Classivendas
Em cima da hora:
Projeto contra corrupção do MPF já coletou mais 31 mil assinaturas na PB
-
  • Facebook
  • Twitter
  • Orkut
  • Feeds
  • 25/07/2015


    25.07.2015 07h30m
    Recomendar

    Sobe - Justiça decreta nova prisão preventiva de Marcelo Odebrecht e 4 executivos.

     

    Desce - Marcelo Odebrecht e todos os acusados no escândalo do Lava Jato.


    Sem problemas


    Cauteloso, o Prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), falou ontem pela manhã sobre a possibilidade de dividir futuramente o mesmo palanque com o Senador Walter Pinheiro, como "especulações da imprensa", mas o líder oposicionista ao governo petista na Bahia, não descarta a possibilidade de compor com o senador, que deverá anunciar nos próximos dias a saída do PT. Pinheiro articula com o PDT a sua nova filiação partidária.

     

    Recesso


    De acordo com regra da Constituição, o Congresso Nacional não poderia ter decretado recesso nas duas últimas semanas de julho. Segundo a Folha de S. Paulo, a legislação só permite a paralisação dos trabalhos no meio do ano, após a votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias. Tradicionalmente, o chamado "recesso branco" é decretado quando não houve a análise da LDO, mas as sessões plenárias são mantidas. Porém, desta vez, os presidentes da Câmara e do Senado suspenderam até mesmo as sessões de debates. A lei não foi votada por falta de acordo entre os membros da comissão responsável e só deve voltar à pauta, após a retomada das atividades, no dia 3 de agosto. O Congresso alega que mesmo com os atos de paralisação, as Casas estão em "recesso branco" e já tomaram medidas semelhantes no passado, sem desrespeitar a Constituição.


    Nova ferramenta


    Através de esforços empreendidos por servidores da Assessoria Jurídica, Diretoria de Tecnologia da Informação e Assessoria de Comunicação, para o aperfeiçoamento do sistema de consulta para os jurisdicionados e servidores - e em atendimento às metas estabelecidas na Resolução Atricon nº 06/2014 - foi criada uma nova ferramenta no site do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia, no campo "Consulta", com os seguintes itens disponíveis: Legislação Externa e Interna, Jurisprudência, Súmulas do STJ, STF, TCU e Boletins Informativos.

     

    Se Cunha sair


    Nomes para substituir Eduardo Cunha na presidência da Câmara dos Deputados, caso se concretize a denúncia do Procurador-geral da República, Rodrigo Janot, com base na Operação Lava Jato. Isso porque eles acreditam que a apuração é inevitável e haverá pressão para que ele se afaste. De acordo com o jornalista Fernando Rodrigues, do Uol, a lista dos possíveis substitutos está em formação, mas poucos têm relevância na bancada peemedebista atual para tentar construir um consenso.

     

    Se Cunha sair I


    Caciques peemedebistas citam preliminarmente alguns nomes que poderiam agradar aos envolvidos: os deputados federais Lelo Coimbra (ES), Osmar Terra (RS) e Edinho Araújo (SP), este último atualmente Ministro dos Portos. Além deles, ouve-se no Planalto e entre peemedebistas, o nome de Miro Teixeira, ex-ministro de Lula e hoje filiado ao minúsculo PROS, do Rio. Miro (que já foi filiado antes ao PMDB, PP, PDT, PPS e PT) tem 70 anos e foi eleito pela 11ª vez em 2014, sendo o Deputado Federal em atividade com mais mandatos.

     

    Falsa polarização


    O Deputado Federal Jorge Solla (PT) lamentou o tom adotado pelo atual Secretário de Saúde da Bahia, Fábio Villas Boas, que em entrevista ao jornal CORREIO, atribui ao parlamentar a responsabilidade pela greve dos servidores da SESAB. Por meio de nota, o deputado salienta ter atuado sempre no sentido contrário, de alertar o governo para os problemas na gestão estadual, que geravam reação entre os trabalhadores. "Em nenhum momento incitei a greve, ao contrário, fiz todos os esforços no sentido de que ela fosse evitada", disse. 



  • 24/07/2015


    24.07.2015 11h39m
    Recomendar

    Sobe - O MPF por pedir condenação de Cerveró. 

     

    Desce - Prefeito preso por porte ilegal de arma. 

     

    Pesquisa


    A Bahia Pesquisas, pertencente ao presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Nilo, fechou pesquisa em Feira de Santana, no início desta semana. Ela foi meio "bombardeada", colocou os nomes do atual Prefeito, José Ronaldo, do Deputado Zé Neto e de Jonathas Monteiro, porém, esqueceu o nome do Deputado Fernando Torres. Pelos dados, Jonathas desponta em terceiro com uma boa pontuação. Já os dois primeiros, nos seus piores momentos (Ronaldo pela problemática do BRT e buracos causados pela chuva, já Zé Neto, pela situação do PT e da Presidente Dilma Rousseff) devem avançar mais com as coletas no futuro.


    Pesquisa I


    Mais duas pesquisas foram feitas nos últimos dias por dois deputados locais, que deixam vazar apenas, números das suas conveniências. Entre hoje e amanhã, deve está sendo fechada uma nova pesquisa, que será tabulada para entrega na próxima semana. Nesta, foram excluídos dados sobre a Presidência da República e Governo Estadual. As questões levantadas dizem respeito apenas a situação no município de Feira de Santana e pelas informações, cinco nomes foram colocados para medir a intenção de votos para prefeito e questões como BRT e limpeza pública. Os dados estão sendo coletados em 30 bairros da sede e quatro distritos. É a mais abrangente de todas, porque inclui também, candidatos a vereador.


    Idade Nova


    Quem completou idade nova ontem foi o Vereador Robeci da Vassoura (PHS), parabéns vereador! Robeci da Silva Lima nasceu em 23 de julho de 1967, na cidade de Riachão do Jacuípe. É casado com Ana Cristina Pinto Lima com quem tem dois filhos, Ana Caroline e Robert. Chegou à Feira de Santana quando tinha 11 anos, em 1978 e iniciou suas atividades escolares na Escola Estadual Fabiola Vital, no bairro do Campo Limpo, o ginásio e o 2º grau concluiu na Escola Estadual Diva Portela. Seus primeiros passos na vida comercial foram com muita perseverança, onde resolveu montar seu próprio negócio, uma pequena fábrica de vassouras por nome (BETEL), por isto, recebeu o epiteto de "Robeci da Vassoura". Se lançou em um novo desafio, engajando-se na vida política por incentivo de amigos, em virtude do bom relacionamento com a comunidade do Campo Limpo e adjacências. Teve o privilégio de na sua primeira investidura como candidato a vereador em 2012, em Feira de Santana, obtendo 2.872 votos, sendo o primeiro edil eleito pelo partido humanista.

     

    Cidadania


    A Vereadora Gerusa Sampaio (PROS) durante entrevista à TV Câmara, fez uma avaliação positiva do primeiro semestre de 2015, na Câmara Municipal de Feira de Santana. "A avaliação é muito positiva, estamos assim com um novo cenário, com muitas inovações, muitas propostas que eu tenho certeza que têm agradado à comunidade feirense e cada vez mais aumenta a nossa responsabilidade parlamentar de corresponder às expectativas", disse a edil. Com relação ao segundo semestre deste ano, a vereadora declarou que pretende continuar prestando assistência às comunidades, defendendo os direitos sociais.

     

    Lucas, Orelha e Rui


    O Governador do Estado, Rui Costa (PT), recebeu ontem (23) os vencedores do programa "SuperStar", da Rede Globo, a dupla Lucas e Orelha. O encontro acontecerá às 17h, na sede da Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia. Os dois cresceram na comunidade do Brejo, no bairro de Brotas, se conheceram no colégio e a partir da afinidade de ambos pela música, tornaram-se grandes amigos. Juntos, eles cantam funk e rap melody e compõem as próprias músicas.

     

    Cunha


    Após ser acusado pelo lobista Júlio Camargo de receber propina de US$ 5 milhões, o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB), definitivamente está em maus lençóis. Agora, circula na internet uma campanha batizada de "O Brasil quer a prisão do chefe", que pede sua detenção. Quem embarcou na onda foi a vereadora de Salvador, Vânia Galvão (PT), que compartilhou uma foto da campanha em sua página do Instagram. Será que vai fazer efeito?


    Preso


    Segundo informações do site do Tribunal de Justiça da Bahia, o Prefeito do Município de Mirangaba, Dirceu Mendes Ribeiro (PDT), foi preso em flagrante por Policiais Federais por porte ilegal de arma e munição. O flagrante se deu durante a operação "ÁGUIA DE HAIA" realizada pela Polícia Federal na cidade de Mirangaba, centro norte baiano e outros municípios do interior da Bahia que investigava o mau uso de verbas públicas destinadas ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB).


    Nova Redenção


    Os vereadores da pacata cidade de Nova Redenção, na Chapada Diamantina, acusam a Prefeita Ana Guadalupe (PSD) de desviar verbas do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB). Segundo os legisladores, o desvio é de aproximadamente R$ 409 mil. 



  • 18/07/2015


    18.07.2015 12h59m
    Recomendar

    Sobe - Empresas e entidades que se empenharam para manter a tradição do Bando Anunciador.


    Desce - Partidos que descumprem a regra que determina cota para mulheres. 

     

    Perde/ganha


    O Prefeito José Ronaldo festejou no mês passado, a vinda do ex-deputado Sérgio Carneiro para seu governo. Houve um ganho do ponto de vista político, mas nenhum saldo positivo no eleitoral. Sérgio tem diminuto potencial de transferência de votos e não pode se esquecer de que na eleição passada ele já votou em José Ronaldo para prefeito, numa vingança contra José Neto (PT), que não o apoiou na eleição anterior. No que ele estava certo: "trocou chumbo".


    Perde/ganha I


    Na última quinta-feira (16) foi a vez de José Ronaldo perder. O Bispo evangélico, Roque Hudson, presidente da Associação de Ministros Evangélicos da Bahia, dirigiu-se ao prefeito para lhe comunicar que depois de 20 anos de caminhada juntos, o estava abandonando para apoiar na próxima eleição para prefeito, o Deputado Federal Fernando Torres. Aproveitou para entregar os cargos que tinha na prefeitura. Se no confronto direto, entre situação e oposição, Ronaldo ganhou politicamente com Sérgio, perdeu eleitoralmente com a saída de Roque Hudson. Sérgio tem mais nome que Hudson e este transfere mais votos que o primeiro.


    Amigos para sempre


    No último final de semana, foi realizado o batizado da filha caçula do Deputado Targino Machado. O evento aconteceu em sua fazenda. O deputado convidou um grupo restrito de familiares e amigos íntimos, entre eles estavam José Ronaldo e Carlos Geilson. Colbert, para quem Targino colocou as duas mãos no fogo durante uma entrevista na Rádio Subaé, defendendo-o de um episódio acontecido em 2011, no Ministério do Turismo e o suplente de deputado, Zé Chico, com quem Targino firmou a primeira parceria eleitoral em 2014, não foram convidados.


    Aniversário


    O Prefeito José Ronaldo comemora hoje, festivamente, a passagem da sua data natalícia. O assessor de gabinete, Eduardo Teles, percorreu os programas de rádio, convidando correligionários e a população em geral para o evento. Na programação consta: Alvorada (às 6h); às 9h, Café da Manhã que acontece no espaço Roque Buffet e às 18h, missa de louvor na Igreja Senhor dos Passos.


    MPF em Brejões


    O Ministério Público Federal (MPF) em Jequié/BA, convida a população do município de Brejões, a 290 km da capital, para a audiência pública do Projeto Ministério Público pela Educação (MPEDUC), na próxima quarta-feira, 22 de julho, a partir das 9h30. O evento que busca discutir e identificar os motivos do baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), nas escolas públicas do município, será realizado no Centro Pastoral Paroquial, Rua Salvador Vaz, s/n, Centro, Brejões.


    Cota Feminina


    A Procuradoria Regional Eleitoral na Bahia (PRE-BA) ajuizou representações contra dez partidos, por descumprirem a regra que determina que 10% do tempo total das inserções de propaganda partidária em rádio e televisão, seja utilizado para promover e difundir a participação política da mulher. Foram acionados os partidos Comunista do Brasil (PC do B), Democrático Trabalhista (PDT), do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), Democratas (DEM), Progressista (PP), Popular Socialista (PPS), da Social Democracia Brasileira (PSDB), dos Trabalhadores (PT), Trabalhista Brasileiro (PTB) e o Partido Verde (PV). 



  • 14/07/2015


    14.07.2015 11h31m
    Recomendar

    Sobe - Os baianos Lucas e Orelha por superarem as dificuldades e formarem a banda Superstar 2015.

     

    Desce - A imprudência que resultou em atropelamento no último domingo em Feira.


    Lucas e Orelha


    Na noite do domingo (12) passado, a dupla de Salvador, Lucas e Orelha se consagrou campeã do reality show Superstar, da TV Globo. Após o título, os baianos foram parabenizados por diversos famosos através das redes sociais e também pelo Prefeito da capital baiana, ACM Neto. Mas, o gestor municipal aproveitou também para fazer publicamente um convite aos meninos, para se apresentarem no Festival da Primavera, que acontecerá dias 19 e 20 de setembro, em Salvador. O convite foi feito pelo perfil oficial do prefeito no Instagram. 

     

    Atrasado, hein?


    Envolvido em especulações sobre a permanência no cargo, o Secretário de Turismo da Bahia, Nelson Pelegrino, chegou atrasado à agenda do Governador Rui Costa (PT), na manhã de ontem (13), em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). O chefe do executivo estadual entregou unidades habitacionais do programa "Minha Casa, Minha Vida" e em seguida seguiu para visitar o Centro Educacional Santo Antônio das Obras Sociais Irmã Dulce. Foi lá que Pelegrino encontrou a comitiva e ouviu a cobrança do governador: "E aí, mestre? Atrasado, hein?". O Secretário respondeu que estava em uma assembleia e esse foi o breve cumprimento e contato de ambos durante a visita.

     

    De mal?

     

    Pelegrino e Diogo Medrado, superintendente da Bahiatursa, não estão se falando, especulam os bastidores da política no Estado. No entanto, a versão foi negada pelo titular da SETUR. "Ele me liga para resolver questões administrativas, eu atendo e estamos indo", resumiu Pelegrino.


    Capacete


    O Vereador Isaías de Diogo (PPS) propõe por meio do projeto de lei de nº 80/2015, a obrigatoriedade das casas de show, supermercados, shoppings e estabelecimentos similares disponibilizarem nos seus guarda-volumes, espaços adequados para guardar capacetes dos seus clientes, durante o período das suas respectivas compras de bens e uso de seus serviços.


    Telas de proteção


    A Câmara Municipal de Feira de Santana deverá votar neste segundo semestre, o projeto de lei de nº 54/2015, de autoria do Vereador Alberto Nery (PT), que dispõe sobre a obrigatoriedade de instalação de grades ou telas de proteção em bocas coletoras de águas pluviais, para impedir a entrada de lixo ou detrito no sistema de escoamento, em todo município de Feira de Santana e dá outras providências.

     

    Pedalada


    O advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, disse em entrevista coletiva ontem (13), após reunião com a coordenação política do governo, que o debate no Tribunal de Contas da União (TCU) sobre 13 pontos das contas da gestão de Dilma Rousseff, em 2014, deve ser "técnico". Para ele, o espaço para debate político é o Congresso. Na reunião da coordenação, além da Presidente Dilma, estavam presentes ministros e líderes do governo no Congresso.


    Preso


    Um homem de 29 anos foi detido na manhã de ontem (13), após pular a cerca que dá acesso ao Palácio do Planalto. Embora ele ainda estivesse na área liberada para a circulação de turistas, seguranças da sede do Governo Federal abordaram o rapaz para evitar contratempos. Chefe da comunicação social do Gabinete de Segurança Institucional, o Coronel Amilton Ramos afirmou que o homem "não falava nada com nada". "Era tudo desconexo. Fizemos a opção de chamar o Corpo de Bombeiros para atendê-lo."


    João Durval


    Ontem, pela manhã, o ex-senador e ex-governador da Bahia, João Durval Carneiro, passou por uma cirurgia. De acordo com o site Bahia na Política, o também ex-prefeito de Feira de Santana foi vítima de uma queda, que aconteceu na madrugada de sábado para domingo. No ocorrido, ele quebrou o fêmur, mas não corre risco de vida. João Durval é pai do ex-prefeito de Salvador, João Henrique Barradas Carneiro e também do ex-deputado federal e atual Secretário de relações institucionais da prefeitura de Feira de Santana, Sérgio Carneiro. 



  • 08/07/2015


    08.07.2015 09h14m
    Recomendar

    Sobe - O programa de governo Todos Pela Alfabetização - TOPA - que oportuniza jovens e adultos aprenderem a ler e escrever.

    Desce - A corrupção que parece não ter fim.

    Esclarecendo

    A diretora do Departamento de Licitação e Contratos da Prefeitura de Feira de Santana, Adriana Estela, enviou à redação esclarecimentos acerca de nota veiculada ontem nesta coluna. Sob o título "Estranho", divulgamos a publicação de um processo licitatório para compra de livros e outros materiais escolares, pelo Município, em que a empresa vencedora teria sido a Brasquímica Produtos Asfálticos. A diretora nos enviou a seguinte observação: "Em relação a Homologação e Extrato de Contrato referente ao Pregão Presencial nº 094/2015, objetivando a aquisição de material de expediente e apoio pedagógico destinados as escolas da Rede Pública Municipal de Ensino, houve um equívoco no ato de publicação quanto ao nome da empresa vencedora do certame, que foi, efetivamente, a V.M. Comércio LTDA-EPP, ao invés da Brasquímica Produtos Asfálticos, o que pode ser depreendido pela publicação de errata veiculada também na data de 07 de julho de 2015". Está explicado.

    Bom Dia, Ministro!

    O Bom Dia Ministro, que vai ao ar nessa quarta-feira (8), recebe o Ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Miguel Rossetto, para falar sobre o Programa de Proteção ao Emprego, criado pelo Governo Federal para estimular a permanência dos trabalhadores em empresas que se encontram em dificuldades financeiras temporárias. A entrevista é produzida e coordenada pela Secretaria de Imprensa da Presidência da República e transmitida ao vivo, das 8h às 8h30, pela TV NBR e via satélite pelo mesmo canal de A Voz do Brasil.

    Tom

    Vereador Tom Costa do (PTN) faz balanço positivo do primeiro semestre de trabalhos no legislativo 2015. Convicto de que a boa política se faz com "trabalho, respeito e transparência". O parlamentar avalia de forma positiva todas as ações que foram desenvolvidas em prol da população, "Coloco minha assessoria à disposição do povo, buscando sempre o melhor para nossa cidade".

    CPI

    A defesa do ex-gerente de Serviços da Petrobras, Pedro Barusco, pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) a suspensão da acareação marcada pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), da Petrobras para esta semana. Barusco alega que não tem condições físicas de comparecer à sessão. A questão será julgada pelo Ministro Celso de Mello, que está na presidência do STF durante o recesso na Corte. Na petição, a defesa alegou que ultimamente, Barusco passou a sentir fortes dores e formigamentos nos membros inferiores, consequência de um câncer ósseo. Apesar de pedir o adiamento, ele assumiu o compromisso de ir à CPI quando estiver em boas condições de saúde.

    Direita Truculenta

    Ao pedir respeito ao que chamou de "jogo democrático", o líder do governo na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT-CE), disse na segunda-feira (6), que falar em impeachment "parece piada", é uma postura de uma oposição e de uma direita truculenta. "Querem governar o Brasil? Ganhem primeiro a eleição. A democracia tem regras, qualquer coisa fora disso é uma ameaça ao Estado Democrático de Direito". Guimarães rebateu ainda as críticas de que há crise na articulação do governo com a base aliada no Congresso Nacional. De acordo com o líder, a articulação política comandada pelo vice-presidente Michel Temer vai bem. [Tem quem diga]: "tira o Temer, tira isso, tira aquilo", como alguém do PMDB disse. Mas, em um momento como esse, [de dificuldades na economia], nós aprovarmos o ajuste fiscal da forma como aprovamos aqui, tem que ser motivo de comemoração", afirmou.

    Impeachment

    A Presidente Dilma Rousseff afirmou em entrevista ao jornal "Folha de S.Paulo", publicada ontem (7), que não vai deixar o cargo e desafiou os que defendem seu afastamento a provar que está envolvida em corrupção. "Eu não vou cair. Eu não vou, eu não vou", disse a presidente. "Vão provar que algum dia peguei um tostão? Vão? Quero ver algum deles provar. Todo mundo neste país sabe que não. Quando eles corrompem, eles sabem quem é corrompido". Dilma disse que não há base para um pedido de impeachment e que não teme essa possibilidade."Eu não vou cair. Isso é moleza, isso é luta política. As pessoas caem quando estão dispostas a cair. Não estou. Não tem base para eu cair. E venha tentar, venha tentar. Se tem uma coisa que eu não tenho medo é disso.", afirmou. "Não conte que eu vou ficar nervosa, com medo. Não me aterrorizam".

    TOPA

    Na semana em que foram reiniciadas as aulas na rede estadual de ensino, o Governo do Estado assina convênios com 113 prefeituras que beneficiam mais de 100 mil pessoas, por meio do programa Todos Pela Alfabetização, o TOPA. A parceria que foi divulgada pelo Governador Rui Costa no programa "Digaí, Governador!", será firmada em solenidade que acontece às 9h desta quinta-feira (9), no auditório da Secretaria da Educação do Estado, no Centro Administrativo da Bahia (CAB). Serão destinados cerca de R$ 2,5 milhões para que os municípios conveniados promovam a alimentação dos alfabetizandos, garantindo a permanência desses alunos em sala de aula. 



  • 1
Os comentários e textos não representam a opinião do portal; a responsabilidade pelo blog é do autor da mensagem.
Folha do Estado da Bahia
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia