Em cima da hora:
Enchente atinge bananais em três cidades do Vale do Ribeira, SP
-
  • Facebook
  • Twitter
  • Orkut
  • Feeds
  • 13/01/2016


    13.01.2016 10h49m
    Recomendar

    Sobe - Santo Amaro por receber o primeiro Centro Tecnológico de Pescados da Bahia.

     

    Desce - A EMBASA pela demora na recuperação das pavimentações desfeitas para suas obras.

     

    Nivaldo Vieira


    O empresário Nivaldo Vieira foi convidado na última quinta-feira, 7, no distrito de Ipuaçu, pelo Governador Rui Costa para que participasse junto com ele e seu grupo no cortejo durante a caminhada à Igreja do Bonfim amanhã (14). Ainda em Ipuaçu, o governador pegou Nivaldo pelo braço, chamou o Secretário de Relações Interinstitucionais, Josias Gomes, e ordenou: “Josias, marque na minha agenda para o início de março uma conversa minha com Nivaldo. Quero tratar com ele sobre eleições municipais em Feira de Santana”. Tá com moral.

     

    Conselho


    Na verdade, os conselhos têm como fim específico proteger quem decide. O conselho é dado e o acoselhado aceita se quiser. O Conselho Municipal de Transportes foi criado pelo ex-prefeito Colbert Martins que via nesse grupo, não um conjunto que verdadeiramente o aconselhasse sobre o preço de tarifa, mas que o protegesse. As empresas pediam alto, a prefeitura apresentava uma tarifa um pouco mais baixa e Conselho procurava um valor intermediário, mas acima do preço da prefeitura, indicando ao prefeito a sugestão. Os prefeitos batiam na mesa e diziam: respeito a opinião do Conselho, mas tenho que proteger a sociedade e vou diminuir o preço. Moral da história: o passageiro não pagava o preço sugerido pelas empresas e tão pouco aquele sugerido pelos técnicos da prefeitura. Os prefeitos, bonzinhos, botavam tarifa mais alta que o preço apresentada pelos técnicos, porém, menor que a apresentada pelo Conselho e o povo sempre aceitou. Essa é minha opinião pelo que acontecia anteriormente. Atualmente, não sei ainda. Uma coisa é certa, quebrar de novo o sistema de transporte público não pode mais acontecer.

     

    Preço e qualidade


    O novo sistema de transporte coletivo em Feira de Santana seguramente será um dos maiores marcos da atual gestão do Prefeito José Ronaldo de Carvalho. Ele teve a coragem de fazer nova licitação e ter encontrado, ao que parece, as empresas que podem dar nova cara a esse serviço na cidade e servirá como um trampolim político positivo para sua próxima campanha eleitoral. Atender ao passageiro é dá transporte de qualidade com tarifa justa. Qualidade e justiça é um binômio que antederá os dois lados envolvidos (passageiros e empresários). Fazer proselitismo com tarifa de transporte público nunca deu certo, pois, quando o preço é aviltado, a qualidade do serviço cai e a população reclama do gestor.

     

    Denúncia


    A Presidenta Dilma Rousseff utilizou o Twitter para encorajar as mulheres vítimas de violência a denunciarem situações de agressão, assédio ou estupro. Ao divulgar o canal de atendimento à mulher - o telefone de número 180 - ela disse que a sociedade brasileira “precisa avançar e acabar de vez com a cultura da violência”. “Não aceite e não compactue! Denuncie”, escreveu Dilma na rede social. A presidenta repercutiu a notícia de que durante a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), cujo tema em 2015 foi a violência contra a mulher, pelo menos 55 mulheres denunciaram atos de violência que elas mesmas sofreram ou que presenciaram.



    Marcos Valério


    O advogado de defesa do publicitário Marcos Valério disse que o empresário está disposto a colaborar com as investigações da Operação Lava Jato, caso seja feito um acordo de delação premiada, incluindo os benefícios previstos em lei. Segundo Marcelo Leonardo, há uma negociação para viabilizar um acordo. Segundo o advogado, no fim do ano passado os procuradores da força-tarefa da operação manifestaram interesse em ouvir seu cliente.

     

    José Sarney


    O ex-presidente da República e ex-presidente do Senado, José Sarney, se acidentou em sua casa de campo, na Ilha do Curupu (MA) e fraturou o ombro direito. Segundo informações da assessoria de imprensa do ex-presidente, ele precisará passar por uma cirurgia. José Sarney se aposentou da vida política junto com o encerramento de seu último mandato de senador, no início de 2015. Ele tem 85 anos e apesar da fratura no ombro, seu estado geral de saúde é bom.

     

    Pró e contra Dilma


    A eleição para a liderança da bancada do PMDB na Câmara dos Deputados, prevista para ser realizada em fevereiro, terá pelo menos dois candidatos representando grupos pró e contra a Presidente Dilma Rousseff. Parlamentares peemedebistas se reuniram na tarde de ontem (12), no gabinete do atual líder da bancada, Leonardo Picciani (PMDB-RJ), para tratar do assunto. No encontro, ficou decidido que a eleição será secreta, a ser realizada na primeira ou terceira semana de fevereiro, e a data-limite para apresentar candidaturas é o dia 25 de janeiro. 



  • 12/01/2016


    13.01.2016 10h45m
    Recomendar

    Sobe - Os 104 estudantes que obtiveram nota máxima na Redação do ENEM 2015.


    Desce - Os mais de 53 mil candidatos que zeraram a prova.

     

    Colbert, Ah... Colbert!


    O suplente de deputado, Colbert Filho, cobrou na última quinta-feira, 07, qual a motivação da vinda do Governador Rui Costa a Feira, uma vez que veio distribuir tratores a 16 cidades, mas não tratou das medidas contra a seca na cidade. Zé Neto (PT), no mesmo programa (Linha Direta, de Dilson Barbosa), onde Colbert concedeu a entrevista, Zé Neto desqualificou Colbert ao tratá-lo como político sumido de Feira, que não discute as questões de interesse exclusivo do município e questionou o peemdebista, quais ações contra a seca tomou o próprio município de Feira de Santana. Questionou, inclusive, os valores aplicados na agricultura. Um minuto depois, Colbert entrou no ar e disse o seguinte: “Estou seguindo para o sepultamento do Senhor Afrisio Vieira Lima, genitor do presidente estadual do partido, Geddel Vieira Lima e do Deputado Lúcio Vieira Lima e em nome do PMDB local, registrou as condolências. Luiz Santos questionou: e sobre o que Zé Neto falou agora, o que o senhor responde?. “Nada, nada porque o momento é inapropriado”. As respostas de Colbert tem sido secas.

     

    Joilton


    o radialista Joilton Freitas está decidido. Semanalmente tem compromisso de visitar comunidades. A semana retrasada, por exemplo, fez peregrinação pela Cidade Nova, onde já morou e tem familiares. Semana passada, se dedicou a visitas na zona rural. Começou pela sede do distrito de Humildes, prologando visitas até a localidade de Pau Seco. Acompanhado de lideranças locais, fez visitas a diversas famílias das localidades. Também no distrito, Joilton tem laços familiares por parte de sua genitora. Ele se propõe a ser um dos interlocutores da sociedade no setor público. Bom nome.

     

    Vereadores


    Grande número de vereadores (mais da metade) aproveitaram os primeiros 20 dias do recesso para sair em descanso, mas já voltaram ao batente no atendimento do dia a dia nas suas comunidades. Os que ficaram na cidade não perderam um dia sequer visitando às comunidades que representam e buscando agregar novas lideranças a sua caminhada à reeleição. 2016 chegou e outubro está perto.

     

    PSDC


    O estafe do PSDC - Partido Social Democrático Cristão - esteve reunido ontem (11) em Feira de Santana. O partido já está formado com a chapa completa de candidatos a vereador e se articula para eleger dois representantes na próxima legislatura. A direção do Partido continua na liderança do sindicalista Álvaro Rios, que tem grande experiência nas eleições do município.

     

    PSDB


    A presidência estadual do PSDB está organizando o partido em diversas regiões do Estado. Caberá a um jornalista feirense a articulação em 37 cidades da região de Feira de Santana. Ele é ligado ao Deputado Carlos Geilson, que terá a primazia da participação política nestas cidades, dobrando com o presidente estadual da legenda, o Deputado Federal João Gualberto. O nome do jornalista será anunciado possivelmente na próxima semana.

     

    Cadê?


    Afinal de contas, o que fez calar o Senador Aécio Neves (PSDB-MG), que há 30 dias não diz uma palavra sequer sobre o impeachmant (*) de Dilma e tão pouco do Lava Jato? Quem é contra o Governo Federal acredita que toda denúncia feita pelos delatores contra políticos aliados ao Governo é verdadeira, resta saber agora como avaliam as denúncias que são feitas contra políticos do DEM e do PSDB nas últimas semanas. Precisa o falante Aécio Neves dizer alguma coisa. Também precisa falar Agripino Maia, presidente do DEM.

     

    Chumbo


    A ascensão do chefe da Casa Civil, Jaques Wagner, começou a lhe render dores de cabeça. A sua eficiência na condução recente da articulação política fez com que seu nome aparecesse na imprensa como nome citado por Cerveró em setembro do ano passado e nesse final de semana, com a promessa de Pedro Correia, ex-deputado do PP, também citá-lo em sua delação premiada. Correia também citará o nome do Senador Aécio Neves (PSDB-MG).

     

    FHC


    O ex-diretor da área Internacional da Petrobras, Nestor Cerveró, disse à Procuradoria-Geral da República (PGR), antes de fechar o acordo de delação premiada, que a venda da petrolífera Pérez Companc envolveu pagamento de propina no valor de US$ 100 milhões ao Governo de Fernando Henrique Cardoso (FHC).

     

    Marcos Valério


    A defesa de Marcos Valério, apontado no julgamento do mensalão do PT como o operador do esquema, informou ontem (11) que ele está disposto a fazer um acordo de delação premiada na Operação Lava Jato. Segundo o advogado Marcelo Leonardo, o Ministério Público Federal (MPF) quer ouvi-lo para descobrir elos entre o mensalão e o esquema investigado na Lava Jato. 



  • 11/01/2016


    11.01.2016 12h01m
    Recomendar

    Sobe - O Ministro Teori Zavascki, que a pedido da Procuradoria-Geral da República, quebrou o sigilo bancário de Cunha, de sua mulher e filha, além de três empresas ligadas a ele.

     

    Desce - O comércio de peixes retirados de “esgoto” nas imediações do bairro Santo Antônio dos Prazeres.

     

    Campanha eleitoral


    De acordo com as novas regras das eleições municipais, previstas na Reforma Eleitoral 2015, o tempo da campanha eleitoral será reduzido de 90 para 45 dias, começando em 16 de agosto; o período de propaganda dos candidatos no rádio e na TV também foi diminuído de 45 para 35 dias; estará proibido ainda, no pleito deste ano, o financiamento eleitoral por pessoas jurídicas (Por Simas).


    Inflação


    Pressionada pela elevação dos preços dos alimentos, combustíveis e energia elétrica, a inflação oficial do país, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), fechou 2015 com alta acumulada de 10,67%, a maior dos últimos 13 anos desde os 12,53% de dezembro de 2002. A inflação do ano passado chega a ser 4,16 pontos percentuais superior ao teto da meta fixada pelo Banco Central para 2015, que foi de 6,5% e 6,17 pontos percentuais acima do centro da meta: de 4,5%.

     

    Marina


    A ex-senadora e ex-ministra Marina Silva defendeu nesta quinta-feira (7), que o “melhor caminho para o Brasil” é a análise pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), de ação impetrada pelo PSDB, que pede a impugnação dos mandatos da Presidente Dilma Rousseff e do vice Michel Temer por suposto abuso de poder político e econômico na eleição de 2014.

     

    Mais cotado


    Dilma Rousseff planeja recompensar com o Ministério da Aviação Civil a ala do PMDB da Câmara que tem se mantida fiel ao Palácio do Planalto. Caso Leonardo PIcciani (PMDB-RJ) seja confirmado na liderança da bancada, o nome mais provável para assumir a pasta é o do Deputado Mauro Lopes. Do PMDB de Minas e no seu sexto mandato, Lopes é o principal governista entre os peemedebistas do Estado.

     

    Oposição x impeachment


    A coincidência de vários líderes oposicionistas estarem em Salvador no recesso, deve ocasionar uma reunião improvisada para discutir a estratégia para a tramitação do processo de impeachment de Dilma Rousseff - cuja temperatura esfriou muitos graus depois do rito estabelecido pelo Supremo Tribunal Federal.

     

    Oposição x impeachment I


    Deverão se reunir o novo líder do PSDB na Câmara, Antônio Imbassahy (BA), anfitrião do encontro, o antigo líder, Carlos Sampaio (PSDB-SP), o líder da minoria na Casa, Bruno Araújo (PSDB-PE), e o presidente do Solidariedade, Paulinho da Força (SP).

     

    Decisão provisória


    O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, decidiu quinta-feira (7) derrubar um decreto legislativo aprovado em dezembro pelo Congresso, que garantia aos pescadores o pagamento do seguro-defeso, benefício previdenciário concedido pelo governo durante o período de proibição da pesca. Numa decisão liminar (provisória), que ainda deverá ser confirmada ou rejeitada pelo plenário da Corte, Lewandowski atendeu a um pedido do governo para manter suspenso o defeso por 120 dias e assim, o pagamento aos pescadores afetados pela medida.

     

    Decisão provisória I


    Conforme a própria ação apresentada nesta quarta (06) pela Presidente Dilma Rousseff, o pagamento do benefício traria um impacto de R$ 1,6 bilhão aos cofres públicos, que seriam pagos a partir da próxima segunda-feira (11), além de outros R$ 3 milhões em custos operacionais.

     

    Setor energético


    Em manifesto, os movimentos afirmam que o setor energético é estratégico e deve estar sob controle estatal. “A privatização do setor elétrico não deu certo em nenhum país onde tais medidas foram implementadas, principalmente onde a sociedade é marcada por fortes disparidades entre ricos e pobres”. 



  • 08/01/2016


    08.01.2016 16h30m
    Recomendar

    Sobe - Ipuaçu por ganhar obra de ampliação do Sistema Integrado de Abastecimento de Água.


    Desce - Homem que negocia peixes inservíveis para o consumo humano em Feira de Santana.


    Carlito


    Aos feirenses, o Vereador Antônio Carlos Passos Atayde - Carlito do Peixe (DEM) -ressaltou que o seu desejo é de que o ano de 2016 seja de saúde e paz. “Que Deus seja bondoso com todos nós”, afirmou. Carlito ainda desejou que os sonhos de todos os feirenses sejam realizados, saudando em especial aos que assistiam a sua mensagem de final de ano para a TV Câmara. “Todo o meu agradecimento para aqueles que me dão preferência”, afirmou.

     

    Estado de saúde


    Vítima de um pré-infarto na segunda-feira (4), o vereador licenciado e Secretário de Agricultura, Wellington Andrade, está no Hospital Incardio, em Feira de Santana. O mesmo deixou a UTI da Unimed e foi submetido a um cateterismo no início da noite. Seu estado é de tranquilidade e logo deverá ser liberado dos cuidados médicos. (Bahia na Política)

     

    Viaduto


    Com o objetivo de melhorar o tráfego na região de Simões Filho e trazer mais segurança e mobilidade aos usuários da BR-324 - rodovia Eng° Vasco Filho - a Viabahia, em parceria com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e apoio do Governo do Estado e da prefeitura de Simões Filho, assina hoje (08/01), às 9h30, a ordem de serviço para conclusão do viaduto localizado no quilômetro 604,700 m da Rodovia Federal.

     

    Sinal de Alerta


    Após o Prefeito ACM Neto (DEM) apontar o presidente do Legislativo de Salvador, Paulo Câmara (PSDB) como uma possibilidade para compor a sua chapa como vice em outubro desse ano, aliados do democrata estão com o sinal de alerta ligado no entorno do Palácio Thomé de Souza. O legislador estaria se juntando a um time de secretários da administração que concorrem ao posto.

     

    Wagner


    Após o jornal Estadão publicar mensagens trocadas pelo ex-governador da Bahia e Ministro da Casa Civil, Jaques Wagner, e Leo Pinheiro, da OAS, o petista criticou o vazamento das informações coletadas pela Operação Lava Jato, da Polícia Federal. O diário paulista mostrou que Wagner prometeu ajudar o ex-presidente da OAS na liberaração de recursos no Ministério dos Transportes. As conversas divulgadas ocorreram em 21 de outubro de 2014, cinco dias antes do segundo turno da eleição presidencial, quando Wagner ainda era governador da Bahia.

     

    A difícil escolha


    A escolha do vice de ACM Neto nas eleições municipais deste ano é uma tarefa mais difícil do que muitos imaginam. Definir quem ocupará o cargo, se o democrata for mesmo reeleito, não é apenas escolher quem ficará no lugar dele quando estiver em viagens fora da capital baiana ou ser o seu porta-voz quando não puder falar. Optar por A em vez de B pode trazer no horizonte um efeito colateral.

     

    A difícil escolha I


    Neto está ciente disso e tem sido cauteloso ao se pronunciar sobre o assunto. Sabe ele que qualquer desatenção nesta escolha pode ser a gota d’água no futuro. Como é óbvio ululante, o prefeito é forçado a deixar o cargo se for eleito para outro. E não é nenhum absurdo dizer que o democrata pode querer, se eleito nas eleições de 2018, deixar a prefeitura para ocupar a cadeira do Palácio de Ondina. E não há pecado nisso.

     

    R$ 1 milhão


    Apesar da Superintendência Municipal de Trânsito (SMT) ter uma previsão orçamentária de R$ 19,6 milhões para o ano de 2016, na rubrica de campanha Educação no Trânsito o valor disponível é de R$ 1 milhão, ou seja, aproximadamente 5% do valor estimado da arrecadação financeira. (Bahia na Política) 



  • 07/01/2016


    07.01.2016 12h23m
    Recomendar

    Sobe - ACM Neto por ser eleito o melhor gestor municipal entre capitais do Brasil.

     

    Desce - O alto número de casos de Dengue registrado no País em 2015.


    Wellington Andrade


    O vereador licenciado e Secretário de Agricultura do Município de Feira de Santana, Wellington Andrade, sofreu na noite de segunda-feira (4) um pré-infarto e foi de imediato encaminhado para o Hospital Unimed, onde encontra-se na UTI. Seu estado de saúde é estável. Wellington aguarda uma vaga no Incardio, onde deverá ser submetido a um cateterismo. (Bahia na Política)

     

    Vereadora presa


    Uma vereadora do Município de Itabela foi presa por porte ilegal de arma de fogo no distrito de Trancoso, Município de Porto Seguro. Segundo informações do site "Radar 64", o carro em que Ana Jaíra Santana estava foi parado em abordagem policial na noite de terça-feira (5).

     

    Vereadora presa I


    A Polícia Militar informou que encontraram uma pistola 380 com numeração raspada dentro da bolsa da vereadora. Segundo a PM, ela passou a noite em delegacia e agora está à disposição da Justiça. Além de Ana Jaira e o motorista, haviam mais quatro pessoas dentro do veículo. Ao site, a PM informou que o carro modelo Pálio estava estacionado às margens da rodovia, o que acabou chamando a atenção dos policiais que faziam patrulha no local.

     

    Só em fevereiro


    O Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ministro Ricardo Lewandowski, resolveu deixar para fevereiro a decisão sobre pedidos de indulto (perdão da pena) feitos pelo ex-tesoureiro do PT, Delúbio Soares, e pelos ex-deputados João Paulo Cunha (PT-SP) e Romeu Queiroz (PTB-MG), todos condenados no processo do mensalão do PT. Os pedidos de indulto haviam sido repassados a Lewandowski, porque ele está à frente do plantão judiciário durante o recesso do tribunal. Na visão do magistrado, não há urgência para decidir sobre os pedidos durante o recesso, sobretudo, considerando que eles já estão em liberdade, no regime aberto.


    Só em fevereiro I


    Além deles, o ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, também se enquadra nos requisitos para obter o perdão, mas ainda não protocolou o pedido. O advogado do petista disse que apresentaria a petição ainda no início deste ano.

     

    Vixe


    Depois de inspecionar as obras de montagem dos camarotes na Barra, o Prefeito ACM Neto determinou ontem (6) que a SUCOM não conceda nenhum alvará de funcionamento, a não ser que os empreendimentos cumpram as recomendações do município. "Não fiquei nem um pouco satisfeito com o que vi", disse o prefeito.

     

    Vixe I

     

    De acordo com ACM Neto, os camarotes devem ser compatíveis e ter o mesmo padrão de qualidade da nova orla e além disso, os responsáveis pelos empreendimentos têm que assinar um termo se responsabilizando em fazer a recomposição de eventuais danos causados ao patrimônio público.

     

    Maduro desafia


    O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, desafiou ontem (6) a oposição empossada na terça-feira (5), na Assembleia Nacional, a convocar um referendo revogatório para tirá-lo do poder e deixar que os venezuelanos decidam sobre o futuro político do país."Que convoquem um referendo revogatório e que o povo decida", afirmou Maduro em entrevista ao canal estatal "VTV", após ser questionado sobre os planos do novo parlamento.

     

    FIFA


    O Comitê de Ética da Federação Internacional de Futebol (FIFA) decidiu ontem (6) prolongar por 45 dias a suspensão do ex-secretário-geral Jérôme Valcke, depois dos investigadores terem pedido mais tempo para avaliar as suspeitas que incidem sobre o acusado. Segundo o comitê, os investigadores continuam analisando a suposta violação de várias regras de conduta (artigo 13 do Código de Ética da FiIFA), de lealdade, confidencialidade, dever de revelação, cooperação e informação, conflito de interesses, oferecer e receber presentes e outros benefícios e obrigação geral de colaboração. 



  • 06/01/2016


    06.01.2016 12h31m
    Recomendar

    Sobe - A Feira de Livros didáticos por oportunizar economia no orçamento da família.


    Desce - péssimo estado em que se encontram as principais praças esportivas do interior baiano.

     

    Bênçãos


    Em sua mensagem no final do ano de 2015 para a TV Câmara, a Vereadora Cíntia Machado (PSC) ressaltou que aquele era um momento de reflexão, de amor, humildade e solidariedade. “Que nesse momento nós possamos ter bençãos do Senhor nas nossas vidas e nas vidas de nossos familiares. Que 2016 seja um ano de vitória, de muita paz e de muitas alegrias”, desejou a vereadora. Cíntia ainda pediu bençãos de Deus não somente para a cidade de Feira de Santana, como também para todo o Brasil. “Que momentos de esperança possam nascer em nossos corações com esse novo ano que se inicia”, findou.

     

    2,3 milhões


    O Hospital Universitário Prof. Edgard Santos, em Salvador (BA), receberá R$ 2,3 milhões do Ministério da Saúde para reforçar os atendimentos de saúde e para a reestruturação dos seus serviços. A unidade é uma das 34 contempladas em todo o País, conforme autorizado pela portaria 2.263, publicada em 31 de dezembro no Diário Oficial da União. No total, a pasta destinará R$ 45 milhões para hospitais universitários de 21 estados e do Distrito Federal.

     

    Maior Alta


    Brasília fechou 2015 com uma inflação de 11,95%, segundo o Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S), medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Entre as sete capitais pesquisadas pela FGV, a capital federal foi a que teve a maior alta de preços. Em 2014, Brasília havia registrado uma taxa de inflação de 6,74%.

     

    Jérôme Valcke


    O presidente da câmara de investigação do Comitê de Ética da Federação Internacional de Futebol (FIFA), Cornel Borbély, recomendou ontem (5), em seu parecer final, que o Secretário-geral da entidade, Jérôme Valcke, afastado do cargo desde setembro de 2015, seja suspenso de atividades ligadas ao futebol por nove anos. O parecer foi entregue à câmara decisória do Comitê de Ética da FIFA, presidida por Hans-Joachim Eckert.

     

    Câmara em novo lugar


    Durante os festejos do Réveillon, o Prefeito ACM Neto (DEM) relevou à imprensa da capital, que a Câmara Municipal de Salvador pode ter uma nova sede. Construída em 1549, no Centro da cidade, a Casa Legislativa agora poderá ser transferida para o bairro dos Barris, onde será construído o novo centro administrativo municipal, segundo a coluna Raio Laser do jornal Tribuna da Bahia. O anúncio do prefeito causou estranheza entre os vereadores, isto porque o assunto estava na geladeira desde outubro, devido a crise econômica que o País atravessa. Segundo edis, dificilmente a nova sede sairá do papel este ano.

     

    10 dias


    O Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Teori Zavascki, abriu um prazo de dez dias para que o presidente da Câmra dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), se manifeste sobre a petição em que o Ministério Público requer seu afastamento do comando da Câmara. A informação foi publicada pela coluna Radar da revista Veja.

     

    10 dias I


    Segundo a publicação, como Cunha (PMDB-RJ) não foi notificado da decisão, o prazo só começará a contar quando isso acontecer. Desta forma, mesmo em fevereiro, quando o STF voltar do recesso, oficiais de Justiça ainda terão de entregar a decisão de Teori e o STF só poderá começar a analisar o pedido de afastamento após a manifestação de Cunha.

     

    10 dias II


    Se Cunha for notificado logo no dia primeiro de fevereiro, o STF só tem como julgar o pedido de afastamento a partir da sessão do dia 17.Já se a notificação demorar, o caso pode ficar para a última semana do mês que vem ou até mesmo para março.

     

    Cobrança


    O Prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, foi ao Palácio do Planalto ontem (05) cobrar do Governo Federal R$ 400 milhões que a prefeitura já desembolsou em obras do PAC e que o Executivo Federal ainda não ressarciu. Na reunião que teve com o Ministro da Casa Civil, Jaques Wagner, Haddad que é pré-candidato à reeleição este ano, também pediu uma solução para o programa Minha Casa, Minha Vida na capital paulista. 



  • 05/01/2016


    05.01.2016 18h58m
    Recomendar

    Sobe - O Mercado de Arte Popular por manter em sua reabertura traços da cultura local.

     

    Desce - Os atos de violência que assombram os primeiros dias de 2016.

     

    Bolsa Família


    O orçamento do Governo Federal para 2016 prevê reajuste no programa Bolsa Família, de acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). O aumento previsto de gastos para o programa é R$ 1 bilhão, informou ontem (4) o ministério. No entanto, ainda não há definição de quanto nem quando será o reajuste.

     

    Bolsa Família I


    O reajuste do Bolsa Família entrou em discussão nos noticiários após, no último dia 31 de dezembro, a Presidenta Dilma Rousseff vetar um trecho da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2016, que previa o reajuste para os beneficiários do programa. De acordo com a proposta aprovada pelo Congresso Nacional, a correção do benefício para todas as famílias seria medida de acordo com o índice da inflação, calculado pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo.

     

    TCE


    Com um ato simples, como recomendam os tempos de austeridade e contenção de despesas, acontecerá hoje (05.01), em sessão especial, às 14h30, a posse da Mesa Diretora do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA), integrada pelos conselheiros Inaldo da Paixão Santos Araújo (presidente), Gildásio Penedo Filho (vice-presidente) e Antônio Honorato de Castro Neto (corregedor). Eles foram reconduzidos aos cargos no dia 17 de dezembro, para o biênio 2016-2017, em votação do plenário do TCE, como reconhecimento ao trabalho desenvolvido entre 2014 e 2015.

     

    TCE I


    Na ocasião, o presidente Inaldo Araújo destacou o apoio que recebeu dos conselheiros e dos servidores durante os dois primeiros anos de gestão e reafirmou sua confiança na continuidade do trabalho realizado, “para que o TCE/BA possa prosseguir em sua caminhada de crescimento, sempre visando exercer a melhor fiscalização possível dos gastos públicos e contribuir com o desenvolvimento da Bahia”. O conselheiro é integrante do quadro efetivo do Tribunal, no qual entrou por concurso público, tendo sido o primeiro auditor do TCE/BA a chegar à Presidência do órgão.

     

    ICMS do comércio


    Entraram em vigor na sexta-feira passada (01), as novas regras para o (ICMS) imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte interestadual, intermunicipal e de comunicação do comércio eletrônico. A Emenda Constitucional 87, que trata da repartição, entre os Estados da arrecadação do ICMS cobrado sobre mercadorias e serviços vendidos pela internet e telefone tinha sido promulgada em abril de 2015 pelo Congresso Nacional.

     

    Boi, Bahia, Egito


    Possuidora do maior rebanho bovino do Nordeste brasileiro, com cerca de 10,5 milhões de cabeças, a Bahia começa o ano de 2016 dando largos passos para introduzir a carne bovina no mercado internacional, através da exportação de boi em pé, pelo porto de Ilhéus. A primeira exportação seria de cinco mil animais para o Egito, através da empresa australiana Wellard Brasil do Agronegócio, que já manifestou essa intenção, mas há interesse também do Iraque e Jordânia, dentre outros países do Oriente Médio.

     

    Boi, Bahia, Egito I


    Para que essa possibilidade se torne realidade, o Governo do Estado através da Secretaria da Agricultura (SEAGRI) e a Federação da Agricultura do Estado da Bahia, (FAEB), se mobilizam para organizar a estrutura recomendada pelo Ministério da Agricultura (Mapa), através de instrução normativa. O volume de exportação poderá chegar a 200 mil bois/ano.

     

    Conselho de Comunicação


    A eleição extraordinária para composição do Conselho de Comunicação Social da Bahia será realizada nesta terça-feira (5), das 9h às 14h, na Plataforma IV, 3ª avenida - Casa Civil, no prédio da Governadoria (subsolo), no CAB, em Salvador. Após a divulgação da lista das entidades habilitadas para vagas não preenchidas durante o pleito do último dia 9 de dezembro, o cronograma previsto em edital segue sem alterações, já que, não houve registro de recursos por parte dos inscritos ontem (4). 



  • 02/01/2016


    04.01.2016 11h47m
    Recomendar

    Sobe - o SUS que vai disponibilizar cirurgia plástica para mulheres vítimas de agressão doméstica.
     

    Desce - os altos índices de violência contra a mulher no Brasil.


    Pagamento dos servidores


    O Governo do Estado repassou ao Tribunal de Justiça da Bahia, na tarde de quarta-feira (30), após solicitação formal do Judiciário ao Poder Executivo, o valor de R$ 95 milhões para pagamento dos servidores. Esse montante já estava disponível, mas o Tribunal precisava fazer ao Estado um pedido formal de liberação, o que ocorreu na tarde de quarta (30). O Supremo Tribunal Federal também indeferiu o mandado de segurança impetrado pelo Tribunal de Justiça, solicitando que o Governo Estadual repasse recursos no valor de R$ 151,7 milhões, para efetuar o pagamento dos vencimentos de dezembro dos servidores da corte baiana.

     

    Correia


    O Vereador Correia Zezito (PTB), em mensagem enviada ao Jornal Folha do Estado, desejou a todos os jornalistas e a todos feirenses, um 2016 repleto de realizações. O edil que cumpre o primeiro mandato de vereador na Casa da Cidadania, agradeceu a todos que apostaram em seu trabalho no ano de 2015 e pontuou que espera poder continuar na luta junto com os feirenses por uma cidade ainda melhor.



    Parceria


    A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB) confirmou apoio à parceria entre a Universidade Federal da Bahia (UFBA) e a Fiocruz-Bahia na criação de um Grupo Tarefa Interinstitucional, com o objetivo de coordenar esforços para intensificar pesquisas sobre a Microcefalia e a infecção congênita pelo Zika Vírus. A confirmação foi feita pelo Secretário de Saúde, Fábio Vilas-Boas, na última segunda-feira (28), em reunião com o diretor da Fiocruz-Bahia, Manoel Barral Netto, e com o reitor da UFBA, João Carlos Salles.

     

    Reajuste 

     

    O Governo Federal enviou na quarta-feira (30) ao Congresso Nacional, os projetos de lei reajustando salários dos servidores que chegaram a um acordo sobre readequação dos mesmos em 2016. A pasta não informou o impacto dos reajustes no Orçamento. De acordo com o Ministério do Planejamento, foram assinados 32 termos neste ano que contemplam 1,1 milhão de servidores ou 90% dos servidores civis do Executivo Federal.



    Indulto


    Quatro condenados no mensalão pediram ao Supremo Tribunal Federal (STF) o perdão da pena imposta por envolvimento no esquema, com base no benefício concedido pelo indulto de Natal, assinado na semana passada pela Presidente Dilma Rousseff. Fizeram o pedido ao STF o ex-tesoureiro do PT, Delúbio Soares; o ex-deputado do PT, João Paulo Cunha; o ex-deputado do PTB, Romeu Queiroz e o ex-advogado de Marcos Valério, Rogério Tolentino.



    Pedaladas fiscais


    O Governo Federal anunciou na quarta-feira (30) ter quitado todos os débitos com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e ao Banco do Brasil, as chamadas "pedaladas fiscais". Os atrasos nos pagamentos como forma de maquiar a situação da economia, levaram o Tribunal de Contas da União (TCU) a rejeitar as contas de 2014 da Presidente Dilma Rousseff.



    Pedaladas fiscais I


    De acordo com informações da Secretaria do Tesouro Nacional, o governo pagou nos últimos dias R$ 55,8 bilhões referentes ao represamento de pagamentos por benefícios sociais, subsídios, operações de crédito rural e o programa Minha Casa, Minha Vida até o fim do ano passado. O governo acrescentou que juntando "obrigações de 2015", como "adiantamentos" feitos ao FGTS, valores "devidos" ao Banco do Brasil, ao BNDES e a Caixa, que levaram o TCU a instaurar em outubro processo para investigar se o governo continuou pedalando em 2015, foram pagos um total de R$ 72,4 bilhões. Com o desconto de R$ 55,8 bilhões, o teto da meta fiscal deste ano passa a ser de R$ 118,65 bilhões, ao invés de R$ 199,9 bilhões para as contas do Governo Federal.

     

    Apoio à Polícia Federal


    A Associação dos Delegados da Polícia Federal (ADPF) enviou ao Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, uma carta na qual pede mais apoio financeiro ao trabalho da PF. Entre outras coisas, os delegados se queixam do corte de R$ 133 milhões no "já limitado" orçamento da instituição, conforme previsão da Lei Orçamentária Anual.



Os comentários e textos não representam a opinião do portal; a responsabilidade pelo blog é do autor da mensagem.
Folha do Estado da Bahia
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia