PMFS Novembro Azul
Em cima da hora:
UPE abre inscrições para cursos de idiomas e informática nesta segunda
-
  • Facebook
  • Twitter
  • Orkut
  • Feeds
  • 31/10/2019


    31.10.2019 14h03m
    Recomendar

    Sobe - Projeto ‘Não esista da vida’ realizado pela juventude cristã da Assembleia de Deus, zona sul, de Feira de Santana, por ações contra a depressão, automutilação e o pensamento suicida.


    Desce - Pessoas que contribuem para a desvalorização da boa música no Brasil.


    LOA 2020


    Na manhã de ontem (30), a Câmara Municipal de Feira de Santana realizou a primeira discussão do Projeto de Lei de nº 119/2019, de autoria do Poder Executivo, que estima a receita e fixa a despesa do município para o exercício financeiro de 2020. Lulinha (DEM) parabenizou o referido Projeto, sobretudo o aumento dos valores estimados às áreas da saúde e educação. Marcos Lima (Patriota), também teceu elogios ao Projeto supracitado afirmando que as finanças da Prefeitura Municipal de Feira de Santana estão equilibradas. Para Alberto Nery (PT), precisa ser mais transparente o Projeto de Lei.


    Opinião


    Zé Filé (PROS) repercutiu o discurso do presidente da Casa em relação à insatisfação de Carlos Geilson como ouvidor do Estado. Para ele, Geilson está bem aonde está. Quando o acordo foi feito, disse Filé, os vereadores não ficaram sabendo qual foi o acerto, por isso não se pode cobrar. Para o edil, Geilson teve o que mereceu e, certamente, está satisfeito.


    Repercussão


    Luiz da Feira (PCdoB) usou a tribuna da Casa da Cidadania para comunicar que participou, na terça (29), de uma reunião com vendedores ambulantes para discutir assuntos referentes ao Shopping Popular. O parlamentar afirmou que, apesar das constantes tentativas de negociação, a categoria continua sem soluções para as reivindicações apresentadas.


    Sem sinalização


    Roberto Tourinho (PV) informou que, em certo trecho da Avenida Rio de Janeiro (BR 116-Sul), em frente a uma rede atacadista, já próximo ao bairro Pedra do Descanso, por falta de sinalização numa curva obrigatória que os motoristas que vêm sentindo Antônio Cardoso/Feira de Santana precisam fazer, diversos acidentes têm acontecido. Ele afirmou que fará uma indicação à SMT para que a situação se resolva.


    Vítima


    O ex-governador do Rio de Janeiro Anthony Garotinho disse ontem (30), que é vítima de perseguição e afirmou que a nova ordem de prisão contra ele é desprovida de qualquer fundamento. Garotinho e a ex-governadora Rosinha Matheus foram presos pela manhã em casa, na zona sul do Rio, depois de a 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro ter derrubado na última terça (29), a liminar que lhes concedeu habeas corpus em setembro.


    Injustiça


    O deputado estadual Robinson Almeida (PT) disse ao site bahia.ba ontem (30), que a sua condenação à prisão de 1 ano 9 meses e 23 dias, pagamento de multa e indenização por crimes contra a honra do prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), e da mãe dele, Rosário Magalhães, é “injusta”.


    Acionou


    O presidente Jair Bolsonaro (PSL) afirmou ontem (30), estar conversando com o ministro da Justiça, Sérgio Moro, para que o porteiro do condomínio onde mantém residência no Rio de Janeiro possa ser ouvido novamente em depoimento - agora à Polícia Federal - na investigação que apura a morte da vereadora carioca Marielle Franco (PSOL). A informação é do portal UOL.


    Agradecimento


    O governador Rui Costa (PT) agradeceu o apoio do senador Jaques Wagner (PT) em comentário no Instagram. Wagner parabenizou Rui, que foi considerado o mais bem avaliado entre os governadores do Brasil pelos líderes do Congresso na pesquisa ‘Painel do Poder’, promovida pelo site Congresso em Foco. Rui Costa disse que o apoio do ex-governador é “fundamental” para o desenvolvimento da Bahia.



  • 30/10/2019


    31.10.2019 13h59m
    Recomendar

    Sobe - A produção feirense “Porque Eu Te Amei” por ser destaque na 7º edição do Festival Nacional de Cinema Cristão, no Rio de Janeiro.


    Desce - Vereadores que ao faltarem a sessão de ontem, na Câmara, deixaram de discutir a principal lei do município, LOA.


    Afirmação


    O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, afirmou que, nas próximas semanas, ao menos três pautas importantes que têm como objetivo facilitar o aumento dos investimentos privados no país deverão ser aprovadas em comissões da Casa: o novo marco regulatório do Saneamento Básico; uma nova lei de recuperação judicial; e um novo marco regulatório das parcerias público-privadas.


    Tempo curto


    O prazo para Jair Bolsonaro e a ala do PSL que o apoia criarem um novo partido a tempo de disputar as eleições municipais de 2020 é curto e praticamente inviável, afirmam ministros e ex-integrantes do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) ouvidos pela coluna Painel, da Folha de S.Paulo. Para participar do pleito, a sigla precisaria ter o registro aprovado na corte eleitoral até abril de 2020.


    Inquérito


    O procurador-geral da República, Augusto Aras afirmou que vai estudar o inquérito aberto pelo Supremo Tribunal Federal para apurar ameaças aos ministros da Corte a fim de verificar se há alguma autoridade com foro privilegiado a ser denunciada ao STF. A declaração foi dada ao programa “Em Foco com Andreia Sadi”, na GloboNews.


    Desejo


    A ala do PSL que hoje se contrapõe ao presidente Jair Bolsonaro pretende atrair o general Carlos Alberto dos Santos Cruz para o partido. Segundo a coluna de mônica Bergamo, no jornal Folha de S. Paulo, a ideia é que ele seja candidato ao Senado. O militar foi um aliado de primeira hora do presidente em 2018.


    Processo rápido


    O processo do sítio de Atibaia (SP), cujo principal réu é o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, teve um período inicial de tramitação no TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região) mais rápido que o de 85% dos casos da oitava turma da corte, responsável pelos processos da Lava Jato. O recurso que envolve o petista levou 71 dias entre o momento em que foi protocolado e o fim da elaboração do voto do juiz relator. A informação foi revelada pelo jornal o Folha de S. Paulo.


    Lava Jato


    A Polícia Federal e o Ministério Público Federal (MPF) cumpriram ontem (29), 11 mandados de busca em investigação da Lava Jato contra Paulo Vieira de Souza, o Paulo Preto, ex-diretor da empresa estatal paulista Desenvolvimento Rodoviário S/A (Dersa) e operador financeiro ligado ao PSDB.


    Pediu desculpas


    O presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL) disse ontem (29), que o vídeo em que se compara a um leão sendo atacado por hienas foi um “erro” e pediu desculpas ao Supremo Tribunal Federal (STF).


    Sem crime


    A advogada especialista em Direito Eleitoral Déborah Guirra afirmou ao site bahia.ba ontem (29), que o vídeo postado pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL) em que ele compara, entre outras coisas, o Supremo Tribunal Federal (STF) a uma hiena, não pode ser enquadrado como crime de responsabilidade. 



  • 29/10/2019


    29.10.2019 13h50m
    Recomendar

    Sobe - Ação Rotariana por oferecer serviços de saúde a mais de mil pessoas.


    Desce - Autores de crime ambiental por criarem ‘deserto’ entre Feira de Santana e Coração de Maria.


    Homenagens


    Os vereadores de Feira de Santana, através das suas respectivas redes sociais, lembraram, ontem (28), do Dia do Servidor Público, prestando as devidas homenagens à classe. Por conta deste dia, inclusive, os trabalhos legislativos foram suspensos. Apenas hoje (29), a sessão ordinária voltou a ser realizada.


    Sem cumprimentos


    O presidente Jair Bolsonaro (PSL) afirmou na segunda-feira (28), que não vai cumprimentar o peronista Alberto Fernández, eleito presidente da Argentina, em 1º turno, no domingo (27). Ele disse que prefere esperar o tempo para ver qual a posição real do presidente eleito na política.


    Crítica


    O presidente do Democratas na Bahia, deputado federal Paulo Azi, criticou o racha entre Jair Bolsonaro e o PSL. Para o parlamentar, a divergência é muito ruim para o presidente da República.


    Afirmação


    A deputada estadual Fabíola Mansur (PSB) afirmou na segunda (28), que a chamada PEC do teto de gastos - implementada pelo governo do ex-presidente Michel Temer (MDB) - provocou um desmonte nas políticas de saúde do país. Na avaliação parlamentar, o atual cenário de recessão econômica também tem trazido impactos negativos ao setor.


    Preocupação


    O ex-assessor do senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ) Fabrício Queiroz demonstrou, em conversas de WhatsApp vazadas e obtidas pela Folha, que tem preocupação com a investigação do Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ) contra os dois e a comparou com um problema “do tamanho de um cometa”. Ele ainda se diz abandonado e avalia que seu grupo político temeroso, quando poderia exercer força política.


    Isenção


    O presidente Jair Bolsonaro isentou a população do Qatar de visto para viagens de turismo, trânsito e negócios ao Brasil. O acordo recíproco foi assinado durante encontro com o emir do Qatar, Tamin Bin Hamad al Thani, ontem (28), no Palácio Real, em Doha. O Qatar tem 2,6 milhões de habitantes.


    Afronta


    Em visita oficial ao Catar, o presidente Jair Bolsonaro classificou como “afronta à democracia brasileira” o gesto de “Lula livre” feito pelo presidente eleito da Argentina, Alberto Fernández. A declaração foi dada ontem (28). Mesmo com a crítica, Bolsonaro reiterou que não pretende romper relações com o país vizinho e destacou que irá optar pelo diálogo.


    Acusação


    Ministro da Educação do governo Bolsonaro, Abraham Weintraub acusou o governo da Bahia de contingenciar verbas das universidades estaduais. Em publicação no Twitter, Weintraub cobrou publicação de conteúdo em grandes portais. Procurada pelo site Metro1, a Secretaria da Educação do Estado negou.



  • 26/10/2019


    28.10.2019 14h18m
    Recomendar

    Sobe - Programa que visa dar atendimento prioritário a crianças com microcefalia em docorrência do Zika Virus.


    Desce - Homens acusados de abusarem sexualmente de filhas e filhos.


    Rui 2020


    Uma eventual candidatura do governador Rui Costa (PT) a presidente da República em 2022 seria “o melhor dos mundos” para a Bahia e o Brasil, disse na sexta-feira (25), o vice-governador João Leão (PP).


    Rui 2020 I


    “Rui está preparadíssimo para ser candidato. Ele já provou que está. Isso seria o melhor dos mundos não só para a Bahia, seria o melhor dos mundos para o Brasil”, declarou Leão, durante a abertura do 10º Encontro Baiano dos Laticinistas, no Hotel Deville, em Salvador.


    Ouvidoria Geral


    Através dos canais presenciais, telefônicos e virtuais, a Ouvidoria Geral do Estado (OGE), órgão ligado à Secretaria da Comunicação Social (Secom) vem incentivando a população baiana a comunicar ocorrências relacionadas às manchas de óleo que chegaram ao litoral do estado.


    Manchas de óleo


    Dúvidas sobre locais atingidos, formas de colaborar com a limpeza e de se proteger, informações sobre contaminações de mangues, estuários e pescados podem ser direcionadas à OGE, que encaminhará as demandas para o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), autarquia da Secretaria do Meio Ambiente (Sema).


    Notificação


    A promotora de Justiça Lívia Vaz, do Ministério Público da Bahia, instaurou um inquérito contra a organização cristã, responsável pelo Navio Logos Hope - Livraria Flutuante, por causa de uma publicação de intolerância religiosa a respeito de Salvador na última terça-feira (23). A livraria atracou no Porto de Salvador, na tarde de quinta-feira (24).


    De volta


    Antes mesmo de anunciar sua saída do Podemos - legenda aliada do governador Rui Costa (PT) - o vereador Carlos Muniz já ensaiava um retorno à base do prefeito ACM Neto (DEM). O vereador esteve pelo menos duas vezes recentemente com o vice-prefeito Bruno Reis (DEM), a quem acompanhou na última semana em visita a Valéria.


    R$ 200 milhões


    Oministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, anunciou que R$ 200 milhões em linhas de crédito do Fundo Geral do Turismo (Fungetur) vão ser liberados para as regiões do litoral nordestino atingidas por vazamento de óleo. O anúncio foi feito pelo ministro ontem (25), em Porto de Galinhas, Pernambuco.


    Lula e semiaberto


    A força-tarefa da Lava Jato reiterou o pedido sobre a ida do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o regime semiaberto. Em parecer enviado à Vara de Execuções Penais de Curitiba na quarta-feira, 23, a força-tarefa registra ainda que os bens bloqueados do petista cobririam a multa de R$ 4,9 milhões que lhe foi imposta na condenação do caso triplex do Guarujá. O valor está vinculado a saída do petista do regime fechado, no qual está desde 7 de abril de 2018.



  • 25/10/2019


    28.10.2019 14h07m
    Recomendar

    Sobe - Banda Maestro João Antônio Wanderley (Banda da Polícia Militar da Bahia) por completar 170 anos humanizando a instituição.


    Desce - A deputada Joice Hasselmann (PSL-SP) por utilizar cota parlamentar para pagar gerenciamento de suas redes sociais na guerra digital que trava com os filhos de Bolsonaro.


    Homenagem


    A Câmara Municipal realizou, na última quarta-feira (23), sessão solene alusiva à Semana do Servidor Público Municipal e aos 170 anos da Banda de Música Maestro João Vanderley, da Polícia Militar da Bahia, que promoveu um dos momentos mais bonitos da noite, com a apresentação do Hino Nacional. A iniciativa foi dos vereadores Isaías dos Santos (Isaías de Diogo) e Fabiano Nascimento de Souza (Fabiano da Van). A solenidade para a dupla homenagem lotou a Casa da Cidadania.


    Recurso


    A deputada federal Joice Hasselmann (PSL-SP), ex-líder do governo no Congresso, utiliza dinheiro de sua cota parlamentar para pagar uma empresa que gerencia suas redes sociais, usadas como armas na guerra digital que trava com os filhos do presidente Jair Bolsonaro (PSL). Segundo reportagem do jornal Folha de S. Paulo, a EG Consult, sediada no Rio de Janeiro, recebe R$ 2.500 mensais da verba pública para, entre outras tarefas, administrar um grupo de WhatsApp em que a deputada rebate acusações de traição e critica de adversários.


    Afirmação


    Ao chegar na China, ontem (24), o presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), disse estar em um país capitalista. Os chineses comemoram o 70º aniversário da revolução comunista no início do mês.


    Possível extinção


    O ministro da Economia, Paulo Guedes, avalia eliminar os atuais patamares mínimos que estados e municípios devem aplicar nos setores de saúde e educação. A alteração está no esboço da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que está prestes a ser levada ao Congresso, para mudar regras fiscais e orçamentárias, de acordo com a Folha.


    Declaração


    O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, disse que o governo brasileiro não irá conversar com o Greenpeace, organização ambiental que realizou protesto na última quarta-feira (23), em frente ao Palácio do Planalto. A manifestação ocorreu por conta da política ambiental brasileira e a forma como o governo tem lidado com o derramamento de óleo que afeta as praias do Nordeste. Em entrevista ao Correio Braziliense, o ministro declarou: “Não recebo terrorista”. Após a ação, 19 ativistas da ONG foram detidos pela Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF).


    Crítica


    Durante o ato da Câmara de Vereadores de Salvador de conscientização sobre a questão das manchas de petróleo cru nas praias, o vereador Marcos Mendes (PSOL) criticou a atuação do governo Bolsonaro sobre a situação. De acordo com o pesolista, o legislativo faz um ato educativo importante, mas é necessária uma atuação mais direta da União, responsável pela apuração do fato, classificado pelo vereador como desastre ambiental.


    Crítica I


    O governador Rui Costa (PT) culpou o governo Bolsonaro por usar “critérios políticos ideológicos” na falta de reação a contaminação por óleo nas praias do Nordeste brasileiro, em entrevista à Globo News.


    Projeto de lei


    Um projeto de lei de autoria do deputado federal Daniel Almeida (BA), líder do PCdoB na Câmara, propõem o pagamento de um seguro-desemprego no valor de um salário mínimo a pescadores artesanais afetados pelo derramamento de óleo nas praias do nordeste.



  • 24/10/2019


    24.10.2019 14h48m
    Recomendar

    Sobe - Poeta feirense, que esteve no Encontro com Fátima representando Feira de Santana por lançar livro valorizando o lugar onde ela vive.


    Desce - Geddel e Lúcio Vieira Lima por terem sido condenados no caso dos R$ 51 milhões.


    Crítica


    Em pronunciamento, na sessão ordinária de ontem (23), na Câmara Municipal de Feira de Santana, o edil Carlito do Peixe (DEM) criticou a interferência dos filhos do presidente Jair Bolsonaro no Governo Federal.


    Solicitação


    Alberto Nery (PT) fez a leitura de um relatório de uma visita feita à Escola Municipal Álvaro Pereira Boaventura, no distrito de Bonfim de Feira, onde observou uma necessidade de reforma. Ele pediu para que providências para a recuperação sejam tomadas.


    Obras


    Zé Filé (PROS) pediu para que a Feirinha do Feira X seja restaurada. Ele cita que a cobertura do local só serve para as pessoas se protegerem do sol. Quando chove, segundo ele, as pessoas se molham. Ele diz que o povo está há quase dois anos sem resposta e torceu para que 2020 chegue logo para que um novo prefeito seja eleito.


    Pronunciamento


    Edvaldo Lima (PP) repercutiu o caso de estupro ocorrido na Universidade Estadual de Feira de Santana para criticar a gestão do reitor Evandro Nascimento. Segundo o edil, a UEFS virou lugar de prostituição.


    Rebateu


    Marcos Lima (Patriota) repercutiu as críticas feitas pelo vereador Alberto Nery (PT) em relação á Escola Municipal Álvaro Pereira Boaventura, no distrito de Bonfim de Feira. Ele disse que o prefeito já encaminhou à Casa um Projeto de Lei que visa a instalação de uma Superintendência na Prefeitura para a realização de reformas e reparos em órgãos públicos, bem como escolas.


    Comemoração


    Luiz Augusto de Jesus, o Lulinha (DEM), comemorou a discussão em relação à destinação de emendas parlamentares para a conclusão da duplicação do Anel de Contorno de Feira de Santana.


    Afirmação


    O presidente Jair Bolsonaro disse ontem (23), que a aprovação do texto base da reforma da Previdência no Senado deu uma sinalização positiva para o mercado e que logo o governo vai partir para as outras reformas, como a tributária e a administrativa.


    Indicação


    O presidente Jair Bolsonaro decidiu indicar o encarregado de negócios Nestor Forster para o posto de embaixador do Brasil nos Estados Unidos, após a desistência do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL). O diplomata era o primeiro nome cotado para a função, mas quase perdeu o posto após o presidente ter tomado a decisão de indicar seu filho.



  • 23/10/2019


    23.10.2019 13h59m
    Recomendar

    Sobe - Equipes feirenses que apresentaram melhores projetos em Hackthon da Nasa.


    Desce - O alto número de condutores de motocicletas imprudentes que acabam superlotando o HGCA.


    Aprovação


    A Casa Legislativa aprovou, em primeira discussão e por maioria dos presentes, na manhã de ontem (22), o substitutivo ao Projeto de Lei Complementar de nº 004/2019, de autoria do Poder Executivo Municipal, que dispõe sobre a criação da Superintendência de Operações e Manutenção (SOMA), para atuar no âmbito do município de Feira de Santana. Os edis Roberto Tourinho (PV) e Zé Filé (PROS) votaram contra a matéria.


    2ª discussão


    Foi aprovado o Projeto de Lei de nº 123/2019, de autoria do Poder Executivo Municipal, que dispõe sobre o repasse de recursos públicos municipais para organizações da sociedade civil, através de parceria, para fins de inexigibilidade de chamamento público.


    Solicitação


    Foi aprovado o Requerimento de nº 183/2019, de autoria do vereador Luiz da Feira (PCdoB), que solicita do gerente regional de atendimento da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), Euvaldo Ferreira dos Santos Neto, o complemento da rede de esgotamento sanitário na Rua Vespasiano e Travessa Vespasiano, no bairro Sítio Matias.


    Honraria


    Foi aprovado o Projeto de Decreto Legislativo de nº 051/2019, de autoria do vereador José Carneiro (PSDB), que concede a Comenda Maria Quitéria ao professor Cristiano Lobo, que é diretor do Centro Universitário UniFTC de Feira de Santana. A honraria é concedida à pessoa que tenha prestado relevante e notório serviço ao Município e ao seu povo.


    Pedidos e agradecimento


    Neinha Bastos (PDT) voltou a cobrar melhorias para o distrito de Bonfim de Feira, a construção de uma creche no Centro de Abastecimento e agradeceu pela realização da sessão solene do Dia do Médico e a audiência pública que tratou sobre a segurança da cidade e distritos.


    Plano


    O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem dito a aliados que, na hipótese de deixar a prisão ainda este ano, pretende rodar o Brasil e assumir o papel do que tem chamado de “fio condutor da pacificação nacional”. Em caravana, Lula pretende disseminar a ideia de que ele e o PT têm um projeto capaz, nas palavras dos petistas, de “salvar” o Brasil. As informações são da Folha.


    Novo nome


    O presidente Jair Bolsonaro afirmou ontem (22), que caso o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) desista da indicação à embaixada do Brasil em Washington, deverá escolher o diplomata de carreira Nestor Forster para assumir o posto. Forster é próximo ao chanceler Ernesto Araújo e ligado ao escritor Olavo de Carvalho.


    Afirmação


    A deputada Joice Hasselmann (PSL-SP) afirmou, em entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura, que assessores ligados aos filhos do presidente Jair Bolsonaro foram responsáveis por uma “ação coordenada” nas redes sociais para atacar aliados e disseminar informações falsas. No entanto, ela disse que não fez parte do “time de fake news” disseminadas antes e depois das eleições do ano passado.



  • 22/10/2019


    22.10.2019 14h46m
    Recomendar

    Sobe - Corrida Kids por incentivar as crianças a prática esportiva.


    Desce - Desequilíbrio interno no PSL em quase todas as partes do Brasil.


    Repasse


    O Projeto de Lei de nº 123/2019, de autoria do Poder Executivo Municipal, que dispõe sobre o repasse de recursos públicos municipais para organizações da sociedade civil, através de parceria, para fins de inexigibilidade de chamamento público, foi aprovado, em primeira discussão e por unanimidade dos presentes, na sessão legislativa da Casa da Cidadania, de ontem (21).


    Licença para viagem


    Foi aprovado, em primeira discussão e por unanimidade dos presentes o Projeto de Lei de nº 053/2019, de autoria da Mesa Diretiva, que concede licença à vereadora Cíntia Machado (REP) para participar do 25º Fórum de Capacitação Municipal para Agentes Públicos, no período de 23 a 27 de outubro de 2019, na cidade de Aracaju, estado de Sergipe. As despesas decorrentes da execução deste Decreto Legislativo correrão por conta de verba existente na Secretaria da Casa.


    Prevenção


    A Câmara Municipal de Feira de Santana aprovou o Projeto de Lei de nº 122/2019, de autoria do vereador Isaías de Diogo (PDT), que institui o Dia Municipal da Prevenção à Prematuridade e Semana da Prematuridade, a ser comemorado no dia 17 de novembro, tendo sua continuidade durante toda a semana subsequente à data. De acordo com a matéria, o Município realizará atividades e mobilizações direcionadas ao enfrentamento do parto prematuro, com foco na prevenção do nascimento antecipado e na conscientização sobre os riscos envolvidos, bem como na assistência, proteção e promoção dos direitos dos bebês prematuros e suas famílias.


    Festa no calendário


    A Casa aprovou também o Projeto de Lei de nº 126/2019, de autoria do vereador Luiz da Feira (PCdoB), que dispõe sobre a inserção, no Calendário Oficial de Eventos do Município de Feira de Santana, da festa da Igreja do Senhor do Bonfim, do distrito de Bonfim de Feira, a ser comemorada, anualmente, no último domingo de maio. De acordo com a proposição, as despesas decorrentes da aplicação desta Lei correrão por conta de dotações próprias do orçamento vigente.


    Solicitação


    Foi aprovado o Requerimento de nº 177/2019, de autoria do vereador José Carneiro (PSDB), que solicita da gestora de Atendimento Regional da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), Cleriane Rodrigues, a extensão de rede do Projeto Luz para Todos (170 metros), para o povoado Sítio das Pedras, na casa de nº 299, do senhor Francisco, no distrito de Tiquaruçu.


    Sugestão


    No uso da tribuna, na sessão ordinária de ontem (21), na Casa da Cidadania, o vereador Cadmiel Pereira (PSC) sugeriu mais investimentos do Governo Municipal na cultura e lazer de Feira de Santana e distritos.


    Recuo


    O presidente do PSL, Luciano Bivar, desistiu de suspender cinco deputados bolsonaristas do partido, segundo o colunista Guilherme Amado, da Época. Na última quinta-feira (17), o dirigente do PSL encaminhou um requerimento ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), para pedir o desligamento temporário de Filipe Barros, Carlos Jordy, Carla Zambelli, Bibo Nunes e Alê Silva.


    Nova lista


    Uma nova lista para indicar Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) como novo líder do partido na Câmara dos Deputados foi protocolada ontem (21). Trata-se da quarta apresentada por deputados do PSL nos últimos dias, a terceira em favor do filho do presidente. Segundo o líder do governo na Casa, deputado Vitor Hugo, são 29 signatários na lista. Na semana passada, a Secretaria Geral da Mesa (SGM) validou uma lista pela manutenção do deputado Delegado Waldir (PSL-GO) na liderança do partido na Câmara.



  • 19/10/2019


    22.10.2019 14h16m
    Recomendar

    Sobe - Projeto Fábrica de Graffiti por revitalizar espaços cinzentos em Feira de Santana.


    Desce - Pacientes que pedem autorização de exames na Secretaria de Saúde e, mesmo com guias liberadas, não voltam para buscá-las.


    Opinião do ex-presidente


    O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) definiu o governo de Jair Bolsonaro (PSL) como atrasado, reacionário, antiquado e anacrônico. Em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, ele afirmou que é cedo para julgar seu desempenho e diz que as instituições brasileiras não sofreram abalo desde sua eleição, há um ano.


    Afirmação


    A deputada Joice Hasselmann (PSL-SP), em entrevista ao Globo, afirmou que sua destituição do cargo de líder do governo no Congresso por parte do presidente Jair Bolsonaro, ocorrida na última quinta-feira (17), foi uma “traição clara”. A parlamentar, no entanto, garantiu que não se surpreendeu com a decisão.


    Pagando preço


    O deputado federal Zé Neto (PT) disse que o partido paga hoje um preço acima do que deveria estar pagando. A afirmação foi feita após ele ser questionado em entrevista à rádio Metrópole sobre os casos de corrupção nos quais a sigla esteve envolvida nos últimos anos, dentre os quais escândalos na Petrobras investigados pela Lava Jato.


    Sem emergência


    O prefeito ACM Neto (DEM) afirmou que os secretários do Executivo enviados para reunião com o governo do Estado, na tarde da última quinta-feira (17), saíram do encontro sem observar nenhuma ação concreta por parte de Rui Costa. Para Neto, as ações tomadas pela prefeitura até o momento têm sido suficientes, e um decreto de emergência não se justificaria.


    Nova lista


    Com a crise em torno da liderança do PSL na Câmara, o Palácio do Planalto busca saídas para, mais uma vez, tentar retirar Delegado Waldir (GO) e e substituí-lo pelo filho do presidente Jair Bolsonaro, o deputado Eduardo Bolsonaro (SP). De acordo com reportagem do jornal Estado, uma nova lista com assinaturas de parlamentares é preparada e será apresentada à Câmara.


    Liberação


    O Ministério da Educação anunciou ontem (18), que vai liberar todo orçamento das universidades e institutos federais que estavam bloqueados. De acordo com a Folha, a informação foi confirmada pelo ministro Abraham Weintraub. Somados, os valores passam de R$ 1 bilhão de reais e virão de remanejamentos internos do MEC e devem garantir a execução integral dos recursos discricionários das instituições. Não fazem parte, portanto, de um novo descontingenciamento do orçamento.


    Julgamento


    O processo movido pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária contra o deputado estadual Marcell Moraes (PSDB) voltará a ser julgado pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), na próxima semana, na quarta-feira (23).


    De longe


    Citado como um dos articuladores da fusão do DEM com o PSL, o prefeito de Salvador e presidente nacional do DEM, ACM Neto, afirmou que não pretende “se meter” na confusão criada pelo partido do presidente Jair Bolsonaro. Em breve entrevista ao site Metro1, Neto disse que pretende manter afastamento.



  • 18/10/2019


    18.10.2019 18h11m
    Recomendar

    Sobe - Presidente Bolsonaro por assinar MP que beneficia pessoas físicas e pequenas empresas, que têm dívidas com a União.


    Desce - Homem que feriu a filha de 17 anos, com faca após menina pegar celular dele.


    Sobre manchas


    O senador Jaques Wagner (PT) fez um apelo para que o Governo Federal assuma o comando das ações de combate ao vazamento do óleo que vem contaminando praias no litoral do Nordeste. Em discurso no Senado, o petista disse que a situação das praias é “extremamente preocupante”.


    Desejo


    O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou em entrevista ao portal UOL não estar reivindicando discussão acerca da prisão de condenados em segunda instância e disse só estar interessado na sua liberdade.


    Afirmação


    Não foram eventuais defeitos que Dilma Rousseff pudesse ter que ensejaram o impeachment. Foram mais as suas virtudes, a sua intransigência com a corrupção. A afirmação é do advogado e ex-ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, que defendeu a petista durante o processo que culminou com o afastamento dela da Presidência, em agosto de 2016.


    Opinião


    O presidente Jair Bolsonaro (PSL) afirmou na manhã de ontem (17), que não trata sobre a crise que assola o PSL em público e chamou a gravação de áudios atribuídos a ele divulgados na noite de noite de quarta (16), de “desonestidade”. As informações são do portal UOL.


    Nomeação


    O economista ligado ao agronegócio Geraldo Melo Filho será o novo presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). A nomeação foi publicada ontem (17), no Diário Oficial da União. Até então, Melo Filho era secretário- adjunto de Relacionamento Externo da Casa Civil. Quarta-feira (16), o pai do novo presidente, o ex-senador e ex-governador do Rio Grande do Norte Geraldo Melo, comemorou a nomeação do filho, nas redes sociais.


    Dívida alta


    Alvo de um pedido de auditoria por parte do presidente Jair Bolsonaro, o PSL acumula dívidas de ao menos R$ 5,9 milhões com a União, relacionados aos seus diretórios regionais. Segundo o Estadão, desse total, 86% diz respeito a multas eleitorais, aplicadas por irregularidades em gastos de campanha de candidatos do partido. Dirigentes da sigla alegam que os débitos são de responsabilidade de gestões anteriores.


    PL


    Deputado federal pelo PSL mineiro, Charlles Evangelista apresentou um projeto de lei para tipificar como crime “qualquer estilo musical que contenha expressões pejorativas ou ofensivas”, que estimulem uso e tráfico de drogas e armas, pornografia, pedofilia ou estupro, ofensas à imagem da mulher e o ódio à polícia.


    Rui sobre a Aspra


    O governador Rui Costa (PT) defendeu a punição de policiais que, segundo ele, estariam envolvidos com a onda de violência praticada no estado após a Associação dos Policiais e Bombeiros Militares e seus Familiares (Aspra) decretar greve da categoria, no último dia 8.



  • 17/10/2019


    18.10.2019 18h10m
    Recomendar

    Sobe - Feira de Santana por receber Congresso Internacional de Educação e Inovação.


    Desce - Deputados membros da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) por protagonizarem bate-boca intenso durante a discussão do projeto que permite a prisão em 2ª instância.


    Homenagem


    A noite foi de festa e regada a muita emoção. A Câmara Municipal de Feira de Santana prestou uma significativa homenagem aos professores, na última terça-feira (15), data em que se comemora o dia da categoria. Ao todo, 26 educadores indicados pelos vereadores receberam certificados alusivos à data. A iniciativa foi do vereador Luiz Augusto de Jesus (Lulinha), que destacou a importância do profissional de educação para a transformação social e o desenvolvimento do Município.


    Ajuda garantida


    No uso da tribuna, na sessão ordinária de ontem (16), na Casa da Cidadania, o vereador Carlito do Peixe (DEM), informou, sobre a intenção do prefeito Colbert Martins em homenagear a Santa Dulce dos Pobres com uma estátua, em uma praça do bairro que leva seu nome, que ajudará no que for preciso.


    Agradeceu


    O vereador Zé Curuca (DEM) agradeceu ao poder Executivo pelo serviço de melhoria realizado nas estradas do distrito de Humildes e ressaltou mais melhorias que chegarão ao local.


    Sobre denúncia


    Os vereadores Isaías de Diogo (PSC) e Marcos Lima (PATRI) repercutiram o caso supostamente acontecido na Secretaria Municipal de Serviços Públicos, onde uma mulher de 29 anos acusou um diretor de departamente, de tê-la assediado sexualmente. Isaías ressaltou que a Comissão dos Direitos Humanos já está acompanhando o caso, enquanto Lima afirmou que a Prefeitura Municipal já abriu uma sindicância.


    Redução


    O presidente Jair Bolsonaro reduziu na última terça-feira (15), de 14 para 7 o número de integrantes titulares do Conselho Consultivo do Fundo Nacional do Desenvolvimento Florestal. O colegiado é responsável por fomentar o desenvolvimento de atividades sustentáveis no país, distribuindo verbas arrecadadas nas concessões florestais. O órgão é gerido pelo Serviço Florestal Brasileiro (SFB), vinculado ao Ministério da Agricultura.


    Afirmação


    Uma nota técnica divulgada pelo Ministério Público Federal (MPF) afirma que o decreto mais recente do presidente Jair Bolsonaro para flexibilização da posse de armas de fogo facilita o desvio de armamentos para as milícias. Com o novo regulamento, no ato de comprar armas ou renovar as licenças, policiais e integrantes das Forças Armadas não precisam mais comprovar que não são investigados em inquéritos policiais ou processados criminalmente.


    Aprovação


    O Senado aprovou o projeto que partilha recursos do megaleilão do petróleo, marcado para novembro, com Estados e municípios. De acordo com o Estadão, a matéria foi aprovada com 68 votos favoráveis e nenhum contrário. O texto vai para sanção do presidente Jair Bolsonaro.


    Crítica


    Em discurso na Câmara dos Deputados na última terça-feira (15), Alice Portugal (PCdoB) voltou a criticar o ministro da Educação, Abraham Weintraub. Segundo a parlamentar baiana, ele não tem “envergadura” para ocupar o posto.



  • 16/10/2019


    16.10.2019 14h57m
    Recomendar

    Sobe - Professores por serem especiais formadores de todas as outras profissões bem como protetor da dignidade humana.


    Desce - A fouxidão na segurança do Melo Matos pelas sucessivas fugas da unidade socioeducativa.


    Objetivo


    Na sessão itinerante, realizada na Escola Municipal Rosa Maria Esperidião Leite, no distrito de Matinha, na manhã de ontem (15), o vereador Alberto Nery (PT) ressaltou que o propósito da itinerante é maior aproximação com a população.


    Parabenizou


    Eremita Mota (PSDB) parabenizou o prefeito em exercício, José Carneiro Rocha (PSDB), pela realização da sessão e de ações de melhorias no distrito. Ela disse que ficou feliz em chegar no local e ver tudo pronto e parabenizou também o presidente em exercício, Alberto Nery (PT).


    Discurso


    Zé Curuca (DEM) parabenizou os professores pela passagem do Dia do Professor, parabenizou a realização da sessão itinerante e agradeceu pela atuação de máquinas nas estradas dos distritos.


    Pronunciamento


    Marcos Lima (Patriota) lembrou que a pavimentação asfáltica do distrito foi através de emenda parlamentar do deputado federal à época, Colbert Martins Filho, hoje prefeito de Feira. O líder ressaltou ainda a presença de secretários municipais na sessão.


    Dia do Estagiário


    O Projeto de Lei de nº 118/2019, de autoria do vereador Isaías de Diogo (PDT), que institui, no município de Feira de Santana, o Dia Municipal do Estagiário, a ser comemorado anualmente em 18 de agosto, foi aprovado, em primeira discussão e por unanimidade dos presentes. De acordo com a matéria, a Câmara Municipal de Feira de Santana providenciará sessão solene para realização de homenagens ao Dia Municipal do Estagiário.


    Denominação


    Foi aprovado, em primeira discussão e por unanimidade dos presentes, o Projeto de Lei de nº 120/2019, de autoria do vereador Marcos Lima (Patriota), que denomina Rua Cajueiro Silva, a antiga Rua Cajueiro, localizada entre as ruas Ipiuna e Ana Rosa, no bairro Sítio Novo. Os edis Cadmiel Pereira (PSC) e Gilmar Amorim (DC) se abstiveram da votação.


    Homenagem


    A Câmara Municipal aprovou, em discussão única e por unanimidade dos presentes, o Projeto de Decreto Legislativo de nº 046/2019, de autoria do vereador Isaías de Diogo (PDT), que concede o Título de Cidadão Feirense ao diretor do Conjunto Penal de Feira de Santana, Allan Silva Araújo, que também é capitão da Polícia Militar.


    Pesquisa


    Pesquisa XP/Ipespe divulgada ontem (15), mostra que 33% dos entrevistados avaliam o governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL) como “ótimo” ou “bom”, mesmo patamar registrado em agosto. Segundo o levantamento, o desempenho representa uma oscilação positiva de 3 pontos percentuais, no limite da margem de erro, em relação à fotografia de setembro.



Os comentários e textos não representam a opinião do portal; a responsabilidade pelo blog é do autor da mensagem.
Folha do Estado da Bahia
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia