PMFS
Em cima da hora:
UPE abre inscrições para cursos de idiomas e informática nesta segunda
-
  • Facebook
  • Twitter
  • Orkut
  • Feeds
  • 29-01-2016


    29.01.2016 11h52m
    Recomendar

    Sobe - Nova vara de execuções penais por desafogar os processos no judiciário feirense.


    Desce - A Comissão de Licitação da Secretaria Municipal de Saúde por desrespeitar horário local em licitações.


    Licitação - Saúde


    Estranho...muito estranho! O setor de Licitação da Secretaria de Saúde, que vez por outra, publica 3 ou 4 editais com o horário aplicado no Estado. Imbutido uma vez ou outra, a hora de Brasília. Feira de Santana está situada onde? Qual o motivo desta pegadinha? Se quem vai trabalhar na cidade, tem que seguir o horário local? O Jornal Folha do Estado, inclusive, já ficou fora de um processo, que teve como vencedor uma empresa de Campinas (SP), exatamente por causa do horário. Chamamos a atenção meses depois, dos valores cobrados pela empresa Gibbor. Basta observar o total cobrado em 2014 e o de 2015. Sábado passado (23) teve convocação de licitações seguindo esta “ilógica”. Assis, Assis!

     

    Pelegrino


    Em ano de eleição, que acarreta o aumento nas especulações políticas, o Secretário Estadual de Turismo, Nelson Pelegrino, descarta a possibilidade de se afastar do cargo para reassumir (e depois voltar) o mandato na Câmara dos Deputados, como manobrou ao assumir a pasta. “Eu assumi um compromisso com o Governador [Rui Costa] de ficar até o final da gestão na Secretaria e vou prosseguir nela”, disse.

     

    Reforma Agrária


    O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) criou ontem (28) uma força-tarefa para identificar áreas que podem ser desapropriadas e mapear famílias acampadas para tentar agilizar a reforma agrária. Em todo o país, há cerca de 130 mil famílias acampadas à espera de assentamento, segundo o governo.

     

    Reforma Agrária I


    Com a força-tarefa, um grupo de especialistas fará o mapeamento dos acampamentos no país. A ideia segundo o Ministro Patrus Ananias, é fazer um levantamento completo das condições dessas famílias: onde estão (em qual estado, município, distrito); qual a faixa etária e nível de escolaridade; qual o perfil dessas famílias (se têm aptidão para a atividade agrícola, por exemplo); se já estão no Cadastro Único, entre outras.

     

    PMDB


    O vice-presidente Michel Temer disse ontem (28) que seu partido, o PMDB, quer assumir “o poder em 2018, com candidatura própria à Presidência da República”. Temer que é presidente do PMDB, começou ontem (28) uma série de viagens pelo país em busca de apoio para sua reeleição ao comando do partido, na Convenção Nacional da legenda, marcada para março.

     

    Crítica a Neto


    O Vereador Hilton Coelho (PSOL) indignou-se com os salários estratosféricos dos cargos comissionados na Prefeitura de Salvador, conforme publicou o Bocão News na quarta-feira (27). Os nomeados que variam entre assessor especial e assessor especial do prefeito, chegam a ganhar R$ 19 mil e aparentemente não apresentam qualquer qualificação técnica para exercer os cargos. “Essas nomeações entram em contradição com o discurso do Prefeito ACM Neto, que diz fazer bom uso do dinheiro público, mas paga salários absurdos a aliados e parentes”, completou o vereador do PSOL.

     

    Defesa a Neto


    O líder dos Democratas na Câmara de Vereadores, Léo Prates, contestou a declaração da oposição e afirmou que a prefeitura não nomeia sem qualificações técnicas, principalmente sendo parentes de aliados e muito menos do próprio Prefeito ACM Neto. “O Vereador Hilton Coelho precisa estudar a Constituição Federal. Nepotismo é até terceiro grau de parentesco e eu garanto que na prefeitura não há qualquer caso de nepotismo”, afirmou o líder dos Democratas. 



  • 28/01/2016


    28.01.2016 23h12m
    Recomendar

    Sobe - As rodas de diálogo realizada pela equipe do Integra Feira para discutir o PDDM com a imprensa e a sociedade organizada.


    Desce - A crescente onda de Microcefalia no Brasil, que ultrapassa a marca dos 3,4 mil casos suspeitos.


    Na cola


    O Ministério Público Federal (MPF) investiga a abertura de offshores (empresas no exterior) e a compra de apartamentos em Guarujá (SP) para lavar dinheiro do esquema de corrupção na Petrobras. Todos os imóveis do condomínio Solaris, na praia das Astúrias, estão sendo apurados. Familiares de João Vaccari Neto, ex-tesoureiro do PT, podem ter sido beneficiados em transações imobiliárias com a construtora OAS. A cúpula da empreiteira já foi condenada na Lava Jato.


    Eles viram


    Em depoimento ao Ministério Público de São Paulo, dois funcionários do edifício Solaris, localizado na praia de Astúrias, no Guarujá (SP), afirmaram no ano passado aos promotores de Justiça, que viram o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ex-primeira-dama Marisa Letícia visitando a reforma do apartamento tríplex número 164A.


    Eles viram I


    Segundo o jornal “O Globo”, o triplex estaria sendo reformado para a família de Lula pela construtora OAS, acusada de envolvimento no esquema de corrupção que atuava na Petrobras.


    Liberdade negada


    O ex-deputado federal pela Bahia, Luiz Argôlo (ex-SD), teve a liberdade negada ontem (27) pela 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), com sede em Porto Alegre. O político que está preso no Paraná foi condenado a 11 anos de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro na Operação Lava Jato.


    Não está perdida


    A Presidente Dilma Rousseff afirmou ontem (27), em Quito, no Equador, que a “batalha” contra o mosquito Aedes Aegypti, transmissor de doenças como a Dengue e as febres Chikungunya e Amarela, além do Zika Vírus, não está perdida. Dilma aproveitou para defender o trabalho do Ministro da Saúde, Marcelo Castro, no combate ao mosquito.


    Apreensão


    Aliados mais próximos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva avaliam que ele virou alvo da Operação Lava Jato com a nova fase deflagrada ontem (27), intitulada Triplo X. Interlocutores do ex-presidente relatam à imprensa que o clima é de apreensão no Instituto Lula, por causa do aprofundamento das investigações da Polícia Federal (PF).


    Transferência


    Os três presos durante a 22ª fase da Operação Lava Jato (Nelci Warken, Ricardo Onório Neto e Renata Pereira Brito) deixaram por volta das 14h45 de ontem (27) a superintendência da Polícia Federal de São Paulo, na Zona Oeste. Eles irão para Curitiba, no Paraná, onde estão concentradas as investigações.


    Tá com moral


    O Ministro-chefe da Casa Civil, Jaques Wagner, é quem vai levar ao Congresso a mensagem do Executivo deste ano de 2016, seguindo a praxe de anos anteriores. Houve no governo a discussão sobre a possibilidade da própria Presidente Dilma Rousseff levar pessoalmente a mensagem, como forma de fazer um gesto de diálogo ao Legislativo, governo e oposição, pois, ela tem dito que pretende conversar também com a oposição sobre a aprovação de reformas constitucionais, como a reforma da previdência, por exemplo.



  • 27/01/2016


    28.01.2016 23h09m
    Recomendar

    Sobe - A solidariedade do povo de Feira de Santana em levar donativos para os irmãos em Riachão do Jacuípe.


    Desce - As três cidades baianas por aparecerem em ranking das que mais matam no mundo.


    Batista


    Zé Batista será homenageado pelo Esporte Clube Vitória no próximo domingo, 31, no Barradão, durante o jogo Vitória x Jacuipense. Foi a forma que a diretoria encontrou para agradecê-lo pela promessa que fez para tirar o Vitória da Segunda Divisão. Batista já obteve êxito em outras empreitadas, na eleição de ACM Neto, por exemplo, para Prefeitura de Salvador. Ele fez e pagou a promessa.


    Empreitada


    Exitoso naquilo que se propõe, fazer promessas, Batista tenta convencer um dos dois candidatos a deputado que ele apoiou na última eleição, a se candidatar a prefeito de Feira de Santana agora em 2016. O caminheiro está escolhendo o trecho da caminhada. Pela dificuldade da empreitada, dessa vez deverá ser uma trilha saindo de uma antiga fazenda no Alto do Rosário, em Santo Antônio dos Prazeres, passando pelo bairro Nova Esperança, subindo as serras de Jaguara, retornando pelas de Tanquinho e chegando ao paço municipal. Isso acontecendo será épico.


    Título eleitoral


    O prazo para transferir o título de eleitor ou pedir a emissão do documento (no caso de jovens com mais de 16 anos) termina no dia 4 de maio neste ano. Isso porque a solicitação deve ser feita até 151 dias antes da votação, que acontece em outubro, como estabelece o calendário eleitoral. Quem está com o título cancelado por ter deixado de votar no último pleito, também tem até esta data para regularizar a situação.


    FHC


    A Justiça Federal no Rio de Janeiro aceitou a denúncia do Ministério Público Federal sobre esquema de pagamento de US$ 42 milhões em propinas entre 1997 e 2012 por meio de contratos de aluguel de navios-plataforma, envolvendo representantes da empresa holandesa SBM Offshore e funcionários da Petrobras. Trata-se da primeira ação penal a envolver suspeitas de desvios desde o governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB).


    Papa e presidente


    O Papa Francisco recebeu no fim da manhã de ontem (26), o presidente do Irã, Hassan Rohani. A audiência com o Pontífice faz parte da primeira viagem do líder iraniano à Europa após a remoção das sanções internacionais sobre o programa nuclear de Teerã. Ao final do encontro, Rohani pediu que o Papa reze por ele.


    Distorção


    O Procurador-geral da República, Rodrigo Janot, rebateu ontem (26) a carta na qual advogados de investigados da Operação Lava Jato criticaram a condução das investigações. Janot disse que os advogados têm o direito de se expressarem, mas considerou o documento como técnica de defesa. Foi a primeira manifestação do procurador após a divulgação da carta. “Não vi distorção alguma e também não ouvi ninguém negar o fato criminoso imputado a essas pessoas”, disse Janot.


    Será difícil


    O Procurador da República, Frederico Paiva, afirmou ontem (26) após o segundo dia de oitiva de testemunhas da Operação Zelotes, que será “difícil” comprovar pagamento de propina de lobistas a parlamentares no suposto esquema de compra e venda de medidas provisórias.



  • 26/01/2016


    26.01.2016 18h53m
    Recomendar

    Sobe - A atitude humanitária do BM Eduardo Santos Góes, que morreu para salvar vidas no Rio Jacuípe.

     

    Desce - Toda incitação que em nome de qualquer bandeira, pregue a violência e o vandalismo.

     

    Devolvendo a bola


    Durante a entrevista do Prefeito José Ronaldo ao programa Acorda Cidade, o Deputado Federal Fernando Torres (PSD-BA) telefonou para o programa para fazer uma súplica. Com voz mansa, pediu ao chefe do Executivo feirense que reavaliasse o valor da tarifa do transporte público e baixasse o preço. Ronaldo sem se dirigir diretamente ao deputado, esclareceu: “Como posso baixar o preço, se a inflação do ano passado no Brasil (10,67) foi a maior dos quase últimos 20 anos. Se sobe salário, peças e especialmente, os combustíveis... só se os donos de rede de postos de gasolina quisessem, até não diminuirem, mas permanecerem praticando o mesmo preço de 2014. Aí seria possível”. Como se sabe, o deputado e familiares seus são detentores de redes de postos de combustíveis.

     

    Rei dos reis


    O Prefeito José Ronaldo foi adicionado ao grupo do “Rei Momo” no WhatsApp. Está acompanhando as acaloradas discussões deste grupo. “Rei Momo” aproveitou o membro ilustre para dizer, pelo menos no grupo, que é ronaldista. O prefeito fez um mimo: “vc é verdadeiramente o rei”. Como tem outros querendo ser rei em Feira, a partir desta assertiva, Dilsinho, o rei momo, passa a ser o rei dos reis.



    Manifestação


    Os movimentos reivindicatórios fazem parte de um país que exerce a democracia plenamente. É direito dos cidadãos e a esses agregados a grupos, se manifestarem publicamente. A nossa constituição permite esse caminho e um arcabouço de leis disciplina todo tipo de manifestações. O vandalismo e a simples insinuação à depredação do patrimônio público ou privado, é motivação suficiente para aplicar todos os rigores da lei. Nenhum interesse individual pode estar acima do público e muito menos ainda os que incentivam práticas terroristas, sejam pelo viés psicológico ou físico.



    Viveiros e Feira X


    Hoje (26), às 9 horas, a Via Bahia apresentará, na Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), o projeto de construção da passagem subterrânea que ligará os bairros Viveiros e Feira X, em Feira. Na ocasião, o Superintendente Nacional de Obras da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Luís Castilho, o presidente da Via Bahia, Paulo André e o Deputado Estadual Zé Neto (PT), além da comunidade em geral, estarão reunidos para discutir a proposta da obra.



    Viveiros e Feira X I


    O projeto é resultante da visita realizada no dia 16 de dezembro do último ano ao local da construção, a fim de encontrar a melhor solução para o problema enfrentado pela comunidade, que após a duplicação do Anel de Contorno naquela área, vem sofrendo diversas dificuldades no que diz respeito ao acesso através de veículos automotores.

     

    R$ 200 mil


    O Deputado Federal Benito Gama (PTB-BA) destinou R$ 200 mil dos seus mais de R$ 15 milhões de emendas impositivas ao Hospital das Clínicas de São Paulo. Argumenta, o parlamentar, que o centro médico atende muitos baianos que moram em São Paulo ou que vão à capital paulista em busca dos serviços médicos especializados.

     

    “Não sou bicha”


    O deputado estadual e pré-candidato à prefeitura de Salvador pelo PROS, Sargento Isidório, protagonizou episódios dignos de um “stand-up comedy” ontem (25), durante a solenidade de entrega de uma contenção de encosta no bairro do Lobato. Em um dos momentos mais descontraídos do seu discurso ao lado do Governador Rui Costa (PT), o parlamentar relatou uma cena de ciúme da ex-primeira-dama Fátima Mendonça do ex-governador Jaques Wagner com ele. “Eu não sou bicha, mas sou apaixonado por aqueles olhos. Outro dia lá em casa, Fátima ficou me olhando estranho. Eu na hora disse: rapaz eu não sou mais gay, agora sou crente, sou liberto em Cristo”. 



  • 23/01/2016


    26.01.2016 18h42m
    Recomendar

    Sobe - Governo do Estado por ampliar número de vagas para o programa de educação profissional.


    Desce - Falta de educação das pessoas que continuam jogando lixo em locais inapropriados na cidade.


    Crise breve


    Avaliando o ano de 2015, o Vereador Roque Pereira (DEM) ressaltou a crise política pela qual o Brasil passa e desejou ainda que ela seja breve. O edil acredita que apesar de ter sido um ano difícil para o país, o mesmo foi positivo para Feira de Santana. “Na verdade foi um ano positivo no contexto geral, apesar de estarmos atravessando um ano difícil, mas a nível municipal estamos conseguindo realizar alguns pedidos para a comunidade”, avalia.

     

    De olho no limite


    Está disponível no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o detalhamento dos limites de gastos para os cargos de vereador e prefeito nas eleições municipais deste ano. As tabelas com os valores por município estão anexadas na Resolução n° 23.459, situada no link “normas e documentações” das Eleições 2016. A partir de agora, com as alterações promovidas pela Reforma Eleitoral 2015 (Lei nº 13.165), o teto máximo das despesas dos candidatos será definido com base nos maiores gastos declarados na circunscrição eleitoral anterior, no caso as eleições de 2012. De acordo com a norma, no primeiro turno do pleito para prefeito o limite será de 70% do maior gasto declarado para o cargo em 2012.

     

    Anúncio digital


    Um importante passo para a implantação dos Consórcios de Saúde do Estado da Bahia foi dado ontem, 22, com o lançamento do edital para construção das duas primeiras policlínicas, em Jequié e Teixeira de Freitas, conforme anunciou o Governador Rui Costa por meio de seu perfil oficial no Twitter (@costa_rui). “A saúde precisa ser pensada regionalmente, porque um município sozinho não tem condições de bancar todos os custos. Trabalho conjunto é a solução”, registrou o governador na rede social.



    Ciro Gomes em 2018


    Além de oficializar a pré-candidatura do ex-governador do Ceará e ex-ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes, à Presidência da República em 2018, o Diretório Nacional do PDT decidiu referendar, ontem, 22, a decisão de dezembro das bancadas do partido na Câmara e no Senado e da Executiva Nacional contrária ao processo de impeachment da Presidenta Dilma Rousseff, aberto na Câmara dos Deputados. Os pedetistas também decidiram apoiar a saída de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) da presidência da Casa.

     

    Ações em Riachão


    O Deputado Federal Paulo Azi (DEM-BA) pediu imediatas providências ao governo do Estado contra os estragos causados pelas chuvas que atingiram na madrugada de anteontem, 21 e ontem, 22, o Município de Riachão do Jacuípe. Preocupado com a situação de risco e transtornos que afetam a população local, além dos danos e perdas que de ontem (21) para cá (22) deixaram cerca de 150 famílias desabrigadas, o deputado que tem fortes laços com a região, solicitou urgentes medidas de contenção e socorro às vítimas.



    Parceria pela Ciência


    O Prefeito de Uauá, Olímpio Cardoso Filho (PDT) - foi recebido em audiência pelo Secretário Josias Gomes (Relações Institucionais), onde agradeceu por obras em parceria com o Estado, a exemplo da Praça da Ciência, que foi inaugurada ontem, 22. O prefeito comemorou o fato do município ter sido escolhido para receber a Praça da Ciência e diz que já pediu para que os cidadãos cuidem do equipamento.

     

    Estudante da região


    Estudantes que concluíram o ensino médio em escolas estaduais estão alcançando excelente desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Com isso, estão conquistando vagas em universidades públicas em diferentes estados do País, por meio do Sistema de Seleção Unificada (SISU), do Ministério da Educação (MEC). É o caso da estudante Danielly Freitas, 17 anos, do Colégio Estadual Polivalente de São Gonçalo dos Campos, que vai cursar História na Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB).



  • 22/01/2016


    22.01.2016 15h43m
    Recomendar

    Sobe - O juiz Sérgio Moro que está passando a limpo o PMDB, PT, PP e até PSDB.

     

    Desce - Os valentões que acusavam os colegas no “Lava Jato” e agora se calam.



    Calado!!!


    Fazem quatro semanas no Programa Primeira Página, da Rádio Povo, que eu questionei aos colegas de bancada, se eles sabiam porque o Senador Aécio Neves (PSDB) estava tão calado e não pedia mais o impeachment e nem fazia acusações ao Governo Federal. Uma semana depois, vazou uma delação dos implicados na “Lava Jato” com a citação do ex-candidato a presidente como recebedor de R$ 300 mil de desvios da Petrobras.

     

    Calado!!!!!


    Na semana passada, a pergunta que fiz aos colegas, só trocando o nome do político, perguntei: estou estranhando o silêncio do ex-ministro Geddel Vieira Lima e do seu irmão, o Deputado Federal Lúcio (PMDB-BA), depois do vazamento da Polícia Federal das gravações com o empresário Leo Pinheiro, onde apareceu o nome do ex-governador da Bahia. Ontem (21), nós ficamos sabendo que no mesmo telefone que foi gravada a conversa de Leo com o Ministro-chefe da Casa Civil, constava também inúmeras ligações entre ele (Leo) e Geddel sobre liberações de recursos da CEF, quando Geddel era vice-presidente de licitações. Tomei uma decisão: não vou perguntar mais porque alguém está calado.

     

    Cuidado com os olhos


    Começou ontem, 21, o primeiro mutirão de cirurgias de catarata de 2016 da cidade de Valença. Somente pela manhã foram realizados 206 atendimentos. A expectativa é que até hoje, 22, cerca de 1200 pessoas passem por consulta e triagem. A ação é uma iniciativa da Santa Casa de Misericórdia de Valença, através de contrato firmado com a Secretária de Saúde do Estado da Bahia (SESAB), em parceria com o DayHorc - Hospital de Olhos Ruy Cunha e com o apoio da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, Igreja Matriz. Os pacientes serão submetidos à cirurgia já amanhã, 23, e domingo, 24, quando se estima realizar aproximadamente 200 procedimentos. Na próxima segunda, 25, passarão por revisão médica.

     

    PDT e ACM Neto


    Administrada interinamente pela Subsecretária Adriana Campelo, a Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Emprego ainda não tem prazo para ter um novo titular. De acordo com o Prefeito ACM Neto (DEM), a reunião agendada com o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, foi adiada e deve acontecer na próxima semana. A tendência do PDT é a indicação do ex-deputado Severiano Alves para o cargo, porém, até o momento, ACM Neto não deu sinais de acatar a sugestão.

     

    Conversa interceptada


    Mensagens obtidas pela Polícia Federal no celular do dono da OAS, Léo Pinheiro, mostram o Deputado Federal baiano Jutahy Júnior (PSDB) pedindo doações eleitorais. Além de Jutahy, aparecem nas mensagens Agripino Maia (DEM-RN) e Rodrigo Maia (DEM-RJ). Ainda pode haver outras comunicações com oposicionistas, porque as mensagens de Pinheiro filtradas pela PF representam menos de 1% de um universo de 80 mil mensagens.

     

    Em busca de alianças


    A Deputada Federal e pré-candidata à Prefeitura de Salvador pelo PCdoB, Alice Portugal afirmou ontem, 21, durante encontro de prefeitos na União dos Municípios da Bahia (UPB), que a legenda está em busca de alianças e estrutura para que a candidatura “seja pra valer”. Sobre a aliança com o PT, a parlamentar disse que já deixou público que “gostaria muito do apoio, até por um ato de reciprocidade”.

     

    Ameaças


    O presidente do Tribunal de Contas do Distrito Federal, Renato Rainha, disse ontem, 21, em entrevista coletiva, que recebeu uma carta anônima contendo ameaças de morte contra ele e o conselheiro Manoel de Andrade. A mensagem diz que há militares prontos para matar os dois. A carta faz referência a processos de fraude no recebimento irregular de Indenização de Transporte por integrantes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar.



  • 21/01/2016


    21.01.2016 11h26m
    Recomendar

    Sobe - Gestão da saúde pública que irá equipar Hospital Estadual da Criança com maternidade de alta complexidade.

     

    Desce - Tentativa de manifestação em Feira de Santana que não logrou êxito na tarde de ontem, 20.

     

    Muito atento


    Com uma votação em 2012 de quase 7.300 votos, que lhe deu a condição de segundo mais votado na cidade e hoje presidente da Câmara Municipal de Feira de Santana, o Vereador Reinaldo Miranda (PSDB) observa atento as movimentações políticas no Município. Como ele mesmo diz, ainda tem muito para acontecer nesse segundo semestre. Em tempo: fevereiro e março serão meses de muita conversa política. (Bahia na Política).



    Dilma na boca da máquina


    A Justiça Federal em Brasília autorizou o depoimento da Presidente Dilma Rousseff como testemunha de um dos réus da Operação Zelotes, o empresário Eduardo Valadão. Apesar da autorização do depoimento, Dilma não é alvo da investigação. A Operação Zelotes deflagrada em março de 2015, apura suspeita de pagamento de propina para integrantes do CARF com o objetivo de anular ou reduzir débitos tributários de empresas com a Receita Federal. A força tarefa que apura o caso também investiga a suposta venda de duas medidas provisórias na época em que ele comandou o Palácio do Planalto e uma no Governo Dilma Rousseff.

     

    Dilma e Temer


    O vice-presidente Michel Temer disse ontem, 20, à Presidenta Dilma Rousseff, que o governo deve “ouvir mais” os empresários e buscar implementar suas propostas viáveis. Eles se reuniram por mais de uma hora, pela primeira vez neste ano, no Palácio do Planalto. Dilma e Temer discutiram também o relatório do Fundo Monetário Internacional (FMI), divulgado ontem, 20, que piorou a projeção de recuo da economia brasileira este ano. A estimativa para a retração do Produto Interno Bruto (PIB) passou de -1% para -3,5%. Para o FMI, será o segundo ano consecutivo de queda da economia.

     

    Super sincero


    O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem, 20, que não existe “uma viva alma mais honesta do que eu” ao responder denúncias de envolvimento dele em esquemas de corrupção. “Se tem uma coisa de que me orgulho e que não baixo a cabeça para ninguém, é que não tem nesse país uma viva alma mais honesta do que eu. Nem dentro da Polícia Federal, do Ministério Público, da Igreja Católica, da Igreja Evangélica, nem dentro do sindicato. Pode ter igual, mas eu duvido”, afirmou em uma entrevista de cerca de três horas concedida a blogueiros na sede do Instituto Lula, Zona Sul paulistana. Para Lula, são remotas as chances de que ele seja indiciado nos processos que apuram corrupção na Petrobras e outras estatais.

     

    Sem REDAs


    A promotora de justiça do Ministério Público da Bahia (MP-BA) informou ontem, 20, em entrevista à rádio Metrópole, que a 7ª Vara de Justiça da Bahia determinou em dezembro de 2015, que sejam retirados todos os contratados através do Regime Especial de Direito Administrativo (REDA) da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). Com a decisão, os REDAs devem ser substituídos por concursados aprovados em concurso público da Casa. Segundo Tourinho, há aproximadamente 640 REDAs na ALBA.



    PSB e Família Campos


    “A propósito da divulgação do Relatório Final do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos - CENIPA, sobre as circunstâncias do acidente aéreo que vitimou o ex-governador Eduardo Campos e outras seis pessoas, o Partido Socialista Brasileiro expressa sua concordância com as ponderações feitas pela família de Campos a respeito das conclusões do trabalho. O PSB entende que o CENIPA deveria ter considerado outros acidentes e incidentes envolvendo aeronaves da mesma família, Citation, de fabricação Norte-americana e realizado durante a investigação um teste de simulador de voo. Espera-se por ora, a conclusão da apuração a cargo da Procuradoria da República e da Polícia Federal. Carlos Siqueira. Presidente Nacional do PSB”.

     

    Saiu a “parentada”


    Cumprindo um acordo assinado com o Ministério Público estadual, o Município de Central, no Centro-Norte baiano, exonerou 119 pessoas de seus cargos e funções por conta de nepotismo. De acordo com o promotor de Justiça Hugo Fidelis, autor do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), “o número de exonerados superou em muito a própria lista encaminhada pelo Ministério Público, tal a incidência de casos no município”. Com o cumprimento do acordo, Central passa a respeitar a Súmula Vinculante do Supremo Tribunal Federal, que estabelece que “a nomeação de cônjuge, companheiro ou parente até o terceiro grau para o exercício de cargo em comissão, de confiança ou gratificada na administração pública”, configura nepotismo.



  • 20/01/2016


    21.01.2016 11h23m
    Recomendar

    Sobe - A iniciativa da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer ao transformar o domingo em dia de lazer na Nóide Cerqueira.

     

    Desce - A falta de educação de alguns que jogam lixo nas ruas, o que causa transtorno na cidade em dias de chuva.

     

    Alice Portugal


    A candidatura da Deputada Federal Alice Portugal (PCdoB) para a prefeitura de Salvador foi confirmada na manhã desta terça-feira (19), durante reunião das direções estadual e municipal. De acordo com o presidente da legenda na Bahia, o parlamentar federal Daniel Almeida, a candidatura de Alice “está consolidada” e teve o aval do Governador Rui Costa (PT), com a tese da pulverização de candidaturas da base aliada.

     

    Eduardo Cunha


    Oficiais do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) da Força Aérea Brasileira (FAB), nesta terça-feira (18), divulgaram o resultado final da investigação da queda do avião que resultou na morte do ex-governador de Pernambuco e candidato a presidente da República, Eduardo Campos (PSB) e mais seis pessoas em agosto de 2014. Foi identificado que a aeronove fez um percurso diferente do previsto e o fato pode ter sido decisivo para a queda do avião.

     

    Otto


    Depois de especulações de que poderia disputar à prefeitura de Salvador nas eleições municipais deste ano, o Senador Otto Alencar (PSD) descartou na tarde de ontem (19) esta possibilidade. Segundo os bastidores da base aliada, o nome do senador faria parte da estratégia do governo de pulverização às candidaturas. Otto garantiu que não há essa hipótese.

     

    Otto I


    O Senador fez questão de ressaltar ainda que “não gosta de deixar o mandato pela metade”. Questionado sobre o melhor nome da base para disputar à prefeitura, Otto desconversou. “Não sei. Não conversei com governador sobre isso. Ele também nunca me procurou. Sou aliado e tenho certeza que ele vai me procurar no momento certo”, pontuou.

     

    Coibir limitações


    O Deputado Federal Benito Gama (PTB-BA) quer garantir a aprovação do parecer de sua autoria, favorável ao projeto de lei (PL 4844/12), que permite aos transportadores autônomos de pessoas e cargas se organizarem em associação e criar fundo para custear despesas dos associados com furto e roubo de veículos e outros danos, como incêndio. “Trata-se de uma modalidade associativa de mútua ajuda, com a finalidade de reduzir custos incorridos na reparação e substituição dos seus veículos. O objetivo é possibilitar uma auto-gestão da proteção do patrimônio”, explicou o parlamentar.

     

    Florence rebate Aleluia


    O Deputado Federal Afonso Florence (PT) reagiu aos ataques feitos pelo também Deputado José Carlos Aleluia (DEM) ao ex-governador e Ministro da Casa Civil, Jaques Wagner (PT). O democrata disse em entrevista ao jornal Tribuna da Bahia que o ex-governador foi delatado pelos próprios aliados do PT ao falar das conversas surgidas no âmbito da operação Lava Jato e que mostram o petista em diálogo com empreiteiros.

     

    Blindada


    Após ter a gestão criticada nesta segunda-feira (18) pelo Vereador Júnior do Requeijão (PSDB), a Prefeita de Dias D’Ávila, Jussara Márcia (PT), preferiu não utilizar o seu direito à resposta. Acusada de má administração no Município, onde submete a população a falta de médicos e até medicamentos, a petista parece estar “blindada” para dialogar com a imprensa.

     

    Rui x Neto


    Com tantas especulações em torno das eleições de 2018, em que se projeta uma desistência do Prefeito ACM Neto disputar o Governo do Estado, rivalizando diretamente com Rui Costa, que tentará a reeleição, o governador demonstrou interesse zero sobre o tema.

     

    Rui x Neto I


    “Vamos tratar da realidade. A realidade hoje é a encosta. O desafio é o Brasil crescer. Eu estou no esforço grande de fazer a Bahia voltar a crescer, gerar emprego, fazer obras. Essa coisa da política acontece no tempo certo. Não adianta ficar especulando nem sobre esse ano, muito menos em 2018. Eu quero trabalhar”, disse o governador. 



  • 19/01/2016


    21.01.2016 11h20m
    Recomendar

    Sobe - O curso de Direito da UEFS e da FAN por ganharem o selo OAB Recomenda.


    Desce - Marginais que danificaram cadeiras no novo transporte público de Feira de Santana.

     

    Nivaldo e a UFRB


    O empresário Nivaldo Vieira foi comunicado pelo ex-ministro Ângelo Calmon de Sá, que entregou na última sexta-feira (15), às 16h, na reitoria da UFRB (Cruz das Almas), a proposta para cessão de área de sua propriedade para instalação do campus desta universidade em Feira de Santana. A extensão da área é a pretendida pela Universidade. A comunicação do ex-ministro a Nivaldo, é que foi este que solicitou a área ainda no governo de Tarcizio Pimenta, quando era secretário, durante um voo dos dois à Brasília. A UFRB agora já está de posse de três propostas. 

     

    Lamentável


    A frota nova de ônibus que opera em Feira de Santana já foi atacada, logo no primeiro dia de circulação, por vândalos que cortaram cadeiras. O transporte público é um bem de toda a sociedade e que por isso, deve ser preservado por todos. Os marginais devem ser denunciados pelo cidadão, além de vigilância das câmeras. Destruir o patrimônio público é um crime.

     

    Homenagem


    A primeira-dama da Bahia e presidente das Voluntárias Sociais, Aline Peixoto, fez ontem (18) uma homenagem ao Governador do Estado, Rui Costa, através das redes sociais. Aline postou fotos dele em momento com a família, em casa, ao lado das filhas. “(...) Para você, toda saúde do mundo (...)”, escreveu a primeira-dama.

     

    Domingo de Lazer


    Uma iniciativa bacana da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, cujo obejtivo é promover lazer às famílias com atividades físicas, aulas de ginástica, caminhadas e também serviços sociais e atividades culturais. Enquanto as crianças se divertem, os adultos poderão aproveitar as ações preventivas de saúde, a exemplo de testes de glicemia e aferição da pressão arterial.

     

    Propina


    O ex-diretor da Petrobrás, Nelson Cerveró, afirmou que a campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu em 2006, propina de R$ 50 milhões. Segundo o jornal Estado de São Paulo, o dinheiro teria saído de uma negociação para a compra de US$ 300 milhões em blocos de petróleo na África, em 2005.

     

    Propina I


    De acordo com o delator, a negociação foi conduzida “pelos altos escalões do governo brasileiro e angolano, sendo o representante brasileiro o Ministro da Fazenda [Antônio] Palocci”. O delator afirmou no documento que soube da propina por meio de Manuel Vicente. Atualmente, Domingos Vicente é vice-presidente de Angola.

     

    Propina II


    Cerveró não dá detalhes nestes papéis sobre a negociação da propina ou como o dinheiro teria chegado à campanha do PT. O Instituto Lula informou que “não comentaria supostas delações, quanto mais supostos acordos de delação, vazados de forma seletiva, parcial e provavelmente ilegal, que alimentam um mercado de busca por benefícios penais e manchetes sensacionalistas”.

     

    Críticas


    O Vereador Junior do Requeijão (PSDB) fez duras críticas contra a prefeita da cidade de Dias d’Ávila, região metropolitana de Salvador, Jussara Marcia (PT). De acordo com o tucano, a população da cidade sofre sem serviço médico e sem medicamentos. “Infelizmente essa situação é real. Tem dia que tem um e tem dia que o outro. É um problema recorrente na cidade. As pessoas marcam exames, dormem na fila e muitas vezes o que recebem é atestado de óbito. Uma situação de horror”, lamenta.

     

    Campanha Virtual


    O PSDB conseguiu um avanço considerável em sua busca por novos quadros no partido. Segundo a coluna Radar Online, da Veja, a legenda conseguiu desde agosto do ano passado, 75 mil novos filiados. A conquista se deve à campanha que lançou um sistema no site tucano, permitindo que internautas se filiassem online ao partido. O número de adesões representou o triplo do que obteve no mesmo período em filiações presenciais.

     

    Fissuras em ninho tucano


    A unificação do discurso do PSDB a favor do impeachment de Dilma Rousseff (PT) durou menos de 15 dias. De acordo com informações do blog Josias de Souza, as fissuras foram reabertas no ninho tucano. Parte do PSDB mais próximo ao Senador Aécio Neves, presidente nacional do partido, voltou a apostar na estratégia que prevê a anulação do mandato da mandatária brasileira via Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Neste caso, o mandato do vice-presidente Michel Temer (PMDB) também seria cassado. Como consequência, a Justiça eleitoral convocaria nova eleição presidencial, com Aécio que lidera as pesquisas como candidato. 



  • 16/01/2016


    18.01.2016 12h14m
    Recomendar

    Sobe - As políticas públicas voltadas para o desenvolvimento no setor de pescado na Bahia.


    Desce - O alto número de mortes causadas por Dengue no Brasil em 2015.


    Afunilou


    Um dia após percorrerem oito quilômetros sob as benções do Senhor do Bonfim, a disputa para a vaga de vice-prefeito em Salvador afunilou. Na quinta-feira (7), durante a Lavagem do Bonfim, os cotados para a vaga testaram popularidade. Contudo, fontes do Thomé de Souza afirmam que três nomes despontam como os “favoritos” do Prefeito ACM Neto (DEM).

     

    Afunilou I


    O vice-prefeito terá que ser mais que um “braço direito” de ACM Neto, para que o caminho esteja aberto em 2018. De todos os cotados, o que lidera na preferência do gestor é Silvio Pinheiro (SDD). A segunda opção é Luiz Carrera (PV) e como última opção, Bruno Reis (PMDB). Todavia, o anúncio será feito apenas em junho.

     

    Chacota


    Após a indicação do Deputado Mauro Lopes (PMDB-MG) para assumir a Secretaria de Aviação Civil, atestada pelo vice-presidente Michel Temer, o parlamentar baiano Lúcio Vieira Lima (PMDB-BA) questionou a indicação e fez chacota em sua página no Twitter. Segundo o colunista Lauro Jardim, o peemedebista disse não entender porque Lopes aceitou o convite. “Não entendo porque alguém toparia ser ministro de Dilma nas atuais circunstâncias. Deputado e senador nem do foro privilegiado precisam”, disse. No Twitter, Lúcio complementou: “é a rima perfeita, entrou se lascou!”.

     

    Procurador-geral


    Foi publicada no Diário da Justiça Eletrônico desta quinta-feira (14), a lista de candidatos inscritos para a eleição ao cargo de procurador-geral de Justiça, biênio 2016/2018. Concorrerão ao cargo os promotores de Justiça Alexandre Soares Cruz, Ediene Santos Lousado, Márcio José Cordeiro Fahel, Millen Castro Medeiros de Moura e Pedro Maia Souza Marques. A eleição será realizada no dia 15 de fevereiro, das 9h às 17h, na sede do Ministério Público Estadual, no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador.

     

    Troca de farpas


    Solla processa ACM Neto e Aleluia. Neto processa Daniel Almeida e Solla. Imbassahy processa Marcelo Nilo e já processou Nelson Pelegrino. Cajado processa Cid Gomes. E Emerson José processa Marcell Moraes. As trocas de farpas entre políticos têm parado cada vez mais na Justiça.

     

    Caetano x Ademar


    A situação de Ademar Delgado, prefeito de Camaçari, se agravou dentro do PT nos últimos dias. Nas instâncias de decisão partidária, o que se diz é que se ele não for candidato à reeleição, não existe terceira via: o ex-prefeito e atual Deputado Federal, Luiz Caetano (PT-BA), tentará retomar o comando do estratégico município da Região Metropolitana de Salvador.

     

    Falha


    O Prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, se desculpou hoje (15) com a população carioca pelo fechamento do Zoológico da cidade. Ontem (14), o acesso de visitantes foi suspenso pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IbBAMA) por causa da situação em que os animais estão mantidos, em jaulas lotadas ou em condições inadequadas. 



  • 15/01/2016


    18.01.2016 12h11m
    Recomendar

    Sobe - Rui Costa por viver um momento de bonança em sua primeira Lavagem do Bonfim como Governador da Bahia.


    Desce - Familiares que abandonaram idoso em unidade de saúde.

     

    Bom na fita


    Rui Costa vive um momento de bonança em seu primeira Lavagem do Bonfim como governador. Com uma segurança menos truculenta como em outros eventos de largos, o petista está sendo assediado pelo público em busca de cumprimentos, abraços e fotografias. Até então, nenhuma ocorrência contra o petista como vaias ou protestos foi identificada. Pelo jeito, Rui rema contra a maré negativa em que vive o seu partido.

     

    DETRAN


    Maurício Bacelar negou ontem (14) a possibilidade de deixar o comando do DETRAN nos próximos dias. Ele garantiu em entrevista à imprensa da capital, que não há nenhuma incompatibilidade político com o projeto do governo e tampouco com seu irmão, presidente do PTN na Bahia, João Carlos Bacelar.

     

    DETRAN I


    No entanto, há outra versão: Maurício está sim de saída do departamento de trânsito. O cargo permanecerá na cota do PTN, mas a titularidade será de outro indicado. Ainda não se sabe os detalhes da manobra, mas, os envolvidos dizem que a centralização e o apetite eleitoral do atual presidente foram preponderantes para que Rui tomasse a decisão.

     

    “Vai cair”


    O presidente do PSDB na Bahia, o Deputado Federal João Gualberto, foi taxativo ao falar sobre as denúncias contra o ex-governador da Bahia e Ministro da Casa Civil, Jaques Wagner. Para o tucano, não há mais condições de Wagner permanecer como chefe do Ministério da Casa Civil. “Vai cair. Naquele Ministério só vai as pessoas enroladas. Nós precisamos rezar para o Senhor do Bonfim para acabar com essa corrupção, todo dia a gente vê uma novidade”, disse com tom indignado.

     

    Vice, quem será?


    Um dos nomes do PMDB para disputar a vaga de vice-prefeito, o Secretário de Mobilidade Urbana, Fábio Mota, disse que o Prefeito ACM Neto ainda vai definir os critérios para a vaga. As conversas devem começar logo depois do Carnaval. “O PMDB definiu só que nosso candidato a prefeito é ACM Neto. Sobre vice ainda vamos conversar”, disse Mota. Quem também continua na disputa é a atual vice, Celia Sacramento. Ela disse que está “firme e forte” na disputa e que o partido vai conversar com o prefeito no mês de março.

     

    Hosannah Leite


    O ex-vereador e ex-secretário em Feira de Santana, Hosannah Leite (foto), na última terça-feira (12) passou por uma cirurgia no hospital São Rafael, em Salvador. Ainda na UTI, o mesmo passa bem, cumprindo apenas recomendação médica. Há previsão de alta ainda essa semana. Hosannah Leite é dirigente do PSB no município. (Bahia na Política)

     

    Zé Neto


    Com o anúncio da saída de Zé Neto (PT) da liderança do governo, a partir de fevereiro de 2016, na Assembleia Legislativa da Bahia ganha força o nome de Rosemberg Pinto (foto), que também é do PT, para a função. Corre por fora o nome de Paulo Rangel (PT), que tem mais mandatos de deputado estadual. (Bahia na Política)

     

    “Vou bagaçar”


    O ex-pugilista Reginaldo Holyfield prometeu “bagaçar” nas urnas em 2016. Presente no cortejo até a Igreja do Bonfim, o atleta que retornou aos ringues para uma disputa com o adversário histórico, Luciano Tododuro, aposta que “dessa vez vai dar tudo certo”. “Vou ser candidato a vereador. Agora vou arrebentar no DEM”, bradou Holyfield.

     

    Isidório


    Pré-candidato à prefeitura de Salvador, o Deputado Estadual, Pastor Sargento Isidório (Pros), ainda não definiu o nome que vai compor sua chapa nas eleições deste ano. “Aí é o Governador Rui Costa [quem vai decidir]”, disse, durante o cortejo da Lavagem do Bonfim. O parlamentar aponta “o Diabo” como seu principal adversário. 



  • 14/01/2016


    18.01.2016 12h09m
    Recomendar

    Sobe - A negociação que enseja a desocupação pacífica da invasão do residencial Solar da Princesa Aeroporto.

     

    Desce - Violência doméstica que tem gerado sérios prejuízos no seio das famílias.


    Velho Chico


    O Ministério da Integração Nacional enfim resolveu iniciar o necessário plano de revitalização do Rio São Francisco na Bahia e em Minas Gerais. A notícia foi dada pelo presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (CODEVASF), Felipe Mendes, ao Senador Otto Alencar (PSD-BA). Otto afirma que já era hora de alguma atitude ser tomada para evitar a morte do “Velho Chico”. “São três eixos principais para revitalizar o rio: conter a erosão nas nascentes e afluentes, dragar a calha e plantar as matas ciliares. Se fizer isso, já ajuda. A chuva tem colaborado, mas a erosão é muito grande e areia depositada no fundo do rio serve com esponja, não permitindo que água siga seu curso”.

     

    Senhor do Bonfim


    A caminhada de oito quilômetros da Igreja da Conceição da Praia até a Igreja de Nosso Senhor do Bonfim será acompanhada por diferentes movimentos sociais, políticos e pessoas que vão à capital baiana para renovar os votos de fé neste início de ano. O Vereador petista Luiz Carlos Suíca, por exemplo, estará no evento desta quinta-feira (14), com militantes e lideranças políticas para na Lavagem do Senhor do Bonfim, unir tradição, religião e política, seguindo o mesmo formato dos anos anteriores. O cortejo começa a partir das 8h e será puxado pelas baianas tipicamente trajadas e carregando jarros com água de cheiro.

     

    Afastamento


    A poucos dias de assumir a liderança do PSDB na Câmara, o Deputado Federal Antônio Imbassahy (PSDB-BA) já começou a trabalhar. Ele tem aproveitado o período do recesso parlamentar para definir as prioridades da sua atuação à frente da bancada no Legislativo. No início da semana, Imbassahy começou uma rodada de conversas com outras lideranças da legenda. Viajou para São Paulo, onde esteve com o Senador José Serra (PSDB). Na terça foi a Brasília para uma reunião com o presidente nacional do PSDB, Senador Aécio Neves. (Bahia na Política)

     

    Reajuste


    A presidente da Caixa Econômica, Miriam Belchior, confirmou nesta quarta-feira (13) a intenção do governo de elevar as prestações mínimas do Minha Casa, Minha Vida para beneficiários da primeira faixa do programa, que ganham até R$ 1.800,00 por mês. Segundo ela, o aumento é necessário, pois, não há reajuste deste 2009. Miriam defendeu que não haverá “penalização” dos beneficiários nem diminuição de subsídios. “O aumento da prestação está em linha com o aumento da renda e do valor dos imóveis”.

     

    Delatores e Lula


    Dois delatores da Operação Lava Jato apresentaram versões contraditórias com a do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre a indicação de Nestor Cerveró para uma das diretorias da BR Distribuidora, subsidiária da Petrobras. O próprio Cerveró e o lobista Fernando Baiano afirmaram que foi Lula quem decidiu a nomeação, em 2008, como forma de retribuir a ajuda dada por Cerveró para quitar um empréstimo do PT junto ao banco Schahin, que teve uma empresa do grupo contratada posteriormente pela Petrobras. Em 16 de dezembro, após os depoimentos dos delatores, Lula foi questionado sobre o assunto pela Polícia Federal e respondeu que a indicação partiu do PMDB.

     

    Aeroporto


    Foi publicado na manhã de ontem (13), no Diário Oficial da União, a liberação do convênio entre o Governo da Bahia e a Secretaria de Aviação Civil (SAC) para a construção do terminal de passageiros (TPS) do novo aeroporto de Vitória da Conquista. O Governo Federal disponibilizou R$ 45 milhões para que a Secretaria de Infraestrutura da Bahia (SEINFRA) licite e construa o terminal. 



Os comentários e textos não representam a opinião do portal; a responsabilidade pelo blog é do autor da mensagem.
Folha do Estado da Bahia
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia