Em cima da hora:
Baile Municipal de Bezerros vende ingressos para show de Araketu
-
  • Facebook
  • Twitter
  • Orkut
  • Feeds
  • 14/03/2014


    17.03.2015 09h13m
    Recomendar

    Sobe - Faculdade Pitágoras por criar projeto sustentável que visa reutilizar banners descartados por estudantes.

    Desce - Deputados da CPI da Petrobrás, que durante depoimento do suspeito Eduardo Cunha (PMDB-RJ), o presidente da Câmara, ao invés de questionarem, "elogiaram".

    MST

    Na noite de quinta-feira (12), integrantes do Movimento dos Sem Terra (MST), que pede, entre outras coisas, a reforma agrária, foram flagrados pela reportagem do Bahia Notícias jantando no restaurante Gattai, apontado pelo site Comendo em Salvador como "uma opção requintada, porém cara". Também nesta semana, o "exército de Stédile" foi visto no Outback antes de começar a marcha para Salvador, que deve ser concluída segunda-feira (16). Na internet circulam flagras de grupos em lugares como o Mcdonald.

    Doméstica

    Uma manobra do Governo Federal para adiar o pagamento de benefícios a trabalhadores domésticos, na quinta-feira (12), foi rompido o acordo de aprovação do relatório do senador Romero Jucá (PMDB-RR), de regulamentação da PEC das domésticas, na Câmara. A articulação do Planalto resultou na aprovação do relatório elaborado pela deputada Benedita da Silva (PT-RJ), que prevê o pagamento de multa de 40% sobre o saldo do FGTS no ato do desligamento do empregado. O texto volta ao Senado e, segundo o jornal O Globo, Jucá deve fazer articulação para derrubar as alterações.

    Cisternas

    O governo da Bahia pretende instalar 66 mil cisternas em municípios do interior, 16 mil estão garantidas e se referem a um convênio firmado com o Ministério da Integração. As outras 50 mil já foram solicitadas ao ministério, conforme assegurou o secretário de Desenvolvimento Rural (SDR), Jerônimo Rodrigues. Em entrevista ao Bahia Notícias na quinta-feira (12), o secretário explicou o interesse do governo em colocar cisternas em escolas e postos de saúde, mas ainda não havia sido autorizado porque as peças são residenciais - a autorização foi dada ao governador Rui Costa (PT) em reunião na última quarta-feira (11).

    A mãe

    A presidenta Dilma Rousseff cancelou a viagem que faria ontem (13) a Belo Horizonte por causa da saúde de sua mãe. Dilma Jane Rousseff, de 91 anos, mora com a filha em Brasília, no Palácio da Alvorada. Sem detalhar o estado da senhora Dilma Jane, que já teve que ser hospitalizada por problemas respiratórios e mal-estar, o Planalto apenas informou que a presidenta iria permanecer no Alvorada, cancelando sua presença no balanço da campanha Justiça pela Paz em Casa, coordenada pela ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal, e tem o objetivo de acelerar os processos e julgamentos de acusados de violência contra a mulher. O vice-presidente Michel Temer compareceu ao evento substituindo Dilma. 

    Vaquejada

    Com a finalidade de estabelecer regras para a vaquejada, norma de realização dos eventos e do bem-estar animal, o deputado Eduardo Salles (PP) apresentou na Assembleia Legislativa projeto de lei que regulamenta a vaquejada como prática desportiva e cultural no Estado da Bahia. Se aprovado, o projeto vai definir procedimentos e estabelecer diretrizes garantidoras do bom andamento do esporte, através do controle e prevenção sanitário-ambientais, higiênico-sanitárias e de segurança. Ficará proibida a participação de qualquer animal com ferimentos e os competidores deverão obrigatoriamente usar capacete, calça comprida, botas e luvas.

    Saúde

    A população de Porto Seguro, estimada em cerca de 145 mil habitantes, passou a contar, ontem (13), com duas novas unidades básicas de saúde. As estruturas, inauguradas pelo governador Rui Costa, foram instaladas no Mirante de Fontana e na Praça Gravatá, ambos no bairro do Baianão. Elas contaram com investimentos de R$ 452.485, 37, rateado pelos governos estadual e federal, e a prefeitura local. As unidades têm dez consultórios, laboratório, farmácia e sala de acolhimento ao cidadão e a Sala Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). Entre os serviços oferecidos estão atendimento médico, exames laboratoriais, consultas, exame preventivo, pré-natal, além de procedimentos odontológicos.

    Cosmético

    Resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicada ontem (13) no Diário Oficial da União suspende todas as publicidades dos produtos Micositan amolecedor de cutícula auxiliar na remoção de unhas encravadas, Micositan calos e aspereza dos pés, Micositan fluido preventivo de fungos causadores da micose e Micositan fluido preventivo para frieira, fabricados pela Porto Bianco Indústria Comércio de Produtos Farmacêuticos Ltda. De acordo com o texto, foi comprovada a divulgação irregular dos cosméticos por meio dos endereços eletrônicos, onde são atribuídas diversas indicações terapêuticas para os produtos.

    Impeachment

    O partido Solidariedade iniciou uma campanha para coleta de 1 milhão de assinaturas com o objetivo de pedir o impeachment da presidenta Dilma Rousseff, quinta (12). De acordo com o presidente do partido, deputado Paulinho da Força Sindical (SP), a coleta será feita pelo site da legenda e assim que chegar ao patamar de 1 milhão de assinaturas será apresentará o pedido de abertura de processo à Câmara dos Deputados. Na apresentação do pedido, o partido usará como base pareceres jurídicos que foram encomendados a 12 juristas renomados, porém, até agora só tem o parecer de Ives Gandra. Perguntado se há fato determinado para o pedido de impeachment, Paulinho disse que se a presidenta não tomou nenhuma medida em relação ao escândalo na Petrobras e foi omissa, fato concreto para que se peça a cassação de Dilma. O presidente do Solidariedade informou que vai intensificar a coleta em todo o Brasil a partir deste domingo (15), dia em que, distribuirão mais de 500 mil panfletos em meio aos manifestos. 



  • 12/03/2015


    13.03.2015 10h48m
    Recomendar

    Sobe - Câmara de Vereadores por criar medalha 8 de março para homenagear mulheres que se destacam em Feira.

    Desce - O câncer da corrupção que está deteriorando o Brasil.

    Especial

    Na noite de hoje (12), a partir das 19h30, no plenário da Casa da Cidadania, acontece uma sessão especial em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março. Durante a ocasião, mulheres que se destacam em suas áreas de atuação serão contempladas com medalhas. O vereador Correia Zezito (PTB) fez questão de declarar que sua indicação foi homenagear Maricélia Ferreira da Silva, a secretária da Assistência de Saúde, relatando que, mesmo antes de se eleger vereador, quando ia solicitar atendimento para o povo, sempre foi recebido com prestatividade. Entre as homenageadas também estará a professora Alaíde Guerra, que além de ter forte atuação na área educacional, também se destaca na área de aconselhamento a casais em crise e, neste quesito, diversas alianças foram restauradas.

    Hospitais

    O vereador Lulinha (PEN) defendeu o trabalho do município nas unidades de PSF, Policlínicas, UBS e CAP - segundo ele, só têm problemas referentes a ausência de poucos médicos que buscam trabalhar em outros locais. O vereador afirmou que não imagina como a população de Feira sobreviveria apenas com o Hospital Geral Clériston Andrade, que já foi "disponível" mas hoje tem atendimento alcançado por intermédio político e não provê todas as necessidades dos pacientes. Lulinha declarou que o governador Wagner só concluio obras e colocou instituições, como o Hospital da Criança, para funcionar precariamente, cobrando as obras prometidas pelo atual governador Rui Costa.

    Hospitais II

    O vereador Beldes Ramos (PT) garantiu que as instituições de saúde pública em Feira foram trazidas em contrato com o governo PT e que é responsabilidade do município gerir. Falou também que hospitais, como o da Mulher, encontram-se com dificuldades de atendimento como a Clériston por conta do crescimento da demanda. "Acabou a campanha e precisamos agora discutir soluções viáveis pra saúde. Essa questão de ficar debatendo partidarismo não interessa. Ao invés de críticas proponham soluções para que possamos encaminhar para o governo", declarou o vereador lembrando do anuncio de Rui Costa sobre, ainda nesse semestre, dar andamento ao processo de licitação para construção de nova unidade do Clériston Andrade.

    Contemplados

    Marcos Lima (PRP) anunciou que, através de seu pedido, foi solicitada, pela administração municipal, a mudança do CRAS para o loteamento Parque Servilha, na Rua Luiz Servilha, 260, próximo a Igreja Assembleia de Deus no bairro Pampalona - uma região mais carente e necessitada. A vereadora Neinha (PMN) declarou que o deputado federal Benito Gama (PTB) destinou uma emenda ao orçamento do Ministério da Saúde, no valor de R$ 1.300.000,00, para Feira de Santana, visando, sobretudo, à viabilização de diversas obras de interesse da coletividade no distrito de Bonfim de Feira.

    Micareta

    O vereador Edvaldo Lima (PP) contou que enviou ao poder Executivo, no início de 2014, que até hoje não foi respondido. Segundo o edil, foi pedida a mudança da Micareta, que acontece na Avenida Presidente Dutra, para o Parque de Exposição, motivado por prejuízo que o acontecimento no local proporciona. "Eu não sou contra que faça a Micareta, não sou a favor do lugar onde ela acontece, onde há uma estação rodoviária, igrejas evangélicas e católica, comerciantes, todos são prejudicados". O vereador aponta que providências devem ser tomadas pelo Município acerca do destino da festa "que traz problema para sociedade e todas as vezes que acontece deixa um rastro de enfermidade na cidade, que já tem uma saúde pública caótica".

    Sexta 13

    Se referindo a matéria publicada no jornal Folha SP (25/02) em que petistas fardados agrediam manifestantes, no Rio de Janeiro, pedindo impeachment da presidente, o vereador José Carneiro (PSL) afirma-se chocado, uma vez que a prática de reivindicação de rua sempre fez parte da história do partido. Carneiro relatou que este ato que aconteceu no Rio está programado para acontecer na sexta-feira 13 em todo o país, no evento organizado pelo PT em defesa da Petrobrás. "Devia ser em punição aos corruptos que acabaram com a empresa", afirmou. "Eu estou preocupado porque, de repente, pode ter confronto. Anunciaram que na capital da Bahia haverá esse movimento", declarou o vereador, revelando a possibilidade de "xiitas" infiltrados no PT, patrocinados pelos corruptos da estatal, usarem força bruta para molestar pessoas de bem que vão as ruas de forma legítima dizer "não à corrupção".

    Calibragem

    O vereador Tonhe Branco(PSC) deu entrada no Projeto de Lei, na Câmara Municipal de Feira de Santana, tornando obrigatória a instalação de calibrador de pneus digital nos postos de combustíveis do município. O frentista fica obrigado a calibrar os pneus dos veículos que estiverem abastecendo, atendendo a solicitação do condutor do veículo."Na maioria das vezes, o motorista tem que se dirigir vários postos para encontrar este tipo equipamento e, contar com a sorte de que o mesmo não esteja quebrado, sendo motivo de muitas reclamações por parte dos motoristas", pontuou Tonhe Branco. 



  • 10/03/2015


    10.03.2015 11h40m
    Recomendar

    Sobe - Governo brasileiro por considerar feminicídio como crime hediondo.

    Desce - Governo brasileiro por elevar a taxa de impostos.

    TV Câmara

    O presidente da Câmara Muncipal, Ronny Miranda (PSDB) comunicou que as transmissões das atividades legislativas da TV Câmara ficarão suspensas temporariamente. O contrato com a empresa Invicta Comunicação foi encerrado dia 06 de março e o diretor da empresa não se interessou em um aditivo de até 60 dias para realização de novo certame licitatório que ocorrerá afim de que possam ser ampliados os serviços de divulgação das sessões legislativas, ainda com programas semanais, que não estavam sendo realizado apesar de estarem contratados, sobre as matérias que tramitam na Casa e outros interesses da comunidade.

    Humildade

    Voltando aos trabalhos na Casa, após licença médica para recuperação da cirurgia bariátrica, Correia Zezito (PTB) contou que acompanhava as sessões da Casa da Cidadania através da TV Câmara e trouxe à tona o discurso feito pelo vereador Tom (PTN) a respeito das denúncias a cooperativas em Feira de Santana, admitindo que estava errado quando discordou com o retorno do colega para a Câmara.

    Futebol

    Robeci da Vassoura (PHS) aproveitou seu tempo na tribuna para parabenizar o Bahia de Feira que conseguiu se classificar e manter-se na primeira divisão em 2016, afirmando que pode voltar a ser campeão baiano. "É necessário que o Fluminense retorne para primeira divisão e o Feirense consiga se classificar", declarou o vereador, afirmando que Feira de Santana é uma cidade de 600 mil habitantes e não pode ter só um clube representando o futebol no campeonato baiano.

    Distritos

    O vereador Roque Pereira (PTN) declarou-se feliz por contemplar, em Ipuaçu, a finalização das obras de água, que dentro de cerca de 40 dias serão inauguradas. Neinha (PMN) agradeceu ao prefeito José Ronaldo por atender seu pedido e visitar a comunidade onde nasceu, Caboronga, acreditando que providências serão tomadas a respeito de uma ponte que encontra-se em condições precárias.

    Transporte

    O vereador oposicionista Edivaldo Lima (PP) requereu a presença do secretário municipal de Transporte, Ebenezer Tuy, para responder questões acerca do serviço de transporte coletivo em Feira de Santana. Edivaldo afirmou desconhecer outra empresa que presta serviço à sociedade sem exibir logomarca, caso da Princesinha, que segundo o edil, aparenta ser clandestina. O requerimento foi aprovado em votação com apenas quatro votos contrários. Ele recebeu o apoio do governista David Neto (PTN), que argumentou a necessidade dessa convocação para que muita coisa possa ser esclarecida no âmbito da Secretaria. David elencou pelo menos seis instituições que deveriam receber convite da presidência para estarem presentes na sessão.

    Fies

    O vereador José Carneiro (PSL) trouxe à sessão a dificuldade que alunos de faculdades particulares estão tendo para se inscrever no programa de financiamento estudantil, o Fies, preocupando também os pais que não tem recursos para bancar os estudos dos filhos. "Não permitir que esses alunos corram risco de não retornar e concluírem seus cursos", declarou o edil, lembrando que a presidente pediu "paciência" em seu discurso nacional, mas que o povo que tem que pedir "paciência" uma vez que "acompanha calado o show de desmando comandado pela presidência da república e seus aliados".

    Interferência

    O deputado federal baiano Cacá Leão (PP), membro da CPI da Petrobras, afirmou que a presença do seu pai, o vice-governador da Bahia João Leão (PP), na lista de políticos a serem investigados na Operação Lava Jato não irá interferir no seu trabalho. "Apenas faz com que a vontade de investigar a verdade aumente", disse em entrevista ao Bahia Notícias ontem (09). Cacá afirmou que aprendeu a "separar o João Leão meu pai do homem público", lembrando que as acusações não são concretas.

    Cagada

    Em relação declaração bastante criticada feita pelo vice-governador João Leão (PP), de que estaria "cagando e andando na cabeça dos cornos" para a investigação da Operação Lava Jato, Cacá Leão defendeu o pai: "Ele ficou indignado e se exaltou, como todo mundo tem direito", afirmou. O parlamentar disse que, apesar do clima tenso na abertura da CPI da Petrobras, as coisas já se acalmaram. "Temos que salvar a maior empresa do país", declarou. Outra posição de independência é a do deputado Arthur Lira (PP-AL), presidente da comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Já indicou também que saberá separar o "eu do eu", quem acredita?

    Concurso

    O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) publicou no Diário da Justiça Eletrônico, ontem (09), a relação dos candidatos que devem participar da reaplicação das provas objetivas e discursivas do concurso público realizado pelo tribunal. As provas serão aplicadas no próximo dia 12 de abril. A consulta do local para realização do certame pode ser realizada no site da Fundação Geúlio Vargas (FGV). O candidato relacionado deve comparecer ao local de prova com, pelo menos, uma hora de antecedência, portanto caneta esferográfica de cor preta ou azul, além do comprovante de inscrição e do documento de indentidade original.  



  • 06/03/2015


    06.03.2015 09h48m
    Recomendar

    Sobe - DJs feirenses que se unem para formar associação pioneira na Bahia

    Desce - Pessoas que tentam burlar critérios para obter benefícios em programas sociais 

    TV Câmera

    A Câmara Municipal de Feira de Santana, por meio desta nota pública, vem comunicar que, em virtude do encerramento do contrato com a empresa Invicta Comunicação, no dia 06 de março do corrente ano, ficarão suspensas temporariamente as transmissões das atividades legislativas da TV Câmara. Haverá uma nova licitação com a finalidade de ampliação dos serviços de divulgação das sessões legislativas, além da realização de programas semanais sobre as matérias que tramitam na Casa e outros assuntos de interesse da comunidade. O objetivo do novo processo licitatório é aproximar a sociedade das atividades do Legislativo Feirense, incentivando assim a prática da cidadania e atendendo a garantia constitucional da participação popular.

    Membro

    O deputado federal Fernando Torres (PSD) passou a compor duas importantes comissões na Câmara dos Deputados. O feirense é membro titular da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio (CDEIC), presidida pelo deputado federal Júlio César (PSD/PI), que tem como principal finalidade o acompanhamento dos planos e programas governamentais e a fiscalização orçamentária da União. Fernando também está como suplente da Comissão Permanente de Minas e Energia da Câmara Federal. "Tenham certeza que saberei representar muito bem a minha Bahia e minha querida Feira de Santana", notificou.

    Ruas

    Foi aprovado, em primeira discussão, por unanimidade dos presentes, nesta quarta-feira (04), o projeto de lei de nº 02/2015, de autoria do vereador José Carneiro Rocha (PSL), que propõe a alteração do parágrafo primeiro do artigo primeiro da Lei 3.478/2014. De acordo com a proposição, "somente através de Lei serão atribuídos nomes aos bairros, ruas e avenidas. E somente através de decreto serão atribuídos nomes aos prédios públicos, escolas, ginásios e parques situados no âmbito do município de Feira de Santana".

    Matinha

    A Câmara Municipal de Feira de Santana também aprovou em primeira discussão, o projeto de lei de nº 01/2015, de autoria do vereador Tom (PTN), que determina a inclusão no Calendário Oficial do Município de Feira de Santana o aniversário do distrito da Matinha, com homenagens e eventos de divulgação. Segundo a matéria, fica estabelecido que o aniversário do distrito será comemorado anualmente no dia 20 de janeiro, com apoio à comemoração a cargo do Município.

    Agendamento

    A Câmara de Feira de Feira aprovou o projeto de lei nº 108/2014, e já está em vigor o agendamento telefônico de consultas e exames médicos para pacientes idosos a partir de 60 anos, gestantes e com deficiência previamente cadastrados nas unidades de saúde do município - o paciente deve informar o número do documento de identidade ou cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) -, a exemplo de Unidade Básica de Saúde, Centro de Saúde ou Posto do Programa Saúde da Família. O objetivo é facilitar o atendimento a essas pessoas evitando permanência em filas e número de consultas agendadas por telefone serão limitadas em 25% das consultas diárias oferecidas na unidade de saúde. O conteúdo desta lei deverá ser divulgado de forma visível à população nas unidades de saúde.

    Anticorrupção

    O Planalto pretende criar regras anticorrupção para as empresas investigadas na Operação Lava Jato, com as mesmas normas das companhias com ações negociadas em bolsas de valores. As construtoras devem adotar medidas de transparência, como divulgar suas demonstrações financeiras. De acordo com a Folha de S. Paulo, o acerto ainda inclui a permissão de o governo nomear interventores para a diretoria e conselhos de administração de empresas envolvidas no escândalo para garantir o funcionamento das empreiteiras. Tudo para evitar que as empresas citadas na Lava Jato deem o calote no governo, pois têm dívidas de R$ 133 bilhões.

    Excluído

    O PT será excluído do comando das quatro sub-relatorias que devem ser criadas na CPI da Petrobras, decidiu o presidente da comissão Hugo Motta (PMDB-PB). De acordo a Folha de S. Paulo, a justificativa dada é a descentralização dos trabalhos da CPI, já que PT e PMDB já ocupam a presidência e a relatoria da comissão. Os sub-relatores devem ser Bruno Covas (PSDB-SP), Arnaldo Sá (PP-SP) e André Moura (PSC-CE), com o último nome ainda a ser definido entre PR e PSD.

    Descartada

    O nome da presidente Dilma Rousseff (PT) foi descartado pelo Procurador Geral da República, Rodrigo Janot, na lista de políticos citados em delações premiadas da Operação Lava Jato enviada ao ministro Teori Zavaski do Supremo Tribunal Federal (STF) e o contexto em que foi mencionada nos depoimentos de delatores da corrupção na Petrobrás ainda é desconhecido. A PGR também negou o pedido de abertura de inquérito contra o senador Aécio Neves (PSDB-MG). Ao todo, 54 políticos, com e sem foro privilégiado, estariam na lista encaminhada pelo procurador ao STF, dentre os quais estão o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL).

    Comunicação

    Ex-deputado federal pela Bahia, Emiliano José (PT) tomou posse no cargo de secretário de Serviços de Comunicação Eletrônica no Ministério da Comunicação. Um dos desafios que deve encontrar é a criação de um novo marco regulatório da mídia, reivindicado desde 2012 por campanha na internet. Professor por 25 anos da Faculdade de Comunicação da UFBA, Emiliano acredita que o Brasil está atrasado em relação ao resto do mundo quanto à regulamentação da mídia pois a única lei que regulamenta o funcionamento de rádios e televisões no país foi criado em 1962 e não acompanhou as evoluções tecnológicas. Quando o ministro Ricardo Berzoini retornar de viagem será definido um cronograma de como a nova lei deve ser criada, permitindo a participação de diversos setores da sociedade.

    Pensão

    Ministros da 4ª turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiram por unanimidade que parceiros de uma união homoafetiva têm direito de pedir pensão ao companheiro após separação. Foi julgado na terça-feira (03) um recurso especial com origem no Tribunal de Justiça de São Paulo, e a decisão valerá para todo o país. Contudo, a concessão do benefício dependerá de decisões dos Tribunais de Justiça. 



  • 05/03/2015


    05.03.2015 11h15m
    Recomendar

    Sobe - A Câmara por construir uma sala de imprensa.

    Desce - A confusão envolvendo o aterro sanitária em Feira de Santana.

    Lixo

    Relatando que na manhã de ontem o lixo não havia sido apanhado em seu bairro, o vereador Edvaldo Lima (PP) apontou que mesmo com um histórico de avisos, após o aterro sanitário de Feira ser interditado pela justiça, o Município, "com o pires na mão", decide encaminhar o lixo para São Francisco do Conde. A solicitação para que a Câmara acompanhe os processos junto a empresa responsável pelo encaminhamento do lixo foi atendida e destinada a Comissão de Meio ambiente ainda na sessão. Para o vereador, a situação ocorre porque "o governo do município foi irresponsável e não acordou", sendo contemplado pelo colega Beldes Ramos (PT), que afirmou que se tratava de omissão ou incompetência a continuidade do contrato da Prefeitura com a Sustentare.

    Lixo II

    Representante do governo municipal, José Carneiro (PSL) reconhece que houve deficiência na coleta do lixo, mas ressalta que o secretário de Serviço Público tem tomado providencias no sentido de minimizar imediatamente o problema - contratar um aterro, com custos mas de forma legal, em cidade próxima - para posteriormente solucionar o reflexo da má administração da Sustentare. Segundo o vereador, a falha do momento se deve ao fato de que, após notificada pela justiça, a empresa contratou o aterro da concorrente, a Vivo Ambiental, a qual, no momento de utilização, negou espaço para depósito de dejetos. Carneiro disse que não é da Prefeitura a função de mediar um entendimento entre as companhias privadas.

    Saúde

    A vereadora Gerusa Sampaio (PROS) registrou a tristeza, indignação e preocupação com o fato de Feira ser destacada no G1 por causa de vidas: O pequeno Paulo Victor que está há 76 dias no Hospital da Criança aguardando transferência para Salvador a fim de realizar cirurgia cardíaca. A vereadora conclama as autoridades para buscar agilizar o processo e parabenizou a atitude solidária da presidente da Fundação Hospitalar, Gilbert Lucas, que pede ajuda diariamente em todas as esferas, renovando todos os dias regulação necessária para que a emergência seja atendida. "A saúde deixou de ser emergência para ser urgência", observou a vereadora.

    Saúde II

    Isaías de Diogo (PPS) traz o caso do pequeno Gabriel, vítima de uma bala perdida em Pedra do Descanso e, correndo risco de "perder as pernas", teve exigência de um exame que a família não tem condições de arcar para que seja auxiliado no Hospital da Criança. "Se a criança está internada dentro do HEC, a responsabilidade pela vida, é do hospital", declarou enquanto indagava a administração dos recursos destinados a instituição. Beldes Ramos (PT) garantiu acompanhar o caso que o vereador David Neto (PTN) aconselhou a procura pelo deputado Zé Neto que, segundo David, agiliza os andamentos da instituição.

    Saúde III

    O vereador Lulinha (PEN) trouxe a tribuna o caso de uma mulher internada no Hospital Clériston Andrade (HGCA) com suspeita de meningite e que, pelo grau de periculosidade, devia ter prioridade na averiguação. O vereador afirmou que as pessoas conseguem chegar às policlínicas de Feira de Santana mas encontram dificuldades quando precisam ser transferidas ao HGCA com urgência, que é responsabilidade da instituição. "Antigamente não era assim, o Clériston era porta aberta e hoje há dificuldades até para acompanhar pacientes na sala vermelha, de onde dificilmente alguém sai vivo", observou.

    Mulher

    "Feira de Santana avança na prevenção e no combate a violência contra a mulher", foi o que falou o vereador Eli Ribeiro (PRB) listando o Hospital especializado em atendimento à saúde da mulher, Inácia Pinto dos Santos, a Delegacia Especial de Atenção à Mulher (DEAM) e um conselho específico para temas relacionados. O vereador falou de projetos de valorização e cuidado do gênero feminino e aproveitou para homenagear antecipadamente o sexo considerado forte, que tem dia comemorado no próximo domingo (08).

    Leis

    Afirmando que o governo municipal tem negligenciado o cumprimento de leis, o vereador Beldes Ramos (PT) levou à tribuna os direitos exigidos, em especial, pelas categorias dos agentes comunitários de saúde e professores, que reivindicaram o cumprimento da Lei 11.738/2008 - redução da carga horária em sala de aula. "Não vale utilizar-se da verba federal para construir escolas e creches e dizer que está fazendo algo pela educação. Precisa sobretudo de uma intervenção forte, através da Secretaria de Educação, para que professores tenham condições de trabalho para melhorar o ensino", pontuou.



  • 04/03/2015


    04.03.2015 10h11m
    Recomendar

    Sobe - Fiscalização da Agerba em combate ao transporte clandestino.

    Desce - Jogador de futebol preso por tráfico de drogas.

    Aeroporto

    Após viagem a São Paulo através da empresa Azul, o vereador Roque Pereira (PTN) se declarou feliz com o tratamento dado pela empresa e a realização do sonho de ter um aeroporto funcionando mas pontuou, em sessão na Câmara, falhas do planejamento das estruturas do João Durval Carneiro, ainda que esteja em fase inicial. "Eu fico triste quando vejo minha cidade ser criticada como vi em minha viagem. O Governo do Estado poderia gastar um pouco mais e contemplar um aeroporto ao nível que Feira de Santana merece", declarou. Entre as reclamações estão "malas dos passageiros expostas às intempéries, falta de ar condicionado e tamanho minúsculo das salas de recepção, embarque e desembarque".

    Educação

    Eremita Mota (PDT) parabeniza o governador da Bahia pelo desempenho no programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), compromisso assumido pelos Governos Federal, dos Estados e Municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas ao final do ensino fundamental. "Esse tratamento que Rui Costa está dando a Educação vai dar um avanço muito grande e sei que pelo empenho dele, pelo que está fazendo visitando as escolas, acompanhando passo a passo o desempenho das escolas, ele percebeu e tem certeza que o ensino fundamental necessita dessa urgência, desse pacto, dessa formação do cidadão na idade correta para não chegar na universidade sem pelo menos o ensino básico, português e matemática", disse.

    Micareta

    O vereador Pablo Roberto (PT) acredita que o governo municipal de Feira de Santana ainda não encarou a micareta como o evento grandioso que é e sugere que o secretário de Cultura, Rafael Cordeiro compareça com sua equipe na Câmara a fim de discutir o andamento da festa e os vereadores possam colaborar, sugerir melhorias e participar das decisões para o sucesso do evento. O vereador Marcos Lima (PRP) pontuou que Pablo levasse a solicitação também junto ao governo Estadual para que, como no carnaval de Salvador, investa na festa além das responsabilidades com segurança.

    Cuidado

    Após fazer histórico da administração de Feira de Santana o vereador Tonhe Branco (PSC) declarou que nenhum prefeito fez uma administração tão boa quanto o atual prefeito José Ronaldo de Carvalho."Eu acho que o prefeito merece o nosso respeito, o nosso amor e o nosso carinho", declarou-se ainda em incompreensão aos constantes "ataques" do vereador Edvaldo Lima (PP) ao edil. Tonhe agradeceu os trabalhos que o prefeito vem realizando em vários cantos da cidade e frisou que "ao contrário do que diz por aí [alguém da empresa], o prefeito me trata muito bem!".

    Saúde

    Na próxima sexta-feira (06), equipe de estudantes de mestrado e doutorado da UFBA estará em Feira, com o objetivo de coletar material e estabelecer um comparativo no resultado do exame de sangue associado ao Doppler transcraniano, para diagnosticar crianças com risco de AVC por conta da anemia falciforme. O vereador Eli Ribeiro (PRB) informou o acontecimento e parabenizou a equipe gestora do Centro de Referência Municipal à Pessoa com Doença Falciforme, no bairro Cidade Nova, "por atender através de uma equipe multidisciplinar a todas as pessoas portadoras da doença, sejam adultas ou crianças" e por "ser referência em toda Bahia, por oferecer um exame gratuito que não é oferecido pelo SUS mas em Feira é feito gratuitamente sem nenhuma contrapartida do Estado ou da União".

    Crítica

    "Como o seu prestígio político em Cruz das Almas está na lona, o prefeito quer virar líder de caminhoneiros", declarou o chefe de gabinete da Secretaria Geral da Presidência, Robinson Almeida (PT) a respeito de Jean Silva (PMDB), que propôs aos caminhoneiros o desabastecimento de remédios e alimentos por 30 dias a fim de provocar o impeachment da presidente Dilma (PT). "Não tem o mínimo respeito com o povo, que seria o mais prejudicado por essa proposta absurda. Ao invés de atacar a presidente Dilma, o prefeito deveria agradece-la por tudo que foi feito pelo governo federal em favor de Cruz das Almas: a UFRB, duas mil moradias do Minha Casa, Minha Vida, UPA 24h, SAMU 192, além de calçamentos de ruas e construção de praças", afirmou o suplente deputado.

    CMA

    O senador Otto Alencar (PSD-BA) foi eleito ontem (03), o novo presidente da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) para o biênio 2015/2016. A chapa única, eleita por aclamação, tem o senador Ataídes Oliveira (PSDB-TO), na vice-presidência. Ao assumir a CMA, Otto Alencar destacou uma de suas prioridades: a defesa do Rio São Francisco. Ele apresentou e teve aprovado o primeiro requerimento de sua autoria: a realização de uma audiência pública para debater a atual situação do Velho Chico na comissão.

    Água

    O deputado Marco Prisco (PSDB) apresentou projeto de lei propondo a criação do programa estadual de conservação, uso racional e reaproveitamento de água nas edificações mediante captação e a reutilização da água das chuvas em municípios com mais de 100 mil habitantes e em cidades com histórico de enchentes ou seca. Na justificativa consta o fato de que a Bahia, nos últimos três anos, atravessa um período de longa estiagem, onde 138 municípios se encontram em situação de emergência, conforme dados da Superintendência de Proteção e Defesa Civil do Governo do Estado da Bahia.

    Terreno

    O deputado Rogério Andrade (PSD) apresentou, na Assembleia Legislativa, indicação ao governo da Bahia solicitando a doação de dois terrenos na cidade de Santo Antônio de Jesus, para construções de uma escola do Senai e do Sesc. "Há uma necessidade de qualificar a mão de obra, em virtude da demanda existente e muito mais pela que irá surgir com a instalação das futuras unidades fabris. Sendo assim, políticos e entidades empresariais procuram o Fecomércio e a Fieb para solicitar implantação de unidades do Senac/Sesc e do Senais/Sesi no município. Essa iniciativa contribuirá para dinamizar a economia regional", disse.  



  • 03/03/2015


    03.03.2015 10h39m
    Recomendar

    Sobe - A fé da comunidade católica que se renovou durante Caminhada do Perdão.

    Desce - A Assembleia Legislativa da Bahia, a maioria dos seus deputados e os ricos que receberam bolsa de estudos pagas com dinheiro público.

    Inauguração

    A Câmara Municipal de Feira de Santana convida a imprensa e vereadores para inauguração da ASCOM/Sala de Imprensa, amanhã (04), às 7 horas no Anexo da Câmara. Um breve café da manhã será oferecido para que todos possam conhecer as novas instalações.

    DEAM

    Na próxima segunda-feira (09) a vereadora Gerusa Sampaio (PROS) estará presente na caminhada em que a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Feira de Santana, junto ao Conselho Municipal das Mulheres e o coletivo das mulheres que sairão da Prefeitura em direção à Câmara a fim de lutar para que a Delegacia Especial de Atenção À Mulher (DEAM) funcione nos finais de semana. Gerusa falou da necessidade que as autoridades se sensibilizem em prol do funcionamento do órgão de defesa e proteção em um período suscetível a maus tratos, "conquista que é um direto" das mulheres.

    Água

    O vereador Lulinha (PEN) cobrou, na sessão de ontem na Câmara, providência da Embasa em relação à disponibilidade de água nos distritos, em especial Matinha, que constantemente sofrem com da falta de líquido precioso, embora, os cidadãos recebam o talão de cobrança pelo serviço.

    Assistência

    O vereador ainda falou da cobrança de cidadãos em relação ao Programa de Erradicação Infantil (PETI), do governo federal, que tem como objetivo retirar as crianças e adolescentes, de 07 a 14 anos, do trabalho considerado perigoso, penoso, insalubre ou degradante. Lulinha disse que o PETI "acabou" nos distritos e bairros de Feira, sendo integrado ao Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) - instituição que maioria das localidades não. Lulinha relatou do pedido ao prefeito para instalação de CRAS, em especial, no bairro de Conceição.

    Concurso

    Após ser questionado pelo vereador Alberto Nery (PT), o presidente da Câmara Municipal de Feira de Santana, Ronny Miranda (PSDB) detalhou o andamento dos tramites de licitação e anulação do concurso ocorrido na gestão anterior na Casa, declarando que, conforme exigência judicial, o contrato foi quebrado com a empresa Ideal e a clausula da desistência foi paga, restando à empresa a obrigação de ressarcir os inscritos no processo. Os vereadores chamam atenção para a cobrança do compromisso da Ideal uma vez que chegaram a ouvir relatos que, embora tenham solicitado devolução no site, até o prazo, no último dia 20, cidadãos não tinham recebido valores.

    Ecassa

    O vereador Eli Ribeiro (PRB) disse ter recebido denúncia contra a Escola Ecassa, no Capuchinhos, e pediu designação da Comissão de Educação para averiguar procedência: Após ser uma das instituições sediar realização de provas do concurso promovido pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) no domingo (01), concurseiros relataram que a escola se encontra em estado deplorável - salas abafadas, com carteiras quebradas além de sujeiras que caem do teto. O vereador Beldes Ramos (PT) prometeu visitar o local, mas declarou-se surpreso com tais relatos, uma vez que a escola é destino de reformas a todo ano e uma referência do ensino público de Feira.

    Guarda

    O vereador Isaías de Diogo (PPS) fez indicação em que solicita ao prefeito de Feira de Santana alteração da Lei Complementar 056/2011, de forma que permita que todos os servidores que ocupam a função de Guarda Municipal possam ser aptos a exercer as funções de Comandante e Subcomandante, restritas para a classe Guarda Municipal Inspetor. O vereador justifica que, obedecendo o princípio de isonomia, todos os guardas estão aptos a exercerem as funções pois foram submetidos aos mesmos critérios de ingresso no Serviço Público Municipal via concurso público.

    Julgamento

    O vereador Edvaldo Lima (PP) contou sobre o que ocorreu quinta-feira (26), quando desembargadores retomaram a votação do processo que decidi se o prefeito José Ronaldo de Carvalho (DEM) e o ex-servidor municipal Constantino Portugal devem responder por crime de responsabilidade. "O placar, com três votos favoráveis a denúncia, e dois votos contrários, elevou substancialmente o valor da decisão do desembargador Osvaldo de Almeida Bomfim. Cabe a ele empatar a votação, contribuindo pela rejeição da denúncia, ou, acompanhar o voto do relator pelo acolhimento da denúncia. Decidindo ao final do processo criminal, se Ronaldo e Constantino são inocentes ou culpados", disse o vereador.

    Teto de Vidro

    Sobre a fala do vereador Edvaldo Lima (PP) relacionada ao andamento do julgamento parcial da ação criminal contra o prefeito de Feira, na qual declarou esperar que o gestor possa responder por improbabilidade administrativa, Isaías de Diogo (PPS) perguntou porque todo desamor no coração do edil. Citando que Edvaldo já foi diretor do Detran, Isaias declarou que "quem tem telhado de vidro não atira pedra". Edvaldo pediu ao presidente da Câmara ata contendo todas as palavras registradas.

    Incoerência

    O líder do governo feirense na Câmara, José Carneiro (PSL) falou que o vereador e pastor Edvaldo Lima é rancoroso e não tem demonstrado que tem Deus no coração. Carneiro afirma entender e respeitar posições políticas, mas que não podem admitir a forma incoerente como Edvaldo coloca o prefeito como "réu" do processo, observando que com tantos acontecimentos ruins no país não citados pelo vereador que só critica com veemência o gestor feirense, é perceptível que o impasse é pessoal. "Críticas construtivas são bem vindas, agora as ofensas são desnecessárias", declarou Carneiro, que exemplificou as atitudes de Beldes (PT) como "decência" na oposição. 



  • 1
Os comentários e textos não representam a opinião do portal; a responsabilidade pelo blog é do autor da mensagem.
Folha do Estado da Bahia
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia