Em cima da hora:
Fechamento de autoescola vira caso de polícia em Presidente Prudente
-
  • Facebook
  • Twitter
  • Orkut
  • Feeds
  • 19/06/2018


    19.06.2018 16h10m
    Recomendar

    Sobe - Os 10 anos completados hoje, da Lei Seca, por diminuir o número de acidentes nas estradas e nas ruas.


    Desce - Condutores, que infringem a lei seca e insistem em beber e dirigir ao mesmo tempo.


    Reunião


    O presidente Michel Temer viajou ontem (18), para Assunção (Paraguai), onde vai participar da Cúpula do Mercosul (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, além da Venezuela - suspensa do bloco desde 2016). É uma reunião que ocorre duas vezes por ano. O Paraguai ocupa a presidência temporária do bloco econômico.


    Alta rejeição


    O ex-prefeito de Salvador e pré-candidato ao governo do estado, João Henrique Carneiro (PRTB), continua usando as redes sociais para tentar alavancar sua pré-campanha. Primeiro, JH fez circular uma montagem com sua foto ao lado do pai, o ex-governador João Durval Carneiro, com a seguinte legenda: “Unidos para JH governador em 2018”. Agora, o ex-prefeito divulgou uma foto com a bandeira da Bahia e os dizeres: “O PRTB nacional terminou de definir a pré-candidatura a governador de João Henrique Durval Carneiro como a prioritária do partido”.


    Chapa


    O deputado federal Irmão Lázaro (PSC) participou no último sábado (17), de um dos eventos públicos da pré-campanha de José Ronaldo (DEM), postulante ao governo da Bahia do maior grupo de oposição ao governador Rui Costa (PT). O parlamentar é cotado para ocupar uma das vagas ao Senado do segmento político ligado ao prefeito ACM Neto, que apresentou apenas o deputado federal Jutahy Magalhães Jr. como candidato à Câmara Alta.


    Edvaldo


    No uso da tribuna, na sessão ordinária de ontem (18), na Câmara Municipal de Feira de Santana, o vereador Edvaldo Lima (PP) informou que fez uma indicação Secretaria Municipal de Saúde solicitando a construção de uma Unidade Básica de Saúde no distrito de Governador João Durval Carneiro (Ipuaçu). Segundo o edil, a secretária municipal de Saúde, Denise Mascarenhas, demonstrou apoio para a viabilização da unidade que irá beneficiar a população local.


    Edvaldo I


    Ainda no uso da tribuna, o vereador do PP parabenizou o prefeito municipal Colbert Martins Filho por suspender a contratação de atrações musicais para a 43ª Exposição Agropecuária de Feira de Santana (Expofeira) visando economizar recursos financeiros. “Nosso prefeito tem os pés no chão. Pensa primeiramente em cumprir com os seus compromissos e só depois em festejar. Mais de R$ 1 milhão seriam gastos em uma festa. Esse valor será investido em obras e melhorias para a nossa cidade”, concluiu.


    Ponto de vista


    O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), falou sobre a proibição da condução coercitiva de réus e investigados para depoimento. Barroso disse não acreditar que a mudança seja relevante e que foi um “esforço e alguma medida para atingir e desautorizar, simbolicamente, juízes corajosos”.


    Em Brasília


    A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, disse ontem (18), que os problemas do sistema prisional no país precisam de soluções no curto prazo e de trabalho conjunto entre Executivo, Judiciário e Ministério Público. Segundo ela, as condições dos presídios contrariam a norma constitucional de que o Estado não pode dar tratamento degradante a um cidadão.


    Recusou


    O ex-governador da Bahia Jaques Wagner (PT) foi o escolhido por Luiz Inácio Lula da Silva para ler a carta que o ex-presidente escreveu para o lançamento de sua candidatura à campanha presidencial. De acordo com a coluna Painel, do jornal Folha de S. Paulo, o petista acabou recusando a missão. Ele tinha aceitado fazer a leitura, mas quando chegou ao comício, em Contagem (MG), no dia 8, foi surpreendido pela decisão da organização para que os governadores do PT também lessem o documento - cada um ficaria responsável por uma página. 



  • 16/06/2018


    19.06.2018 10h59m
    Recomendar

    Sobe - Feira de Santana, por formar parceria com o Ministério dos Direitos Humanos, para implantar Núcleo de Prevenção e Enfrentamento da Violência contra o Idoso.


    Desce - Familiares, que desrespeitam o idoso violentando-o de diversas formas.


    Determinação


    A Justiça Eleitoral determinou que o prefeito ACM Neto (DEM) e o pré-candidato ao governo do Estado, José Ronaldo (DEM) retirem imediatamente o vídeo gravado por ACM Neto para declarar apoio à candidatura de Ronaldo. “Defiro a liminar pleiteada, em ordem determinar a retirada imediata de todos os links e postagens de toda e qualquer rede social que contenha o referido vídeo, em especial Facebook e Instagram”, escreveu o juiz auxiliar, Eduardo Augusto Viana Barreto.


    Cauteloso


    Após a declaração do ex-governador Jaques Wagner indicando que a senadora Lídice da Mata (PSB) deve mesmo ser candidata a deputada federal nas eleições de outubro, abrindo espaço para o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Ângelo Coronel (PSD), ocupar a vaga restante ao Senado, na chapa encabeçada pelo governador Rui Costa (PT), o deputado mantém a cautela. “Se o nosso nome for referendado, iremos trabalhar firme, começar do zero. Não tem clima de já ganhou”, ressaltou.


    Possível coligação


    O deputado federal Lúcio Vieira Lima (MDB) revelou que só teve uma conversa com o pré-candidato ao governo do estado e ex-prefeito de Salvador, João Henrique (PRTB), sobre uma possível coligação para as eleições de outubro. “Nós ficamos de ir conversando. Se ele quiser ser candidato a senador ou a deputado federal, receberemos ele com tapete vermelho. Outra opção não existe”, destacou.


    Na capital


    O Sindicato dos Servidores da Prefeitura de Salvador (Sindseps) fará uma paralisação de 72 horas a partir desta segunda-feira (18), por conta da campanha salarial. A prefeitura e o sindicato não entraram em um consenso com relação ao reajuste que será aplicado neste ano.


    Vagas oferecidas


    A prefeitura de Salvador publicou ontem (15), o edital de processo seletivo para contratação temporária de médicos para o Serviço de Atendimento à Urgência e Emergência Fixa (SAUEF). São oferecidas 133 vagas, em Regime Especial de Direito Administrativo (Reda), com remuneração de até R$ 6.353,33 e carga horária de 24h.


    Investigação


    As obras de requalificação da infraestrutura do trecho da orla da Barra-Ondina estão sendo investigadas pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA). Um inquérito civil para apurar “possíveis irregularidades no processo licitatório” de construção dos trechos II e III foi aberto na última quarta-feira (13), pela promotora Rita Tourinho, da área de Defesa da Moralidade Administrativa e do Patrimônio Público do MP-BA.


    Marina em Salvador


    A pré-candidata à Presidência da República pela Rede, Marina Silva, deve desembarcar em Salvador no feriado de 2 de Julho para cumprir agenda de pré-campanha no estado. A presença de Marina durante os festejos que comemoram a Independência da Bahia deve ser oficializada na próxima semana, após uma avaliação final do Grupo de Trabalho (GT) do partido.


    Figura feminina


    O pré-candidato do PSOL ao governo do estado, Marcos Mendes, deve ter uma mulher ligada aos movimentos sociais como pré-candidata a vice em sua chapa. O nome que vai ocupar esse posto, no entanto, ainda vai ser decidido em reunião que deve acontecer até o fim deste mês. 



  • 15/06/2018


    19.06.2018 10h50m
    Recomendar

    Sobe - Empresários de Feira de Santana, que flexibilizaram horário de funcionamento das empresas em virtude dos jogos do Brasil na Copa.


    Desce - O grande número de homicídios registrados no mês de junho, em Feira. Já são 22 em apenas 14 dias.


    Falou tá falado


    No final de fevereiro e início de março, quando ACM Neto, ainda pré-candidato, anunciava que não queria o apoio do MDB para evitar carregar o peso das denúncias contra os líderes do partido na Bahia indiciados pela Polícia Federal e pelo MPF, no caso os irmãos Vieira Lima e as malas arrochadas de dinheiro. Targino postou nas redes sociais apoiando a atitude de Neto, afirmando que ele, Targino, não apoiaria candidato que fosse ou que tivesse apoio de investigado pela PF e/ou MPF. Neto desistiu e Ronaldo, o indicado para representar as oposições da Bahia como pré-candidato a goverandor, declarou, em entrevistas, que buscaria o apoio do MDB no estado.


    Romaria


    Dez suplentes de vereadores de Feira de Santana foram em carreata se encontrar em Salvador com o deputado federal Lúcio Vieira Lima para fecharem um acordo de apoio a ele aqui em Feira. Tudo acertado, voltaram para a Princesa do Sertão. No semblante, a alegria de quem encontrou o pote de ouro no fim do arco-íris.


    Desistiu


    O vereador Edvaldo Lima (PP) informou, na Câmara, a desistência na busca à candidatura para deputado federal. A hostilidade dos líderes do partido na Bahia dava sinais claros que ele não teria vaga para disputar a eleição. Esse medo, Edvaldo está carregando na possibilidade de não lhe darem a vaga para a reeleição a vereador em Feira de Santana. Edvaldo, que apoiará Carlos Geilson a deputado federal, agora ficará livre para apoiar Otto Filho, pedido que já foi feito por Fernando Torres, coordenador da campanha do filho do senador Otto Alencar aqui na região.


    Audiência pública


    O Dia Mundial da Conscientização da Violência contra o Idoso foi tema da Audiência Pública realizada na manhã de ontem (14), na Câmara Municipal de Feira de Santana. A sessão, solicitada mediante ofício de autoria da Comissão de Reparação, Direitos Humanos, Defesa do Consumidor e Proteção à Mulher, foi prestigiada por dezenas de idosos, que lotaram as galerias da Casa.


    Lamentou


    Apesar das críticas que vem sofrendo por causa das obras do BRT (via expressa para ônibus) que está construindo, o prefeito ACM Neto (DEM), em entrevista, ontem (14), lamentou o posicionamento do Ministério Público Federal (MPF) de pedir suspensão do projeto, e disse que vai defender o sistema de transporte “com todas as forças perante a Justiça”.


    Suspeita


    A Polícia Federal vê indícios de que o presidente Michel Temer está envolvido na compra do silêncio do ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha e do operador Lúcio Bolonha Funaro. A suspeita foi inserida no relatório final da Operação Cui Bono, deflagrada em 2017 para apurar arrecadação de propinas, na Caixa Econômica Federal, entre os anos de 2011 e 2013.


    Projetos


    O ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun, afirmou na manhã de ontem (14), que o Palácio do Planalto pretende aprovar até o recesso do Congresso Nacional, em julho, o projeto que facilita a privatização de distribuidoras da Eletrobras e o projeto que permite à Petrobras transferir para outra empresa a titularidade do acordo da cessão onerosa (espécie de ressarcimento que a empresa pede após pagar um valor que considerou alto por exploração de bacias de petróleo).


    Solicitação inusitada


    Tamara Pletnyova, deputada líder do Comitê para Famílias do Parlamento da Rússia, fez um apelo inusitado ontem (14). Ela pediu que as mulheres do país não fizessem sexo com estrangeiros que não sejam brancos durante a Copa do Mundo, para evitar o nascimento de crianças mestiças.


    Curiosidade


    De acordo com a Confederação Nacional dos Municípios, cinco cidades da Bahia têm mais eleitores do que habitantes. A explicação está em exemplos como a cidade de Maetinga, no centro-sul baiano, em que um terço das pessoas aptas a votar não reside na cidade.


    Redução


    Na reta final da legislatura, o PSDB vai apresentar um pacote com propostas para reduzir gastos nos três Poderes. Em nome da bancada federal, o líder do partido na Câmara, Nilson Leitão (MT), começou a coletar assinaturas para uma proposta que prevê a diminuição do número de senadores, dos atuais três por Estado para dois. 



  • 14/06/2018


    14.06.2018 18h51m
    Recomendar

    Sobe - Feira de Santana, por conseguir ultrapassar meta de vacinação antes de findar o prazo.


    Desce - Segurança de shopping, em Salvador, que tentou impedir um homem de pagar uma refeição para uma criança.


    Cobrança


    Em pronunciamento, na sessão ordinária de ontem (13), o vereador Isaias de Diogo (PSC) repercutiu o protesto ocorrido na manhã da última terça-feira (12), na rodovia que liga os municípios de Feira de Santana e São Gonçalo dos Campos. Segundo o edil, os manifestantes queimaram pneus para chamar atenção das autoridades e reivindicar a delimitação territorial entre os municípios.


    Lamentou


    O vereador Gilmar Amorim (PSDC) lamentou a celeuma e turbulência criada pela antecipação da data da eleição da Mesa Diretiva da Câmara, afirmando que não tem acordo fechado com nenhum grupo político para garantia de votos. O edil também declarou ter orgulho de seu mandato e de suas ações realizadas no Legislativo feirense.


    Preocupado


    O vereador Luiz da Feira (PPL), repercutindo manifesto do deputado estadual e radialista Carlos Geilson, no programa Jornal Transamérica, revelou preocupação com os camelôs de Feira de Santana tendo em vista que e houve ampliação do número de boxes do shopping popular, que está sendo construído pelo Governo Municipal no Centro de Abastecimento.


    Descontente


    Indignado com a postura de determinadas lideranças políticas, o vereador Marcos Lima (PRP), ao discursar na sessão de ontem (13), na Casa da Cidadania, criticou os boicotes as ações do Governo Municipal executadas nos distritos de Feira de Santana visando amenizar os transtornos ocasionados pelas chuvas na zona rural.


    Com ressalva


    O Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou, por unanimidade, o relatório parcial do ministro Vital do Rêgo, que pede a aprovação, com ressalvas, das contas apresentadas pelo presidente Michel Temer, referentes ao ano de 2017. O documento faz 24 recomendações, 22 ressalvas e quatro alertas às contas governamentais.


    Com ressalva I


    No documento, o relator diz que falta ao governo demonstrar se, de fato, as desonerações tributárias têm apresentado os resultados positivos desejados.


    Paz


    O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que Coreia do Norte não é ameaça nuclear, um dia depois de se encontrar pela 1ª vez com o líder Kim Jong-un, em Singapura. Após a cúpula, o norte-coreano aceitou desmantelar o seu programa nuclear e trabalhar pela desnuclearização completa da península coreana, que era uma condição imposta pelos EUA para a realização do encontro.


    Gleisi


    A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) vai julgar na próxima terça-feira (19), uma ação penal da Operação Lava Jato que mira a presidente nacional do PT, senadora Gleisi Hoffmann (PR), e o marido, o ex-ministro Paulo Bernardo, investigados pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.


    Gleisi I


    A discussão do caso marcará o segundo julgamento de uma ação penal da Lava Jato, na Segunda Turma do STF - colegiado composto por Celso de Mello, Edson Fachin, revisor e relator da Lava Jato na Turma, respectivamente, Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes e Dias Toffoli. 



  • 13/06/2018


    13.06.2018 18h35m
    Recomendar

    Sobe - Presidente da Câmara de Feira, José Carneiro, ao reagir contra a nova medida de seleção de alunos da Uefs, sem discutir com a sociedade.


    Desce - Reitor da Uefs, Evandro Nascimento, ao reagir ao contraditório, em entrevista na Rádio Povo, acusando de retrógrados os que pensam diferente dele, se achando raça de pensamento superior.


    Audiência pública


    O presidente da Câmara, José Carneiro Rocha, vai convidar para audiência pública, o reitor da Uefs, Evandro Nascimento, para esclarecer e discutir a medida adotada pelo Conselho e Reitoria da Uefs eliminando o vestibular. A intenção do presidente é convidar componentes da própria universidade e representantes da sociedade civil organizada para conhecimento público da atitude e suas consequências.


    Convite


    Em pronunciamento na sessão ordinária de ontem (12), na Casa da Cidadania, o vereador Cadmiel Pereira (PSC) convidou a população para participar da Audiência Pública, que será realizada no próximo dia 21 de junho, 9h, para discutir o Código Municipal de Meio Ambiente, atendendo Ofício da Comissão Especial.


    Campanha


    O vereador e líder governista Lulinha (DEM) usou a tribuna da Casa da Cidadania, na sessão de ontem (12), para convidar a população para comparecer nos dias 13 (quarta-feira) e 14 (quinta-feira) de junho no Centro Diocesano do Alto do Papagaio para a ação educativa promovida pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba).


    Pediu apoio


    Durante pronunciamento na sessão ordinária de ontem (12), na Casa Legislativa de Feira de Santana, o vereador Tom solicitou o apoio dos colegas vereadores para aprovação do Projeto de Lei de nº 103/2018, de sua autoria, que dispõe sobre a proibição de blitz do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) em Feira de Santana.


    Indignado


    Também no uso da tribuna, na sessão ordinária de ontem (12), João Bililiu (PPS) protestou contra o rompimento do contrato entre a Caixa Econômica Federal e a Companhia de Eletricidade do Estado (Coelba). Para o edil, a medida trará transtornos para a população, uma vez que as casas lotéricas não recebem mais o pagamento de contas de energia elétrica. Ele tem razão.


    Tourinho solicitou


    O vereador do PV, Roberto Tourinho, reafirmou, ontem (12), o empenho para garantir aos comerciantes e trabalhadores do Centro de Abastecimento a realização de intervenções promovidas pelo Governo Municipal com a finalidade de solucionar os problemas enfrentados no entreposto comercial.


    Aprovação


    Na sessão legislativa da manhã de ontem (12), foi aprovado, em primeira discussão e por unanimidade dos presentes, o Projeto de Lei de nº 091/2018, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que estabelece as metas e prioridades da administração municipal, além das orientações à elaboração do Orçamento do Município de Feira de Santana para o exercício de 2019.


    Cobrança


    Preocupado com os transtornos enfrentados pelos moradores do Parque Bem Viver e do loteamento Jardim Aliança, o vereador Edvaldo Lima (PP) cobrou, durante pronunciamento na sessão de ontem (12), a delimitação territorial entre os municípios de Feira de Santana e São Gonçalo. 



  • 12/06/2018


    12.06.2018 14h12m
    Recomendar

    Sobe - Presidente da Câmara por reagir à intenção da UEFS de acabar com vestibular.


    Desce - Flu de Feira ao ser eliminado do Campeonato Brasileiro.


    Lamento


    No uso da tribuna, na sessão ordinária desta segunda-feira (11), na Câmara Municipal de Feira de Santana, o vereador João dos Santos, Bililiu (PPS) se solidarizou com a PM e família do cabo Gonzaga, morto em Salvador, e pediu mais atenção do Governo do Estado em relação às BRs da Bahia.


    Adiou


    O vereador Roberto Tourinho (PV) teve que dar mais explicações sobre o adiamento da audiência pública para tratar da situação do transporte público coletivo e das empresas permissionárias do serviço e repercutiu a audiência pública que discutiu a situação do Centro de Abastecimento de Feira de Santana.


    Sugestão


    O vereador Marcos Lima (PRP) informou que irá encaminhar ao Executivo feirense um requerimento solicitando a disciplina do funcionamento dos aparelhos de fiscalização eletrônica de trânsito instalados em Feira de Santana. Para o edil, encaminhar um requerimento à Prefeitura Municipal é a forma correta de obedecer às regras previstas no Regimento Interno da Casa.

     

    E mais


    Na mesma sessão, Zé Filé repercutiu o PL de autoria do vereador Isaías dos Santos (PSC), que visa instalação de equipamentos de temporizador nas sinaleiras que têm fotossensor, rejeitado por maioria pela Casa. “Eu votei a favor do PL e achei que seria aprovado, pois é de autoria de um vereador da base governista e que visa beneficiar o povo feirense”. Para o vereador, a rejeição mostra que que o Município “não está preocupado com o povo e sim com o aumento da receita”.


    Satisfação


    O vereador Edvaldo Lima (PP) revelou a satisfação em ter participado do 919º Curso de Capacitação para Vereadores, Prefeitos, Vice-Prefeitos, Secretários Municipais, Gestores, Assessores e Servidores Públicos, no período de 06 a 10 de junho, em Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais. Para o edil, o evento serviu para ampliar os seus conhecimentos e abrir a mente para a necessidade de pensar na estrutura do município para o futuro.


    Ritmo acelerado


    Durante pronunciamento na tribuna da Câmara Municipal de Feira de Santana, na sessão ordinária de ontem (11), assegurou que o Governo Municipal continua trabalhando pelo desenvolvimento do município. O edil garantiu que, após o período de chuvas, as obras de pavimentação de ruas serão retomadas.


    Marcha para Jesus


    A Câmara Municipal de Feira de Santana, aprovou, ontem (11), em sessão extraordinária e por maioria dos presentes, o Projeto de Lei de nº 100/2018, de autoria do vereador Isaías de Diogo (PSC), que dispõe sobre o reconhecimento como patrimônio cultural de natureza imaterial a Marcha para Jesus, e dá outras providências. O edil Roberto Tourinho (PV) votou contrário à matéria. Já o vereador Carlito do Peixe (DEM) se absteve da votação. 



  • 09/06/2018


    11.06.2018 18h09m
    Recomendar

    Sobe - Feira de Santana, por sediar pela terceira vez Mundial de Jiu-Jitsu.


    Desce - Operadoras de saúde suplementar que estão proibidas de comercializar 31 planos de saúde.


    Efeitos da greve


    Apesar do término da greve dos caminhoneiros, o fornecimento das mercadorias ainda não foi normalizado no Centro de Abastecimento de Feira de Santana. Preços e ofertas pelos produtos variam.


    Nomes divulgados


    Departamento de Licitação e Contratos divulgou a lista os nomes dos licitantes classificados e desclassificados para a concessão de áreas destinadas à instalação de barracas no Parque de Exposição João Martins da Silva.


    Votação na Capital


    A Câmara de Vereadores de Salvador vai votar no dia 18 de junho, uma segunda-feira, o Projeto de Lei Complementar nº 01/18, vindo do Executivo Municipal. Já no dia 4 de julho, uma quarta-feira, os edis votam o Projeto de Lei nº 79/2018, que trata do Plano de Mobilidade Urbana da cidade.


    Não caíram bem


    As críticas públicas feitas por aliados da senadora Lídice da Mata (PSB) ao governador Rui Costa (PT) não foram nem um pouco bem recebidas por membros do PT baiano. Para os petistas, a estratégia foi um tiro que saiu pela culatra, já que Rui, historicamente, não aceita pressões externas em suas decisões.


    “O homem dá jeito!”


    Com jingle divulgado nas redes sociais da ex-presidente Dilma Rousseff, o PT lançou ontem (8), em Contagem (MG), a pré-candidatura do ex-presidente Lula ao Palácio do Planalto, mesmo sem a presença do político que está preso, há mais de dois meses, na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba (PR).


    Mais uma vez


    O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu, novamente, liberdade ao empresário Arthur Pinheiro Machado, preso na Operação Rizoma, um desdobramento da Lava Jato, no Rio de Janeiro. O empresário foi preso suspeito de envolvimento em fraudes em fundos de pensão.


    Fake News


    O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luiz Fux, que também é ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou nesta sexta-feira (8), em São Paulo que a Justiça irá “remover imediatamente” notícias falsas que se espalharem pelo país e que forem abusivas.


    Lídice


    A senadora Lídice da Mata (PSB) voltou a negar que Rui Costa (PT) já tenha definido a composição da chapa majoritária: “Isso foi negado pelo próprio governador”. Em Alagoinhas, para a inauguração da Policlínica Regional de Saúde, ontem (8), a ex-prefeita de Salvador minimizou o fato e disse que isso “não tem a menor importância”.


    Geddel


    Preso no Complexo da Papuda desde o ano passado, o ex-ministro Geddel Vieira Lima recusou-se a atender a uma determinação da Justiça Federal, que ordenou uma vigilância em sua cela após ser verificado um excesso de remédios no local, em abril deste ano.


    Gleisi


    O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Celso de Mello lberou ontem (8), para julgamento seu voto, na ação penal sobre a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) e seu marido, o ex-ministro do Planejamento Paulo Bernardo. No processo, ambos são réus pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro, na Operação Lava Jato.



  • 08/06/2018


    11.06.2018 18h05m
    Recomendar

    Sobe - Audiência Pública sobre Centro de Abastecimento, por reunir um grande número de feirantes e comerciantes na Câmara Municipal.


    Desce - O Brasil, por apresentar número de homicídios maior que todo continente europeu.


    Ronaldo ataca


    O pré-candidato a governador José Ronaldo ao comentar sobre a administração do PT na área de educação, durante os três governos, disse que está fazendo uma pesquisa no interior da Bahia e que já constatou que em 280 municípios da Bahia não foi construída uma só escola durante os 12 anos de administração. A nota é do blog Bahia na Política.


    Lídice, fora


    O presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, criticou a eventual exclusão da senadora Lídice da Mata (PSB) da chapa majoritária do governador Rui Costa (PT), e afirmou que é “um absurdo a chapa da coligação que ela participou excluí-la”. Informações de bastidores e publicadas no Bahia na Política, apontam que Lídice será preterida da chapa de reeleição do petista para dar lugar ao PSD, com o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Angelo Coronel.


    Boulos em Feira


    Na noite da última terça-feira (5), o pré-candidato à Presidência da República, pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) e coordenador nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), Guilherme Boulos, esteve em Feira de Santana, para participar da mesa redonda promovida pelo Diretório Municipal do PSOL. Opiniões foram discutidas.


    Eleito


    O deputado federal Antonio Brito (PSD-BA) foi eleito, por unanimidade, presidente da Subcomissão Permanente de Assistência Social da Câmara Federal. O colegiado, que pertence a Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF), uma das maiores do Congresso Nacional, é destinado a acompanhar e fiscalizar as ações e políticas do Poder Executivo, além de contribuir com as funções legislativas, com a proposição de projetos de lei que tratem da assistência social.


    Eleito I


    Antonio Brito também foi escolhido, conjuntamente com o deputado Odorico Monteiro (PSB-CE), relator da PEC 383/2017, que propõe que a União aplique, anualmente, ao menos de um por cento da receita corrente líquida do respectivo exercício financeiro, no financiamento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).


    Isidoro


    O deputado estadual Pastor Sargento Isidório (Avante) foi condenado a pagar dez cestas básicas ao Hospital Martagão Gesteira por conta de um processo movido contra ele pelo prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM).


    Isidoro I


    A Justiça foi acionada após o parlamentar acusar o democrata, durante a campanha de 2016, de prometer matá-lo. Mesmo com a condenação, Isidório garantiu em entrevista ao Metro1, que não vai baixar o tom contra o gestor da capital.


    Jogo do Brasil


    O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) informou nesta quinta-feira (7), que pelo menos 40 tribunais em todo o país, incluindo os superiores, terão horário de expediente reduzido em dias de jogos da seleção brasileira na Copa. A norma com os horários foi publicada em uma portaria no “Diário de Justiça”. 



  • 07/06/2018


    11.06.2018 17h59m
    Recomendar

    Sobe - Secretaria de Saúde por mobilizar unidades em campanha de doação de sangue.


    Desce - Postos de Combustíveis que não repassaram desconto no valor do diesel a consumidores.


    Tourinho e Acorda Cidade


    Em entrevista ao programa Acorda Cidade, na última terça-feira (5), o vereador Roberto Tourinho (PV) foi questionado pelo apresentador Dilton Coutinho sobre em quem ele votaria para governador. Tourinho não foi direto à urna; preferiu responder: “Vou estudar melhor quem vai merecer o meu voto”. Dilton insistiu no que queria saber: “Como estão as relações entre o senhor e José Ronaldo?”. Beto foi seco e lacônico: “As relações estão ótimas: eu aqui em Feira e ele lá em Salvador”. Coutinho encerrou a entrevista.


    Postos podem ser multados


    Os postos de combustíveis instalados em Feira de Santana que não estão cumprindo a portaria número 735/2018, do Ministério da Justiça, que determina a redução de R$ 0,46 no preço do litro do diesel, têm 10 dias para se justificarem e evitarem multas pesadas.


    Pediu respeito


    Após ter seu pronunciamento interrompido por baixo número de vereadores no Plenário da Câmara Municipal de Feira de Santana, o vereador João Bililiu (PSC) exigiu respeito: “Precisamos desejar aos outros o que queremos para nós. Peço aos vereadores que permaneçam presentes”. Ele tem razão.


    Proibiu


    O plenário da Câmara Federal aprovou na noite da última terça-feira (5), em votação simbólica, o Projeto de Lei 7119/17, que proíbe o casamento de menores de 16 anos. Atualmente, o Código Civil permite o casamento em caso de gravidez.


    Controle


    A Agência Nacional do Petróleo (ANP) decidiu intervir na política de preços da Petrobras e vai controlar o prazo dos reajustes dos combustíveis.


    Redução


    O governo revisou sua estimativa para o salário mínimo em 2019 de R$ 1.002, que havia sido feita em abril deste ano, para R$ 998. A nova previsão consta em nota técnica do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias do próximo ano, divulgada pela Comissão Mista de Orçamento.


    Em alta


    Dólar sobe e vai a R$ 3,84 com preocupação fiscal e cena política, após subir na véspera ao maior patamar desde março de 2016 mesmo com intervenção mais intensa do Banco Central no câmbio.

     

    Verba liberada


    O governo federal anunciou ontem (6), durante cerimônia no Palácio do Planalto com a presença do presidente Michel Temer, a liberação de R$ 194,3 bilhões para o Plano Safra 2018/19.


    Colbert em Brasília


    Em seu périplo pela Esplanada dos Ministérios, em Brasília, para onde voo na manhã de ontem, 6, o prefeito Colbert Martins Filho foi intensificar as tratativas, já entabuladas em viagens anteriores, com vistas a obter a liberação de recursos e projetos para o Município. No Ministério das Cidades e na Caixa Econômica Federal, Colbert Martins tratará de agilizar recursos financeiros para desenvolver projetos na área de Mobilidade Urbana, a exemplo do BRT e soluções para o Anel de Contorno da cidade.


    Colbert em Brasília I


    Já no Ministério do Trabalho, o prefeito vai tentar destravar o envio de recursos devidos à Casa do Trabalhador (órgão da estrutura da Secretaria do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico), que se encontram atrasados. Junto ao Banco do Brasil, buscará estabelecer um convênio com a instituição financeira, com vistas a liberação de uma área situada na Rua de Aurora, no Centro da Cidade, onde pretende construir um prédio para abrigar duas secretarias e reduzir os custos da Prefeitura Municipal com o pagamento de aluguéis. 



  • 06/06/2018


    11.06.2018 17h57m
    Recomendar

    Sobe - Igreja Assembleia de Deus, por celebrar 80 anos transformando vidas, preservando os bons costumes e renovando a fé.


    Desce - Donos de paredões, que insistem em desrespeitar a legislação, em Feira de Santana.


    Lulinha x Filé


    De um lado, Zé Filé cobrou o atendimento de médicos especialistas em Postos de Saúde da Família - PSFs. Do outro, Lulinha explica que nas unidades não há especialistas, apenas clínicos. Segundo Lulinha, o PFS é um programa e a sua grade conta com um médico, um enfermeiro, um técnico de enfermagem e agentes de saúde. Especialistas, alerta ele, são encontrados apenas nas policlínicas, UBSs e UPAs.


    LGBT fake


    No uso da tribuna, na sessão ordinária de ontem (05), o vereador Edvaldo Lima (PP) afirmou que a informação de que LGBT podem escolher qual banheiro usar em escolas e faculdades é fake. Segundo ele, as leis são criadas pelas casas legislativas e posteriormente sancionadas pelo Executivo, se não passou por esse processo não é lei. Insatisfeito com a falsa notícia, Edvaldo disse já ter travado grandes batalhas a favor da família tradicional e não vou abrir mão dessa luta jamais.


    Bom projeto


    A Câmara Municipal de Feira de Santana aprovou, ontem (05), o Projeto de Lei de nº 080/2018, de autoria da vereadora Gerusa Sampaio (DEM), que dispõe sobre acompanhamento terapêutico contínuo, em grupo, para mulheres com câncer de mama no município de Feira de Santana.


    Agradecimento


    O vereador Gilmar Amorim (PSDC), em pronunciamento na tribuna da Casa da Cidadania, na sessão ordinária de terça-feira (05), agradeceu ao prefeito Colbert Martins Filho por interceder junto à Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) para solucionar os transtornos causados pelo entupimento da rede de esgotamento sanitário, na Avenida Riachuelo, bairro Baraúnas, em frente à Escola Municipal Antônio Eloi da Costa.


    Arquivado


    Em decisão do último dia 4, o juiz Paulo Roberto Lyrio Pimenta determinou o arquivamento no processo que envolvia o vice-governador João Leão (PP) denunciado por caixa 2, em virtude da delação da Odebrecht.


    Arquivado I


    Paulo é o relator do processo. Leão foi acusado na delação de ter recebido R$ 100 mil, de forma não contabilizada, na campanha a deputado federal em 2010. A delação foi feita por José de Carvalho Filho e Luiz Eduardo da Rocha.


    Condenado


    A Justiça Federal condenou, na última sexta-feira (1º), Eduardo Cunha, Lúcio Funaro, Henrique Alves, Fábio Cleto e Alexandre Margotto pelos crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e violação de sigilo funcional. A condenação se refere à denúncia do Ministério Público Federal que revelou esquema criminoso relacionado à Caixa Econômica Federal e ao FI-FGTS.


    Condenados I


    Os condenados receberam a seguinte sentença: Eduardo Cosentino da Cunha - 24 anos e 10 meses de reclusão; reparação de R$ 7 milhões; Henrique Eduardo Lyra Alves - 8 anos e 8 meses de reclusão; reparação de R$ 1 milhão; Lúcio Bolonha Funaro - 24 anos e 8 meses de reclusão; Alexandre Rosa Margotto - 4 anos de reclusão; Fábio Cleto - 9 anos e 8 meses de reclusão.


    Defesa de Lula


    Defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva apresentou nesta terça-feira (5), dois novos pedidos, ao Supremo Tribunal Federal (STF) e ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), com objetivo de suspender a prisão que ele cumpre pela condenação no caso do triplex em Guarujá (SP). 



  • 05/06/2018


    11.06.2018 16h17m
    Recomendar

    Sobe - A Universidade Aberta do Meio Ambiente de Feira (UNAMACS) por ser selecionada pelo Governo Federal para realizar projeto nacional.


    Desce - O Fluminense de Feira que dentro de Casa perdeu a oportunidade de levar vantagens para o segundo jogo.


    ACM Neto e Ronaldo


    O prefeito de Salvador ACM Neto (DEM) distribuiu a partir de ontem (04), nas redes sociais, um vídeo falando sobre a escolha de José Ronaldo a candidato do DEM e enaltecendo as virtudes do ex-prefeito de Feira de Santana, pela capacidade administrativa e visão política e garantindo que Ronaldo está preparado, com a experiência que tem, para administrar o estado com seus 417 municípios.


    Rui em Alagoinhas


    O governador Rui Costa estará inaugurando no próximo dia 08/06, a Policlínica Regional de Alagoinhas. A unidade, consorciada, beneficiará mais de 18 cidades baianas da região como Acajutiba, Aporá, Araçás, Aramari, Cardeal da Silva, Catu, Crisópolis, Entre Rios, Esplanada, Inhambupe, Itanagra, Itapicuru, Jandaíra, Ouriçangas, Pedrão, Rio Real e Sátiro Dias.


    Tem fome de quê?


    Fazendo coro ao discurso do vereador Edvaldo Lima (PP), durante pronunciamento na tribuna da Casa da Cidadania, as críticas ao Governo do Estado, em virtude da cobrança de impostos e taxas considerados absurdas à população. Para o edil, o governador Rui Costa não considera a realidade socioeconômica da população baiana.


    Ponto de luz


    O vereador Fabiano da Van (PPS) informou que protocolou Requerimento de nº 123/2018 solicitando à Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) a instalação de um ponto de recebimento de contas de energia elétrica no distrito de Humildes.


    Reafirmação


    Enquanto Fabiano reivindicava melhorias para Humildes, Isaias reafirmava seu apoio à pré-candidatura do deputado federal Irmão Lazaro para senador. Segundo o vereador do PSC, após algumas confusões partidárias, o nome de Irmão Lázaro foi oficialmente confirmado como pré-candidato ao Senado nas eleições deste ano.


    Lamento


    O vereador do PPS, João Bililiu, lamentou a derrota do Fluminense de Feira por 2×0 para o Moto Club do Maranhão, na partida realizada no último domingo (03), pelas oitavas de final da Série D, no Campeonato Brasileiro.


    Lamento I


    Ainda na tribuna, o vereador agradeceu a torcida que compareceu ao Estádio para prestigiar o time, que vinha tendo sucessivas vitórias na série, mas que agora vai enfrentar grande dificuldade para continuar no Campeonato.


    Bueiro


    Em requerimento de nº 119/2018, o vereador Gilmar Amorim (PSDC), solicita do gerente regional da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), Euvaldo dos Santos Neto, o serviço de reparo em um bueiro aberto na praça da Liberdade, no conjunto George Américo.


    Corpus Christi


    O vereador Lulinha (DEM), parabenizou a Arquidiocese de Feira de Santana pela programação do dia de Corpus Christi, celebrado na última quinta-feira (31). O edil destacou a beleza dos tapetes produzidos pelos católicos ao longo da Avenida Senhor dos Passos. 



  • 02/06/2018


    05.06.2018 21h36m
    Recomendar

    Sobe - Os prefeitos da Bahia, que decidiram não contratarem atrações com grandes cachês, economizando para os municípios.


    Desce - O governo pelas trapalhadas com a Petrobrás, que ensejou no pedido de demissão do presidente Pedro Parente.

     

    Agora vai


    O PSDB já deu o segundo sinal de engajamento na campanha de José Ronaldo (DEM) ao governo da Bahia. O primeiro foi a declaração de apoio no último dia 18 de maio. Nesse último final de semana, um dos expoentes dos tucanos e pré-candidato ao Senado, Jutahy Magalhães levou Ronaldo à cidade de Boa Vista do Tupim, que é governada por Helder Campos (Dinho). Acompanhando os dois estavam os deputados Adolfo Viana, Pedro Tavares e o presidente da Câmara Municipal do Salvador, Léo Prates, pré-candidato a deputado estadual.


    Andanças


    Boa Vista do Tupim, no Piemonte Oriental da Chapada Diamantina, retomou o desenvolvimento com a eleição do prefeito Helder Campos, o Dinho. Pela terceira vez, ele assumiu a gestão do município e vem modernizando a cidade, que na última quinta-feira, ganhou a unidade do PSF Dona dos Anjos, readequação da Academia da Saúde e o calçamento de diversas ruas.


    Fraude


    Mesmo sem qualquer cargo no Ministério do Trabalho, os senadores Dalírio Beber (PSDB-SC) e Cidinho Santos (PR-MT) têm participação no esquema de fraudes apurado pela Operação Registro Espúrio deflagrada na última quarta-feira (30), no entendimento da Polícia Federal. A PF, inclusive, chegou a cogitar um pedido de prisão dos políticos, mas havia o impedimento devido à imunidade formal da dupla.

     

    Ironizou


    Em jantar ao lado da esposa Paula Lavigne, do pré-candidato à presidência Guilherme Boulos (PSOL) e outros amigos, o músico Caetano Veloso ironizou o discurso feito por Michel Temer em um culto na igreja Assembleia de Deus nesta quinta-feira (31). O emedebista comemorou o “sucesso” das negociações com os caminhoneiros, e afirmou ser um “iluminado de Deus”. “Uma porcaria total, sinceramente!”, ironizou o artista.


    Devolução


    O empresário Joesley Batista, dono do grupo J&F, informou nesta sexta-feira (1º), ao Supremo Tribunal Federal (STF) que pagou R$ 11 milhões referentes à primeira parcela da multa de R$ 110 milhões prevista no acordo de delação premiada. A informação é do G1.


    Devolução I


    De acordo com a publicação, na terça-feira (29), Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou os empresários Joesley e Wesley Batista, do grupo J&F, a pagar a multa de R$ 110 milhões cada, referente ao acordo de delação premiada.


    Tensão


    O presidente Michel Temer ainda estuda um nome para substituir Pedro Parente, na presidência da Petrobras. Parente chegou para a conversa com Temer já com a carta de demissão pronta e em “caráter irrevogável e irretratável” - o que colocou sobre os ombros do Palácio do Planalto o peso de administrar mais este problema, com grandes repercussões no mercado interno e externo.


    Tensão I


    Isso quando o governo mal havia contornado as turbulências provocadas em todo o país pela greve dos caminhoneiros. Ou seja: os momentos de grande tensão continuam a ser administrados pelo governo, focados agora em sua maior estatal. 



Os comentários e textos não representam a opinião do portal; a responsabilidade pelo blog é do autor da mensagem.
Folha do Estado da Bahia
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia