventos, a passagem do seu aniversário. Os convites já foram distribuídos e espera-se a participação de autoridades politicas e correligionários do deputado. O início das festividades está marcado para as 14 horas. 
     
    Reunião 
     
    Na última quarta-feira (19), o vereador Pablo Roberto (PT) seguiu para Brasília. As notícias dão conta de que o parlamentar, acompanhado do deputado estadual Yulo Oiticica, participou de reuniões com membros da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, onde foram recebidos pela Ministra Maria do Rosário, que está à frente da Secretaria de Direitos Humanos. No mesmo dia se reuniram com o Dep. Federal Luiz Couto, membro da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Federal em Brasília. Na oportunidade, Pablo solicitou a participação da Comissão de Direitos Humanos e também da Polícia Federal nas investigações referentes aos últimos acontecimentos na nossa cidade, onde está sendo acusado de fazer parte de um grupo de extermínio.
     
    Demissão 
     
    O ministro da Saúde, Arthur Chioro, pediu demissão do cargo para assumir uma vaga na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). A portaria com a exoneração a pedido está no Diário Oficial da União de ontem (21). A assessoria do ministério informou que Chioro foi aprovado em concurso da Unifesp antes de assumir a pasta. Ele tomou posse ainda ontem na universidade e se licenciou para reassumir o ministério. O retorno dele ao cargo de ministro foi publicado também ontem em edição extra do Diário Oficial. Assume interinamente a pasta Mozart Julio Tabosa Sales, atual secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. 
     
    Mulher na parada 
     
    O governador Jaques Wagner (PT) pediu à sua articulação política a realização de uma pesquisa para avaliar o impacto de uma eventual candidatura feminina à vice do pré-candidato petista, Rui Costa. A sondagem leva em conta principalmente a existência da candidatura ao governo da senadora Lídice da Mata (PSB) e de sua companheira de chapa, Eliana Calmon, ex-ministra que disputará o senado. Apesar de te se disposto a fazer o levantamento, Wagner já teria na cabeça o nome ideal para a vice de seu candidato. Ele seria um homem, cuja força para ocupar a vaga está cada vez mais evidente entre os governistas.
     
    Apoio do PT 
     
    Em ato que reuniu centenas de pessoas no auditório da Câmara Municipal de Camaçari, a Esquerda Democrática Popular (EDP) - uma das correntes internas do Partido dos Trabalhadores (PT) - declarou apoio à pré-candidatura de Luiz Caetano para deputado federal. O evento, realizado na noite da última quinta (20), contou com a participação do deputado federal Nelson Pelegrino, líder da EDP na Bahia. Na ocasião, o parlamentar orientou às lideranças que mantém no município para que atuem em prol da eleição do ex-prefeito. "Sempre acompanhei o trabalho desenvolvido por Caetano em Camaçari e sou testemunha de uma gestão modelo em eficiência". 
     
    Descontentamento 
     
    Se casamentos existem na política, o par formado entre PP e PT não vai muito bem. Cotados para assumirem a vaga de vice da chapa governista, esta que só deverá ser anunciada após o Carnaval, os pepistas estão descontentes com o tratamento recebido aos seus correligionários e caciques pela base do governo, liderada pelos petistas. O fato foi evidenciado pelo deputado João Leão, que morde e assopra. Em conversa, o parlamentar comparou política a um casamento. "Temos momentos de felicidades e de tristezas e de brigas, mas num casório, se o tratamento dado de um para outro não é bom, a crise se agrava", disse o mandatário do PP no estado.
     
    Gafe 
     
    A ministra do Planejamento, Miriam Belchior, cometeu um ato falho na última quinta-feira (20), durante o anúncio das medidas na área de pessoal com o corte no orçamento, e chamou a presidente Dilma Rousseff de "presidenta Lula". "Fizemos proposta bastante enxuta para o ano, o final do primeiro mandato da presidenta Lula", disse a ministra. A gafe só foi percebida após aviso do ministro da Fazenda, Guido Mantega. Ao rir da situação, a ministra corrigiu: "Presidenta Dilma". O corte de R$ 44 milhões no orçamento não deve afetar investimentos em áreas sociais, como educação e saúde.
     
    Saudável 
     
    O ex-deputado federal José Genoíno apresenta ˜boa aparência e quadro geral de saúde estável. As conclusões foram relatadas por um assistente social e um psicólogo da Seção Psicossocial da Vara de Execuções Penais (VEP) do Distrito Federal, que faz o acompanhamento mensal de Genoíno em prisão domiciliar. Ele foi condenado a quatro anos e oito meses de prisão na Ação Penal 470, o processo do mensalão, mas, devido ao seu estado de saúde, cumpre domiciliar temporária. Os dois profissionais visitaram o ex-parlamentar no dia 30 de janeiro. Genoíno reclamou de insônia, falta de fôlego e cansaço para fazer as atividades diárias. 
     
    PSDB de fora 
     
    Após o PMDB sugerir a saída do PSDB da disputa na chapa majoritária da oposição, integrantes do partido afirmaram a presença da sigla até a definição dos candidatos. "Acho que não faz o menor sentido. Foi infeliz a declaração de quem deu. A gente trabalha pela unidade, com todos os partidos unidos para vencer as eleições. É esquisita a forma direta de querer tirar o PSDB da chapa. Confesso que não entendi muito bem", disse o deputado estadual tucano Adolfo Viana. 


  • 21/02/2014


    21.02.2014 10h20m
    Recomendar
    Sobe - Feira de Santana, por ganhar mais uma sede e uma nova Vara da Justiça Federal.
     
    Desce - Otto Alencar e o município de Simões Filho/BA, por serem representados por propaganda eleitoral antecipada.
     
    O volúvel
     
    Definitivamente, o vereador Isaias de Diogo (PPS) não sabe que direção tomar. No início do ano passado, fechou compromisso com o deputado estadual Targino Machado (DEM). Por causa de umas camisas numa passeata mudou para Carlos Geilson (PTN). Arrependido pela troca afobada, abandonou Carlos Geilson e diz está apoiando a reeleição de Tom Araújo.
     
    Volúvel federal
     
    Todo animado depois da posse no ano passado, o vereador Isaias de Diogo (PPS), tentado, declarou apoio a pré-candidatura de deputado federal a Zé Chico. Depois de alguns contratempos no decorrer de alguns meses, mudou de rumo e declarou apoio ao advogado Ronaldo Mendes. Com a desistência de Ronaldo, na última quarta-feira (19) Isaias declarou apoio a Colbert.
     
    Foto
     
    Na assinatura dos convênios que a Prefeitura assinou com a Caixa para obras no município oriundos de recursos do Governo Federal, a foto estampada no Folha da última terça-feira (18) mostra bem a disputa de espaços entre pré-candidatos. Na foto, ao fundo, dois pré-candidatos a deputado estadual disputaram um lugar na moldura. Atrás, do lado direito, Carlos Geilson (PTN) e no esquerdo Lulinha (PEN). Sem espaço, Targino (PSC) ficou de fora. Justiça se faça, Targino não briga pelo título de papagaio.     
     
    Briga
     
    Se Targino (PSC) não disputa espaço por foto, é bom na briga para a conquista de lideranças que o apoiem. Na semana passada, conquistou uma das maiores lideranças do distrito de Ipuaçú, Manoel Batista, que acompanhado da esposa dona Antônia e da filha Gil, que apoiavam Geilson foram convencidos por Targino para mudarem o apoio. Abduzidos, seguiram na nave de Targino.   
     
    Seminário
     
    Em escalada para a construção do plano de governo, que deve apresentar na corrida estadual ao Palácio de Ondina, a senadora Lídice da Mata já começou a testar o rumo de sua campanha ao oferecer uma primeira discussão sobre o cenário político baiano atual, no I Seminário Pensar a Bahia Sustentável, em Salvador. O primeiro encontro foi um aperitivo do discurso que pode se intensificar nos próximos meses. Com o tema “Que política é possível”, o primeiro expositor, o carioca, professor e doutor em Sociologia, Luiz Werneck Viana destacou o “desgaste” do panorama político atual.
     
    PMDB irritado
     
    A indicação feita pela presidente Dilma Rousseff de que o assessor especial do ministério da Agricultura, o médico veterinário Enio Marques, será o novo ministro da Agricultura no lugar de Antonio Andrade, desencadeou na última quarta-feira, 19, uma forte reação em setores do PMDB, contrário ao nome. A escolha de Dilma, antecipada pelo blog de Marcelo de Moraes, do estadao.com, tem por objetivo apresentar um nome que aproxime o governo e a campanha da petista do setor do agronegócio. Marques foi sugerido pela presidente da Confederação Nacional da Agricultura, senadora Kátia Abreu (PMDB-TO), o principal elo de Dilma com empresários desta área, tradicionalmente avessa ao petismo.
     
    Prisão domiciliar
     
    O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, posicionou-se contra o pedido do ex-deputado federal José Genoino para que seja transformada automaticamente em definitiva a prisão domiciliar que ele cumpre desde novembro, após passar mal no presídio da Papuda, em Brasília, para onde foi encaminhado junto com outros condenados no julgamento do mensalão. O pedido deverá ser decidido nos próximos dias pelo relator do processo, ministro Joaquim Barbosa. O prazo de 90 dias da prisão domiciliar acabou nesta semana.
     
    Eleições
     
    A noite da última quarta-feira (19) aqueceu os bastidores do cenário eleitoral deste ano e demonstrou que o Partido Progressista é mesmo a cabeça-de-pule do talão da pré-campanha. Enquanto o PP baiano aguardava a confirmação do seu presidente nacional, senador Ciro Monteiro (PI), como ministro das Cidades – o que elevaria o vice, deputado federal Mário Negromonte (BA), à condição de cacique-mor da sigla e selaria de vez o pacto com o PT de Dilma Rousseff –, membros do PMDB estadual propagaram dois "saltos" decisivos para efetivar a candidatura do chefe da sigla, Geddel Vieira Lima, como nome do bloco antipetista, e abalar o rival, Rui Costa (PT).


  • 20/02/2014


    20.02.2014 10h38m
    Recomendar
    Sobe - O CPRL, por ser condecorado com a maior honraria da Polícia Militar da Bahia.
     
    Desce - A MONDIAL, acusada de negligenciar direitos trabalhistas.
     
    Agradecimentos
     
    Com o lema de que fala pouco e trabalha muito, o vereador Robeci da Vassoura (PHS) no primeiro uso da tribuna em 2014 agradeceu ao prefeito José Ronaldo de Carvalho pelas obras realizadas no bairro Campo Limpo, seu reduto eleitoral. “Tenho muito que agradecer ao prefeito que, na medida do possível, vem atendendo aos requerimentos deste vereador”, agradeceu. Os vereadores Marcos Lima (PRP) e Roque Pereira (PTN) também fizeram agradecimentos ao prefeito e secretários por atender aos requerimentos e realizarem obras durante o recesso.
     
    Cárcere
     
    Com base na manchete do Jornal Folha do Estado de ontem (19), onde divulga o caso de uma mulher que era mantida em cárcere privado por seu esposo, a vereadora Neinha (PMN) fez um discurso de repúdio para os homens que mantêm suas mulheres presas e as maltratam. “Um homem desse é doente. Se ele for preso quando sair ele irá cometer um crime contra a mulher e tudo fica como antes. Isso foi uma tortura miserável. E esta mulher precisa de um acompanhamento”, disse.
     
    Micareta
     
    O líder do PT na Casa, vereador Alberto Nery, propôs uma audiência pública com as classes e instituições interessadas para discutir a migração da Micareta da Avenida Presidente Dutra para a Avenida Nóide Cerqueira. “Estive conversando com alguns empresários e eles me relataram que ficam com suas casas comerciais prejudicadas por quase 30 dias por conta da Micareta. Com o andamento da Nóide Cerqueira, é possível que a festa seja realizada nela”, propôs.
     
    Obras
     
    O líder do governo na Casa, Carlito do Peixe (DEM) leu, na sessão de ontem (19), uma grande lista de obras que o prefeito José Ronaldo irá anunciar e inaugurar durante todo o ano de 2014.  Depois dos muitos agradecimentos vereadores, o chefe do executivo foi também elogiado por seu líder que não poupou adjetivos. “Este é um prefeito trabalhador, competente e responsável. Ele é o que a população pediu para administrar Feira de Santana, que mesmo enfrentando dificuldades no início do mandato não deixou de trabalhar pela cidade e vai continuar fazendo muitos mais. O prefeito está cheio de projetos e ações e não para de trabalhar por Feira”, finalizou.
     
    Leis rigorosas
     
    A presidenta Dilma Rousseff defendeu ontem(19) o endurecimento das penas aplicadas aos condenados por crimes cometidos durante manifestações públicas. Como confirmado ontem pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, Dilma afirmou que o governo trabalha numa proposta de legislação que coíba toda forma de violência durante os protestos de rua. “Os órgãos de segurança pública devem coibir a violência, cumprindo a lei, mas é preciso reforçar a lei e aplicar a Constituição, que garante a liberdade de manifestação, mas ela veda, proíbe o anonimato. Então estamos trabalhando numa legislação para coibir toda forma de violência em manifestações”, disse a presidenta.
     
    Candidaturas
     
    O prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), garantiu que “não haverá duas candidaturas ao governo na oposição”. Em entrevista, na manhã de ontem (19), ele afirmou acompanhar e liderar o processo eleitoral ao lado do presidente do PMDB na Bahia, Geddel Viera Lima e do ex-governador, Paulo Souto (DEM). “Temos muitos partidos na nossa base que vão se posicionar sobre isso. Agora é claro que eu, Geddel e Paulo estamos liderando esse processo. Mas não terão dois palanques [na oposição]. O espírito dos dois é o mesmo: o da construção coletiva e que nos permita caminharmos juntos”, explicou.
     
    Polêmica da cerveja
     
    O governador Jaques Wagner classificou como “hipocrisia” a proibição a venda de bebidas alcoólicas nos estádios. Na semana passada, ele sancionou um projeto de lei que autoriza e regulamenta o consumo de álcool em partidas de futebol e em arenas esportivas da Bahia. “É claro que estou lutando pela paz nos estádios, mas não gosto de hipocrisia. As pessoas dizem que não têm (bebida alcoólica) no estádio, mas bebe antes da partida tudo que tomaria depois. Acho que acaba não surtindo o efeito desejado”, disse o governador em evento sobre o Carnaval. Wagner defendeu a sanção da lei com o argumento de que o Estado não tem capacidade de ficar controlando a vida de cada um.
     
    Veto
     
    Sem acordo entre integrantes da base aliada e o Palácio do Planalto, a votação do veto da presidente Dilma à criação de novos municípios foi adiada na noite da última terça-feira, 18. Uma nova sessão deverá ocorrer apenas após uma nova convocação feita pelo presidente do Congresso Nacional, senador Renan Calheiros (PMDB-AL). A proposta vetada pela petista foi aprovada pelo Congresso em outubro do ano passado e poderia possibilitar a criação de cerca de 180 novas cidades. Ao vetar a proposta, Dilma considerou, entretanto, que “o crescimento de despesas não será acompanhado por receitas equivalentes, o que deve impactar negativamente a sustentabilidade fiscal e a estabilidade macroeconômica”.


  • 19/02/2014


    19.02.2014 15h13m
    Recomendar
    Sobe - O município de Feira de Santana, por consolidar o plano de cultura para o próximo decênio.

    Desce - A instabilidade em parte do Partido dos Trabalhadores (PT) na Bahia, que pode ter consequências inimagináveis. 
     

    Sem trabalho

    Na volta dos trabalhos legislativos, para não perder o hábito, o vereador David Neto (PTN) fez um discurso crítico e irônico, desta vez para os deputados estaduais de Feira de Santana. Para ele, os deputados de outras cidades trabalham mais por Feira do que os eleitos aqui. "O deputado Jurandir Oliveira está ajudando a criar um novo sindicato para os pequenos trabalhadores rurais. Temos que observar que os deputados de fora fazem muito mais por Feira do que os daqui. Tem deputado em Feira que só aparece de 4 em 4 anos. É bom que a população fique atenta para isso", alertou. 
     
    Discurso novo 

    Nada melhor que o tempo para mudar tudo. Foi o que aconteceu com o vereador Correia Zezito (PTB) que finalizou o ano tecendo severas críticas ao prefeito José Ronaldo e no seu primeiro discurso de 2014 fez elogios ao chefe do executivo. "O prefeito ouviu minhas críticas e o bairro Rua Nova já está com seis ruas para serem calçadas e uma creche para ser construída. Fico muito feliz, mesmo sabendo que ainda tem muita coisa para ser feita no bairro. E quero dizer à imprensa, que muito criticou meu discurso, que sou livre e falo da maneira que achar conveniente", finalizou Correia. 
     
    Chapa

    O vereador Edvaldo Lima (PP) já começou sua "campanha" a favor da ex-deputada Eliana Boaventura, do mesmo partido, para compor a chapa majoritária do PT como vice de Rui Costa. O vereador apenas lamentou que a companheira de partido faça componha a chapa do PT. "Poderia ser outra sigla, mas ela é o nome revelação para compor a chapa como vice", disparou. 
     
    Recesso

    O recesso de 90 dias dos vereadores feirenses pode estar com os dias contados. O vereador e líder do PT na Casa, Alberto Nery, expôs ontem (18) na tribuna que dará entrada em um projeto de lei que visa reduzir o recesso parlamentar de 90 para 60 dias. "Onde chego sou criticado por ter 90 dias de recesso. É uma aberração, por isso compreendo que poderemos ter 45 dias no final do ano e 15 dias em junho, totalizando 60 dias e não mais 90", disse. Zé Carneiro (PSL) acredita que a Câmara de Feira anda na contramão com um recesso tão longo. 
     
    Mascarados 

    O governo decidiu endurecer com os black blocs e avalia a possibilidade de incluir no projeto de lei, a ser enviado ao Congresso, penas que podem ir a até dez anos de prisão para quem reincidir no uso de máscaras com o objetivo de cometer atos de vandalismo e lesão corporal em manifestações. O argumento do governo é de que não vai criminalizar a utilização da máscara, mas a desobediência a um aviso prévio, feito pela polícia. O texto final da proposta ainda não está fechado, mas é certo que o Brasil seguirá legislações existentes em outros países, na tentativa de conter a onda de violência nos protestos. 
     
    Mobilidade 

    Cumprindo agenda na Região Nordeste, a presidenta Dilma Rousseff iniciou ontem (18) uma série de anúncios de investimentos em mobilidade urbana. Novos recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 2 para a área de transportes foram prometidos pelo governo no ano passado, após as manifestações que levaram milhões de pessoas às ruas de várias cidades brasileiras. Em Teresina, o primeiro compromisso da presidenta é uma entrevista a emissoras locais de rádio e TV, às 10h. Uma hora depois, participa da cerimônia de anúncio dos investimentos na capital.
     

    Condenados

    O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios divulgou na noite da última segunda-feira (17) que o ex-governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, e ex-secretário de Esportes e Lazer do DF, Agnaldo Silva de Oliveira, foram condenados a pagar multa civil, à perda dos direitos políticos e à proibição de contratarem com o Poder Público. A decisão cabe recurso e foi tomada por sentença proferida por juiz da 1ª Vara de Fazenda Pública no dia 14. A decisão foi proferida em Ação Civil Publica de Improbidade Administrativa proposta pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, que denúnciou que a contratação de um amistoso entre as seleções de futebol do Brasil e de Portugal em 19 de novembro de 2008 não obedeceu aos trâmites legais.
     

    Pizzolato 

    A Polícia Federal instaurou inquérito para investigar como o ex-diretor do Banco do Brasil Henrique Pizzolato financiou sua fuga para a Itália. Condenado no processo do mensalão, o petista deixou o País em setembro, dois meses antes de ter a prisão decretada e foi capturado em 5 de fevereiro. O Brasil tenta sua extradição. Há suspeitas de que o ex-diretor do Banco do Brasil tenha movimentado altos valores de uma conta na Suíça. A polícia italiana também descobriu contas abertas na Espanha com o nome de Celso Pizzolato, irmão morto de quem Henrique assumiu a identidade após a fuga. 


  • 18/02/2014


    18.02.2014 12h12m
    Recomendar
    Sobe -  O sistema de autoatendimento na Câmara Municipal de Vereadores de Feira. 
     
    Desce - A violência, que apesar de ter índice reduzido em Feira ainda assusta a população.
     
    Ausência 

    Na reabertura dos trabalhos legislativos, muitas presenças foram registradas, dentre elas a dos secretários, cabos eleitorais, deputados e ex-vereadores, porém, uma ausência também foi percebida: a do vereador petista Pablo Roberto. Ele foi o único vereador que não estava presente à sessão de reabertura da Casa da Cidadania. O momento era importante para Pablo, já que o prefeito José Ronaldo fez uma explanação dos trabalhos desenvolvidos em Feira durante 2013 e ele é um crítico ferrenho do governo municipal. 
     
    Nepotismo 

    O Judiciário baiano decidiu fechar o cerco contra o nepotismo na Corte. O presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), desembargador Eserval Rocha, baixou mais um decreto que visa trazer moralização para o órgão. Foi publicada no Diário da Justiça Eletrônica a determinação estabelecendo que empresas terceirizadas com vínculo contratual com o TJ apresentem em um prazo de quinze dias a lista de funcionários e uma declaração que mostre possível relação familiar ou de parentesco, até o terceiro grau, com algum magistrado no Poder. 
     
    De cara limpa 

    O projeto de lei que o governo enviará ao Congresso para conter a violência em manifestações aumenta as punições em caso de dano ao patrimônio público e proíbe mascarados de circularem sem identificação pelas ruas. Prevista para ser apresentada nesta semana, em regime de urgência, a proposta também prevê o agravamento da pena para quem cometer atos de lesão corporal. “Quem quiser pintar o rosto pode pintar, mas o projeto veda o anonimato. É permitido o uso de máscara desde que as pessoas se identifiquem à autoridade policial”, disse ao Estado o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo.
     
    Sem municípios 
     
    Um dos principais desafios da primeira sessão do Congresso Nacional de 2014 que vai analisar vetos da presidente Dilma e aprovações de deputados e senadores, ontem (18), foi manter o veto à proposta de criação de novos municípios. Com isso, um dos propósitos do governo é continuar a impedir que o Legislativo crie mais despesas para a União. De acordo com o texto do veto da presidente à proposta que tramitou mais de dez anos no Congresso - que define critérios para a criação, incorporação, fusão e o desmembramento de cidades brasileiras - a medida permitirá a expansão expressiva do número de municípios no país.
     
    Vetos 
     
    Na primeira sessão do Congresso Nacional de 2014, que vai analisar vetos da presidenta Dilma Rousseff a projetos aprovados por deputados e senadores, marcada amanhã, o governo quer continuar impedindo que o Legislativo crie mais despesas para a União. Em ano eleitoral, quando a pressão de governadores e prefeitos é grande, o próximo desafio é manter o veto total à proposta aprovada no ano passado que estabelece regras para a criação de novos municípios. O texto, que tramitou mais de dez anos no Congresso, define critérios para a criação, incorporação, fusão e o desmembramento de cidades brasileiras, e o governo teme que quase 400 cidades sejam criadas a partir das novas regras. 
     
    Incerteza
     
    Parece ter caído no terreno pantonoso das incertezas a disputa pela escolha do candidato das oposições ao governo da Bahia, mostrando que a unidade, tão defendida pelos partidos que fazem o enfrentamento político ao PT no Estado, se já não está por um fio, ficará cada vez mais difícil de construir se o prefeito ACM Neto (DEM), condutor oficial do processo de negociação da chapa oposicionista, não tiver a habilidade que dele se espera para influir decisivamente na hora certa na definição do cabeça de chapa.
     
    Suborno 
     
    O secretário de Planejamento da Bahia, José Sergio Gabrielli (PT), pode ter seu nome envolvido em um novo caso de pagamento de propina por empresa estrangeira a estatais brasileiras. Após os escândalos que revelaram relações ilícitas entre os conglomerados Siemens e Alstom e companhias de transporte e energia de São Paulo e Santa Catarina, a Petrobras anunciou que “vai tomar providências cabíveis” para “averiguar a veracidade” de denúncia feita por um autointitulado ex-funcionário do grupo holandês SBM Offshore, de quem aluga pelo menos oito plataformas marítimas, duas em construção. 


  • 15/02/2014


    17.02.2014 10h49m
    Recomendar
    Sobe - A iniciativa de empresa espanhola que anunciou a implantação de indústria ferroviária em Feira de Santana. 
     
    Desce - O atraso nas obras de diversas praças esportivas que vão ser utilizadas na Copa 2014.
     
    Gênio da Lâmpada 

    Tudo indica que o ex-prefeito João Henrique (PSL) quer se reaproximar do prefeito ACM Neto (DEM). Os dois já teriam tido, inclusive, um encontro reservado, no qual o antecessor teria feito pelo menos três pedidos ao atual gestor. Neto ficou de analisá-los todos com absoluto carinho. João Henrique quer um mínimo de estrutura para eleger um grupo dele à Assembleia Legislativa no qual desponta a mulher, Tatiana Paraíso, que foi secretária municipal de Saúde. O prefeito e o ex romperam logo depois da eleição do sucessor, que passou a atribuir parte dos males que enfrentou na Prefeitura à herança maldita. O ex-prefeito ficou chateado porque deu apoio considerado decisivo a Neto na campanha.
     
    Visita 

    A primeira das três proposições apresentadas por Yulo na sessão de instalação da Comissão de Direitos Humanos, umas das mais movimentas dos últimos tempos, foi programar uma visita dos parlamentares ao presídio de Serrinha. Ele lembrou da situação de terror vivida pelos presidiários do município de Pedrinhas, no Maranhão, para alertar sobre a necessidade da comissão se apropriar das questões que envolvem o sistema penitenciário baiano e de assumir uma postura pró-ativa no sentido de evitar que os acontecimentos do município maranhense, onde mais de 60 presidiários foram assassinados em pouco mais de um ano, aconteça na Bahia. 
     
    Com calma 

    O clima de divisão na oposição, após o anúncio de que o ex-governador Paulo Souto (DEM) aceitou o desafio de ser o candidato do grupo na eleição, posição até então explicitada, apenas pelo ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB) ficou para trás, conforme avaliações de bastidores. Consta que a elevação dos ânimos com supostas incertezas sobre o futuro da aliança do DEM, PSDB e PMDB teria acalmado depois de muitas conversas lideradas pelo prefeito ACM Neto (DEM), que não quer ver a oposição esfacelada no pleito de 05 de outubro. O prefeito tem convocado os líderes partidários e os pré-candidatos a participarem de constantes reuniões que buscam a afinidade do discurso até a definição do postulante e anúncio, fato que deve acontecer depois da festa de Momo.
     
    Atração 
     
    Enquanto a chapa governista busca um vice, e a de oposição tenta destravar as negociações entorno de quem vai encabeçá-la, a majoritária do PSB, liderada pela senadora Lídice da Mata, continua sua odisseia para trazer partidos para a base socialista e já inicia os debates para o programa de governo. Além de viagens frequentes ao interior para fortalecer sua relação com prefeitos, vices e vereadores, Lídice reforça sua candidatura ainda com o primeiro Seminário Pensar a Bahia Sustentável, marcado para acontecer de 19 a 22 de fevereiro, no Hotel Portobello, em Salvador - como início da construção do projeto de governo.
     
    Entulho 

    O presidente do PT de Salvador, Edson Valadares, contestou as criticas de Heraldo Rocha, presidente municipal do DEM, ao questionar as manifestações do MST pela reforma agrária e suas relações com os governos do PT. Para o líder do “ao tentar criminalizar os movimentos sociais ele revela seu instinto autoritário, do tempo onde protestar e fazer passeatas eram considerados atos subversivos, são resíduos, entulhos da ditadura que teimam em prevalecer em tempos de democracias”, reagiu Valadares.
     
    Chantagem 

    O deputado federal Nelson Pelegrino (PT) criticou a postura do prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), diante da Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) deliberada pela Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Bahia (OAB-Ba), que pode ser impetrada contra o reajuste do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Segundo Pelegrino, a declaração de que “a cidade vai parar” é uma “chantagem do prefeito”. O petista afirmou que “desmistifica tudo o que ele disse sobre as isenções”. Ao mesmo tempo negou estar defendendo interesse de empresários.
     
    Pizzolato 

    O ex-diretor de Marketing do Banco do Brasil Henrique Pizzolato, condenado a 12 anos e sete meses de prisão na Ação Penal 470, o processo do mensalão, e preso na Itália no último dia 5 de fevereiro, foi denunciado pela polícia de La Spezia por substituição de pessoa, falso testemunho a um oficial público e falsidade ideológica. Pizzolato fugiu para o país europeu depois que sua sentença foi confirmada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no ano passado. Segundo os investigadores, ele saiu do Brasil e entrou na Itália com um passaporte falso em nome de seu irmão falecido, Celso. 


  • 14/02/2014


    14.02.2014 11h33m
    Recomendar
    Sobe - Oficina literária por incentivar professores para a prática da Literatura de Cordel.
     
    Desce - A violência que vitima mais um policial e deixa mais uma família enlutada.
     
    Fieb

    O novo presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb)Carlos Gilberto Farias e sua diretoria eleita no dia 28 de janeiro por 23 votos a 17, foi recebido em audiência pelo governador Jaques Wagner na última quarta-feira (12). Durante o evento, em que estiveram presentes os secretários James Correia, da Indústria e Comércio, e Edmon Lucas, do Gabinete, farias ressaltou a postura republicana de Wagner, que não interferiu no pleito, bastante disputado. No encontro, Farias também destacou suas metas ao governador: apoio total às micro, pequenas e médias indústrias, interiorização da ação da federação e um projeto estadual para formação de mão-de-obra.
     
    Cortes

    O governo está discutindo, pela primeira vez na gestão Dilma Rousseff, um contingenciamento das despesas com investimentos e inversões financeiras. Em situação crítica no front fiscal, com aumento de gastos previstos com o setor elétrico e sem contar com o enorme volume de receitas extraordinárias que irrigaram os cofres no ano passado (R$ 35 bilhões), a Junta Orçamentária discute um possível corte nos investimentos ou uma redução importante do subsídio dado pelo Tesouro Nacional ao BNDES. Não há decisão tomada, mas os técnicos dos Ministérios da Fazenda e do Planejamento têm passado madrugadas debruçados em projeções de receitas e estimativas de despesas para o ano, de forma a calibrar a meta fiscal que será anunciada na semana que vem. 
     
    Pra ficar fortinho

    O Partido dos Trabalhadores (PT) continua a caravana participativa que tem como meta ouvir a população de diferentes regiões do interior da Bahia para a formatação do plano de governo do pré-candidato Rui Costa, atual secretário da Casa Civil do governo Wagner. Depois de passar por Feira de Santana e Serrinha, as próximas plenárias do PT serão em Vitória da Conquista, no sábado, e em Guanambi, no domingo. A intenção das visitas com a presença dos pré-candidatos é traçar demandas, mas também objetiva que os aliados da base governista conheçam mais a composição da chapa majoritária, até agora com Rui Costa e Otto Alencar, para o Senado. 
     
    Louos

    A polêmica em torno da Lei do Ordenamento e Uso do Solo de Salvador (Louos) e do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) ganhou um capítulo de entendimento na última quarta-feira (12), com o julgamento pelo pleno do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). Após vários debates, a Corte deu parecer favorável a três pontos da modulação das propostas, autorizando o poder municipal, referente à construção do centro administrativo municipal, localizado no Vale dos Barris, a substituição dos mapas da Linha Viva e a realização de um estudo prévio de impacto ambiental da Linha Viva. Conforme avaliação valerá dessa forma a LOUOS e o PDDU antigo, com estes três quesitos, até que a prefeitura municipal apresente uma nova lei. 
     
    Dever cumprido

    O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), disse na última quarta-feira, 12, que os deputados “cumpriram com o seu dever” ao decidirem pela cassação do agora ex-deputado Natan Donadon (sem partido-RO). “Não foi uma noite prazerosa, foi constrangedora”, disse Alves. “E esta Casa cumpriu com o seu dever honrando a primeira votação com o voto aberto na perda de mandato parlamentar”, acrescentou. Nesta noite, os deputados cassaram, por 467 votos a favor e uma abstenção, o mandato de Natan Donadon, agora ex-deputado que foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e cumpre pena no complexo penitenciário da Papuda.
     
    Sem favorecimento

    Na disputa pelo governo do Rio de Janeiro, a presidente Dilma Rousseff “não vai favorecer nenhum dos candidatos” que compõem a sua base de apoio. Isso mesmo com a candidatura própria do PT no estado com o senador Lindbergh Farias. A declaração foi dada pelo presidente nacional do PT, deputado estadual Rui Falcão (SP), que esteve reunido por mais de uma hora com o pré-candidato ao Palácio Guanabara, deputado federal Anthony Garotinho (PR).
     
    Ninguém sabe

    Responsável pela defesa do deputado federal Eduardo Azeredo (PSDB-MG), o advogado José Gerardo Grossi afirmou na última quarta-feira, 12, que seu cliente não sabia das irregularidades cometidas pelo esquema do mensalão mineiro. Eduardo Azeredo deverá ser julgado neste semestre pelo plenário do Supremo Tribunal Federal (STF). O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, sugeriu que o STF fixe como punição uma pena de 22 anos de cadeia e uma multa de mais de R$ 400 mil.
     
    Pizzolato

    Antes de fugir para a Itália, o ex-diretor de marketing do Banco do Brasil, Henrique Pizzolato, abriu três contas bancárias na Espanha, em conjunto com sua mulher, Andrea Eunice Haas, informa a Folha de S. Paulo. Uma delas seria anterior a 2010, segundo informações repassadas à Polícia Federal pela Direção de Cooperação Internacional da polícia espanhola. O valor movimentado nas contas e os nomes dos bancos são mantidos em sigilo. Mesmo com as contas abertas, esta não foi a principal forma usada por Pizzolato para movimentar dinheiro desde que chegou à Europa, após sua condenação no mensalão. O ex-diretor do BB operava com dinheiro vivo.


Os comentários e textos não representam a opinião do portal; a responsabilidade pelo blog é do autor da mensagem.
Folha do Estado da Bahia
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia