Classivendas
Em cima da hora:
Enchente atinge bananais em três cidades do Vale do Ribeira, SP
-
  • Facebook
  • Twitter
  • Orkut
  • Feeds
  • 25/11/2015


    25.11.2015 23h34m
    Recomendar

    Sobe - Feira da Praça que chega a sua 3ª edição com muitas novidades.

     

    Desce - Shopping por não emitir nota fiscal de estacionamento.

     

    Real Madrid

     

    Magro como Neymar e igual ao craque do Barcelona no enfrentamento com a defesa do Real Madrid, o Vereador Edvaldo Lima (PP) enfrentou no debate de ontem (24), sobre diversos assuntos, contra quatro edis que defendem o Governo Municipal. Ele se livrou dos quatro e foi a sensação da sessão de ontem (24), na Câmara de Vereadores, louve-se, porém, a qualidade de defensor do líder do governo, Vereador José Carneiro (PSL).

     

    Multas do SMT

     

    O Vereador David Neto (DEM) questionou a divulgação no Diário Oficial Eletrônico do Município de atos de informação à sociedade. Segundo o edil, muitas pessoas não são informatizadas e as divulgações deveriam ser também em veículos de comunicação que circulam na cidade, como jornais e programas de rádios. O edil justificou que hoje a SMT divulgou uma lista de mais de 3,5 mil multas exclusivamente no Eletrônico, que é um veículo de pouquíssimo aceso.

     

    Diário oficial

     

    O Vereador David Neto (DEM) observou que a divulgação tem o objetivo de citar os motoristas para fazerem defesa das multas em um prazo de 15 e 30 dias e poucas pessoas tomaram conhecimento na cidade. Ele teme que pela precariedade da divulgação, através do Ministério Público, a justiça pode cancelar todas essas multas. O líder da bancada do governo, José Carneiro (PSL), explicou que o DO é uma determinação do Tribunal de Contas do Município, o que David não questionou em seu pronunciamento.

     

    Denúncia

     

    O Vereador oposicionista Beldes Ramos (PT) usou a tribuna na manhã de ontem (24), na Casa da Cidadania, para fazer uma denúncia contra o Município. Segundo ele, o Senhor Marinaldo Carvalho da Silva exerce o cargo de agente distrital no Município e paralelo a isto, ocupa o cargo de presidente desta associação que a prefeitura pretende fazer um contrato de comodato para cessão de área pública, o que se caracteriza ato de improbidade administrativa. Depois do pronunciamento, o Líder do governo, José Carneiro Rocha (PSL), pediu retirada do projeto por duas sessões para se certificar da veracidade da denúncia.

     

    Estudar/trabalhar

     

    O Brasil tem o maior índice de jovens que não estão estudando em comparação com os países da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) e parceiros, diz o relatório “Education at a Glance 2015: Panorama da Educação”, lançado mundialmente nesta terça-feira (24). Os dados mostram que no Brasil 76% dos jovens entre 20 e 24 anos estão longe dos estudos, enquanto a média dos demais países é 54%. Os dados revelam ainda que a maior parte desses jovens estão trabalhando: 52%. O índice de emprego entre as pessoas da faixa etária é também o mais alto entre os países.

     

    Dilma

     

    A Presidente Dilma Rousseff demonstrou muita preocupação em relação ao surto de microcefalia que atinge o Nordeste. Durante a reunião da coordenação política na última segunda-feira (23), ela cobrou da equipe interministerial, que vai monitorar a situação, que envie a ela relatórios sobre o caso três vezes por dia. O Ministro Edinho Silva (Comunicação Social) afirmou que embora o País passe por um ajuste fiscal, a ordem da presidente era não poupar recursos para impedir que a epidemia se espalhasse para outros estados do país.


    PIB

     

    O Ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, disse ontem (24) que tem a expectativa de reverter nos próximos meses, a projeção de queda do Produto Interno Bruto (PIB) para 2016, apostando que o Brasil conseguirá atrair mais investidores em obras de infraestrutura. Ele disse que a recuperação das exportações também ajudará a reverter a queda do PIB. Em setembro deste ano, o Governo Federal divulgou estimativas de uma queda maior do PIB (Produto Interno Bruto, soma dos bens e riquezas produzidos em um país).


    AGU

     

    O Ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Luis Inácio Adams, informou à Presidente Dilma Rousseff que deve deixar o governo. Nos bastidores, ele teria demonstrado que está cansado de defender o governo. Segundo o colunista Gerson Camarotti, do G1, Adams declarou sua intenção à petista e aguarda apenas uma posição final da presidente para sair do Executivo Federal. Dilma estaria buscando, agora, um nome com perfil semelhante para substituir o chefe da AGU.

     

    Deputado

     

    O Deputado Estadual Vítor Bonfim (PDT) deve assumir até o fim desta semana a Secretaria de Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura do Estado (SEAGRI). Confirmado pelo governo como substituto do também Deputado Paulo Câmera (PDT), que deixou o cargo por problemas de saúde, Bonfim esteve ontem (24) no lançamento da Feira Internacional da Agropecuária da Bahia (FENAGRO).



  • 24/11/2015


    25.11.2015 23h29m
    Recomendar

    Sobe - a diretoria do Fluminense de Feira que faz um bom trabalho na temporada 2015.

     

    Desce - Samarco por ser responsável por desastre ambiental, que está causando prejuízos incalculáveis.


    Transporte coletivo

     

    O presidente da Casa da Cidadania, Reinaldo Miranda (PSDB), fez uso da tribuna na manhã de ontem (23), para falar sobre a sua visita juntamente com outros vereadores, a fábrica Caio Induscar e acompanhar de perto a produção dos 270 ônibus que circularão em Feira de Santana. “Acredito que desta forma, estarei contribuindo para o progresso de Feira de Santana, exercendo a função que me foi confiada”, disse relatando a viagem.


    Transporte coletivo I

     

    O vereador e líder da bancada de oposição da Câmara de Vereadores de Feira Santana, Alberto Nery (PT), cobrou ao Poder Executivo um posicionamento sobre observações feitas durante visita à fábrica que produziu os 270 veículos novos, que atuarão no sistema de transporte coletivo da cidade. “Eu não fui a São Paulo apenas para ver a fabricação dos carros e verificar que eles são 0 KM. Nós fomos observar se está tudo em conformidade com o edital de licitação, que vai efetivamente nortear o serviço. Infelizmente não está. O edital estabelece dois lotes com ônibus portas laterais em ambos os lados, além do “micrão” e “micrinho”. Os ônibus que virão não estão assim e eu fiz essa observação lá mesmo, em reunião com os representantes das empresas que explorarão o serviço”.

     

    Câmara itinerante

     

    A 6ª edição da Câmara Itinerante do Legislativo feirense será realizada na manhã da próxima quarta-feira (25), a partir das 8h30, na Escola Municipal José Raimundo Pereira de Azevedo, situada na Avenida 2, s/nº, no conjunto Feira VII. A Câmara Municipal vem disponibilizando toda a sua estrutura para os bairros e distritos que recebem a sessão itinerante. A iniciativa tem como objetivo principal promover uma maior integração entre os vereadores e a comunidade de Feira de Santana.


    Audiência pública

     

    Audiência Pública da Comissão de Reparação, Direitos Humanos, Defesa do Consumidor e Proteção à Mulher, no dia 27 (sexta-feira), às 09 horas, para discutir a Legalização e a descriminação da Maconha em nosso País.


    CIRETRAN

     

    No uso da tribuna, no grande expediente de ontem (23), na Casa da Cidadania, o Vereador Ewerton Carneiro, Tom (PTN), criticou o fato de funcionários da 3ª CIRETRAN serem de Salvador e não de Feira de Santana. Ele prometeu cobrar do novo diretor do órgão, Sílvio Dias, o desligamento destes e a contratação de trabalhadores feirenses.

     

    Prestação de contas

     

    Chegando ao final de mais um ano de atividade parlamentar, o Vereador petista Beldes Ramos convida à população em geral para uma plenária de prestação de contas do mandato. O evento será realizado no próximo domingo (28), a partir das 9h, no espaço da Gelateria Italiana, em Feira de Santana-Ba. Além da apresentação de um relatório sobre o trabalho desenvolvido, o objetivo da plenária é ouvir sugestões de trabalho para 2016. Segundo Beldes, essa é uma das propostas do mandato.

     

    Satisfeito

     

    O Vereador Luiz Augusto de Jesus - Lulinha (PEN) ocupou a tribuna da Câmara Municipal de Feira de Santana, na manhã ontem (23), para externar mais uma vez sua satisfação com o Estádio Severino Ferreira da Fonseca, situado no distrito da Matinha. O equipamento que contou com recursos do Governo do Município e de uma emenda parlamentar do Deputado Federal José Nunes (PSD), foi inaugurado domingo (22), pelo Prefeito José Ronaldo de Carvalho (DEM).

     

    Violência

     

    A porcentagem de negros vítimas de mortes violentas pode ser maior na Bahia do que no resto do país, alertou a Senadora Lídice da Mata (PSB). Presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), do Assassinato de Jovens do Senado, a socialista contou que 77% dos assassinatos de 2013 envolveram jovens. “Talvez porque mais de 77% sejam jovens negros, até porque os policiais na Bahia também são negros. A polícia no Brasil é a que mais mata, mas também é a que mais morre”, avaliou.



  • 23/11/2015


    23.11.2015 11h48m
    Recomendar

    Sobe - PRF por realizar operação para coibir trabalho escravo, exploração sexual de menores e tráfico internacional de pessoas.

     

    Desce - Municípios baianos que descumprem resolução do FNDE, comprometendo o funcionamento do Conselho de Alimentação Escolar.

     

    Crime na Internet


    Projeto de lei de autoria do Senador Otto Alencar (PSD-BA), disciplina a investigação criminal e a obtenção de provas nos crimes praticados pela internet. O PLS 730/2015 avança ao conferir poder a delegados de polícia e ao Ministério Público de requisitar informações em caso de indício de crime. Também determina que os provedores de conexão e aplicação mantenham departamentos técnicos em período integral no País para o atendimento das solicitações judiciais.

     

    MPF


    O Ministério Público Federal (MPF) em Paulo Afonso/BA, recomendou aos municípios de Tucano/BA e Quijingue/BA que regularizem o funcionamento de seus Conselhos de Alimentação Escolar (CAE). Os prefeitos têm o prazo de 30 dias para informarem e comprovarem ao MPF as providências adotadas.

     

    MPF I


    Os dois municípios vêm descumprindo artigos da resolução n. 26/2013 do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), segundo representações recebidas pela Procuradoria da República em Paulo Afonso/BA. Para se regularizarem, os Municípios devem atualizar os dados do CAE perante o FNDE; garantir-lhe a infraestrutura necessária à execução de suas atividades; fornecer-lhe todos os documentos e informações referentes à execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e dar publicidade ao recebimento de recursos do PNAE ao CAE.

     

    Cidadão Feirense


    “O que vale na vida não é o ponto de partida e sim o caminhar”. Foi com esta citação da poetisa Cora Coralina que o promotor de Justiça Roberto de Almeida Borges Gomes agradeceu o Título de Cidadão Feirense, entregue pela Câmara Municipal, na noite de quinta-feira (19), em sessão solene. A iniciativa foi da Vereadora Cíntia Daltro Machado (PSC), que saudou os convidados com um breve histórico da vida do homenageado.

     

    Anguera


    O Município de Anguera comemorou ontem, 20, 54 anos de emancipação política. Sua principal fonte de renda são os aposentados. Limita-se com os municípios de Feira de Santana ao Leste e ao Sul, a Oeste e Norte com a cidade de Serra Preta. O aniversário da cidade é comemorado no dia 20 de novembro.



    Pros


    Após anunciar que se filiaria ao Pros para disputar a prefeitura de Salvador no ano que vem, o Deputado Estadual Sargento Isidório esteve ontem, 20, em Brasília, onde se reuniu com membros da executiva nacional do partido para tratar sobre a gerência da sigla na Bahia. Lá, as conversas mudaram o que foi acordado em Salvador, no gabinete do parlamentar, quando o Secretário de Relações Institucionais do Governo, Josias Gomes, e o Secretário-geral nacional do Pros, Márcio Junqueira, bateram o martelo no ingresso do deputado. (Bahia na Política).



    Pros I


    Informações de bastidores garantem que Isidório vai ser o presidente do Pros na Bahia, sendo que antes o acordo era presidir o partido em Salvador. (TB).



    Corregedora


    A Desembargadora Cynthia Resende foi eleita ontem (20) para o cargo de corregedora das comarcas do interior da Bahia. Cynthia teve 32 votos, em segundo lugar ficou o Desembargador Salomão Resedá, com 22 votos.

     

    TJ-BA


    A Desembargadora Maria do Socorro Barreto Santiago é a nova presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). A magistrada foi eleita em segundo turno, após liderar os votos na primeira etapa da eleição, com 27 votos, contra 17 votos para José Olegário - atual Corregedor-geral da Justiça.

     

    Levy Light


    Segundo a coluna Painel da Folha de São Paulo, a situação do Ministro da Fazenda melhorou substancialmente, na medida em que ele insiste no ajuste fiscal. A coluna passou a chamá-lo de “Levy Light”. Na verdade, quem estava a detonar o ministro era parte do PT, inclusive Lula, que queria que o lugar fosse ocupado por Henrique Meirelles, ex-presidente do Banco Central na sua época da Presidência da República. 



  • 19/11/2015


    19.11.2015 11h53m
    Recomendar

    Sobe - Mulheres negras que marcharam em Brasília contra o racismo.


    Desce - O preconceito racial que ainda mancha a nação brasileira.


    Requerimento


    Foi aprovado na manhã de ontem (18), na Câmara Municipal de Feira de Santana, o requerimento de nº 132/15, que autoriza a Casa a realizar reuniões extraordinárias para a apreciação do projeto de decreto legislativo de números 85, 86 e 87/15 e ainda demais matérias que estejam aptas para apreciação.

     

    Sessão especial


    O Deputado Estadual e líder do governo, Zé Neto (PT), promove no dia 27 de novembro (sexta-feira), às 9h, no Plenário da Assembleia Legislativa, uma Sessão Especial com os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e os Agentes de Combate às Endemias (ACE), com objetivo de discutir as problemáticas e perspectivas da categoria nos âmbitos estadual e nacional.

     

    Em bloco


    Aprovados em bloco e por unanimidade dos edis, os projetos de decreto legislativo de números 85, 86 e 87/15. A votação aconteceu em sessão extraordinária, na manhã desta quarta-feira (18), na Câmara Municipal de Feira de Santana.



    Em bloco I


    O projeto de nº 85/15 concede licença ao Vereador Marcos Lima (PRP) para participar do 6º Seminário de Capacitação para Agentes Públicos no período de 27 a 30 de novembro. O evento acontecerá na cidade de Maceió, em Alagoas.

     

    Em bloco II


    Já o projeto de nº 86/15 concede licença ao Vereador Pablo Roberto (PMDB) para participar do 761º Curso de Capacitação para Vereadores, Prefeitos, Vice-Prefeitos, Secretários Municipais, Gestores, Assessores e Servidores Públicos. O curso acontecerá nos dias 18 a 22 de novembro, na cidade de São Paulo, em São Paulo.



    Em bloco III


    Por fim, o projeto de nº 87/15 concede licença aos vereadores Reinaldo Miranda - Ronny (PSDB), Alberto Nery (PT), Edvaldo Lima (PP) e José Carneiro Rocha (PSL) como representantes de uma Comissão de Vereadores da Casa da Cidadania para participarem de uma visita de observação a fase final de montagem da frota de ônibus do transporte público de Feira de Santana, que está sendo finalizada na Fábrica de Carroceria da Empresa de Ônibus Rosa Ltda. A viagem é para a cidade de São Paulo e será no período de 18 a 20 deste mês.

     

    Rejeição


    Ontem (18/11), o Tribunal de Contas dos Municípios rejeitou as contas da Prefeitura de Itamaraju, da responsabilidade de Manoel Pedro Rodrigues Soares (período de 01/01 a 17/06 e de 09/07 a 31/12) e aprovou com ressalvas as da responsabilidade de Luiz Mário da Silva Lima, que ficou no cargo de 18/06 a 08/07, ambas relativas ao exercício de 2014.



    Rejeição I


    Diante das irregularidades apuradas e destacadas no parecer, o conselheiro Fernando Vita, relator do parecer, solicitou a formulação de representação ao Ministério Público Estadual contra o primeiro gestor e determinou a restituição da quantia de R$ 66.230,00 aos cofres municipais, com recursos pessoais, sendo R$ 7.000,00 referente a ausência do original do processo de pagamento e R$ 59.230,00 decorrente de despesas consideradas ilegítimas com hospedagens para prestadores de serviços e pagamentos de lanches e/ou refeições para servidores.

     

    Rejeição II


    A relatoria também imputou duas multas ao prefeito, a primeira no montante de R$ 10 mil pelas irregularidades constatadas na análise do relatório técnico e a segunda, no valor de R$ 64.800,00, que corresponde a 30% dos seus subsídios anuais, por não ter promovido nos moldes e prazos estabelecidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal, a redução da despesa total com pessoal. 



  • 18/11/2015


    19.11.2015 11h49m
    Recomendar

    Sobe - Operação da SMT para combater mototaxistas clandestinos.

     

    Desce - Clandestinos que colocam em risco a vida de usuários de mototáxi. 


    Novo nome


    Foi aprovado por unanimidade e em segunda discussão, o projeto de lei de nº 150/15, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre a denominação de via pública no Município de Feira de Santana e dá outras providências. A matéria foi aprovada na manhã de ontem (17), na Câmara Municipal de Feira de Santana.

     

    Comodato


    O projeto de lei de nº 151/15, de autoria do Poder Executivo, que autoriza o Executivo Municipal firmar contrato de comodato com o Clube de Mães do bairro Muchila, foi aprovado por maioria, com voto contrário do Vereador Edvaldo Lima (PP), na manhã desta terça-feira (17), em sessão ordinária, na Câmara Municipal de Feira de Santana.

     

    Permuta


    De autoria do Poder Executivo, foi aprovado em segunda discussão e por maioria dos edis, na Casa da Cidadania, na manhã desta terça-feira (17), o projeto de lei de nº 152/15 que autoriza o gestor municipal a proceder a permuta de área de propriedade do Município, na forma que especifica. A matéria contou com os votos contrários dos Vereadores Alberto Nery (PT) e Edvaldo Lima (PP).

     

    Água é Vida


    O projeto de lei de nº 153/15, que autoriza o Executivo Municipal firmar contrato de comodato com o Movimento Água é Vida, foi aprovado por maioria dos edis, em sessão ordinária que aconteceu na manhã desta terça-feira (17), na Câmara Municipal de Feira de Santana. A proposta contou com o voto contrário do Vereador Edvaldo Lima (PP).

     

    Lulinha


    O Vereador Luiz Augusto de Jesus - Lulinha (PEN) é autor de dois requerimentos que foram votados e aprovados por unanimidade na manhã de ontem (17), na Câmara Municipal de Feira de Santana. O primeiro de nº 127/15, solicita da EMBASA a revisão do esgotamento sanitário da Rua Lírio dos Vales, antiga Rua Oxum, localizada no bairro Baraúnas. De acordo com o requerimento, os moradores estão tendo grandes transtornos com o esgoto transbordando e retornando para as suas casas. O segundo, de nº 128/15, também faz pedido a EMBASA, mas desta vez uma extensão de rede de água para a Rua Hermenegildo e Rua Curió, localizadas no bairro Alto do Papagaio.

     

    Carlito do Peixe


    O Vereador Carlito do Peixe (DEM), durante pronunciamento na tribuna da Casa da Cidadania, nesta terça-feira (17), afirmou que o Prefeito José Ronaldo de Carvalho está honrando os compromissos assumidos com a população de Feira de Santana, mesmo com a crise financeira que impera no país. “O Brasil vive no momento uma crise muito profunda na administração pública. A mesma se deu início nos meses de fevereiro e março e veio numa crescente e a tendência é piorar em 2016. Mas, nós temos alguns administradores neste país que governam bem seus municípios, como é o caso do Prefeito de Salvador, ACM Neto, e o Prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo de Carvalho”, disse o democrata.

     

    Alberto Nery


    O líder da bancada de oposição, Vereador Alberto Nery (PT), em discurso na sessão ordinária de ontem (17), da Casa da Cidadania, fez uma leitura de uma denúncia dos moradores da Matinha com relação ao transporte coletivo urbano. De acordo com a mesma, “os moradores da Matinha, próximo da Quixabeira, estão sofrendo e não existem governantes e apoio de nada. O ônibus que sai do Terminal Norte parou de ir ao fim de linha da Matinha e a população que depende dele está sem apoio moral. O fiscal disse que não pode fazer nada. Aí fica a pergunta: onde estão os secretários, os administradores e os vereadores que a população elegeram?”.

     

    Edvaldo Lima


    No uso da tribuna, na manhã de ontem (17), o Vereador oposicionista, Edvaldo Lima (PP), falou sobre o conhecimento que o Governo Municipal tem em relação aos veículos apreendidos pela Superintendência Municipal de Trânsito (SMT) e as dificuldades que os proprietários passam para retirá-los do pátio.

     

    Lamento de Tom


    Em pronunciamento, na sessão ordinária de ontem (17), o Vereador Ewerton Carneiro - Tom (PTN) - lamentou a morte da policial militar Dulcineide Bernadete de Souza, ocorrido no início da noite da última segunda-feira (16), quando fazia a segurança de um posto de saúde em Salvador. Para Tom, falta empenho do Governo do Estado da Bahia na segurança pública. 



  • 17/11/2015


    19.11.2015 11h47m
    Recomendar

    Sobe - feirenses que estão se mobilizando com doações para a cidade de Mariana/MG.


    Desce - a falta de paz entre as nações, que gera violência e guerra.

     

    Agradecimento


    O Vereador Roque Pereira (PTN) fez uso da tribuna na manhã de ontem (16) para falar de sua alegria com a corporação da Polícia Militar. Ele lembrou que cobrou diversas vezes do Governo do Estado a promoção do subcomandante do Batalhão da Polícia Militar do Município de Serrinha, Major Walter Dorea, que agora foi provido ao posto de Tenente-Coronel. O edil agradeceu ao comando da PM e ao Governo Rui Costa pela ação. Já o Vereador Edvaldo Lima (PP) pontuou que gostaria que o Governo Municipal fosse tão democrático quanto o do PT.



    “Picuinhas”


    Cintia Machado (PSC) comentou sobre as “picuinhas” que acontecem na Casa da Cidadania por conta de obras autorizadas pelo Prefeito José Ronaldo e que causam disputa de “patente” entre os vereadores da Câmara. “Vamos lutar pelo objetivo da comunidade”, pontuou a edil. Para se explicar, Tonhe Branco (PSC) pontuou que existem vereadores na casa que enganam o povo, mas que ele cumpri com o que fala.


    Convívio harmônico


    Na sessão de ontem (16), o presidente da Casa da Cidadania, Reinaldo Miranda (PSDB), fez uso da tribuna e em sua fala destacou alguns pontos sobre respeito entre os parlamentares e assessorias. Ele orientou a todos que um convívio harmônico no Legislativo não traz desgastes desnecessários.

     

    Sessão solene


    O Vereador Pablo Roberto (PMDB), que é autor dos decretos legislativos que concedem o Título de Cidadão Benemérito da Liberdade e Justiça Social Deputado Francisco Pinto ao Dr. Hugo Navarro (in memoriam) e ao Secretário Municipal Sérgio Carneiro, solicitou o adiamento desta Sessão Solene que aconteceria nesta quarta-feira (18). Segundo ofício entregue pelo edil ao Cerimonial da Câmara de Vereadores, a nova data será analisada e requisitada posteriormente ao setor.

     

    PSOL


    O sociólogo Fábio Nogueira foi eleito como pré-candidato do PSOL para a eleição municipal de 2016. O nome dele foi aprovado durante o V Congresso Municipal do partido, que aconteceu neste fim de semana. Ele também foi eleito como novo presidente do Diretório Municipal.

     

    Lava Jato


    A 20ª fase da Operação Lava Jato deflagrada ontem (16), teve como foco aprofundar a identificação de funcionários da Petrobras que contribuíram com o esquema de desvios na estatal. Em coletiva realizada na Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba, o procurador Carlos Fernando dos Santos Lima informou que ex-gerentes da Área Internacional e do setor de inteligência da companhia receberam valores indevidos de representantes de empresas com contratos relacionados às refinarias de Abreu e Lima (Pernambuco) e Pasadena (EUA). “Hoje, nós temos nomes de inúmeros funcionários que receberam propina”, afirmou Santos Lima.

     

    Cunha


    Ministros do Supremo Tribunal Federal avaliam que as contradições entre a defesa apresentada pelo Deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) sobre as acusações contra ele e as investigações da Procuradoria-Geral da República fragilizaram ainda mais as condições para a permanência dele no cargo de presidente da Câmara. Em conversas reservadas, ao menos cinco dos 11 ministros do Supremo consideram que Cunha “caiu em desgraça” e que sua presença no comando da Câmara “atrapalha a agenda do país”, provocando uma espécie de “nó político”, sem uma solução à vista.

     

    Vetos


    O Congresso Nacional deve analisar hoje (17) os vetos da Presidenta Dilma Rousseff. A meta do governo será a manutenção dos vetos que estão na pauta, pois, se derrubados, os vetos podem aumentar os gastos públicos e afetar o ajuste fiscal, de acordo com o líder do Governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE). O líder acrescentou que a ideia é conversar com a oposição e demais partidos para que os vetos sejam mantidos. 



  • 12/11/2015


    12.11.2015 17h37m
    Recomendar

    Sobe - PM de Feira por se destacar na apreensão de arma de fogo.


    Desce - Simões Filho por ser a cidade mais violenta do Brasil.



    Aniversário


    Ontem (11), o pré-candidato a prefeito, Nivaldo Vieira, celebrou passagem de aniversário reunido com amigos. Das 19 hs até às 22 hs, a conversa se desenvolveu exclusivamente sobre política nacional, estadual e municipal tomando 80% do tempo. Feliz aniversário Nivaldo.

     

    Titulo de Cidadão


    O ex-deputado Sérgio Carneiro foi agraciado, na última segunda-feira (9), com título de Cidadão Goiano, conferido por unanimidade, pela Assembleia Legislativa deste Estado. Concorreu para tanto, a autoria da Emenda 66 da Constituição Federal, que acabou com o instituto da separação judicial, a relatoria do Novo Código de Processo Civil e certamente, o fato de ser casado com uma goiana há 26 anos, a Solange. Em discurso, Sérgio disse que “procurei mostrar a história e os hábitos de Goiás, que tanto visito por conta dos parentes que tenho lá. Fiquei muito feliz por ter o nosso trabalho feito em prol do Brasil, reconhecido por tão importante unidade da nossa Federação”, disse.

     

    SAMU


    Na manhã de ontem (11), o Vereador Correia Zezito (PTB) usou a tribuna da Câmara Municipal de Feira de Santana para reclamar que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), recusou prestar socorro a uma senhora de 68 anos, que reside ao lado da sua casa, no bairro Rua Nova. De acordo com Correia, a senhora mencionada ontem (11), sentiu fortes dores no peito e temendo que ela sofresse um infarto, os familiares ligaram para o SAMU, mas não lograram êxito, mesmo informando que um vereador governista se encontrava no local.

     

    Os 10 mandamentos


    O Vereador Eli Ribeiro (PRB) usou a tribuna para falar da novela transmitida na TV Record, “Os 10 mandamentos”, que no dia de ontem (10), ultrapassou a líder de audiência, a TV Globo. Segundo Eli, a novela que trata sobre os dez mandamentos bíblicos, é uma prova que para se ter audiência não é necessário exibição do corpo.

     

    O preço


    A vereadora Eremita Mota (PDT), em um discurso caloroso, pontuou que em sua passagem pela Casa da Cidadania, esta foi onde mais viu vereadores governistas questionarem o Governo Municipal. Ela reforçou que se paga um preço alto por fazer parte da bancada governista.

     

    Título de cidadão


    O Vereador Roque Pereira (PTN) ocupou a tribuna da Casa da Cidadania para informar que na noite da última segunda-feira (9), o ex-deputado federal Sérgio Carneiro, que atualmente é Secretário Municipal de Relações Interinstitucionais de Feira de Santana, recebeu o Título de Cidadão Goiano, na Assembleia Legislativa de Goiás, pelos seus relevantes serviços prestados como parlamentar.

     

    Sessão solene


    Sessão Solene, no dia 18 (quarta-feira), às 19h30min, para outorga do Título de Cidadão Benemérito da Liberdade e Justiça aos Senhores Hugo Navarro Silva (In Memoriam) e Sérgio Barradas Carneiro, atendendo aos Decretos Legislativo de nº 36 e 39/2015, ambos de autoria do Vereador Pablo Roberto Gonçalves da Silva (PMDB).

     

    Requerimento


    O Vereador Luiz Augusto de Jesus - Lulinha (PEN) - é autor de dois requerimentos que foram aprovados por unanimidade na sessão desta quarta-feira (11), na Câmara de Vereadores de Feira de Santana. De acordo com o requerimento de nº 124/15, solicita-se do gestor de Atendimento Regional da COELBA a extensão de rede baixa com iluminação pública para a Rua Água Amarela, nº 205, no bairro da Caraíbas. Já no requerimento de nº 125/15, o edil pede que a Empresa Baiana de Águas e Saneamento S/A - EMBASA, realize a extensão de rede de água para favorecer mais de 20 famílias que residem no Corredor dos Araçás, fazenda Nova Esperança, SIM. 



  • 11/11/2015


    11.11.2015 12h00m
    Recomendar

    Sobe - Campanha Liquida Débito, onde os consumidores feirenses poderão negociar suas dívidas.


    Desce - políticos corruptos que estão na mira da Polícia Federal.

     

    Sindicância


    O Vereador José Carneiro (PSL) usou a tribuna para informar que uma sindicância será aberta para investigar as denúncias de David Neto (DEM) contra a SMT. O edil ressalto que o Governo Municipal não permite que acusações fiquem ocultas.

     

    Colbert


    Pablo Roberto (PMDB) usou a tribuna para lembrar o ex-prefeito Colbert Martins, que completou 21 anos de falecido. O vereador falou sobre a vida política de Colbert e de sua importância para cidade de Feira de Santana, o que lhe tornou político inesquecível.



    Segurança


    o Vereador David Neto (DEM) solicitou da Polícia Militar mais policiamento para a Zona Sul de Feira de Santana, a exemplo dos bairros Francisco Pinto, Fraternidade e Feira VII, uma vez que, segundo o edil, esta região está ocorrendo “assaltos com frequência em plena luz do dia”.

     

    Estacionamento


    Alberto Nery (PT) repudiou a ação da Superintendência Municipal de Trânsito contra os motoristas que estacionam os veículos nas imediações do Boulevard Shopping. Ele lembrou que o Legislativo Feirense aprovou uma lei justamente para assegurar os direitos dos consumidores na utilização de estacionamento. Segundo Nery, Tem uma viatura da SMT que fica circulando constantemente para multar as pessoas que estacionam fora do Boulevard Shopping. “Então, nós gostaríamos de saber de que lado o poder público municipal está de fato: se é do lado do povo ou se é do lado do shopping?”, indagou.

     

    Poluição


    O Vereador Isaías de Diogo (PPS) utilizou a tribuna da Casa da Cidadania, ontem (10), para denunciar poluição que está provocando prejuízos aos moradores do conjunto Feira X e bairro adjacentes. Isaías chamou atenção do Secretario de Meio Ambiente, Roberto Tourinho, para que tome providências. “Quero chamar atenção do Secretário do Meio Ambiente, que vá até o CIS, nas imediações do Tomba, para descobrir de fato e de direito, quem está causando esse odor durante a madrugada”, disse, relatando o caso.

     

    Cunha


    O líder do PT na Câmara, Sibá Machado (AC), afirmou ontem (10) que os integrantes petistas do Conselho de Ética não terão que seguir orientação do partido no processo por quebra de decoro parlamentar, que pode resultar na cassação do mandato do presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). De acordo com Sibá, não haverá “enquadramento” da legenda aos deputados que fazem parte do colegiado.

     

    Nota de falecimento


    O ex-prefeito de Santo Estevão, no Portal do Sertão, Edvaldo Freitas da Silva, foi encontrado morto por familiares na madrugada de ontem (10). A suspeita é que o ex-gestor tenha sofrido um infarto agudo do miocárdio. Liderança local, Edvaldo foi o 17° prefeito da história do município e o 12° eleito por voto direto.

     

    Greve


    A Polícia Rodoviária Federal (PRF) divulgou novo relatório na tarde de ontem (10), no qual informa que a greve dos caminhoneiros já atinge 36 trechos de rodovias federais, em nove Estados. Do total de trechos, 21 estão interditados, todos de forma parcial.

     

    Crédito


    A demanda do consumidor por crédito caiu 2,4% em outubro na comparação com setembro, segundo levantamento divulgado ontem (10) pela empresa de consultoria Serasa Experian. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, o recuo foi superior: 8,5%. Entretanto, no acumulado do ano, a procura do consumidor por crédito registra avanço de 1,9% em relação aos dez meses de 2014.



  • 10/11/2015


    11.11.2015 11h58m
    Recomendar

    Sobe - Feira Night Run pelo sucesso de sua 2ª edição.


    Desce - associação criminosa que fraudava licitações de órgãos públicos na Bahia.


    Sessão solene


    Sessão Solene, no dia 11 (quarta-feira), às 19h30min, para outorga do Título de Cidadão Feirense ao Senhor Maury Ponce Barreto, atendendo ao Decreto Legislativo de nº 16/2015, de autoria do Vereador Pablo Roberto Gonçalves da Silva (PMDB).

     

    Autoria


    O Vereador Carlito do Peixe (DEM) usou a tribuna para lembrar aos colegas da Campanha Novembro Azul, que vem reforçar a importância do cuidado com a saúde do homem. O edil também a aproveitou o seu tempo de fala para relatar sua visita ao distrito de Maria Quitéria, além de pontuar obras que são pedidos de sua autoria. Ele disse que ia deixar logo registrado para que não viesse outro e tomasse sua patente.

     

    Estacionamento


    Isaias de Diogo (PPS) chamou atenção dos presentes para a quantidade de carros estacionados nas imediações do Shopping Boulevard após a lei que estabelece a cobrança de taxa de estacionamento dentro do local. Ele chamou a atenção da SMTT que não teria colocado nenhuma placa para avisar que não se pode estacionar em determinados locais e acabam tendo seus carros rebocados. “Queremos chamar a atenção do Capitão Francisco Jr. para identificar o local onde não se pode estacionar, para que as pessoas não tenham prejuízo”, disse.



    Verba


    Eli Ribeiro (PRB) disse aos presentes que para se trabalhar precisa-se de dinheiro, falando sobre isso, vereador revelou que a Deputada Federal Tia Eron (PRB) destinou à Feira, uma verba de R$ 105 mil que irá incentivar o esporte na cidade. O edil Edvaldo Lima (PP) criticou o valor destinado à cidade, segundo ele, a deputada poderia ter mandado mais.



    Solicitação


    Correia Zezito (PTB) usou a tribuna para novamente pedir o apoio do Prefeito José Ronaldo em um evento de cicloturismo, que vai também incentivar outros serviços, como o hoteleiro, na cidade. Ele lembrou que o evento não é do vereador, mas sim dos praticantes de ciclismo da cidade.



    PSB


    O Partido Socialista Brasileiro (PSB) foi escolhido por unanimidade para continuar à frente da Coordenação Socialista Latino-Americana (CSL) por mais três anos. O grupo que reúne 12 partidos e movimentos de orientação socialista, tem como secretário-geral o vice-presidente do PSB, Beto Albuquerque.

     

    Dilma


    Na reunião de coordenação política de ontem (9), com ministro e líderes do governo no Congresso Nacional, a Presidenta Dilma Rousseff pediu prioridade para aprovar as medidas de ajuste fiscal, segundo o Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Edinho Silva. Ele disse que é preciso que o Congresso coloque em primeiro plano os interesses do país para garantir a retomada do crescimento econômico.

     

    Cunha


    O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), reafirmou na última sexta-feira (6), em entrevista ao G1 e a TV Globo, que não tem contas bancárias e nem é proprietário, acionista ou cotista de empresas no exterior. Cunha admite, porém, ser “usufrutuário” de ativos mantidos na Suíça e não declarados à Receita Federal e ao Banco Central, porque, segundo afirmou, são recursos que obteve no exterior, mantidos em contas das quais não é mais o titular. 



  • 05/11/2015


    05.11.2015 17h40m
    Recomendar

    Sobe - Campanha Novembro Azul por reforçar a necessidade de cuidados à saúde do homem.


    Desce - deficiência da educação brasileira por formar analfabetos funcionais.


    Requerimento

     

    O vereador Luiz Augusto de Jesus - Lulinha (PEN) é autor do requerimento de nº 123/15 que solicita ao gerente regional da Empresa Baiana de Águas e Saneamento S/A - EMBASA a revisão das ruas que encontram-se danificadas depois da implantação da rede do esgoto sanitário no bairro do Caseb. De acordo com o requerimento, que foi aprovado por unanimidade, essa é uma solicitação de suma importância para os moradores daquela localidade.



    PL

     

    De autoria do vereador Pablo Roberto Gonçalves da Silva (PMDB), foi aprovado por unanimidade e em segunda discussão o projeto de lei de nº 120/15 que institui punição aos estabelecimentos que subtraírem o direito a meia-entrada, conforme constante nas Leis Federais 12.852 e 12.933, no âmbito de Feira de Santana. A proposta foi votada na sessão desta quarta-feira (04), na Câmara Municipal de Feira de Santana. Em seu paragrafo único, o artigo 1º diz ainda que entende-se por meia-entrada o direito assegurado aos estudantes a acesso a salas de cinema, cineclubes, teatros, espetáculos musicais e circenses e eventos educativos, esportivos, de lazer e de entretenimento promovidos por quaisquer entidades e realizados em estabelecimentos públicos ou particulares, mediante pagamento da metade do preço do ingresso efetivamente cobrado ao público em geral.

     

    Segurança nos terminais

     

    O vereador Alberto Nery (PT), durante sessão da Câmara Municipal de Feira de Santana, cobrou maior segurança aos usuários dos terminais de transbordo no município. “Quero falar dos transbordos, que constantemente colocamos como transtornos, e tratar das pessoas que precisam utilizar aqueles terminais. Mais uma vez, uma usuária foi atingida a bala dentro do terminal”, lamentou. O edil chamou atenção para a segurança dentro dos terminais, criticando a presença de guardas municipais nas obras do BRT de Feira de Santana. “Com esse imbróglio do BRT, que o prefeito e a Seprev decidiram tirar a Guarda Municipal de estar em seus postos de trabalho, para estar dando segurança a uma área que não tem necessidade de estar aquele mutirão de homens naquele local”.



    Fraude

     

    O Ministério Público Federal (MPF) em Guanambi/BA ajuizou ações civis públicas por improbidade contra Moaci Nunes de Queiroz, ex-prefeito de Botuporã/BA, por irregularidades em processos de licitação para a compra de itens para a merenda escolar nos anos de 2011 e 2012. Também foram processados por envolvimento nas fraudes Gilvando Lessa Nunes, ex-presidente da Comissão de Licitação, José Alexandre Barbosa Rodrigues, ex-pregoeiro, José Vieira Nunes, sócio da extinta pessoa jurídica José Vieira Nunes de Botuporã e as empresas Antônio Fernandes de Souza de Igaporã ME, Clarismundo Xavier da Costa ME (atual Mercearia Papry LTDA), Maria Cristina Oliveira Machado Azevedo ME e Gilvan Silva Santos Produtos Alimentícios EPP.



    Cargos

     

    A Câmara os Deputados aprovou na última terça-feira (3), em segundo turno, uma proposta de emenda à Constituição que autoriza que policiais e bombeiros militares acumulem remuneração de cargo de professor, cargo técnico ou de profissionais de saúde. O placar foi quase unânime, considerando os votantes: a proposta recebeu 435 votos a favor e um contrário. Agora o texto seguirá para votação no Senado, onde precisará ser aprovado em dois turnos para ser promulgado.



    “Pedaladas fiscais”

     

    Os ministros Jaques Wagner (Casa Civil) e Luís Inácio Adams Advocacia-Geral da União) entregaram nesta ontem (4) ao presidente do Congresso Nacional, senador Renan Calheiros MDB-AL), a defesa sobre as chamadas “pedaladas fiscais” que foram praticadas pelo Executivo federal em 2014. Agora, Renan irá encaminhar à Comissão Mista de Orçamento (CMO) - responsável pela análise preliminar das contas - o parecer do Tribunal de Contas da União TCU) que recomenda a reprovação da contabilidade e as explicações do governo federal. 



  • 04/11/2015


    05.11.2015 17h00m
    Recomendar

    Sobe - Professora que realizou sonho de alunos em conhecer o Shopping Boulevard.

     

    Desce - Os sucessivos cancelamentos de vôos no aeroporto de Feira de Santana.


    Campanhas

     

    A vereadora Gerusa (DEM) parabenizou a Campanha Outubro Rosa e todas as mulheres e homens que contribuíram para o acontecimento desta. A vereadora aproveitou para lembrar o inicio da Campanha Novembro Azul e pontuou que os homens tem se permitido mais tomando mais conhecimento da importância de cuidar da saúde.

     

    Aeroporto

     

    O vereador Roque Pereira usou a tribuna para lamentar que o aeroporto de Feira de Santana tenha deixado de fornecer o vôo diário para o aeroporto de Confins, em Belo Horizonte. O vereador também lamentou que se tenha gastado tanto dinheiro no aeroporto e este ainda não ser considerado um espaço adequado. “Ficamos triste em saber que a segunda maior cidade da Bahia é tratada dessa forma”, disse o edil.



    SMTT

     

    O edil David Neto (DEM) parabenizou o Coronel Boaventura, que está secretário da SMTT, e afirmou que a secretaria será bem gerida, mas que o coronel precisa ficar de olho na SMT. O vereador Pablo se manifestou para pedir ao então secretário que desmilitarize a secretaria e que não se pode permitir que a SMTT seja uma extensão da PM.



    Sessão solene

     

    Sessão Solene, no dia 05 (quinta-feira), às 19h30min, para outorga da Medalha Missionário Roderick Murdo Gillanderes aos Senhores Reinaldo Alves Portugal e Joeser Cruz Santana, atendendo aos Decretos Legislativo de nº 11 e 12/2015, ambos de autoria do Vereador Robeci da Silva Lima.



    DETRAN

     

    A bancada de oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) entrou com representação de improbidade administrativa no Ministério Público da Bahia (MP-BA) contra o diretor geral do Detran, Maurício Bacelar, por, segundo o grupo, “descumprir os preceitos da Lei de Licitação, publicando contratação emergencial sem justificar qual o interesse público e sem informar o projeto básico, preço de referência e tempo de duração do contrato”. A ação, assinada por todos os parlamentares da liderança da minoria e já em trâmite no MP, afirma que o Detran publicou duas dispensas de licitação emergencial, uma no dia 14 de outubro de 2015, objetivando a contratação de empresa para prestação de serviço de manutenção de sistema e apoio à informática e a segundo, dois dias depois, para contratação de empresa prestadora de serviços especializados de tecnologia da informação.



    TCM

     

    Uma comissão foi criada na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) para analisar a extinção do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), que teria suas atribuições incorporadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). Oito parlamentares devem fazer parte do grupo, que vai viajar para Pernambuco e Minas Gerais já na próxima semana para verificar como funciona o trabalho de fiscalização de contas nesses estados, onde as cortes municipais já tiveram suas funções repassadas para a corte estadual.



    Cunha

     

    O Conselho de Ética da Câmara instaurou na tarde de ontem (3) processo para investigar se o presidente da Casa, Eduardo Cunha PMDB -RJ), cometeu quebra de decoro parlamentar ao dizer que não possui contas bancárias secretas na Suíça. As investigações poderão resultar em absolvição, censura verbal ou escrita, suspensão ou cassação do mandato.



    Cunha I

     

    A defesa do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), pediu ontem (3) ao Supremo Tribunal Federal (STF), pela segunda vez, que a investigação sobre contas na Suíça atribuídas a ele na Suíça tramitem sob segredo de Justiça. Em outubro, o ministro Teori Zavascki, já havia negado pedido semelhante o deputado noinquérito No novo pedido, os advogados de Cunha pedem que, caso não seja decretado o sigilo sobre todo o material, pelo menos os dados bancários e fiscais sejam mantidos em segredo.  



  • 03/11/2015


    03.11.2015 12h31m
    Recomendar

    Sobe - mídia impressa por ocupar o 3º lugar em credibilidade na nova pesquisa da FGV.

     

    Desce - Sindicalistas da Petrobrás que fazem greve em uma companhia que precisa produzir para gerar riquezas e manter empregos.


    A voz

     

    A voz do locutor que faz a propaganda do deputado Targino Machado é parecida com a que faz a do guardião de Oxossi. O Guardião de Oxossi, que cobra por uma consulta R$ 100, semana passada resolveu fazer uma promoção e reduziu o preço para R$ 50. Sinais da crise.

     

    Verba parlamentar


    A verba parlamentar é instituída pelas assembléias estaduais e Câmara Federal para restituir os gastos dos deputados com a divulgação do mandato parlamentar, que compreende divulgação em rádios, blogs e jornais de suas ações na criação de projetos de lei, participação nas comissões temáticas, emendas ao orçamento, informando a distribuição de recursos para as cidades onde foram votadas e peças em defesa da sociedade. Fazer autopromoção além de se configurar propaganda eleitoral antecipada não pode ser pago com a verba instituída, que é crime por malversação de recursos. Essa notinha serve para entendimento do cidadão de como deve ser usado o dinheiro público nessa situação.

     

    Sumido


    O deputado estadual Zé Neto (PT) anda meio sumido, parece até que tem como foco disputar eleição para deputado federal em 2016, as andanças para as cidades do interior levam a essa direção. Nem o esplendor que se prenuncia com a finalização da obra da Lagoa Grande, que será um grande parque, prende o petista em Feira de Santana, enquanto isso o ex-colega de partido Angelo Almeida não sai da cidade mantendo reuniões com o pessoal da Rede, do PSOL, DO PCdoB e companheiros do PSB. É possível que o horizonte de um seja 2018 e outro 2016.

     

    Brasília


    Enquanto o presidente da Câmara Eduardo Cunha, enche o tanque do seu Porsche o ex-presidente, também processado na Lava Jato, senador Collor de Melo faz rolé nas ruas de Brasília com os carrões que foram apreendidos pela Policia Federal, e agora liberados. Alguns acreditam, no DF, que isso pode ter sido fruto do bozó que encontraram na Casa da Dinda. Esse Brasil ta parecendo a “Casa de Mãe Chica”.

     

    UPB


    UPB realiza Encontro Regional aos gestores sobre gastos públicos. A primeira lição é a UPB aprender como se faz, a entidade sempre foi perdulária com os recursos que recebe das prefeituras. Depois, não gastava dinheiro com seminário sobre o caso, bastava mandar uma cartinha, daquelas antigas, instruindo: não façam festas com bandas caras no aniversário da sua cidade, nas comemorações juninas, nas inaugurações, maior fiscalização na compra e no recebimento da merenda escolar, na compra de medicamentos, nos valores pagos ao lixo, ao transporte escolar e nos calçamentos que contem mais areia do que pedra e cimento e evitar contratação de apaniguados. E ai a situação das prefeituras estarão resolvidas.

     

    Recomendação


    Outra recomendação é que não adianta prefeitos que, para tentar livrar a cara, utiliza o expediente de redução dos próprios salários e dos secretários. Isso é populismo barato que não engana ninguém. Salário é sagrado e não se permite reduzir salário de trabalhador. Se o prefeitos e secretários acham que não merecem receber o que ganham é porque não merecem estar no cargo que ocupam.

     

    Arrumação


    O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva avaliou que a presidente Dilma Rousseff “arrumou” a articulação política do governo ao nomear o ex-governador da Bahia Jaques Wagner como ministro-chefe da Casa Civil. A declaração do petista foi divulgada na ultima quinta-feira (29) pelo do PC do B em vídeo na página da legenda no YouTube. Lula participou de almoço com parlamentares do partido em Brasília. 



Os comentários e textos não representam a opinião do portal; a responsabilidade pelo blog é do autor da mensagem.
Folha do Estado da Bahia
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia