Em cima da hora:
Projeto contra corrupção do MPF já coletou mais 31 mil assinaturas na PB
-
  • Facebook
  • Twitter
  • Orkut
  • Feeds
  • 28/08/2015


    28.08.2015 12h10m
    Recomendar

    Sobe - instituições que desenvolvem trabalho de inclusão para pessoas com deficiência intelectual.

     

    Desce - parte da sociedade que ainda age com preconceito sobre pessoas com deficiências múltiplas.

     

    Felicitações


    Aniversariou ontem (27), o Arcebispo Metropolitano de Feira de Santana, Dom Itamar Vian, que é natural do Estado do Rio Grande do Sul. Com uma vida dedicada ao catolicismo no Município, tem se destacado pelas suas convicções de apoio aos menos favorecidos e na defesa da justiça social.

     

    Lei de Trânsito


    Durante pronunciamento na última quarta-feira (26), na sessão ordinária da Câmara Itinerante, o Vereador Pablo Roberto (PMDB) chamou a atenção para uma lei de sua autoria, que diz respeito ao trânsito da cidade. Pablo informou que a lei municipal obriga os polos geradores de tráfego, a exemplo de supermercados, faculdades e shoppings, a contratar pessoas para disciplinar o mesmo. “Peço que esta Casa possa encaminhar ofícios para o Poder Executivo, ao Capitão Francisco Junior, da Superintendência Municipal de Trânsito e ao Secretário de Trânsito, o Major Ebenezer Tuy, pedindo informações acerca de quais esforços estão sendo feitos para que esta lei de fato aconteça no município”, cobrou.

     

    Déficit


    Para chegar à média de um policial para cada 450 habitantes, como recomenda a Organização das Nações Unidas (ONU), o Brasil precisaria ganhar 20 mil policiais em seu efetivo da Polícia Militar. O levantamento foi feito com base no “Perfil dos Estados e Municípios Brasileiros 2014”, estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), utilizando dados dos 26 estados e Distrito Federal. Com 425 mil homens e mulheres como servidores. A média do Brasil é hoje de um policial para cada 473 habitantes.

     

    A Rede


    O Ministério Público Eleitoral opinou pela concessão do registro para a criação da Rede, partido que o grupo político da ex-senadora Marina Silva (PSB) tenta viabilizar, em um parecer enviado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O texto assinado pelo vice-procurador-geral-eleitoral, Eugênio Aragão, defende que a Rede ultrapassou as cerca de 487 mil assinaturas de apoio exigidas por lei, tendo registrado 498.317 firmas.

     

    PEC


    O Senado aprovou na última quarta-feira (26), por 68 votos a favor e nenhum contra, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 84, de 2015, de autoria da Senadora Ana Amélia (PP-RS), que proíbe a União de criar despesas aos Estados e municípios sem que para seu custeio sejam realizados repasses financeiros da mesma. O governo atuou para adiar a votação para quarta e conseguir incluir no texto um dispositivo que o previne de propostas que oneram a União.

     

    Estatuto do Idoso


    Na manhã de ontem (27), a Câmara Municipal de Feira de Santana realizou uma audiência pública para discutir o Estatuto do Idoso e seus reflexos no município, atendendo ao ofício de autoria da Comissão de Reparação, Direitos Humanos, Defesa do Consumidor e Proteção à Mulher. O evento foi presidido pelo edil Pablo Roberto (PMDB), presidente da referida comissão, que tem como componentes também o vereador Robeci da Vassoura (PHS) e Cíntia Machado (PSC), vice-presidente e membro, respectivamente.

     

    Internet gratuita


    O Estado da Bahia está entre os estados brasileiros que oferecem conexão à internet por Wi-Fi público, sendo que o serviço oferecido gratuitamente à população já chegou a 100 municípios. O número só é inferior a São Paulo (207), Minas (155) e Rio Grande do Sul (116), segundo o Perfil dos Estados e dos Municípios Brasileiros realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

     

    Leitores


    Pela primeira vez este ano, as vendas de livros no varejo em todo o país apresentou resultado negativo, contrariando a tendência que vinha sendo observada desde janeiro. Entre os dias 13 de julho e 9 de agosto, o setor livreiro registrou variação negativa, tanto em volume (-5,5%) quanto em faturamento (-3,1%), em comparação com o mesmo período do ano passado. As vendas no período atingiram um montante de R$ 100,4 milhões.

     

    Cartórios


    A Câmara dos Deputados aprovou na última quarta-feira (26), em primeiro turno, Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que regulariza a situação de quem hoje comanda cartórios sem ter passado por concurso público - a chamada PEC dos Cartórios - O texto ainda precisa passar por votação em segundo turno antes de ir ao Senado. 



  • 27/08/2015


    27.08.2015 11h27m
    Recomendar

    Sobe - a presença maciça de estudantes na II sessão da Câmara Itinerante, no bairro Feira X.


    Desce - a falta de iluminação pública em diversas ruas de Feira de Santana.



    Blog do Velame


    Quando o Blog do Velame foi lançado, em 2008, iniciou um novo formato de comunicação, em Feira de Santana. Agora, o blog comandado pelo jornalista Rafael Velame está dando mais um passo para que o leitor tenha um conteúdo opinativo, ainda mais próximo ao alcance das mãos. Já está disponível o aplicativo desse blog para Android e iPhone. Agora, acessar as postagens do diário online mais polêmico da cidade ficou ainda mais prático e rápido. Baixe gratuitamente na App Store e Play Store.

     

    Câmara Itinerante


    O Vereador Carlito do Peixe (DEM) foi à tribuna destacar o bairro Feira X, que segundo ele, está sempre em crescimento e é um bairro que se destaca no comércio, habitação, etc. Ele saldou os moradores pelo momento festivo. O edil dos Democrata ainda disse aos jovens estudantes, que existe uma Lei que institui o “Vereador Mirim” para incentivar o interesse na política, que deve existir desde cedo. 

     

    BRT


    O vereador Alberto Nery (PT) aproveitou a Câmara Itinerante no Colégio para chamar atenção dos estudantes para as obras do BRT, que vem causando muita polêmica por toda a cidade. O edil reclamou que o debate sobre o projeto deveria ter contemplado os bairros, onde se utiliza mais transporte público.

     

    Gabinete Itinerante


    Eli Ribeiro (PSB) foi à tribuna falar dos 10 anos do seu partido, que foi celebrado em Brasília. Além disso, o edil lembrou aos presentes que ele também desenvolve o projeto Gabinete Itinerante, que é mais uma forma de aproximar o vereador da comunidade e assim manter um diálogo de perto.

     

    Dois lados 

     

    A vereadora Eremita Mota (PDT), na sessão itinerante de ontem (26), falando sobre política aos presentes, contou que a sua reunião do primeiro mandato foi realizada com seus alunos, que a aconselharam a não seguir a carreira política, pois, estes tinham a noção que isso era algo ruim. Eremita chamou a atenção dos presentes para pontuar que na política não há apenas o lado ruim, há também o lado bom, que não pode ser esquecido.

     

    Comportados


    A vereadora Gerusa Sampaio (PROS) parabenizou os alunos que estavam dando uma aula de cidadania, prestando educadamente, atenção na sessão. A edil ressaltou a importância de se estar discutindo política nas escolas. 

     

    Sem barreiras


    O Vereador Pablo Roberto (PMDB) solicitou ao presidente da Câmara, a retirada da vidraça que separa na Casa da Cidadania, os vereadores da impressa e do público. Para ele, isso impede a interação com o povo. “Quero solicitar que essa reivindicação seja colocada em discussão no plenário da Casa, para que todos nós possamos deliberar a cerca da retirada daquele vidro”, disse.

     

    Convite


    A Igreja Evangélica Assembleia de Deus convida a todos para participar da Mesa Redonda sobre os preceitos e preconceitos incutidos na Ideologia de Gênero. O evento acontece no próximo dia 5 de setembro de 2015, às 19h30, no templo da Igreja Evangélica Assembleia de Deus, em Feira de Santana, mais precisamente no bairro do Tomba, localizada na Rua México, nº43 (próxima da Praça do Tomba).

     

    Projeto Aprovado


    A Câmara Municipal ontem (26), aprovou em segunda discussão e por maioria dos edis, o projeto de lei de nº 100/15, de autoria do Poder Executivo, que autoriza o Prefeito José Ronaldo a proceder à permuta de área de propriedade do Município de Feira de Santana, por imóvel que pertence ao espólio do Senhor Antônio Alves Caribé, para fins de promover a instalação de um equipamento de lazer no bairro Queimadinha, compreendo um campo de futebol. A matéria teve votos contrários dos vereadores Edvaldo Lima (PP), Alberto Nery (PT) e Lulinha (PEN).

     

    Honrarias


    Durante a II sessão itinerante da Câmara Municipal, na manhã de ontem (26), no conjunto Feira X, foram aprovados por unanimidade dos edis, os projetos de decreto legislativo de números 51 e 52/15, de autoria do Vereador Luiz Augusto de Jesus - Lulinha (PEN), que concedem à médica Emília Stela de Almeida Cruz duas honrarias. O primeiro projeto de nº 51, concede à referida profissional, o Título de Cidadã Feirense. Já com o segundo, o de nº 52, a médica será homenageada com a Comenda Doutor Gastão Guimarães. 



  • 26/08/2015


    26.08.2015 09h52m
    Recomendar

    Sobe - o esporte amador feirense, que mesmo diante das dificuldades, continua revelando talentos em diversas modalidades.


    Desce - empresa de engenharia que não oferece as devidas condições para trabalhadores atuarem na reforma do Fórum Filinto Bastos.

     

    Creme Dupé


    Ontem (25) pela manhã, ao abrir as portas do Folha do Estado, encontrei xerox de uma pesquisa para prefeito do Economic, conhecido Instituto de Feira. Ela continha duas setas indicando os percentuais de Carlos Geilson e Dilton Coutinho. Fui observar o resultado da pesquisa e lá encontrei o revide de Geilson que nela, ficou à frente do colega radialista Dilton Coutinho. Cheguei a conclusão de que um seguidor do Deputado quis mostrar que ele foi ao revide da pesquisa anterior, onde perdeu. Agora o placar está de 1x1. Geilson fica na frente pela diferença maior que obteve nessa última pesquisa. Um deu chulé no outro.

     

    Nota


    Audiência Pública no dia 20 (quinta-feira), foi presidida pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação, que tem como membros os vereadores Isaias dos Santos (PPS), que dirigiu a sessão, Ewerton Carneiro da Costa (PTN) e Antônio Carlos Passos Ataíde (DEM) e teve como objetivo discutir a greve dos Servidores do Poder Judiciário, da Comarca de Feira de Santana.

     

    Transporte


    O Vereador Isaias de Diogo (PPS) foi à tribuna munido de alguns currículos, os quais ele disse que eram de pessoas que estavam buscando emprego e sugeriu que poderiam ser colocadas no lugar daqueles rodoviários, que segundo ele, não queria retornar aos trabalhos. Na ocasião, o edil culpou as empresas antigas pelas mazelas do sistema, mas ressaltou que as atuais prestarão um serviço melhor para os usuários. Sobre a meia passagem, ressaltou que o direito será garantido.

     

    Transporte II


    Correia Zezito (PTB) também criticou os rodoviários por não retornarem os trabalhos. O edil ressaltou que após a mudança dos ônibus, está se achando em Curitiba, fazendo analogia a eficiência do sistema e brincou: “vou passar a andar de ônibus”.

     

    BRT


    Mais uma vez o Vereador Beldes Ramos (PT) criticou o projeto BRT. Este pontuou que o sistema não vai passar nos bairros onde a população mais necessita de transporte público. O edil ainda aproveitou para dizer que a culpa pela crise do transporte na cidade é do gestor do município.

     

    Paralisação


    Os servidores do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) pararam as atividades ontem (25), na terceira mobilização pela derrubada do veto da Presidência da República do Projeto de Lei nº 28/15. Todos os serviços estarão parados, incluindo a secretaria, os cartórios eleitorais e os postos de atendimento nos Serviços de Atendimento ao Cliente (SACs) da capital e do interior.

     

    Treinamento


    O Banco de Olhos da Bahia realizou no último final de semana, o II Curso de Atualização em Coleta de Amostra Sanguínea em Doadores de Córnea, com o objetivo de evitar descartes de córneas doadas, por inadequabilidade da amostra para testagem sorológica. Foram capacitados 10 captadores dos municípios de Alagoinhas, Feira de Santana, Vitória da Conquista e Salvador, treinados pelo oftalmologista Jorge Paulo Araújo de Oliveira, do Banco de Olhos da Bahia.

     

    Multas


    O vereador Edvaldo Lima (PP) informou na tribuna da Câmara Municipal de Feira de Santana, que já foram emitidas por prepostos da Superintendência Municipal de Trânsito (SMT), 50 mil multas este ano. Pressupondo que os números são referentes ao período de janeiro a julho, foram 7,142 mil multas por mês.

     

    Capacitação


    Profissionais de CREAS, CRAS, agentes comunitários e guardas municipais estão sendo capacitados para aprender a dar o atendimento adequado em casos de tragédias e desastres. Segundo o coordenador municipal da defesa civil, Pedro Américo, este é um trabalho de cautela. “Nós queremos mostra que a Defesa Civil não é só um órgão que espera a tragédia acontecer para poder agir, nós estamos preocupados também com a prevenção e que para quando elas acontecerem estejam todos preparados”. A capacitação tem duração de três dias, começou na última segunda-feira (24) e está sendo realizado na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

     

    Maternidade


    Uma decisão inédita na Bahia vai permitir que um bebê gerado em uma “barriga solidária” seja reconhecido como filho do casal que cedeu o material genético. A determinação partiu da juíza Fernanda Karina Vasconcellos Símaro, titular da 1ª Vara de Família de Camaçari, sobre o caso em que a avó materna da criança “emprestou” seu útero para o desenvolvimento do neto. 



  • 20/08/2015


    20.08.2015 09h49m
    Recomendar

    Sobe - os profissionais da fotografia pela incumbência de registrar o mundo.


    Desce - mobilidade no município com a falta de ciclovias na cidade.

     

    Explicações


    O Vereador Beldes (PT) usou a matéria assinada por mim, no último sábado (15) sobre o BRT e o desconhecimento do projeto pelos vereadores da base e demais políticos ligados ao prefeito, que efetivamente, do projeto só sabem o nome. Beldes disparou: “desafio qual dos senhores sabe dizer o que é o BRT?” Silêncio total. 

     

    Segurança


    O Vereador Tom (PTN) em nome do conselho comunitário do bairro da Conceição, foi à tribuna falar da necessidade da reativação do Posto Policial do bairro. Ele ressaltou que com o crescimento habitacional, a comunidade vem sofrendo com a falta de adequação do local ao contingente de moradores. O edil aproveitou o momento para tecer criticas ao Governo do Estado, que para ele, não tem investido nos instrumentos para segurança pública.

     

    Dívidas


    Uma unidade específica do Juizado Especial, poderá ser criada para atender unicamente as pessoas endividadas na Bahia. O local deve ser criado até outubro deste ano. De acordo com a juíza Fabiana Pellegrino, do 2º Juizado de Defesa do Consumidor, em entrevista ao jornal A Tarde, é de que a unidade viabilize renegociações e ajude a recuperação de pessoas físicas.

     

    Data Center


    O Governador Rui Costa (PT) anunciou que irá investir quase R$ 20 milhões para instalar na Bahia, o maior Data Center do Norte/Nordeste do país, que irá garantir a segurança das informações através de tecnologia de ponta na transmissão de dados. “Vamos modernizando a tecnologia, fazendo com que os serviços cheguem mais perto do cidadão e a um custo mais barato para o Estado e ao mesmo tempo, com mais segurança”, garante.

     

    13º


    O Governo Federal ameaçou não pagar, mas vai pagar a antecipação da primeira parcela do 13º salário dos aposentados e pensionistas, o que vai acontecer entre o fim deste mês e o começo de setembro, informou a reportagem da Folha de São Paulo de ontem (20).

     

    Inadimplência


    A inadimplência das empresas teve crescimento de 6,6% em julho, na comparação com junho, segundo a empresa de consultoria Serasa Experian. Na comparação com julho de 2014, o índice teve elevação de 12,6%. No acumulado deste ano até julho, na comparação com o mesmo período do ano anterior, o índice teve elevação de 12,9%. Este foi o maior percentual nesta comparação desde 2012, quando foi observado aumento de 15,2%.

     

    Candidatura


    A executiva do PT de Salvador aprovou por unanimidade, na manhã de ontem (19), que o partido terá candidatura própria para prefeitura da capital. Nas eleições de 2012, o Partido dos Trabalhadores obteve 623.734 (46,49%) na disputa com ACM Neto, eleito com 53,51% dos votos válidos.

     

    Descriminalização


    O Supremo Tribunal Federal começou a julgar ontem (19) a descriminalização do porte de drogas para uso próprio. A sessão da Corte foi iniciada com a apresentação das opiniões de entidades que se manifestaram contra e a favor a descriminalização. Após as manifestações de todos os inscritos, os ministros começarão a votar.

     

    Sebrae


    O Sebrae Bahia foi a Empresa Destaque vencedora do Prêmio IEL de Estágio 2015, na categoria média empresa. A solenidade de entrega da etapa regional do prêmio aconteceu na tarde de terça-feira, 18, data comemorativa ao Dia do Estagiário, na sede da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), e contou com a presença significativa de estudantes e representantes de instituições de ensino. 



  • 18/08/2015


    18.08.2015 15h14m
    Recomendar

    Sobe - Secretaria de Saúde por garantir atendimento médico preventivo para estudantes da rede municipal.

     

    Desce - O caos instalado no sistema de transporte coletivo de Feira de Santana.


    Tá com moral

     

    A sessão de ontem (17) na Câmara foi tensa. Mas, entre zombaria e escárnios, uma pausa para aplaudir. Os motoristas e cobradores que lotaram a galeria da Casa da Cidadania ovacionaram o presidente do Legislativo, Vereador Reinaldo Miranda, quando ele tentou pôr uma trégua na confusão, ao designar uma Comissão de Vereadores para propor solução que proporcione 100% de mão de obra no setor e garantia de direitos trabalhistas. Com esta proposta, Ronny (PSDB) foi ovacionado e adquiriu moral com a categoria.


    Vaia e aplauso


    Com a base governista em silêncio, o corajoso Vereador Zé Carneiro Rocha foi à tribuna para defender o governo do município, do qual é líder, mas foi vaiado pelos trabalhadores do transporte. Durante o discurso, elogiou o ex-empresário do setor de transporte coletivo, Raimundo Silva, o Galego, e foi aplaudido.


    Faltou tabuada


    O cálculo para avaliar o número de pessoas em um evento se dá da seguinte maneira: Quatro pessoas por m² próximo dos palcos dos eventos, onde há uma maior compactação. Da proximidade, que geralmente são cerca de 30 m para maiores eventos. Os mega eventos, a profundidade passa para entre 60 e 80 metros. Nas caminhadas, é 1m² para uma pessoa. No evento contra a corrupção realizado no domingo passado, em Feira de Santana, a passeata tinha cerca de 60 m de comprimento, em duas faixas da pista, que juntas têm 6 m. Da metade para o fim do evento, eram faixas verdes e amarelas com pessoas dispersas.


    Fazendo contas


    Os organizadores do evento postaram em suas redes sociais, que a caminhada teve a participação de 6 mil pessoas, mas nos sites da imprensa, além de informarem os dados dos organizadores, postaram e divulgaram nos programas de rádio, que segundo a PM, 2,5 mil pessoas participaram do manifesto.


    Fazendo contas I


    Apesar de terem citado a PM, ninguém informou quem da Polícia Militar teria dado a informação, pois, quem deu esse número de 2,5 mil tem que receber uma tabuada de presente. A Polícia deve reagir e retificar essa informação. Nossos repórteres acompanharam e com base na metodologia de cálculo utilizado por órgãos de segurança do mundo inteiro, o evento teve entre 400 e 500 pessoas, que foi muito.

     

    Em festa!


    O facebook do Vereador Roque Pereira amanheceu ontem (17) com um colorido especial, Amigos, familiares, admiradores e correligionários o felicitaram durante todo o dia nas redes sociais. Na Câmara, ele também foi parabenizado pelos colegas vereadores.

     

    Abandono


    O clima hostil dos trabalhadores contra os ônibus e a Prefeitura, fez com que os precavidos vereadores governistas, além de não falar com medo de serem vaiados, transferiram seus tempos para o Vereador Nery (PT), que acusa o poder público para ser aplaudido.


    Festa no PRB


    No próximo dia 25, o Vereador Eli Ribeiro, vice-presidente da Comissão de Educação e Cultura na Câmara Municipal, estará em júbilo. De hoje (18) a oito, o PRB que está com intensa campanha de filiação partidário na TV, na qual o edil se apresenta e de modo eloquente, completará 10 anos de fundação.


    Saneameto básico


    O Vereador Correia Zezito (PTB), por meio do requerimento de nº 67/2015, solicita informações da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (EMBASA) a respeito do esgotamento sanitário dos condomínios localizados no bairro Sim. A matéria foi aprovada por unanimidade dos edis, na sessão ordinária de ontem (17), na Câmara Municipal de Feira de Santana.


    Cidadão Feirense


    O projeto de decreto legislativo de nº 46/15, de autoria do Vereador Pablo Roberto (PMDB), que concede o Título de Cidadão Feirense ao Senhor Luiz Augusto Reis Azevedo Coutinho, foi aprovado por unanimidade dos edis na manhã de ontem (17), na Casa da Cidadania. A Mesa Diretiva da Câmara Municipal providenciará a impressão do Título, que será entregue em sessão solene, convocada especialmente para este fim. 



  • 1
Os comentários e textos não representam a opinião do portal; a responsabilidade pelo blog é do autor da mensagem.
Folha do Estado da Bahia
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia