Classivendas
Em cima da hora:
Baile Municipal de Bezerros vende ingressos para show de Araketu
-
  • Facebook
  • Twitter
  • Orkut
  • Feeds
  • 29/09/2015


    29.09.2015 09h16m
    Recomendar

    Sobe - os eventos culturais que movimentaram o final de semana da cidade, proporcionando lazer a todos.


    Desce - o Brasil que não consegue controlar a dívida pública.


    Neinha


    A Vereadora Aldney Bastos, Neinha (PMN), protocolou ontem (28) pedido de desfiliação ao Partido da Mobilização Nacional. Até o momento, a edil não informou em qual partido disputará as eleições de 2016.

     

    Câmara Itinerante


    Nesta quarta-feira (30), a população feirense, em especial os moradores do bairro Rua Nova, participará de mais uma sessão itinerante. A IV edição do projeto Câmara Itinerante acontecerá na Igreja do Evangelho Quadrangular, situada na Rua dos Guaranis, nº 329, Rua Nova. O presidente do Poder Legislativo feirense, Vereador Reinaldo Miranda, Ronny (PSDB), entende que esta é uma oportunidade da população conhecer mais de perto o trabalho do Legislativo e dos moradores do bairro explanarem seus anseios pela localidade. “É o momento que a sessão ordinária sai da sua sede e vai para um bairro ou distrito. A sessão itinerante acontece nos moldes de uma sessão ordinária e abrimos o espaço na tribuna livre para que moradores da comunidade e representantes de associações possam apresentar os anseios e necessidades da localidade. Então, nesta quarta-feira (30), contamos com a presença da população na IV sessão itinerante”, convida o presidente.

     

    Transporte


    O Vereador Alberto Nery (PT) fez uso da tribuna na sessão de ontem (28) para chamar mais uma vez a atenção dos presentes para o sistema de transporte público da cidade. Nery pontuou que a direção do sindicato dos rodoviários decidiu realizar uma assembleia com as empresas que estão operando na cidade. O edil pontuou que a Rosa e a São João estão descumprindo com o acordo que foi feito. “Não vamos ficar reféns de nenhum empresário que acha que devemos ficar a mercê deles”, disse.

     

    SMTT


    David Neto (PTN) solicitou ao Superintendente Municipal de Trânsito, Francisco Junior, que enviasse à Casa da Cidadania, um relatório de multas que teriam sido anistiadas. “Gostaria que o Capitão Francisco Junior envie um ofício, mande um relatório das multas que foram anistiadas, que ninguém sabe como isso aconteceu”, pontuou. A parte, o Vereador José Carneiro (PSL) se pronunciou sobre o assunto. “Quero fazer uma observação, o superintendente não tem poder para anistiar multa. Existe um órgão chamado Jari, no qual o motorista deve recorrer e se lá decidir que a cobrança está irregular, a multa poderá ser retirada”, explicou.

     

    Aeroporto


    Em pronunciamento na tribuna da Câmara Municipal, ontem (28), o Vereador José Carneiro Rocha (PSL) voltou a comparar a situação do aeroporto da cidade de Feira de Santana com a do aeroporto do Município de Vitória da Conquista. “Uma matéria do site Bahia na Política me chamou atenção e diz que o de Conquista deve receber voos regulares para o Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e Buenos Aires. Tudo isso pelo empenho do Governador Rui Costa, promovendo incentivo fiscal no querosene de 19% para 7%. Feira tem sido desprezada. Durante oito anos de mandato, o governo do PT deixou a cidade no hall do esquecimento. Não temos uma obra que serve de referência, além do Hospital Estadual da Criança”, avalia.

     

    Sem lembrancinhas


    O Ministério Público Federal (MPF) investiga quatro ex-presidentes brasileiros por terem supostamente se apropriado de forma indevida de objetos recebidos como presentes em seus mandatos. Segundo a coluna Expresso, da revista Época, Itamar Franco, Fernando Collor, Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva receberam objetos como espadas, estatuetas e coroas, e ficaram com os presentes ao invés de deixarem no Palácio da Alvorada quando saíram do cargo. O MPF solicitou informações sobre os “regalos” aos ex-presidentes e ao Palácio do Planalto. Na lista de explicações, estão familiares de Itamar, morto em 2011. De acordo com a publicação, Lula respondeu aos procuradores que havia previsão legal para o recebimento de presentes - posição que deve ser seguida pelos demais investigados.

     

    Senado


    O Senador Walter Pinheiro (PT/BA) apresentou nesta sexta-feira (25), durante participação no 87º Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC 2015), propostas que vem trabalhando no Senado para contribuir com a retomada da economia no País. Ele chamou a atenção para a necessidade de uma nova política de atração de investimentos para estados e municípios, a partir da redução e unificação do ICMS, com a criação do fundo de Desenvolvimento Regional, além do incentivo a setores produtivos estratégicos.

     

    Impeachment


    O Presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), disse hoje (28), que começa nesta semana a despachar os pedidos de abertura do processo de impeachment protocolados na Casa contra a Presidenta Dilma Rousseff. Cunha não antecipou qual será sua posição, nem disse quais seriam os pedidos despachados primeiro.

     

    Financiamento privado


    Os senadores fizeram um acordo para adiar a votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC), que autoriza a doação de empresas a partidos até outubro, de acordo com líderes da base e da oposição ouvidos pelo G1. A intenção, segundo eles, é que a eleição de 2016 sirva como um teste para a regra que proíbe o financiamen 



  • 25/09/2015


    25.09.2015 09h55m
    Recomendar

    Sobe - a Feira de Flores por dá boas vindas a primavera.


    Desce - o imbróglio envolvendo a licitação da Zona Azul em Feira de Santana.

     

    Ronny


    O Vereador Ronny (PSDB), através do requerimento 344/2013, solicitou ao Prefeito José Ronaldo de Carvalho, a realização de estudos técnicos junto à secretária e demais órgãos competentes, para a pavimentação asfáltica da Rua Antônio Carlos Magalhães (ACM), bairro Cidade Nova, do início da Praça José Falcão, até o cruzamento com a Rua Carlos Alberto Torres.

     

    Sessão solene


    Será realizada uma sessão solene no dia 30 (quarta-feira), às 19h30min, para outorga do Título de Cidadão Feirense ao Senhor Vagner Gomes da Silva, atendendo ao Decreto Legislativo de nº 48/2013, de autoria do Vereador Antônio Rodrigues.

     

    Marina


    O presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, recebeu nesta quarta-feira, 23, a visita da ex-senadora Marina Silva, que obteve ontem (24) a confirmação do registro de seu novo partido, a Rede Sustentabilidade. Candidata a presidente da República na eleição do ano passado (2014), Marina agradeceu a acolhida do PSB e foi convidada a ser uma filiada honorária do partido.

     

    Bengala


    A Câmara dos deputados aprovou nesta quarta-feira (23), por 355 votos a favor e 32 contra, o Projeto de Lei conhecido como PEC da Bengala, que amplia a idade mínima da aposentadoria compulsória do serviço público dos 70 para 75 anos, assim como aconteceu com os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Por causa de modificações no texto, a matéria retorna para apreciação no Senado.

     

    Bengala I


    O Projeto de Lei Complementar 124/15, de autoria do Senador José Serra (PSDB-SP), prevê que a aposentadoria compulsória aos 75 anos será aplicada em todo o serviço público: servidores federais, estaduais, municipais e do Distrito Federal; juízes, desembargadores e ministros do Judiciário; procuradores e promotores do Ministério Público; defensores públicos; ministros e conselheiros dos tribunais e conselhos de contas. Segundo Serra, a economia nas três esferas públicas com a medida será de R$ 1 bilhão. A aposentadoria compulsória é aplicada apenas quando o servidor optar por permanecer em serviço até os 75 anos.

     

    Furto e roubo


    A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara aprovou o Projeto de Lei do Deputado Alceu Moreira (PMDB-RS), que altera dispositivos do Código Penal sobre furto e roubo, especialmente no caso de veículos, aumentando penas e qualificando condutas. Durante a discussão, os deputados criticaram o aumento muito grande de pena mínima. O furto de veículos, por exemplo, que atualmente é apenas furto qualificado, e passaria de dois para seis anos, com a máxima ainda em oito anos. No caso do furto simples, a proposta eleva a pena de reclusão de 1 a 5 anos - hoje, é de 1 a 4 anos. No caso do roubo, a proposta eleva a pena de reclusão de 6 a 10 anos - hoje, é de 4 a 10 anos (Câmara).

     

    PSOL


    O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) voltará a ter o status de bancada na Câmara nos próximos dias. A condição que prevê tempo de liderança para discurso e possibilidade de apresentação de destaques às matérias em votação em plenário, dependia da adesão de apenas mais um nome. Quarta-feira (23), o Deputado Glauber Braga (PSOL-RJ), que foi eleito pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB) do Rio de Janeiro, anunciou a filiação à legenda, que era a única sem representação no painel da Câmara.

     

    PL


    O plenário da Câmara aprovou na última quarta-feira (23), o projeto de lei que aumenta a pena para o motorista que dirigindo sob efeito de álcool ou drogas, cometer homicídio culposo. Pelo projeto, a pena de dois a quatro anos de prisão passa para quatro a oito anos. De acordo com a Agência Brasil, o texto define que no caso da ocorrência de lesão corporal grave ou gravíssima, a pena será de reclusão de dois a cinco anos. Além da definição de racha como disputa, corrida ou competição não autorizada, o projeto inclui no conceito exibição ou demonstração de perícia no veículo automotor sem autorização. De autoria da Deputada Gorete Pereira (PR-CE), a matéria vai agora para a apreciação do Senado.



  • 23/09/2015


    23.09.2015 11h35m
    Recomendar

    Sobe - a 8ª edição da Feira do Livro que proporciona momentos culturais à população de Feira de Santana.


    Desce - fiscais da SMTT por estarem envolvidos nas acusações ligadas à prática de “ligeirinho”.

     

    Câmara Itinerante


    Durante a sessão ordinária realizada ontem (22), o presidente do Poder Legislativo feirense, Reinaldo Miranda - Ronny (PSDB), informou que o projeto da Câmara Itinerante será realizada no dia 30 de setembro, às 8h30, na Igreja do Evangelho Quadrangular, situada na Rua dos Guaranis, n º 329, no Bairro Rua Nova, em Feira de Santana. A última Sessão aconteceu no dia 16 de setembro em Humildes, o primeiro distrito de Feira de Santana a receber o Programa.

     

    Dia do Levita


    A Vereadora Neinha (PMN) foi a autora da lei 3.567, que estabeleceu o dia 25 de julho como o Dia do Levita. A evangélica homenageou a Tribo de Levi, que juntamente com Josué, sobrinho do profeta Moisés, chegou a “Terra Prometida”. Aos levitas foram doadas cidades durante a conquista, mas que não lhes pertenciam e a eles cabiam os dízimos. Foi uma tribo de sacerdotes judeus. Neinha marcou ponto junto aos evangélicos.

     

    BRT


    O Vereador Pablo Roberto (PMBD) fez uso da tribuna na sessão de ontem (22) para defender as obras do BRT. Ele disse que o governo não ficará mais refém de discursos mentirosos que algumas pessoas da oposição insistem em professar no que diz respeito à obra de mobilidade urbana. Ele reforçou ainda que o BRT não é um projeto engessado, pois, chega para somar num conjunto de ações de mobilidade urbana de Feira de Santana.



    Críticas


    Após ouvir críticas do Vereador Edvaldo Lima (PP) ao Governo Municipal, o edil Roque Pereira (PTN), em discurso na Casa da Cidadania, na última segunda-feira (21), enalteceu o trabalho do Prefeito José Ronaldo de Carvalho (DEM) na área da educação, enfatizando reformas de escolas no distrito Governador João Durval Carneiro (Ipuaçu). Ele também criticou a propaganda do Governo do Estado no que tange ao aeroporto de Feira de Santana. “Eu posso garantir a Vossa Excelência (Edvaldo Lima): pode ir lá hoje, na Fazenda Santa Rosa, no distrito de Ipuaçu, que tem uma escola totalmente reformada e ampliada nesse modelo novo de escola que o Prefeito José Ronaldo está fazendo em nossos distritos”, disse ele, afirmando que o referido estabelecimento será inaugurado no dia 15 de outubro do ano corrente.

     

    Crise


    Em pronunciamento na Casa Legislativa, na manhã desta segunda-feira (21), o líder do Governo, Vereador José Carneiro (PSL), criticou as medidas do Governo Federal para conter a crise econômica e política no Brasil. “Nós estamos vivendo em um país onde a crise econômica e política está instalada e o que a gente observa é que o Governo Federal tem se mobilizado, mas é muito pouco para tentar solucionar o problema. E, agora, a gente ouviu recentemente, que a proposta do Governo Federal em tentar melhorar algumas questões no que dizem respeito à crise, é exatamente suspender os concursos públicos no Brasil, é congelar os salários dos Servidores da União”, reclamou.

     

    Ranking


    A alta do dólar, que nesta terça-feira (22) ultrapassou R$ 4 pela primeira vez na história, deve derrubar o Brasil no ranking das maiores economias do mundo, elevar a dívida externa das empresas em reais e pressionar os índices de inflação. A vantagem da desvalorização do real será a melhora no setor externo, com uma redução do déficit em transações correntes. Segundo ranking elaborado pela Austin Rating, a escalada do dólar, associada ao baixo crescimento econômico, fará o Brasil perder a 8ª posição entre as maiores economias globais.

     

    Hospitais


    O Governador Rui Costa (PT) afirmou ontem (22), durante o lançamento da Política Estadual de Transplante de Órgãos e Tecidos, que a Bahia terá uma nova leva de hospitais a serem inaugurados em breve: a segunda unidade do Hospital Geral do Estado, o novo Hospital da Costa do Cacau (através de empréstimo do BNDES), e um novo hospital em Feira de Santana “para desafogar o Clériston Andrade”, além do Hospital da Região Metropolitana de Salvador, em Lauro de Freitas, que aguarda autorização do Banco Mundial.

     

    Gastos


    Os gastos de brasileiros em viagem ao exterior em agosto chegaram a US$ 1,263 bilhão, queda de 46,26% em relação ao mesmo mês de 2014 (US$ 2,350 bilhões), de acordo com dados do Banco Central (BC), divulgados ontem (22). Nos oito meses do ano, essas despesas somaram US$ 12,879 bilhões, queda de 25,13% na comparação com igual período do ano passado (US$ 17,201 bilhões). 



  • 17/09/2015


    16.09.2015 17h24m
    Recomendar

    Sobe: o Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA) por proporcionar arte e lazer à comunidade de Feira.

     

    Desce: a falta de acordo entre servidores do INSS e o governo, que tem acarretado mais de dois meses de greve.

     

                                                                                BRT
    O Vereador Beldes (PT) retomou na sessão itinerante de ontem (16), a pauta BRT. O edil solicitou que a especialista em mobilidade urbana, Fátima, fosse convidada para ir à Câmara de Vereadores para explanar sobre o projeto do BRT. Beldes ressaltou que não se pode dá procedimento a um projeto que pode se tornar um problema no futuro, caso não seja debatido. "Sejamos humildes para ouvir a senhora Fátima na Câmara", solicitou ele.


    Sessão solene
    Será realizada Sessão Especial na próxima sexta-feira (18), às 16 horas, quando serão comemorados 182 anos de Emancipação Política de Feira de Santana com Palestra do Doutor e Professor Antônio Cesar de Oliveira, na Câmara de Vereadores.


                                                                              Perigo
    A Vereadora Cíntia Machado (PSC) chamou atenção dos presentes para manterem-se atentos aos caixas eletrônicos da Caixa Econômica Federal. A edil relatou o caso de uma jovem que foi atingida por um terminal bancário, da referida empresa, quando foi utilizar do equipamento. Segundo relatos de Cíntia, o mesmo teria explodido e uma das suas partes atingido a jovem, que teve uma isquemia cerebral.

     

                                                                             Elogios
    O edil Pablo Roberto (PMDB) na sessão de ontem (16) elogiou o serviço prestado pela assessoria de comunicação da Câmara de Vereadores, no nome da chefe de comunicação Kamilla Medeiros. Para Pablo, a equipe tem prestado um serviço de qualidade e disponibilizando de forma bastante eficiente os acontecimentos do dia a dia da Casa da Cidadania.

     

                                                                              Elogios I
    O Vereador Correia Zezito (PTB) utilizou a tribuna da Casa da Cidadania para parabenizar o diretor do Departamento de Esportes da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Emerson Brito, pela realização do Campeonato de Futebol Amador no município. "Hoje vou falar sobre a Diretoria de Esportes de Feira de Santana. Nesta Casa, já falei por várias vezes do Campeonato Amador, até fiz críticas, ressaltei a importância que é o amador no município e nesse dia, venho fazer elogios ao diretor de esportes, da Secretaria Municipal de Cultura, Emerson Brito, que traz um campeonato com 72 equipes. Acho que nunca se valorizou tanto. É de se fazer elogios e dizer que Emerson Brito, com muita ousadia, realiza um torneio que é até maior que o intermunicipal, que tem 66 equipes", afirmou.

     


                                                                          Educação
    A Presidenta Dilma Rousseff sancionou na última semana, uma mudança na Lei de Execução Penal, que institui os estudos do ensino médio nos presídios brasileiros. A Lei 13.163 tem origem na Câmara dos Deputados, em 2002, com o Projeto de Lei de autoria do então deputado e atual Senador Paulo Rocha (PT). Ele explicou à Rádio EBC que atualmente a juventude é uma presa fácil do esquema de drogas no país. Consequentemente, a quantidade de jovens presos chama a atenção, já que, mais de 50% da população carcerária do Brasil é formada por jovens infratores.

                                                                        Obras inacabadas
    Em discurso proferido na tribuna da Casa da Cidadania, na última terça-feira (15), o Vereador Tonhe Branco (PSC) disse que se reuniu com moradores do bairro Mangabeira, que estão reivindicando providências por parte do poder público para conclusão das obras da Avenida Ayrton Senna. O edil informou que teve oportunidade de adentrar em quatro residências daquela localidade, onde presenciou os transtornos que estão sendo causados aos moradores, sobretudo por conta da grande quantidade de poeira oriunda da avenida sem pavimentação. "Eu passei lá meia hora, vocês precisavam ver que cor ficou o meu cabelo e o sapato de tanta poeira; as crianças todas doentes devido aos problemas causados pela poeira", afirmou Tonhe Branco.


                                                                        Medida Provisória
    A Câmara dos Deputados aprovou na última terça-feira (15) a medida provisória que amplia de 30% para 35% o limite do crédito consignado no salário, que são os descontos autorizados pelo trabalhador na folha de pagamentos. O percentual extra servirá para incluir despesas com cartão de crédito. A matéria foi aprovada por 249 votos favoráveis e 200 contrários. Houve quatro abstenções. Os deputados deixaram, inicialmente, um destaque (proposta de alteração no texto) para ser votado em seguida, mas o trecho acabou sendo retirado de pauta e a votação da MP foi concluída. A matéria segue agora para análise do Senado.

                                                                            Partido Novo
    O plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou na última terça-feira (15), a concessão de registro para o Partido Novo, fundado em 2011, com apoio de empresários no Rio de Janeiro. Com a decisão, a nova legenda poderá concorrer nas eleições municipais de 2016 com o número 30. Trata-se do 33º partido político oficialmente registrado no país. Em apresentações e eventos, os idealizadores do Novo defendem ideias liberais, com uma ação menor do Estado na economia e na vida das pessoas.
     



  • 15/09/2015


    15.09.2015 14h13m
    Recomendar

    Sobe - o sentimento humano em alguns países europeus que acolhem refugiados.


    Desce - Dilma Rousseff que vacilante, não diminui o número de Ministerios. 


    Universal x Mundial


    O vereador Eli Ribeiro(PRB) encaminhou um Projeto de Lei para criação do Dia do Obreiro Universal. Os outros vereadores evangélicos reagiram e pediu aos demais colegas que votassem contra. Eli justificou que universal não é o da igreja dela e sim do mundo todo. Os colegas não acreditaram na desculpa e vão derrubar o Projeto. Eu que estava presente na sessão, e querendo ajudar, sugerir a Eli, na minha inocência (em off - já que não posso falar nos microfones), que ele então mudasse para o Dia do Obreiro Mundial e ai quem reagiu foi Eli "não, assim vai beneficiar a Igreja Mundial do pastor Valdomiro Santiago", ah, bom! Agora ficou claro.


    Base insatisfeita


    O vereador Pablo Roberto (PMDB) que faz parte da base governista, "assanhou o formigueiro". Na sessão de ontem (14) da Câmara denunciou a SMTT e a SMT por maus tratos e humilhações aos cidadãos, foi o suficiente para mais seis vereadores governistas alavancarem as mais diversas criticas aos setores de trânsito. Roque Pereira (PTN) Correia Zezito(PTB) e David Neto(PTN) acusaram um fiscal, que é policial de ostentar arma de fogo em cima da mesa.


    Base insatisfeita I


    O líder José Carneiro(PSL) reconheceu que realmente existem dificuldades nessas duas unidades, mas que vai viabilizar uma reunião entre os dois gestores e os vereadores da base. Já o vice líder Marcos Lima (PRP) foi mais violento nas criticas, reclamando do exagero das multas. A cada acusação feita pelos governistas, os outros governistas que não falaram confirmavam balançando a cabeça positivamente. Para arrematar, o vereador Alberto Nery(PT) aproveitando o descontentamento geral dos governistas, pediu que hoje(15) aprovem um requerimento, pedindo informações quanto ao total arrecadado entre multas e guinchamento durante o ano de 2015. Houve garantias de situacionistas e oposicionistas.


    Volver


    O secretário de relações interinstitucionais, Sérgio Carneiro, foi ontem a Salvador para se filiar ao Partido Verde- PV. Nas notas emitidas, Sérgio registrou que depois do PT e PDT, só poderia se filiar a um partido de esquerda. Nada contra, mas só para ficar o registro histórico, Sérgio também já participou da direita. Já foi filiado a Arena e ao PDS. Os correligionários esperavam que ele se filiasse na sua cidade natal. 

     

    Partido Verde


    A entrada de Sérgio Carneiro no partido animou o colega secretario Roberto Tourinho a continuar na legenda. Tourinho é pré-candidato a vereador e defende a participação dele no chapão que será formado por vereadores e ex-vereadores. Com as duas aquisições o partido fica forte no município e novos nomes de peso devem ingressar na agremiação.


    Expofeira 2015


    A vereadora Gerusa (PROS) elogiou a realização a realização da Expofeira 2015, pontuando que é um momento de resgate da cultura, além de proporcionar lazer entre as famílias que vão ao local. A vereadora não esqueceu de tecer elogios ao secretário municipal de agricultura, Welligton Andrade e ao trabalho da Polícia Militar. Gerusa sugeriu que fosse realizada mais de uma Expofeira no ano, pois para a vereadora, Feira tem condições.


    PM


    Em discurso proferido na tribuna da Câmara Municipal de Feira de Santana, o vereador Ewerton Carneiro - Tom (PTN) voltou a tecer duras críticas ao Governo do Estado, enfatizando as condições "precárias" das motos da Polícia Militar de Feira de Santana. Tom, que também é policial militar, disse que já houve acidentes por conta da falta de manutenção nas motos. De acordo com ele, policiais chegaram a cair devido a um problema na corrente da motocicleta.


    PL


    De autoria do vereador José Carneiro Rocha (PSL), foi aprovado em primeira discussão e por unanimidade na sessão desta quarta-feira (09), na Câmara Municipal de Feira de Santana, o projeto de lei de nº 111/15 que considera de utilidade pública o Instituto de Educação, Cultura e Arte Helena Firmino de Queiroz (IHFQ). De acordo com o vereador autor, o Instituto é uma associação sem fins lucrativos, com autonomia administrativa e financeira.


    MPF


    O Ministério Público Federal inaugura hoje (15) a Procuradoria da República no Município de Feira de Santana, às 18h. A sede está localizada na Rua Castro Alves , nº1560, Centro. Apesar de só agora contar com a sede própria em Feira de Santana, o órgão está presente no município desde novembro de 2006, um ano depois da instalação da vara de Justiça Federal.


    Inadimplência


    A inadimplência do consumidor apresentou alta de 16,9% no acumulado dos oito primeiros meses de 2015 em comparação ao mesmo período do ano passado. O Indicador Serasa Experian de Inadimplência do Consumidor, divulgado ontem (14), mostra que, em agosto, houve aumento de 16,7% em relação ao mesmo mês de 2014. Já na variação mensal, isto é, na comparação com julho de 2015, a inadimplência apresentou queda de 2,8%.  



  • 09/09/2015


    09.09.2015 15h33m
    Recomendar

    Sobe - a diversidade encontrada na Expofeira 2015.

     

    Desce - a seca que assola mais de 140 cidades baianas.

     

    Segurança


    O Vereador Tom (PTN) parabenizou o Deputado Carlos Geilson (PTN) por ter votado contra o horário de verão. O edil ressaltou que o governo precisa consultar a população, antes de instituir medidas. Outro questionamento foi a falta de segurança e que devido a isso, o horário de verão seria um problema. Ainda sobre o assunto, Edvaldo Lima (PP) questionou também o trabalho da Guarda Municipal, que segundo o mesmo, deixa o trabalho a desejar.

     

    Críticas


    O Vereador Alberto Nery (PT) foi a tribuna lamentar os discursos que questionam as manifestações contra o Governo Municipal. O edil ainda ressaltou a crítica que o cantor Fábio Junior teria feito em um show, na cidade de Feira de Santana, contra o ex-presidente Lula e a Presidente Dilma. Nery considerou uma falta de respeito.



    Educação


    Beldes Ramos (PT) chamou a atenção dos presentes para importância e necessidade de se investir em educação para que os índices de criminalidade diminuam. Como gancho, o vereador ressaltou a importância da Feira do Livro para a educação da população. Beldes chamou a atenção para os esforços dos professores para realizar o evento, que para ele, já faz parte do calendário da cidade de Feira de Santana.

     

    Convite


    O Partido Social Cristão (Feira de Santana) convida a todos para nomeação do novo presidente da Executiva Municipal, Deputado Federal Irmão Lázaro, que será realizado no dia 14 de setembro, às 19h, no auditório do Hotel Ibis, próximo ao shopping Boulevard.

     

    Mesa Diretiva 


    A Mesa Diretiva da Câmara Municipal de Feira de Santana realizou mais uma reunião ontem (08). De acordo com o Regimento Interno, ela se reúne mensalmente para discutir ações da Casa da Cidadania, solucionar problemas e adotar medidas que visam o desenvolvimento dos trabalhos legislativos.

     

    Imposto Sobre Serviços (ISS)


    A Câmara dos Deputados pode votar nesta semana um projeto de lei que fixa uma alíquota mínima de 2% do Imposto Sobre Serviços (ISS) para todos os municípios e estende a cobrança a sites que disponibilizam áudio e vídeo e aplicação de tatuagens e piercings. O ISS é um imposto indireto, ou seja, que não incide diretamente sobre o cidadão, mas em um serviço que é consumido pelas pessoas. O imposto é arrecadado por governos municipais e incide sobre a prestação de serviços no município.

     

    Receita Federal


    A Receita Federal liberou desde ontem (8), a consulta ao quarto lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física 2015 (IRPF 2015). Desde junho, quando foi liberado o primeiro lote, o número de contribuintes com direito a restituição chegou a 6.816.763, quase 60% do estimado neste ano, informou o supervisor do Imposto de Renda, Joaquim Adir. O valor total depositado na rede bancária é superior a R$ 9,302 bilhões e como ocorre todos os anos, serão liberados sete lotes regulares.



    Jornada de trabalho


    Uma audiência pública debateu no Congresso ontem (8), a medida provisória que cria o Programa de Proteção ao Emprego (PPE), que prevê a redução em até 30% da jornada de trabalho, com diminuição proporcional nos salários. A proposta é uma das iniciativas do governo para evitar demissão em massa na indústria, que está afetada pela crise econômica vivida pelo Brasil. De acordo com a Agência Senado, o projeto provoca polêmica entre as entidades de classe, que já se manifestaram publicamente contra a MP 680/15, alegando que ela é mais uma forma de penalizar os empregados e de reduzir seus direitos trabalhistas. 



  • 08/09/2015


    08.09.2015 11h29m
    Recomendar

    Sobe - as manifestações populares nas ruas das cidades brasileiras festejando a Independência.


    Desce - a performance da dupla Ba x Vi no segundo turno da serie B.

     

    No Parque 

     

    No almoço de confraternização, no último sábado (05), no Parque de Exposições, entre o governo do município e a imprensa, participaram prestigiando o evento quatro vereadores - Zé Carneiro Rocha (PSL), Isaias de Diogo (PPS), Roque Pereira (PTN) e Marcos Lima (PRP) e nove secretários - Wellington Andrade, Valdomiro Silva, José Pinheiro, Ozani Moraes, Mário Borges, Ildes Ferreira, Borges Junior, Paulo Aquino e Mauro Morais.

     

    PTN

     

    O Partido Trabalhista Nacional já tem novo presidente, que é ligado ao Deputado Estadual Zé Neto (PT), Silvio Dias, policial rodoviário federal. O Partido era da base do governo do Município de Feira e conta com três vereadores ligados ao Prefeito José Ronaldo. Com a nova direção, os edis deverão mudar para um partido da base.

     

    PSL


    Os petistas em Feira já anunciam o apoio do PSL à futura candidatura de Zé Neto. O Partido abriga no município o líder do governo municipal, Zé Carneiro Rocha, que certamente deixará o partido, até mesmo, para salvaguardar a sua candidatura. Carneiro é crítico ferrenho, como não poderia deixar de ser, do governo petista no Estado e na União e não pode ter segurança de se manter na agremiação.

     

    Wellington


    O Secretário de agricultura, Wellington Andrade, externou durante almoço com a imprensa, no Parque de Exposições, o apoio que recebeu do Prefeito José Ronaldo e dos demais secretários, para que o tranquilizasse na elaboração e organização da Exposição Agropecuária de Feira de Santana. Há de se reconhecer que essa exposição mostra um parque mais bonito e com boa organização.

     

    Reforma Política


    A confirmar a proposta da Reforma Política aprovada no Senado Federal, partidos que tiverem candidatos com menos de 1,4 mil votos em Feira de Santana e façam coligação, não terão cadeira no Legislativo. O quociente eleitoral no Município poderá chegar a 14 mil e apenas quem tiver no mínimo 10% concorrerá a uma vaga.

     

    Contra corrupção


    Em apoio à campanha “Dez Medidas Contra a Corrupção”, o Ministério Público Federal na Bahia (MPF/BA) conseguiu firmar parceria com dois shoppings de Salvador/BA. O Shopping da Bahia iniciou a coleta de assinaturas na terça-feira, 1° de setembro. Para isso, foi instalado posto de coleta no primeiro piso do estabelecimento. Após o feriado de 7 de setembro, o Shopping Center Lapa também começará a contribuir com a campanha, recolhendo assinaturas no stand do Center Lapa Club, localizado no 3º piso.

     

    Sessão solene


    Será realizada uma Sessão Solene, no dia 09 (quarta-feira), às 19h30min, na Câmara de Vereadores de Feira de Santana, para outorga das Medalhas Contador José Enock da Cruz para Senhora Lília da Silva Santana Barbosa e a Senhora Yara Cruz Cerqueira, atendendo aos Decretos Legislativos de nº 31/2015 e nº 32/2015, ambos de autoria do Vereador José da Costa Correia Filho.

     

    Projeto de Lei


    A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio da Câmara dos Deputados aprovou na última quarta-feira (2), com emendas, o Projeto de Lei 5230/13 do Deputado Ricardo Izar (PSD-SP), que reconhece a relação de parceria entre salões de beleza e prestadores de serviços, criando as figuras do “salão-parceiro” e do “profissional-parceiro”.

     

    Educação


    A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara rejeitou na última quarta-feira (2), proposta (PL 2487/07) que torna facultativo às pessoas com deficiência auditiva o aprendizado de língua estrangeira, desde que o aluno tenha a opção de estudar, em sua escola, a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como parte do currículo escolar. Para a relatora, Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO), tornar opcional o estudo de línguas estrangeiras colocaria o aluno surdo em posição desvantajosa aos demais. 



  • 04/09/2014


    08.09.2015 10h44m
    Recomendar

    Sobe - Polícia Federal por não se intimidar com os arroubos de valentia de Eduardo Cunha (PMDB) e ter retornado à Câmara Federal para vasculhar possíveis documentos incriminatórios.

     

    Desce - Câmara e Senado pelas indefinições e morosidade na condução da Reforma Política, faltando apenas um mês para valer nas próximas eleições.


    Roxo

     

    O Vereador Tonhe Branco (PSC) ficou roxo de raiva, reclamou na tribuna da Câmara dos colegas invasores, que vão ao seu reduto para tentar subtrair a verdade de quem pede obras para comunidade e ainda dizem que ele não vai se eleger. Tonhe abriu o verbo: "quando me candidatei, nem o Deputado Targino (DEM), nem o prefeito queriam minha eleição, o deputado queria mesmo a eleição de sua sobrinha (Cintia) e o prefeito de Cadmiel, que não se elegeu. Eu me elegi porque alguém mais poderoso, que é Deus, queria e contra ele ninguém pode!".


    Conciliatória

     

    A Corregedora da Câmara, Vereadora Cintia Machado (PSC), em tom conciliatório, pediu paz aos edis Correia Zezito (PTN) e Pablo Roberto (PMDB), quando o segundo se sentindo ameaçado pelo primeiro, prometeu dá queixa na polícia e providências da corregedoria. Ela ensinou: "os colegas vereadores devem viver em paz". É claro que isso não vale para ela própria e a para Vereadora Eremita (PDT).


    Chapão

     

    O Vereador Marcos Lima (PRP), que também é presidente do partido, reunido com colegas vereadores, abraçou a ideia de um chapão entre eles com a participação dos ex-vereadores Roberto Torinho, Alcione Cedraz e o suplente de vereador, Cadmiel, com objetivo de eleger até 14 vereadores.

     

    Chapão I

     

    Outros dois vereadores que estavam vacilantes quanto à participação no chapão, Isaias de Diogo (PPS) e Robeci da Vassoura (PHS), também se convenceram da importância de estarem juntos para se protegerem. Numa reunião anterior, com o Prefeito José Ronaldo e uma comitiva de vereadores, segundo esses, o chefe do executivo teria avalizado a proposta.


    Reforma Política

     

    O plenário do Senado aprovou na última quarta-feira (2), uma emenda ao pacote da Reforma Política, que torna obrigatória a realização de três debates no segundo turno das eleições. Outra emenda aprovada, determina que o candidato, para participar dos debates televisivos nas eleições municipais de 2016, precisa ter pelo menos quatro deputados federais eleitos. Em 2020, o candidato precisará ter nove deputados para participar dos debates. Os senadores também aprovaram a proposta que inclui a impressão do voto na urna eletrônica. O voto impresso deve ser depositado em uma urna comum, que será lacrada. Caberá ao juiz eleitoral solicitar ou não a conferência da urna.

     

    Selando dívidas 

     

    Mais de R$ 71 milhões serão pagos até dezembro de 2016 pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB), como forma de equacionar os débitos dos anos de 2014 e 2015, com os 417 municípios referentes às contrapartidas relacionadas a medicamentos, laboratórios, Estratégia, Saúde da Família e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).


    Selando dívidas I

     

    A informação foi feita pelo Secretário de Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, durante a abertura do 5º Congresso do COSEMS Bahia, realizado na cidade de Ilhéus, no período de 29 de agosto a 1º de setembro de 2015. Segundo o secretário, a dívida de 2015 começa a ser paga agora no mês de setembro, com previsão de término em dezembro deste ano. Em relação às dívidas de 2014, ele afirmou que serão escalonadas para pagamento no prazo de 15 meses, a partir de janeiro de 2016.

     

    Congelado 

     

    O programa Ciência Sem Fronteiras não deve oferecer novas bolsas em 2016. Com a falta de recursos e a previsão de déficit de R$ 30 bilhões no próximo ano, o governo decidiu congelar as ofertas. De acordo com a Folha de S. Paulo, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), terá uma verba de R$ 2,1 bilhões, valor suficiente apenas para manter os 13.330 estudantes que já estão no exterior. Em comparação com 2015, o corte do CSF será de 40,3%.

     

    Recursos 

     

    O Senador Otto Alencar (PSD-BA) é autor de projetos de lei que aumentam os recursos destinados ao Sistema Único de Saúde (SUS). Ele propõe transferir impostos arrecadados com cigarro, medicamentos e aumentar o valor da parcela repassada do Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres, conhecido como Seguro DPVAT, para o Fundo Nacional de Saúde (FNS). "O objetivo é único: garantir mais serviços, melhor qualidade e mais saúde para o trabalhador brasileiro", justificou. 



  • 03/09/2015


    03.09.2015 09h28m
    Recomendar

    Sobe - Escola Municipal Maria Antônia pela iniciativa de resgatar a autoestima de suas estudantes.

     

    Desce - o crescimento do número de estupros em Feira de Santana.

     

    Encontro de vereadores


    O presidente da Câmara Municipal de Feira de Santana, Reinaldo Miranda (PSDB), pretende ainda nesse semestre, promover um encontro regional de vereadores. Já há palestrantes definidos, haverá entrega de certificados e cada edil pagará uma taxa simbólica. O objetivo é tratar de assuntos inerentes aos vereadores.

     

    Racionamento de energia


    O diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Hermes Chipp, disse que apesar de não estar “nas mil maravilhas”, a situação atual dos reservatórios do Brasil é muito melhor que a do ano passado. Ele descartou qualquer possibilidade de racionamento de energia. “Estamos bem. Sem risco de racionamento. Risco zero atualmente, independentemente de cálculo, só olhando a vazão e o nível de armazenamento”, disse.

     

    Vulnerabilidade social


    A Bahia tem o Índice de Vulnerabilidade Social (IVS) em 25,4% dos municípios do Estado, considerado como muito alto. Levantamento divulgado na terça-feira (1), pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), mostra que 106 cidades baianas têm IVS muito alto e outras 228 são consideradas com elevada vulnerabilidade. Os dados são resultado de um comparativo entre os indicadores de 2000 e 2010 - quanto mais próximo de 1, maior é a vulnerabilidade - Apesar dos índices, o Estado melhorou sua colocação e saiu da taxa de 0,552 (vulnerabilidade muito alta), em 2000, para 0,403 (vulnerabilidade alta), em 2010. Conforme explicou ao Correio, o sociólogo Ordep Serra, o avanço baiano é motivado pela mudança na distribuição de renda.

     

    Bens bloqueados


    Dez prefeitos baianos tiveram os bens bloqueados por determinação do Tribunal de Justiça da Bahia, após as investigações da operação Águia de Haia, deflagrada pela Polícia Federal. A ação identificou desvios de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB).

     

    Bens bloqueados I


    A decisão do TJ-BA foi publicada dia 20 de julho, no Diário Oficial da Justiça e atinge os seguintes prefeitos: Emiliana Assunção Santos - PP (Camamu); José Moreira de Carvalho Neto-PDT (Itapicuru); Paulo César Cardoso de Oliveira - PRP (Livramento de Nossa Senhora); Raimundo de Almeida Carvalho; PDT (Mairi); Dirceu Mendes Ribeiro - PDT (Mirangaba); José Arivaldo Ferreira Soares - PDT (Nova Soure); Júlio Bernardo Brito Vieira Bittencourt - PSD (Paramirim); José Bonifácio Marques Dourado - PT (Ruy Barbosa), João Bosco Bittencourt - PT (Teixeira de Freitas) e Olímpio Cardoso Filho - PDT (Uauá).

     

    Prontuário eletrônico


    Com investimento de mais de R$ 5,5 milhões, o Ministério da Saúde entregou 1.516 computadores para 295 Unidades Básicas de Saúde (UBS) da Bahia. De acordo com a pasta, os equipamentos distribuídos em 28 municípios do Estado, beneficiarão mais de 524 mil brasileiros atendidos nas unidades. Por meio de prontuário eletrônico, os equipamentos terão a função de reunir todas as informações de acolhimento do paciente nas diferentes áreas, para possibilitar organização e maior agilidade de acesso às informações.

     

    Menos burocracia


    O Senado instalou ontem (2), a comissão de juristas que vai sugerir anteprojetos de lei que tenham como alvo, a diminuição da burocracia na administração pública brasileira e a melhoria da relação com as empresas e do trato com os cidadãos. O colegiado também analisará os projetos sobre o tema no Congresso Nacional.

     

    Greve


    Os peritos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) decidiram entrar em greve na próxima sexta-feira (4). A autarquia recomenda ao cidadão que tenha perícia agendada ou queira tirar dúvidas, que ligue para a central de atendimento no número 135. Servidores de outros setores da autárquicos, estão em greve há quase dois meses.

     

    PDUIs


    Participantes de audiência pública sobre a implementação do Estatuto da Metrópole (Lei 13.089/15) defenderam ontem (2), que todos os municípios de regiões metropolitanas participem da elaboração dos Planos de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUIs) a serem aprovados por lei estadual. Em cumprimento ao estatuto, estados e municípios têm de elaborar esses projetos até meados de janeiro de 2018. Trata-se de um documento semelhante ao plano diretor das cidades, só que, válido para as regiões metropolitanas. 



  • 1
Os comentários e textos não representam a opinião do portal; a responsabilidade pelo blog é do autor da mensagem.
Folha do Estado da Bahia
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia