Em cima da hora:
UPE abre inscrições para cursos de idiomas e informática nesta segunda
-
  • Facebook
  • Twitter
  • Orkut
  • Feeds
  • 13/12/2016


    13.12.2016 10h04m
    Recomendar

    Sobe - O Estado e o MP pela implantação em Feira do comitê regional de combate a sonegação fiscal


    Desce - Instituições e/ou servidores que vazam documentos para a imprensa de investigações que correm em segredo de Justiça


    Consequências


    A delação premiada do ex-diretor de Relações Institucionais da Odebrecht Cláudio Melo Filho deve trazer resistências à aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da reforma da Previdência na Câmara dos Deputados. Segundo a imprensa nacional, oposição e PSB, partido que tem votado com o governo Michel Temer, já falam em obstruir a votação do projeto.


    Contornando a situação


    Na tentativa de conter a crise política que avançou sobre o Planalto após revelação de detalhes da delação da Odebrecht, o presidente Michel Temer quer um acordo definitivo com o PSDB e planeja o anúncio de medidas econômicas para tentar tirar seu governo das cordas, conforme a Folha de S. Paulo. No domingo (11), Temer recebeu aliados no Palácio do Jaburú para discutir o atual cenário.


    Rui nega


    O governador Rui Costa negou ter recebido dinheiro da Odebrecht, como delatou o ex-executivo Claudio Melo Filho. Segundo o petista, uma olhada na sua prestação de conta é possível observar que a empresa não dou dinheiro para a sua campanha ao governo do Estado em 2014. Rui assevera que não houve contribuição alguma. "Não dou jeitinho. Ou o dinheiro entra de forma legal conforme a lei manda ou eu não vou aceitar". Segundo Melo Filho, o repasse foi autorizado depois que Rui Costa, na época secretário da Casa Civil, conseguiu resolver uma disputa judicial envolvendo a Odebrecht e o governo do estado.

     

    Está tranquilo


    O presidente do Senado Renan Calheiros (PMDB-AL) divulgou uma nota em que afirma estar tranquilo para esclarecer todos os pontos levantados na investigação que resultou na denúncia contra ele apresentada na segunda-feira (12), no Supremo Tribunal Federal (STF), pelo procurador-geral da República Rodrigo Janot. Na denúncia, a primeira contra o senador derivada da Operação Lava Jato, Renan foi acusado de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.


    Sem paz


    Um homem, de 44 anos, foi detido na manhã de domingo passado (11), por danificar o portão da casa do presidente Michel Temer, em Alto de Pinheiros, zona oeste de São Paulo. Policiais militares faziam o patrulhamento de rotina quando perceberam um tumulto em frente a uma residência. O homem falava palavras desconexas e, com um pedaço de madeira, bateu duas vezes no portão, o caso foi registrado como dano e perturbação do sossego.


    Marina na liderança


    A ex-senadora Marina Silva (Rede) é a líder nos cenários de segundo turno da eleição presidencial de 2018 segundo pesquisa de intenção de voto do Datafolha. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cresceu nas simulações de primeiro turno na comparação com o levantamento anterior do instituto de pesquisa, realizado em julho, mas perderia a eleição para Marina em um eventual segundo turno por uma diferença de nove pontos.


    Ficou constrangido


    O presidente Michel Temer decidiu ceder à pressão de assessores e aliados e adotar uma agenda de viagens para o Norte e Nordeste, considerados redutos eleitorais petistas. Um dos principais motivos para a mudança foi o incômodo de Temer com um comentário feito pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso em conversas reservadas. De acordo com relatos de aliados, o peemedebista não gostou da crítica feita pelo tucano de que ele não conhece o país e resolveu mudar a postura. 



  • 10/12/2016


    10.12.2016 10h41m
    Recomendar

    Sobe - O Papa Francisco ao comparar “pecado” de espalhar notícias falsas a fascínio por comer fezes


    Desce - Número de inadimplentes no Brasil por representar quase 40% da população adulta do País


    Sem apoio


    Alfredo Bertini deixou nesta quinta (8), o cargo de secretário do Audiovisual (Sav), órgão ligado ao Ministério da Cultura (MinC). Ele havia sido nomeado pelo ex-ministro Marcelo Calero em junho. Segundo uma fonte do MinC, que pediu para não ser identificada, Bertini ficou sem apoio depois que Marcelo Calero, substituído por Roberto Freire, pediu demissão no mês passado. Ainda segundo essa fonte, logo após a saída de Calero, Bertini ficou duas semanas em Recife sem voltar para Brasília e alegou problemas de saúde.


    Cancelado


    O Natal de Vitória da Conquista, no sudoeste, foi cancelado. Em nota, publicada na quinta-feira (8), a prefeitura municipal alegou falta de recursos para promover a festa. Esta seria a 20ª edição do Natal da Cidade, como o evento foi denominado. De acordo com o secretário de Cultura, Nagib Barroso, mesmo com a redução do projeto, a festa só seria possível com a participação de “parceiros externos”, o que não ocorreu.


    Favorável


    O Ministro da Saúde, Ricardo Barros, declarou na quinta-feira (8) ser favorável ao cumprimento da norma da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que proíbe os aditivos que dão sabor e cheiro aos cigarros. “80% dos fumantes começam a fumar antes dos 18, então, para esse público esses aditivos são atraentes. Isso não é bom para a saúde pública”, disse Barros, após reunião do Conselho Nacional de Saúde, segundo a Agência Brasil.


    Caixa Dois


    Em delação à Operação Lava Jato, a Odebrecht declarou que fez pagamento de caixa dois, em dinheiro vivo, para as campanhas de 2010 e 2014 do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB). Segundo a Folha, executivos da empresa citaram duas pessoas de convívio do governador que intermediaram a entrega do dinheiro. Os diretores disseram que não conversaram diretamente com o governador paulista. Ainda segundo a delação, cerca de R$ 2 milhões em espécie foram entregues ao empresário Adhemar Ribeiro, irmão da primeira-dama, Lu Alckmin.


    Estímulo


    O governo brasileiro quer estimular empresas norte-americanas a serem concessionárias em projetos de infraestrutura no Brasil, como em aeroportos, rodovias e ferrovias. “Hoje não temos nenhuma empresa americana concessionada em infraestrutura no Brasil. Nosso objetivo é que, a partir desse diálogo, venhamos ter empresas americanas na área de concessão no Brasil”, afirmou o ministro Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, que participou nesta quinta-feira (8) da 1ª Reunião Anual Brasil-Estados Unidos sobre Desenvolvimento de Infraestrutura.


    Mistério


    O presidente Renan Calheiros foi orientado por um ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) a não receber o oficial de Justiça que o notificaria da decisão liminar do ministro Marco Aurélio Mello, que o afastou da presidência do Senado. De acordo com o colunista Lauro Jardim, de O Globo, a conversa com o ministro, que não teve o nome revelado na publicação, ocorreu por telefone na segunda-feira (5).


    Malha fina


    A Receita Federal informou na quinta-feira (8), que 771.801 declarações estão retidas na malha fina do Imposto de Renda 2016 devido a inconsistência das informações. O Fisco recebeu um total de 29.542.894 declarações neste ano. Do total de declarações retidas, 75% apresentam imposto a restituir, enquanto 22% têm imposto a pagar e 3% não apresenta necessidade de restituição ou pagamento.


    Lavagem de dinheiro


    O prefeito eleito de Embu das Artes, Ney Santos e outras 13 pessoas foram presas preventivamente ontem (9) em ação da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Batizada de Operação Xibalba, a ação tem o objetivo de desarticular uma facção criminosa que usa postos de combustíveis para lavar dinheiro do tráfico de drogas.


    Lavagem de dinheiro I


    Além das prisões preventivas, os duzentos policiais militares saíram às ruas em cinco cidades da Grande São Paulo, incluindo a capital, em auxílio ao Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), órgão do Ministério Público Estadual, para cumprir 49 mandados de busca e apreensão.



  • 09/12/2016


    09.12.2016 15h10m
    Recomendar

    Sobe - O Banco Central (BC) por definir prazo para o fim da exclusividade de bandeiras em máquinas de cartão.


    Desce - A política que beneficia presos com saídas temporárias.


    Pela paz


    O senador baiano Otto Alencar (PSD) afirmou que a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de manter o presidente do Senado, Renan Calheiros, à frente da Casa “diminui a tensão entre o Legislativo e o Judiciário”. “Foi uma decisão que diminui a tensão entre Legislativo e Judiciário. Agora, vai se dar andamento à pauta e vai votar a PEC 55”, afirmou.


    Soltura negada


    O desembargador federal Abel Gomes, do TRF2 (Tribunal Regional Federal da 2ª Região) negou nesta quarta (7), habeas corpus que pedia a revogação da prisão da ex-primeira dama do Estado do Rio de Janeiro Adriana Ancelmo, detida no Complexo Penitenciário de Bangu. As informações são da Agência Brasil. Mulher do ex-governador Sérgio Cabral, que também está preso no complexo, ela foi presa preventivamente na última terça-feira (6), acusada de lavagem de dinheiro e participação em organização criminosa.


    Condenado a prisão


    Emílio Odebrecht, patriarca da empreiteira que leva seu sobrenome, irá cumprir pena de quatro anos de prisão domiciliar, decorrente de acordo de colaboração premiada no âmbito da Operação Lava Jato. De acordo com a Folha, o acordo feito entre o dono da Odebrecht e os procuradores da força tarefa, ele cumprirá os dois primeiros anos em prisão domiciliar no regime semiaberto, quando poderá trabalhar durante o dia e deverá se recolher em casa à noite.


    Interesses maiores


    A vitória do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), no Supremo Tribunal Federal (STF) incluiu um acordo político para a aprovação na próxima semana da PEC do teto, além de outras propostas fundamentais para o governo Temer, como a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e o Orçamento da União de 2017. Segundo interlocutores de Renan, o acordo também incluiu a desistência de votar o projeto da Lei que Pune o Abuso de Autoridade.


    Privilegiados


    Caciques da Câmara e do Senado articulam uma emenda à Constituição para blindar os presidentes das duas Casas. De acordo com a Folha, a ideia é deixar claro que, se eles ficam impedidos de exercer a Presidência da República quando se tornam réus, também devem partilhar o benefício do chefe do Executivo de não ser responsabilizado por fato sem relação com o mandato – pontos previstos no mesmo artigo da Constituição. Para não alimentar a crise, a proposta é apresentar o texto só em 2017. A dificuldade será combinar com as ruas a aprovação de mais uma medida para beneficiar políticos.


    Ficha suja


    O Tribunal de Contas da União (TCU) tem novo presidente. Nesta quarta-feira (7), o tribunal escolheu, por unanimidade, Raimundo Carreiro para presidência da Corte. De acordo com a Agência Brasil, na mesma sessão, o ministro José Múcio Monteiro foi conduzido ao cargo de vice-presidente. Carrero foi citado em julho do ano passado pelo dono da empreiteira UTC, Ricardo Pessoa. Segundo delação de Pessoa, ele repassou R$ 1 milhão a Tiago Cedraz, filho do ex-presidente do TCU Aroldo Cedras, para que chegasse até Raimundo Carreiro.


    Críticas


    “Você sabia que, se não fizermos a reforma da Previdência, em poucos anos ela vai quebrar?”. Esta é a chamada da propaganda do governo sobre a proposta de mudanças no sistema previdenciário, contidas na PEC 287, publicada na madrugada de terça-feira (6), na página do Portal Brasil no Facebook. O número de comentários já é superior a 2.214. A maioria deles respondia à pergunta do governo com o seguinte raciocínio: “essa conta não bate. Se usarem os recursos descontados dos trabalhadores para pagar a Previdência e não para manter privilégios, não há déficit”.



  • 08/12/2016


    08.12.2016 11h22m
    Recomendar

    Sobe - As mensagens de fé e esperança levadas a presidiários em Feira de Santana.


    Desce - Violência dentro de casa que resultou na tragédia onde filha matou a própria mãe.


    Denúncia


    O Ministério Público Estadual convidou o vereador David Neto (DEM) para ouví-lo sobre a denúncia que fez, na Câmara, na última segunda-feira. Naquela sessão, o vereador disse: "quatro anos atrás, uma pessoa que trabalhava na área de saúde indicada por uma vereadora disse que dividia o salário com ela". David disse ainda que ela não lhe revelou o nome da edil, senão teria declarado no plenário.

     

    Gratidão


    O vereador Edvaldo Lima agradeceu aos vereadores que votaram a favor da retirada da meta 22 do Plano Municipal de Educação, que foi aprovado na terça (06), na Câmara. "As escolas não estão dando conta do ensinamento normal, quanto mais se tiver que ensinar gênero e sexualidade? Foi a vitória da família feirense, a maior da história", afirmou.


    Natal Encantado


    O projeto Natal Encantado promovido pela prefeitura de Feira de Santana foi elogiado pelo vereador Welligton Andrade (PSDB), ele afirmou que mesmo com as dificuldades financeiras, o munícipio vai conseguir realizar uma das maiores festividades do estado. "O Natal Encantado é uma grande riqueza, implantado pelo secretário Jailton Batista, o governo com muita criatividade vai trazer grandes nomes nacionais e não vai perder de vista a valorização dos artistas locais", disse.


    Reforma


    Alberto Nery (PT) criticou algumas mudanças previstas na reforma da previdência social, ele afirmou que no fim das contas, o trabalhador sempre paga o preço e questionou o motivo de as grandes empresas, que segundo ele, sonegam impostos não sofrerem as consequências das mudanças.


    DEM


    Após o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) reformar a decisão que impedia que Fernando Gomes de tomar posse em Itabuna, o DEM comandará quatro das cinco maiores prefeituras da Bahia. O fato foi comentado pelo presidente do DEM no estado, o deputado federal José Carlos Aleluia. "Ou seja, mesmo com o PT ainda no comando do estado, grande parte da população baiana já escolheu um governo direto do Democratas e aliados", disse, no Twitter.


    Impeachment


    O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou ontem (7), que não instalou a comissão que deve analisar o impeachment do presidente Michel Temer, porque os líderes partidários não indicaram nomes para o colegiado. A explicação será dada ao ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF). Mello cobrou na terça-feira (6), explicações da Câmara sobre a Casa ainda não ter atendido a ordem judicial. Maia disse que vai responder ao ministro "com toda clareza".


    As joias


    O Ministério Público Federal afirma na denúncia contra o ex-governador Sérgio Cabral e a ex-primeira-dama Adriana Ancelmo que cerca de R$ 2 milhões foram gastos em joias em datas comemorativas do casal. Segundo os dados levantados, Cabral gastou R$ 1 milhão em 18 de julho de 2012, data em que sua mulher completou 42 anos. Neste dia ele adquiriu na joalheria Antônio Bernardo o anel Mozart com turmalina (R$ 159 mil), o colar Blue Paradise com turmalina (R$ 229 mil) e o brinco espeto de turmalina paraíba (R$ 612 mil).


    Espinhosa


    Hoje, o secretário da Cultura, Jorge Portugal terá encontro com o governador Rui Costa. Na pauta, segundo disse, discussão de projetos. Entretanto, fontes dizem que o encontro tem outro motivo. Seria uma conversa espinhosa. Um encontro para agradecer os dois anos à frente da Cultura. Nos bastidores do Palácio de Ondina já é dada como certa a saída de Jorge Portugal. A coluna Satélite desta terça-feira traz como possível substituto de Jorge Portugal, o ex-ministro da Cultura Juca Ferreira.


    ACM Neto


    O prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), e uma comitiva de prefeitos tiveram uma audiência com a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, para tratar de assuntos de interesse dos municípios. O principal tema da reunião foi a participação dos municípios nos recursos oriundos da Lei de Repatriação. O presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Márcio Lacerda, que administra Belo Horizonte (MG), também estava presente.


    Na cadeia


    A mulher do ex-governador do Rio Sérgio Cabral, a advogada Adriana Ancelmo deu entrada na noite de terça-feira (6), no Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu, após ter a prisão preventiva decretada pela Justiça Federal. Ela foi fotografada com a camiseta verde oficial do presídio, com inscrição da Seap (Secretaria de Administração Penitenciária). 



  • 07/12/2016


    08.12.2016 11h20m
    Recomendar

    Sobe - Câmara Municipal por excluir ideologia de gênero do projeto de lei que institui o Plano Municipal da Educação


    Desce - A crise institucional entre Senado e STF por falta de bom senso


    Doido


    Foi o ministro Marco Aurélio o responsável por afastar Renan Calheiros da presidência do Senado. Por conta disso, o ministro e presidente Tribunal Superiror Eleitoral (TSE), Gilmar Mendes, afirmou que a situação seria o caso de inimputbailidade ou impeachment. De acordo com a coluna de Lauro Jardim , Mendes teria dito que “não se corre atrás de doido, poque não se sabe para onde ele vai”, declarou.


    Pacto


    O governador Rui Costa afirmou que o momento do país exige pacto entre estados e municípios. A declaração foi feita nesta terça-feira (6) durante abertura de um encontro de prefeitos em Guarajuba, no Litoral Norte baiano. “O Brasil vive a pior crise econômica, política e institucional dos últimos 50, 60 anos. Temos que trabalhar juntos pela solução da crise no nosso país. Recebemos uma tarefa, uma responsabilidade, que é a de executar tudo o que nos comprometemos com o nosso povo, seja na saúde, na educação ou na infraestrutura, em todas as áreas”, afirmou Rui.


    Mandado


    O piloto do avião que transportava a delegação da Chapecoense para a Colômbia, Miguel Quiroga, tinha mandado de prisão decretado por ter desertado da Força Aérea. A informação foi passada pelo ministro boliviano da Defesa, Reymi Ferreira, nesta segunda-feira (5), segundo o qual os pilotos assumem compromisso de, após formados, não se retirarem da Força Aérea até cumprirem com os anos de serviço militar previstos. Quiroga teria evitado a prisão com recursos na Justiça, de acordo com O Globo.


    Substituição


    O ex-ministro da Cultura Juca Ferreira está próximo de finalizar as negociações com o governo para substituir Jorge Portugal na Secretaria de Cultura do Estado (Secult). Segundo informações da coluna Satélite, do jornal Correio, fontes do alto escalão da gestão Rui Costa confirmam as conversas e o tema predominou nas rodas de conversa da solenidade de início da operação comercial da linha 2 do Metrô, nesta segunda-feira (6).

     

    Reforma


    A reforma da previdência proposta pelo governo trará uma economia de cerca de R$ 678 bilhões em 10 anos para o INSS e os benefícios de assistência social. Em relação ao Regime Próprio de Previdência, que paga as aposentadorias dos servidores públicos, a economia será de cerca de R$ 60 bilhões em 10 anos. “A redução dos custos vai ocorrer com o passar do tempo. A economia vai aumentando”, explicou o secretário de Previdência Social, Marcelo Caetano.


    Não vai


    A Mesa Diretora do Senado decidiu ontem (6), que não vai cumprir a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Marco Aurélio Mello, de afastar o presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL). Os senadores definiram que vão aguardar a deliberação do plenário da Corte sobre o caso. A decisão foi tomada em uma reunião com Renan, que teria garantido ter respaldo jurídico para não assinar a notificação sobre a determinação de Marco Aurélio.


    Disputa


    O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia Marcelo Nilo (PSL) reuniu 29 deputados estaduais em um almoço no Barbacoa. A razão para o encontro foi a disputa pela presidência do Legislativo no biênio 2017/18. Com a antecipação da campanha, Nilo tenta mostrar força para se viabilizar, pelo sexto mandato consecutivo, presidente do Palácio Luís Eduardo Magalhães. Vai gastando as fichas que tem para superar os deputados Ângelo Coronel (PSD) e Luiz Augusto (PP).


    Aprovadas


    Por decisão unânime dos conselheiros, mais uma vez as contas da Câmara de Salvador foram aprovadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). Em sessão pública na tarde de ontem (6), o voto favorável do relator Plínio Carneiro da Silva Filho foi acompanhado pelos outros seis conselheiros do TCM, com a aprovação das contas relativas ao exercício de 2015, da gestão do presidente Paulo Câmara (PSDB).



  • 06/12/2016


    06.12.2016 16h03m
    Recomendar

    Sobe - As manifestações do último domingo em diversas cidades realizadas de maneira ordeira


    Desce - A falta de educação por parte de alguns professores que, intolerantes, não aceitam o contraditório


    Último encontro


    O último Encontro com o Presidente de 2016 será nesta quarta-feira (07), a partir das 7:30, na sala de reuniões do prédio anexo à Câmara Municipal de Vereadores de Feira de Santana. O evento tem como principal objetivo aproximar o legislativo feirense da imprensa que cobre diariamente os trabalhos da Casa da Cidadania. “Chegamos ao nosso último encontro de 2016 e para tanto gostaria de contar com a presença de todos da imprensa local, que cobrem os trabalhos da Câmara de Feira de Santana. Será um prazer estar com vocês para que possamos discutir o ano legislativo de 2016 e os anseios para 2017”, convida o presidente da Câmara de Feira de Santana, vereador Reinaldo Miranda, Ronny (PHS).


    Cadê as provas?


    O vereador David Neto mais uma vez fez acusações sem provas na tribuna, durante a sessão desta segunda (05). Ele afirmou que existe vereador na Casa que em troca de indicações, reparte salários de cooperados de sindicatos. O presidente da Casa, Ronny Miranda afirmou que levará o caso à diante, em busca de provas para que os culpados sejam punidos para que o nome da Câmara não fique sujo.

     

    Nota zero


    O vereador Isaias de Diogo (PSC) afirmou que encontrou na praça em frente à prefeitura uma mobilização em combate à tríplice epidemia e que deu nota zero à maneira de como estava sendo realizada, pois os agentes foram tirados dos seus bairros e localidades para ficarem distribuindo panfletos nas ruas do centro. “Estes agentes deveriam estar em campo, trabalhando e combatendo os altos índices de epidemias”, afirmou.


    Falta pouco


    Edvaldo Lima (PP) afirmou que a escola José Martins dos Santos, em Jaguara, na localidade do Rio do Peixe está 99% concluída, depois de 3 anos, graças ao seu trabalho. “Se não fosse a minha luta, esta obra ainda estava parada. Rio do Peixe terá uma escola novinha para os seus alunos e professores trabalharem”, disse.


    Bom trabalho


    Em defesa do governo, o vereador Marcos Lima (PRP) disse que o governo municipal possui mais de 200 escolas e que em menos de 4 anos, cerca de 130 foram reformadas. “É obrigação do município, o governo tem seriedade com o dinheiro público e isso nunca aconteceu em Feira de Santana. Todas as outras escolas serão reformadas, pois o governo tem investido em educação. O concurso público que fizemos de início seria apenas para chamar 50 professores chamamos mais de 500, vamos dar continuidade a este compromisso”, afirmou.


    Abuso


    O pacote de medidas contra a corrupção, em tramitação no Congresso Nacional, que prevê, entre outras coisas, as condutas pelas quais juízes e membros do Ministério Público poderão responder por abuso de autoridade, foi tema de discurso do vereador David Neto (DEM), na tribuna da Câmara Municipal de Feira de Santana, nesta segunda-feira (05). Para o vereador, essa medida só não é bem aceita por juízes que agem de forma incorreta. “Esta semana mesmo eu vi um juiz, uma pessoa séria dizendo que esse projeto não interferia, pois só faz mal aos maus juízes e promotores que existem. Aqueles que colocam a mão no Judiciário, o máximo de pena que recebem é a aposentadoria compulsória, se afastam do cargo, são colocados para fora, mas saem com uma aposentadoria de R$ 20 mil”, disse. Na oportunidade, o edil relatou que, há alguns anos, ao se posicionar contrário ao fechamento de um estacionamento em Feira de Santana, foi vítima de abuso de autoridade praticado por um promotor.


    Na íntegra


    A presidente da APLB-Feira, Marlede Santos, fez uso da tribuna livre da Câmara Municipal de Feira de Santana, na manhã de ontem (05), para tratar sobre o projeto de lei que dispõe sobre o Plano Municipal de Educação. A sindicalista pediu que os vereadores aprovassem a matéria na íntegra. “Peço que os vereadores aprovem o Plano Municipal de Educação na íntegra, da maneira que elaboramos. Feira de Santana, só agora coloca para votação um plano que já foi aprovado há tempos em outras cidades da Bahia. Este Plano será importante porque dará as diretrizes para a educação de Feira de Santana, que precisa dele com urgência, pois a educação da nossa cidade deixa muito a desejar”, afirmou Marlede Santos.



  • 03/12/2016


    03.12.2016 11h03m
    Recomendar

    Sobe - Filósofo feirense Prof. Dr. Nilo Henrique por representar o Brasil em evento internacional


    Desce - Ex-governador Sérgio Cabral Filho e a mulher dele, Adriana Ancelmo por serem indiciados pela Polícia Federal


    Parabéns, pastores!


    Parabenizo todos os pastores que foram laureados pela Câmara Municipal de Feira de Santana na noite da última quinta-feira, 1º de dezembro. Os evangélicos têm feito um trabalho singular em Feira de Santana e a Câmara está de parabéns por reconhecer e valorizar estes homens e mulheres que têm contribuído para construção de uma sociedade mais humanizada.


    Ronaldo lamenta


    O Governo Municipal de Feira de Santana lamenta o falecimento do empresário José da Costa Falcão, ocorrido na quinta-feira, 01. O sepultamento aconteceu, ontem, no Cemitério Piedade. “Neste momento de dor, solidarizamo-nos com a família enlutada. Que Deus possa confortar e consolar a todos entes queridos”, declarou o prefeito José Ronaldo de Carvalho.


    Greve da PM


    O deputado estadual e coordenador da Associação dos Praças Policiais e Bombeiros Militares da Bahia (Aspra), Marco Prisco (PPS), descartou a possibilidade de a categoria cruzar os braços. Ao final da assembleia realizada ontem, no Ginásio dos Bancários, Prisco criticou a falta de disposição do governo estadual em discutir as reivindicações da classe.


    Greve da PM I


    O grupo, com cerca de 800 militares, saiu em passeata pela Avenida 7 até à Praça Piedade, onde rezaram em memória a policiais assassinados e também às vítimas e familiares da tragédia do voo da delegação da Chapecoense. “Estamos em assembleia permanente”, disse Prisco, ao informar que os policiais voltam a se reunir em assembleia na próxima terça-feira (6).


    Dilma na FPA


    Dilma Vana Rousseff tomou posse, ontem, como presidenta do Conselho Curador da Fundação Perseu Abramo (FPA). A reunião, que aconteceu durante todo o dia, em São Paulo, também deu posse à nova diretoria da Fundação e aos novos conselheiros e conselheiras designados pelo Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores.


    8 anos de prisão


    O ex-tesoureiro do PP João Claudio Genu foi condenado por vantagem indevida - para si e outros - acertada em contratos da Petrobras com a diretoria de Abastecimento. Ele foi condenado por 11 crimes corrupção passiva e associação criminosa a oito anos e oito meses de reclusão.


    8 anos de prisão I


    Ele era réu apenas em um processo na Operação Lava Jato portanto, está é a primeira condenação dele. O advogado Marlus Arns, responsável pela defesa de Genu, informou que vai recorrer da decisão.


    Mamãe Noel presa


    A prefeita de Ribeirão Preto, Darcy Vera, presa na manhã de ontem (2), na operação Mamãe Noel, da Polícia Federal (PF), foi transferida para a capital paulista no início da tarde. Vera chegou a sede da PF de São Paulo, na Lapa. A prefeita - acusada de corrupção passiva, peculato e associação criminosa - foi afastada do cargo e presa pela Polícia Federal e pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público (MP) paulista.


    Próxima semana


    A semana que vem será uma das mais movimentadas para a Lava Jato. Isso porque, os primeiros depoimentos dos executivos da Odebrecht que assinaram delação premiada com o Ministério Público Federal devem ser agendados para a próxima semana. Eles deverão ser interrogados em Brasília, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e outras cidades onde residem.



  • 02/21/2016


    02.12.2016 09h27m
    Recomendar

    Sobe - O legado deixado por José da Costa Falcão em Feira de Santana


    Desce - Águas da Lagoa Grande por serem consideradas impróprias por estudo


    Luto


    Faleceu ontem (1), o empresário José da Costa Falcão, com destacada atuação no setor empresarial de Feira de Santana, sendo o primeiro presidente e fundador da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), em 1962, em uma comissão com mais treze sócios fundadores, que assinaram a ata.


    Luto I


    Na biografia de José da Costa Falcão também está a passagem pela presidência do Fluminense de Feira. Uma missa de corpo presente será celebrada nesta sexta-feira (2), mesmo dia do sepultamento do marcante empresário, às 10h no Cemitério Piedade.


    Sugestão


    O juiz federal Sérgio Moro entregou ontem (1ª), no Senado Federal, uma sugestão de mudança no projeto de lei que trata do abuso de autoridade. Segundo Moro, há a preocupação de que o projeto possa servir como um instrumento de intimidação de juízes, promotores, procuradores e autoridades policiais de todas as instâncias. Em reunião com senadores, o juiz entregará um documento que apresenta um novo artigo.


    Temer em Chapecó


    O governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, disse que o presidente Michel Temer aceitou seu convite para visitar a cidade catarinense de Chapecó. Segundo ele, a visita será nesta sexta-feira (2). A cidade está comovida após o acidente aéreo que matou jogadores do time local, a Chapecoense. "Eu convidei o presidente Temer para visitar a cidade, e ele aceitou", disse o governador após reunir-se com o presidente no Palácio do Planalto.


    Alteração


    O parecer do senador Pedro Chaves (PSC-GO) sobre a reformulação do ensino médio brasileiro foi aprovado pela comissão mista formada por deputados e senadores que analisa a matéria. O texto foi validado com placar de 16 a 5. O parecer, que altera a medida provisória (MP) original, estabelece que, a cada ano, 60% da carga horária seja destinada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e 40% aos itinerários formativos. A apreciação ocorreu nesta quarta-feira (30), um dia após a divulgação do parecer pelo relator, e não passou ilesa aos bate-bocas.


    Os baianos


    Durante a votação, na madrugada da última quarta-feira (30), apenas cinco parlamentares baianos votaram contra a emenda do projeto de lei do pacote de combate a corrupção que garantiu o crime de responsabilidade para juízes e procuradores. Foram contrários a medida, Antonio Brito (PSD), Antonio Imbassahy (PSDB), Bebeto (PSB), João Gualberto e Jutahy Jr., ambos do PSDB. O restante votou a favor. A medida gerou revolta no corpo jurídico, principalmente o ligado a Operação Lava Jato, que ameaçou renunciar a operação, caso o presidente Michel Temer (PMDB) sancione a lei.


    Vazou


    O Ministério Público Federal no Ceará (MPF/CE) informou que recebeu relatório da Polícia Federal (PF) constatando que as provas do primeiro e do segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), além da prova da redação, vazaram para pelo menos dois candidatos antes do início do teste.O Enem foi aplicado nos dias 5 e 6 de novembro para 5,8 milhões de candidatos em todo o país.


    Peculato


    No intervalo da sessão em que o Supremo Tribunal Federal analisa se aceita ou não a denúncia contra Renan Calheiros (PMDB-AL), o advogado de defesa, Aristides Junqueira, comentou ao Broadcast, serviço de notícia em tempo real da Agência Estado, o voto do ministro relator Edson Fachin, que acolheu em parte a denúncia e votou por abrir a ação penal contra o presidente do Senado pelo crime de peculato. 



  • 01/12/2016


    01.12.2016 20h09m
    Recomendar

    Sobe - Campanha de prevenção e combate a Aids desenvolvida em Feira de Santana


    Desce - Água da Lagoa Grande por ser inapropriada para harmonia paisagística


    Orçamento


    A Câmara Municipal de Feira de Santana fará uma audiência pública para debater o Projeto de Lei nº 84/2017, de autoria do Poder Executivo, que estima a receita e fixa a despesa do Município de Feira de Santana para o exercício de 2017, nesta quinta-feira (01), às 9 horas, no plenário da Casa da Cidadania. Para o evento será convidado o secretário Municipal de Planejamento, Carlos Brito. “Sabemos que a destinação orçamentária é de suma importância para o crescimento da nossa cidade. Então, decidimos fazer esta audiência para que a população possa participar e colaborar para a melhor destinação dos recursos. Gostaria de contar com a presença de todos neste dia”, convidou o presidente da Câmara Municipal de Feira de Santana, vereador Reinaldo Miranda, Ronny (PHS).


    Nega


    O vereador David Neto (DEM) afirmou que nunca esteve na tribuna para dizer que os colegas compraram votos, que afirmou apenas que na Casa existem pessoas esclarecidas. “O Ministério Público já está investigando quem deu as 500 cestas básicas, todos vocês terão muitas surpresas mais pra frente”, afirmou.


    Será?


    David Neto ainda comentou uma matéria que segundo ele foi publicada no site do jornalista Jair Onofre. “Existem funcionários públicos inscritos no Bolsa Família e até teve um que doou R$ 4 mil a um candidato. Acredito que esta pessoa não será diplomada, tem que ter inspeção sim, é fácil investigar e a polícia vai botar pulseira em muita gente em Feira de Santana”, concluiu.


    Ocupação


    O vereador Isaias de Diogo (PSC) afirmou que encontrou um professor estadual em um movimento de uma das escolas que estão ocupadas em Feira. “Será que existe alguma motivação destes professores para que os alunos continuem esta ocupação? Peço ao conselho tutelar que também visite estas escolas ocupadas, pois muitos menores estão dormindo desacompanhados. Não aceito que professores sejam ferramentas de incentivo para que estes alunos cometam este delito, prejudicando mais de quatro mil outros estudantes, com certeza são professores ligados ao PT e ao PSOL”, afirmou.


    Ameaça


    Os procuradores que integram a força-tarefa da Operação Lava Jato ameaçaram abandonar as investigações caso o pacote de medidas anticorrupção aprovado pela Câmara dos Deputados nesta madrugada seja aprovado pelo Senado. Em votação que começou na noite da última terça (30) e acabou por volta das 4h15 (horário de Brasília), os parlamentares retiraram seis das dez medidas propostas pelo Ministério Público Federal e alteraram os textos das demais, incluindo temas polêmicos como a punição de juízes e membros do MP por crime de responsabilidade.


    HIV


    Apesar de diagnosticadas com HIV, 260 mil pessoas não realizam tratamento no Brasil, informou ontem (30) o Ministério da Saúde. Estimativas apontam ainda que outras 112 mil não sabem que são infectadas pelo vírus por não apresentarem sintomas. Para a diretora do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais, Adele Benzaken, as pessoas que têm conhecimento da infecção, mas não recebem tratamento estão, em sua maioria, em negação. “O jovem muitas vezes nega sua condição sorológica”, afirmou.


    No comando


    O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sinalizou pela primeira vez na última segunda-feira (28) que pode vir a assumir o comando nacional do partido. O aceno foi feito durante evento em Belo Horizonte (MG). Segundo informações da coluna Painel, do jornal Folha de S. Paulo, Lula ainda resiste e “faz charme”, mas de acordo com interlocutores mais próximos, ele admite que talvez não exista alternativa - o plano seria assumir a presidência do partido para evitar um racha da legenda. O ex-presidente também tem planos para a corrida presidencial de 2018 e seus apoiadores querem lançá-lo logo após o carnaval.



Os comentários e textos não representam a opinião do portal; a responsabilidade pelo blog é do autor da mensagem.
Folha do Estado da Bahia
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia