Facebook
Em cima da hora:
Queda de energia em Brotas deixa serviço da Defesa Civil fora do ar
-
  • Facebook
  • Twitter
  • Orkut
  • Feeds
  • 28/09/2018


    28.09.2018 08h51m
    Recomendar

    Sobe - Autores feirenses que lançam livros no Flifs, maior festival literário da cidade.

     

    Desce - Donos de postos de combustíveis que não repassaram desconto no valor da gasolina, repassado pela Petrobras ao consumidor final.

     

    Direito de resposta

    O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA), por meio da juíza eleitoral auxiliar Ana Conceição Barbuda Sanches Guimarães Ferreira concedeu direito de resposta à coligação do governador e candidato à reeleição, Rui Costa (PT), à propaganda de rádio e TV da coligação de José Ronaldo (DEM), que acusa o petista de nada ter feito por Salvador.

     

    TSE barrou

    O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em sua maioria, barrou a candidatura de Anthony Garotinho (PRP) ao governo do Rio de Janeiro ontem (27). Garotinho já tinha sido barrado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), com base na Lei da Ficha Limpa, e agora tentava derrubar a decisão.

     

    Titulos cancelados

    A Bahia foi o estado que mais teve títulos cancelados por falta de recadastramento biométrico, um total de 586.333. Em segundo lugar vem São Paulo, com 375.169, seguido pelo Paraná, com 257.941. Já o Ceará teve 234.487 títulos cancelados. Em quinto lugar, está Goiás, com 219.426. No Brasil, o número total foi 3.368.447.

     

    Lúcio afirma

    O MDB baiano, comandado pelo deputado federal e candidato à reeleição, Lúcio Vieira Lima, ainda espera que o postulante à Presidência da República pela sigla, Henrique Meirelles, decole e chegue ao segundo turno. Caso a possibilidade não se concretize, a sigla ainda não se definiu sobre quem vai apoiar.

     

    Minimizou

    O ex-presidente da Odebrecht, Marcelo Odebrecth, minimizou o fato de receber delatadores na própria casa. Segundo a colunista Mônica Bergamo, do jornal Folha de S. Paulo, o empresário recebeu, pelo menos, cinco colaboradores. Entre eles, Alexandrino Alencar, ex-diretor de relações institucionais, Benedicto Jr., ex-presidente de infraestrutura, Fernando Reis, ex-presidente Odebrech Ambiental, e Márcio Faria, ex-presidente da Odebrecht Engenharia.

     

    Impacto

    O historiador e professor da Universidade Federal da Bahia, Carlos Zacarias, avalia que a provável derrota "acachapante" do DEM na Bahia terá um impacto na eleição de 2020, quando o prefeito de Salvador, ACM Neto, vai tentar fazer o sucessor.

     

    Alvo de operação

    Presidente nacional do PP, o senador Ciro Nogueira é alvo de operação da Polícia Federal na manhã de ontem (27). Segundo o G1, agentes da PF cumprem dois mandados de busca e apreensão em Teresina, no Piauí, com autorização do Supremo Tribunal Federal. De acordo com a Folha, os investigadores vasculham a sede do PP-PI e a casa de um funcionário do partido.

     

    Sigilo

    O juiz da 13ª Vara de Fazenda Pública de São Paulo, Alberto Alonso Muñoz, pôs em segredo de Justiça uma ação de improbidade administrativa contra o presidenciável Geraldo Alckmin (PSDB), segundo o jornal Estado de São Paulo. O tucano é acusado, pelo Ministério Público, de enriquecimento ilícito pelo suposto recebimento de R$ 7,8 milhões da Odebrecht, via caixa 2.



  • 27/09/2018


    27.09.2018 08h27m
    Recomendar

    Sobe - Programa da Prefeitura por incentivar a comercialização de produto orgânicos da agricultura familiar.

    Desce - Internautas que não respeitam a escolha de artista que se reservaram ao siliêncio e não aderiram a hashtag #EleNão.

     

    Críticas

    No uso da tribuna, na sessão ordinária desta quarta-feira ontem (26), na Câmara Municipal de Feira de Santana, o vereador Isaías dos Santos (PSC) teceu críticas a um secretário municipal e a Via Bahia.

     

    Defendeu

    No uso da tribuna da Câmara Municipal de Feira de Santana, na sessão ordinária de ontem (26), o vereador Cadmiel Pereira (PSC) informou aos presentes que participou ontem (25) de uma roda de conversa com mães de crianças autistas. O edil ressaltou a necessidade de ampliação do debate e de implementação de políticas públicas de apoio e assistência aos autistas e seus familiares. "Considero importante levantar debates e soluções sobre a causa", afirmou explicando a importância do diagnóstico precoce do Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas crianças.

     

    Parabenizou

    O vereador Luiz Feira (PPL), ao discursar na sessão ordinária de ontem (26) na Câmara Municipal de Feira de Santana, saudando os professores da rede municipal presentes nas galerias da Casa, parabenizou os profissionais pela luta. O edil destacou a importância do educador para a sociedade.

     

    PL aprovado

    Na sessão legislativa de ontem (26), foi aprovado, em primeira discussão e por unanimidade dos presentes, o Projeto de Lei de nº 107/2018, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre o repasse de recursos públicos municipais para organizações da sociedade civil, através de parceria, para fins de inexigibilidade de chamamento público.

     

    Pronunciamento

    Em pronunciamento, na sessão ordinária de ontem (26), na Casa da Cidadania, o edil Edvaldo Lima (PP) tratou sobre a indicação para construção de uma policlínica, de sua autoria; a instalação de bases do SAMU na cidade e o tratamento dado aos professores pelos alunos.

     

    Projeto de Decreto Legislativo

    Na manhã de ontem (26), a Câmara Municipal de Feira de Santana aprovou, em discussão única e por unanimidade dos presentes, o Projeto de Decreto Legislativo de nº 064/2018, de autoria do vereador José Carneiro Rocha (PSDB), que concede a Comenda Maria Quitéria à diretora do Odungê, Maria de Lourdes Souza Santana.

     

    Licença concedida

    A Câmara Municipal de Feira de Santana, na manhã de ontem (26), aprovou, em discussão única e por unanimidade dos presentes, o Projeto de Decreto Legislativo de nº 065/2018, de autoria da Mesa Diretiva, que concede licença a vereadora Cíntia Machado (PRB) para participar do 942º Curso de Capacitação para Vereadores, Prefeitos, Vice-Prefeitos, Secretários Municipais, Gestores, Assessores e Servidores Públicos no período de 24 a 28 de outubro de 2018, na cidade de Foz de Iguaçu, estado do Paraná.

     

    Comenda

    Na manhã de ontem (26), a Câmara Municipal de Feira de Santana aprovou, em discussão única e por unanimidade dos presentes, o Projeto de Decreto Legislativo de nº 063/2018, de autoria da vereadora Gerusa Sampaio (DEM), que concede a Comenda Maria Quitéria ao psicólogo, membro da Polícia Militar da Bahia e escritor Alfredo de Morais Neto.



  • 26/09/2018


    26.09.2018 09h02m
    Recomendar

    Sobe - Marta por ser a melhor jogadora de futebol do mundo pela sexta vez.

    Desce - O sistema bancário pela falta de segurança que ensejou de janeiro a agosto deste ano 920 mil fraudes virtuais em cartões de crédito.

     

    Repercutiu

    Em pronunciamento, na sessão ordinária de ontem (25), na Casa da Cidadania, o edil Cadmiel Pereira (PSC) repercutiu a atual situação política em que se encontra o Brasil e aproveitou para fazer referências também à Feira de Santana, defendendo José Ronaldo como o melhor nome para governar a Bahia.

    Criticou

    Em pronunciamento, na sessão ordinária de ontem (25), na Casa da Cidadania, o edil Edvaldo Lima (PP) criticou uma cantora brasileira que está organizando um movimento de mulheres contra o presidenciável Jair Bolsonaro.

    Convite

    No uso da tribuna, na sessão ordinária de ontem (25), na Câmara Municipal de Feira de Santana, o vereador Zé Curuca (DEM) convidou a todos para uma caminhada com os candidatos Zé Nunes e Targino Machado, amanhã (27), às 19 horas, com concentração em frente ao Parque Vitória, em Humildes.

    PL aprovado

    Na sessão legislativa de ontem (25), foi aprovado, em segunda discussão e por unanimidade dos presentes, o Projeto de Lei de nº 107/2018, de autoria do vereador Alberto Nery (PT), que dispõe sobre a divulgação das listagens dos pacientes que aguardam por consultas com especialistas, exames e cirurgias na rede pública do município de Feira de Santana e dá outras providências. Os edis Cadmiel Pereira (PSC), Lulinha (DEM) e Gilmar Amorim (PSDC).

    PL aprovado I

    A Câmara Municipal de Feira de Santana aprovou, na manhã de ontem (25), em segunda discussão e por unanimidade dos presentes, o Projeto de Lei de nº 135/2018, de autoria do vereador Luiz Augusto de Jesus - Lulinha (DEM) -, que dispõe sobre denominação de logradouros públicos no bairro Santo Antônio dos Prazeres.

    Parabenizou

    O vereador Zé Filé (PROS), ao discursar na sessão ordinária de ontem (25), na Câmara Municipal de Feira de Santana, parabenizou o prefeito municipal Colbert Martins da Silva Filho pela realização dos serviços de limpeza na região do conjunto Feira X.

    Pedido

    Ao discursar na sessão ordinária de ontem (25), na Câmara Municipal de Feira de Santana, a vereadora Eremita Mota (PSDB) criticou o posicionamento de alguns candidatos durante a campanha eleitoral. A vereadora pediu aos colegas que não pratiquem boca de urna e mantenham o respeito à legislação eleitoral.

    Destacou

    No uso da tribuna da Câmara Municipal de Feira de Santana, na sessão ordinária de ontem (25), o vereador Luiz da Feira (PPL), ao tratar da proximidade das eleições de outubro deste ano, revelou o sonho de ser eleito deputado federal para representar o município de Feira de Santana na Câmara Federal. Para o edil, a população só tem a ganhar elegendo candidatos da cidade.



  • 25/09/2018


    25.09.2018 09h47m
    Recomendar

    Sobe - Rotary Club por patrocinar passeio ciclístico da primavera, que consiste em ajudar a instituições de caridade.
     

    Desce - Traficantes por comercializarem aves silvestres em Feira de Santana infringindo a Lei de Crimes Ambientais.

     

    Sabidos e burros

    Os sabidos, da direita e da esquerda, incentivam os burros da direita e da esquerda, para praticarem antecipadamente o voto útil. Os sabidos da direita e da esquerda, já acreditam que os seus principais candidatos já estão no segundo turno. Já os burros da esquerda e direita, servem de mulas, carregando seus votos para os dois primeiros. Não sabem os burros, que embora tendo candidatos até melhores do que aqueles defendidos pelos sabidos, que se lutarem terão os melhores no segundo turno. Burros!! Isso é uma decisão que poderá ser tomada no segundo turno. Já que querem ser burros, tudo bem, mas ainda sim querer incorporar mais um adjetivo, o de covarde, levantando os braços sem ter coragem de enfrentar a primeira luta, é demais. Sei que essa minha indignação não adianta, porque também sei que burro é burro.

     

    Jorge Solla

    Em nota enviada à Redação Jornal, a assessoria de Jorge Solla (PT) informou que o candidato enviou para a Universidade Estadual de Feira de Santana uma emenda parlamentar no valor de R$ 300 mil. De acordo com a nota, o investimento foi para adquirir equipamentos para os laboratórios do Departamento de Saúde.

     

    Autismo

    No uso da tribuna da Câmara Municipal de Feira de Santana, na sessão ordinária de ontem (24), o edil Cadmiel Pereira (PSC) repercutiu matéria do Jornal Folha do Estado, com a manchete “Atendimento prioritário a autistas, um direito que virou lei em Feira”. O vereador externou felicidade em tratar do assunto e reafirmou seu comprometimento com a causa.
    Nova pesquisa
    Amanhã (26), será divulgada uma nova pesquisa Ibope para o governo da Bahia e ao Senado, segundo informa o portal do Tribunal Superior Eleioral. A consulta foi encomendada pela TV Bahia. No novo levantamento o instituto vai ouvir 504 pessoas a mais do que no levantamento anterior, após reclamação do Democratas. Na pesquisa divulgada na semana passada, o Ibope apontou que o candidato do DEM, José Ronaldo (DEM), tinha 7% das intenções de votos contra 60% do governador e postulante à reeleição Rui Costa (PT). O presidente nacional do DEM, o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), contestou os números.

     

    Indicação

    Em pronunciamento, na sessão ordinária de ontem (24), na Casa da Cidadania, o edil Zé Filé (PROS) disse que encaminhará ao Executivo uma indicação onde solicita que o Município determine a abertura da Rua B, Caminho J18 no Conjunto Feira X, interligando a Rua Dr. Macário Cerqueira, no bairro Muchila.

     

    Repercussão

    No uso da tribuna, na sessão ordinária de ontem (24), na Câmara Municipal de Feira de Santana, o vereador Roberto Tourinho (PV) repercutiu dois eventos que participou no último final de semana: audiência pública que discutiu o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência e a comemoração do Setembro Azul.

     

    Solicitação

    A Câmara Municipal de Feira de Santana, na manhã de ontem (24), aprovou, em votação única e por unanimidade dos edis José Carneiro Rocha (PSDB), que solicita da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia - Coelba - a relocação de um poste de energia elétrica, que está no meio da estrada na Fazenda Água Grande, no distrito de Maria Quitéria, em frente à casa de Antônio Potó, próximo ao bar de Pedão.

    Reivindicação

    Ao discursar na sessão ordinária de ontem (24), na Câmara Municipal de Feira de Santana, o vereador Fabiano da Van (PPS) informou que encaminhou uma indicação ao Poder Executivo solicitando a reforma da Praça da Matriz, localizada no distrito de Humildes.
     



  • 22/09/2018


    24.09.2018 08h29m
    Recomendar

    Sobe - Feira por ser considerada a melhor cidade da Bahia e a 4ª do Nordeste no Índice de Desafios da Gestão Municipal.

    Desce - Estudantes que agridem professores dentro da sala de aula.

    Mudança

    A organização do evento a favor do presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) em Salvador mudou o horário do evento devido à realização da Maratona Cidade de Salvador 2018. Segundo publicação do candidato a deputado federal Cláudio Silva - que se autointitula "Bolsonaro da Bahia" -, a concentração será às 11h e não às 9h30, como marcado anteriormente.
     

    Segundo jornalista

    A jornalista e colunista do Estadão, Eliane Cantanhede, disse, em entrevista à Rádio Metrópole, que o cenário eleitoral brasileiro causa "muita preocupação" e condenou os dois candidatos que hoje estariam no segundo turno das eleições. Para ela, Jair Bolsonaro (PSL) vende uma mensagem que engana o eleitor. "Tem um candidato da extrema-direita vendendo que basta ele assumir que tudo vai se resolver. A gente sabe que esse candidato foi um mau militar, é um mau político e não entende nada de economia e educação. Nunca administrou sequer um posto de gasolina", afirmou. Sobre Fernando Haddad (PT), a jornalista disse que foi uma candidatura ”lançada na porta da cadeia" e "desmoraliza todo grande fantástico processo que o Brasil produziu que é a Lava Jato".
     

    Prestarão depoimentos

    O juiz Vallisney de Oliveira, da 10ª Vara da Justiça Federal de Brasília, determinou que o presidente Michel Temer e os ministros Eliseu Padilha, da Casa Civil, e Moreira Franco, das Minas e Energia, prestem depoimento em um processo que apura a atuação de uma suposta organização criminosa na Petrobras. Além deles, o empresário Joesley Batista também foi chamado para depor como testemunha. O juiz considera que os depoimentos são "imprescindíveis" para o andamento do processo, já que o presidente e os ministros foram citados em delações como integrantes do esquema.
     

    Pediu união

    O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso divulgou na última quinta-feira (20) uma carta aberta na qual pede a união dos candidatos que "não se aliam a visões radicais". Sem citar nomes, ele condenou o extremismo e pediu um acordo de apoio a quem tiver melhores condições de êxito eleitoral, para evitar que a crise se agrave. A crítica é direcionada aos candidatos Jair Bolsonaro, do PSL, e Fernando Haddad, do PT, embora não tenham sido citados nominalmente. Na carta, o ex-presidente não demonstrou apoio explícito a Geraldo Alckmin, candidato do seu partido, o PSDB. No entanto, FHC reafirmou a ligação com o postulante tucano após divulgar o texto na rede social Twitter.
     

    Rejeição

    Por 28 votos a 14, a Câmara do Rio de Janeiro rejeitou um novo pedido de abertura de impeachment contra o prefeito Marcelo Crivella (PRB). Vereadores protocolaram o pedido nesta semana após o prefeito carioca virar réu no caso da reunião em que oferece facilidades a pastores. Na rede social, Crivella afirmou que, com a decisão da Casa Legislativa, "a democracia saiu fortalecida".
     

    Orientação

    O candidato do PT à presidência, Fernando Haddad (PT), foi orientado a ouvir as críticas do concorrente Ciro Gomes (PDT) sem reagir. O pedetista tem desqualificado Haddad, na tentativa de subir nas pesquisas de intenção de voto. A informação é da Coluna Expresso, da Época. A intenção é de que, sem a reação, Haddad possa contar com o apoio do pedetista no segundo turno. Uma reação exaltada só faria mal às suas pretensões do petista de chegar ao Palácio do Planalto.

    Ironizou

    A candidata da Rede à Presidência, Marina Silva, respondeu, nas redes sociais à carta do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) que pediu a união dos partidos para evitar a eleição de Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT). Pelo Twitter, a ex-senadora ironizou que "ninguém chama para tirar as medidas com a roupa pronta", ao insinuar que a articulação do PSDB para conversas seria uma formalidade, que teria como objetivo, ao final, trazer os demais para apoiarem o candidato tucano ao Planalto, Geraldo Alckmin.

    Negou

    Em Salvador, ontem (21), o candidato à presidência pelo PSOL, Guilherme Boulos, negou, em entrevista coletiva, qualquer possibilidade de aliança com o partido Democratas do prefeito ACM Neto e criticou Fernando Haddad (PT) por formar alianças com membros do PMDB.
     



  • 21/09/2018


    21.09.2018 10h08m
    Recomendar

    Sobe - Residências terapêuticas de Feira de Santana por serem referência em todo o Estado.

    Desce - EMBASA por, segundo o MPF, ter destruído grande parte do complexo arqueológico de Cachoeira e São Félix. 

    Afirmação

    Em contato com o site bahia.ba na manhã de ontem (20), o deputado federal Lucio Vieira Lima afirmou que o MDB baiano vibrou com o resultado da última pesquisa do Ibope para o governo do estado. Segundo o emedebista, o segundo lugar está embolado e todos os candidatos estão tecnicamente empatados atrás do governador Rui Costa (PT).

    Rebateu

    O candidato ao Senado Jaques Wagner (PT) defendeu, em entrevista ao A Tarde, o presidenciável Fernando Haddad (PT), substituto do ex-presidente Lula, na corrida eleitoral, do título de “poste” que tem recebido de adversários e rebateu que o ex-prefeito de São Paulo “tem muito mais fama” do que ele. Wagner justificou que Haddad perdeu a reeleição à prefeitura em 2016 por ter sido o “pior momento de críticas ao PT”.

    Apelo

    A candidata à Presidência da Rede, Marina Silva, pediu que os apoiadores façam novas doações para a campanha. Segundo o jornal O Globo, a postulante tem enviado e-mails para as pessoas. A ex-ministra do Meio Ambiente arrecadou R$ 396 mil até o momento, mas quer chegar a R$ 500 mil em doações. A candidata tem caído nas últimas pesquisas de intenção de votos. Ela chegou a ter 16%, mas passou para 6%, segundo levantamento do Ibope.

    Minimizou

    O candidato do PT à Presidência, Fernando Haddad, minimizou o papel do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na ascensão dele nas pesquisas de intenção de votos, em entrevista ao Jornal da Globo, ao ressaltar, porém, que “obviamente o presidente Lula é quem mais encarna esse projeto” do partido.

    Expulsão

    O PSB no estado de Pernambuco expulsou do partido a prefeita da cidade de Panelas, localizada a 180 km do Recife, Joelma Campos, por ter declarado voto no candidato do PSL à presidência, Jair Bolsonaro. A gestora ainda foi punida por aderir à campanha de Armando Monteiro (PTB) principal adversário do governador e candidato à reeleição Paulo Câmara (PSB), na corrida pelo governo pernambucano.

    Certeza

    Em uma tentativa de conquistar os votos de Jair Bolsonaro (PSL), o presidenciável Geraldo Alckmin (PSDB) disse que o candidato do PT à Presidência Fernando Haddad já está na fase final das eleições. O tucano luta para ser opção da direita contra o PT na eleição nacional.

    Apoio

    A Confederação dos Conselhos de Pastores do Brasil anunciou o apoio à candidatura do deputado federal Jair Bolsonaro (PSL) à Presidência da República, segundo a coluna Painel do jornal Folha de S.Paulo. A entidade evangélica, contrária ao PT, optou por se posicionar no embate político ao constatar a polarização da disputa entre o ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, e o capitão da reserva. À publicação, o bispo Robson Rodovalho, que comanda 1,5 milhão de fiéis à frente da entidade e da Igreja Sara Nossa Terra, disse que, com “a divisão entre direita e esquerda, não dá mais para ficar em cima do muro”. Em 2012, o religioso apoiou Haddad nas eleições.

    Sobre voto útil

    Candidato do Podemos à Presidência, Alvaro Dias disse que o voto útil, que tem sido defendido por Geraldo Alckmin (PSDB) na eleição, é um “atestado de burrice”. Alvaro Dias avaliou, também, que o eleitor ainda não decidiu o voto, o que só deve ocorrer na última semana de campanha.
     



  • 20/09/2018


    20.09.2018 09h15m
    Recomendar

    Sobe - Feirense por ser campeão baiano de Triatlon de longa distância.

     

    Desce - Condutores de veículos que insistem em desrespeitar as leis de trânsito em Feira de Santana

     

    Convocação

    Um vídeo protagonizado pelos filhos do candidato do PSL à Presidência da República Jair Bolsonaro, Flávio e Eduardo, que circula nas redes sociais nesta quarta-feira (19), convoca a militância do capitão da reserva para mais uma manifestação em favor da campanha dele, em Salvador.

    Mais rejeitado

    Mais uma vez, o candidato do PRTB ao governo do estado, João Henrique Carneiro, aparece como o mais rejeitado entre os postulantes ao Palácio de Ondina. Desta vez, os números da pesquisa Ibope, divulgada na noite de terça-feira (18), mostram que o ex-prefeito de Salvador tem 33% de rejeição entre os eleitores questionados. Mesmo se intitulando como o candidato do presidenciável Jair Bolosnaro (PSL) na Bahia, João não consegue diminuir a rejeição, muito menos decolar nos levantamentos. O Ibope mostrou que JH caiu de 3% para 2%.

    Segundo coluna

    Uma das metas internas da campanha do candidato emedebista à Presidência da República, Henrique Meirelles, é ultrapassar o tucano Geraldo Alckmin nas intenções de voto, de acordo com a coluna Painel, do jornal Folha de S. Paulo.

    Requerimento aprovado

    Na sessão legislativa da Casa da Cidadania, na manhã de ontem (19), foi aprovado, em votação única e por unanimidade dos presentes, o Requerimento de nº 166/2018, de autoria do vereador Gilmar Amorim (PSDC), que solicita da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) a colocação de uma extensão de rede elétrica na Travessa Dona Crispina, no distrito da Matinha, próximo à casa do Senhor Carlos da Sucam.

    Solicitação

    Na manhã de ontem (19), a Câmara Municipal de Feira de Santana aprovou, em votação única e por unanimidade dos presentes, dois Requerimentos de autoria do vereador Ron do Povo (PTC), solicitando da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) que providencie a transferência de postes de energia elétrica em vias públicas do bairro Gabriela.

    Alerta

    O vereador João Bililiu (PPS), nitidamente indignado com a postura de determinados membros do Governo Municipal, fez um alerta ao prefeito municipal Colbert Martins da Silva Filho, durante pronunciamento na tribuna da Casa da Cidadania, na sessão ordinária de ontem (19), na Câmara Municipal de Feira de Santana. Para o edil, o prefeito corre o risco de ser traído por seus subordinados.

    Questionou

    Em pronunciamento na tribuna da Casa da Cidadania, na sessão ordinária de ontem (19), o vereador Cadmiel Pereira (PSC) questionou a legitimidade da pesquisa IBOPE, que aponta José Ronaldo de Carvalho (DEM), candidato ao Governo do Estado, com 7% da intenção dos votos. O edil afirmou que irá solicitar auditoria para averiguação de irregularidades na referida pesquisa.

    Parabenizou

    Ao discursar na sessão ordinária de ontem (19), na Câmara Municipal de Feira de Santana, o vereador Roberto Tourinho (PV) informou que, no último domingo (16), a Associação de Moradores do Conjunto Milton Gomes comemorou 40 anos de existência. Tourinho ressaltou a importância do bairro para Feira de Santana e comunicou que agendará uma audiência com o prefeito e os representantes da associação para tratar de assuntos de interesse da comunidade.
     



  • 19/09/2018


    19.09.2018 09h22m
    Recomendar

    Sobe - A Prefeitura de Feira de Santana pela descentralização do SAMU o que resulta em mais agilidade na prestação de socorro.

    Desce - Clínicas em Feira de Santana que contratam número de enfermeiros abaixo do ideal estabelecido por resolução do Confen.

    Campanha

    A campanha do presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) vai lançar na televisão o vídeo em que o deputado federal chora ao falar de sua filha mais nova. As imagens já foram distribuídas nas redes sociais. A peça em que ele fala da caçula de sete anos é tratada internamente como “a joia da coroa”, por ressoar de maneira eficaz no eleitorado feminino.

    Declaração

    O governador e candidato à reeleição, Rui Costa (PT) defendeu o diálogo com PSDB em um eventual segundo turno nas eleições presidenciais. O petista ressaltou que o Brasil precisa se unir contra tudo que pregue o ódio. A declaração de Rui veio após o postulante ao Palácio do Planalto pelo PT, Fernando Haddad, dizer que considera possível um diálogo com os tucanos após as eleições e com aqueles que fizerem uma autocrítica em relação ao apoio do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) e a participação no governo de Michel Temer (MSB).

    Comparação

    Empresário e ex-deputado, Antonio Celso Garcia apontou que o esquema de corrupção ligado ao ex-governador do Paraná Beto Richa (PSDB) tinha como principal beneficiado o próprio tucano. Conhecido como Tony Garcia, o ex- -parlamentar é acusado de liderar um esquema criminoso que desviou R$ 40 milhões em um consórcio financeiro. Em delação premiada firmada junto ao Ministério Público, ele declarou que atuou como uma espécie de interlocutor informal do setor privado durante o primeiro mandato do tucano (2011-2014), que levou empresários para negociar contratos e doações de campanha a secretários estaduais e ao próprio Richa, segundo ele, para ajudar o amigo.

    Desejo

    A cúpula do PT quer que o candidato do partido, Fernando Haddad, adote um perfil de “pacificador” e se projete como o único viável para a convivência republicana. Segundo a coluna Painel, do Jornal Folha de S. Paulo, a campanha petista acredita que, consolidado o crescimento do ex-prefeito paulista, o segundo turno será uma disputa de rejeições: o antipetismo contra o antibolsonarismo. Neste sentido, aliados avaliam que só Haddad pode amenizar a rejeição à sigla.

    Decisão

    Uma decisão liminar do ministro do Supremo Tribunal Federal Luís Roberto Barroso é capaz de impedir a possibilidade de indulto ao ex-presidente Lula, caso seja do interesse de um novo presidente da República. De acordo com a Folha de S. Paulo, no mês de março, o magistrado tornou sem efeito quatro pontos do decreto de indulto de Natal assinado em 2017, pelo presidente Michel Temer. A decisão do ministro proíbe o indulto para condenados por corrupção e lavagem de dinheiro, como é o caso do ex-presidente. Além disso, Barroso exigiu que o benefício só seja concedido a presos que cumpriram um terço da pena, limitou o indulto a quem tem pena menor do que oito anos de prisão e vetou o benefício para quem ainda tem recursos a serem julgados, como é o caso de Lula.

    Afirmação

    O presidenciável Ciro Gomes, do PDT, afirmou na última segunda-feira (17), que Lula não sabia do mensalão do PT, mas estava ciente do esquema de corrupção na Petrobras investigado pela Operação Lava Jato. Em entrevista à jornalista Renata Lo Prete, no Jornal da Globo, o candidato falou sobre a responsabilidade de Lula em relação aos casos de corrupção no governo.

    Gasto

    A campanha de Lula gastou R$ 1,5 milhão com advogados para defender o ex-presidente nos processos criminais, segundo o Jornal Folha de S. Paulo. De acordo com a publicação, o petista contratou o escritório de advocacia Teixeira, Martins Advogados e, segundo o partido, foi para a prestação de “consultoria ao registro da chapa” do PT. A candidatura de Lula acabou impedida pelo Tribunal Superior Eleitoral, com base na Lei da Ficha Limpa.

    Receio

    A campanha do presidenciável Geraldo Alckmin (PSDB) tem receio de uma “fuga” de aliados dos partidos do “centrão” para candidatos adversários, como Jair Bolsonaro (PSL) e Ciro Gomes (PDT). Segundo a colunista do G1 e da Globo News, Andreia Sadi, a chance de migração do centrão é “real” se o tucano não decolar na reta final. O grupo é formado pelo DEM, PP, PR e PRB e Solidariedade. Para tentar subir nas pesquisas, Alckmin já tem defendido o voto útil, que ocorre quando o eleitor decide o apoio para um postulante com mais chance de vencer.
     



  • 18/09/2018


    18.09.2018 09h01m
    Recomendar

    Sobe- Feira de Santana por completar 185 anos em franca expansão comercial e sócio-cultural.

    Desce- Os apresentadores do Jornal Nacional que mais parecem investigadores de polícia que jornalistas em entrevista a candidatos.


    Acusação

    Candidata a vice-presidente na chapa de Ciro Gomes (PDT), Kátia Abreu (PDT) acusou o presidenciável Fernando Haddad (PT) de ter se escondido durante o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). Apesar da crítica, Kátia Abreu afirmou, ainda, que ela, Ciro e PDT são "amigos de todas as horas" do PT.

    Afirmação

    O governador de Minas Gerais e candidato à reeleição, Fernando Pimentel (PT), afirmou a líderes políticos e simpatizantes, na cidade de Teófilo Otoni (MG), ter certeza de que, se eleito presidente da República, o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT) assinará em seu primeiro dia de governo um indulto para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

    Desistiu

    O senador Fernando Collor, do Partido Trabalhista Cristão (PTC), anunciou que abriu mão da candidatura ao governo de Alagoas. O comunicado foi feito em um vídeo divulgado nas redes sociais. De acordo com senador, a mudança se deu por conta da falta de "exercício do contraditório" e "unidade" do grupo político.

    Campanha ameaçada

    Dirigentes do PT tentam levantar informações sobre os depoimentos do acordo de delação premiada feito pelo ex-ministro Antonio Palocci com a Polícia Federal, por receio de que as declarações comprometam a campanha de Fernando Haddad ao Palácio do Planalto. Segundo a colunista Mônica Bergamo, do jornal Folha de S.Paulo, alguns trechos do testemunho já vazaram e comprometem diretamente o ex-presidente Lula em esquemas de propina. O partido ainda não tem detalhes.

    Liminar

    O ex-governador do Rio de Janeiro, Anthony Garotinho (PRP), teve uma liminar acatada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e pode voltar a concorrer às eleições deste ano. Segundo o jornal Folha de S.Paulo, a decisão do ministro Og Fernandes, no último domingo (16), suspendeu os efeitos do despacho do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), que enquadrou o político na Lei da Ficha Limpa. Garotinho teve a candidatura ao governo do estado barrada e ainda não divulgou se pretende retomar a campanha. Por outro lado, o Ministério Público ainda pode recorrer da decisão do TSE.

    Afirmação

    A senadora e candidata a deputada federal pelo PSB, Lídice da Mata, afirmou que o governador do estado, Rui Costa (PT), ganharia do candidato do DEM ao Palácio de Ondina, José Ronaldo, bem como do prefeito de Salvador e presidente nacional do partido, ACM Neto, caso ele disputasse o pleito.

    Encontro

    Na próxima segunda-feira (24), o presidenciável Henrique Meirelles (MDB) estará em Feira de Santana. Na cidade, ele se encontrará com o prefeito Colbert Martins, que é do seu mesmo partido, onde participarão, juntos, de uma entrevista coletiva à imprensa.

    Segundo jornal

    O jornalista que foi xingado e empurrado pelo candidato à Presidência da República, Ciro Gomes (PDT), em Boa Vista (RR), durante uma entrevista coletiva, no último sábado (15), teria comentado com colegas que queria "levar um tapa ou ovada" do pedetista. A afirmação é do jornal O Estado de São Paulo.



  • 14/09/2018


    17.09.2018 14h23m
    Recomendar

    Sobe - Feira de Santana por subir 15 posições em ranking de serviços entre as 100 maiores cidades do Brasil.

    Desce - Brasil por ter aproximadamente 62,9 milhões de brasileiros com restrições ao CPF, o que representa 41% de toda a população adulta.

    Horário eleitoral

    A audiência média da primeira semana de horário eleitoral obrigatório na televisão cresceu 14% em relação ao mesmo período da campanha de 2014, de acordo com dados do Ibope. Entre os dias 31 de agosto e 6 de setembro, a propaganda registrou 31,9 pontos no mercado nacional, quando somadas as audiências das cinco maiores emissoras. Na eleição presidencial anterior, a média diária foi de 27,9 pontos. Cada ponto equivale a 693,7 mil espectadores em todo o Brasil.

     

    O Tribunal de Justiça do Paraná rejeitou o pedido de soltura do ex- -governador do Paraná e candidato ao Senado, Beto Richa (PSDB), e da mulher Fernanda Richa. A decisão foi do desembargador da 2ª Câmara Criminal, Laertes Ferreira Gomes. Por meio da assessoria de comunicação, a defesa do tucano informou que vai recorrer ao Superior Tribunal de Justiça.

    Direito de resposta

    O candidato à Presidência da República Jair Bolsonaro (PSL) conseguiu na última quarta-feira (12), o direito de resposta na propaganda de rádio de seu adversário Geraldo Alckmin (PSDB). A determinação foi concedida pelo ministro Luís Felipe Salomão, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), atendendo as contestações dos advogados do deputado federal. Bolsonaro terá um minuto e 14 segundos durante o início do bloco diurno em um programa tucano. Foi estabelecido o prazo de 36 horas para que o material com a resposta seja entregue a Alckmin.

    Título

    “O importante e bonito do mundo é isso: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas, mas que estão sempre mudando. Afinam e desafinam”. Com esta citação do escritor Guimarães Rosa, a vereadora Gerusa Sampaio iniciou o seu discurso de saudação na sessão solene da noite da última quarta-feira (12), para, em seguida, atestar que o novo cidadão feirense, Frei Mário Sérgio dos Santos Silva, sempre esteve afinado com seus ideais. A vereadora lembrou que o homenageado é natural de Aracaju SE e ingressou na Ordem dos Frades Capuchinhos, em sua cidade natal, aos 19 anos de idade e a partir de então cumpriu etapa de sua formação, “comprovando seu compromisso com as atividades e crenças da Igreja Católica, especialmente os ensinos da fé franciscana”, conforme destacou. Tornou-se frade em definitivo no ano de 2004 e, posteriormente, foi ordenado da Igreja da Piedade, em Salvador.

    Após incêndio

    Um mês e meio após o incêndio que atingiu o terceiro andar do Palácio Luís Eduardo Magalhães, a direção da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) reabriu o primeiro pavimento do edifício principal com a conclusão das obras de recuperação da área. Por outro lado, o plenário da Casa, localizado no subsolo 1, permanece interditado, ainda sob as consequências das chamas do dia 28 de julho, o que obrigou a transferência das sessões para o auditório jornalista Jorge Calmon, no Anexo Senador Jutahy Magalhães. Enquanto isso, nenhuma pauta foi votada após o retorno do recesso. Outra área ainda isolada é o terceiro andar, setor do prédio mais comprometido pelo fogo. Segundo Marcio Barreto, chefe de gabinete da presidência, o pavimento passa por uma análise estrutural.

    No Google

    A pergunta eleitoral mais buscada no Google nos últimos sete dias é “como anular meu voto?”, conforme o Google Trends Eleições, que foi lançado ontem (13). A ferramenta mostra ainda que as outras quatro questões de relevância no buscador são: “Como justificar o voto?”, “O que acontece se eu não votar?”, “Em quem votar em 2018?” e “O que é democracia?”. O recurso aponta ainda interesse de cada candidato em determinado estado e os postulantes mais buscado no Google.
     



  • 13/09/2018


    17.09.2018 14h20m
    Recomendar

    Sobe - Seprev por lançar campanha de enfretamento à violência e promoção da cultura de paz.

    Desce - O alto preço da gasolina que ainda assusta consumidores em Feira de Santana e também em quase todo o País.

    Pedido negado

    A estratégia do ex-ministro Henrique Meirelles (MDB) de se distanciar da imagem do presidente e correligionário Michel Temer e se apresentar como candidato de todas as cores vai ser mantida após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negar a solicitação do PT de retirada das imagens do ex- -presidente Lula da propaganda eleitoral do emedebista. Segundo a coluna do Estadão, o ministro Sérgio Barros indeferiu um pedido, em caráter liminar, do partido para a retirada das peças do ar. A sigla argumentava que se o petista não pode aparecer na propaganda da própria legenda, após ter a candidatura barrada, também não poderia aparecer “apoiando” outro candidato.

    Líder em gastos

    A ex-presidente Dilma Rousseff, do PT, é a candidata ao Senado com a campanha mais cara do país. A postulante pelo estado de Minas Gerais gastou R$ 3,06 milhões até o momento, segundo levantamento baseado em dados do TSE. O valor supera as despesas de campanhas de presidenciáveis como Ciro Gomes, do PDT, e Jair Bolsonaro, do PSL. Apenas 0,5% do valor arrecadado por Dilma vem de fonte privada _ uma campanha de financiamento coletivo -, enquanto o PT é responsável pelo restante. As despesas com a ex-presidente representam mais da metade de todo o gasto em campanhas petistas ao Senado, que é de R$ 5,6 milhões. A previsão da equipe da candidata é de que a soma ainda chegue a R$ 4,2 milhões.

    Apontado pelo MP

    O ex-governador do Paraná e atual candidato ao Senado Beto Richa (PSDB), preso na manhã de ontem, é apontado pelo Ministério Público do Estado como chefe de uma organização criminosa envolvida na fraude de uma licitação de mais de R$ 70 milhões para manutenção de estradas rurais. O caso aconteceu em 2011. De acordo com a Justiça, o esquema funcionava com base no aluguel de máquinas da iniciativa privada. A licitação era fraudada para que as empresas envolvidas ganhassem o contrato superfaturado.

    Anúncio

    O vereador Roberto Tourinho (PV), em pronunciamento na sessão ordinária de ontem (12), afirmou que vai solicitar realização de audiência pública, por meio da Comissão de Obras, Urbanismo, Infraestrutura Municipal e Meio Ambiente, para discutir a situação do transporte público na zona rural de Feira de Santana. Segundo o edil, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Feira de Santana será convidado a participar.

    Proposta

    Indignado com as péssimas condições da rodovia BR-116 Sul, o vereador Edvaldo Lima (PP) afirmou, durante pronunciamento na sessão ordinária de ontem (12), na Câmara Municipal de Feira de Santana, que propôs ação contra a Via Bahia para suspensão da cobrança de pedágio na rodovia.

    Rebateu

    Ao discursar na sessão ordinária de ontem (12), na Câmara Municipal de Feira de Santana, o vereador Zé Filé (PROS) rebateu a declaração do vereador João Bililiu (PPS) na sessão da última terça-feira (11), de que a posição política de Zé Filé é comparada a um casamento.

    Parabenizou

    Em pronunciamento na tribuna da Casa da Cidadania, na sessão ordinária de ontem (12), o vereador Gilmar Amorim (PSDC) parabenizou a equipe gestora da Escola Municipal Regina Vital, localizada no bairro Campo Limpo, pelo quarto lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

    Operação da PF

    A Polícia Federal deflagrou, na manhã de ontem (12), uma operação contra o governador do Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB). Segundo o G1, o tucano é alvo de busca e apreensão. Agentes da PF estiveram na casa do chefe do Executivo estadual e na sede do governo Azambuja é candidato à reeleição. A ação, autorizada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), é desdobramento da Operação Lama Asfáltica, que apura esquema de superfaturamento de obras públicas. Segundo a PF, 220 agentes cumpriram 41 mandados de busca e apreensão e 14 de prisão temporária, na capital do estado e nos municípios de Aquidauana, Dourados, Maracaju, Guia Lopes de Laguna, além do município de Trairão, no Pará.
     



  • 12/09/2018


    17.09.2018 14h13m
    Recomendar

    Sobe - Equipe feirense de Polo Aquático por conquistar pódio no Nordestão, disputado em Sergipe.
     

    Desce - Eleitores que fazem discussões violentas nas redes sociais inibindo o debate democrático e respeitoso na internet.

    Rejeição

    O Tribunal Regional Eleitoral rejeitou 154 registros de candidatura na Bahia, conforme último levantamento divulgado pelo Ministério Público Eleitoral. O MP informou que apresentou ao TRE 14 ações de impugnação e 219 pedidos de indeferimento de candidaturas para os diversos cargos em disputa nas eleições de 2018.

    Pedido

    A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, se manifestou ontem (11) contra o pedido do PT para ampliar o prazo de substituição do nome de Lula na chapa. Em parecer enviado ao Supremo Tribunal Federal, a chefe do MInistério Público Federal afirmou que uma eventual prorrogação “representaria desnecessário e inútil prolongamento de uma situação de incerteza incidente sobre o processo eleitoral em curso”. A decisão cabe ao relator do caso, ministro Celso de Mello.

    Repercussão

    No uso da tribuna, na sessão ordinária de ontem (11), na Câmara Municipal de Feira de Santana, o vereador Zé Filé (PROS) repercutiu o discurso do colega Edvaldo Lima (PP), quando afirmou que alguns colegas vereadores foram eleitos através da promessa de emprego. O edil pediu “muito cuidado com os vereadores que têm empregos”, e afirmou que “vereador precisa defender o povo e não ficar refém de governo por conta de empregos”.

    Bililiu rebate

    Em pronunciamento, na sessão ordinária de ontem (11), na Casa da Cidadania, o edil João Bililiu (PPS) disse não concordar com a fala do colega Zé Filé (PROS). Na oportunidade, Bililiu pediu desculpas pelo discurso do colega e citou, com ironia, que acha lindo quando vai “ao circo” e “vê o palhaço”. Ainda no uso da palavra, o edil afirmou que Zé Filé passou 20 anos “mamando nas tetas e depois quando as tetas estão secas não servem para mais nada. Tenho certeza que falar é fácil, mas vivenciar o dia a dia é difícil”, pontuou.

    PL aprovado

    Na manhã de ontem (11), na Câmara Municipal, foi aprovado, em segunda discussão e por unanimidade dos presentes, o Projeto de Lei de nº 125/2018, de autoria do vereador Marcos Lima (PRP), que dispõe sobre a inclusão da Festa da Marcha Zumbi dos Palmares, no Calendário Oficial de Festas Populares ou de Eventos do Município de Feira de Santana.

    Crítica

    Em pronunciamento na sessão ordinária de ontem (11), na Casa da Cidadania, o edil Edvaldo Lima (PP) criticou o mau atendimento prestado por assessores do Gabinete do prefeito municipal Colbert Martins Filho. O vereador afirmou que agendou uma reunião com o gestor para tratar sobre um terreno no bairro Cidade Nova, doado pelo então prefeito Colbert Martins para a igreja Assembleia de Deus. Edvaldo reclamou que o encontro foi desmarcado na última hora.

    Cobrança

    No uso da tribuna da Câmara Municipal de Feira de Santana, na sessão ordinária de ontem (11), o vereador e líder governista, Luiz Augusto de Jesus, o Lulinha (DEM), denunciou a falta de professores de Língua Portuguesa, nas escolas estaduais de Feira de Santana. O edil relatou que os alunos do Colégio Estadual Imaculada Conceição estão há mais de oito meses sem aulas de algumas disciplinas, sem livros e fardamento.
     



Os comentários e textos não representam a opinião do portal; a responsabilidade pelo blog é do autor da mensagem.
Folha do Estado da Bahia
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia