PMFS
Em cima da hora:
Projeto contra corrupção do MPF já coletou mais 31 mil assinaturas na PB
-
  • Facebook
  • Twitter
  • Orkut
  • Feeds
  • 30/09/2014


    30.09.2014 15h35m
    Recomendar

    Sobe - A Bahia por apresentar redução de 185 mil crianças e adolescentes exercendo algum trabalho em 2013

    Desce - Homem que fingiu ser policial rodoviário para assaltar

     

    Cordão dos puxa saco

    Sem poupar palavras, a vereadora Eremita Mota (PDT) disse em discurso ontem (29) que os vereadores que estão fazendo fuxico de sua pessoa ao prefeito José Ronaldo procurem trabalhar para ocupar o tempo, porque o seu está sendo bem ocupado com a campanha de seus candidatos. "Apoio Zé Neto e João Gualberto e o prefeito sabe muito bem disse, foi o primeiro a saber. Então, não adianta sentar ao lado do prefeito e dizer que eu o estou traindo porque os candidatos sabem o trabalho que estou fazendo e no término das eleições vão dizer que valeu a pena ter o apoio da vereadora, porque eu estou trabalhando", disparou.

    Asfalto

    O asfaltamento da estrada de Jaguara está garantido, caso o candidato a deputado federal Fernando Torres ganhe esta eleição. A promessa é do vereador David Neto (PTN). "Meu candidato a federal vai mandar emendas para asfaltar a estrada de Jaguara. Eu falo em nome do deputado. Esta é uma promessa e, se ele não cumprir, sou eu quem vou subir nesta tribuna para falar mal dele", garantiu David.

    Exclusiva

    A série de entrevistas exclusivas do Jornal Folha do Estado com os candidatos ao Governo da Bahia foi ceifada pelos candidatos Marcos Mendes (PSOL) e Ranata Mallet (PSTU) que, sem qualquer justificativa, não colaboraram para a publicação das entrevistas, mesmo com os contatos insistentes na nossa equipe de reportagem. Lamentamos a falta de interesse desses candidatos em apresentar suas propostas de governo no único jornal de circulação diária de Feira de Santana, a segunda maior cidade da Bahia.

    Cartórios

    Preocupado com o serviço prestado à sociedade e o alto preço cobrado pelos documentos expedidos,o vereador Marcos Lima (PRP),usou a tribuna na manhã de ontem (29) para tecer críticas aos órgãos que atuam na cidade. "As filas são muito grandes, as pessoas vêem reclamando com freqüência dos péssimos serviços que são prestados naqueles locais, sem falar dos preços cobrados pelos documentos, são caríssimos. É preciso que as autoridades fiquem atentas a estas reivindicações porque a população não está satisfeita com o que os cartórios vêm fazendo em Feira de Santana", disse.

    Via Bahia

    Mais uma vez a concessionária Via Bahia é alvo de crítica na Casa da Cidadania. Ontem (29) foi a vez do presidente da Casa, vereador Justiniano França (DEM) disparar contra ela. "Via Transtorno. Qualquer nome menos Via Bahia. Quem precisar ir a Salvador deve sair 3 ou 4 horas antes do seu compromisso porque os engarrafamentos não têm mais hora certa para acontecer, são de manhã, à tarde e à noite. É preciso que as terceira faixa seja construída com urgência", sugeriu.

    Propagandas

    O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Tarcisio Vieira determinou que a campanha da presidente Dilma Rousseff (PT) suspenda a projeção de propagandas eleitoras maiores que 4 m² sobre prédios. Com divulgação do número de votação e de ações do governo, os "outdoors eletrônicos" foram instalados em Brasília, São Paulo, Guarulhos (SP), Vitória, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Belo Horizonte. A decisão, em caráter liminar, atendeu a pedido de Aécio Neves (PSDB), sob o argumento de utilizaram a fachada de bens públicos e particulares, principalmente em pontos turísticos movimentados e com "forte e imediato apelo visual".

    História em quadrinhos

    A campanha de Marina Silva começou a distribuir no fim de semana um gibi que conta a trajetória de vida da candidata do PSB ao Palácio do Planalto. Em uma das páginas da história em quadrinho, ela aparece ao lado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de quem foi ministra entre os anos de 2003 e 2008. "Em 2002, Marina foi convidada por Lula para assumir o Ministério do Meio Ambiente. Foi o segundo nome anunciado de todo o ministério", diz o texto do gibi. Depois de ficar no comando da pasta por mais de cinco anos, Marina deixou o cargo após inúmeros embates internos no governo, mas nunca escondeu a admiração que tem por Lula. Mesmo depois de ter saído do PT, em 2009, ela evita fazer críticas diretas ao antigo aliado.

     

    Valores

    A uma semana das eleições, o candidato à Presidência da República pelo PSDB, Aécio Neves vai à terra natal de seu avô para convocar os mineiros. Em dois pronunciamentos feitos na cidade _ um na frente do Solar dos Neves e outro em encontro com lideranças políticas no Campo das Vertentes no centro da cidade -, o tucano ressaltou em "resgatar os valores que permearam" a vida de seu avô, Tancredo Neves, como a "ética, decência e generosidade". "Há 30 anos saio daqui acreditando que política e decência possam ser quase como irmãs siamesas.
     



  • 29-09-2014


    29.09.2014 16h08m
    Recomendar

     

    Pesquisa
    O último levantamento da pesquisa Ibope, que mostra o detalhamento por estados, mostra que a candidata Dilma Rousseff (PT) venceria no 1º turno se dependesse dos baianos.Dilma aparece com 52%, à frente da sua principal adversária, Marina Silva (PSB), que aponta com 23%. Já o tucano Aécio Neves registrou 11% das intenções de voto. Luciana Genro (PSOL) pontuou 1%. Brancos e nulos somaram 6%. Não sabem ou não responderam, 7%. Em todo o país, Dilma computou 28%, Marina, 29% e Aécio, 19%. A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos.

    Crise
    O candidato a vice-presidente da República pelo PSB, Beto Albuquerque, cancelou a agenda de campanha que cumpriria ontem (26) em Minas Gerais ao lado da candidata Marina Silva para tentar resolver a crise instalada no partido desde que o presidente da legenda, Roberto Amaral, convocou o diretório nacional para eleger o novo comando da legenda, na próxima segunda. Albuquerque, vice-presidente do PSB, disse que a convocação é "inoportuna" e que o partido deve estar totalmente focado na disputa presidencial. Amaral, que tenta continuar à frente do PSB, argumenta que a data tinha sido marcada pelo ex-governador, candidato à Presidência da República e presidente do partido Eduardo Campos, que morreu em um acidente aéreo em 13 de agosto.

    Consciência
    Com o objetivo de conscientizar o eleitor na hora do voto, a OAB da Bahia lançou o vídeo da campanha “Vote Limpo”. A iniciativa foi criada no início do mês, pelo Conselho Federal da Ordem, e replicada com a cara e sotaque baianos pela seccional local. “Voto secreto”, “venda de votos” e “corrupção” são alguns dos temas abordados no vídeo, que apresenta um jingle feito especialmente para a campanha, interpretado por representantes da OAB-BA. “Nossa intenção é esclarecer e sugerir aos cidadãos que reflitam antes das eleições e que, desta forma, deem um voto de consciência livre”.

    Encontro
    Para celebrar os avanços e discutir os próximos passos do Poder Judiciário no Brasil, presidentes, vice-presidentes e representantes de tribunais de Justiça do Brasil estão reunidos, até hoje (27), no 100º Encontro do Colégio Permanente de Presidentes de Tribunais de Justiça do Brasil (CPPTJB). O governador Jaques Wagner, o presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), desembargador Eserval Rocha, e a presidente em exercício do Superior Tribunal Federal (STF) e presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Carmen Lúcia, participaram, na noite da última quinta-feira (25), da abertura do evento, que está sendo realizado no Hotel Grand Palladium, em Imbassaí, no município de Mata de São João.

    Campanha acirrada
    Faltando nove dias para eleição que vai decidir a cadeira para o Senado, os candidatos Geddel Vieira Lima (PMDB), pela coligação Unidos pela Bahia, e Otto Alencar (PSD), pela coligação Pra Bahia Mudar Mais, ampliam o clima de acirramento em suas estratégias de campanhas. Ambos apareceram com empate técnico na última pesquisa do Instituto Ibope. O peemedebista apareceu com 33% das intenções de voto e o pessedista com 29%. Na terceira colocação foi apontada a ex-ministra do STJ, Eliana Calmon, da coligação Um Novo Caminho para a Bahia com 4%.

    Biometria
    Pelo menos 15% dos eleitores devem demorar mais tempo para escolher seus candidatos nas urnas este ano. Nas eleições que ocorrerão em dez dias, mais de 21 milhões de brasileiros usarão a biometria para se identificar. No Distrito Federal (DF), onde todos os eleitores serão identificados pelas digitais, a expectativa é que a votação seja concluída por volta das 19h, duas horas depois do horário oficial de fechamento dos portões das seções. O assessor de Planejamento do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Marcello Soutto Mayor, explicou que algumas medidas foram tomadas para minimizar os atrasos, como um número maior de seções.

    Condenado à prisão
    O prefeito do município de Sento Sé, Ednaldo dos Santos Barros (PSDB), foi condenado na última quinta-feira (25), pela 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça da Bahia, à pena de cinco anos de reclusão. Denunciado pelo Núcleo de Investigação de Crimes Atribuídos a Prefeitos do Ministério Público da Bahia (MP-BA), o gestor também foi condenado à perda do cargo, afastamento imediato das suas funções e inabilitação para o exercício de cargo público pelo prazo de cinco anos. Ednaldo foi acusado de, “acobertado por notas fiscais 'frias'”, desviar recursos públicos por meio de aquisições “fraudulentas” de medicamentos. O fato ocorreu durante o seu primeiro mandato, no ano de 1998.



  • 26/09/2014


    26.09.2014 10h25m
    Recomendar

    Sobe- Ações interpartidárias envolvendo a União, o Estado e o Município no combate à Chikungunya.
    Desce- Farmácias e drogarias que descumprem Código de Defesa do Consumidor.

     

    Prestação
    A prestação de contas do polêmico convênio do Instituto Brasil com o governo do Estado ainda não recebeu o sinal verde no Tribunal de Contas do Estado (TCE) para julgamento. Atualmente, se encontra sob exame do Ministério Público de Contas, depois de permanecer exatos 581 dias no gabinete do então conselheiro Manoel Castro. Os demais relatores, a ex-conselheira Ridalva Figueiredo, e o conselheiro Inaldo Araújo – atual presidente do TCE –, consumiram, respectivamente, 14 e cinco dias com a matéria, que está desde o dia 22 sob a responsabilidade do conselheiro Zezéu Ribeiro. O processo do Instituto Brasil tramita no Tribunal há mais de 1.500 dias.

    Bens bloqueados
    O deputado Paulo Maluf (PP-SP) sofreu outro revés na Justiça. Réu em ação de improbidade por suposto desvio de US$ 344 milhões do Tesouro e remessa de valores para paraísos fiscais quando foi prefeito de São Paulo, ele requereu ao Tribunal de Justiça a liberação de seu patrimônio, bloqueado desde 2004 por ordem da 4ª Vara da Fazenda. Maluf alegou “ofensa aos princípios constitucionais” porque a medida vigora há dez anos. O desembargador Osvaldo Magalhães decidiu que “ainda subsistem os motivos (do bloqueio) como medida de interesse público”.

    Aumento etanol
    A presidente Dilma Rousseff sancionou a Lei 13.033 que aumenta os porcentuais de adição de biodiesel ao óleo diesel e de etanol à gasolina. O texto foi publicado no Diário Oficial da União de ontem (26). A lei eleva para 6% o porcentual obrigatório de mistura do biodiesel ao óleo diesel, a partir de 1º de julho deste ano. Antes, o porcentual era de 5%. Pela norma, a partir de 1º de novembro, o porcentual subirá novamente, passando para 7%. Esse porcentual, no entanto, poderá ser reduzido pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), a qualquer tempo, por motivo justificado, para até 6%.

    Investigação TCU
    O Tribunal de Contas da União (TCU) vai determinar que o conselho curador do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) apure a conduta do jornalista Luiz Fernando Emediato, representante da Força Sindical no comitê de investimento do FI-FGTS e um dos responsáveis pela aprovação de aportes do fundo. Em relatório preliminar lido na última quarta-feira, 24, na reunião do comitê, o TCU informa que dará um prazo de um mês para o conselho curador do FGTS investigar se houve conflito de interesse na postura de Emediato. O jornal O Estado de S. Paulo revelou em junho que Emediato procurou ao menos quatro empresas, beneficiadas ou na fila de espera por recursos do FI-FGTS, para que patrocinassem um filme baseado num livro que escreveu.

    Sem amor
    O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou na noite da última quarta-feira, 24, durante comício em Santo André, no Grande ABC (SP), que ouviu de um eleitor que a candidata Marina Silva (PSB) o ama e retrucou: “Eu disse que também amo a Marina, mas eleição não é questão de amor, se não eu escolhia a Marisa”. O ex-presidente voltou a dizer que escolheu como sucessora a atual presidente e candidata à reeleição, Dilma Rousseff (PT), por ela ser a mais preparada. Ele disse que Dilma era a “mais competente” e “mais preparada” para o cargo. Lula disse ainda que eleição para presidente “não é brincadeira” e “nem um teste”. 

    Instituto Brasil
    A promotora responsável pelo caso do Instituto Brasil, Rita Tourinho, informou que ouvirá nos próximos dias novas testemunhas ligadas à ONG, para apurar as denúncias de um esquema de desvio de recursos públicos para construção de casas populares no interior do estado. Integrante do Grupo de Atuação Especial de Defesa do Patrimônio Público e da Moralidade Administrativa (Gepam) do Ministério Público, ela manteve sigilo sobre os nomes das pessoas convocadas para depor e as datas das audiências, mas afirma que os candidatos petistas citados pela presidente do instituto, Dalva Sele Paiva, em entrevista à revista Veja, não estão na lista.

    Debate
    Diferente do debate realizado pela Band, a candidata ao governo pelo PSTU, Renata Mallet, participará do próximo embate televisivo promovido pela Record Bahia hoje (26), a partir das 22h40. Também estarão presentes os governáveis Lídice da Mata (PSB), Marcos Mendes (PSOL), Paulo Souto (DEM), Rogério da Luz (PRTB) e Rui Costa (PT). Mallet não foi chamada no debate anterior porque, de acordo com a lei eleitoral nº 9.504/1997, é assegurada somente a participação de candidatos dos partidos com representação na Câmara dos Deputados.
     



  • 25/09/2014


    25.09.2014 10h05m
    Recomendar

    Por Humberto Cedraz
    Sobe- A Semana Nacional de Trânsito por promover atividades educativas a transeuntes.
    Desce- Condutores imprudentes por serem responsáveis por 70% dos acidentes em Feira.
     

    Revalida
    Decepcionado com a obrigatoriedade do Revalida para os médicos brasileiros formados no exterior, o vereador José Carneiro Rocha (PSL) citou o exemplo de um médico que está preso por ter se formado no exterior e não tem o Revalida. “Esse é o tratamento que o governo petista dá aos médicos brasileiros formados no exterior. Sou contra essa retaliação e tratamento diferenciado ao médico brasileiro, diferente do tratamento carinhoso que o governo brasileiro dá aos cubanos. Quero lamentar a forma como o PT trata nossos médicos”, disparou.

    Leitura
    A vereadora Gerusa Sampaio (PROS) convidou a população feirense à participar do 3º Fórum Municipal de Leitura, que será realizado no próximo dia 29, às 19 horas, no Cuca. No evento será apresentado o Plano de Cultura de Feira de Santana. “Os interessados devem fazer as inscrições na hora. Isso será muito interessante para os que admiram a leitura e o aprendizado. O evento terá a participação de palestrantes e um coquetel ao final. Gostaria de convidar toda a população para participar”, convidou.

    Caminhada
    No dia 25, a presidente Dilma Rousseff estará em Feira de Santana em busca de votos para o 13. A presidente fará uma caminhada no centro da cidade, a partir das 10 horas, com concentração no Nordestino. O convite foi ratificado pelos vereadores petistas na sessão de ontem (24) na Câmara de Vereadores.

    Mudança
    O vereador Ronny (PSDB) fez um discurso que deixou os colegas com “pulga atrás da orelha”. O edil disse que há possibilidade de mudança de apoio político faltando poucos dias para as eleições, mas ressaltou que anseia muito que isto não aconteça. Preocupado com o que ouviu, o edil Roque Pereira (PTN) convidou o colega a marchar com o seu candidato. “Se está insatisfeito com seu deputado estadual (Targino) que venha marchar com Geilson”, convidou.

    Delação
    Integrantes da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) da Petrobras reuniram-se na última terça-feira (23) com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, para pedir acesso ao depoimento no qual o ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa cita nomes de políticos favorecidos com propinas no esquema de corrupção investigado na Operação Lava Jato, da Polícia Federal. O ministro Teori Zavascki, relator dos processos sobre a operação no Supremo, e o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, também participaram do encontro.

    Provas
    Diante de acusações dos petistas de que não haveria provas documentais para atestar irregularidades no Instituto Brasil, a principal delatora do suposto esquema de desvio público, Dalva Sele Paiva, afirmou que tem elementos o suficiente para comprovar o relatado na revista Veja. A presidente da ONG disse que sofre com perseguições por militantes petistas e negou que tenha sido ‘comprada’ pela oposição. Segundo a própria, ela estaria em Barcelona, Espanha, e só voltaria ao Brasil assim que tiverem asseguradas a sua segurança e integridade física. Ela voltou a afirmar a presença do candidato ao governo do estado Rui Costa (PT) no esquema de desvio de dinheiro. “Rui Costa nunca constou na folha de pagamento, mas recebeu algumas vezes”, escreveu.
     



  • 24/09/2014


    24.09.2014 14h56m
    Recomendar

    Sobe- A diversidade artístico-cultural presente na Feira do Livro 2014.
    Desce- A onda de assaltos que volta a assusta os moradores de Feira de Santana.

    Caixa 2
    Depois de mais um escândalo petista divulgado na revista Veja do último domingo (21), o vereador José Carneiro Rocha (PSL) repercutiu o assunto na Casa da Cidadania na manhã de ontem (22). “É, mais uma vez, satanás pregando quaresma. Eu espero que esse país não vire o país da impunidade”, finalizou Carneiro.

    Denúncia
    O presidente estadual do PT, Everaldo Anunciação, afirmou que o partido e todos os que foram citados na reportagem da Revista Veja, envolvendo o Instituto Brasil, vão entrar na Justiça para acionar criminalmente tanto a publicação da Editora Abril quanto a dirigente do instituto que assumiu a denúncia “e vamos exigir que eles provem o que está escrito, pois temos absoluta certeza de que tudo não passa de um monte de mentiras, dito por uma pessoa movida pela raiva justamente porque não encontrou, dentro do governo da Bahia nem do PT, quem se dispusesse a encobrir as irregularidades que cometeu”.

    Contaminação
    Preocupado com a contaminação e mutação do mosquito da dengue, o vereador Isaias de Diogo (PPS) pediu que as pessoas abram as portas de suas casas para a entrada dos agentes de endemias, que visam conter a proliferação do mosquito. “A qualquer momento pode se tornar uma epidemia e nem todas as pessoas têm cuidado com a prevenção da dengue, mas os agentes estão operando para contê-los. Por isso, peço a todos que deixem os agentes adentrar suas casas. Vamos lutar contra este mosquito”, pediu Isaias.

    Inauguração
    Para que os vereadores pudessem participar da inauguração da base comunitária de segurança do bairro Rua Nova, o grande expediente da sessão de ontem (22) foi suprimido. “O governador Jaques Wagner tem feito um trabalho forte na segurança de Feira de Santana. Procurou equipar a Polícia Militar trazendo mais segurança para nosso município. Hoje é inaugurada a base de segurança que, com certeza, trará mais tranqüilidade aos moradores daquele bairro”, comemorou Beldes Ramos (PT).

    Transporte
    Na busca incansável pela melhoria do transporte coletivo urbano, o vereador Edvaldo Lima (PP) foi o porta-voz dos moradores da localidade Estrada do Besouro, Asa Branca. “Fui procurado por moradores desta localidade porque há ali um conjunto habitacional Minha Casa Minha Vida, mas não há transporte para os moradores. É preciso que o poder municipal fique atento à esta reivindicação”, solicitou. Tática do medo
    A presidente e candidata à reeleição, Dilma Rousseff, rechaçou ontem (22) durante entrevista ao Bom Dia Brasil, da TV Globo, que está usando a tática do medo ao fazer críticas a sua adversária Marina Silva e exibir em seus programas eleitorais peças que mostram, por exemplo, pessoas ficando sem comida como consequência de algumas medidas propostas por Marina. “Tudo que eu falo sobre a candidata Marina está no programa dela”, afirmou. Dilma voltou a criticar a proposta de independência do Banco Central e afirmou que a redução do papel dos bancos públicos vai reduzir o financiamento de obras de infraestrutura e programas sociais, como o Minha Casa, Minha Vida.

    Impugnado
    A ministra Maria Thereza de Assis Moura, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), impugnou a candidatura do ex-prefeito de Itabuna José Nilton Azevedo Leal, o Capitão Azevedo, do DEM, a deputado estadual. A decisão tem como base a Lei da Ficha Limpa e se refere à rejeição de contas públicas apontadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) da Bahia nos exercícios de 2009, 2010, 2011 e 2012 quando Capitão Azevedo estava à frente da gestão do município. Por se tratar de decisão monocrática, ainda cabe recurso.

    Novos empreendimentos
    O candidato do PSDB à Presidência da República, Aécio Neves, prometeu no último domingo (21) que, se for eleito, promoverá uma grande desburocratização nas pequenas e médias empresas e buscará meios de facilitar a forma de tributação para esses empresários. “Vamos aumentar o limite para que as pequenas e microempresas façam suas declarações [de impostos] com base no lucro presumido. Isso atenderá também às médias empresas e aos profissionais liberais, buscando estimular essas pessoas a empreender cada vez mais”, disse ele durante visita ao Centro de Tradições Nordestinas de São Cristóvão, na zona norte do Rio de Janeiro.
     



  • 23/29/2014


    23.09.2014 15h07m
    Recomendar

    Caixa 2
    Depois de mais um escândalo petista divulgado na revista Veja do último domingo (21), o vereador José Carneiro Rocha (PSL) repercutiu o assunto na Casa da Cidadania na manhã de ontem (22). “É, mais uma vez, satanás pregando quaresma. Eu espero que esse país não vire o país da impunidade”, finalizou Carneiro.

    Denúncia
    O presidente estadual do PT, Everaldo Anunciação, afirmou que o partido e todos os que foram citados na reportagem da Revista Veja, envolvendo o Instituto Brasil, vão entrar na Justiça para acionar criminalmente tanto a publicação da Editora Abril quanto a dirigente do instituto que assumiu a denúncia “e vamos exigir que eles provem o que está escrito, pois temos absoluta certeza de que tudo não passa de um monte de mentiras, dito por uma pessoa movida pela raiva justamente porque não encontrou, dentro do governo da Bahia nem do PT, quem se dispusesse a encobrir as irregularidades que cometeu”.

    Contaminação
    Preocupado com a contaminação e mutação do mosquito da dengue, o vereador Isaias de Diogo (PPS) pediu que as pessoas abram as portas de suas casas para a entrada dos agentes de endemias, que visam conter a proliferação do mosquito. “A qualquer momento pode se tornar uma epidemia e nem todas as pessoas têm cuidado com a prevenção da dengue, mas os agentes estão operando para contê-los. Por isso, peço a todos que deixem os agentes adentrar suas casas. Vamos lutar contra este mosquito”, pediu Isaias.

    Inauguração
    Para que os vereadores pudessem participar da inauguração da base comunitária de segurança do bairro Rua Nova, o grande expediente da sessão de ontem (22) foi suprimido. “O governador Jaques Wagner tem feito um trabalho forte na segurança de Feira de Santana. Procurou equipar a Polícia Militar trazendo mais segurança para nosso município. Hoje é inaugurada a base de segurança que, com certeza, trará mais tranqüilidade aos moradores daquele bairro”, comemorou Beldes Ramos (PT).

    Transporte
    Na busca incansável pela melhoria do transporte coletivo urbano, o vereador Edvaldo Lima (PP) foi o porta-voz dos moradores da localidade Estrada do Besouro, Asa Branca. “Fui procurado por moradores desta localidade porque há ali um conjunto habitacional Minha Casa Minha Vida, mas não há transporte para os moradores. É preciso que o poder municipal fique atento à esta reivindicação”, solicitou.

    Tática do medo
    A presidente e candidata à reeleição, Dilma Rousseff, rechaçou ontem (22) durante entrevista ao Bom Dia Brasil, da TV Globo, que está usando a tática do medo ao fazer críticas a sua adversária Marina Silva e exibir em seus programas eleitorais peças que mostram, por exemplo, pessoas ficando sem comida como consequência de algumas medidas propostas por Marina. “Tudo que eu falo sobre a candidata Marina está no programa dela”, afirmou. Dilma voltou a criticar a proposta de independência do Banco Central e afirmou que a redução do papel dos bancos públicos vai reduzir o financiamento de obras de infraestrutura e programas sociais, como o Minha Casa, Minha Vida.

    Impugnado
    A ministra Maria Thereza de Assis Moura, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), impugnou a candidatura do ex-prefeito de Itabuna José Nilton Azevedo Leal, o Capitão Azevedo, do DEM, a deputado estadual. A decisão tem como base a Lei da Ficha Limpa e se refere à rejeição de contas públicas apontadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) da Bahia nos exercícios de 2009, 2010, 2011 e 2012 quando Capitão Azevedo estava à frente da gestão do município. Por se tratar de decisão monocrática, ainda cabe recurso.

    Novos empreendimentos
    O candidato do PSDB à Presidência da República, Aécio Neves, prometeu no último domingo (21) que, se for eleito, promoverá uma grande desburocratização nas pequenas e médias empresas e buscará meios de facilitar a forma de tributação para esses empresários. “Vamos aumentar o limite para que as pequenas e microempresas façam suas declarações [de impostos] com base no lucro presumido. Isso atenderá também às médias empresas e aos profissionais liberais, buscando estimular essas pessoas a empreender cada vez mais”, disse ele durante visita ao Centro de Tradições Nordestinas de São Cristóvão, na zona norte do Rio de Janeiro.
     



  • 22/09/2014


    22.09.2014 10h09m
    Recomendar

     

    Sem apoio
    A candidata do PSOL à Presidência da República, Luciana Genro, disse que, caso ela não vá para o segundo turno das eleições, a tendência do partido é não apoiar nenhum dos outros candidatos. Ela participou de um debate com estudantes e militantes partidários, na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. “Se todo mundo que está simpatizando com nossas propostas votar no PSOL, podemos chegar ao segundo turno. Se, eventualmente, não chegarmos, o PSOL nunca apoiou ninguém no segundo turno. Nem em 2006, nem em 2010, e não creio que vá apoiar em 2014, até porque os três candidatos do sistema defendem a mesma política econômica.

    No ralo
    O governador da Bahia, Jaques Wagner, defendeu na última quinta-feira, uma reforma política no País que elimine os atuais problemas causados pelo crescente custo das campanhas eleitorais. “Ou, então, vamos todos para o ralo.” Depois de saudar os 4.500 lojistas de todo o País presentes na 54ª Convenção Nacional do Comércio Lojista, na Costa de Sauípe, Litoral Norte da Bahia, a 70 quilômetros de Salvador, Wagner conversou com os jornalistas, quando comparou o atual sistema eleitoral a uma máquina de moer carne.

    Datanilo
    O Ministério Público do Estado ingressou com representação na Procuradoria Regional Eleitoral pedindo abertura de investigação contra o instituto de pesquisas Babesp, também conhecido como Datanilo, por causa de suas ligações com o presidente da Assembleia, deputado Marcelo Nilo (PDT). No documento, a promotora Rita Tourinho, do Grupo de Atuação Especial de Defesa do Patrimônio Público e da Moralidade Administrativa, solicita que seja averiguada a idoneidade da Babesp, cujos donos oficiais, informa o requerimento, são irmãos de funcionários do Legislativo que trabalham há muito tempo como assessores de Nilo.

    Propina
    O Ministério Público Federal em Brasília acusou na Justiça o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), de ter recebido propina da construtora Mendes Júnior pela elaboração de emendas parlamentares que beneficiavam a empreiteira. Em ação de improbidade administrativa, a Procuradoria da República no Distrito Federal diz que Renan teve despesas de um “relacionamento extraconjugal” pagas pela empresa na sua primeira passagem pelo comando da Casa (2005-2007).

    Exceção
    Os Correios abriram uma exceção para o PT e distribuíram em São Paulo panfletos da presidente Dilma Rousseff sem chancela ou compromisso de que houve postagem oficial. A estampa, prevista em norma da própria estatal, serve para demonstrar que houve pagamento para envio, de forma regular, da propaganda eleitoral. Sem ela, é difícil atestar que a quantidade de material distribuído corresponde ao que foi contratado pelo partido. O número declarado de panfletos distribuídos sem chancela dos Correios foi de 4,8 milhões.

    Sem afro
    A coordenadora de promoção da igualdade racial da campanha de Marina Silva (PSB), Valneide Nascimento, admitiu que a equipe errou ao não detalhar políticas para religiões como o candomblé e a umbanda. “Como a Marina, sou protestante e não tinha um acúmulo de conhecimento sobre políticas específicas para religiões de matriz africana. Então deixamos para os militantes do PSB de Salvador. Foi uma falha nossa”, comentou a coordenadora à coluna Tempo Presente. Por conta disso, a candidata ao governo Lídice da Mata, o vereador Silvio Humberto – ambos socialistas – e o presidente da Fundação Palmares Zulu Araújo estão no processo de elaboração de um documento em que contém as reivindicações do movimento negro para entregar a presidenciável.

    Juiz condenado
    O juiz Sérgio Rocha Pinheiro Heathrow foi condenado à aposentadoria compulsória pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) por peculato – crime de desvio de dinheiro público. A decisão de aposentar o magistrado foi tomada pelo Tribunal Pleno na última quarta-feira (17). De acordo com a relatora do processo administrativo disciplinar, desembargadora Heloísa Pinto de Freitas, o juiz é alvo de diversos processos administrativos e já estava afastado das atividades, por ter sido condenado anteriormente pelo tribunal à disponibilidade.
     



  • 19/09/2014


    19.09.2014 09h54m
    Recomendar

    Sobe- A vasta programação de eventos alusivos ao aniversário de Feira de Santana.
    Desce- O grande número de domicílios brasileiros, que segundo o Pnad, ainda não possuem saneamento básico.

    Trabalho infantil
    Durante a sessão esta semana, o vereador Eli Ribeiro abordou questões relacionadas ao combate a exploração do trabalho infantil na segunda maior cidade baiana. Ele mostrou que em 2012, durante uma força-tarefa, o Ministério Público do Trabalho flagrou mais de duzentas crianças que trabalhavam

    irregularmente aqui em Feira de Santana, município que naquela época ocupava a segunda posição no ranking das cidades com maiores índices de atividades profissionais irregulares de menores. “Isto também é uma violência, um atentando aos direitos humanos infantis”, lamentou o vereador.

    Insistência
    O candidato do PSDB à Presidência Aécio Neves vai intensificar até o dia 5 de outubro as fórmulas que, na avaliação da campanha, o ajudaram a recuperar quatro pontos na pesquisa de intenção de votos divulgada pelo Ibope/Estado/TV Globo. O foco continuará sendo a conquista do eleitor anti-PT. Para isso, Aécio insistirá na tática de criticar a presidente Dilma Rousseff (PT) e “desconstruir” a candidata Marina Silva (PSB). A coordenação da campanha presidencial tucana quer intensificar o contato de Aécio com o eleitor e ampliar a ocupação de espaços nas campanhas regionais.

    Fiscalização obstruída
    A acusação feita Tribunal de Contas da União (TCU) nesta quarta-feira, 17, afirmando que o BNDES “obstrui” o acesso do órgão fiscalizador a informações sobre a relação do banco estatal com o frigorífico JBS, foi rebatida nesta noite pela instituição financeira em nota enviada ao Broadcast, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado. “O BNDES, como qualquer instituição bancária, pública ou privada, tem o dever de resguardar algumas informações das pessoas físicas e jurídicas com as quais se relaciona”, afirma.

    Gratificações irregulares
    Os sindicatos que representam os servidores e auxiliares da Justiça foram notificados pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) para que apresentem suas defesas sobre os pagamentos de gratificações irregulares indicadas no relatório da auditoria externa na folha de pagamentos contratada pela Corte. A auditoria externa apresenta diversos pontos em “não conformidades” que deverão ser atacados pelo tribunal para botar as contas e dias, e, possivelmente, sair da profunda crise em que se encontra.

    Aumento contas
    O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) determinou que a Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (AL-BA) forneça à Procuradoria Regional Eleitoral (PRE-BA), em 48 horas, informações sobre o aumento de gastos de seis deputados com “divulgação da atividade parlamentar”. A decisão foi tomada a pedido da PRE, após o órgão identificar que os valores solicitados em junho deste ano, quando comparado ao mesmo período de 2012. A AL-BA não teria respondido, além de ter, supostamente, suprimido os dados sobre o quesito no site da assembleia.

    Condenados
    A Justiça Federal no Paraná condenou a 4 anos e 4 meses de prisão o doleiro Alberto Youssef pelo crime de corrupção ativa no âmbito do caso Banestado – escândalo de evasão de divisas nos anos 1990. Alvo da Operação Lava Jato – investigação sobre lavagem de R$ 10 bilhões e corrupção na Petrobras – Youssef sofria ainda acusação por seu vínculo com o caso do antigo banco do Estado do Paraná. Neste caso, ele foi condenado porque obteve, em agosto 1998, empréstimo fraudulento de US$ 1,5 milhão para a Jabur Toyopar Importação e Comércio de Veículos Ltda. no Banestado, agência de Grand Cayman, mediante pagamento de propina de US$ 131 mil ao então diretor de Operações Internacionais da instituição financeira.

    Reformas
    O Brasil deve crescer menos que o previsto este ano e em 2015 e precisa de reformas para resolver os gargalos da infraestrutura e estimular a atividade econômica. Além disso, o país pode ter que voltar a elevar os juros, caso a pressão inflacionária persista, recomenda o Fundo Monetário Internacional (FMI) em um documento chamado “Perspectiva Global e Desafios de Políticas”, preparatório para a reunião de ministros e banqueiros centrais do G-20. A reunião do grupo formado pelos países mais ricos do mundo ocorre nos próximos dias 20 e 21 na Austrália.



  • 18/09/2014


    18.09.2014 09h06m
    Recomendar

    Sobe- A SMT que passa a utilizar o whatsApp como ferramenta para coibir infrações de trânsito.

    Desce- A insistente desordem nas calçadas e passeios das ruas do centro de Feira de Santana.

     

     

    Agradecimentos

    Mostrando prestígio com o prefeito José Ronaldo de Carvalho, o vereador Reinaldo Miranda (PSDB) comemorou ontem (17) na tribuna o 100% da pavimentação do bairro Nossa Senhora de Fátima. "Tive o prazer de acompanhar o prefeito na autorização do início das obras de pavimentação e lá foi analisado que faltavam algumas ruas e no mesmo momento, o prefeito também autorizou que elas fossem pavimentadas deixando 100% do bairro pavimentado. Estou satisfeito pelo prefeito cumprir suas promessas de campanha", comemorou.

    Fuga

    Frustrado com o aborto da CPI que investigaria a relação das construtoras com a SEDUR, o vereador Alberto Nery(PT) questionou a falta de assinatura dos colegas na Comissão. "Esta CPI já nasceu morte e gostaria de saber porque os colegas fogem quando falamos em CPI. Outra, que investigaria as empresas de transporte público, também não foi criada. Fica aqui meu repúdio pela falta de coragem dos colegas e quero avisar que vou encaminhar as denúncias para o Ministério Público para que ele possa apurar", avisou.

    Ambulantes

    Ainda em discurso, o líder do PT na Casa, Nery, relatou que recebeu queixas dos vendedores ambulantes que trabalharam na Expofeira. "Eles me disseram que o rapa de José Ronaldo tomou as mercadorias que eles estavam vendendo. Quem disse aqui que a Expofeira foi boa não tem conhecimento sobre este fato. Isso é uma falta de respeito com as pessoas que trabalham naquele local", criticou.

    Explicações

    Ouvindo as críticas de Alberto Nery, o líder do governo na Casa, vereador Carlito do Peixe (DEM) garantiu que as mercadorias foram confiscadas porque os ambulantes desobedeceram, por várias vezes, a área delimitada pela Prefeitura para eles atuarem. "Eles saíram da área de atuação foi pedido que retomasse, eles retomaram e depois saíram novamente. Então, foi preciso tomar alguma atitude sobre o fato. Mas, quero dizer que as mercadorias foram devolvidas", explicou.

    Pavimentação

    Após Edvaldo Lima (PP) reclamar sobre as obras de pavimentação iniciadas e não concluídas na rua Nilo Peçanha, o líder Carlito do Peixe trouxe as boas novas para o colega. "Ontem mesmo, após a reclamação de Vossa Excelência, as máquinas voltaram para a rua e concluíram as obras. Agora, a rua Nilo Peçanha está totalmente pavimentada", anunciou. Edvaldo agradeceu a atenção e disse que agora sim a rua está transitável.

    Incompetência

    O vereador Wellington Andrade (PTN) não poupou palavras para chamar de incompetente a Comissao de Constituição e Justiça- CCJ, presidida pelo vereador Isaias de Diogo (PPS). A revolta de Wellington foi por conta do parecer contrário (e sem justificativa) de um PL de sua autoria que dispõe sobre a isenção do pagamento da tarifa de esgotamento sanitário para consumidores de baixa renda. "Isso foi um atestado de incompetência. Dá o parecer contrário e não justifica. Não podemos permitir que esta Comissão continue na próxima legislatura. Este projeto era para defender aqueles que receberam uma casa do programa Minha Casa Minha Vida. Quero isenção apenas da taxa de esgoto", disparou.

    Depoimento

    O presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) da Petrobras, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), aproveitou para acertar os detalhes logísticos do depoimento do ex-diretor da companhia Paulo Roberto Costa, ontem (17) no Congresso. Costa deverá embarcar de Curitiba, onde está preso, para Brasília (DF) sob escolta da Polícia Federal (PF). Ele também seguirá escoltado até o Congresso, quando passará a ficar sob a guarda da Polícia do Senado. A ordem judicial é que ele não precisa usar algemas. No Senado, onde ocorrerá a sessão da CPMI, a Ala Nilo Coelho será isolada, impedindo o acesso de visitantes à sala da comissão.
     



  • 17/09/2014


    17.09.2014 14h59m
    Recomendar

    Sobe- O governo municipal por desenvolver programação eclética para celebrar os 181 anos da cidade.
    Desce- Empresas imobiliárias acusadas de aplicar golpes contra consumidores em Feira de Santana.

     

    CPI

    O presidente da Comissão de Obras, Urbanismo e Infraestrutura da Casa da Cidadania, Alberto Nery (PT) informou que irá agilizar a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito- CPI para investigar a relação que o município de Feira de Santana tem com as construtoras que vem de outras cidades comercializar imóveis em Feira. “Tive uma conversa com o gerente do Banco do Brasil na Expofeira e ele afirmou está preocupado com os financiamentos já liberados a esta construtora, visto que ela não cumpre com a lei municipal de Uso e Ocupação do Solo. Peço aos colegas que assinem o pedido de CPI que darei entrada. Precisamos investigar estas construtoras”, pediu.

    Reclamações
    Reivindicador freqüente de melhorias para o bairro Tomba, o vereador Edvaldo Lima (PP) usou a tribuna na manhã de ontem (16) para fazer um apelo ao chefe do executivo. O edil clama por uma operação tapa buraco na rua Nilo Peçanha, no mesmo bairro. “Ontem fotografei na rua um carro da Secretaria de Obras. Ele tapou apenas quatro buracos e deixou os demais, que são muitos. Apenas quatro buracos foram tapados. Eu queria fazer um apelo ao prefeito: prefeito, olhe para o bairro Tomba e mande fazer as obras porque as ruas estão intransitáveis”, clamou.

    Visita
    Atendo ao discurso do colega Edvaldo Lima (PP) sobre a visita realizada a uma escola na região de Caboronga, o líder do governo na Casa, vereador Carlito do Peixe (DEM) garantiu que a secretária de Educação já está ciente da situação, pois recebeu um ofício da vereadora Neinha (PMN). “Para que a reforma acontece é preciso que as crianças sejam relocadas para outras unidades escolares, mas as mães não querem esta relocação. Estamos aguardando uma decisão das mães para que as reformas comecem”,explicou a edil.

    Visita I
    Buscando solucionar o problema da relocação das crianças que estudam na escola da localidade de Caboronga, o vereadr Edvaldo Lima (PP) se comprometeu em conversar com o pastor que administra dois templos naquela localidade para, se possível, relocar a escola para os templos, assim as crianças não precisarão ir à outra localidade para estudar. “Faço aqui o compromisso de conversar com o pastor e ver a possibilidade a utilizar os templos para acolher as crianças até que a reforma fique pronta, assim elas não precisarão ir para outra localidade”, afirmou.

    Câmara abandonada
    A promessa da presidente Dilma Rousseff de levar para o setor público uma gestão nos moldes do setor privado não avançou. Criada em 2011, com a participação de empresários e presidida por Jorge Gerdau, a Câmara de Políticas de Gestão, Desempenho e Competitividade esbarrou na burocracia e falta de apoio político. Acabou excluída do debate de temas estratégicos e terminou por definhar no ano passado. Das seis reuniões previstas no cronograma de 2013, ocorreram, por exemplo, apenas duas. A ideia original da câmara de gestão era criar mecanismos para mudar a maneira de conduzir obras públicas, processos burocráticos e serviços. Ela não avançou, segundo empresário que integram o grupo e pedem para não serem identificados, por falta de apoio presidencial.

    Marina na Bahia
    A presidenciável pelo PSB, Marina Silva, chega a Salvador amanhã (18), e deve realizar comício, além de cumprir uma agenda que prevê reunião com o Movimento Negro da capital baiana. A informação foi confirmada por Domingos Leonelli, candidato a deputado federal e coordenador da campanha da postulante ao governo baiano, Lídice da Mata. Segundo o socialista, há a previsão para a realização de um comício, mas devido a proximidade da visita, ainda não é possível confirmar se terá tempo o suficiente para a organização. Ele garante, no entanto, que Marina vai se reunir com as lideranças do Movimento Negro, conforme já foi noticiado pela Tribuna.

    Fim da reeleição
    Nos próximos meses, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) terá que julgar mais de mil denúncias contra prefeitos acusados de abuso de poder econômico para se eleger, e boa parte foi reeleito em 2012. O presidente do TSE, ministro Dias Toffoli, de acordo com a coluna de Mônica Bergamo, utiliza os números para defender o fim da reeleição para os municípios e de uma reforma política no país. O ministro, entretanto, afirma que a reeleição deve ser mantida para o cargo de presidente, pois “trouxe estabilidade ao país”. O ministro ainda defende o veto à contribuição de empresas às campanhas e o limite de doação das pessoas físicas. Segundo Toffoli, nos Estados Unidos, um cidadão rico ou pobre pode doar até US$ 2.600 para cada candidato.

     



  • 16/09/2014


    16.09.2014 16h00m
    Recomendar

    Sobe-O bom êxito da 39ª Expofeira realizada na última semana no Parque de Exposições João Martins da Silva.
    Desce-As operadoras de celular por descumprirem determinações da ANATEL.

    Invasão
    A imprensa divulgou na semana passada a notícia de que a Justiça embargou obra da construtora MRV, acusada de invasão de terra. A notícia foi o suficiente para ratificar o discurso do vereador Ronny (PSDB), que por muitas sessões detonou a empresa. “Obra embargada porque o terreno era invadido. A MRV está fazendo o que bem quer em Feira. Quantas vezes avisei à população que não fizesse investimentos na MRV? Porque esta empresa não merece nosso respeito. A Comissão de Obras desta Casa deve obrigar esta empresa a devolver o que já foi investido”, disse.

    Visita
    Em visita a uma escola na localidade de Caboronga, em Bonfim de Feira, o vereador Edvaldo Lima (PP) encontrou deficiência na estrutura da unidade escolar. “Lá encontrei o forro quase caindo, sem luz, o muro no chão. Os alunos do noturno não têm aula por falta de energia. Não sei se a secretária de Educação está ciente da situação, mas gostaria de pedir que a situação daquela escola fosse revista”, pediu.

    Ausência
    A ausência do candidato ao Governo do Estado, Paulo Souto (DEM) foi percebida pelos que acompanharam o debate entre os candidatos promovido pela Princesa FM, principalmente os petistas. “Ontem sua ausência reafirma sua falta de compromisso e desrespeito com a população feirense. O debate, na segunda maior cidade do Estado, foi marcado com muita antecedência e dava para o candidatos organizar sua agenda como os demais fizeram. Espero que a população feirense observe estes comportamentos e dê a resposta nas urnas”, avaliou Beldes Ramos (PT).

    Defesa
    Buscando fazer a defesa do candidato Paulo Souto (DEM) às acusações de Beldes (PT) por conta de sua ausência no debate, o vereador Roque Pereira (PTN) garantiu que o candidato tinha uma agenda marcada com antecedência no sul no Estado e já tinha avisado à produção do debate que não poderia se fazer presente. “É bom lembrar que a candidata do seu partido à Presidência da República, Dilma, também não marcou presença na entrevista com o Jornal da Globo, na Rede Globo. Dilma também fugiu. Isso é uma estratégia do Partido dos Trabalhadores”, defendeu.

    Reta final
    “Em time que está ganhando não se mexe. No máximo, coloca mais um centroavante para esquentar o ataque. Agora teremos um verdadeiro quarteto fantástico com Dilma, Rui, Wagner e Lula”. Essa foi a fala do deputado federal Valmir Assunção (PT-BA) ao receber o vídeo gravado na Bahia com o apoio do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Os petistas se encontraram mais de cinco vezes somente esse ano para tratar de ações da campanha de Rui Costa e Dilma Rousseff. Valmir destacou o crescimento dos candidatos nas pesquisas eleitorais e confirmou que na próxima consulta os números já serão de virada para Rui e de disparada para Dilma.

    Imagem colada
    O candidato do PT ao governo de São Paulo, Alexandre Padilha, comemorou o aniversário de 43 anos fazendo campanha no bairro de Itaim Paulista, na zona leste da capital. O petista circulou pelo comércio e pela feira local, onde cumprimentou eleitores e pediu de presente “a virada” – referindo-se a um crescimento nas pesquisas de intenção de votos na reta final da campanha suficiente para garantir sua presença no segundo turno. O petista está em terceiro lugar nas pesquisas, com 9% das intenções de votos, atrás de Geraldo Alckmin, do PSDB (49%), e Paulo Skaf, do PMDB, que tem 22%.

    Pesquisa
    O Datafolha vai às ruas nesta semana para uma nova pesquisa eleitoral sobre a corrida presidencial, segundo registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O levantamento nacional, encomendado pela TV Globo e pelo jornal Folha de S. Paulo, vai avaliar as intenções de voto para a Presidência da República em primeiro e segundo turno, a rejeição dos candidatos e a avaliação do atual governo. As simulações de segundo turno trarão novamente o confronto entre Marina Silva (PSB) e Aécio Neves (PSDB), além das simulações com Dilma Rousseff (PT) e Marina e Aécio e Dilma. Segundo o registro no TSE, serão entrevistados 5.362 eleitores, entre quarta, 17, e quinta-feira, 18.
     



  • 15-09-2014


    15.09.2014 15h36m
    Recomendar

    Sobe- Escolas Municipais por receberem reconhecimento da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª Região.
    Desce- A praga do Ebola que assola a saúde na África Ocidental.


    Helicóptero
    O doleiro Alberto Youssef, alvo da Operação Lava Jato, deu de presente um helicóptero ao deputado federal Luiz Argôlo (SDD-BA), segundo relato do advogado Carlos Alberto Pereira da Costa à Justiça, em acordo de delação premiada. Segundo a Folha de S. Paulo, nos documentos apreendidos pela Polícia Federal, consta que a aeronave custou, em 2013, R$796 mil. A suspeita da PF era que o doleiro emprestasse o helicóptero para o parlamentar usar na Bahia. No entanto, Pereira da Costa relatou que a aeronave era propriedade do deputado.

    Checar contas
    O Diário Oficial do Estado publicou na última quinta-feira (11) o decreto do governador Jaques Wagner, declarando que os imóveis pertencentes à Real Sociedade Espanhola de Beneficência, onde funciona o Hospital Espanhol, são bens de utilidade pública. Após este passo, o Secretário de Saúde do Estado da Bahia, Washington Couto, afirmou que será realizado levantamento administrativo e financeiro da instituição. “Vamos checar contas, os débitos com INSS, FGTS, checar toda a parte financeira, e a parte administrativa cabe a Real Sociedade Espanhola fazer a gestão do hospital”, disse. O Diretor Médico do Hospital, Fábio Vilas Boas, disse que “qualquer solução que venha a solucionar o problema é válida”.

    CPI
    O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, disse aos senadores Cristovam Buarque (PDT-DF), Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) e Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) que o depoimento do ex-diretor de Abastecimento da Petrobrás Paulo Roberto Costa na CPI que investiga a estatal pode comprometer o acordo de delação premiada na qual Costa revelou a participação de dezenas de políticos de partidos da base de apoio da presidente Dilma Rousseff em esquemas de corrupção na empresa. Janot argumentou com os parlamentares que o depoimento pode violar o sigilo das informações prestadas por Costa e prejudicar o resultado final das investigações.

    Estratégias ajustadas
    Faltando 23 dias para o primeiro turno das eleições, os principais candidatos ao governo, Lídice da Mata (PSB), Paulo Souto (DEM) e Rui Costa (PT), reavaliam o quadro e realinham as estratégias para conquistarem os eleitores do estado. As pesquisas dos últimos dias, as condições financeiras e as linhas de discursos dos adversários ajudam na composição das táticas de cada grupo. Na dianteira das avaliações feitas pelos institutos, Souto quer continuar se apresentando como a principal aposta para mudança. Apesar de seus coordenadores destacarem que os ataques não são o mote, esse elemento integra o tom de sua campanha.

    Metrô
    Um desentendimento entre as equipes do governador Jaques Wagner (PT) e do prefeito ACM Neto (DEM) teria adiado para o fim de outubro o início da operação comercial do metrô de Salvador, cujo controle foi transferido pela Prefeitura ao Estado no bojo de um acordo, segundo o jornal A Tarde. O secretário estadual de Desenvolvimento Urbano, Manoel Ribeiro, alegou que a Prefeitura não implantou as linhas de ônibus que alimentariam as estações do metrô. O secretário municipal de Transportes, Fábio Mota, alega que antes de estruturar o sistema alimentador teria que haver um acordo entre Estado, município, a CCR, empresa que opera o metrô, e o Setps, sindicato dos donos dos ônibus, já que a nova operação prevê um aumento da tarifa dos coletivos.

    Candidatura barrada
    O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu na última quinta-feira (11) manter barrada a candidatura de José Roberto Arruda ao governo do Distrito Federal após um recurso impetrado pela defesa. Arruda teve registro indeferido pela Justiça Eleitoral com base na Lei da Ficha Limpa, que impede a candidatura de condenados pela segunda instância da Justiça. O julgamento do recurso de Arruda foi retomado com o voto do ministro Gilmar Mendes, único a votar a favor do candidato. Segundo ele, ao indeferir o recurso, o TSE mudou sua jurisprudência durante o processo eleitoral.

    Multas
    Problemas na medição da produção em uma plataforma da Bacia de Campos levaram a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustível (ANP) a aplicar nova multa contra a Petrobras no valor de R$ 35,3 milhões. Ao todo, a agência reguladora já puniu a estatal em R$ 199 milhões desde julho. A ANP não deu detalhes sobre as infrações no sistema de medição da plataforma, mas nega que estejam relacionadas à queima excessiva de gás. A multa foi confirmada na última reunião de diretoria, em 3 de setembro. Não cabem mais recursos administrativos e a estatal só poderá recorrer à Justiça comum.



Os comentários e textos não representam a opinião do portal; a responsabilidade pelo blog é do autor da mensagem.
Folha do Estado da Bahia
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia