PMFS
Em cima da hora:
GM investe US$ 500 milhões em rival do Uber
-
  • Facebook
  • Twitter
  • Orkut
  • Feeds
  • 30/06/2016


    30.06.2016 11h19m
    Recomendar

    Sobe - Expedição ambiental “Ubatombo”, pela iniciativa de mapear os principais rios da Bahia.


    Desce - José Dirceu que mais uma vez se tornou réu na Operação Lava Jato.


    Na ativa


    Mesmo estando de licença médica, o presidente da Câmara de Vereadores, Reinaldo Miranda, Ronny (PHS), compareceu à Casa da Cidadania e dirigiu ontem (29) os trabalhos do Legislativo feirense, na última sessão ordinária, antes do recesso do meio de ano. Ele disse que estava se sentindo bem e comandou os trabalhos até o final.


    Luta continua


    O Vereador Alberto Nery (PT) afirmou que não vai jogar a sujeira embaixo do tapete, referindo-se à situação da construção irregular na Lagoa do Subaé. “Não iremos nos dobrar, nos curvar, vamos cobrar. Assinamos a denúncia no Ministério Público e vamos cobrar o desdobramento, cumprir com o nosso papel, demos entrada na justiça, pedindo a suspensão da obra, mas não foi despachada a liminar, se tiver alguém que queira jogar esse lixo para baixo do tapete, esse alguém não sou eu”, concluiu.


    Confirmada


    Está confirmada para hoje, 30, a partir das 14 horas, a audiência pública para discutir os serviços prestados pela EMBASA e a possível renovação do contrato da concessionária com o Município de Feira de Santana. O anúncio desta audiência foi feito pelo Vereador Pablo Roberto (PHS), durante sessão da última segunda-feira (27). Na oportunidade aproveitou o ensejo para convidar os seus pares e a população em geral para o debate promovido através da iniciativa da Comissão de Reparação, Direitos Humanos, Defesa do Consumidor e Proteção à Mulher.


    Sem rusgas


    A Câmara Municipal entra em recesso e o Vereador Carlito do Peixe (DEM) usou a tribuna para agradecer ao Prefeito José Ronaldo pelas grandes obras realizadas na cidade e aproveitou também para pedir desculpas aos colegas pelos momentos acirrados que foram vivenciados no primeiro semestre.


    Hospital do Câncer


    No retorno dos trabalhos, em primeiro de Agosto, o Vereador David Neto (DEM) afirmou que vai intensificar a luta pela construção de um hospital de tratamento de Câncer em Feira de Santana. O Edil disse que já iniciou as conversas e sugeriu o espaço do “Campo do Fumo”,que fica no fundo do Hospital Dom Pedro de Alcântara para a implantação, que segundo ele, facilitará os tratamentos, evitando assim que os pacientes tenham que se deslocar até Salvador.


    Religião X Trabalho


    O Vereador Eli Ribeiro (PRB) em crítica ao Vereador Edvaldo Lima (PP), falou que não se deve misturar religião com trabalho. “Não posso carregar a minha marca de evangélico para todas as decisões, temos os nossos princípios e a igreja é uma coisa e o trabalho é outra. Sou vereador de todos, não só dos evangélicos, evidente que enquanto edil vou defender a minha bandeira, analisei com cuidado este plano de cultura, mas não quero dizer que sou contra a decisão de ninguém, tenho conceito e não preconceito”, afirmou.


    Maria da Penha


    “Quero parabenizar à Polícia Militar, pois, daqui a 15 dias já acontecerá a capacitação da ronda da lei Maria da Penha. A mulher precisa dessa proteção, desse respeito. É uma parceria sem depender de sigla partidária, a PM, a DEAM, o Centro de Referência da Mulher e a Defensoria Pública, todos unidos num só propósito”, afirmou a Vereadora Gerusa Sampaio (DEM).


    Tempo


    O recurso do Deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), deveria ser analisado pelo relator Ronaldo Fonseca (Pros-DF) até a próxima sexta-feira (1º). Porém, após Fonseca sinalizar que precisava de mais tempo para analisar o caso, o presidente da CCJ, Osmar Serraglio, autorizou que o documento seja apresentado na segunda-feira (4) e terça-feira (5). O recurso foi entregue pela defesa de Cunha no dia 23 de junho e elenca 16 justificativas para anular total ou parcialmente a votação do Conselho de Ética que aprovou a cassação do peemedebista. 



  • 29/06/2016


    29.06.2016 17h33m
    Recomendar

    Sobe - Governo por sancionar lei da entrada forçada em imóveis contra o Aedes.


    Desce - Violência crescente contra policiais na Bahia.


    Abram os olhos


    O Vereador Isaias de Diogo (PSC) pede para os cidadãos abrirem os olhos para os pré-candidatos que estão oferecendo mundos e fundos para as pessoas em troca de votos. “Tenho certeza de que o que eles oferecem não cobre nem o valor que eles ganham, juntando tudo, chega a ser mais de 500 mil”. Segundo Isaias, este assunto preocupa muita gente, em vários lugares. Edvaldo Lima (PP) pediu para o vereador encaminhar a denúncia à Justiça Eleitoral.


    Exagerado


    José Carneiro (PSDB) disse que “todos os candidatos são vigilantes, pois, é um período tenso, o Vereador Isaias (PSC) exagerou em falar nesses valores, desconheço alguém nessa cidade que tenha 500 mil reais para gastar em campanha”.


    Na linha


    David Neto (DEM) diz que existe um limite de gastos em eleições, que se for excedido, a eleição da pessoa vai ser prejudicada. O limite máximo é 49 mil, os órgãos já estão fiscalizando e todo mundo vai andar na linha.


    Nova rodoviária


    Edvaldo Lima (PP) disse que a rodoviária estava ultrapassada e indicou para que busque um local apropriado para levar a estação. Ali na Presidente, poderia agregar todos estes veículos e livrar a cidade deste caos que está submetida. Até agora não houve solução, nem do Município nem do Estado. A estação de Salvador já está sendo feita outra e a de Feira é mais velha e está do mesmo jeito, o Município e o Estado devem sentar e resolver estes problemas que estão trazendo tanto transtorno.


    Desabafo


    “Pela primeira vez nesse governo fui numa inauguração, ontem (28), no Calumbi, pois tenho lideranças lá e procuro ser atenciosa com as pessoas que trabalham e respeitam os adversários. Falei com o prefeito que tinha uma quadra escura, que necessita de iluminação. Quando fui embora, saí quase escoltada pela polícia. Não tenho culpa de uma liderança deixar um vereador local e ir buscar outro vereador para apoiar. Fiquei com medo de ser agredida, estou no terceiro mandato e não preciso provar mais nada. Não chego em lugar nenhum para falar nada dos meus colegas, cada um deve trabalhar da melhor maneira para fidelizar o seu eleitorado e isso não se faz instigando para ter briga”, disse Eremita Mota (PSDB).


    Aparte


    Marcos Lima (PRP): “Tenho respeito muito grande por Eremita (PSDB), da minha parte não iria acontecer isso, outros vereadores estiveram lá, como Neinha (PMN) e Pablo (PHS) e várias lideranças, e ninguém se queixou de hostilização. Se houve alguma coisa com ela não veio de mim, não faz parte do meu caráter, se a senhora tem algum problema com algum morador de lá, não posso fazer nada, meu trabalho é sério, respeito meus colegas e jamais iria permitir que fizessem algo contra a vereadora”, finalizou.

     

    Pegou ar


    Eremita Mota (PSDB) diz que gritavam o nome dele. “Foram pessoas dele sim. É a ciumeira... Se você não teve conhecimento, procure ter, pois, você deve ter que trabalhar muito para buscar o segundo mandato”.


    Sem disposição


    A equipe econômica não está disposta a abrir novas negociações de dívidas dos municípios nos moldes das renegociações com os estados, disse ontem (28) a Secretária do Tesouro Nacional, Ana Paula Vescovi. Segundo a secretária, não existe espaço fiscal para novas concessões por parte da União e as prefeituras já estão sendo beneficiadas pela troca dos indexadores das dívidas. 



  • 28/06/2016


    29.06.2016 17h23m
    Recomendar

    Sobe - O reforço na segurança em Feira de Santana durante a comemoração do São João, por trazer tranquilidade.

     

    Desce - O grande número de carros roubados e furtados em Feira de Santana no primeiro trimestre de 2016.

     

    Reparação


    Na edição da última sexta-feira (24), inapropriadamente reproduzimos uma informação na página 2 deste jornal, sobre enquete de um blog da cidade com relação a eleição majoritária de 2016. Foi um lapso em razão de não observarmos normas eleitorais e republicarmos dados sem base de pesquisa científica. Em virtude disto, a informação não deveria ser publicada. Sabe os nossos leitores que somos zelosos com qualidade e veracidade do conteúdo que produzimos ou reproduzimos nos 20 anos deste jornal.


    Falsas promessas


    O Vereador Alberto Nery (PT) criticou algumas imobiliárias e afirmou que estão aplicando golpes na população. Citou como exemplo uma no bairro Papagaio, que vendeu lotes caros, afirmando que seria construído um shopping na região e que esta construção nunca existiu, lesando assim os proprietários que compraram por este benefício. “Temos o dever e obrigação de fiscalizar isso. Agora o tal shopping será construído na Nóide, temos que fiscalizar para que mais um golpe não seja aplicado no nosso município”, concluiu.

     

    Edvaldo e Zé Carneiro


    O embate entre os vereadores Edvaldo Lima (PP) e Zé Carneiro (PSDB) tem sido prática comum nas sessões da Câmara de Vereadores em Feira. Edvaldo, oposicionista, e Carneiro, líder do Governo, se enfrentam em todas as sessões. Ontem, 27, Edvaldo reclamou do texto da LDO onde consta a possibilidade de desvinculações de 100% no próximo orçamento. Edvaldo quer 30% como limite máximo. Claro que Zé Carneiro (PSDB) reagiu e, dessa vez, teve a ajuda do colega Wellington Andrade (PSDB). Carneiro justificou que quando o prefeito precisa fazer o remanejamento comunicará sempre à Câmara, como é de costume.

     

    Invertendo os papéis


    Pablo Roberto (PHS) alfinetou o Vereador Edvaldo Lima (PP), segundo ele, Edvaldo tem feito na tribuna um verdadeiro culto evangélico, ainda criticou outros colegas da mesma religião. “ Um número grande de parlamentares insiste em fazer da tribuna um púlpito de suas igrejas”.

     

    Ainda não vigora


    Pablo (PHS) criticou também a EMBASA por não estar cumprindo com a determinação de reduzir 40% da taxa de esgoto na cidade. O vereador pediu ao presidente da Casa que determine que a procuradoria da Câmara tome providências junto ao PROCON, para que a lei passe a vigorar. No próximo dia 30, às 9 da manhã, acontecerá uma audiência pública com a EMBASA na Câmara Municipal de Feira de Santana.

     

    Audiência cancelada


    Já a audiência pública que aconteceria também no dia 30, na casa da Cidadania, para discutir o Plano de Cultura da cidade, foi cancelada a pedido da autora, a Vereadora Eremita Mota (PSDB), que escolherá outra data para a realização, logo após ouvir as partes interessadas.

     

    Peritos


    Peritos designados pela Comissão Processante de Impeachment do Senado concluíram que três dos quatro decretos de crédito suplementar assinados pela Presidenta afastada Dilma Rousseff eram irregulares, por terem sido editados sem aval do Congresso Nacional e tiveram impacto negativo no cumprimento da meta fiscal. No entanto, de acordo com laudo pericial, não foram identificados atos da presidenta afastada que tenham contribuído, direta ou indiretamente, para os atrasos nos pagamentos aos bancos públicos, chamados pedaladas fiscais.

     

    Prisão


    A Senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) falou ontem (27), pela primeira vez, no plenário do Senado, sobre a prisão de seu marido, o ex-ministro Paulo Bernardo, na Operação Custo Brasil, na última semana. Ela classificou a prisão de “abusiva” e fomentada para intimidar a atuação dos senadores contrários ao impeachment da Presidenta afastada Dilma Rousseff. 



  • 23/06/2016


    27.06.2016 18h56m
    Recomendar

    Sobe - O grande movimento no Centro de Abastecimento para venda de produtos juninos.


    Desce - Empresa acusada de aplicar golpe imobiliário em Feira de Santana.


    LDO


    Chegando ao fim dos trabalhos do Legislativo feirense no próximo dia 30, referente ao primeiro período de 2016, a presidência do Poder Legislativo Municipal pautou para a próxima segunda-feira (27) discussão e votação do Projeto de Lei das Diretrizes Orçamentárias (LDO). A segunda votação deve ocorrer no dia 28 (terça-feira). A última sessão do 1º semestre será na quarta-feira (29), com reinício dos trabalhos na 1ª segunda-feira do mês de agosto.


    Alívio


    Os pequenos partidos estão mais tranquilos com relação ao Projeto de Emenda à Lei Orgânica do Município que diminui o número de vereadores de 21 para 19. Fizeram as contas e chegaram à conclusão que não é possível aprovar a Lei em agosto com o intervalo de 10 dias úteis de uma sessão para outra. Então, não chegará a tempo ao TRE para inserir um novo quociente para eleição de 2016. De mãos para os céus os pequenos partidos: PPL, PTC, PPS, PROS, PSB, PSOL, PSDC e mais PMDB e PSD, que embora sejam grandes partidos à nível nacional e estadual, tenham uma chapa de candidatos a vereadores no patamar dos outros pequenos partidos no município e que qualquer movimentação para aumentar o quociente pode atrapalhar a vida deles.


    Licitação


    O Vereador Alberto Nery (PT) afirmou que vai oferecer sugestões à SMTT para a licitação do transporte alternativo. Ele ainda sugeriu que fosse realizada uma pesquisa de satisfação com a população da cidade, em relação aos novos ônibus e o sistema em geral. Nery (PT) é contrário a licitação para os da Zona Rual - ZR.


    Recado


    Tonhe Branco (PHS) “retou” na sessão de ontem (22). Segundo ele, tem um dono de uma concessionária de motos, que está prometendo construir uma creche no Aviário, tentando tirar seus eleitores e mandou um recado se achando dono do bairro: “no meu bairro ninguém mexe. Já pedi uma creche ao prefeito para a localidade”.


    Edvaldo


    O fechamento de algumas empresas em Feira de Santana é culpa do Governo Municipal, afirma o Vereador Edvaldo Lima (PP), que ainda diz que o prefeito virou as costas. “O governo insiste em deixar as empresas irem embora e deixarem os pais de família desamparados”. O edil concluiu desafiando o prefeito a encontrar uma solução para o problema. O edil não observou que o fechamento da Kaiser é uma questão de conjuntura econômica do país, que foge do controle dos municípios.


    Justiniano


    Já o Vereador Justiniano França (DEM) defendeu o Governo Municipal e jogou a bomba no colo do Governo Estadual. Ele afirmou que o CIS (Centro industrial Subaé) onde a maioria das indústrias ficam instaladas, é de competência do Estado e não do município, sendo assim, ele retira toda a culpa do Prefeito José Ronaldo. Justiniano (DEM) ainda afirma que Edvaldo Lima (PP) precisa fazer oposição com responsabilidade e chama a atenção do governo para as empresas que vêm para a cidade apenas em busca de benefícios e vai embora quando se veem sem eles. O vereador propôs que toda empresa que sair da cidade, deva devolver todos os benefícios e reduções que utilizou, o que não é o caso da Kaiser.



  • 22/06/2016


    22.06.2016 21h19m
    Recomendar

    Sobe - A vontade da SMTT em resolver o impasse envolvendo o transporte alternativo.


    Desce - Falta de entendimento entre vereador e presidente da APLB.


    Chacota


    O Deputado Zé Neto (PT) foi motivo de risos na Câmara, por ter inaugurado uma viatura da Polícia Militar, até fitinha de presente tinha no veículo. Depois da oposição muito rir, aliados de Neto o defenderam e disseram que a viatura foi entregue junto com a Base Tática da PM no Bairro Fraternidade.


    Só quer ser o pai da obra


    O Vereador Isaias de Diogo (PSL) disse que Zé Neto (PT) só aparece para entregar e inaugurar, mas espalhou para os quatro cantos que a viatura foi doada pela Via Bahia e não pelo Governo do Estado como pregava o deputado.


    Abandono


    Segundo Beldes Ramos (PT), as praças de Feira de Santana são construídas, entregues e logo depois abandonadas. Ele fez dura crítica ao Governo Municipal e afirma que a recém-inaugurada Praça da Kalilândia já está servindo de albergue para moradores de rua, além disso, mandou o prefeito e os secretários competentes abrirem os olhos e colocarem atividades esportivas, culturais e de lazer.


    Ficou sem graça


    Sob as queixas do Vereador Edvaldo Lima (PP), de nunca ter as suas verbas de subvenção aprovadas, o Vereador David Neto (DEM) diz que as verbas solicitadas por ele são muito bem encaminhadas e que se o prefeito não atende as solicitações dele, é porque as instituições escolhidas não têm credibilidade. Edvaldo ficou sem reação.


    Estude para falar


    José Carneiro (PSDB) mandou alguns recados para o ex-vereador Irmão Fernando. O edil disse que ele não é dono do estádio Joia da Princesa, mandou ele estudar a lei que é de sua própria autoria, para que possa discutir com propriedade e confessou que espera que no jogo do próximo domingo (26), sejam liberadas as vendas de bebidas no estádio, em copos plásticos.


    Unidos venceremos


    Correia Zezito (PSL) e Welligton Andrade (PSDB) pegaram ar. Os dois discutiram a situação da construção em torno da Lagoa do Subaé, Correia (PSL) disse que o prazo está acabando e que vai divulgar na imprensa o nome do dono do terreno, já Welligton (PSDB) afirmou que vai tomar providências para que toda a obra seja desfeita.


    Lavagem de dinheiro


    O esquema de lavagem de dinheiro formado por uma rede de empresas e cerca de 30 pessoas de Pernambuco e Goiás, alvo da Operação Turbulência, da Polícia Federal (PF), pode ter atuado no financiamento das campanhas do ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB) de 2010 e de 2014, e também no desvio de recursos da Petrobras e da obras de transposição do Rio São Francisco. De acordo com a PF, a organização criminosa teria movimentado mais de R$ 600 milhões desde 2010.


    Réu no STF


    A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) aceitou ontem (21) denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) e queixa-crime da Deputada Maria do Rosário (PT-RS) contra o Deputado Federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ) por incitação ao crime de estupro. Com a decisão, Bolsonaro passa à condição de réu por incitação ao crime de estupro e por injúria.


    Renúncia


    O presidente afastado da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), voltou a afirmar ontem (21) que não vai renunciar ao cargo. Ele minimizou rumores de que estivesse considerando esta saída para tentar um acordo que pudesse, caso seja condenado, abrandar sua pena. Semana passada o Conselho de Ética aprovou, por 11 votos a 9, a perda do seu mandato. Em entrevista coletiva no Hotel Nacional, em Brasília, Cunha também afastou qualquer intenção de fazer delação premiada. “Não renunciarei e não tenho o que delatar. Não cometi qualquer crime”, afirmou.



  • 21/06/2016


    21.06.2016 11h59m
    Recomendar

    Sobe - SEPREV, PM e Bombeiros por garantir segurança e apreenderem o torcedor que jogou garrafa no gramado, que poderia fazer o Flu de Feira perder mando de campo.


    Desce - O torcedor inconsequente que jogou garrafa no gramado do Joia da Princesa.


    O articulador


    Com a liderança do Deputado Federal Irmão Lázaro, o PSC vem se articulando para formar uma chapa que tenha força para eleger de 2 a 3 vereadores nas próximas eleições. Irmão Lázaro até alguns meses atrás era um dos nomes mais cogitados para a disputa da Prefeitura de Feira de Santana, porém, o cantor evangélico conseguiu emplacar uma das mais importantes secretarias no Governo de Ronaldo, a de Serviços Públicos, que está sob o comando do jovem Ícaro Ivven.


    Unidos venceremos


    A alta cúpula da política de Feira de Santana se reuniu domingo passado (19) para prestigiar a reinauguração do estádio Jóia da Princesa. Entre os presentes estiveram o Secretário Ozeny Moraes, o ex-deputado Colbert Martins, Guga Leal (presidente do PMN), o ex-vereador Genésio Serafim, o líder do governo na Câmara José Carneiro (PSDB), Mauro Moraes (Secretário de Prevenção à Violência) entre outros.


    Fugindo do frio


    O Prefeito José Ronaldo trabalhou e curtiu no final de semana. Visitou o distrito de Jaíba, entregou o campo de futebol em Bonfim de Feira e à noite dançou muito forró, juntinho com a população, no encerramento do Arraiá do Comércio e no Forró do Paulinho, na Chácara São Cosme. Certo ele, pois, folga agora, só depois das eleições.


    Com moral


    Na marcha do PMDB com José Ronaldo, o ex-deputado Colbert Martins está com a bola toda. Ele tem autonomia total para conduzir todo o processo no que se diz respeito à coligação como DEM. O PMDB acredita no futuro da parceria, pelos bons resultados de Ronaldo e pelo desgaste do PT, que também vai concorrer com Zé Neto à Prefeitura de Feira de Santana.


    Maria da Penha


    A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) promove audiência pública hoje (21), às 10h, sobre a primeira mudança em dez anos de vigência da Lei Maria da Penha (Lei11.340/2006). O debate deverá orientar a votação na CCJ, marcada para quarta (22), às 10h, de Projeto de Lei da Câmara (PLC7/2016), que permite entre outras ações, a aplicação de medidas de proteção emergenciais à mulher vítima de violência ou a seus dependentes pelo delegado de polícia.


    Mudança


    O Ministério da Fazenda reformulou a proposta de desconto das parcelas da dívida dos estados até 2018. Agora, as parcelas terão desconto de 100% a partir de julho e o abatimento cairá gradualmente a cada bimestre, até que o desconto baixe para40% em julho do ano que vem. No segundo semestre de 2017,o valor das prestações ficaria estável, mas voltaria a subir em janeiro do ano seguinte, até o desconto ser zerado e os estados voltarem a pagar o valor integral das parcelas em meados de2018.


    Impeachment


    Mais uma vez o pedido de cassação do mandato do Prefeito José Ronaldo de Carvalho não foi aprovado pela Câmara Municipal de Feira de Santana. O Advogado Hércules Oliveira havia dado entrada novamente em outro pedido na semana passada, agora de denúncia. O processo foi movido por Cloves Pedreira, presidente do PCO da Bahia, sob alegação do descumprimento da lei orgânica do município, que estabelece a publicação dos atos municipais no Diário Oficial Eletrônico e em jornais impressos de circulação local, e foi colocado para votação na sessão de ontem (20), sendo rejeitado por dois terços dos edis. 



  • 17/06/2016


    21.06.2016 11h47m
    Recomendar

    Sobe - Fluminense de Feira por receber dois grandes patrocinadores.


    Desce - Empresas de RH que dão calotes em clientes que pagam para cadastrar currículo.


    Pressão


    O Deputado Zé Neto (PT) está recebendo toda a pressão dos donos de bares, restaurantes e associações, depois da aprovação do Projeto de Lei que vai retirar a isenção fiscal de empresas. Para acalmar os ânimos, ele afirmou que irá avaliar situação nos próximos 30 dias e que ainda existirá diálogo.


    Paz e Amor


    A paz e o amor reinaram durante o evento de inauguração da Av. Ayrton Senna, em Feira de Santana. Uma cena nada comum de se ver, até os que sempre “bateram” no Prefeito José Ronaldo, mesmo criticando a obra, ontem (16) estavam aplaudindo-o.


    Aliviado


    Depois de um grande sufoco, o Fluminense de Feira de Santana volta a respirar aliviado, pois, além de voltar a disputar a série D do Campeonato Brasileiro, receberá também dois grandes patrocínios, da MRV Engenharia e da Urbamais, que já atuam na cidade e enxergaram no “Touro” uma boa maneira de alavancarem suas marcas.


    Dilma


    A Presidente afastada Dilma Rousseff (PT) repetiu, tal qual um mantra, que o processo de impeachment em curso no Senado é um golpe. Ela argumenta que existe “muito pouca base para sustentar as pedaladas fiscais”. Dilma esteve na manhã de ontem (17) visitando o Centro Pan-Americano de Judô, em Lauro de Freitas, acompanhada do Governador Rui Costa. Daqui, ela segue para Recife.


    Mensalão Mineiro


    O publicitário Marcos Valério apresentou na quarta-feira (16)ao Ministério Público de Minas Gerais, proposta de colaboração com a Justiça na Ação Penal 536, processo conhecido como mensalão mineiro, que envolve um esquema para beneficiar a campanha de Eduardo Azeredo (PSDB) ao governo de Minas Gerais em 1998.


    BRT


    Após passar três anos tentando a liberação de recursos do Governo Federal para executar o projeto da implantação do BRT em Salvador, o Prefeito ACM Neto anunciou ontem (17) que o Governo Michel Temer otimizou o processo e o dinheiro já está disponível para as obras na capital baiana. O democrata recebeu a confirmação da diretoria da Caixa Econômica Federal da liberação de R$ 108 milhões para o projeto que vai ligar a Lapa à região do Iguatemi, sendo que outros R$ 300 milhões já estavam assegurados pela instituição.


    Esforço titânico


    O líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), o Deputado Estadual Zé Neto (PT), afirma que a gestão do Governador Rui Costa (PT) tem feito o dever de casa na tentativa de evitar parcelamento dos salários dos servidores estaduais.


    Esforço titânico I


    O petista voltou a defender o Projeto de Lei aprovado nesta quinta-feira (16), na AL-BA, que prevê uma série de condições para concessão e manutenção de benefícios ou incentivos fiscais, além de determinar o depósito no Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (FUNCEP), o equivalente a 10% do valor do benefício ou incentivo. 



  • 16/06/2016


    17.06.2016 11h10m
    Recomendar

    Sobe - Comissão de Ética por votar favorável à cassação de Eduardo Cunha (PMDB-RJ).


    Desce - A falta de regras claras para concessão de gratuidade em transporte público.


    Reclamação


    O presidente da Câmara, Ronny Miranda (PHS), afirmou que já esteve na mesma situação dos pré-candidatos. “Eu já estive do lado de lá, com os mesmos interesses, ideias existem para serem debatidas e afirmo aqui que nunca recebi ninguém, nenhuma comissão de partido, nem de candidatos para discutir o aumento ou diminuição do número de vereadores”, afirmou.


    Alento


    “Vamos tramitar o projeto para conversar. Eu mesmo já tentei aumentar para 23 o número de vagas e fui derrotado aqui dentro. Apenas assinei a proposta para tramitar, assim como vários amigos também fizeram. Não sou advogado, mas faço aqui a defesa do Vereador Justiniano França (DEM) e repito que não existe emenda aprovada e sim para ser debatida”, disse Ronny.


    Histórico


    Roque Pereira (DEM) disse que só continua na Casa da Cidadania pelo motivo de fazer política com os pés no chão. “Fui candidato e derrotado em 2004, e só em 2008 consegui me eleger, estou aqui até hoje porque faço política com os pés no chão, sei que aqui ninguém é dono, já passei pela mesma situação de vocês (se referindo a pré-candidatos presentes na galeria da Câmara) e logo também estarão aqui dentro”, afirmou.


    Conciliação


    Para o líder do Governo, José Carneiro (DEM), o melhor caminho é o diálogo. “Acreditem, já estive mais tempo aí do que aqui. O diálogo é o melhor caminho, trata-se apenas de uma emenda, não está garantido que será aprovada. São necessários 14 votos para a aprovação e vários vereadores ainda não se pronunciaram sobre suas posições, espero que no próximo ano muitos de vocês estejam aqui”, disse Carneiro.


    Orgulho da Tia


    Bastante orgulhoso, o Vereador Eli Ribeiro (PRB) comemorou o voto da Deputada Tia Eron (PRB-BA), a favor da cassação de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e pediu para que os colegas que a julgaram se retratassem. “O PRB é um partido que tem ética e moral, o que mais cresce no país. Falaram sem conhecer o perfil da Tia Eron (PRB-BA), sempre tive certeza que o voto dela seria favorável. Quero pedir aos que falaram mau dela, que usem esta tribuna para pedir desculpas”, afirmou o vereador.


    Orgulho da Tia I


    Eli Ribeiro (PRB) afirmou que nunca duvidou do posicionamento da parlamentar. “Eu disse que no momento certo, na hora certa, falaria sobre isso. Conhecendo a pessoa da Tia Eron (PRB-BA), sabia que o voto dela seria favorável e gostaria que os vereadores tivessem a hombridade de vir ao microfone para pedir desculpas, porque é uma deputada séria, que tem uma família e preza pela moralidade deste país”, pontuou.


    Ayrton Senna


    Em discurso ontem (14), o Vereador Roque Pereira (DEM) destacou a inauguração da Avenida Ayrton Senna, que ocorre hoje (16) à noite. “Às 20 horas será inaugurada a Avenida Ayrton Senna, belíssima avenida, que é uma continuação da Avenida João Durval. Muitos empreendimentos do Minha Casa, Minha Vida estão nas proximidades, os bairros da Mangabeira, Papagaio e Mantiba valorizaram muito”, afirmou. 



  • 15/06/2016


    15.06.2016 18h14m
    Recomendar

    Sobe - Feira de Santana por criar Comitê Municipal de Políticas Sustentáveis.


    Desce - Ex-secretário da Prefeitura de Feira por ser denunciado pelo MP por fraude de R$ 4 milhões.


    Na dianteira


    Convicto na reeleição de Ronaldo e orgulhoso com as grande obras que serão entregues esta semana na cidade, José Carneiro (PSDB) enfatizou que a Av. Ayrton Senna e o gramado do estádio Joia da Princesa são grandes motivos para o povo se orgulhar. “É por estes e outros grandes trabalhos, que o Governo do Prefeito José Ronaldo tem mais de 80% da aprovação popular e quando se fala em reeleição, ele aparece com 69% das intenções de votos e a sua candidatura ainda nem está oficializada, sem dúvidas este índice irá aumentar, pois, o povo reconhece e admira o seu trabalho”, comemorou.


    19


    O Vereador Justiniano França (DEM) deu entrada, ontem (14), no Setor Legislativo, uma emenda à Lei Orgânica do Município, reduzindo de 21 para 19 o número de vereadores na próxima legislatura que terá início em 1º de janeiro de 2017. Na minha opinião, a cidade perde com esse número reduzido, pois, terá pouca representação política para atender à demanda da população de uma cidade com mais de 600 mil habitantes.


    Reconhecimento da oposição


    Um fato irônico aconteceu na sessão de ontem, 14, o Vereador da oposição, Edvaldo Lima (PP), cansou de bater e parabenizou o Prefeito José Ronaldo. Segundo ele, Ronaldo voltou a cumprir o artigo 19 da lei orgânica do município. “Parabenizo o prefeito por enfim começar a cumprir a lei. Espero parabenizá-lo também pelas indicações que fiz, para a implantação de sub-prefeituras nos distritos de Feira, pois, a prefeitura não está conseguindo chegar em todos”, afirmou.


    Emenda


    O Vereador Correia Zezito (PSL) afirmou que pretende alterar a lei que dispõe sobre a venda de bebidas no estádio Joia da Princesa, em Feira de Santana. “Fiz uma emenda na lei do Irmão Fernando, ex-vereador, para a proibição também da venda de bebidas em lata, pois, assim como o vidro, também pode ser usada como arma, sendo arremessada nos jogadores e profissionais que estão dentro de campo”, concluiu.


    Sindicato mudo


    A APLB de fato não vem agradando nem um pouco ao Vereador José Carneiro (PSDB), que criticou fortemente o sindicato, por não se manifestar sobre a situação do concurso público para professores, prometido pelo Governo do Estado e que não foi realizado. “A APLB se cala, não cobra do governo, lamento este silêncio deles, que dizem representar a categoria. Estou aqui afirmando, os professores agora serão indicados por políticos e não haverá concurso público no Estado”, esbravejou ele.


    Risco de falência


    Mesmo com toda a confusão em que se encontra o Governo de Temer, Marcos Lima (PRP) afirmou estar esperançoso, disse que ainda tem boas expectativas de que a situação em que o país se encontra possa ser revertida. Marcos mostrou-se revoltado com as dificuldades em que a Caixa Econômica Federal vivencia, podendo até chegar a falência, ele ainda afirmou que virou moda “meter a mão” nas estatais, como a Petrobras e agora também o Banco do Nordeste, que passa por dificuldades. 



  • 14/06/2016


    15.06.2016 18h11m
    Recomendar

    Sobe - O Flu de Feira pelo resultado positivo com o empate contra o Sergipe em Aracaju.

     

    Desce - A invasão dos passeios, agora também no Feiraguay. 

     

    Só falo por mim


    “Recebi uma ligação pedindo que eu tomasse condução em relação à situação dos evangélicos nesta casa. Eu responderei apenas pelo meu mandato, minha vida neste lugar é para fazer o que Deus quer e também agradeço ao prefeito pelo excelente trabalho em conjunto com alguns vereadores, afinal, não existe prefeito sem vereador e vice-versa”, afirmou a Vereadora Neinha (PTB).


    Arquivamento


    A Câmara Municipal de Feira de Santana, por meio do presidente Ronny Miranda (PHS), decidiu pelo arquivamento da representação que pedia a cassação do mandato do Prefeito José Ronaldo de Carvalho. Ronny (PHS) afirmou que apenas compete à Câmara apurar e julgar denúncias, mas, neste caso nada poderia ser feito, pois, trata-se de uma representação.


    Contra


    O Vereador Edvaldo Lima (PP) foi contrário à decisão da Câmara, alegando que não teve acesso ao processo. “Solicito uma cópia do processo para saber realmente do que se trata. Todos os vereadores deveriam ter recebido uma cópia e opinado. Não quero fazer juízo de valor, mas o governo descumpriu sim a lei e esta casa não cumpre o regimento, não disponibilizando estas informações para os edis desta Casa”, concluiu.


    Contra I


    David Neto (DEM) também não concordou com a decisão que julgou prematura da Câmara. “Achei que o resultado sem a apreciação de todos os vereadores não foi correto, eu creio no prefeito, acredito no governo, mas a Casa deveria ter apreciado o processo, a população precisava ter conhecimento. Foi deselegante dar o parecer com tanta rapidez”, afirmou o vereador.



    Sete Portas


    “Peço que o Dr. Ícaro Ivvin olhe pela comunidade de 7 portas com mais carinho, faltam braços de luz, o descarte de lixo não está sendo feito de maneira correta, a população está queimando estes resíduos. Peço sempre e o problema nunca é resolvido.”, disse o Vereador David Neto (DEM), ao chamar a atenção do Secretário de Serviços Públicos.


    EBAL


    O Vereador Isaias de Diogo (PSC) em seu discurso criticou o Governo Estadual por não ter tomado providências em relação aos desempregados da EBAL (Empresa Baiana de Alimentos). “A empresa fechou e até hoje o governo não tomou uma providência em relação aos pais de família que ficaram sem seus empregos”, concluiu.


    Centro de Velório


    O Vereador Marcos Lima (PRP) fez uma indicação ao Prefeito José Ronaldo de Carvalho, para a construção de centros de velórios municipais. “Hoje em dia as pessoas não fazem mais velórios em suas casas e estes centros serão de muita importância para Feira de Santana e vai proporcionar mais conforto para as famílias carentes. Peço que o prefeito veja este caso com carinho”, concluiu.


    Bolsa Família


    O líder do governo, José Carneiro (PSDB), leu na tribuna a nota emitida pelo Secretário de Desenvolvimento Social, Ildes Ferreira, em relação às famílias que estão com as situações irregulares no programa Bolsa Família. O vereador reforçou o apelo para as quase 15 mil famílias que correm o risco de perder o benefício. O prazo para estas ficarem regulares se encerra no próximo dia 30.


    Bebida no estádio


    José Carneiro (PSDB) apresentou na Câmara a lei 2.079 que ao contrário do que era discutido, não proíbe a venda de bebidas alcólicas no estádio Joia da Princesa, proíbe apenas o uso de garrafas e copos de vidro. “Todos aqui foram enganados, com certeza quem votou contra o projeto para liberar a venda de bebidas não frequenta o estádio. A religião falou mais alto”, afirmou.


    Eleições


    “As eleições estão se aproximando e já percebo nas ruas os comentários do povo, muitos candidatos já estão prometendo mundos e fundos, o que também assusta são as agressões aos vereadores desta Casa. O Prefeito José Ronaldo vem trabalhando para a sua reeleição e a oposição está procurando por qualquer falha para tirar o seu mandato. Se ele erra uma vez ou outra, com certeza não é por falta de preparo e conhecimento”, afirmou o Vereador Carlito do Peixe (DEM). 



  • 11/06/2016


    13.06.2016 14h59m
    Recomendar

    Sobe - Secretaria de Serviços Públicos que transformou pontos de descarte de lixo em praças ecológicas.


    Desce - A cúpula no Palácio do Planalto que insiste em fazer campanha para salvar o amigo Eduardo Cunha (PMDB-RJ).


    Tá tranquilo


    Prefeito José Ronaldo de Carvalho afirmou em entrevista numa rádio, que está confortável e que as pré-candidaturas que estão sendo anunciadas, até o momento têm sido indiferentes para ele, pois, ainda não anunciou que será candidato a reeleição. Ele ainda afirmou que fica feliz com o grande número de pessoas querendo pleitear a prefeitura.


    O segredo é o respeito


    José Ronaldo ainda falou sobre a sua parceria com o ex-deputado Colbert Martins, que já foi o seu adversário em eleições passadas. Ronaldo disse que respeita muito Colbert e que hoje só são parceiros, pois, quando estavam em lados opostos souberam respeitar um ao outro. Além do ex-deputado, o prefeito também citou o ex-prefeito João Durval Carneiro como um exemplo de homem íntegro e respeitoso.


    Sustentabilidade


    A Secretaria de Serviços Públicos de Feira de Santana através do Secretário Ícaro Ivvin, está transformando pontos de descarte irregular de lixo em “jardins ecológicos”. O secretário afirmou que além de ser uma ideia sustentável e barata, busca também a mudança de comportamento das pessoas, o que segundo ele vem surtindo efeitos. Cidade Nova, Feira IX e Feira X foram alguns dos bairros já contemplados.


    Situação da EMBASA será discutida


    A Comissão de Reparação, Direitos Humanos, Defesa do Consumidor e Proteção à Mulher da Câmara de Feira de Santana, debaterá no próximo dia 16 no plenário, os serviços prestados na cidade pela EMBASA e uma possível renovação do contrato com o município. A comissão é composta pelos vereadores: Pablo Roberto (PHS) presidente, Robeci da Vassoura (PHS) vice, e Cíntia Machado (PSC).


    Cultura


    Já no dia 30 será discutido também em audiência pública o Plano Municipal de Cultura de Feira de Santana. O debate atenderá ao ofício da comissão de Educação e Cultura composta pelos vereadores: Eremita Mota (PSDB) presidente, Eli Ribeiro (PRB) vice e Beldes Ramos (PT), e acontecerá a partir das 9 da manhã.


    Educação


    O Governo Municipal de Feira de Santana reinaugurou ontem, 10, mais uma escola municipal na cidade, desta vez no bairro do Feira X. O Vereador Pablo Roberto (PHS) esteve presente com o Prefeito José Ronaldo. “A comunidade do bairro Feira X ganhou uma escola do jeito que as nossas crianças merecem, mais ampla, iluminada, com móveis novos, demonstrando o compromisso do Governo Municipal com a Educação”, afirmou ele.


    Satisfeito


    Já o Vereador Ronny Miranda (PHS) afirmou estar satisfeito e muito feliz com a entrega de mais uma creche na cidade, inaugurada no Alto do Papagaio, na última quinta, 09. O equipamento possui uma estrutura moderna, confortável e ampla. Além de salas que possui janelas, o que as tornarão ainda mais arejadas, cozinha, auditório, secretaria, sala de professores, diretoria e sanitários masculinos e femininos.


    Obras a todo vapor


    A próxima semana será marcada por diversas inaugurações na cidade. O Prefeito José Ronaldo anunciou a entrega da Av. Ayrton Senna, no próximo dia 16, além de escolas, creches, postos de saúde e pavimentações de ruas. Ronaldo também enfatizou a reforma do Estádio Municipal Alberto Oliveira, o Joia da Princesa, que será entregue no dia 19.



  • 10/10/2016


    10.06.2016 11h16m
    Recomendar

    Sobe - O PHS em Feira de Santana, pela carta branca que recebeu da executiva estadual dando total liberdade ao partido.


    Desce - A fiscalização da prefeitura que não consegue evitar as invasões de áreas públicas em Feira.


    PRB


    O Partido colocou a Deputada Federal baiana Tia Eron em uma “saia justa”. O líder do partido Márcio Marinho informou que o partido a liberou e respeitará a decisão pelo voto. O PRB tirou o corpo fora e mandou titia para o sacrifício. O motivo é que o partido tem dois candidatos fortes às prefeituras de São Paulo e Rio de Janeiro. Crivella e Russomano são líderes absolutos nas pesquisas e a posição irresponsável de apoio do partido e de Eron a Cunha (PMDB-RJ) pode contaminar a popularidade dos dois candidatos. Depois de botarem os joelhos em oração para pedir remissão do pecado que vão cometer, livraram o partido e mandaram titia para o Reino de Hades.


    David


    O Vereador David Neto (DEM) na sessão de quarta-feira (8) repetiu críticas que fez no dia anterior, denunciando, segundo ele, uma clínica clandestina situada no George Américo, que não tem qualquer estrutura para atendimento e serve exclusivamente como transbordo para levar pacientes para hospitais de cidades vizinhas. Ele afirma, que quando retornam em carros cedidos pela tal clínica clandestina, os pacientes chegam famintos e tão fracos que não conseguem nem andar. A denúncia é grave.


    ACM Neto e Zé


    Até o início do ano passado, o Vereador Zé Trindade (PSL) de Salvador apoiava ACM (DEM). No começo desta semana ingressou com uma ação na Justiça por crime de responsabilidade pedindo afastamento do democrata. O irmão de Zé, ex-deputado Maurício Trindade, foi secretário de Neto no início do mandato. A acusação é que Neto paga salários maiores que o dele aos ex-deputados Carlos Gaban (DEM) e Junior Magalhães (DEM): pouco mais de R$ 20 mil a cada.


    PSB


    O Partido Socialista Brasileiro (PSB), em Feira de Santana, tem até excesso no número de pré-candidatos a vereador para 2016. Nas avaliações do partido, o grupo pode eleger dois vereadores. Embora os coordenadores do Rede no município não serem simpáticos a uma coligação com o PSB, a coordenação estadual vai convencê-los a se coligar com Ângelo para prefeito.


    Passe Livre


    Durante pronunciamento na tribuna da Câmara, na quarta-feira (8), a Vereadora Eremita Mota (PSDB) chamou atenção para a situação das pessoas com deficiência que tiveram o cartão do Passe Livre negado. Segundo ela, os ex-beneficiários da gratuidade no transporte coletivo estão entrando com ações junto à Defensoria Pública. “Trago à tribuna, nesta manhã, um assunto que está deixando muitas pessoas tristes e desiludidas, além do sofrimento que já têm”, disse. A edil fundamentou o discurso citando à Convenção de Nova York, ocorrida em 30 de março de 2007, que teve como objetivo promover, proteger e assegurar os direitos de todas as pessoas com deficiência e destacando o projeto nº 25/16, de autoria da Vereadora Gerusa Sampaio (DEM), que acrescenta dispositivo à Lei nº 2.397/03. A Vereadora Eremita (PSDB) sugeriu que assim como o projeto de Gerusa (DEM), que inclui os autistas como beneficiários do Passe Livre, outras pessoas com deficiência também possam ser incluídas, bem como seus acompanhantes.


    Bola da Vez


    O Vereador Roque Pereira (DEM) repercutiu a postura da Deputada Federal Tia Eron (PRB), apresentada na noite da última terça-feira (07), em rede nacional. O voto da parlamentar no Conselho de Ética poderá decidir a aprovação ou não do relatório que recomenda a cassação do Deputado Federal Eduardo Cunha (PMDB-RJ). “Não podemos deixar de falar de Tia Eron (PRB), que agora passou a ser a ‘bola da vez’ em rede nacional. Entendo o lado dela também, pois, é liderada do partido e não podemos crucificá-la, porque seu voto tem um grande sentido nesse processo político que o país está passando. Ela está sofrendo pressão da imprensa e sofreu um flagrante da Rede Record. Nós algumas vezes nos sentimos pressionados pela imprensa, imagine ela sofrer pressão da Rede Globo. Agora, é hora de colocar os pés no chão e ter consciência do voto que dará e que ele seja o melhor para o nosso país. Sabemos da posição do partido, mas temos que pensar em nossa população”, pontuou. 



Os comentários e textos não representam a opinião do portal; a responsabilidade pelo blog é do autor da mensagem.
Folha do Estado da Bahia
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia