Em cima da hora:
Fechamento de autoescola vira caso de polícia em Presidente Prudente
-
  • Facebook
  • Twitter
  • Orkut
  • Feeds
  • 12/10/2016


    29.10.2016 07h51m
    Recomendar

    Sobe - Prefeitura por determinar antecipadamente a data do Micareta pelos próximos 4 anos


    Desce - A situação deplorável em que se encontra a Biblioteca de Bonfim de Feira


    Perigo nas ruas


    O vereador Isaias de Diogo (PSC) chamou a atenção do superintendente da SMT de Feira de Santana sobre caçambas coletoras de entulhos que estão espalhadas pela cidade e que segundo ele, podem causar sérios acidentes. Isaias afirmou que não existe fiscalização para estes equipamentos, que ficam sem sinalização e pediu a retirada imediata.


    Falta treinamento


    As empresas de transporte coletivo em Feira de Santana foram criticadas pelo vereador Marcos Lima (PRP), que afirmou que os motoristas são contratados sem nenhuma qualificação, aumentando o risco de acidentes, como o ocorrido na segunda (10), quando uma mulher foi atropelada. Marcos ainda criticou a falta de apoio das empresas às vítimas e a pressa dos motoristas para cumprirem horários.


    Sugeriu mudanças


    Já o vereador José Carneiro (PSDB) afirmou que defende uma mudança no sistema em Feira de Santana, para que o embarque aos ônibus passe a ser pela porta traseira e a saída pela porta da frente. Carneiro disse que levará esta lei para ser votada na casa o mais breve possível. Isaias de Diogo (PSC) também criticou as empresas, afirmando que elas prejudicam a população e seus próprios funcionários.


    A favor da Vaquejada


    O vereador Roque Pereira (DEM) repudiou a decisão do Supremo de proibir a Vaquejada, ele chamou a medida de “descabível” e afirmou estar muito triste, por se tratar de uma cultura do povo. Roque ainda afirmou que espera que seja encontrada a melhor solução, e que as vaquejadas voltem a acontecer de forma disciplinada.


    Ficou sem entender


    O líder do governo José Carneiro (PSDB) repudiou a contratação de 11.500 funcionários através do REDA, pela Secretaria de Educação do Estado. O vereador afirmou que não entendeu o porquê dessa contratação só acontecer no final do ano letivo e questionou o silêncio das pessoas que sempre foram contra o REDA.


    Fraudes


    A Polícia Federal realizou na segunda-feira (10), a Operação “Grade de Papel”, desdobramento de investigação de combate a uma organização criminosa que executava fraudes contra a Previdência Social. Foram cumpridos três mandados de busca e apreensão para a coleta de provas. Segundo a PF, a quadrilha obtinha concessões de auxílio-reclusão (que beneficia presos que têm dependentes) por meio de documentos falsos, como certidões de nascimento e certidões judiciais de cumprimento de sentenças. De acordo com a apuração, o grupo atuava desde 2013, causando prejuízos aos cofres da Previdência Social que somam R$ 1,4 milhão.


    Repatriação


    Mesmo depois de anunciar que os governadores concordaram com a redação do relator, deputado Alexandre Baldy (PTN-GO), sobre o Projeto de Lei 2617/15, que altera as normas para regularização de ativos no exterior, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), anunciou que a proposta não será apreciada pela Casa por falta de acordo entre os partidos. O PT e outras legendas de oposição não aceitaram mudanças feitas na lei, que está em vigor desde o início do ano.


    Haiti


    A Organização das Nações Unidas (ONU) pediu que a comunidade internacional de doadores reúna cerca de US$ 120 milhões para que se dê uma resposta humanitária a 1,4 milhão de pessoas afetadas pelo furacão Matthew no Haiti. Os recursos serão destinados a atender às necessidades dos atingidos, nos próximos três meses.



  • 11/10/2016


    11.10.2016 11h13m
    Recomendar

    Sobe - Presidente Michel Temer por convidar deputados para convencê-los a votar a favor da PEC dos gastos públicos.


    Desce - Loja na avenida Getúlio Vargas que invadiu passeio público com um puxadinho.


    Lotação máxima


    O vereador Justiniano França (DEM) questionou o governador da Bahia, Rui Costa (PT), o motivo foi os três pavilhões que foram construídos no presídio de Feira de Santana, ainda não estarem funcionando. “Porque estes presos ainda não foram transferidos? Será que faltam agentes? Precisamos de uma solução”, cobrou.


    Faltam vagas


    Justiniano ainda cobrou uma escola de ensino médio para o bairro Mangabeira e proximidades, ele disse que por conta do crescimento populacional, oriundo do programa Minha Casa Minha Vida, as crianças estão sem vagas para estudarem. Justiniano afirmou que vai encaminhar ao governador do estado e ao secretário de educação um pedido para que seja construída uma escola no bairro.


    Ingratidão


    David Neto (DEM) criticou o vereador eleito Ron do Povo (PTC). Segundo ele, Ron anda espalhando pela cidade que tirou a sua eleição. David afirmou que sempre ajudou Ron, em diversas ocasiões, e que certa vez até dinheiro ele pediu para apoiá-lo. O democrata disse que não entendeu o motivo de tanta “ingratidão”, mas que está saindo pela porta da frente, certo de que o povo fez a escolha certa.


    Exagero


    O vereador José Carneiro (PSDB) desmentiu informações de que teria 300 cargos no governo municipal. Ele ainda disse que não entende o motivo da imprensa dar tanta importância para assuntos tão irrelevantes quanto este.


    Pegou ar


    José Carneiro (PSDB) disse que a sua maior vontade é de que os professores não reelejam a atual presidente da APLB, Marlede Oliveira para o cargo mais uma vez. “Ela é despreparada, usa o cargo para tirar proveito político, para se promover, deixa muito a desejar. Só um recado para ela: Não vou me lascar coisa nenhuma”, esbravejou.


    Choro ou mistério?


    O vereador Tonhe Branco (PHS), que não foi reeleito, aproveitou uma parte no discurso de um vereador para cobrar os seus votos, que segundo ele, desapareceram. Tonhe obteve apenas 563 votos, um desempenho muito abaixo do esperado. “Não sou evangélico, mas fiz um compromisso com quatro igrejas e quero que dêem conta dos meus votos, aonde foram parar?”, disparou o vereador.


    Negou


    O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou ontem (10) a liminar que pedia a suspensão imediata da tramitação da proposta de emenda à Constituição (PEC) que limita os gastos públicos do país pelos próximos 20 anos. A ação foi protocolada no STF na última sexta-feira (7) por deputados do PT e do PCdoB.


    Negou I


    Na decisão, o ministro lembra que o Congresso Nacional é o local onde debates como o da PEC devem ser feitos e que o Judiciário só deve interferir em ocasiões extremas.


    Dispara


    A primeira pesquisa realizada após a divulgação de um vídeo com frases sexistas do republicano Donald Trump mostra uma disparada da democrata Hillary Clinton nas intenções de voto dos norte-americanos para a presidência. As informações são da Agência Ansa.


    Dispara I


    Segundo a sondagem, realizada a pedido da NBC e do Wall Street Journal, a ex-secretária de Estado aparece com 46% da preferência do eleitorado, enquanto o magnata caiu para 35%. Já o libertário Gary Johnson tem 9% e a candidata verde Jill Stein, 2%.


    MPF


    O Ministério Público Federal de São Paulo pediu a condenação de nove ex-diretores do Banco Panamericano, acusados de crimes como gestão fraudulenta e apropriação indébita entre 2007 e 2010. Com a gestão criminosa, o banco sofreu um rombo e foi vendido à Caixa Econômica Federal.



  • 08/10/2016


    11.10.2016 11h04m
    Recomendar

    Sobe - A Coelba por lançar a ECOTECA, uma brilhante iniciativa de estímulo à leitura.


    Desce - Professor da Uneb acusado de abuso sexual na instituição.


    Presidência


    Já apareceu o primeiro nome citado para ser candidato a presidência da Câmara de Vereadores. O novato Cadmiel Pereira já se apresenta para a disputa. Um vereador eleito de Humildes já foi procurado. Esta iniciativa pode levar a algum outro vereador a também fazer lançamento de candidatura. A data da eleição é ainda em 1º de janeiro de 2017. Como não existe legislação que discipline o período eleitoral para este caso, o lançamento portanto está dentro dos conformes.


    Guerra Santa


    Logo depois de Cadmiel Pereira ir atrás de votos para a presidência da Câmara, no final da tarde de ontem foi a vez de outro vereador evangélico se lançar candidato. Trata-se do vereador reeleito Eli Ribeiro. Cadmiel congrega na Assembleia de Deus e não foi um dos dois escolhidos para representar a Denominação, Eli foi o candidato ungido da Universal do Reino de Deus, do bispo Edir Macedo. Prenuncia-se uma batalha digna de ser denominada o Armageddon. Antes porém, é possível até que passe por sessões de descarrego das terças-feiras. Misericórdia!


    2018


    Posso antecipar que em 2018, Feira de Santana terá pelo menos 20 candidatos a deputado estadual e federal. Para o Senado não existe citação de interesse, nem para governador ou vice-governador. Feira, que em 2018, ultrapassará os 400 mil eleitores, é um terreno forte para um alicerce de votos.


    Deputado


    O deputado federal Irmão Lázaro, segundo informações de lideranças ligadas a ele, está desencantado com Brasília e poderá disputar no próximo pleito em 2018 eleição para deputado estadual. Argumentam que não apenas a aridez política de Brasília, pra ele, não é apenas a única razão para a decisão, é que a distância do estado também lhe traz um prejuízo financeiro com perda de shows por incompatibilidade de horários e dias. Tá certo!


    Prestação de contas


    Com os bancos reabertos, não apenas a população em geral, encherão as agências. Os candidatos a vereador, cerca de 400, que tinham dificuldades em fazer depósitos e até adquirir talões de cheque, também farão volume para resolverem as suas pendências. O prazo final para entrega das prestações de conta encerra-se no dia 1º de novembro, mas é prudente que todos os candidatos, se possível, entreguem suas documentações aos contadores antes do dia 15.


    Sugestão


    Um dos argumentos do movimento que defende a contagem de votos ou nova eleição para vereador em Feira de Santana é que teve candidato que esperava uma votação e encontrou outra nas urnas. Jair Onofre em seu site Bahia na Política faz a seguinte sugestão: “Bem que o vereador Tonhe Branco (PHS), que na eleição de 2012 teve 3.654 votos e nesta eleição teve 563 votos, poderia incorporar a luta dos colegas de poucos votos”.


    Novo horário


    A Justiça Eleitoral em Feira de Santana, a partir de hoje, estará com os cartórios eleitorais funcionando das 8h às 15h, por determinação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Já sábados, domingos e feriados, os mesmos estarão fechados. A decisão se dá em razão de não haver segundo turno em Feira de Santana.


    Nobel


    Em pronunciamento à nação, o presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, que foi anunciado ontem (7), como o vencedor do Prêmio Nobel da Paz, dedicou a premiação aos colombianos e às vítimas do conflito com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). O prêmio foi concedido a Santos pelo Comitê Nobel norueguês pelos seus esforços para pôr fim à guerra civil no país, que durou mais de 50 anos e matou pelo menos 220 mil colombianos.


    Gastos públicos


    Os recursos destinados à saúde chegarão a R$ 114 bilhões, caso seja aprovada a PEC do Teto dos Gastos Públicos. O dado consta em um estudo encomendado pelo governo federal para diminuir as resistências dos parlamentares contra a proposta, de acordo com o colunista Lauro Jardim, de O Globo. O estudo tem como principal argumento o aumento em R$ 10 bilhões para o setor em 2017, se comparado aos recursos destinados neste ano.



  • 07/10/2016


    11.10.2016 10h51m
    Recomendar

    Sobe - Os vereadores de Feira de Santana por serem legítimos representantes da sociedade.


    Desce - Brasil por ser apontado como a 4ª nação mais corrupta do mundo pelo Fórum Econômico Mundial.


    Dia do vereador


    A Câmara Municipal de Feira de Santana realizou, na noite de ontem (6), às 19h30, uma sessão solene em comemoração ao Dia Nacional do Vereador. Esse dia é celebrado em todo o território brasileiro, anualmente, no dia 1º de outubro, atendendo à Lei Federal 7.212/1984, de iniciativa do deputado federal Passos Porto (PDS-SE), no ano de 1983.


    Dia do vereador I


    Durante a sessão solene de ontem, os 21 vereadores de Feira de Santana desta 17ª Legislatura foram homenageados pela passagem do seu dia e todos fizeram um breve pronunciamento. O vereador atua como representante do Legislativo nos municípios, tendo como papel apresentar e debater projetos, além de fiscalizar ações do Executivo.


    Prefeito


    Ontem, também se comemorou o Dia do Prefeito. O cargo de gestor público é escolhido por eleição popular, realizada de quatro em quatro anos. O candidato nomeado além de ganhar o reconhecimento como representante da cidade, ganha ainda funções políticas, como obter auxílios e benefícios para o desenvolvimento social, cultural e econômico da localidade, negociar convênios, apresentar projetos de leis na Câmara Municipal, publicar ou sancionar leis, além de representar legalmente o município.


    Presidência


    Depois de se eleger vereador como o mais votado de Feira de Santana, Ronny (PHS) parte para a segunda etapa do seu projeto. A reeleição na presidência da Câmara Municipal. Segundo publicado no site Bahia na Política, durante café da manhã com a imprensa na quarta-feira passada, Ronny disse que apesar de ser cedo para tratar da eleição da presidência da Câmara Municipal de Feira de Santana, mandato 2017/2018, já conta com o apoio de nove vereadores.


    Perde e ganha


    Ainda de acordo com Jair Onofre, apesar do deputado estadual Carlos Geilson (PSDB), encerrar o período legislativo de 2016 perdendo na Câmara Municipal, os vereadores Correia Zezito (PSL), Carlito do Peixe (DEM) e Neinha (PTB), teve suas compensações. Para o mandato que começa dia 1º de janeiro de 2017, o deputado contará com os vereadores Marcos Lima (PRP), Justiniano França (DEM), Tom (PEN), João Bililiu (PPS), Zé Filé (Pros), Luiz da Feira (PPL) e Fabiano da Van (PPS). A expectativa é que mais quatro vereadores ainda possam aderir ao projeto do deputado para 2018 até o final deste ano.


    Se lançou


    Durante entrevista ao radialista Dilton Coutinho, no programa Acorda Cidade, o vereador Eli Ribeiro (PRB) vice-presidente da Comissão de Educação e Cultura, na Câmara Municipal de Feira de Santana, comemorou o seu bom resultado nas urnas no pleito eleitoral realizado no último domingo e ratificou a sua disposição para se candidatar à presidência da Casa Legislativa em janeiro de 2017. “Estamos firmes na luta pela presidência da Casa, e o futuro a Deus pertence”, disse Eli Ribeiro.


    Outros assuntos


    Durante o bate-papo que rolou em clima de descontração, Dilton e Eli conversaram sobre muitos outros assuntos além da eleição e da presidência. Projetos de Lei, expectativas para a nova legislatura, o futuro de Feira de Santana, a proximidade do vereador para com a sociedade, parceria entre os poderes executivo e legislativo e a plataforma de campanha utilizada por Eli Ribeiro para se reeleger como o 9º vereador eleito com a maior quantidade de votos também foram discutidos durante a entrevista que aconteceu na manhã de ontem.


    Dançou


    A ex-deputada federal Angela Guadagnin (PT-SP), que ficou conhecida pela “dança da pizza”, acabou dançando também nas eleições municipais do último domingo. A petista teve apenas 2.291 votos, equivalente a 0,66% do total, e não foi eleita ao cargo de vereadora - ela se tornou segunda suplente da coligação composta pelos partidos PP e PSDC. Angela tentava a reeleição em São José dos Campos, no interior de São Paulo. A informação é da revista Veja.


    Os melhores


    Os estudantes do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental (PPGECEA) da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Hamilton de Araújo Silva Neto e Jálvaro Santana da Hora, receberam o prêmio de “melhor pôster” na 5a edição do Congresso Brasileiro de Gestão de Ciclo de Vida.



  • 06/10/2016


    11.10.2016 10h33m
    Recomendar

    Sobe - MPF em Feira de Santana por acionar municípios que não cumprem lei da transparência.


    Desce - Municípios baianos que descumprem lei da transparência.


    Viagem


    Chegou, ontem, à Câmara, um pedido de licença para viagem ao exterior do prefeito José Ronaldo de Carvalho. O pedido refere-se a participação em um evento que tratará de novas tecnologias para mobilidade urbana. Esse evento será realizado entre os dias 12 e 15 deste mês, na cidade de Bogotá, na Colômbia. O prefeito irá acompanhado do secretário de Planejamento, Carlos Brito.


    Precipitou-se


    O vereador Isaias de Diogo que afirmou na sessão da última terça, 04, que seria candidato à presidência da Câmara, na sessão desta quarta, 05, ele mostrou ter mudado de ideia, ao menos por enquanto, quando afirmou que pôde ter se precipitado e que irá estudar um possível apoio à candidatura de Ronny, atual presidente.


    Lágrimas


    Em seu primeiro discurso após a vitória, com direito a torcida e tudo, o vereador Ronny Miranda (PHS) chorou por diversas vezes. Ele falou por mais de 25 minutos e aproveitou para agradecer cada um dos vereadores atuais, mas ficou fortemente emocionado quando agradeceu ao vereador Pablo Roberto (PHS), que não conseguiu a reeleição. Ronny afirmou que Pablo é um irmão para ele, e que mesmo não estando na Casa, ele jamais será abandonado.


    Enfim...


    José Carneiro Rocha (PSDB) aproveitou o seu discurso para agradecer ao presidente do seu partido, que segundo ele, foi a peça chave para a sua reeleição. Carneiro ressaltou a ajuda que obteve do fundo partidário, no valor de R$ 18.300,00, que afirmou nunca ter desde a sua primeira tentativa para vereador, que foi em 1996.


    Cresceram


    Partidos como PV, PRP, PHS, Rede, PR e SD saíram mais fortalecidos na Bahia após o resultado do último domingo das eleições. O PV, que no pleito de 2012 tinha conquistado duas prefeituras, conseguiu eleger seis prefeitos a mais, totalizando oito cidades para a sigla. Já o PRP dobrou o seu número de prefeitos eleitos, passando de dois para quatro. O PR também cresceu. O partido saiu de 16 para 19 prefeituras.


    Cresceram I


    Os partidos Rede, PHS e SD, que não tiveram prefeituras em 2012, viram o cenário melhor. Em 2016, a Rede conseguiu eleger três prefeitos. PHS e SD conseguiram uma prefeitura cada.


    Reduziram


    Apesar de continuar com uma boa representação nos municípios baianos, o PP viu seu número reduzir em três cidades, passando de 56 no pleito de 2012, para 53 neste ano. O PPS perdeu caiu de seis prefeitos para três. O PTN passou de sete para seis prefeituras. PTdoB e PTC não sofreram baixas e continuam com uma prefeitura cada.


    Com ressalvas


    Na sessão de ontem (05/10), o Tribunal de Contas dos Municípios aprovou com ressalvas as contas das Câmaras Municipais de Canavieiras, Esplanada, Fátima, Itanhém, Itiruçu e Jacaraci, da responsabilidade dos vereadores Adenilson Mendes da Silva, Gilson Lima Neto, José Uilson Reis, Luiz Marcos Villas Boas, Robson Mauro Ribeiro e Eucelito Ferreira dos Santos, respectivamente, todas relativas ao exercício de 2015.



  • 05/10/2016


    11.10.2016 10h29m
    Recomendar

    Sobe - Escolas de Feira de Santana por estarem entre as 100 melhores do Enem.


    Desce - Escolas de Feira de Santana que obtiveram nota abaixo da média no ENEM.


    Justiça


    Para fazer justiça sobre a nota de ontem (04) registrando a ausência de deputados da base do governo municipal na campanha do prefeito José Ronaldo, retifico e registro que Carlos Geilson esteve em quase todas as caminhadas e até carreatas de meio de semana. Nos fins de semana, aproveitou para fazer visitas e participar de campanhas de aliados seus em cidades do interior.


    Visita


    Depois da visita do candidato eleito a vereador Zé Filé (Pros) à Câmara na manhã de segunda-feira, ontem foi a vez da visita ao plenário da Casa de outros novos eleitos. Gilmar Amorim (PSDC) Ron (PTC) e João Bililiu (PPS) estiveram presentes e foram saudados em dois momentos pelos vereadores Roque Pereira (DEM) e Alberto Nery (PT). Lulinha (DEM) também esteve presente, mas já no final da sessão.


    Sentiu-se traído


    Chateado com o baixo número de votos no bairro Rua Nova, o qual representa na Câmara, o vereador Correia Zezito (PSL) afirmou que ninguém fez o que ele fez pelo bairro, e que mesmo assim a população não lhe deu o apoio necessário. Correia ainda afirmou que não precisou nem teve dinheiro para comprar votos e que não sabe se será candidato novamente.


    Férias


    O vereador David Neto (DEM) que também não conseguiu a reeleição, disse que continuará fazendo o seu papel de cidadão, cobrando e fiscalizando todas as ações da casa, ele afirmou ainda que não sairá triste, pois tem a convicção de que é um cargo passageiro. “Não tenho interesse de voltar a esta casa, pois o que eu tinha que cumprir aqui, já foi feito, pra mim vai ser até bom, pois vou ter mais tempo”, disse.


    Independente


    Eremita Mota (PSDB) afirmou que o seu mandato nunca pertenceu a ninguém, principalmente ao prefeito José Ronaldo, disse ainda que não se importa se o gestor da cidade confia ou não no seu trabalho e que não exerce o mandato para bajular ninguém. “O mandato pertence a mim e mais ninguém, continuem falando de mim, que eu adoro”, brincou.


    Corrida presidencial


    Vereadores já começam as articulações para concorrerem à presidência da Câmara na próxima legislatura. Ao menos dois já mostraram interesse em tentar ocupar o lugar que pertence atualmente ao vereador Ronny, são eles: Eli Ribeiro (PRB), que disse que tem todo o direito de disputar, pois sempre foi leal com todos e o vereador Isaias de Diogo (PSC), que disse que não perderá a oportunidade.


    Revoltado


    O líder do governo atacou mais uma vez a presidente da APLB Feira de Santana, Marlede Oliveira. O vereador disse que foi xingado pela professora através de um aplicativo de mensagens, ele ainda aproveitou e mostrou o celular para quem quisesse ver. “A APLB está sendo dirigida por uma mulher de baixo calão, ela está ferrada, pois não tem mais a mamata do PT, não é digna de ser presidente de uma entidade tão respeitada, ela me xingou e certamente estava embriagada”, esbravejou.


    Reconhecimento


    O prefeito ACM Neto se reelegeu com 73,99% dos votos válidos de Salvador e um dos elementos de sucesso da sua campanha foi o jingle, cantado pelo pagodeiro Léo Santana, que caiu na boca do povo. Na comemoração do resultado, Neto chamou o jingle de “verdadeiro hino dessa campanha” e homenageou a responsável pelo sucesso, a publicitária Ana Luisa Almeida.


    Altos custos


    A União gasta R$ 164 milhões para pagar a aposentadoria e pensões para 1.170 ex-deputados federais, ex-senadores e dependentes de ex-congressistas. O valor médio do benefício para a categoria é de R$ 14,1 mil, que sofre reflexos dos ajustes nos salários de deputados e senadores. O teto do plano de seguridades dos congressistas é de R$ 33.763. O montante pagaria a aposentadoria de 6.780 pessoas com benefício médio de R$ 1.862,00 no INSS, cujo teto é R$ 5.189,82.


    Lula


    O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é cotado para assumir o comando nacional do partido. O ex-governador da Bahia e ex-ministro da Casa Civil de Dilma Rousseff (PT), Jaques Wagner também é um dos nomes cotados, além do senador Lindbergh Farias (RJ). Estes últimos, no entanto, não conseguem consenso, mas Lula, sim. No entanto, há o receio de colocar o ex-presidente em destaque quando ele é alvo do Juiz Sérgio Moro e de procuradores da Operação Lava Jato. O PT estuda antecipar a troca de comando do partido, antes prevista para 2017. A forma de escolha da nova direção ainda não está definida.



  • 01/10/2016


    04.10.2016 15h45m
    Recomendar

    Sobe - As eleições diretas por ser a maior festa democrática do Brasil.


    Desce - Candidatos que teimam em sujar as ruas com propaganda eleitoral.


    Sorte lançada


    14 partidos ou coligações apresentaram chapas com intuito de eleger vereadores em Feira de Santana. Cinco ou seis deles não terão sucesso na intenção. PMDB, PT do B, PCO, PSOL e a coligação PSB/REDE certamente não farão e o PPL terá dificuldade se não tiver candidato que ultrapasse 2 mil votos para garantir o quociente eleitoral.


    Teimosos


    Apesar do evento de ontem, onde dois candidatos a vereador terem sido conduzidos coercitivamente para prestarem declarações de supostos crimes eleitorais, muitos outros candidatos ainda se articulam para, na madrugada de sábado para domingo, sujarem as ruas e os locais de votação espalhando os seus santinhos. Isso é crime e a Justiça eleitoral não será condescendentes com os infratores. É bom não insistir.


    Novos


    Nas avaliações que faço, a Câmara de Vereadores deverá ter uma renovação entre 9 e 11 vereadores. São números que ficam na média histórica das eleições em Feira. A exceção do pleito de 2012, quando 4 vereadores desistiram de disputar a reeleição.


    Defesa de Dilma


    A defesa da ex-presidente Dilma Rousseff entrou com uma nova ação, no Supremo Tribunal Federal (STF), questionando o impeachment. A peça pede que o processo, que resultou na cassação do mandato de Dilma no final de agosto, seja invalidado.


    Defesa de Dilma I


    Segundo a defesa, no processo houve ausência de pressupostos jurídicos para validar a decisão tomada no Senado. Cardozo alega também que alguns princípios foram desrespeitados e que não foi demonstrada ocorrência de crime de responsabilidade.


    Violência


    O ministro da Defesa, Raul Jungmann, disse ontem (30) que está muito preocupado com a situação de violência envolvendo candidatos nesta campanha eleitoral. O primeiro turno será domingo (2). Segundo ele, as Forças Armadas devem empregar mais de 25 mil militares para segurança e apoio logístico no primeiro turno das eleições municipais.


    Violência I


    O contingente das três forças vão atuar em 420 localidades de 15 estados definidos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que fez a solicitação. Jungmann informou que os militares também vão reforçar a segurança em Itumbiara, em Goiás, onde o candidato à prefeitura do município, José Gomes da Rocha, foi morto na quarta-feira (28), durante a campanha eleitoral.


    Aplicativo


    Criado para facilitar o acesso do eleitor brasileiro ao local de votação e aos postos de justificativa, caso esteja fora do seu domicílio eleitoral, o aplicativo “Onde votar”, desenvolvido pela Justiça Eleitoral, já está disponível para download gratuito na loja Apple Store e na loja Google Play. O software funciona como um guia que auxilia os eleitores que estão em dúvida sobre a zona ou seção em que votam.


    Aplicativo I


    O utilitário permite uma consulta rápida do endereço dos locais de votação e dos postos de justificativa em todo o Brasil. Além disso, a Justiça Eleitoral vai disponibilizar outros 10 aplicativos para dispositivos móveis - smartphones e tablets (Android e IOS). Além do “Onde Votar”, já estão disponíveis para download os aplicativos: Mesários, Agenda JE, JE Processos, Candidaturas, Pardal, Resultados, Boletim na Mão e Eleições 2016.


    Aplicativo II


    O aplicativo “Resultados” permite ao cidadão acompanhar, em tempo real, o resultado das eleições municipais. Já o “Boletim na Mão” faz com que qualquer cidadão acesse de forma rápida, segura e simplificada as informações contidas nos Boletins de Urna, documentos que são impressos após o encerramento da votação e afixados em quadros de aviso nas seções eleitorais.


    Aplicativo III


    O utilitário “Eleições 2016” oferece ao cidadão notícias, vídeos e acesso aos demais aplicativos desenvolvidos pela Justiça Eleitoral. O layout da ferramenta lembra a página do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na internet. Ao entrar no programa, o cidadão poderá obter informações como a situação eleitoral, local de votação, justificativa eleitoral e transporte de eleitores, entre outros.



  • 30/09/2016


    04.10.2016 15h41m
    Recomendar

    Sobe - Justiça Eleitoral por prometer rigor no cumprimento da legislação durante eleições.

     

    Desce - O número crescente de roubos de veículos em Feira de Santana.


    A sede


    Circula um vídeo do candidado a vereador Danilo Ferreira (PT) onde ele mostra a sucção de águas no viaduto da Maria Quitéria para reforçar o achado daquilo que ele entende como problemas na drenagem das trincheiras, ele mostrando a água bombeada, com as mãos, bebe dois goles dela. Como se sabe, o lençol freático de Feira de Santana está completamente contaminado por coliformes fecais. Deu merda!


    Aviso aos abusados


    O Ministério Público Eleitoral notificou, conforme resolução 23.457/2015, artigo 14, que os candidatos evitem derrame de material de propaganda no local de votação ou nas vias próximas, ainda que realizado na véspera da eleição. Avisa ainda que os infratores sujeitam-se a multas sem prejuizos de apuração do crime previsto. Quem quiser pagar pra ver, poderá ser detido até o término da eleição e responderá por processo criminal que pode ser além do eleitoral, crime ambiental. Vai encarar?


    Mistério


    O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) identificou 93 mil pessoas de baixa renda ou com ganhos incompatíveis às doações que fizeram para candidatos a prefeito e a vereador nas eleições do próximo domingo (2). Ao todo, essas pessoas teriam doado R$ 300 milhões.


    Mistério I


    Os números levantam suspeitas de que algumas campanhas utilizaram CPFs de pessoas comuns para aumentar a arrecadação dos candidatos. Até mortos teriam feito doações. De acordo com o TSE, 143 pessoas já mortas doaram cerca de R$ 272 mil. Os dados não diferenciam contribuições financeiras e doações estimativas.


    Boicote


    Sites e blogs com posicionamento pró-governo da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) estão sem receber recursos do governo federal desde junho, com a assunção de Michel Temer (PMDB). Levantamento feito na Secretaria de Comunicação da Presidência, na Petrobras, no Banco do Brasil, na Caixa Econômica e no BNDES registra pagamentos feitos em junho como residuais a maio.


    Boicote I


    A medida teria sido tomada após ordem de Temer para fazer um pente-fino na publicidade, sob alegação que “dinheiro destinado à publicidade não deve financiar opinião, mas sim produtos jornalísticos de interesse público”.


    Risco


    A Polícia Federal diz ter identificado o risco de o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega fugir do Brasil entre setembro e outubro deste ano. Ele chegou a ser preso na semana passada no Hospital Albert Einstein, enquanto acompanhava a esposa em uma cirurgia, durante a 34ª fase da Operação Lava Jato.


    Risco I


    Segundo informações do jornal Folha de S. Paulo, investigadores afirmam que Mantega e a mulher, Eliane Berger, estavam com passagens compradas para Paris, com embarque marcado para a última sexta (23), no dia seguinte à detenção.


    HIV


    Um novo medicamento para o tratamento de pacientes com HIV e Aids entra para a lista de medicamentos disponíveis no Sistema Único de Saúde. Trata-se do antirretroviral “dolutegravir”, que será destinado a novos pacientes diagnosticados o vírus e pacientes que apresentam resistência aos medicamentos, tenofovir, lamivudina e efavirenz já oferecidos atualmente pelo SUS.


    Endividamento


    O endividamento dos brasileiros apresentou crescimento discreto e chegou a 58,2% em setembro deste ano. Na comparação com agosto, o aumento foi de 0,2%. No entanto, em relação ao mesmo mês do ano passado, foi registrada queda de 5,3%.



Os comentários e textos não representam a opinião do portal; a responsabilidade pelo blog é do autor da mensagem.
Folha do Estado da Bahia
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia