Em cima da hora:
UPE abre inscrições para cursos de idiomas e informática nesta segunda
-
  • Facebook
  • Twitter
  • Orkut
  • Feeds
  • 12/07/2016


    12.07.2016 19h42m
    Recomendar

    Sobe - Estudantes que ocupam as ruas por direito a assistir aula.


    Desce - A terceirização na administração pública, sobretudo na educação, por prejudicar estudantes.


    Convenções


    As convenções são permitidas para eleição de 2016, de 20 de julho a 05 de agosto. É bom que os partidos políticos atentem para a data da publicação dos editais de convocação. Elas mudam de partido para partido, variando de 05 a 15 dias de antecedência. O aviso é para que não aconteça o que está acontecendo com o PPL, que candidatos não leram que só pode disputar candidatura pelo partido que estiver filiado a ele um ano antes. No caso das convocações que não atenderem ao prazo estabelecido, elas serão nulas.


    Neto contra Alice


    Nesse final de semana ficou decidido que os partidos ligados ao Governo do Estado, a exceção do PDT de Sargento Isidorio, os demais apoiarão a candidatura da Deputada Federal Alice Portugal (PC do B). Pelo que se diz é que o PSB achou que ainda se gastaria muito nas eleições, esquecendo da diminuição do período eleitoral e apresentou orçamento alto. Sem apoio financeiro não haverá candidatura de Lídice da Mata pelo partido.


    Piada


    O presidente da Central Única dos Trabalhadores na Bahia (CUT-BA), Cedro Silva, classificou como uma “grande piada” a proposta da Confederação Nacional da Indústria (CNI) de carga horária de até 80 horas semanais e de 12 horas diárias para os trabalhadores.


    Piada I


    “É uma grande piada. Isso não se sustenta mais nos tempos de hoje com tanta tecnologia. Temos estudos que mostram que a redução de 44 horas semanais para 40 geraria mais de 2,5 milhões de postos de trabalho. Portanto, com 80 horas ou 40 horas, a produção do país será a mesma. Ficará igual. Essa proposta é uma grande burrice da CNI e de quem apoia”, afirmou o presidente da CUT-BA, durante a manifestação contra o corte do orçamento da Justiça do Trabalho, na manhã de ontem (11).


    Em campo


    O ex-presidente Lula passou o dia de ontem (11) na Bahia, onde participou de eventos ligados ao Governo de Rui Costa, governador petista e de ato de protesto de movimento sindical contra o chamado “golpe” na Presidente afastada Dilma Rousseff. Lula ainda esta semana visitará outros estados da região Nordeste.


    Continua líder


    O Fluminense de Feira de Santana ficou apenas no empate contra o Murici de Alagoas. Com o resultado, o time continua na liderança do grupo, mas apenas por critérios de desempate, com oito pontos. Josy e Rafael Granja fizeram os gols tricolores.


    Levaram alegria


    O Bando Anunciador esbanjou alegria e irreverência pelas ruas do Centro de Feira de Santana neste domingo (10). Cerca de dez mil pessoas, segundo a Polícia Militar, desfilaram neste ano. O Bando Anunciador de Sant’Ana foi retomado em 2007, através do Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA), da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e faz parte dos festejos em homenagem à padroeira de Feira.


    Vergonha


    O dono da construtora Delta, Fernando Cavendish, e o bicheiro Carlinhos Cachoeira deixaram a prisão na madrugada de ontem (11). Com eles também foram liberados os empresários Adir Assad, Cláudio Abreu e Marcelo Abbud. Os cinco foram acusados de lavagem de dinheiro, desvio de contratos de obras públicas da construtora Delta. Devido à falta de tornozeleiras eletrônicas, os réus vão cumprir prisão domiciliar.


    Bens penhorados


    Uma decisão transitada no Superior Tribunal de Justiça obriga Fernando Collor a ceder a ex-mulher Rosane Collor dois apartamentos de 3,4 milhões de reais, dois carros Toyota Corolla zero quilômetro, 700.000 reais e uma pensão de 30 salários mínimos. Se no próximo dia 8 de agosto, Collor não aceitar pagar o que deve, a Justiça irá penhorar os seus bens.


    Delação


    Procuradores da Lava Jato estariam negociando a delação premiada de Wilson Quintella, dono da Estre Ambiental, segundo informações do colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo. A Estre é um dos elos de Fernando Baiano com o PT. A empresa que embolsou R$ 800 milhões em contratos da Petrobras, fez seguidas doações ao Diretório Nacional do PT, em 2013, fora do calendário eleitoral. Entre abril e dezembro, foram cinco transferências num total de R$ 5,5 milhões, conforme publicação do site O Antagonista. 



  • 09/07/2016


    12.07.2016 19h40m
    Recomendar

    Sobe - A reação dos líderes na Câmara Federal, antecipando a eleição da Casa antes marcada para quinta-feira por Maranhão.

     

    Desce - A falta de comando na Câmara Federal, onde os líderes partidários subverteram a ordem, em local que é o presidente que marca a pauta das sessões.


    Na dianteira


    Depois da renúncia de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) do cargo de presidente da Câmara, o mais cotado para assumir o cargo é o Deputado Federal Rogério Rosso (PSD-DF). O parlamentar é aliado de Cunha e tem o apoio do “centrão”, grupo de deputados do PP, PTB, PR, PRB e PSD. A eleição deverá acontecer no próximo dia 14, para o mandato até o dia 1º de fevereiro, sem possibilidade de reeleição.


    Sem regalias


    E já que perdeu o cargo de presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) perderá também algumas “regalias”, entre elas, a mansão em que morava, localizada no Lago Sul, cerca de 65 servidores e também dois carros oficiais. Os custos mensais da Câmara chegavam a 500 mil só com os privilégios de Cunha.


    Deve explicações


    O Juiz Federal Sérgio Moro deverá prestar informações sobre as gravações telefônicas divulgadas, que flagram o ex-presidente Lula em conversa com autoridades e com a Presidente afastada Dilma Roussef. O prazo dado pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski foi de 48 horas e deve encerrar-se no final do dia de hoje, 9.


    Convenções


    O PSC Feira de Santana, a exemplo do DEM, deverá realizar a sua convenção também no dia 25 de julho. O partido deverá apoiar a reeleição do Prefeito José Ronaldo de Carvalho, que oficializará a sua candidatura na mesma data.


    Jogada de mestre


    A Presidente afastada Dilma Rousseff classificou a renúncia de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) do cargo de presidente da Câmara como uma “jogada” para tentar salvar o seu mandato. Informações dão conta de que em reunião reservada, Dilma, Lula e dirigentes do PT concluíram que o ato de Cunha foi um acordo com o Presidente interino Michel Temer para costurar o arquivamento do pedido de cassação.


    Susto


    Segundo o líder do governo na Câmara de Deputados, André Moura, o Presidente em exercício Michel Temer foi pego de surpresa com a renúncia de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) do cargo. “O governo não deverá se envolver diretamente na questão da sucessão de Cunha, é um processo do legislativo”, afirmou Moura.


    Cenários


    Dois cenários já estão traçados para o PDT de Salvador: a pré-candidatura sacramentada do Deputado Sargento Isidório (PDT) para a prefeitura e o apoio do PROS para as chapas majoritária e proporcional. A informação foi confirmada pelo presidente estadual da sigla, Deputado Félix Mendonça Jr (PDT), em conversa com o Bocão News. De acordo com o parlamentar, as tratativas ainda não acabaram. “Estamos ainda conversando com mais partidos para fechar o crivo de aliados”, disse. A expectativa é a de que o PR - caso não lance nome na majoritária - e o PTN se juntem ao PDT, mas, o caso ainda depende de muita conversa até o fim do mês.


    Cassação


    O Ministério Público Federal da Bahia (MPF) pediu a cassação da Prefeita de Piripá, Sueli Gonçalves (PP), e a inabilitação para o exercício de função pública pelo prazo de cinco anos. De acordo com o MPF, Sueli descumpriu ordem judicial de julho de 2014. Naquele ano, o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) encaminhou ofício à denunciada, com requisição de pagamento de dívida, que deveria ser feito por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU). De acordo com a denúncia do Procurador Regional da República, Alexandre Espinosa, a prefeita limitou-se a “justificar a ausência de pagamento de forma genérica, sem contudo, apresentar qualquer documentação que corroborasse suas alegações”. 



  • 08/07/2016


    08.07.2016 10h33m
    Recomendar

    Sobe - Câmara Federal por não ter mais Eduardo Cunha como presidente


    Desce - A guerra que parece se instalar no bairro Aviário


    Cinco sessões


    Após a renúncia de Eduardo Cunha (PMDB-RJ), os deputados precisam realizar, nos termos do Regimento Interno da Câmara, uma nova eleição para a presidência da Casa em até cinco sessões de plenário. O sucessor de Cunha exercerá um mandato tampão até o início de fevereiro, quando uma nova Mesa Diretora será escolhida. A disputa será acompanhada de perto pelo Palácio do Planalto, uma vez que o governo precisa de um aliado ocupando o cargo para conseguir aprovar as medidas consideradas importantes para equilibrar as contas públicas, por exemplo.


    Cinco sessões I


    A votação será secreta, pelo sistema eletrônico e qualquer deputado pode se candidatar. Para ser eleito, o candidato precisa conquistar a maioria absoluta dos votos dentre os que estiverem presente. Antes do anúncio oficial da renúncia, a corrida pela sucessão de Cunha já agitava a Câmara.


    Já era


    Depois da grande repercussão do ensaio fotográfico no gabinete do ministério logo após a sua posse, o ex-ministro do Turismo Alessandro Teixeira se separou da ex-miss bumbum Estados Unidos, Milena Santos. Teixeira ficou menos de um mês no cargo e foi pego de surpresa após a esposa pedir divórcio.


    Reconhecimento


    Emerson Britto, diretor de esportes do município de Feira de Santana recebeu o prêmio de melhor gestor esportivo do Norte/Nordeste na cidade de São Paulo, das mãos do presidente da Confederação Brasileira de Karatê Interestilos (CBKI). Britto já foi chefe da delegação baiana de karatê.

     

    Pedido de socorro


    O montante pedido como ajuda extra pelos governadores dos 14 estados do Norte e Nordeste ao presidente Temer é no valor de R$ 14 bilhões, até o fim de 2016. Uma carta foi enviada na semana passada com pedido de socorro, visando recuperação dos efeitos negativos da crise financeira, que foram mais profundos nestas regiões.


    Estratégia


    Para tentar cobrir o rombo previsto para 2017 nas contas públicas, o governo Temer irá recorrer ao aumento de tributos. A elevação da Cide (imposto sobre combustíveis) e recursos como concessões e privatizações serão as primeiras medidas tomadas para o aumento da receita. O déficit fiscal para o ano que vem está previsto para R$ 150 bilhões, porém, caso nenhuma medida seja tomada, poderá chegar a 194 bilhões.


    Patriotismo


    A partir de agora, os eventos que forem patrocinados com o dinheiro público terão que usar a bandeira nacional nas divulgações. Projetos esportivos, paraesportivos e culturais, sejam produções artísticas ou audiovisuais. A obrigatoriedade vem por meio de determinação publicada no Diário Oficial da União nesta quinta (7), após sanção do presidente interino Michel Temer.


    Acúmulo ilegal


    O senador e presidente nacional do DEM, José Agripino Maia, terá que devolver mais de R$ 1 milhão aos cofres públicos por acúmulo ilegal de recursos. De acordo com decisão do Ministério Público Federal (MPF) datada de 4 de julho, o parlamentar recebe salário de R$ 33.763 e tem direito, desde 1986, a uma pensão vitalícia especial por ter sido governador do Rio Grande do Norte, no valor de R$ 30.471,11. As duas fontes totalizam R$ 64.234,11, 90,2% a mais que o limite aplicado ao teto constitucional, que atualmente é R$ 33.763. O acúmulo, portanto, é ilegal. 



  • 07/07/2016


    08.07.2016 10h18m
    Recomendar

    Sobe - CCJ por proibir doação financeira de servidor público a partidos.


    Desce - A sensação de impunidade que toma conta da sociedade.


    Partidos


    Pelas informações, a direção municipal do PMDB já decidiu que o partido não fará coligação na chapa de candidatos a vereador. No partido, além dos 17 nomes que se filiaram neste ano, do sexo masculino mais 6 que já disputaram outras eleições pelo partido manifestaram intenção de disputar eleição esse ano. Do sexo feminino, existem pré-candidatas mais do que o necessário para compor a chapa. Moral da história: se algum partido com poucos candidatos queria pongar no tempo e no horário do PMDB, que procurem outra porta para bater. Nas constas do partido a certeza a eleger um, podendo chegar a dois.


    Convenções


    Os partidos que já definiram coligação com o DEM para a reeleição de José Ronaldo de Carvalho, em reunião na última terça-feira (5), acordaram pela data de 25 de julho próximo para as convenções partidárias, o local do evento está para definir entre o espaço de eventos do Ària Hall, na Avenida Presidente Dutra ou no Prime, na Avenida Maria Quitéria, próximo do viaduto com a Avenida Frama Maia.


    Sem pressa


    O Prefeito de Salvador ACM Neto (DEM) mostra-se tranquilo em relação às eleições deste ano, ele ainda não confirmou a sua candidatura à reeleição e afirmou que ainda há tempo suficiente para bater o martelo, já que, as convenções acontecem entre 29 de julho e 5 de agosto. Em relação às eleições de 2018, Neto disse que ainda não entra em pauta, que o seu foco é 2016, onde já iniciou conversas com a vice-prefeita Célia Sacramento e PMDB.


    Voltou atrás


    Já o PC do B recuou e admitiu negociar coligação proporcional com PT, na disputa para a Prefeitura de Salvador. O partido afirmou que está aberto à possibilidade de compor coligação na chapa proporcional com os partidos que vierem a apoiar a pré-candidata. A expectativa é de que a aliança eleja uma bancada numerosa para o legislativo da cidade. A chapa de vereadores tem sido o principal entrave para a adesão do PT ao projeto do PC do B de lançar a Deputada Federal Alice Portugal como candidata a prefeita de Salvador, como representante da frente de esquerda e de oposição ao Prefeito ACM Neto (DEM).


    Vaquinha suspeita


    O Senador Ronaldo Caiado (DEM-GO) apresentou uma representação para que seja aberta uma investigação a respeito da campanha de financiamento coletivo criada para custear as viagens da Presidente afastada Dilma Rousseff pelo país. A vaquinha virtual arrecadou em seis dias o montante de R$ 661,714,00. Caso seja comprovado alguma irregularidade, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) fará o bloqueio dos recursos arrecadados.


    Tá difícil


    A comissão que pretende julgar o impeachment do Presidente interino Michel Temer ainda não está formada e tem apenas 15 dos 66 deputados indicados. A questão se arrasta desde abril e partidos da base aliada do governo se recusam a sugerir nomes para integrarem a comissão.


    Outra vez


    Operação Lava Jato volta a prender ex-presidente da Eletronuclear no Rio de Janeiro. Othon Luiz Pinheiro da Silva estava cumprindo prisão domiciliar e já é réu em processo na 7ª Vara Federal Criminal no Rio. Othon é acusado de corrupção e lavagem de dinheiro, e teria recebido R$ 4,5 milhões em propinas para facilitar a contratação dos consórcios responsáveis pelas obras da usina de Angra 3.


    Sem pena


    O Governo Federal a cada ano que passa aumenta a verba para publicidade na rede social Facebook, só no ano passado foram gastos R$ 44,6 milhões. As verbas publicitárias federais destinadas ao Facebook são quase as mesmas recebidas pelos 4 principais jornais impressos brasileiros juntos (Globo, Folha, Estadão e Valor): R$ 46,4 milhões.



  • 06/07/2016


    07.07.2016 11h34m
    Recomendar

    Sobe - Entidades de classe que reagiram à falta de segurança e ordenamento do Centro Comercial de Feira.


    Desce - O Poder Público Municipal que não toma providências contra os 18 anos de abandono do Centro Comercial de Feira.


    Câmara


    O atendimento ao público nos gabinetes dos vereadores, situados no Edifício do Legislativo Feirense Vereador Dival Figueiredo Machado, não ficou alterado durante o recesso parlamentar, que vai de 1º a 31 de julho. Nesse período, todos os setores dos prédios anexo e principal da Câmara Municipal de Feira de Santana funcionam normalmente das 7h30 até às 17 horas.


    Convencida


    Em Salvador, a disputa para ser vice na chapa de ACM Neto continua acirrada. A atual vice-prefeita, Célia Sacramento (PPL), afirmou-se convicta de que ela será a escolhida e que a parceria entre os dois deu certo até agora e deverá continuar. Célia disse ainda que não irá concorrer na chapa de Neto, não será candidata a vereadora.

     

    Correu em tempo


    O presidente do STJ, Ministro Francisco Falcão, pediu férias e ficará afastado do trabalho por 79 dias, tudo isso pelo motivo de ter sido citado em delação premiada obtida pela Operação Lava Jato. Se concedidas as férias, ele sairá logo no começo de setembro, quando termina o seu mandato.


    Mais prejuízo


    Uma revisão da Lei de Diretrizes Orçamentárias será encaminhada esta semana, propondo um rombo ainda maior para as contas públicas do ano que vem. De R$ 65 bilhões, previstos pela antiga equipe da Presidente afastada Dilma Rousseff, o rombo deverá saltar para a casa dos R$ 100 bi.


    Correu


    Determinado a disputar a presidência do Brasil pelo PDT em 2018, Ciro Gomes está sendo convencido por petistas para ser o vice de Lula. Várias promessas estão sendo feitas, porém, Gomes já afirmou que neste barco não entra.


    Menos um


    Genésio Schiavinato, diretor da Construbase, uma das empresas investigadas pela Operação Lava Jato se entregou à polícia na manhã de ontem (5). A apresentação aconteceu na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, já havia um pedido de prisão temporária aberto contra Schiavinato.


    Bloqueio


    O juiz Paulo Bueno de Azevedo, da 6ª Vara Criminal Federal de São Paulo, determinou o bloqueio de bens do PT, do ex-ministro do Planejamento Paulo Bernardo, do ex-tesoureiro do partido João Vaccari Neto e de mais 37 pessoas ou entidades relacionadas ao esquema de corrupção investigado pela Operação Custo Brasil no âmbito do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. A decisão é datada de 3 de junho, época em que a ação ainda estava sob sigilo e não havia sido divulgada.


    Bloqueio I


    Segundo a decisão, o esquema de corrupção resultou em desvio de R$ 102.677.695,35. De acordo com o juiz, algumas pessoas ou entidades foram decisivas para a execução do esquema e, por isso, têm responsabilidade solidária sobre o montante desviado. Entre elas, Paulo Bernardo, o PT e Vaccari, que tiveram bens bloqueados no valor total do prejuízo causado (R$ 102.677.695,35).


    Terrorismo


    O ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, afirmou ontem (5) que não há probabilidade de ocorrer um ataque terrorista no Brasil durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio de Janeiro. Moraes participou da entrevista coletiva que reuniu organizadores dos Jogos, a um mês da abertura da competição, marcada para o dia 5 de agosto. 



  • 05/07/2016


    05.07.2016 18h01m
    Recomendar

    Sobe - O São João e o São Pedro nos distritos de Feira com grande público e sem violência.


    Desce - Gestores públicos que tiveram suas contas rejeitadas pelo TCU.


    Propaganda


    A propaganda eleitoral só será permitida a partir do dia 16 de agosto. Desse dia em diante, candidatos e partidos poderão fazer funcionar, das 8h às 22h, alto-falantes ou amplificadores de som nas suas sedes ou em veículos.


    Propaganda I


    Poderão, também, realizar comícios e utilizar aparelhagem de sonorização fixa, das 8h às 0h, e divulgar propaganda eleitoral na internet, sendo proibida a veiculação de qualquer tipo de propaganda paga.


    Propaganda II


    A multa para quem desrespeitar a regra varia de R$ 5 mil a R$ 25 mil ao responsável e ao seu beneficiário, caso este tenha conhecimento prévio da propaganda.


    Acabou


    Terminou ontem (4) o prazo para que o eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida, que tenha solicitado transferência para seção eleitoral especial comunique ao juiz eleitoral suas restrições e necessidades. A partir da comunicação, que deve ser feita por escrito, a Justiça Eleitoral busca providenciar as adaptações adequadas para garantir que ele vote nas eleições de outubro.


    Bloqueio


    O Juiz Federal Sérgio Moro determinou ontem (4) o bloqueio preventivo de R$ 5 milhões nas contas do ex-tesoureiro do PT, Paulo Ferreira, alvo da 31ª fase da Operação Lava Jato, deflagrada na manhã de ontem (4). O objetivo da medida é garantir o ressarcimento dos cofres públicos em caso de condenação, mas não significa que Ferreira tenha os valores depositados.


    No trilho


    O Presidente interino Michel Temer disse ontem (4) que não teme propor medidas impopulares, se forem para melhorar o país. “O meu objetivo não é eleitoral. Se eu ficar mais dois anos e meio e conseguir colocar o Brasil nos trilhos, para mim basta. Não quero mais nada da vida pública”, declarou.


    Quebra de sigilo


    O Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Marco Aurélio, autorizou a quebra do sigilo bancário do presidente interino da Câmara, Waldir Maranhão (PP-MA). Marco Aurélio atendeu a um pedido feito pela Procuradoria-Geral da República (PGR). Em nota, Maranhão disse ser normal a quebra de sigilo dentro de uma investigação.


    Coisa está feia


    O Governo do Estado do Rio de Janeiro já começou a aplicar a verba de R$ 2,9 bilhões liberada pelo Governo Federal para a segurança do Rio de Janeiro nas Olimpíadas e Paralimpíadas Rio 2016. Também está sendo depositada a segunda parcela dos vencimentos e benefícios de maio dos servidores ativos, inativos e pensionistas da área de segurança, incluindo policiais militares e civis, bombeiros e os da administração penitenciária.


    Consulta


    O presidente interino, Michel Temer, fará uma consulta ao Tribunal de Contas da União (TCU) para saber se pode editar uma proposição liberando dinheiro para despesas emergenciais necessárias para combater a seca no Nordeste. Ele tomou a decisão após se encontrar com o governador do Ceará, Camilo Santana, que veio pedir apoio para o problema de estiagem no estado. 



  • 02/07/2016


    04.07.2016 18h01m
    Recomendar

    Sobe - A administração municipal por um grande número de inaugurações em bairros da cidade.


    Desce - Deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ) por ter sido grosseiro com a Câmara de Feira e não apurar os fatos antes de comentar.


    Bate cabeça


    A partir de agora, os pré-candidatos a vereador mesmo sem pedirem votos, o que é proibido por lei, vão acelerar visitas às lideranças políticas do município, velhos amigos e até ex-namoradas, se não terminaram brigados. Certamente haverá congestionamento de candidatos em todos os bairros da cidade. O número destes que já se aproximou de 500, terá aproximadamente 300 inscritos. Disputarão, mesmo, a eleição uns 200. Quem viver, verá.


    Sem buracos


    Depois de muitos pedidos da imprensa e agora do Vereador Correia Zezito (PSL), a Rua Tomé de Souza, em Feira de Santana, foi contemplada pela operação tapa buracos, realizada pela prefeitura. O edil afirmou que continua buscando a melhoria das vias para uma trafegabilidade mais eficiente, tanto para os pedestres quanto para os motoristas.


    Pela saúde


    Ex-morador do bairro Queimadinha, o Vereador Beldes Ramos (PT), afirmou que a sua próxima luta será pela conclusão das obras da UPA, que está sendo construída no bairro. “Agora, a nossa luta é pela conclusão das obras da UPA, que por sinal só está sendo construída naquele local por pressão deste edil e da população, pois, não era essa a vontade da administração municipal, que foi obrigada a recuar”, disse.


    Ainda não acabou


    “Enquanto presidente da Comissão de Defesa do Consumidor, defendo que a população precisa ter clareza do que está sendo feito. O debate foi muito rico e interessante, mas, certamente não se encerrou com a audiência. Queremos um serviço de qualidade e transparência”, afirmou o Vereador Pablo Roberto (PHS) em relação à Audiência Pública que discutiu os serviços da EMBASA em Feira.


    Tímido e sorridente


    O Prefeito José Ronaldo esteve presente na abertura dos festejos do distrito de Humildes, que na noite do dia 30 contou com um grande show da cantora Joelma. Ronaldo aprovou o show da paraense e até recebeu homenagem, sendo chamado de tímido por ela, quando chamado à frente do palco, mas logo um demorado abraço resolveu a questão.


    Voltou com tudo


    “A partir de agora, as famílias terão um espaço adequado para o atendimento médico. Fico muito feliz em participar de mais uma inauguração ao lado do Prefeito José Ronaldo de Carvalho, que vem lutando pelas melhorias necessárias para o município”, afirmou o Vereador Ronny Miranda (PHS), que esteve na inauguração de uma unidade de saúde no bairro Campo Limpo.


    PMDB


    Um dos membros do diretório do PMDB ligou para esta coluna informando que a reunião do último dia 28 com pré-candidatos a vereador foi marcada com uma certa antecedência, que terminou culminando com o confronto das inaugurações do município. O ex-deputado Colbert Filho e o vice-prefeito Luciano Ribeiro estiveram presentes no local, avisando da impossibilidade da permanência para acompanhar as inaugurações e remarcaram a data. Os pré-candidatos que já estavam no local preferiram então fazer uma reunião informal para discutir questões relacionadas ao partido.



  • 01/07/2016


    04.07.2016 11h54m
    Recomendar

    Sobe - A grande participação de artistas e da sociedade civil presentes em audiências públicas que trataram de cultura e EMBASA


    Desce - A imprudência de condutores em Feira de Santana, que terminou em mais uma morte


    Fábio Lucena


    Nenhum político de Feira de Santana ocupou tanto espaço eleitoral na televisão nesse primeiro semestre quanto o presidente e pré-candidato do PROS, ex-vereador Fábio Lucena. Ele participou, em junho, de quase 30 inserções na rede de TV local. Outros políticos, que também tiveram destaque, mas não se aproximaram de Lucena, foi o Prefeito José Ronaldo de Carvalho (DEM), Deputado Fernando Torres (PSD) e o pré-candidato a prefeito do PSB, Ângelo Almeida, e o presidente da Câmara Municipal Vereador Ronny (PHS). Com menor intensidade, Eliana Boaventura (PP), Messias Gonzaga e Luciano (ambos PC do B), Carlos Geilson (PSDB) e Paulo Aquino (SD).


    PMDB


    Na terça-feira (28) à noite, o PMDB realizou reunião comandada por Carlinhos Mocotó com os pré-candidatos a vereador para avaliarem a composição da chapa e chegaram à conclusão que o partido deve marchar isoladamente na eleição proporcional. O partido segue firme em apoio à reeleição de José Ronaldo. Estiveram presentes 23 pré-candidatos e 9 pré-candidatas ao cargo de vereador. O ex-deputado Colbert Martins e o vice-prefeito Luciano Ribeiro estiveram na porta do local da reunião, mas não subiram ao local do encontro porque estavam se dirigindo às inaugurações no distrito de Humildes, onde se encontrariam com o prefeito. Mas ficou tudo resolvido.


    Cultura, onde?


    “Examinei o projeto e dentro dele encontrei o que não é cultura, alguns artigos que não fazem o mínimo sentido. Cultura que eu conheço em Feira não está nesse projeto, Casarão dos Olhos D’água, as feiras livres, os artesãos, os vaqueiros. O que é cultura para as pessoas que elaboraram este projeto? O projeto vem solto, não tem artigo, inciso, está parecendo uma carta. Não adianta a gente fugir do debate, o que tem haver a cultura de Feira de Santana com homofobia, identidade de gênero e sexualidade? Isso é um absurdo, um desrespeito à sociedade feirense”, afirmou o Vereador Edvaldo Lima (PP).


    Não é o ideal


    O Vereador Welligton Andrade (PSDB) afirmou que o Plano de Cultura ainda não é o ideal, mas que pretende apresentar emendas com a ajuda da população. “Parece que o plano não é o ideal ainda, posso apresentar emendas e alterações. Peço que me tragam proposições, a crítica não basta, tem que haver a propositura, esse plano não é engessado, poderá sofrer alterações, está previsto. Vamos aprovar uma peça que pode ser perfeita. Nunca me esquivei do diálogo com a cultura, defendo os artistas locais, são merecedores e valorosos, sempre fui da defesa da cultura de Feira de Santana e seus artistas”, concluiu.


    Edvaldo e a coragem


    A Vereadora Eremita Mota (PSDB) defendeu o Vereador Edvaldo Lima (PP) e disse que em todos os anos ninguém teve a atitude de marcar uma audiência pública para discutir o Plano de Cultura em Feira de Santana e que Edvaldo (PP) fez isso. Ela disse ainda que os presentes na Câmara deviam um agradecimento especial ao edil.


    Acusação e defesa


    O edil Beldes Ramos (PT) culpou o Governo Municipal por não incentivar às pessoas a irem aos teatros. Em defesa, o Vereador José Carneiro (PSDB) afirmou: “Temos que reconhecer a preocupação do governo em preencher espaço e a lacuna deixada na arte e na cultura da cidade. Alguns projetos grandiosos são realizados como o Natal Encantado, Música nas Escolas, Festival de Samba de Roda e Caminhada do Folclore. O Governo Municipal mesmo encontrando dificuldades não deixa de trabalhar”.


    Audiências públicas


    As duas sessões de ontem (30) na Câmara de Vereadores, onde a primeira abordou questões relacionadas ao Plano Municipal de Cultura (pela manhã) e, a segunda, que ocorreu à tarde, tratou sobre a EMBASA e contaram com público que encheu as galerias. A primeira foi presidida pela Vereadora Eremita Motta (PSDB), que teve bom desempenho na direção e a segunda pelo Vereador Pablo Roberto (PHS) que foi o idealizador. 



Os comentários e textos não representam a opinião do portal; a responsabilidade pelo blog é do autor da mensagem.
Folha do Estado da Bahia
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia