Facebook
Em cima da hora:
População detém suspeito de roubar menor no Centro de São Carlos, SP
-
  • Facebook
  • Twitter
  • Orkut
  • Feeds
  • 29/06/2018


    29.06.2018 14h39m
    Recomendar

    Sobe - A presidente da Fundação Hospitalar de Feira, Gilbert Lucas, pelas ações continuadas de qualificação no Hospital da Mulher.


    Desce - A diretoria da Coelba, pela falta de investimento nos serviços a serem realizados nos diversos empreendimentos em Feira de Santana.


    Vai e vem


    O novo hospital, anexo do Clériston Andrade, prometido pelo governo do Estado, durante a campanha de 2014 já foi anunciado depois disto, mais 4 vezes durante os primeiros anos do Governo. Ano passado, foi negado a construção pelo secretário de saúde do Estado, Fábio Villas Boas, que anunciou para substituir a construção de uma UPA. A reação da imprensa de Feira de Santana, maior do que a dos políticos de oposição, fez o Governo voltar três meses depois para voltar a dizer que construiria sim o novo hospital. Depois disso, só pelo Governo já foi dito mais 3 vezes que ia construir. Mais recentemente por duas vezes foi anunciada no município a licitação. Pois bem, dia 4, o governador vem a Feira para inaugurar a nova emergência do Clériston e aí anunciou: “Vou autorizar nessa oportunidade a licitação do novo hospital”. Quem aguenta?!!!

     

    Determinação de Moro


    Preso desde o último dia 7 de abril, o ex-presidente Lula deve deixar a sede da Polícia Federal em Curitiba pela primeira vez, no dia 11 de setembro, para prestar depoimento ao juiz federal Sergio Moro, no processo sobre o sítio de Atibaia. Em ofício expedido na última quarta-feira (27), o magistrado determinou que a PF tome as providências necessárias para a realização de escolta do petista para a sede da Justiça Federal, na capital paranaense.


    Pesquisa


    A pesquisa CNI/Ibope divulgada ontem (28), explicita um dado que já começava a ser visto em outros levantamentos de intenção de votos: o percentual significativo de votos em branco ou nulos. No cenário espontâneo (em que não é apresentada uma lista de candidatos para o entrevistado), o percentual de brancos e nulos chega a 31%. Aqueles que não sabem ou não responderam chegam a 28%.


    Em entrevista


    O ministro de Minas e Energia, Moreira Franco, disse, em entrevista ao Estadão, que a campanha do ex-ministro Henrique Meirelles, sem a defesa do legado do presidente Michel Temer (PMDB) seria “uma farsa”, alegando que o primeiro princípio de um candidato crível é ser fiel a sua biografia.


    Ibope


    Pesquisa Ibope foi divulgada ontem (28), com índices de intenção de voto para o primeiro turno da eleição presidencial de 2018. A pesquisa, encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), foi realizada entre 21 e 24 de junho com 2 mil eleitores em 128 municípios. Nela, Lula aparece com 33% das intenções, Bolsonaro, 15%, Marina, 7% e Ciro, 4%. A pesquisa também apontou que o governo Temer tem aprovação de 4% e reprovação de 79%. A margem de erro é de 2 pontos percentuais.


    Ibope II


    A greve de dez dias dos caminhoneiros que parou o país em maio foi a notícia mais associada à gestão Michel Temer na pesquisa realizada neste mês pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) com o Ibope. O tema foi citado por 12% dos entrevistados e superou a corrupção no governo, tema que foi lembrado por 11% dos entrevistados, de acordo com o levantamento divulgado nesta quinta-feira, 28. Como a manifestação ocorreu especificamente no mês passado, no levantamento divulgado em abril o tema não foi citado.


    Pronunciamento


    A presidente da Corte, ministra Cármen Lúcia, disse, ontem (28), não acreditar que os juízes brasileiros tomem decisões político-partidárias. Em entrevista à rádio CBN, ela, que também preside o CNJ (Conselho Nacional de Justiça), apontou a legislação como base para fazer seu comentário. É o CNJ que analisa a conduta dos magistrados brasileiros.


    Acordo


    O Facebook e o Google assinaram ontem (28), um acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) contra a disseminação de notícias falsas (“fake news”) na próxima campanha eleitoral. O memorando de entendimento obtido pelo Broadcast Político, serviço de notícias em tempo real do Grupo Estado, prevê que as empresas se comprometerão, em consonância com as normas internacionais de direitos humanos e boas práticas da indústria, “a combater a desinformação gerada por terceiros”. 



  • 28/06/2018


    28.06.2018 14h19m
    Recomendar

    Sobe - CUCA, por preservar tradição do Bando Anunciador.


    Desce - Burocracia norte-americana, que barra reencontro de famílias brasileiras nos EUA.


    Cobrança


    No uso da tribuna, na última sessão ordinária do 1º semestre de 2018 (27), na Câmara Municipal de Feira de Santana, o vereador Alberto Nery (PT) pediu que o recesso parlamentar não seja um momento de descanso e sim oportunidade de visitar as comunidades e cobrou do Executivo a conclusão de obras em Feira de Santana.


    Sugestão


    No uso da tribuna, na última sessão ordinária governa do 1º semestre de 2018 (27), na Câmara Municipal de Feira de Santana, a vereadora Eremita Mota (PSDB) tratou sobre as eleições vindouras e sugeriu que os candidatos conversem com os eleitores da cidade.


    Retrospectiva


    No uso da tribuna, na última sessão ordinária do 1º semestre de 2018 (27), na Câmara Municipal de Feira de Santana, o vereador Cadmiel Pereira (PSC) fez uma retrospectiva de seu mandato. Antes de iniciar os relatos em relação à sua atuação como vereador de Feira de Santana, Cadmiel saudou a imprensa local que cobre diariamente os trabalhos da Casa Legislativa.


    Pré-candidatura reafirmada


    No uso da tribuna, na última sessão ordinária do 1º semestre de 2018 (27), na Câmara Municipal de Feira de Santana, a vereadora Gerusa Sampaio (DEM) fez agradecimentos, uma retrospectiva do seu mandato e reafirmou sua pré-candidatura para deputada estadual.


    Comemorou


    No uso da tribuna, na última sessão ordinária do 1º semestre de 2018 (27), na Câmara Municipal de Feira de Santana, o vereador Zé Curuca (DEM) fez agradecimentos e uma retrospectiva de seu mandato.


    Decisão da justiça


    O ex-ministro José Dirceu deixou ontem (27), o Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília. De acordo com informações da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal, a saída dele foi registrada por volta de 1h30. Condenado a 30 anos, na Operação Lava Jato, Dirceu foi solto após decisão da segunda turma do Supremo Tribunal Federal (STF), tomada a partir de um habeas corpus protocolado pela defesa. Votaram pela soltura o relator, Dias Toffoli, e os ministros Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski.


    Alvos de cortes


    A força-tarefa da operação Lava Jato e o monitoramento das fronteiras do país são alguns dos setores que vão sofrer com o corte de R$ 125,8 milhões, no orçamento da Receita Federal anunciado esta semana. Uma nota técnica do órgão federal fala em “insuficiência orçamentária grave” e revela a estratégia de fechar 50 agências no país.


    Odebrecht


    A Odebrecht, uma das principais corporações que continuam na mira da operação Lava Jato por envolvimento em pagamento de propina e fraudes em contratações com o serviço público, desenvolveu um projeto que cria um mecanismo para monitorar editais de licitação de obras.



  • 27/06/2018


    27.06.2018 11h43m
    Recomendar

    Sobe - O sucesso do Arraial do MAP, por também ter atraído, além do público local, pessoas de outras cidades.


    Desce - Centro de Abastecimento, por apresentar estado deplorável em relatório da audiência pública na Câmara.


    Sensata


    A vereadora Gerusa Sampaio (DEM) deu, ontem, um exemplo de sensatez ao retirar o projeto de lei de sua autoria que versava sobre título de utilidade pública a uma fundação bancada por uma clínica médica particular da cidade - IHEF. Na primeira votação, o projeto foi aprovado por 5 votos a 3, com 10 abstenções. O vereador Roberto Tourinho, em discurso duro, lembrou que já tinha votado contra este projeto fazia 7 anos e que votou contra, agora, pelo mesmo motivo de antes, justificando que ele é danoso ao município por este perder receita pela transferência de recursos da empresa para o Instituto.


    Sensatez


    Outros vereadores que se abstiveram depois das justificativas de Tourinho se manifestaram que, no segundo turno, que seria votado ainda ontem, votariam contra. Sem contar qual seria o resultado, quando ia começar a votação de segundo turno, Gerusa pediu a palavra, disse que não tinha conhecimento desse prejuízo para o município e que não iria expor os colegas que votaram favorável no primeiro turno. “Em razão disso e, para não constrangê-los, retiro o projeto de pauta”. Foi um gesto nobre que serviu de lição para quem faz política.


    Indicações de melhorias


    O vereador Edvaldo Lima (PP), ao discursar na sessão ordinária de ontem (26), na Câmara Municipal de Feira de Santana, reivindicou ao prefeito municipal Colbert Filho um olhar diferenciado para a comunidade do bairro Aviário. O edil repercutiu solicitações, de sua autoria, que preveem melhorias para a saúde e infraestrutura do referido bairro.


    Apoio reafirmado


    No uso da tribuna da Casa da Cidadania, na sessão ordinária de ontem (26), o vereador João Bililiu (PPS) reafirmou o apoio à pré-candidatura a deputado federal de Otto Filho e assegurou que, em caso de vitória nas eleições de outubro, irá cobrar o cumprimento dos compromissos firmados com o município de Feira de Santana. O edil assegurou que irá continuar lutando em defesa do povo feirense.


    Pontuou


    Ao usar a tribuna da Casa da Cidadania, ontem (26), o vereador Cadmiel Pereira (PSC) destacou o crescimento da pré-candidatura ao Governo do Estado do ex-prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo de Carvalho. Para o edil, José Ronaldo, que tem agregado ao seu projeto político o apoio de diversas agremiações partidárias, é um nome apropriado para promover o resgate do desenvolvimento do Estado da Bahia.


    Sobre críticas


    Durante pronunciamento na sessão ordinária do dia de ontem (26), na Câmara Municipal de Feira de Santana, o vereador e líder governista Luiz Augusto de Jesus - Lulinha (DEM) - rebateu as críticas feitas pelo vereador Zé Filé (PROS) contra o Governo Municipal e assegurou que o prefeito Colbert Martins Filho está dando continuidade ao trabalho iniciado pelo ex-prefeito José Ronaldo de Carvalho.


    Apoio a Otto Filho


    Em pronunciamento, na sessão ordinária de ontem (26), na Casa da Cidadania, o vereador Zé Filé (PROS) rebateu as críticas do líder governista (DEM) e reafirmou o apoio à pré-candidatura de Otto Alencar Filho para deputado federal. “É engraçado como a memória do nosso líder governista é fraca. Por acaso, vossa excelência esqueceu que o senador Otto Alencar concedeu R$ 90 milhões para as obras do BRT? Valor esse que o seu governo desperdiçou com obras inacabadas. Meu nobre colega é um homem desinformado. Infelizmente, usa essa tribuna para desmerecer quem realmente faz algo”, disse, fervoroso.


    Lázaro e MDB


    A indefinição de José Ronaldo (DEM) na formação de sua chapa majoritária tem feito com que os postulantes aos dois cargos disponíveis, as vagas de vice e a segunda ao Senado, comecem a conversar com outras siglas, na busca por seus pleitos. De acordo com membros da oposição, o PSC, partido do deputado federal Irmão Lázaro, iniciou conversas com o MDB, do pré-candidato João Santana em busca de uma das vagas do Senado. 



  • 26/06/2018


    27.06.2018 11h35m
    Recomendar

    Sobe - Câmara Municipal, por criar um espaço para valorizar a memória Iconográfica de Feira de Santana.


    Desce - Produtores de guerra de espada, que além de desrespeitarem a lei colocam a vida das pessoas em perigo.


    Escola Bíblica


    Na manhã de ontem (25), a Câmara Municipal aprovou, em segunda discussão e por unanimidade dos presentes, o Projeto de Lei de nº 105/2018, de autoria do vereador Edvaldo Lima (PP), que institui o Dia da Escola Bíblica Dominical (EBD) no Calendário Oficial do Município de Feira de Santana, a ser comemorado anualmente no terceiro domingo do mês de setembro. A aprovação agrada aos estudantes da Bíblia, o livro mais lido do mundo e o maior clássico da história da humanidade, residentes na cidade.


    No interior


    Em ritmo de pré-campanha, o democrata José Ronaldo aproveitou o São João para cumprir uma extensa agenda no interior do Estado. A viagem começou na sexta-feira (22), com uma visita a Uauá, seguindo para os municípios de Caculé, Tanhaçu, Mucugê e Piritiba. Segundo o site Bahia.Ba, o pré-candidato ao Palácio de Ondina pelo DEM ainda não definiu os nomes que irão compor a chapa majoritária, encabeçada por ele, que disputará as eleições de outubro. Apenas o deputado federal Jutahy Magalhães (PSDB) tem lugar garantido como um dos pré-candidatos ao Senado.


    Na capital


    Pelo lado governista, Rui Costa (PT) preferiu ficar em Salvador e aproveitar o São João em família, com a mulher e as filhas, no Palácio de Ondina. No sábado (23), o governador esteve presente no velório do ex-governador Waldir Pires, no Mosteiro de São Bento. Já no domingo (24), o petista esteve no Pelourinho e prestigiou a festa promovida pela Bahiatursa. As informações são do site Bahia.Ba.


    Coronel, cidadão feirense


    Foi aprovado, em discussão única e por unanimidade dos presentes, o Projeto de Decreto Legislativo de nº 050/2018, de autoria do vereador Ewerton Carneiro - Tom (Patriota), que dispõe sobre a concessão do Título de Cidadão Feirense ao deputado estadual Ângelo Mário Coronel de Azevedo Martins. O pré-candidato ao Senado é natural do município de Coração de Maria, cidade distante a 20km de Feira de Santana.


    Apoio a Lázaro


    Ao discursar na tribuna da Casa da Cidadania, na sessão ordinária de ontem (25), o vereador Isaias de Diogo (PSC) defendeu o nome do deputado federal Irmão Lázaro para disputar as eleições para senador, em outubro deste ano. Na oportunidade, o edil repudiou a falta de apoio do partido à pré-candidatura de Lázaro.


    Muitos assuntos


    Em pronunciamento, na sessão ordinária de ontem (25), na Casa da Cidadania, o edil Luiz da Feira (PPL) tratou sobre eleição de 2018, duplicação da BR 116, camelôs e São João.


    Melhorias na cidade


    Na Câmara, ontem, o vereador e líder governista Luiz Augusto de Jesus, Lulinha (DEM), afirmou que já existe uma força tarefa em atividade para recuperação do solo, em Feira e distritos, tratou de emendas parlamentares e São João.


    Lamento e cobrança


    Indignado com o assassinato do fisioterapeuta Leonardo de Freitas Oliveira, ocorrido na última quinta-feira (21), no bairro Santa Mônica, o vereador Edvaldo Lima (PP), ao prestar solidariedade à família enlutada, cobrou mais investimentos do Governo do Estado para a segurança pública no município de Feira de Santana. Segundo o edil, a cidade se tornou um verdadeiro faroeste.


    Se pronunciou


    Zé Filé (PROS) parabenizou a comissão organizadora do 1º Forró da Pedra da Canoa, no distrito de Ipuaçu. Segundo ele, foi uma festa muito bonita e bem organizada. “Espero que Deus nos permita realizar essa festa por muitos anos. Parabéns, a todos pela organização”, felicitou.


    Pré-candidatura


    Na noite de ontem (25), foi lançada, numa transmissão ao vivo nas redes sociais, a pré-candidatura de Jhonatas Monteiro, pré-candidato a deputado estadual pelo PSOL, que representou o primeiro diálogo de Jhonatas sobre a sua participação no processo eleitoral de 2018. Em 2014, quando foi candidato ao mesmo cargo, teve 23 mil votos, em 238 municípios. 



  • 23/06/2018


    25.06.2018 14h44m
    Recomendar

    Sobe - A reação da Seleção Brasileira diante da Costa Rica, que deixou o torcedor contente com o resultado.


    Desce - A multinacional Kimberly-Clark, fabricante de fraldas descartáveis por não seguir determinações da Anvisa.


    Fim de semana de Ronaldo


    Às 16h, deste sábado, Ronaldo, pré-candidato ao Governo do Estado, estará na cidade de Caculé, onde participa de festejos juninos e às 22h, parte para Tanhaçu com mesmo propósito. Já amanhã, às 11h, o também ex-prefeito de Feira de Santana, visita a cidade de Mucugê e às 16h, participa do arrasta-pé em Piritiba.


    PRB


    O vereador licenciado pelo PRB e Secretário de Habitação do Município de Feira de Santana participou da sessão solene de outorga do título de cidadão soteropolitano ao deputado Estadual José de Arimateia (PRB-BA). A homenagem ocorreu na noite de quinta-feira (21/06) e deixou o Plenário Cosme de Farias, da Câmara Municipal de Salvador, pequeno para tantas emoções. O deputado federal Márcio Marinho também prestigiou o evento.


    Otto em Feira


    O senador Otto Alencar (PSD) esteve ontem, pela manhã, em Feira de Santana, a convite do deputado federal Fernando Torres (PSD). Segundo o site Bahia na Política, Otto veio ao lado de Otto Filho e assistiu à partida entre Brasil e Costa Rica pela Copa do Mundo, quando o primeiro venceu o segundo pelo placar de 2 a 0.


    Otto em Feira I


    O deputado estadual Targino Machado (DEM), vereadores, ex-vereadores e familiares de Fernando Torres também estiveram presentes ao encontro. Em entrevista ao site Bahia na Política, Otto Alencar reafirmou que Fernando Torres é o nome do partido a prefeito em 2020 e que não há outra opção.


    Antecipação de salário


    Além da Prefeitura e da Câmara Municipal de Feira de Santana, os servidores da prefeitura de Santo Antônio de Jesus, no recôncavo baiano, também foram beneficiados com a antecipação do salário neste mês. Aqui, o salário caiu na conta ontem, para todos os servidores. Já lá, apenas os ligados à Educação ficaram sem receber. Em nota da Ascom, a Prefeitura afirma que depende ainda do repasse do Fudeb.


    Aécio e Temer


    Alvos da delação da JBS, o presidente Michel Temer (PMDB) e o senador Aécio Neves (PSDB-MG) querem usar o indiciamento pela Polícia Federal do ex-procurador Marcelo Muller para contestar o acordo firmado pelo executivo da empresa, Joesley Batista, e o ex-executivo Francisco de Assis, de acordo com a coluna de Andreia Sadi, do portal G1.


    Aécio e Temer I


    De acordo com a investigação, Marcelo Miller ajudou os executivos da J&F, mas não interferiu na produção de provas, nem orientou Joesley Batista durante as gravações espontâneas realizadas antes da autorização judicial para execução de ações controladas.


    Lula em casa


    O Supremo Tribunal Federal (STF) não descarta a hipótese de uma “solução meio-termo” no julgamento que vai analisar uma nova tentativa do ex-presidente Lula de ser solto. Segundo a Coluna do Estadão, do jornal O Estado de S. Paulo, se as chances de ele ser libertado pela Segunda Turma, na próxima terça-feira, 26, são consideradas quase nulas na Corte, a do petista ir para prisão domiciliar tem adeptos.


    CDU pra você


    Os usuários de serviços públicos agora contam com um código de proteção e defesa dos seus direitos e deveres. Isso porque entrou em vigor o chamado Código de Defesa do Usuário do Serviço Público (CDU). A legislação estabelece normas básicas para a prestação de serviços públicos e para a participação dos cidadãos na administração pública direta e indireta, além de prever importantes instrumentos de controle social.



  • 22/06/2018


    25.06.2018 14h35m
    Recomendar

    Sobe - Prefeitura de Feira e Câmara, pela prática de beneficiar servidores com antecipação de salários.


    Desce - O desempenho da Seleção Argentina, em seus dois primeiros jogos, na Copa do Mundo.


    Ronaldo


    Nesta sexta-feira, às 8h da manhã, o pré-candidato do DEM ao governo do Estado, José Ronaldo de Carvalho, estará na cidade de Uauá. A primeira parada o ex-prefeito de Feira, naquela cidade, é no Receptivo do Aeroporto, onde conversa com lideranças políticas da cidade e região. Já às 10h, Ronaldo participa da Missa Campal dos Vaqueiros. Amanhã, ele participa dos festejos juninos em duas cidades. Às 16h, em Caculé e, às 22h, Tanhaçu.


    STF


    O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu na última quarta-feira (20), que a Polícia Federal pode firmar acordos de delação premiada sem a anuência da Procuradoria-Geral da República (PGR).


    Repercussão


    A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de permitir que a Polícia Federal feche acordos de delação premiada sem a autorização do Ministério Público repercutiu entre membros da equipe da Operação Lava Jato. A maioria dos integrantes do Ministério Público Federal é contra a PF fechar colaborações.


    Pronunciamento


    Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), a ministra Carmen Lúcia disse ontem (21), que é parte da democracia fazer críticas, mas que não se pode demonizar a política. A ministra deu a declaração durante palestra no 2º Congresso de Direito Eleitoral de Brasília, promovido pela Câmara Legislativa do Distrito Federal.


    Investigação


    O Ministério Público Federal no Distrito Federal decidiu abrir um procedimento investigatório criminal para identificar os brasileiros que desrespeitaram uma mulher na Rússia e divulgaram o vídeo na internet. Conforme a decisão, o Ministério Público investigará o crime de injúria. Isso porque, na gravação, os homens fazem a mulher, de um outro país, repetir palavras que, em português, remetem ao órgão genital feminino sem que ela saiba.


    Chapa majoritária


    O prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), disse, ontem (21), durante assinatura da ordem de serviço para construção da Unidade de Saúde da Família (USF) de Fazenda Grande III, que há um debate em curso para colocar uma mulher na chapa majoritária para as eleições de outubro deste ano, mas negou que trata de candidato a vice-governador ainda.


    TJ-BA


    Perto de atingir o limite imposto pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) quer devolver ao Estado o custo com o pagamento dos aposentados e pensionistas. No passado, o governo transferiu essa conta da Secretaria de Administração (Saeb) para a corte baiana. Assim, no caso dos magistrados, o TJ-BA paga, pelo menos R$ 30.471,10 para cada ativo e o mesmo valor para cada aposentado, por exemplo.

     

    Prejuízo previsto


    O governo de Michel Temer prevê que a medida provisória que destina recursos das loterias federais para o Fundo Nacional da Segurança Pública (FNSP) causará prejuízo de quase R$ 1 bilhão ao Financiamento Estudantil (Fies), um dos principais programas federais de educação.


    Em entrevista


    O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luiz Fux, afirmou ontem (21), que a Justiça Eleitoral poderá, eventualmente, anular o resultado de uma eleição se o resultado for fruto de uma massificação de “fake news”, as notícias falsas. A declaração foi feita em entrevista num evento promovido pelo TSE junto com a União Europeia para discutir formas de combate à disseminação de conteúdo falso na internet que possa afetar a disputa eleitoral deste ano no Brasil.



  • 21/06/2018


    25.06.2018 14h29m
    Recomendar

    Sobe - Lagoa Salgada, por ser tombada como patrimônio de Feira.


    Desce - Conduta inadequada de brasileiros, na Russia, ao enganarem mulher e postarem vídeo na internet.


    Criticou


    “Fazer oposição é fácil. Criticar o Governo é fácil”. Foi com essa declaração que o vereador e líder governista Luiz Augusto de Jesus (DEM), o Lulinha, ao discursar na sessão de ontem (20), na Câmara Municipal de Feira de Santana, cobrou atuação diferenciada por parte dos vereadores que compõem a bancada de oposição na Casa, no sentido de cobrarem ao Governo do Estado investimentos para o município.


    Preocupado


    No uso da tribuna da Câmara Municipal de Feira de Santana, na sessão ordinária de ontem (20), o vereador Edvaldo Lima (PP) chamou a atenção dos motoristas que trafegam pela BR-101, tendo em vista o surgimento de uma rachadura na ponte próxima à barragem Pedra do Cavalo. Segundo o edil, a superintendência do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) informou que equipes do órgão já foram encaminhadas ao local e os engenheiros responsáveis garantiram que não existe nenhum problema com o equipamento.


    Bililiu comemorou


    Em pronunciamento, na sessão ordinária de ontem (20), na Casa da Cidadania, o vereador João Bililiu (PPS) agradeceu a imprensa feirense por veicular notícias sobre a suspensão das apreensões de veículos nas blitzen do IPVA realizadas em Feira de Santana. O edil, que foi coautor da Ação Civil Pública, afirmou que o seu objetivo é defender os direitos dos cidadãos que vinham sofrendo com as cobranças indevidas.


    Solicitação


    Em discurso proferido na sessão ordinária de ontem (20), na Câmara Municipal de Feira de Santana, o vereador Ewerton Carneiro, o Tom (Patriota), informou que entrará com uma ação de Aditamento de Inicial no Ministério Público de Feira de Santana, requerendo a restituição dos valores pagos ao Detran/BA pelos proprietários de veículos apreendidos nas blitzen do IPVA.


    Cadmiel pediu


    No uso da tribuna, na sessão ordinária de ontem (20), na Câmara Municipal de Feira de Santana, o vereador Cadmiel Pereira (PSC) pediu melhoria na comunicação sobre os serviços e equipamentos ofertados pela Proteção Social Básica e cumprimentou os professores da rede municipal de ensino que estavam presentes nas galerias da Casa.


    Tourinho


    Em pronunciamento, na sessão ordinária de ontem (20), na Casa da Cidadania, o edil Roberto Tourinho (PV) cumprimentou os professores da rede municipal de ensino presentes nas galerias da Câmara e lembrou que o acordo feito entre a categoria e o Município deve ser cumprido.


    Ipirá


    O Tribunal de Contas dos Municípios, na sessão desta quarta-feira (20/06), julgou procedente a denúncia formulada por vereadores de Ipirá contra o prefeito Marcelo Antônio Santos Brandão por irregularidades na contratação direta, sem licitação, de empresa para prestação de serviço para execução do PST - Projeto de Trabalho Social e do PDST - Plano de Desenvolvimento Sócio Territorial, referentes aos contratos que deram subsídios para o município firmar convênio junto à Caixa Econômica Federal no âmbito do programa “Minha Casa, Minha Vida”, no montante de R$451.783,40.


    Ipirá I


    O relator, conselheiro substituto Antônio Carlos da Silva, determinou a formulação de representação ao Ministério Público Estadual contra o prefeito para que seja apurada a prática de ato criminoso ou de improbidade administrativa na contratação direta de empresa, no exercício de 2017, e imputou multa no valor de R$5 mil. 



  • 20/06/2018


    25.06.2018 14h22m
    Recomendar

    Sobe - A Delegacia de Homicídios pela elucidação do crime bárbaro da garota Bruna Santana Mendes, de 16 anos.


    Desce - Turistas brasileiros que, com comportamento obsceno na Copa do Mundo, mancham a imagem do País.

     

    Parabenizou


    Ao discursar na tribuna da Casa da Cidadania, na sessão de ontem (19), o vereador Carlito do Peixe (DEM) parabenizou o prefeito Colbert Martins Filho, pelo anúncio de medidas para contenção de gastos na esfera municipal, em virtude da crise econômica impulsionada pela greve dos caminhoneiros.


    Lamentou


    No uso da tribuna da Câmara Municipal de Feira de Santana, na sessão ordinária de ontem (19), o vereador Zé Curuca (DEM), lamentou o falecimento do paciente Juraci Oliveira dos Santos, acometido por AVC, que aguardava transferência da policlínica para o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA).


    Projeto de Lei


    Na manhã de ontem (19), a Câmara Municipal aprovou, em segunda discussão e por maioria dos presentes, com o voto contrário do edil Carlito do Peixe (DEM) e abstenção do vereador Cadmiel Pereira (PSC), o Projeto de Lei de nº 028/2018, de autoria do vereador João Bililiu (PPS), que assegura a reserva de vagas nos estacionamentos em vias públicas no município de Feira de Santana para os idosos condutores de motocicletas ou motonetas com idade igual ou superior a 60 anos.


    Projeto de Lei I


    Foi aprovado, em segunda discussão e por unanimidade dos presentes, na manhã de ontem (19), na Casa da Cidadania, o Projeto de Lei de nº 099/2018, de autoria do vereador Carlito do Peixe (DEM), que dispõe sobre a denominação de logradouro público.


    Zé Filé gostou


    Em pronunciamento na tribuna da Casa da Cidadania, na sessão ordinária de ontem (19), Zé Filé parabenizou o colega Isaias de Diogo (PSC) por reivindicar ao Governo Municipal obras de pavimentação das ruas do conjunto Feira X.


    Solicitação


    A Câmara Municipal de Feira de Santana aprovou, em votação única e por unanimidade dos presentes, na manhã de ontem (19), o Requerimento de nº 126/2018, de autoria do vereador José Carneiro (DEM), que solicita do gerente regional de Atendimento da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), Euvaldo dos Santos Neto, a recuperação da laje do canal localizado na Rua Arthur Neiva, em frente à casa 137, no bairro Queimadinha.


    Reivindicação


    O vereador Isaías de Diogo (PSC) criticou a situação que se encontram as ruas do conjunto Feira X. Com a existência de inúmeros buracos dificultando o tráfego dos veículos, o edil informou que já encaminhou indicações e requerimentos para a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano solicitando melhorias para as ruas do conjunto.


    PIB


    O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro teve uma queda de 0,4% no trimestre encerrado em abril deste ano, em relação ao trimestre anterior (encerrado em janeiro). Na comparação com abril do ano passado, no entanto, o PIB, que é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país, cresceu 1,3%. Os dados são do Monitor do PIB, da Fundação Getúlio Vargas (FGV). 



  • 19/06/2018


    19.06.2018 16h10m
    Recomendar

    Sobe - Os 10 anos completados hoje, da Lei Seca, por diminuir o número de acidentes nas estradas e nas ruas.


    Desce - Condutores, que infringem a lei seca e insistem em beber e dirigir ao mesmo tempo.


    Reunião


    O presidente Michel Temer viajou ontem (18), para Assunção (Paraguai), onde vai participar da Cúpula do Mercosul (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, além da Venezuela - suspensa do bloco desde 2016). É uma reunião que ocorre duas vezes por ano. O Paraguai ocupa a presidência temporária do bloco econômico.


    Alta rejeição


    O ex-prefeito de Salvador e pré-candidato ao governo do estado, João Henrique Carneiro (PRTB), continua usando as redes sociais para tentar alavancar sua pré-campanha. Primeiro, JH fez circular uma montagem com sua foto ao lado do pai, o ex-governador João Durval Carneiro, com a seguinte legenda: “Unidos para JH governador em 2018”. Agora, o ex-prefeito divulgou uma foto com a bandeira da Bahia e os dizeres: “O PRTB nacional terminou de definir a pré-candidatura a governador de João Henrique Durval Carneiro como a prioritária do partido”.


    Chapa


    O deputado federal Irmão Lázaro (PSC) participou no último sábado (17), de um dos eventos públicos da pré-campanha de José Ronaldo (DEM), postulante ao governo da Bahia do maior grupo de oposição ao governador Rui Costa (PT). O parlamentar é cotado para ocupar uma das vagas ao Senado do segmento político ligado ao prefeito ACM Neto, que apresentou apenas o deputado federal Jutahy Magalhães Jr. como candidato à Câmara Alta.


    Edvaldo


    No uso da tribuna, na sessão ordinária de ontem (18), na Câmara Municipal de Feira de Santana, o vereador Edvaldo Lima (PP) informou que fez uma indicação Secretaria Municipal de Saúde solicitando a construção de uma Unidade Básica de Saúde no distrito de Governador João Durval Carneiro (Ipuaçu). Segundo o edil, a secretária municipal de Saúde, Denise Mascarenhas, demonstrou apoio para a viabilização da unidade que irá beneficiar a população local.


    Edvaldo I


    Ainda no uso da tribuna, o vereador do PP parabenizou o prefeito municipal Colbert Martins Filho por suspender a contratação de atrações musicais para a 43ª Exposição Agropecuária de Feira de Santana (Expofeira) visando economizar recursos financeiros. “Nosso prefeito tem os pés no chão. Pensa primeiramente em cumprir com os seus compromissos e só depois em festejar. Mais de R$ 1 milhão seriam gastos em uma festa. Esse valor será investido em obras e melhorias para a nossa cidade”, concluiu.


    Ponto de vista


    O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), falou sobre a proibição da condução coercitiva de réus e investigados para depoimento. Barroso disse não acreditar que a mudança seja relevante e que foi um “esforço e alguma medida para atingir e desautorizar, simbolicamente, juízes corajosos”.


    Em Brasília


    A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, disse ontem (18), que os problemas do sistema prisional no país precisam de soluções no curto prazo e de trabalho conjunto entre Executivo, Judiciário e Ministério Público. Segundo ela, as condições dos presídios contrariam a norma constitucional de que o Estado não pode dar tratamento degradante a um cidadão.


    Recusou


    O ex-governador da Bahia Jaques Wagner (PT) foi o escolhido por Luiz Inácio Lula da Silva para ler a carta que o ex-presidente escreveu para o lançamento de sua candidatura à campanha presidencial. De acordo com a coluna Painel, do jornal Folha de S. Paulo, o petista acabou recusando a missão. Ele tinha aceitado fazer a leitura, mas quando chegou ao comício, em Contagem (MG), no dia 8, foi surpreendido pela decisão da organização para que os governadores do PT também lessem o documento - cada um ficaria responsável por uma página. 



  • 16/06/2018


    19.06.2018 10h59m
    Recomendar

    Sobe - Feira de Santana, por formar parceria com o Ministério dos Direitos Humanos, para implantar Núcleo de Prevenção e Enfrentamento da Violência contra o Idoso.


    Desce - Familiares, que desrespeitam o idoso violentando-o de diversas formas.


    Determinação


    A Justiça Eleitoral determinou que o prefeito ACM Neto (DEM) e o pré-candidato ao governo do Estado, José Ronaldo (DEM) retirem imediatamente o vídeo gravado por ACM Neto para declarar apoio à candidatura de Ronaldo. “Defiro a liminar pleiteada, em ordem determinar a retirada imediata de todos os links e postagens de toda e qualquer rede social que contenha o referido vídeo, em especial Facebook e Instagram”, escreveu o juiz auxiliar, Eduardo Augusto Viana Barreto.


    Cauteloso


    Após a declaração do ex-governador Jaques Wagner indicando que a senadora Lídice da Mata (PSB) deve mesmo ser candidata a deputada federal nas eleições de outubro, abrindo espaço para o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Ângelo Coronel (PSD), ocupar a vaga restante ao Senado, na chapa encabeçada pelo governador Rui Costa (PT), o deputado mantém a cautela. “Se o nosso nome for referendado, iremos trabalhar firme, começar do zero. Não tem clima de já ganhou”, ressaltou.


    Possível coligação


    O deputado federal Lúcio Vieira Lima (MDB) revelou que só teve uma conversa com o pré-candidato ao governo do estado e ex-prefeito de Salvador, João Henrique (PRTB), sobre uma possível coligação para as eleições de outubro. “Nós ficamos de ir conversando. Se ele quiser ser candidato a senador ou a deputado federal, receberemos ele com tapete vermelho. Outra opção não existe”, destacou.


    Na capital


    O Sindicato dos Servidores da Prefeitura de Salvador (Sindseps) fará uma paralisação de 72 horas a partir desta segunda-feira (18), por conta da campanha salarial. A prefeitura e o sindicato não entraram em um consenso com relação ao reajuste que será aplicado neste ano.


    Vagas oferecidas


    A prefeitura de Salvador publicou ontem (15), o edital de processo seletivo para contratação temporária de médicos para o Serviço de Atendimento à Urgência e Emergência Fixa (SAUEF). São oferecidas 133 vagas, em Regime Especial de Direito Administrativo (Reda), com remuneração de até R$ 6.353,33 e carga horária de 24h.


    Investigação


    As obras de requalificação da infraestrutura do trecho da orla da Barra-Ondina estão sendo investigadas pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA). Um inquérito civil para apurar “possíveis irregularidades no processo licitatório” de construção dos trechos II e III foi aberto na última quarta-feira (13), pela promotora Rita Tourinho, da área de Defesa da Moralidade Administrativa e do Patrimônio Público do MP-BA.


    Marina em Salvador


    A pré-candidata à Presidência da República pela Rede, Marina Silva, deve desembarcar em Salvador no feriado de 2 de Julho para cumprir agenda de pré-campanha no estado. A presença de Marina durante os festejos que comemoram a Independência da Bahia deve ser oficializada na próxima semana, após uma avaliação final do Grupo de Trabalho (GT) do partido.


    Figura feminina


    O pré-candidato do PSOL ao governo do estado, Marcos Mendes, deve ter uma mulher ligada aos movimentos sociais como pré-candidata a vice em sua chapa. O nome que vai ocupar esse posto, no entanto, ainda vai ser decidido em reunião que deve acontecer até o fim deste mês. 



  • 15/06/2018


    19.06.2018 10h50m
    Recomendar

    Sobe - Empresários de Feira de Santana, que flexibilizaram horário de funcionamento das empresas em virtude dos jogos do Brasil na Copa.


    Desce - O grande número de homicídios registrados no mês de junho, em Feira. Já são 22 em apenas 14 dias.


    Falou tá falado


    No final de fevereiro e início de março, quando ACM Neto, ainda pré-candidato, anunciava que não queria o apoio do MDB para evitar carregar o peso das denúncias contra os líderes do partido na Bahia indiciados pela Polícia Federal e pelo MPF, no caso os irmãos Vieira Lima e as malas arrochadas de dinheiro. Targino postou nas redes sociais apoiando a atitude de Neto, afirmando que ele, Targino, não apoiaria candidato que fosse ou que tivesse apoio de investigado pela PF e/ou MPF. Neto desistiu e Ronaldo, o indicado para representar as oposições da Bahia como pré-candidato a goverandor, declarou, em entrevistas, que buscaria o apoio do MDB no estado.


    Romaria


    Dez suplentes de vereadores de Feira de Santana foram em carreata se encontrar em Salvador com o deputado federal Lúcio Vieira Lima para fecharem um acordo de apoio a ele aqui em Feira. Tudo acertado, voltaram para a Princesa do Sertão. No semblante, a alegria de quem encontrou o pote de ouro no fim do arco-íris.


    Desistiu


    O vereador Edvaldo Lima (PP) informou, na Câmara, a desistência na busca à candidatura para deputado federal. A hostilidade dos líderes do partido na Bahia dava sinais claros que ele não teria vaga para disputar a eleição. Esse medo, Edvaldo está carregando na possibilidade de não lhe darem a vaga para a reeleição a vereador em Feira de Santana. Edvaldo, que apoiará Carlos Geilson a deputado federal, agora ficará livre para apoiar Otto Filho, pedido que já foi feito por Fernando Torres, coordenador da campanha do filho do senador Otto Alencar aqui na região.


    Audiência pública


    O Dia Mundial da Conscientização da Violência contra o Idoso foi tema da Audiência Pública realizada na manhã de ontem (14), na Câmara Municipal de Feira de Santana. A sessão, solicitada mediante ofício de autoria da Comissão de Reparação, Direitos Humanos, Defesa do Consumidor e Proteção à Mulher, foi prestigiada por dezenas de idosos, que lotaram as galerias da Casa.


    Lamentou


    Apesar das críticas que vem sofrendo por causa das obras do BRT (via expressa para ônibus) que está construindo, o prefeito ACM Neto (DEM), em entrevista, ontem (14), lamentou o posicionamento do Ministério Público Federal (MPF) de pedir suspensão do projeto, e disse que vai defender o sistema de transporte “com todas as forças perante a Justiça”.


    Suspeita


    A Polícia Federal vê indícios de que o presidente Michel Temer está envolvido na compra do silêncio do ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha e do operador Lúcio Bolonha Funaro. A suspeita foi inserida no relatório final da Operação Cui Bono, deflagrada em 2017 para apurar arrecadação de propinas, na Caixa Econômica Federal, entre os anos de 2011 e 2013.


    Projetos


    O ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun, afirmou na manhã de ontem (14), que o Palácio do Planalto pretende aprovar até o recesso do Congresso Nacional, em julho, o projeto que facilita a privatização de distribuidoras da Eletrobras e o projeto que permite à Petrobras transferir para outra empresa a titularidade do acordo da cessão onerosa (espécie de ressarcimento que a empresa pede após pagar um valor que considerou alto por exploração de bacias de petróleo).


    Solicitação inusitada


    Tamara Pletnyova, deputada líder do Comitê para Famílias do Parlamento da Rússia, fez um apelo inusitado ontem (14). Ela pediu que as mulheres do país não fizessem sexo com estrangeiros que não sejam brancos durante a Copa do Mundo, para evitar o nascimento de crianças mestiças.


    Curiosidade


    De acordo com a Confederação Nacional dos Municípios, cinco cidades da Bahia têm mais eleitores do que habitantes. A explicação está em exemplos como a cidade de Maetinga, no centro-sul baiano, em que um terço das pessoas aptas a votar não reside na cidade.


    Redução


    Na reta final da legislatura, o PSDB vai apresentar um pacote com propostas para reduzir gastos nos três Poderes. Em nome da bancada federal, o líder do partido na Câmara, Nilson Leitão (MT), começou a coletar assinaturas para uma proposta que prevê a diminuição do número de senadores, dos atuais três por Estado para dois. 



  • 14/06/2018


    14.06.2018 18h51m
    Recomendar

    Sobe - Feira de Santana, por conseguir ultrapassar meta de vacinação antes de findar o prazo.


    Desce - Segurança de shopping, em Salvador, que tentou impedir um homem de pagar uma refeição para uma criança.


    Cobrança


    Em pronunciamento, na sessão ordinária de ontem (13), o vereador Isaias de Diogo (PSC) repercutiu o protesto ocorrido na manhã da última terça-feira (12), na rodovia que liga os municípios de Feira de Santana e São Gonçalo dos Campos. Segundo o edil, os manifestantes queimaram pneus para chamar atenção das autoridades e reivindicar a delimitação territorial entre os municípios.


    Lamentou


    O vereador Gilmar Amorim (PSDC) lamentou a celeuma e turbulência criada pela antecipação da data da eleição da Mesa Diretiva da Câmara, afirmando que não tem acordo fechado com nenhum grupo político para garantia de votos. O edil também declarou ter orgulho de seu mandato e de suas ações realizadas no Legislativo feirense.


    Preocupado


    O vereador Luiz da Feira (PPL), repercutindo manifesto do deputado estadual e radialista Carlos Geilson, no programa Jornal Transamérica, revelou preocupação com os camelôs de Feira de Santana tendo em vista que e houve ampliação do número de boxes do shopping popular, que está sendo construído pelo Governo Municipal no Centro de Abastecimento.


    Descontente


    Indignado com a postura de determinadas lideranças políticas, o vereador Marcos Lima (PRP), ao discursar na sessão de ontem (13), na Casa da Cidadania, criticou os boicotes as ações do Governo Municipal executadas nos distritos de Feira de Santana visando amenizar os transtornos ocasionados pelas chuvas na zona rural.


    Com ressalva


    O Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou, por unanimidade, o relatório parcial do ministro Vital do Rêgo, que pede a aprovação, com ressalvas, das contas apresentadas pelo presidente Michel Temer, referentes ao ano de 2017. O documento faz 24 recomendações, 22 ressalvas e quatro alertas às contas governamentais.


    Com ressalva I


    No documento, o relator diz que falta ao governo demonstrar se, de fato, as desonerações tributárias têm apresentado os resultados positivos desejados.


    Paz


    O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que Coreia do Norte não é ameaça nuclear, um dia depois de se encontrar pela 1ª vez com o líder Kim Jong-un, em Singapura. Após a cúpula, o norte-coreano aceitou desmantelar o seu programa nuclear e trabalhar pela desnuclearização completa da península coreana, que era uma condição imposta pelos EUA para a realização do encontro.


    Gleisi


    A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) vai julgar na próxima terça-feira (19), uma ação penal da Operação Lava Jato que mira a presidente nacional do PT, senadora Gleisi Hoffmann (PR), e o marido, o ex-ministro Paulo Bernardo, investigados pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.


    Gleisi I


    A discussão do caso marcará o segundo julgamento de uma ação penal da Lava Jato, na Segunda Turma do STF - colegiado composto por Celso de Mello, Edson Fachin, revisor e relator da Lava Jato na Turma, respectivamente, Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes e Dias Toffoli. 



Os comentários e textos não representam a opinião do portal; a responsabilidade pelo blog é do autor da mensagem.
Folha do Estado da Bahia
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia