Em cima da hora:
Enchente atinge bananais em três cidades do Vale do Ribeira, SP
-
  • Facebook
  • Twitter
  • Orkut
  • Feeds
  • 24/02/2015


    24.02.2015 10h44m
    Recomendar

    Sobe - A prefeitura de Feira por demolir 15 construções irregulares na periferia da cidade, no final de semana.

    Desce - A falta de estrutura na estação climatológica da UEFS.

    Bola Cheia

    As mudanças realizadas na gestão do presidente da Câmara, Ronny Miranda, foram elogiadas por todos os edis que utilizaram a tribuna durante a sessão de ontem. Em dois meses de gestão, foram promovidas mudanças na estrutura física e técnica da Casa. Reafirmando a preocupação com o bem estar da imprensa, em pequena reunião, Ronny ouviu colocações dos comunicadores e informou a medida tomada a fim de manter a ordem - o plenário será utilizado exclusivamente para vereadores nas sessões ordinárias e quando se justificar, terão acesso fotógrafos e cinegrafistas -, ação compreendida e aprovada pelos presentes.

    Lulinha

    O vereador Luiz Augusto de Jesus (PEN) foi a estrela principal da sessão de ontem (23) da Câmara. Desde cedo o recém empossado registrava o dia com fotos em profusão. Um grande número de convidados compareceu às galerias da Câmara. Lulinha foi reverenciado por alguns colegas que lhes deram boas-vindas. Eremita Mota (PDT), que falou por alguns colegas, disse que dentre todos as realizações da Câmara a volta do vereador Lulinha é a melhor delas, se afirmando feliz por esse motivo.

    A paz

    Afirmando que o ano começou na sessão de ontem, a vereadora Cintia Machado (PSC), lembrou acontecimentos desagradáveis na Câmara em anos anteriores e desejou aos colegas um ano de paz, tranquilidade, prudência, maturidade, serenidade, ética e respeito à opinião dos outros. "Que as diferenças sejam apenas diferenças de ideais, não passem a ser diferenças pessoas, porque nossa função aqui é trabalhar e discutir benefícios para comunidade", incentivando um ano melhor, como serem humanos e legisladores.

    Manifestação

    Com gritos, apitos e até o louvor "Podes Reinar", do Padre Reginaldo Manzotti, os agentes comunitários de saúde, liderados pelo sindicalista Nelson do Rosário, prometeram "dormir" na Casa em cobrança do compromisso assumido com o piso salarial de R$ 1.014,00, em janeiro. A prefeitura se defende afirmando que o governo federal não fez o repasse da quantia aprovada, o que inviabiliza o pagamento. O vereador Beldes, em apoio aos manifestantes diz que o governo federal já enviou o recurso. Agora, é acessar o site do Ministério da Saúde para saber para onde foi o dinheiro.

    Troca de chumbo

    Defendendo causas na saúde, o vereador David Neto (PTN) disse que o deputado estadual Zé Neto (PT) não foi feliz em dizer que, para conseguir uma vaga no Programa Saúde da Família (PSF), os vereadores têm que intermediar. "Eu quero dizer ao deputado Zé Neto que de demagogia eu já estou cheio", relatando que o deputado interfere nas vagas de UTI no Hospital Geral Cleríston Andrade. "O HGCA está engessado, só trabalha com indicação de Zé Neto", declarou garantindo que traria o assunto de volta a discussão porque precisa ser revisto.

    Unhas e dentes

    Marcos Lima (PRP) agradeceu ao prefeito José Ronaldo pela indicação do seu nome para a vice-liderança do governo e falou, durante o discurso, do orgulho de representar e defender a chefia com "unhas e dentes".

    Cinquentinhas

    Em discurso na tribuna da Casa da Cidadania, ontem, o vereador Edvaldo Lima (PP) disse que foi o responsável pela indicação do projeto do Executivo Municipal que dispõe sobre o registro e licenciamento de ciclomotores de até 50 cilindradas - conhecidos como cinquentinhas. O edil afirmou que o prefeito José Ronaldo (DEM) "não teve a humilde" para citar o seu nome, quando destacou a matéria, durante a sessão ordinária de abertura dos trabalhos legislativos, na última quinta-feira (19).

    Aliança

    O PTB e DEM estão em negociações avançadas para que as siglas se fundam. Já foi discutido que a sigla PTB e o número 14 sejam mantidos em Salvador. Dos 46 deputados dos partidos, seis migrariam para outras siglas.

    Presidência

    O líder do DEM no Senado, Ronaldo Caiado, sinalizou a possibilidade de ACM Neto (DEM) ser candidato à presidência da república em 2018, apesar do gestor ainda estar no primeiro mandato à frente do Executivo municipal. "A figura mais expressiva do partido hoje é o prefeito ACM Neto. É um político precoce. Não se pode desmerecer a sua capacidade de articulação", afirmou Caiado. Ele não acredita que o DEM se funda com outros partidos.

    Opinião

    O senador Otto Alencar (PSD) descartou a possibilidade de disputar as eleições em 2016 e afirmou que o candidato da legenda em Salvador será o deputado estadual Alan Sanches. Alencar avaliou ainda o governo de Rui Costa (PT). "É um governo de continuidade. Eu tenho absoluta convicção de que o governador vai fazer um bom trabalho. É um homem competente, vai dar seguimento às obras que foram iniciadas por Wagner, que não foram concluídas".

    Chefia

    A presidente Dilma Rousseff nomeou Álvaro Henrique Baggio como o novo chefe de seu gabinete pessoal, substituindo Beto Vasconcelos, que deixa o cargo para assumir o comando da Secretaria Nacional de Justiça do Ministério da Justiça. A portaria de nomeação e exoneração estão publicados no Diário Oficial da União (DOU).  



  • 21/02/2015


    23.02.2015 14h23m
    Recomendar

    Sobe – Ações educativas desenvolvidas pela base comunitária da Rua Nova.

    Desce – O deputados do PT na Assembleia, que vão recuar da ação contra a eleição, depois da ameaça de rompimento de Marcelo Nilo.

    Limpeza Pura

    Ao discursar na posse do secretário Justiniano França em Serviços Públicos, o prefeito José Ronaldo agradeceu Manoel Cordeiro pela excelência da limpeza pública na cidade: “Tenho pesquisa do último dia 15 em que apontou apenas 2% de reclamação da limpeza pública de Feira”. A responsabilidade para Justiniano pode ser grande ou pequena: grande se diminuir 4%, porque representa diminuição de 100% da qualidade, e pequena se aumentar apenas 2% da qualidade, chegando a 100%, ultrapassando os países nórdicos.

    Entra e sai

    O vereador licenciado e agora secretário Justiniano França foi prestigiado por colegas vereadores e imprensa no ato de sua posse, ontem, no Paço Municipal. Justiniano, experiente, já assumiu duas secretarias em outros períodos do governo José Ronaldo – a de Educação e a própria, de Serviços Públicos -, e substitui o excelente secretário Manoel Cordeiro, que tem uma história de vida exitosa na iniciativa privada, quando foi executivo principal da Pirelli em Feira de Santana e deixa a secretaria respeitado por todos.

    Afas

    Grande parte da cidade cobra do Folha do Estado a continuação de reportagens sobre a intenção de vender o terreno público que foi cedido a Associação Feirense de Assistência Social (Afas). Como acabou o carnaval - e é depois dele que começa a vida na Bahia - o assunto será pautado. Até agora, em nenhum jornal saiu publicação de oferta pública do terreno.

    Pelo sim, pelo não

    Já que existe o interesse público por grandes áreas cedidas pelo município a entidades, em muitas ocasiões, devemos também redigir uma reportagem sobre a história do Serviço de Integração do Migrante (SIM). E no embalo, contar a história da fazendinha urbana, antiga Mafrisa, que tinha área toda doada pelo município. Cidade que não conta sua história, essa se perde na memória, e quando isso acontece, demônio vira santo.

    Estudantes

    Alunos de Conceição da Feira que forem flagrados "filando" aula serão conduzidos ao Conselho Tutelar. A medida "Toque de Estudo", determinada pelo juiz José Brandão Neto, é justificada pela quantidade elevada de adolescentes matriculados que não frequentam regularmente as escolas locais, e passa a valer a partir de 2 de março. Os pais dos faltosos responderão a processos e podem ser multados se tiverem filhos analfabetos. O juiz, que já instituiu a obrigatoriedade do hino nacional em Santo Estevão, incluiu na portaria publicada quinta (19), também veto a celulares nas escolas e visita a lan house no horário escolar.

    Salário

    Neste mês os servidores públicos da Câmara Municipal de Feira de Santana tiveram o pagamento do salário, que estava programado para acontecer no dia 25, antecipado para ontem (19). Pelo segundo mês consecutivo o salário foi autorizado pelo presidente do Legislativo Feirense, vereador Ronny (PSDB), “haja vista que o recurso financeiro é disponibilizado para Câmara no dia 19 de cada mês, por conta disso não vejo motivo para protelar o pagamento dos trabalhadores”, disse.

    Reajuste

    O governo do Estado e a Federação do Trabalhadores Públicos do Estado da Bahia (Fetrab) iniciarão as negociações da campanha salarial da categoria na próxima terça (24). A diretora da Fetrab, Marinalva Nunes, deve reivindicar reajuste de 8,74% para 35 mil servidores com piso abaixo do salário mínimo e reposição da inflação de 2014, fixada em 6,41%, para o restante, retroativa a janeiro.

    Decisão

    Ainda na terça (24) os integrantes da bancada do PT na Assembleia Legislativa (ALBA) e o presidente estadual da sigla, Everaldo da Anunciação, irão resolver se haverá ação contra o presidente reeleito da ALBA, Marcelo Nilo (PDT), que teve eleição declarada inconstitucional pelo líder da bancada petista, Rosemberg Pinto (PT). O governador e Josias Gomes (Relações Institucionais) procuram amenizar os conflitos e legitimaram a decisão dos deputados de elegerem o pedetista.

    Crime

    O governador Rui Costa (PT), que recebeu fortes críticas por apoiar a operação da Rondesp no Cabula, afirmou que não irá permitir que “a população fique refém do crime organizado”, mesmo sabendo que é uma “posição de risco”. O petista disse ainda que será “duro” com o policial militar que fugir ao cumprimento da lei. “Eu defendo a legalidade e o estado de direito, e por isso vamos ser duros a quem fugir ao cumprimento da lei, tanto na Polícia Militar, quanto na Civil”, disse em entrevista à rádio Metrópole.



  • 18/02/2015


    18.02.2015 11h45m
    Recomendar

    Sobe – Imprensa e artistas baianos pelas homenagens a Luiz Caldas como precursor do gênero musical axé.

    Desce – O alto número de agressão física (577) atendidos nos postos de saúde no carnaval de Salvador.

    Pedido

    O secretário de Comunicação do PT, José Américo, apontou como “lastimável” o pedido do o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa para que o povo brasileiro cobre da presidente Dilma Rousseff a demissão do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, que se encontrou com empresários presos na Operação Lava Jato. Retomando a crítica do PT durante o julgamento do mensalão, Américo disse a postagem de Joaquim é “coerente” com a atuação do ministro e que ele deseja voltar à cena política. "Ao polemizar com Cardozo, ele repete seu ativismo jurídico e mostra que o tempo todo tinha objetivo político", afirmou.

    Repercussão

    Cardozo deve ser convocado para explicar, no Congresso, os motivos dos encontros com advogados de empresas investigadas na Lava Jato e a conduta de Joaquim também deve ser investigada pela Comissão de Ética Pública. O coordenador jurídico do PT, Marco Aurélio Carvalho disse que "por ironia do destino, ele se aposentou e hoje procura fazer o que sempre criticou: pediu carteirinha da OAB para sobreviver”.

    Bebidas

    Até a madrugada de ontem (17) foram apreendidos 646 litros de bebidas conhecidas como “príncipe maluco”, “capeta” e “nevada”, conforme informações da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), de Salvador. A comercialização destas bebidas artesanais é proibida, com a apreensão imediata dos produtos pela fiscalização pois podem conter substâncias impróprias para o consumo, como o formol e o metanol - que em alguns casos pode levar à morte-, além de serem armazenadas de modo inadequado. Desde o primeiro dia de Carnaval, os fiscais da Semop, apoiados por efetivo de Guardas Municipais, tem realizado ações de ordenamento do comércio informal, inicialmente com operações preventivas e educativas.

    DST

    Até a manhã de ontem foram registrados 24 casos positivos para HIV nos circuitos do carnaval. Segunda a diretora-geral de Vigilância da Saúde da prefeitura de Salvador, Érica Carvalho, ainda foram detectados 114 casos de Sífilis. A diretora afirma que é necessário que o paciente faça tratamento imediatamente e chama atenção para um número maior de mulheres que procuram o serviço oferecido gratuitamente para fazer a testagem de doenças sexualmente transmissíveis e que receberam também o diagnóstico positivo para essas doenças.

    Sustentabilidade

    Aumentou para 50 o número de participantes voluntários da campanha Eu Promovo o Carnaval Sustentável, promovida pela Secretaria Municipal de Cidade Sustentável (Secis). De acordo com o secretário André Fraga, a adesão dos camarotes, trios e blocos eram e 25 na edição de 2014 da folia. Até o momento, 40 toneladas de resíduos já foram recolhidas pelas empresas e entidades privadas parceiras de cooperativas desde o início do carnaval. Entre as ações que foram realizadas dentro dos camarotes, destaca-se a coleta do óleo de cozinha, a separação de resíduos que são destinados às cooperativas, e a oferta de alimentos orgânicos nos buffets.

    Barreiras

    O governador Rui Costa foi até Barreiras para ver o carnaval da cidade do oeste baiano onde, acompanhado do secretário do Turismo, Nelson Pelegrino, foi à fábrica de aviões Aerocentro, especializada em aeronaves leves esportivas, executivas e militares. "Conversarei com o ministro Jaques Wagner, da Defesa, para que possamos apoiar esta grande iniciativa", declarou Rui ontem (17). Com 40 pessoas empregadas, há cinco anos a indústria funciona no oeste baiano e se prepara para fazer decolar o Kronos 315, máquina construída em fibra de carbono e genuinamente brasileira.

    Porto

    O governador Rui Costa visita amanhã (19) a cidade de Porto Seguro para entregar obras do Sistema de Abastecimento de Água (SAA), em Vera Cruz, que deve beneficiar cerca de 5 mil habitantes. O sistema de abastecimento foi ampliado com a construção de decantadores, filtros, reservatório de reaproveitamento de água e casa de química. A obra recebeu investimentos de R$ 748 mil, próprios da Embasa, órgão vinculado à Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento do Estado.

    Desenvolvimento

    Ainda em Porto, Rui inaugura mais uma unidade do Programa Academia da Saúde, realizado em parceria com o Ministério da Saúde, com investimento de R$ 252 mil para beneficiar a população com atividades físicas e lazer. O governador também visita o Colégio Estadual Eraldo Tinoco, do distrito de Vera Cruz e participa do Carnaporto 2015, que ao completar 18 anos conta com efetivo policial que integra a Operação de Segurança do Governo no Carnaval e será comandada por Bell Marques, Claudia Leite e Banda Eva.

    Credibilidade

    Depois de mais de 7,6 mil pedidos feitos ao prefeito ACM Neto, o cantor Igor Kannário puxou um trio independente no circuito Osmar (Campo Grande) nesta segunda-feira (16). Uma multidão acompanhou o Príncipe do Guetto e o chefe do executivo municipal elogiou a postura tanto da pipoca quanto de Kannário que "aproveitou muito bem" a oportunidade. O público agradeceu nas redes sociais de ACM Neto que teve a representação de um coração feito com as mãos, a pedido do próprio Kannário, na Avenida. 



  • 14/02/2015


    15.02.2015 10h46m
    Recomendar

    Sobe - Iniciativa de escola municipal ao utilizar a rádio escolar como estratégia educomunicativa.

    Desce - Obra na Conceição I por voltar a por transeuntes em risco.

    Carnaval

    Após três dias intensos de votações na semana de pré-carnaval, os deputados terão 11 dias de folga na Câmara e só voltarão a Brasília no dia 24. Nos primeiros de presidência na Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) impôs um ritmo de votações acelerado e intolerância aos deputados faltosos. O quórum vem se mantendo alto e na segunda-feira (09), mesmo sem sessões deliberativas, 464 estiveram presentes. O pico da semana foi na terça-feira (10), com 492 deputado.

    O Retorno

    A presidente Dilma Rousseff embarcou ontem (13), para a Base Naval de Aratu, em Salvador (BA), onde passa o feriado de carnaval. Dilma deve retornar para Brasília na quarta-feira de cinzas. O ministro da Defesa, Jaques Wagner, acompanha a presidente na viagem. No mês passado, Dilma descansou durante cinco dias no local, depois de tomar posse.

    Boato

    A Secretaria de Imprensa da Presidência notificou que a presidenta não indicou o novo ministro do Supremo Tribunal Federal e publicações sobre o tema não passam de especulações. Alguns sites chegaram a divulgar o nome de Mauro Campbell, ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), como o indicado de Dilma ao STF, antigo cargo de Joaquim Barbosa.

    Mulher

    Foi instalada de quarta (12) a subcomissão de Autonomia Econômica das Mulheres, na Comissão dos Direitos da Mulher, presidida por Fabíola Mansur (PSB) na Assembleia Legislativa. A reunião discutiu questões relacionadas com o preconceito que existe no mercado de trabalho quanto à remuneração das mulheres e outras questões relacionadas a discriminações de caráter econômico. O requerimento elaborado e será presidido por Neusa Cadore (PT), eleita em pleito contabilizado pelo deputado Bira Corôa (PT).

    Resposta

    Em resposta ao "Ou o Bahia melhora ou nós, torcedores, vamos sofrer o ano todo" publicado pelo prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), no Twitter, sobre a situação do time Bahia dentro de campo, o presidente da agremiação, Marcelo Sant'Ana, tuitou: "Bom ver a Prefeitura preocupada com o Bahia e nossa necessidade de melhora. Espero que agora o assunto Transcon/sede de praia seja resolvido", alfinetou. A Prefeitura deve ao Bahia R$ 36 milhões em Transcons (Transferência do direito de Construir) referentes à desapropriação da sede de praia do clube, na Boca do Rio, onde hoje existe uma praça.

    Procon

    A Superintendência de Proteção do Consumidor irá realizar ações de fiscalização para combater práticas que não estejam em conformidade com o Código de Defesa do Consumidor. O órgão também irá realizar ações educativas junto aos foliões e empresas envolvidas com a festa. Ontem (13) o órgão realizou vistoria nas entregas de abadás no Shopping da Bahia e também nos circuitos. Para denúncias, o consumidor tem à disposição o telefone (71) 3116-0567 ou o e-mail denuncia.procon@sjcdh.ba.gov.br.

    Cuidado

    O ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa delatou ao Ministério Público que a Odebrecht, na mira da força-tarefa da Lava Jato, fez depósitos "a cada dois ou três meses" em suas contas no exterior entre 2008 e 2013 a título "política de bom relacionamento". Costa contou que os pagamentos eram realizados por sugestão do diretor da empreiteira, Rogério Araújo, que lhe disse: "Paulo, você é muito tolo, você ajuda mais os outros que a si mesmo. E em relação aos políticos que você ajuda, a hora que você precisar de algum deles eles vão te virar as costas", relatou.

    Repartição

    O executivo da Odebrecht teria indicado o operador Bernardo Freiburghaus, dono da empresa Diagonal Investimentos que teve a prisão decretada na nona fase da Lava Jato, como responsável por abrir e operar as contas do ex-diretor de Abastecimento no exterior. Costa admitiu que possuía cerca de US$ 26 milhões em contas na Suíça vindos da Odebrecht, valor que o Ministério Público Federal está negociando a repatriação com as autoridades suíças.

    Voou

    O doleiro Youssef delatou que emprestou um helicóptero para o político Luiz Argolo (SDD-BA) usar na campanha eleitoral de 2014. Na época, Argolo era candidato a deputado federal, teve 63.649 votos e tornou-se suplente. Segundo Youssef, Argolo comprou a aeronave em 2012, mas não teve dinheiro para quitar as prestações, pedido dinheiro emprestado ao doleiro para fazer os pagamentos. Youssef propôs quitar as prestações e emprestar a aeronave a ele, pagando, à vista, R$700,00 por meio da empresa GFD, em nome da qual foi registrado o bem, sem contrato entre Argolo e o vendedor da aeronave.

    Propina

    O doleiro informou que "João Argolo fazia parte do rol de parlamentares do PP que recebia repasses mensais a partir dos contratos da Diretoria de Abastecimento da Petrobras". Argolo deixou o PP no fim de 2013 e transferiu-se para o Solidariedade. A Diretoria de Abastecimento foi comandada por Paulo Roberto Costa, entre 2004 e 2012. Segundo a PF, ele atuava como parceiro nos negócios de Youssef na Petrobras. Preso no ano passado, o ex-diretor da estatal fez delação premiada e hoje cumpre prisão domiciliar no Rio.  



  • 13/02/2015


    13.02.2015 15h40m
    Recomendar

    Sobe - Atitude do cidadão feirense que encontrou cães nas ruas e leva-os para vacinar.

    Desce - As brechas no código penal que podem favorecer criminosos.

    BRT

    Em entrevista ao Bahia Notícias o prefeito José Ronaldo (DEM), afirmou que as críticas ao projeto de BRT são de pessoas que "querem tirar o brilho do projeto". Apesar de não ter sido citado pelo adversário, o pré-candidato a prefeito de Feira em 2016, deputado Zé Neto (PT) declarou que "não é contra o BRT" e que o projeto é o Ronaldo oculta o fato de que o projeto é do governo federal. "Ele pegou o projeto do governo passado, suprimiu uma parte do projeto que atendia que uma comunidade mais popular, que era o bairro do Tomba e a parte leste da Avenida João Durval, para sobrar dinheiro e cumprir uma promessa de campanha dele, que são os túneis na Avenida Maria Quitéria", disse o petista.

    Encaminhamento

    Zé Neto ainda pontua que o BRT tem sido tratado pela presidente Dilma como um projeto de excelência e que se o prefeito feirense mandou recado, vai receber a resposta: "Não somos contra o projeto, somos contra como está sendo encaminhado os recursos. Ele está atrás de uma obra para se salvar das dificuldades que têm passado em Feira, principalmente com transporte coletivo", esclareceu.

    Recomposição

    A presidente Dilma Rousseff formalizou ontem (12) a indicação de José Guimarães (PT-CE) para exercer a função de líder do governo na Câmara dos Deputados. Guimarães ocupará o lugar de Henrique Fontana (PT-RS) e ressaltou que um dos primeiros passos dele no posto será reconstruir o diálogo com o presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e com a base de apoio ao governo Dilma. "O desafio agora é recompor a base. Estender a mão para o diálogo. Vamos fazer conversas bilaterais com todos os líderes, além de reconstruir um diálogo com o presidente da Câmara", afirmou o deputado ao Broadcast Político.

    Relações

    A ex-contadora do doleiro Alberto Youssef, Meire Poza depôs contando que o antigo chefe e o ex-deputado federal Luiz Argôlo (SD-BA) mantinham encontros em um escritório sigiloso em Curitiba, local reservado para encontros com políticos, e sinalizou o funcionamento da remessa de dinheiro e empresas de fachada criadas para camuflar transações financeiras com membros do Congresso Nacional. Após o Carnaval, o ex-deputado deve ser convocado pela Operação Lava Jato para apurar se as ligações entre Argôlo e Youssef podem ter sido montadas.

    Protegido

    Além de Argôlo, o ex-deputado federal e atual conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), Mário Negromonte, também teria sido envolvido nos indícios apontados por Meire. Argôlo deixou o Congresso Nacional no início de fevereiro. Já o conselheiro do TCM não deve ser convocado pela Operação para depor pois, por ser membro de tribunal de contas, apenas o Superior Tribunal de Justiça possa processar, para que ele seja convocado.

    Conscientização

    Preocupado com os desdobramentos da crise hídrica, para que não se misture com a energética, o governo Dilma Rousseff planeja uma campanha para estimular o uso racional da água, numa mudança de postura do Planalto, que até o momento se concentrava no apoio financeiro aos principais Estados afetados pelos problemas de abastecimento. A estratégia de comunicação deve delimitar as responsabilidades dos Estados na gestão da água, que são de saneamento, e da União, que deve apoiar cada ente da federação com recursos e medidas necessários.

    Naval

    O deputado federal Bebeto Galvão (PSB-BA) demonstrou preocupação com o reflexo do escândalo da Petrobras na indústria naval da Bahia e criticou a decisão da ex-presidente da estatal, Graça Foster, que privilegiou grupos estrangeiros para construir blocos para equipamentos navais. De acordo com Bebeto, a crise na Petrobras, que envolveu o presidente da Setebrasil, Pedro Barusco, impactou a indústria naval do estado baiano, já que a empresa não cumpriu com suas obrigações contratuais.

    Suspensão

    Resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicada ontem (12), suspende a importação, a distribuição, a comercialização e o uso do medicamento Polixil B ®, sulfato de polimixina B, 500.000 UI, fabricado pelas empresas Mr Pharma S.A (Buenos Aires - Argentina) e Gland Pharma (Hyderabad - Índia). A única empresa autorizada a fabricar o produto é a Química Haller Ltda, localizada no Rio de Janeiro. A Anvisa determinou ainda que a empresa importadora do medicamento promova o recolhimento do estoque existente em mercado. 



  • 12/02/2015


    12.02.2015 10h26m
    Recomendar

    Sobe - Comitiva da Câmara de Vereadores de Feira por ampliar diálogo com o Senado federal.

    Desce - O número crescente de consumidores inadimplentes com registro no SPC/SERASA. 

    Baleados

    Apenas dois dos 18 baleados pela viatura da Rondesp durante confronto no bairro do Cabula, sexta-feira (06), tinham passagem pela polícia. Luis Alberto de Jesus Filho (28), que já foi preso por tráfico e posse de drogas em 2009, 2010 e 2014, buscou atendimento no Hospital do Subúrbio e segue internado, mas já teve a prisão decretada pela Justiça. Outro baleado, Evson Pereira dos Santos (26), foi detido por briga no carnaval em 2010 e 2011. A Polícia Civil afirma que delegados do Departamento de Homicídios de Proteção à Pessoa (DHPP) ouvem sobreviventes, parentes e moradores da região enquanto o Ministério Público acompanha as investigações com quatro promotores.

    Preocupação

    O vereador feirense Pablo Roberto (PT), utilizou a sua rede social para comentar a respeito da "chacina" na capital baiana. Membro da comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor, o edil demonstrou preocupação com a repercussão que o fato trouxe ao Estado e a forma como a violência vem sendo tratada, inclusive pelo governador Rui Costa, que afirmou acreditar na ação dos policiais como correta. "Colocar a violência e o extermínio de jovens como parte da política de Segurança Pública não é o melhor caminho. Vamos lutar pela Garantia de Direitos e assegurar que todas as classes, sejam civis e militares, vivam em uma Bahia sem violência, mais justa e igualitária para todos e todas", concluiu.

    Perdeu

    O deputado federal baiano Lúcio Vieira Lima (PMDB) perdeu a disputa pela liderança do partido na Câmara Federal para o correligionário carioca Leonardo Picciani, por apenas um voto - placar de 34/33. Picciane substituirá o antigo líder do PMDB Eduardo Cunha, que atualmente ocupa a presidência da Casa e apontou Vieira Lima, após derrota pela liderança, como o "principal posto" da CPI da Petrobras, no entanto, não sinalizou se será a presidência ou a relatoria da comissão.

    Ganhou

    O deputado federal Cacá Leão, eleito para seu primeiro mandato na Câmara, foi escolhido um dos vice-líderes da bancada do Partido Progressista (PP), cujo líder é Eduardo da Fonte (PP/PE). Ressaltando sua expectativa de fazer a diferença em seu mandato e honrar a confiança dos baianos, como vice-líder Cacá tem a missão de auxiliar o líder em contato com a bancada e representar o partido no plenário, nas reuniões de comissões ou nas representações externas.

    Demissão

    Depois das ameaças do PT contra sua reeleição à presidência da Assembleia, o deputado estadual Marcelo Nilo (PDT) mandou demitir o superintendente parlamentar da Casa, Isaac Cunha, indicado pelos petistas. O cargo é bem pago e já foi ocupado por petistas como o atual secretário estadual de Relações Institucionais Josias Gomes.

    Bancada

    A Comissão da Reforma Política instalada terça-feira (10) na Câmara dos Deputados conta com cinco parlamentares baianos: Arthur Maia (SD), Benito Gama (PTB), Daniel Almeida (PCdoB), Moema Gramacho (PT) e Uldorico Pinto (PTC). Empatada com a de São Paulo, essa é a maior bancada estadual na Comissão. Uldurico, aos 23 anos, é o deputado mais novo de todo o Brasil.

    Indicação

    O ex-deputado Oziel Oliveira (PDT) foi indicado pelo governador Rui Costa (PT) para ser o novo diretor-geral da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab). Oziel, que responde a processo por suspeita de desvio de dinheiro público e fraude em licitações quando era prefeito de Luis Eduardo Magalhães, é marido de Jusmari Oliveira (PSD), ex-prefeita de Barreiras, que estava sendo cotada para o cargo.

    Apelo

    O deputado federal Luiz Caetano (PT-BA) apelou ao presidente da Petrobras, Aldemir Bendine, e ao ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, por atenção para a necessidade de resolver o impasse referente a Brasken, empresa sediada no Polo Petroquímico de Camaçari, que corre o risco de parar a produção caso não consiga renovar o acordo anual de fornecimento de nafta, derivado de petróleo usado na fabricação de resinas.

    Impedimento

    O presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), desembargador Eserval Rocha, acusou a desembargadora Telma Britto de impedir a votação da proposta que separa as competências das Varas Cíveis e da Vara de Consumo desde 2008. A determinação da separação da competência foi estabelecida no Código de Defesa do Consumidor (CDC). Segundo Eserval Rocha, o tribunal está descumprindo a lei federal e a imposição de incluir o tema na pauta foi feita pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

    Troca

    Considerada uma das comissões mais importantes da Câmara Municipal de Salvador (CMS), a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) será presidida pelo vereador e vice-líder da bancada governista Léo Prates (DEM), com o vice Suíca (PT). O cargo era ocupado por Kiki Bispo (PTN), porém, a comissão tinha dificuldade em continuar trabalhando com o PTN.  



  • 11/02/2015


    11.02.2015 11h10m
    Recomendar

    Sobe - A Seduc por beneficiar aluno especial com cadeira de roda adaptada.

    Desce - O crescente número de crianças e adolescentes no mundo da criminalidade.

    Legislativo

    Na sede do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), responsável pela execução do Programa Interlegis, no Senado Federal, em Brasília, ontem e hoje o presidente Ronny Miranda, junto com o ex-presidente da Casa da Cidadania, Justiniano França, o chefe do setor Legislativo, Humberto Cedraz, e o representante do Departamento de Informática da Câmara, Wellington Moraes, participam de reuniões técnicas para tratar da implantação do Sistema Legislativo, atualização da base de dados do site da Câmara Municipal, consultoria do Regimento Interno da Casa e consultoria da Lei Orgânica de Feira.

    Modernização

    O Programa Interlegis é considerado o maior programa de modernização e integração do Legislativo em todo o mundo. Suas ações são dirigidas às Câmaras Municipais e Assembleias Legislativas, para organização de seus processos, capacitação de parlamentares e servidores e implantação de tecnologia. "Como estamos num processo de modernização da Câmara de Feira, não poderíamos deixar de conhecer de perto o Programa Interlegis", justificou Ronny.

    Ética

    Os líderes da oposição, Sandro Régis (DEM), e do governo, Zé Neto (PT), indicaram para o presidente da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (ALBA), Marcelo Nilo (PDT), os componentes do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Assembleia: Reinaldo Braga (PR), Nelson Leal (PSL), Zé Raimundo (PT), Bobô, (PCdoB), Alan Sanches (PSD), Pablo Barrozo (DEM), Adolfo Viana (PSDB) e Pedro Tavares (PMDB). Os suplentes são Fátima Nunes (PT), Fabíola Mansur (PSB), Vitor Bonfim (PDT), Bira Corôa (PT), Luiz Augusto (PP), Sandro Régis (DEM), Augusto Castro (PSDB) e Luciano Simões Filho (PMDB).

    PMDB

    A disputa pela liderança do PMDB na Câmara dos Deputados será resolvida hoje (11). O deputado federal, Lúcio Vieira Lima, que concorre ao posto, disse ao Bahia Notícias que tem o apoio de 35 deputados da própria bancada e quatro candidatos à liderança do partido abriram mão para apoia-lo. Neste caso, Vieira Lima só concorrerá com o Leonardo Picciani (PMDB-RJ). O deputado baiano contou que o partido estabeleceu o mandato de um ano para o líder da legenda, que conta com 66 parlamentares, menor apenas que a bancada do PT, com 70.

    Atração

    O antigo militante do PT e ex-deputado J. Carlos anunciou adesão ao prefeito de Salvador ACM Neto (DEM) ontem. Ele leva consigo o voto de oposição, na Câmara, representado pelo filho, o vereador J. Carlos Filho (PT). A ida de J. Carlos, liderança dos rodoviários e do Subúrbio, foi trabalhada pelo vereador do PT Henrique Carballal, que por desentendimentos com a legenda está ameaçado de expulsão e também almeja ingressar no grupo de Neto.

    Surdina

    A articulação para atrair o grupo do ex-deputado para o prefeito de Salvador foi trabalhada na surdina. Carballal e Neto conseguiram eleger J. Carlos Filho à quarta-secretaria da mesa diretora da Câmara Municipal, único cargo que a oposição tinha na mesa.

    Ligação

    J. Carlos irritou-se com o governador Rui Costa que, segundo ele, não lhe deu um telefonema depois que perdeu a eleição. Carlos contou que antes do dia 5 de outubro, quando preocupado com a performance no Subúrbio, Rui lhe ligava diariamente.

    Seca

    Uma portaria do Ministério da Integração Nacional reconheceu o município de Malhada, no sudoeste do estado, em estado de emergência devido à estiagem de pelo menos três anos. A cidade é a única do estado na relação publicada na terça-feira (10) pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, que contemplou outros oito municípios do país. Quando há reconhecimento de situação de emergência, a cidade passa a receber mais recursos, como forma de atenuar os prejuízos. Uma das prioridades é a continuidade do programa Bolsa Safra com seguro de R$ 850,00, além da operação pipa que reforça abastecimento de água e a renegociação de dívidas para a população em que cerca 1,5 mil trabalhadores vivem da produção agrícola.

    Turismo

    O secretário de Turismo da Bahia, Nelson Pelegrino respondeu, em entrevista à rádio Metrópole, sobre a proposta anunciada pelo governador de construir um novo Centro de Convenções da Bahia porque o atual "já deu o que tinha que dar". "Estamos reunindo alguns aspectos e os melhores elementos para apresentar ao governador Rui Costa, para que ele tome a decisão correta", disse Pelegrino, relatando que a Bahia está investindo em tecnologia. "Estamos vivendo a era digital, as pessoas querem conhecer a Bahia virtualmente. Nós temos que despertar a vontade do turista virtual vir aqui", declarou.

    Previdência

    O deputado Adolfo Menezes (PSD) assumirá o comando da Albaprev, o Fundo de Previdência Privada da ALBA, em substituição ao conselheiro João Bonfim. O órgão previdenciário é uma conquista dos parlamentares após a extinção da Caixa de Previdência Parlamentar na gestão do presidente Antonio Honorato. A Albaprev complementa os proventos dos deputados estaduais quando cumpridas as determinações legais para as aposentadorias e sua criação contou com aval da Superintendência de Seguros Privados (Susep), órgão regulador dos planos de previdência privada do Brasil.  



  • 10/02/2015


    10.02.2015 10h36m
    Recomendar

    Sobe – Projeto "Teatro vai aos bairros" por democratizar a cultura no município de Feira.

    Desce – A crise mundial do Petróleo que causa instabilidade no preço de combustível.

    Credibilidade

    Em meio a notícias negativas envolvendo a economia, a corrupção na Petrobras e as crises energética e hídrica, auxiliares da presidente avaliam que é hora de Dilma assumir a “batalha da comunicação” defendendo a posição do governo perante a opinião pública que, segundo dados do Datafolha, atenta para a crença de tenha proferido mentiras durante a campanha. O governo pretende ampliar o debate sobre as medidas de ajuste econômico para recuperar a credibilidade da presidente e, no Nordeste, onde a reprovação disparou, retomar a agenda de visitas e reforçar programas nos estados da região.

    Moeda

    Com marca considerada a pior de um presidente desde Fernando Henrique Cardoso em 1999, Dilma precisará recuperar a imagem também na relação com o Legislativo. Haverá intensificação para repactuação com o PMDB após a vitória em turno único de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) para a presidência da Câmara. Os cargos de segundo escalão serão a oferta.

    Herança maldita

    O presidente do Democratas Salvador, Heraldo Rocha chamou de “herança maldita” as distorções da gestão de Solla quanto à terceirização de serviços, controle de ponto e contratação de empresas. “Sobrou para Vilas-Boas dar explicações ao Tribunal de Contas do Estado sobre as irregularidades cometidas pelo antecessor”, observa o líder, lembrando a falta de repasses do SUS às prefeituras do interior. “O Ministério Público precisa investigar a gestão desastrosa de Jorge Solla, que transformou a Sesab em comitê para sua eleição a deputado”, declarou.

    ABDI

    A presidente Dilma nomeou Alessandro Golombiewski Teixeira para exercer por quatro anos o cargo de presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Teixeira foi um dos coordenadores da campanha da petista e inicialmente estava cotado para compor a diretoria do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

    Nomeação

    O Ministério da Fazenda publicou no Diário Oficial ontem (09) os nomes de Leonardo Chagas para subsecretário de Análise Econômica e Advocacia da Concorrência da Secretaria de Acompanhamento Econômico (Seae), Pricilla Maria Santana para subsecretária de Concorrência Internacional e Defesa da Economia Popular da Seae e Rodrigo Carvalho para subsecretário da Instituições Econômico-Financeiras e Cooperação Internacional da Secretaria de Assuntos Internacionais. Fabiano Macanhan Fontes foi nomeado como assessor especial do ministro Joaquim Levy e exonerado Artur Lacerda do cargo de subsecretário para Instituições Econômico-Financeiras e Cooperação Internacional da Secretaria de Assuntos Internacionais.

    Folião

    No domingo (08), o prefeito de Salvador marcou presença na pipoca do Alavontê, uma das atrações dos mini-trios formada por artistas da música baiana como Durval Lélys, Manno Góes, Ricardo Chaves e outros. Como marco de sua gestão e comprovação de sua visita, ACM Neto publicou a foto no perfil do instagram.

    Pedidos

    Após receber 7,6 mil pedidos populares, o prefeito ACM Neto afirmou que pediu ao presidente da Saltur, Isaac Edington, para garantir a participação de Igor Kannário no Carnaval 2015. Para Neto, é necessário que não haja incitação à violência durante a apresentação. "Isso tem que acontecer em segurança, em paz, não pode ter incitação à violência. É preciso ter absoluta harmonia com a polícia na rua. A gente quer Igor Kannário, eu quero, os fãs dele querem, mas é fundamental que isso aconteça com segurança", concluiu o prefeito.



  • 07/02/2015


    08.02.2015 11h01m
    Recomendar

    Sobe - Subirá a Secretaria de Educação do município se cortar o dia de trabalho dos gazeteiros e submetê-los a uma advertência (essa é nova!).

    Desce - APLB Feira que marca assembleia para o primeiro dia de aula deixando 50 mil estudantes da rede municipal frustrados.

    Não assinei

    O deputado Carlos Geilson ligou ontem (06) para a redação fazendo um reparo sobre as declarações do presidente do partido PTN, Maurício Bacelar. “Ele se equivocou, eu não assinei a ata porque não estava lá, fui consultado sobre a decisão e disse: 'os companheiros fiquem à vontade'”, esclareceu.

    Discutir relação

    Como no casamento, parar para discutir relação é porque existem problemas. Na política é a mesma coisa - quando alguém reflete para ver se sai ou se fica, é porque a coisa não está boa. Pressionar para melhorar a relação força uma situação que deriva na diminuição da confiança. Geilson tem que resolver a sua situação com o prefeito, porque senão o governo do estado vai pensar que está sendo usado como alavanca, e vice-versa.

    Charque de Bode

    Esse é o nome de um novo restaurante em Feira de Santana, no início da Rua São Domingos, onde funcionava o Vivas. Estive ontem nesse restaurante e posso dizer, que sendo sertanejo, essa é uma das melhores carnes de bode que já comi. A ambiente é climatizado, local extremante limpo e os pratos são fartos. O sabor só se compara aos servidos no Jorrinho e em Uauá. Uma delícia!

    Satisfação 

    Nos blocos que definiram participação dos pares da oposição e situação nas Comissões Temáticas da Assembleia Legislativa, das dez comissões permanentes, o governo ficou com sete e os oposicionistas com três, seguindo a proporcionalidade partidária da Casa. A bancada da Maioria ficou com o colegiado de Constituição e Justiça - CCJ (PT), Segurança Pública e Direitos Humanos (PT); Saúde (PSD); Educação (PP); Agricultura (PDT); Finanças e Orçamento (PTN), Comissão da Mulher (PSB). A Minoria ficou com Meio Ambiente; Turismo e Defesa do Consumidor. A negociação agradou tanto ao líder do governo, Zé Neto (PT), por resolver a situação, quando ao líder da oposição, Sandro Régis (DEM), cujo bloco se sentiu contemplado com as indicações.

    Composição

    A composição partidária foi fechada na quinta-feira (05) e o PDT, presidido por Marcelo Nilo, continua à frente do colegiado de Constituição e Justiça (CCJ). Além de Alan Sanches (PSD), que continuará no comando da comissão de Saúde, bastidores da Casa apontam a recondução de Joseildo Ramos (PT) ao posto. Já na Comissão de Educação, considera o nome considerado de Eduardo Salles (PP), enquanto que Fabíola Mansur (PSB) é a aposta para a Comissão da Mulher. A expectativa geral é que a definição dos presidentes das comissões deve ser fechada até a próxima terça (10).

    Anguera

    A gestão de 2013 do prefeito Mauro Vieira, de Anguera no Portal do Sertão, teve as contas aprovadas com ressalvas. O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), em outubro do ano passado, tinha rejeitado as contas do prefeito por realização de dispensas de licitações no montante de R$ 846.165,00, sem atender às exigências da Lei nº 8.666/93, e de despesas de R$ 319.681,77, sem comprovação do seu efetivo pagamento e da sua ocorrência. Na nova emissão, foi reduzida a multa imposta de R$ 7 mil para R$ 4 mil e o TCM optou por não ajuizar ação no Ministério Público.

    Posse

    Foi empossado, ontem, o novo secretário Estadual da Agricultura (Seagri), o deputado estadual licenciado Paulo Câmera (PDT). O ato foi um desfecho do processo de mudança no cargo após o rompimento do Executivo estadual com o PDT, cujo presidente tinha indicado Fernanda Mendonça (PDT) para ocupar a posto chefe da pasta.

    FHC

    O ex-gerente da Petrobras, Pedro Barusco, que afirmou ter recebido mais de US$ 67,5 milhões em propina da empresa, afirmou à Polícia Federal que recebe o dinheiro desde à época do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB). Segundo a Folha, Barusco contou ter aberto uma conta na Suíça no final da década de 90 para receber recursos legais da SBM que totalizaram US$ 22 milhões até 2010. De acordo com Barusco, a propina era paga por intermédio do representante da companhia holandesa no Brasil, Julio Faerman.

    Troca

    O governo federal exonerou Pablo Fonseca Pereira dos Santos do comando da Secretaria de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda (SAE) e nomeou para o cargo Paulo Guilherme Farah Corrêa. Pablo Fonseca passa agora a chefiar a recém-criada Subsecretaria de Regulação e Infraestrutura, que faz parte da SAE. A exoneração e nomeações estão publicadas no Diário Oficial da União (DOU) de ontem (06).

    Estrada

    A deputada Neusa Cadore (PT) apresentou na Assembleia Legislativa indicação endereçada ao governador Rui Costa solicitando o asfaltamento da estrada entre os municípios de Riachão do Jacuípe e Ichu. O trecho possui 22 km de extensão e perpassa localidades como Casa Nova, Campo Alegre e Vila Guimarães. "Além de Riachão e Ichu, essa obra será importante para as cidades de Pé de Serra, Nova Fátima e outros municípios da região, pois agilizará o deslocamento e impulsionando o desenvolvimento", defendeu Neusa. 



  • 06/02/2015


    06.02.2015 10h14m
    Recomendar

    Sobe – O amplo número de vagas nos cursos profissionalizantes gratuitos oferecidos pelo CICAF.

    Desce – Condutores que insistem em desrespeitar a lei que limita o uso de fumê em veículos.

    Sedução

    Sérgio Carneiro (PT), Irmão Lázaro (PSC) e Adelmo Menezes (PPL), os dois primeiros em entrevistas e o último a interlocutores, manifestaram intenção de disputar a Prefeitura de Feira em 2016. Dois já estiveram reunidos com o prefeito José Ronaldo. Adelmo foi chamado e Lázaro convidado, juntamente com o presidente do partido Eliel Santana. Sérgio Carneiro deve ser o próximo convidado. Essas candidaturas não devem prosperar.

    Amparados

    Os ex-deputados Jairo Carneiro e Eliana Boaventura, e o suplente de deputado Ângelo Almeida, já tiveram sua situação resolvida, junto ao governo Rui Costa, para fazer a composição no segundo escalão do governo. O cargo do vereador Pablo, de Feira de Santana, está em processo de encaminhamento. Se demorar, ele pode perder a paciência, e os impacientes geralmente tomam posições que não gostariam de tomar.

    PHS

    O Partido Humanista da Solidariedade mudou de mãos na Bahia. O comando agora pertence ao deputado federal e ex-prefeito de Camaçari, Luiz Caetano. O partido em Feira é da base de apoio do prefeito José Ronaldo. Vai ser difícil imaginar que a direção do partido no município vá se manter, uma vez que o candidato a prefeito de Caetano na cidade é o deputado Zé Neto. O vereador Robecy da Vassoura é ligado ao prefeito atual.

    Esparro

    O deputado federal José Carlos Aleluia (DEM-BA) definiu como esparro a tentativa de o governo federal aprovar o substitutivo da MP 658, que alteraria a legislação sobre parcerias entre a administração pública e as organizações não governamentais (ONGs). “Eles tentaram incluir uma série de medidas já rejeitadas pelo Congresso, como abrandar a fiscalização de contratos governamentais com as ONGs e a criação de um regime especial de contratação secreta dessas entidades, além de ressuscitar os conselhos bolivarianos, derrotados em plenário no ano passado”, informou Aleluia.

    Impedimento

    A bancada oposicionista impediu que o substitutivo petista se transformasse em lei, quarta-feira (04). “Imaginem, os dirigentes das ONGs não seriam responsabilizados por eventuais desvios nos convênios. E quem vai ressarcir o roubo? O povo inocente?”, questionou Aleluia que ainda citou, na tribuna do Congresso, o caso do Instituto Brasil na Bahia, que teria desviado milhões de reais para financiar campanhas petistas no estado.

    PV

    O presidente estadual do PV, Ivanilson Gomes, que esteve em diálogo com o secretário estadual de Relações Institucionais Josias Gomes, almejando fazer parte da base governista do PT na Bahia, parece ter resolvido aceitar a vontade da maioria da legenda. Na terça-feira, garantiu que a sigla se manterá ao lado dos Democratas e que a legenda não irá interferir no posicionamento dos deputados e vereadores a menos que haja decisões muito destoantes. Na Assembleia Legislativa é aguardada pelo deputado estadual eleito Marcell Moraes a formalização do bloco DEM-PV, articulado entre o líder da oposição na Casa, deputado Sandro Régis.

    Posse

    Mangabeira Unger foi empossado na Secretaria de Assuntos Estratégicos, em substituição ao ministro Marcelo Neri. A presidente Dilma discursou agradecendo ao antecessor, dizendo que o governo conseguiu reduzir a desigualdade e que Neri ajudou a entender melhor as transformações em curso no País “tanto no que diz respeito aos ganhos de renda, mas também ao acesso à educação, saúde, e os efeitos de todo esse ganho”.

    Petrobras

    Junto com a presidenta Graça Foster renunciaram ao cargo na estatal o diretor Financeiro e de Relacionamento com Investidores, Almir Guilherme Barbassa; o diretor de Exploração e Produção, José Miranda Formigli; o diretor de Abastecimento, José Carlos Cosenza; o diretor de Gás e Energia, José Alcides Santoro; e o diretor de Engenharia, Tecnologia e Materiais, José Antônio de Figueiredo. Amanhã (6) o Conselho de Administração vai se reunir para eleger os novos membros da diretoria.

    Lula

    Dilma procura executivo para substituir os titulares que renunciaram aos cargos na Petrobras. Lula quer o posto com intenção de indicar a chefia da estatal ao ex-presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, a quem já tinha apontado para funções no governo, sem contar com simpatia da presidente. Devido à intensidade da situação, Dilma pode ceder à indicação.



  • 04/02/2015


    04.02.2015 10h46m
    Recomendar

    Sobe - O aplicativo brasileiro para auxílio da gestão pública, Colab.re, escolhido pela ONU como um dos melhores do mundo.

    Desce - Queda de braço entre Fundac e o Ministério Público por conta do Melo Matos, em Feira.

    Tudo Azul

    O grupo capitaneado pela Associação Comercial de Feira (ACEFS) foi recebido ontem, em São Paulo, pelo presidente da Azul Linhas Aéreas, David Neeleman. O presidente da ACEFS entregou ao executivo da companhia aérea uma pauta de reinvidicações com dez ítens, e dentre os mais importantes consta a mudança do horário dos voos de ida para o início da manhã e retorno à noite para Feira, além de um novo voo de São Paulo para Recife com escala em Feira. O prefeito José Ronaldo e outras autoridades fizeram parte do grupo que retornou ontem de Campinas.

    Companheiro

    O deputado Carlos Geilson, eleito 3º vice-presidente da ALBA, em declaração comemorativa pela sua eleição, utilizou termo digno de destaque: "A luta continua!". Só faltou completar com 'companheiro', mas a linguagem já é um sinal de que as conversas com o pessoal do PT estão entrando na cabeça do deputado, que está abandonando o jargão paroquial "o trabalho continua" que um dia foi "o trabalho constante".

    Blocos

    Confirmada a reeleição de Marcelo Nilo (PDT) para a presidência da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (ALBA), os partidos formalizaram os blocos que farão na Casa em 2015/16. Os sete deputados do PSDB, PRB e PSC formalizaram um bloco que será liderado por Augusto Castro (PSDB); os oito de DEM e PV serão liderados por Luciano Ribeiro (DEM); o PMDB não se ligará a outros partidos e seus seis parlamentares serão liderados por Pedro Tavares. Os três blocos irão constituir a bancada da minoria, que será comandada por Sandro Régis (DEM).

    Não consta

    Os deputados do PT não constam na publicação do Diário Oficial do Estado de ontem terça-feira (03) após terem abandonado a sessão em protesto pela reeleição de Nilo. PTN, PROS e PRP juntarão os seis parlamentares sob liderança de Jânio Natal (PRP). PP, PSL e PSB formarão novo bloco com oito parlamentares, liderados por Luiz Augusto Moraes (PP); os nove deputados de PDT, PCdoB e PR serão liderados por Euclides Fernandes (PDT); o PSD se manterá apenas com seus seis representantes liderados por Rogério Andrade.

    Bombeiro

    Mesmo que Rosemberg Pinto (PT) tenha retirando sua candidatura por considerar inconstitucional a participação de Nilo na votação, o líder do governo, Zé Neto (PT), evitou fazer previsões sobre medidas ou a condição do partido na Casa. "Neste momento sou mais bombeiro do que gasolina. Sou do PT, mas sou líder do governo, então tenho a tarefa de equilibrar as relações na Casa e buscar uma solução dialogada", argumentou.

    Crítica

    Reeleito pela quinta vez, Nilo (PDT) criticou, em entrevista à rádio Metrópole, a atitude da bancada petista quando abandonou a sessão de votação na Casa para presidência do Legislativo. "Fazer um papelão daqueles? Somos parceiros há 25 anos. O deputado Rosemberg tem todas as condições de ser presidente da Casa, condições políticas e administrativas", disse.

    Novos rumos

    Sobre a ação de inconstitucionalidade do PT contra a sua reeleição o presidente da AL-BA declarou: "A constituição é clara: agora é um novo mandato, nova legislatura, como acontece no Senado. O PT que tanto ajudei. Tenho certeza que a justiça vai dar favorável ao nosso pleito. Mas se o PT entrar na justiça, eu vou procurar novos rumos, vou romper. Tenho uma amizade profunda com Rui Costa. Questionar juridicamente um assunto do plenário? Vamos decidir no voto, no argumento. Lamentável".

    Proposta

    Após agradecer aos 51 votos que lhe reelegeram, em especial aos deputados Alan Sanches e Pastor Sargento Isidório, que abdicaram de suas candidaturas à presidência para apoiá-lo, Marcelo Nilo afirmou que nesse novo mandato fará o possível para que os projetos enviados à Casa pelos poderes Executivo, Judiciário e Ministério Público sejam debatidos de forma mais abrangente pelas comissões temáticas, antes de serem enviados ao plenário. "Sou contra a votação urgente de projetos que tenham relevância para a sociedade e pretendo manter esse conceito nessa nova legislatura", completou.

    Inauguração

    A Câmara Especial do Extremo Oeste, criada pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), foi inaugurada ontem em Barreiras. A Câmara do Oeste vai analisar e julgar recursos e processos oriundos de Angical, Baianópolis, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Cocos, Coribe, Correntina, Cotegipe, Cristópolis, Formosa do Rio Preto, Luís Eduardo Magalhães, Riachão das Neves, Santa Rita de Cássia, Santa Maria da Vitória, Santana, São Desidério, Serra Dourada, Wanderley e seus respectivos distritos. Com isso, os cidadãos da região poderão recorrer de uma decisão desfavorável de primeiro grau, sem precisar se deslocar para Salvador. 



  • 03/02/2015


    03.02.2015 16h32m
    Recomendar

    Sobe – A integração do corpo de bombeiros que vai garantir mais segurança no carnaval da Bahia.


    Desce – A violência que acaba vitimando até mesmo policiais.

    Aeroporto

    O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Feira de Santana organizou um grupo composto de ex-presidentes, empresários, jornalistas e entes públicos para participarem do voo inaugural, destinado a Campinas (SP). O prefeito José Ronaldo e o presidente da Câmara de vereadores, Ronny Miranda, farão parte do grupo. O voo saiu ontem às 14h e o retorno acontece hoje, com chegada às 13:35h. Vale lembrar que cada convidado paga suas despesas com passagens e hospedagem.

    Aeroporto II

    No voo inaugural de São Paulo à Feira de Santana ontem, quem veio foi o governador Rui Costa e sua comitiva, que chegaram às 13:35h e concederam entrevista coletiva à imprensa da cidade, daí seguiram para Salvador.

    Mudanças

    Um novo bloco oposicionista foi oficializado ontem na AL-BA, formado pelo PRB, PSC e PSDB, com sete deputados. Com seis deputados do DEM e outros seis do PMDB, a oposição passa a ter 21 integrantes, contando com o PV, que fará bloco com o DEM. O número representa um terço dos deputados estaduais.

    Representação

    O vice-governador da Bahia e secretário de Planejamento, João Leão, representou o governador Rui Costa na posse dos deputados federais. 39 dos 513 parlamentares empossados na Câmara dos Deputados integram as cadeiras da bancada da Bahia. Leão declarou: "Queremos uma forte aliança com a bancada baiana", declarando diálogo com todos os parlamentares eleitos pela escolha do povo baiano.

    Atenção

    O senador baiano Otto Alencar (PSD) foi o primeiro dos 27 novos senadores a fazer o juramento. Ele destacou que uma das prioridades do mandato “vai ser a luta pelo Rio São Francisco", seguidas das reformas: política, tributária, trabalhista e do Código Penal, com atenção especial a pauta dos trabalhadores.

    Vantagem

    O presidente nacional do PSDB, Aécio Neves (MG), responsabilizou a bancada do PT pela reeleição do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), que conquistou em votação secreta 49 apoios, enquanto o adversário Luiz Henrique (SC) arrecadou 31 - ainda teve um voto nulo. “Quem votou fechado (em Calheiros) foi o PT, mais do que o PMDB”, afirmou Aécio, almejando um presidente do Poder Legislativo mais do que um aliado do Planalto.

    Gentileza

    O deputado federal Arlindo Chinaglia (PT-SP), derrotado na eleição para presidente da Câmara dos Deputados, afirmou que o candidato vencedor, “sempre foi” mais “gentil” no contato com a presidente Dilma Rousseff. O petista deixou claro que não gostou do comportamento de Eduardo Cunha (PMDB-RJ), julgando que ao longo da campanha o adversário “rompeu uns cercadinhos”.

    Palhaçada

    Em seu segundo mandato como deputado federal, Tiririca (PR-SP) avalia que o circo é mais organizado que a Câmara dos Deputados. "O circo é coisa organizadinha, tem hora para entrar e para sair. Aí chega aqui, o cara está discursando e neguinho não está nem aí", comentou durante a posse. O deputado espera ver desta vez seus projetos aprovados.

    Gang

    O deputado federal José Carlos Aleluia (DEM) afirmou que o parlamento vai ter que trabalhar como uma delegacia de polícia para “tirar a gang que tomou conta do Brasil”. Na opinião do deputado, todos que foram relacionados pela operação Lava Jato cumpriam ordem e “está na hora de prender os chefes da gang, que são Dilma e Lula, sendo o ex-presidente o autor intelectual dos crimes”. Aleluia lembra que a justiça portuguesa também está atenta por causa da revelação da Portugal Telecom de que teria pagado três milhões de euros a Lula.



Os comentários e textos não representam a opinião do portal; a responsabilidade pelo blog é do autor da mensagem.
Folha do Estado da Bahia
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia