Em cima da hora:
UPE abre inscrições para cursos de idiomas e informática nesta segunda
-
  • Facebook
  • Twitter
  • Orkut
  • Feeds
  • 11/03/2016


    11.03.2016 16h15m
    Recomendar

    Sobe - Ministério Público por intermediar acordo entre rodoviários e empresas de ônibus.

     

    Desce - a reforma do Estádio Joia da Princesa que se arrasta.

     

    DEM e Lulinha


    O partido Democrata que conta em suas fileiras com os vereadores Carlito do Peixe, David Neto e Gerusa Sampaio, recebeu ontem (10) o Vereador Luiz Augusto de Jesus - Lulinha - como novo filiado. O edil retornou depois de um afastamento de dois anos da legenda, quando se filou ao PEN. Ontem, entregou a ficha de filiação ao Prefeito José Ronaldo, presidente do partido que a abonou. Lulinha se afasta do mandato no dia 31 com retorno do titular Justiniano França, que está na Secretaria de Serviços Públicos.

     

    Curuca e DEM


    Amanhã (12), o ex-vereador Zé Curuca abandona o PSDB e se filia no partido do Prefeito José Ronaldo. A promessa é realizar um grande ato no distrito de Humildes, com a presença do próprio prefeito e do Deputado Targino Machado. Curuca sai do partido abrindo vaga para as filiações dos vereadores Wellington Andrade e José Carneiro Rocha. É a dança das filiações.


    Tom


    O Vereador Ewerton Carneiro - Tom, depois de ter abandonado o antigo partido, o PTN, se filiou na semana passada, ao PEN. O edil deixará o mandato no próximo dia 31, quando o titular Wellington Andrade retorna para assumir o seu posto, depois de definir que será candidato a reeleição. Tom já está providenciando o comunicado à Polícia Militar da Bahia, o retorno e pedindo reintegração à Tropa a partir do dia 1º de abril. Deixa por tanto o mandato e retorna à sua corporação.
     

    Correia


    O Vereador Correia Zezito (PTB) durante pronunciamento na quarta-feira (09), na Câmara Municipal de Feira de Santana, falou da possível mudança de partido, ressaltando que tomará a decisão nos próximos dias. O edil comentou ainda a questão da coligação e do “chapão” que está sendo proposto por alguns vereadores governistas para as eleições deste ano. “Muitas siglas estão se oferecendo para este vereador ingressar, estive com o Prefeito José Ronaldo quando cheguei de Salvador e deixei bem claro para o mesmo a minha verdadeira situação do meu mandato, que eu quero retornar. Daqui para o dia 17 decidirei se vou ficar no PTB e, se isso acontecer, coligo com qualquer partido, desde que seja da vontade do prefeito e da minha para me reeleger”, afirmou.

     

    Ministro


    Por 10 votos a 1, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que o Ministro da Justiça, Wellington César Lima e Silva, deve deixar o cargo em até 20 dias após a publicação da ata do julgamento, prevista para a segunda-feira (14). Na sessão da última quarta-feira (9), seguindo voto do relator, Gilmar Mendes, os integrantes da Corte aceitaram recurso do PPS e entenderam que Silva, por ter cargo vitalício de Procurador do Ministério Público (MP) da Bahia, não pode ocupar o cargo. Silva foi empossado na pasta no dia 3 deste mês, no lugar de José Eduardo Cardozo, que migrou para a Advocacia-Geral da União (AGU).

     

    De mãos dadas


    Após reunião nesta quarta-feira (9), do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e outros senadores peemedebistas com a cúpula do PSDB, o líder do PMDB, Eunício Oliveira (CE), informou que os dois partidos vão “caminhar juntos” em busca de “alternativas” para o país.

     

    Delcídio


    O Senador Telmário Mota (PDT-RR), relator da representação que apura quebra de decoro parlamentar por parte de Delcídio do Amaral (PT-MS), no Conselho de Ética, apresentou na quarta-feira (9), relatório favorável à continuação do processo no colegiado. De acordo com o regimento interno do Conselho de Ética, agora os senadores têm cinco dias úteis para analisar o relatório antes de votá-lo, o que deve ocorrer na próxima quarta (16).


    TCM


    O Tribunal de Contas dos Municípios, na tarde de quarta-feira (09/03), julgou procedente a denúncia formulada contra o presidente da Câmara de Planalto, Ruy dos Santos Júnior, por irregularidades na contratação direta da empresa Tecnoinfo, pelo valor total de R$ 44 mil, para prestação de serviço de aluguel de softwares e manutenção da home page, no exercício de 2014. O Conselheiro Fernando Vita, relator do processo, determinou a formulação de representação ao Ministério Público Estadual contra o gestor e imputou multa de R$ 2 mil.



  • 09/03/2016


    09.03.2016 15h12m
    Recomendar

    Sobe - A Prefeitura de Feira e SMT pelo apoio aos esportes rua da cidade.

     

    Desce - Atitudes machistas que violam os direitos da mulher brasileira.


    Prisão perpétua


    No uso da tribuna, na manhã de ontem (08), na Câmara Municipal de Feira de Santana, o Vereador Isaías de Diogo (Sem Partido) parabenizou as mulheres pela passagem do Dia Internacional da Mulher. Na oportunidade, ele pediu que neste dia os deputados federais aprovem leis que beneficiem o público feminino e sugeriu prisão perpétua para agressores de mulheres.

     

    Homenagem


    O Vereador Alberto Nery (PT) usou a tribuna da Câmara para prestar uma homenagem a todas as mulheres pelo Dia Internacional da Mulher. “Hoje, é realmente um dia especial. Dia em que devemos celebrar e observar todas as conquistas que a mulher alcançou. Negras, brancas, ricas ou pobres, jovens ou idosas. Não importa. O 08 de março, Dia Internacional da Mulher, simboliza o universo feminino no mundo. E já não se pode mais negar que as conquistas femininas avançaram muito nos últimos anos”, destacou o petista.

     

    Desafios


    Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, a Vereadora Cíntia Machado (PSC) ocupou a tribuna da Casa da Cidadania, ontem (08), para homenagear todas as mulheres e fazer uma reflexão sobre o sexo feminino. Ela ressaltou que apesar de algumas conquistas, as mulheres ainda enfrentam muitos desafios para assegurar a igualdade de gênero. “Infelizmente, ainda existe o preconceito contra a mulher e a violência. Eu queria neste dia 8, fazer uma reflexão sobre a violência contra a mulher; ela existe no dia a dia, entre as mulheres e existe dos homens para com as mulheres”, lamentou a edil, citando um caso de violência doméstica, no qual uma mulher ficou com os dois olhos roxos após apanhar do marido.

     

    Troca de partido


    O edil Luiz Augusto de Jesus - Lulinha (PEN), informou que está deixando o Partido Ecológico Nacional para ingressar no partido Democratas (DEM). Na oportunidade, Lulinha fez um convite a todos para participar do ato de sua filiação ao DEM, na próxima quinta-feira, às 8h30, na Prefeitura Municipal de Feira de Santana. Ele ressaltou que já fez parte do Democratas, “o qual tem um dos maiores gestores de Feira de Santana, que é o Prefeito José Ronaldo”, disse Lulinha, afirmando que o partido terá a maior bancada do Legislativo feirense de todos os tempos. “E, com fé em Deus, com o trabalho prestado e com o reconhecimento do povo, com certeza irei voltar a esta Casa na próxima legislatura, para continuar com o trabalho em defesa de Feira de Santana e do seu povo”, anseia.

     

    Senado


    No Dia Internacional da Mulher, o Senado realizou a 15ª edição do Prêmio Bertha Lutz, homenageando entre outras pessoas, a escritora Lya Luft, a ex-ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Ellen Gracie, a fundadora e ex-presidente do Comitê de Mulheres da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Lucia Regina Antony, e a ex-ministra-chefe da Secretaria de Políticas Públicas da Igualdade Racial (2011 a 2014), Luiza Helena de Bairros. O Ministro do Supremo Tribunal Federal Marco Aurélio Mello foi o primeiro homem a receber o prêmio desde que a homenagem foi criada, em 2001.

     

    Paz e tolerância


    A Presidente Dilma Rousseff afirmou ontem (8) que o governo precisa de “paz” para ter condições de enfrentar a crise e retomar o crescimento. Ela discursou durante cerimônia no Palácio do Planalto, que regulamentou uma lei que prevê cirurgias reparadoras a mulheres vítimas de violência pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Durante o discurso, Dilma disse que o Brasil “tem a reputação de ser um país tolerante”, mas que no momento atual, de crise política e econômica, “é necessário que a gente repita a importância da tolerância”.

     

    Dirceu


    O ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, recorreu ontem (8) contra decisão do Ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), que negou um pedido de perdão da pena que recebeu no julgamento do mensalão. A defesa do petista pediu o indulto no início de fevereiro, com base em decreto da Presidente Dilma Rousseff do final do ano passado, que concedeu perdão a presos de todo o país, que se enquadram em alguns requisitos.



  • 08/03/2016


    09.03.2016 15h07m
    Recomendar

    Sobe - Mulheres que resistem a opressão e a violência durante suas vidas.


    Desce - a violência contra a mulher, que segue vitimando milhares de brasileiras.


    Chapão


    O presidente do Legislativo feirense, Reinaldo Miranda - Ronny (PSDB), em discurso proferido na tribuna da Câmara, ontem (07), alertou que no dia 15 deste mês encerra o prazo de filiação partidária para os edis que buscam a reeleição. “Isso quer dizer que só temos oito dias para corrermos e decidirmos o nosso futuro”, afirmou. Na oportunidade, ele disse que os vereadores governistas estão dando uma demonstração de união, uma vez que pretendem formar um chapão para disputar as eleições deste ano.

     

    Indicação


    Em pronunciamento na tribuna da Casa da Cidadania, ontem (07), o Vereador Marcos Lima (PRP) informou sobre indicações, de sua autoria, que beneficiam o distrito de Jaguara nas áreas de tecnologia e infraestrutura. O edil informou que encaminhou uma indicação ao poder público municipal, solicitando a implantação de internet gratuita para atender famílias de baixa renda da referida comunidade. “Aquela comunidade de Jaguara necessita sim de ter essa conectividade com o mundo”, disse Marcos Lima (PRP), salientando que naquele distrito, até mesmo as pessoas que pagam pelo serviço, encontram dificuldades para obter o sinal de internet.

     

    PL


    O projeto de lei de nº 179/15, que dispõe sobre a criação e uso de espaço edificado para acondicionamento de resíduos, Casa do Lixo, em Feira de Santana, foi aprovado por unanimidade, em primeira discussão, com a abstenção do Vereador Edvaldo Lima (PP), na sessão de ontem (7), na Câmara de Vereadores da cidade. De acordo com a matéria, a Casa do Lixo é uma edificação dimensionada para acondicionar resíduos, incluindo-se o reciclável e o não reciclável, e sua existência é condição para obtenção de alvará de construção, certidão de baixa e habite-se das seguintes edificações no Município de Feira de Santana. 

     

    Decreto


    Foi aprovado por unanimidade dos edis presentes, o projeto de Decreto Legislativo de nº 06/16, que dispõe sobre a concessão da Medalha 8 de Março em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. A medalha é concedida às mulheres que se destacaram em alguma atividade na cidade de Feira de Santana.

     

    Virando as costas

     

    Durante uso da tribuna, no horário do grande expediente na sessão ordinária ontem, 7, o Vereador Edvaldo Lima (PP) informou que fez uma indicação ao Governo Municipal, solicitando a pavimentação da Rua Alagoas, no bairro Olhos D’Água. Segundo o edil, o Executivo está virando as costas para o Município de Feira de Santana, deixando de executar obras importantes na cidade.

     

    Defesa


    O líder do Governo, Vereador José Carneiro Rocha (PSL), após defender o Executivo Municipal das críticas proferidas pelo colega Edvaldo Lima (PP), repercutiu a renovação do contrato do Governo do Estado com os REDAs que trabalham como agentes penitenciários no Presídio Regional de Feira de Santana e falou sobre a falta de vacinas em postos de saúde na capital e interior da Bahia.

     

    Apoio


    O feirense Dilsinho Chagas, eleito duas vezes seguidas Rei Momo da Micareta de Feira de Santana, é o candidato do Vereador Correia Zezito (PTB), para o evento deste ano, que ocorre no período de 28 de abril a 1º de maio. O edil declarou o seu apoio, argumentando que Dilsinho é alegre, divertido, irreverente e incorpora o personagem durante o ano todo. “Dilsinho é rei o ano todo”, informou o edil.


    Território


    No horário do grande expediente da Câmara Municipal, o Vereador David Neto (DEM) repercutiu o pronunciamento do colega Edvaldo Lima (PP) em relação à área localizada nas proximidades do CIS/Tomba, divisa entre Feira de Santana e São Gonçalo dos Campos, onde ainda não se decidiu a qual município pertence. Ele também falou sobre a falta de fiscalização dos ônibus que circulam nos distritos. “Edvaldo falou que iria fazer uma reunião naquela região e utilizou o nome da ex-vereadora e deputada, Eliana Boaventura. Não acredito que ele vai conseguir iludir o povo, porque aquele local já foi legalizado e reconhecido como pertencente à Feira de Santana. Após ouvir Edvaldo anunciando esta reunião para a próxima quinta-feira, 10, eu liguei para um amigo da Assembleia Legislativa, que desconhece que houve esse reconhecimento da área como pertencente a São Gonçalo, e eu também acredito que pertença a Feira”, disse David. 



  • 05/03/2016


    05.03.2016 10h01m
    Recomendar

    Sobe - Feira de Santana por sediar corrida especialmente para mulheres.

     

    Desce - condutores que utilizam celular ao dirigir.


    Eleições

     

    As Zonas Eleitorais de Alagoinhas (163ª e 164ª ZE) - que abrange também as cidades baianas de Aramari e Araçás - finalizaram com balanço positivo a revisão eleitoral com o recadastramento biométrico de eleitores, iniciada em janeiro deste ano. Do total de 128.897 mil eleitores convocados nas três cidades, 103.803, isto é, 80,5%, procuraram os postos de atendimento para atualizar seus dados, coletando as impressões digitais e a foto do rosto. O ato é preparatório para o voto com a identificação biométrica, que deverá ser regra em todo o país.

     

    CUT

     

    A Central Única dos Trabalhadores (CUT) divulgou nota em apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e lançou a Frente Ampla em Defesa de Lula. Segundo a entidade, haverá vigília em todo o país, "em defesa de Lula e contra o golpe". A orientação da CUT, de acordo com a nota, é que suas unidades estaduais e todos os seus sindicatos iniciem uma vigília em lugar considerado mais apropriado em cada cidade, que poderia ser a sede da própria CUT ou outra entidade sindical.

     

    Cunha

     

    Por 10 votos a 0, o Supremo Tribunal Federal (STF) acolheu na última quinta-feira (3), denúncia do Procurador-geral da República, Rodrigo Janot, contra o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Ele é acusado de exigir e receber ao menos US$ 5 milhões em propina de um contrato do estaleiro Samsung Heavy Industries com a Petrobras. Com a decisão, Cunha passa a ser réu na primeira ação penal no Supremo, originada das investigações da Operação Lava Jato.

     

    Prisão preventiva

     

    O Juiz Federal Sérgio Moro responsável pelos processos da Lava Jato na primeira instância, decidiu nesta quinta-feira (2) converter a prisão temporária de João Santana Mônica Moura, presos na 23ª fase da Operação Lava Jato, para preventiva. Com isso, os dois permanecem detidos, a disposição da Justiça, por tempo indeterminado.

     

    Delcídio

     

    Os advogados de Delcídio Amaral (PT-MS) no processo a que ele responde no Senado, Gilson Dipp e Luís Henrique Machado, protocolaram a renúncia da defesa do Senador no Conselho de Ética. "Já está protocolada no Conselho de Ética a renúncia irrevogável. Renunciei por motivo de foro íntimo", afirmou Gilson Dipp à reportagem. "Nós tínhamos uma estratégia de defesa que não tinha nada a ver com delação. Fomos surpreendidos pelos fatos trazidos pela imprensa. Portanto, a relação de confiança entre advogado e cliente foi quebrada", afirma Luís Henrique Machado.

     

    Vice

     

    O Vice-presidente da República, Michel Temer, cancelou todos os compromissos de sua agenda de ontem (4), após a deflagração da Operação Aleteia, como foi batizada a 24ª fase da Operação Lava Jato, que teve como alvo principal o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo informações do jornal Folha de S. Paulo, Temer que vem participando de uma série de eventos relacionados a sua recondução à presidência do PMDB, cancelou toda a programação até o domingo (6).

     

    Desnecessário

     

    O Prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, disse ontem (4) que a Presidenta Dilma Rousseff fez no Palácio do Planalto, uma avaliação sobre a condução coercitiva do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para depoimento na Polícia Federal, em São Paulo. Os prefeitos se reuniram com Dilma pela manhã. "Ela protestou. Acha que as coisas estão fugindo um pouco da chamada normalidade do Estado Democrático de Direito e lamentou que isso esteja acontecendo. Deixou isso muito claro. Ela falou sobre a forma como isso [a condução] está acontecendo, que é exagerada", afirmou Fortunati. "O ex-presidente Lula nunca se negou a depor, ele sempre usou os mecanismos legais para que seus depoimentos fossem colhidos, sempre foi ao Poder Judiciário e a presidenta entende que houve um exagero nesta condução forçada do ex-presidente Lula esta manhã. Ela mostrou sua insatisfação com essa situação", acrescentou.



  • 04/03/2016


    04.03.2016 10h47m
    Recomendar

    Sobe - faculdade por oportunizar vaga de emprego a sociedade.

     

    Desce - falta de manutenção em escola do Estado.

     

    Convite


    Em discurso na Câmara Municipal, o Vereador Eli Ribeiro (PRB) convidou seus pares, imprensa e a população interessada em política para participarem de um evento do Partido Republicano Brasileiro, que acontecerá em Feira de Santana, neste mês. “Quero aqui usar o microfone da tribuna para convidar a sociedade feirense para o evento que acontece no dia 12 de março, na Rua Manoel Bandeira, em Feira de Santana, para a filiação em massa no nosso partido. Quero convidar a sociedade, as pessoas que desejam ingressar no partido e cuidar bem da sua cidade”, disse.

     

    Transporte coletivo


    O transporte coletivo urbano também foi tema de discurso do Vereador Marcos Lima (PRP), na manhã da última quarta-feira (02), na tribuna da Casa da Cidadania. O edil acredita que as empresas Rosa e São João, que operam o sistema em Feira de Santana, estão visando apenas o lucro. “Gostaria de voltar ao tema das empresas do transporte coletivo, situação que muito me preocupa. As empresas têm 20 anos para atuar na cidade e no primeiro ano, já querem ter lucros e lucros. Tudo bem que colocaram ônibus novos, mas o lucro não é do dia para noite, não é em alguns meses, porém, essas empresas já querem obter lucros altos”, afirmou.

     

    Agenda


    O Cerimonial da Câmara Municipal de Feira de Santana confirma para este mês de março, 11 sessões solenes e uma audiência pública que acontecerão no plenário da Casa da Cidadania. Aproveitando o ensejo, o Legislativo tem a honra de convidar a população feirense para prestigiar os eventos de interesse público e prestigiar as pessoas que tenham relevantes serviços prestados ao município.

     

    Ministros


    A Presidente Dilma Rousseff firmou ontem (3), durante cerimônia no Palácio do Planalto, que as trocas nos ministérios da Justiça, na Advocacia-Geral da União e na Controladoria-Geral da União não afetarão a função dessas pastas no governo. Dilma deu posse na manhã de ontem (3) aos novos ministros da Justiça, Wellington Silva, da Advocacia-Geral da União, José Eduardo Cardozo e da Controladoria-Geral da União, Luiz Navarro.

     

    Lula


    A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu, em ofício enviado na última segunda-feira (29) ao Ministério Público de São Paulo, que o petista preste depoimento sobre o sítio de Atibaia (SP) a uma autoridade que seja “imparcial” e “dotada de atribuição”. O documento foi endereçado ao Promotor Cássio Conserino, um dos responsáveis pela investigação do caso no MP paulista, que tem sido acusado por Lula de estar fazendo uma investigação parcial.

     

    Persistente


    Mesmo se virar réu em uma ação penal no Supremo Tribunal Federal (STF), o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), disse ontem (3) que continuará no comando da Casa. Ele já vinha reiterando que não pretende deixar o comando a Casa Legislativa. Na quarta-feira (3), a maioria dos ministros do Supremo decidiu aceitar a denúncia da Procuradoria Geral da República contra o peemedebista. Entre as acusações, está o suposto recebimento pelo deputado - ele nega - de US$ 5 milhões de propina do esquema de corrupção que atuava na Petrobras e é investigado pela Operação Lava Jato.

     

    Partidos


    O plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu na sessão de ontem (3), dar aos partidos políticos o prazo de um ano para que possam adaptar seus estatutos e apresentar um prazo para a validade das chamadas comissões provisórias. Segundo o TSE, as comissões provisórias são criadas pelos partidos para que as legendas possam se instalar em uma localidade ou também para reorganizar a sua estrutura quando o órgão definitivo foi dissolvido. O Artigo 39 da Resolução 23.465/2015 estabelece que essas comissões tenham prazo de validade de 120 dias.

     

    Conselho de Ética 

     

    O Conselho de Ética da Câmara tentou - sem sucesso - notificar na manhã de ontem, 3, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), sobre o prazo de dez dias úteis para apresentação de sua defesa, tendo em vista a admissibilidade do processo por quebra de decoro parlamentar no colegiado por 11 votos a 10 essa semana. Cunha, no entanto, não recebeu o funcionário do Conselho, sob o argumento de que estava em reunião. Uma nova tentativa será feita na segunda-feira (7). Após três tentativas, a notificação será publicada no Diário Oficial da Câmara e o prazo começa a correr. 



  • 03/03/2016


    04.03.2016 10h43m
    Recomendar

    Sobe - jovens que espalham as Sementes do Bem em Feira de Santana.

     

    Desce - brechas na legislação brasileira, que permitem que corruptos se perpetuem no poder. 


    Transporte


    O Vereador Edvaldo Lima (PPS) usou a tribuna da Câmara de Vereadores para ler a Carta Aberta à Sociedade, emitida por uma das empresas de transporte coletivo que opera em Feira, a Rosa LTDA. O edil ressaltou que as empresas de ônibus não estão depositando o FGTS dos funcionários, pois, a prefeitura não estaria cumprindo com o acordo que fez com as mesmas.



    Transporte I


    Sobre o transporte clandestino, o qual é citado pela empresa como um dos problemas, o líder do governo, José Carneiro (PSL), disse que é realmente um problema na cidade. Edvaldo defendeu os “ligeirinhos”, pontuando que estes devem ser legalizados, pois, prestaram um bom serviço quando os ônibus entraram em greve.



    Palestra


    Uma palestra do jornalista Levi Vasconcelos, sobre “O Panorama Político 2016”, marcou a abertura da programação de reuniões semanais da diretoria da Associação Comercial e Empresarial de Feira de Santana (ACEFS), ontem (2). O encontro que foi realizado juntamente com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Centro das Indústrias (CIFS) e Sindicato do Comércio (SECOMFS), será durante almoço no restaurante Cravo e Panela. O palestrante é o jornalista político, diretor de jornalismo do site Bahia.ba e titular da coluna Tempo Presente do Jornal A Tarde.

     

    Isaias


    O Vereador Isaias de Diogo agradeceu a Deus pelo tempo que esteve no PPS e informou que Targino Machado estaria indo para o partido somar forças. Na ocasião, ele ainda falou sobre o apóstolo Dhario Mascarenhas, de Feira de Santana, que é cantor e compositor, e que se classificou para a final do Festival W. Music Brasil, que ocorrerá em Salvador, no dia 19 deste mês. O edil disse que o W. Music é realizado pelo programa Raul Gil e é considerado o maior festival de música gospel do país.

     

    Pesquisas


    O Vereador José Carneiro (PSL) usou a tribuna para falar de uma pesquisa realizada pelo Instituto Tecnodados e divulgada pelo Bahia na Política, onde 73% dos entrevistados aprovam a administração do atual Prefeito José Ronaldo de Carvalho.

     

    Educação


    O Vereador Pablo Roberto (PMDB) usou a tribuna para alertar sobre mais um problema da educação, desta vez, no Estado. Pablo relatou que o Governo do Estado cortou uma gratificação dos professores, mas teria prometido que em janeiro último voltaria a pagar, mas até então, os professores não estariam recebendo. O edil ressaltou que os docentes já sinalizaram uma possível greve caso não seja regularizada a situação.



    Incêndio


    Durante pronunciamento no horário do grande expediente da Câmara Municipal, ontem (02), o Vereador Beldes Ramos (PT) tratou sobre o incêndio ocorrido na tarde da última terça-feira (01), na Feira do Rolo. “O que aconteceu na Feira do Rolo foi descaso e teimosia do prefeito, porque fizemos nesta Casa, uma indicação para que naquele lugar fosse construído o Shopping Popular. Mas, o prefeito optou por assassinar a tradição do artesanato da cidade, querendo utilizar aquele local do Centro de Abastecimento para a construção do Shopping. Quero saber quando o Governo Municipal vai acabar com a desorganização do Centro da cidade?”, questionou Beldes.

     

    CCJ


    A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou uma proposta que inclui como circunstância agravante da pena, o fato do crime ter sido cometido no interior de transporte público. O projeto que passou em caráter terminativo, seguirá diretamente para a Câmara, a não ser que haja recurso de senadores para levá-lo para apreciação do plenário da Casa. De autoria do Senador Jorge Viana (PT-AC), o texto não fixa de antemão qual o aumento de pena que será imposto a uma pessoa, que por exemplo, tenha sido condenada por um roubo de um celular em um ônibus. A proposta acrescenta ao Código Penal como décima segunda circunstância agravante, o crime que tenha sido cometido no interior de transporte público e também nos terminais ou pontos de embarque ou desembarque de passageiros.



  • 02/03/2016


    02.03.2016 11h26m
    Recomendar

    Sobe - redução tarifária da conta de luz.

     

    Desce - o grande número de homicídios registrados no mês de fevereiro em Feira de Santana.

     

    Requerimento rejeitado


    O Vereador Edvaldo Lima (PP) é autor de um requerimento que solicita da Prefeitura Municipal de Feira de Santana explicações sobre quais serão os gastos do Executivo Municipal com a Micareta, que será realizada nos dias 28 de abril a 1º de maio deste ano. Ele foi rejeitado pela maioria dos vereadores. “O país se encontra em uma grave crise financeira, inclusive o nosso Município. Por este motivo, estou solicitando informações. Necessito ter acesso à estimativa destes gastos”, explicou o autor do requerimento. O documento pede ainda detalhamento de despesas como valores pagos as atrações, quantidade (isso sobre atrações locais e grades atrações da Axé Music), valores pagos aos trios elétricos e quantos trios serão, valores pagos a iluminação, sonorização, aluguéis de toldos, arquibancadas, palcos, cercas de contensão. E saber ainda o valor pago aos profissionais que trabalham na organização e fiscalização do evento e, por fim, a camarotes.

     

    Presidente do PEN


    Na tarde da última segunda-feira (29), o Vereador TOM, este em reunião com o Dep.Federal Erivelton Santana, que lhe passou a direção da Presidência do (PEN - Partido Ecológico Nacional) em Feira de Santana.

     

    PSD


    Na semana passada, em reunião na Assembleia Legislativa, os líderes do PSD, Deputados Rogério Andrade e Robério Oliveira, apresentaram o Deputado Alex da Piatã como o mais novo membro do partido na bancada estadual. O Deputado Robério afirmou que o partido vem buscando na Bahia qualificar ainda mais o seu quadro com políticos sérios e de trajetória política representativa, que se destacaram não só no cenário estadual, mas também no nacional com a força e liderança do Senador Otto Alencar.

     

    Targino


    O Deputado Estadual Targino Machado deve deixar o DEM e ingressar no PPS. De acordo com quadros do PPS, a saída já está acertada e a legenda espera apenas Targino se recuperar de um pequeno acidente que sofreu. Em contato com o Bahia Notícias, Targino disse que “no momento oportuno” deve “fazer um esclarecimento” sobre a possível mudança.

     

    Sem perdão


    O Ministro Luís Roberto Barroso do Supremo Tribunal Federal (STF) negou um pedido feito pelo ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, para receber perdão na pena que recebeu no julgamento do mensalão. A defesa do petista pediu o indulto no início deste mês, com base em decreto da Presidente Dilma Rousseff no final do ano passado, que concedeu perdão a presos de todo o país que se enquadram em alguns requisitos.

     

    MPF


    O Ministério Público Federal (MPF) pediu pela segunda vez ao Supremo Tribunal Federal (STF) o início da execução da pena de prisão ao ex-senador Luiz Estevão e ao ex-empresário Fábio Monteiro de Barros Filho. Ambos foram condenados por desvio de verbas públicas destinadas à construção do Fórum Trabalhista de São Paulo, na Barra Funda, Zona Oeste da capital.

     

    PGR


    O Procurador-Geral da República, Rodrigo Janot, pediu a abertura de um terceiro inquérito no Supremo Tribunal Federal (STF) para investigar o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), no âmbito da Operação Lava Jato, que apura um esquema de corrupção na Petrobras. A Procuradoria quer saber se ele cometeu os crimes de corrupção e lavagem de dinheiro.

     

    Conta de Luz


    A bandeira tarifária, taxa que encarece o valor das contas de luz, passou da cor vermelha para a amarela desde ontem (1º). Com a mudança, a cobrança extra aos consumidores passa de R$ 3 para R$ 1,50 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) de energia consumidos. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), a cor da bandeira tarifária indica o custo de geração da energia elétrica. A mudança do vermelho para o amarelo indica que o preço ficou mais barato. Em abril, já está programada a mudança da cor da bandeira de amarelo para verde, extinguindo a cobrança aos consumidores. O governo informou que vai desativar 21 usinas de energia termelétrica, mais caras que a hidrelétrica. O barateamento também foi possível por conta do consumo de energia e do nível dos reservatórios. 



  • 01/03/2016


    02.03.2016 11h18m
    Recomendar

    Sobe - Fluminense de Feira pelo belo começo de temporada em 2016.

     

    Desce - a falta de consenso entre APLB e prefeitura.

     

    Educação


    O Presidente da Câmara de Feira de Santana, o Vereador Reinaldo Miranda - Ronny (PSDB), falou na tribuna ontem (29) sobre projeto de lei enviado pelo Executivo Municipal para a Casa, que versa sobre a carga horária dos professores e que estava previsto para ser votado ontem (29). A votação foi adiada pelo presidente a pedido da presidente da APLB, a professora Marlede Oliveira. Um dos motivos para este adiamento foi por falta de alguns ajustes no projeto entre a categoria e Governo Municipal.

     

    Educação I


    O Vereador Alberto Nery (PT) manifestou na manhã ontem (29) seu apoio aos professores da rede municipal de Feira de Santana, que mais uma vez se fizeram presentes à sessão da Câmara Municipal. “Estamos tendo mais uma prova de que não se pode esperar nada dessa gestão. Como podemos querer que o prefeito cumpra o compromisso assumido com a carga horária, se nem uma lei já aprovada pelos vereadores e sancionada por ele mesmo em 2015, garantindo o reajuste do salário dos professores a partir de 01 de janeiro de 2016, ele é capaz de cumprir?”, questionou o líder da bancada de oposição.

     

    SMTT


    O Vereador David Neto (DEM) durante discurso na manhã de ontem (29), na tribuna da Casa da Cidadania, voltou a cobrar do líder do Governo, José Carneiro (PSL), informações a respeito dos guinchos que prestam serviço ao Município, através da Superintendência Municipal de Feira de Santana (SMT). O edil sugeriu ao líder governista que apoiasse a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), para uma averiguação concisa do desenrolar real dos fatos.

     

    Saúde


    “A Bahia é o Estado brasileiro que menos investe na saúde”. A reclamação é do Vereador Marcos Lima (PRP), com base em uma reportagem do programa Fantástico, da Rede Globo, exibida no último domingo (28). “Mais uma vez, a Bahia é líder em descaso com a saúde e com os baianos e está no ranking de pior Estado do Brasil em atendimento aos usuários do serviço público, que é o SUS”, declarou o edil.

     

    Lula


    O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva firmou sábado (27), durante a festa de aniversário do PT, que aceita a quebra dos sigilos bancário e telefônico para esclarecer as suspeitas sobre um triplex no litoral de São Paulo e sobre um sítio em Atibaia, também em São Paulo. O Ministério Público de São Paulo investiga o ex-presidente por suposta ocultação de patrimônio, relativa a um apartamento triplex.

     

    Cunha


    O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), apresentou defesa ao Supremo Tribunal Federal (STF) para rebater pedido de seu afastamento do cargo, feito pelo Procurador-geral da República, Rodrigo Janot. Janot argumenta que Cunha utiliza a função para obstruir as investigações da Operação Lava Jato e o andamento de uma representação contra ele no Conselho de Ética da Câmara, constrangendo e intimidando parlamentares, réus colaboradores, advogados e agentes públicos. Caberá ao Supremo decidir sobre o pedido, que inclui afastamento tanto do comando da Câmara quanto do mandato de Deputado Federal.

     

    Mudança


    A Presidenta Dilma Rousseff decidiu aceitar o pedido de demissão do Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. Ele será substituído pelo ex-procurador-geral da Justiça da Bahia, Wellington César Lima e Silva. Cardozo não deixará o governo, já que, assumirá a Advocacia-Geral da União. As mudanças foram confirmadas em nota oficial divulgada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República. 



Os comentários e textos não representam a opinião do portal; a responsabilidade pelo blog é do autor da mensagem.
Folha do Estado da Bahia
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia