Em cima da hora:
Motociclista fica ferido após bater de frente com ônibus em Ribeirão Preto
-
  • Facebook
  • Twitter
  • Orkut
  • Feeds
  • 16/01/2021


    18.01.2021 15h11m
    Recomendar

    Sobe - Estrutura para atender a população feirense na campanha de vacinação contra COVID-19, por já apresentar locais prontos para imunização.

     

    Desce - Falta de planejamento da União e Estado, que causou colapso no sistema de saúde do Amazonas, com a falta de oxigênio hospitalar.

     

    Dono da caneta

     

    O governador Rui Costa (PT) reagiu ao anúncio do vice-governador João Leão (PP), dado ao site Acesse Política, na quinta-feira (15), de que assumirá a Secretaria da Casa Civil e Nelson Leal, atual presidente da Assembleia Legislativa, ficará à frente da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. "Quem nomeia e anuncia mudança em Governo é no dia 31 de dezembro de 2022 sou eu e não deleguei isso a ninguém", disse Rui Costa, em entrevista a jornalistas nesta sexta-feira.

     

    No seu tempo

     

    "Eu tenho o meu ritmo, minha forma e meu estilo. […] Às vezes fico me perguntando qual é o verdadeiro objetivo dessas pessoas, porque muita gente fica procurando blogs e sites para ficar plantando notícia, que eu não sei qual é o objetivo dessas pessoas", afirmou Rui Costa.

     

    A volta

     

    Aliado histórico dos governos petistas, o deputado federal Marcelo Nilo (PSB-BA) cogita agora voltar para o lugar onde esteve durante 16 anos de sua trajetória política: a oposição. Decepcionado com o tratamento pouco igualitário dispensado pelo governador Rui Costa (PT) a apoiadores, ele afirma ter marcado uma reunião com a Executiva estadual do PSB para a próxima segunda-feira (18), na qual vai discutir se continua ou não na base aliada ao petista. "Vou comunicar que não estou satisfeito com o governo", afirma, em entrevista ao site Bahia Notícias.

     

    CoronaVac

     

    O governo de São Paulo já tem 6 milhões de doses prontas para aplicação da CoronaVac, a vacina contra o novo coronavírus que é produzida pela farmacêutica chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan. Desse total, 4,5 milhões já estão também rotuladas e serão encaminhadas ao governo federal para que sejam então destinadas aos demais estados brasileiros e ao Distrito Federal.

     

    Vergonha

     

    Enquanto o Governo Federal não tomou as rédeas da situação da Amazônia, que conta com o sistema de saúde em colapso, artistas, cantores e atores se manifestaram fazendo grandes doações de cilindros e equipamentos hospitalares para o Estado. Já Carlos Bolsonaro, o 02 escreveu em seu Twitter ontem (15), "Todos os vagabundos estão se movimentando juntinhos em mais uma narrativa "inesperada", sejam com seus bumbuns gulosos, sejam com seus narizes nervosos!". Que vergonha!

     

    Calamidade pública

     

    Mais 17 municípios baianos oficializaram, na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), os pedidos de reconhecimento do estado de calamidade pública em função da pandemia do coronavírus. São eles: Itabela, Rio do Pires, Andaraí, Paramirim, Coribe, Livramento de Nossa Senhora, Queimadas, Rio de Contas, Boquira, Miguel Calmon, Una, Wanderley, Coração de Maria, Serrinha, Caraíbas, Barra, Santanópolis.

     

    Calamidade pública I

     

    Endereçados ao presidente do Poder Legislativo, deputado Nelson Leal (PP), os requerimentos foram publicados na edição do Diário Oficial de quinta-feira (14). O reconhecimento de calamidade pública pelo Legislativo está previsto no Art. 65 da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

     

    Panelaço

     

    Luciano Huck, apresentador da Rede Globo, publicou uma série de tuítes em seu perfil na rede social sobre a grave crise sanitária do estado do Amazonas que registra dezenas de mortes por asfixia, devido a falta de oxigênio nos hospitais de Manaus. Em uma das publicações realizadas ontem (15), Huck convocou os brasileiros para um "panelaço" às 20h30, do mesmo dia, contra o governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).



  • 15/01/2021


    15.01.2021 14h29m
    Recomendar

    Sobe - Ministério da Saúde por firmar data para vacinação no País, no próximo dia 20.

     

    Desce - Parte da população que não leva á sério doenças mentais. Estamos no janeiro branco, que faz alerta para importância de cuidados com a saúde mental.

     

    Descanso

     

    A partir de hoje (15), esta coluna estará sob responsabilidade da redação, reassumirei no dia 26, em uma terça-feira. Ao sair para um breve descanso, deixo um pensamento: quem acredita em falsos profetas tem como castigo a dor da desilusão.

     

    Novo comando

     

    Presente na cerimônia de posse do novo comandante-geral da Polícia Militar da Bahia (PM-BA), Coronel Paulo Coutinho, o deputado federal Zé Neto (PT) afirmou que "a Bahia terá um comandante à altura dos seus desafios, assim como foi na gestão do Coronel Anselmo Brandão, que esteve à frente da corporação nos últimos seis anos". A passagem de comando, que contou com as presenças do governador Rui Costa e do secretário de Segurança Pública, Ricardo Mandarino, aconteceu na quarta-feira (13), em Salvador.

     

    Novo comando I

     

    "Uma passagem de comando harmônica, mostrando o reconhecimento do trabalho prestado pelo Coronel Anselmo e que terá continuidade com o Coronel Coutinho, aprimorando o que for necessário para melhorar a segurança pública do nosso Estado. Parabenizo o nosso governador Rui pela condução de todo esse processo e pela atenção dada às nossas polícias, desejando sucesso ao novo comandante-geral, na certeza de que o mesmo fará uma gestão em prol do povo baiano. Salve, salve a nossa gloriosa Polícia Militar!", disse Zé Neto.

     

    Nepotismo

     

    O prefeito Ednaldo Ribeiro (Republicanos), de Cruz das Almas, no Recôncavo baiano a 146km de Salvador, é acusado pela oposição de 'nepotismo' depois de nomear familiares e parentes como chefes de secretarias estaduais. A última nomeação foi publicada no Diário Oficial do Município.

     

    Nepotismo I

     

    Ao todo foram quatro nomeados para cargos. Ednaldo nomeou o irmão, Edson Ribeiro, para secretário de Infraestrutura, genro Sandro Brito Borges para secretário de Saúde, o cunhado Ronivon Lemos de Carvalho para secretário de Serviços Públicos e a sobrinha Gabriela Santana de Oliveira para secretaria de Administração.

     

    Proibiu

     

    O governo federal disse a empresários, em reunião virtual realizada na última quarta-feira (13), promovida pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), que a aquisição de vacinas por empresas para imunização de funcionários será proibida, apurou o jornal O Estado de S. Paulo.

     

    Fechamento da FORD

     

    A Comissão Especial para Avaliação dos Impactos da Pandemia da Covid-19 da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) teve sua primeira reunião ordinária na quarta-feira (13). O encontro foi comandado pelo presidente do colegiado, deputado Angelo Almeida (PSB), e reuniu parlamentares como Paulo Câmara (PSDB), Carlos Ubaldino (PSD), Fátima Nunes (PT) e Laerte do Vando (PSC).

     

    Fechamento da FORD I

     

    A reunião realizada virtualmente aprovou convites a representantes da Ford no Brasil para discussão dos impactos do fechamento da fábrica em Camaçari; à Federação das Indústrias da Bahia (Fieb), para tratar das perspectivas referentes à atração de nova empresa para assumir a planta deixada pela montadora norte-americana; e ao Sindicato dos Metalúrgicos de Camaçari, para discussão da recolocação da mão de obra desempregada com a decisão da companhia.



  • 14/01/2021


    14.01.2021 18h20m
    Recomendar

    Sobe - Iniciativa do grupo de orientação "Calangos do Sertão" ao oferecer revisão gratuita para o ENEM.

     

    Desce - Negacionistas que criam fake news sobre vacina contra a COVID-19.

     

    Ford

     

    O deputado federal Zé Neto (PT) afirmou ontem (12), que o encerramento das atividades da Ford no Brasil e os programas de demissão voluntária (PDV) na Volkswagen e no Banco do Brasil, que também deve fechar 361 unidades, apontam para a "incapacidade do governo Bolsonaro em oferecer uma saída para a crise econômica instalada no país".

     

    Ford I

     

    "O que podemos constatar é que o ambiente econômico, político e estrutural do nosso país tem sofrido muito com as atitudes equivocadas do governo federal. E o pior é que estamos enfrentando apenas a 'ponta do iceberg', ou seja, regredindo. Tanto do ponto de vista de nossa indústria, como também do nosso potencial tecnológico e produtivo", avalia Zé Neto.

     

    Lamentável

     

    Sobre o fechamento das centenas de unidades do Banco do Brasil - 112 agências, 7 escritórios e 242 postos de atendimento, Zé Neto ressaltou que a medida contribui para a concentração de riqueza no Brasil. "É lamentável que o Banco do Brasil, que tem um papel extremamente importante do ponto de vista social, esteja sendo mais uma peça nessa engrenagem que a cada dia vai concentrando riqueza e tirando a nossa capacidade produtiva", criticou.

     

    Fala

     

    Na coletiva de imprensa convocada na última segunda-feira (11), o presidente da Câmara, afirmou que estaria realizando uma auditoria, e que a empresa que presta serviços terceirizados para a Casa da Cidadania recebe R$ 3 mil para pagar os funcionários, mas estes por sua vez, só recebem cerca de R$ 880.

     

    Resposta

     

    Na manhã de ontem (13), o ex-presidente da Câmara foi pontual em dizer que a afirmação trata-se de um "factoide", no programas Levante a Voz, do radialista Luiz Santos. "Não se trata de uma cooperativa, e sim uma empresa terceirizada que paga salário, vale transporte, décimo terceiro, plano de saúde, plano odontológico, férias, 13º, além do lucro da empresa que não vai trabalhar de graça. Criou-se factoide, não sei se de forma maldosa".

     

    Voto Impresso

     

    Incitado a comentar a invasão do Capitólio - sede do Congresso dos Estados Unidos em Washington -, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) retomou uma de suas mais antigas pautas: o voto impresso. Apesar dos debates nos EUA não envolverem o voto eletrônico, Bolsonaro estabeleceu um paralelo com possíveis contestações dos resultados no Brasil.

     

    Voto Impresso I

     

    "Se nós não tivermos o voto impresso em 2022, uma maneira de auditar o voto, nós vamos ter problema pior que os Estados Unidos", disse o presidente brasileiro a apoiadores, no dia 7 deste mês. No mesmo dia, em transmissão ao vivo nas redes sociais, ele defendeu a análise do tema pelo Congresso Nacional.

     

    Sputnik

     

    Está aberta a possibilidade do governador da Bahia, Rui Costa (PT), ingressar com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) em busca de respaldo judicial para adquirir doses e iniciar a vacinação da população baiana com o imunizante Sputnik V, desenvolvido por uma farmacêutica da Rússia e que a partir na próxima semana será produzido e por um laboratório de Brasília.  



  • 13/01/2021


    13.01.2021 12h29m
    Recomendar

    Sobe - Programa "Saúde sem Fronteiras" que deve atender 4.9 mil mulheres em Feira e região para exames de mamografia.

     

    Desce - Inflação oficial, que fechou 2020 com maior nível registrado nos últimos 4 anos.

     

    Saúde

     

    O cardiologista Edval Gomes é o novo secretário de Saúde de Feira de Santana, conforme nomeação que foi publicada ontem (12), no Diário Oficial do Município. Natural de Vitória da Conquista, reside em Feira de Santana há muito tempo. É professor da Universidade Estadual de Feira de Santana desde 2013 e diretor técnico do Hospital Dom Pedro de Alcântara desde 2010.

     

    Saúde I

     

    Formado na Universidade Federal da Bahia, o cardiologista já esteve na última segunda-feira (11), na Secretaria de Saúde, ultimando preparativos para a transição, mas não chegou a ser anunciado pelo prefeito, a não ser com a publicação no Diário Oficial.

     

    Cumprindo promessas

     

    O site Bahia na Política contabilizou os partidos que fazem parte do governo Colbert Martins (MDB), quase todos os que fizeram composição na coligação do prefeito na campanha. São eles, o PSD, com Major Moacir Lima, na Seprev; o PSDB, com Jairo Carneiro Filho, na Secretaria de Cultura, Esporte Lazer; e o PV, com o ex-deputado federal Sérgio Carneiro, na Secretaria de Desenvolvimento Urbano. Claro, além do MDB e DEM. A coligação de Colbert Martins em 2020 teve 10 partidos, mais o Republicanos, que chegou no segundo turno.

     

    Dia comum

     

    Só ontem (12), o ministro Pazuello, afirmou em rede nacional, "no dia D e na hora H o Brasil vai se vacinar". A Ford anunciou que encerrará a produção de veículos em suas fábricas no Brasil. O banco do Brasil demitiu 5 mil funcionários. O Governo Federal fez manobras para ter o controle da PM.

     

    Comércio

     

    O presidente Jair Bolsonaro reiterou ontem (12), sua contrariedade ao fechamento total de comércios em função da pandemia. Durante cerimônia de comemoração dos 160 anos de fundação da Caixa - e da caderneta de poupança no Brasil -, Bolsonaro disse que não se pode falar em saúde sem emprego, e que vida e economia "andam de braços dados".

     

    Seringas

     

    O Ministério da Saúde abriu mão de receber 40 milhões de seringas entre dezembro do ano passado e fevereiro deste ano. Os insumos adquiridos com a Organização Panamericana de Saúde (Opas) seriam entregues por avião, a um valor de US$ 4,6 milhões.

     

    Seringas I

     

    No entanto, o governo federal decidiu outra negociação por considerar o valor caro. O novo orçamento oferecido pela Opas e aprovado pelo ministério previa entrega a partir de janeiro, com transporte por navio. O acordo foi fechado por US$ 1,3 milhão. 



  • 12/01/2021


    12.01.2021 15h06m
    Recomendar

    Sobe - Cientistas brasileiros, que mostraram patriotismo virando madrugadas, sem descansar, para junto aos chineses criarem vacina contra COVID-19, que será produzida no Brasil.

     

    Desce - População, que ignorando a pandemia e curva crescente de contaminação por COVID-19, aglomerou nas praias, no último fim de semana.

     

    ASCOM

     

    A Assessoria de Comunicação da Câmara de Feira de Santana, na nova gestão, terá em seu comando o radialista Marcos Valentim, em substituição ao jornalista Joilton Freitas. Profissional com quase três décadas de atuação no rádio, o repórter da Rádio Subaé AM foi indicado pelo vereador Paulão, integrante da Mesa Diretiva.

     

    ASCOM I

     

    "Buscamos alguém que não tenha estrelismo, que trate os companheiros com respeito e humildade, esteja disposto a ajudar nesse momento, em que a Câmara terá uma nova postura diante dos meios de comunicação", disse Fernando Torres. Ainda não está definido o nome do jornalista que ocupará o posto de chefe da Redação da ASCOM.

     

    Atraso

     

    De acordo com matéria publicada ontem (11), no "Blog do Velame", funcionários terceirizados da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedeso) de Feira de Santana então com salário atrasado. Eles contaram ao Blog que o pagamento deveria cair na conta em dezembro, mas até ontem, não receberam.

     

    Problema

     

    Ao Blog, o secretário da SEDESO, Pablo Roberto explicou que trata-se de um problema burocrático e negou o atraso. "No final do ano foi necessário publicar um decreto para remanejar um recurso, só publicou dia 31. Com as exonerações só foi possível concluir o processo de novas assinaturas eletrônicas na sexta-feira. Como o pagamento é até o quinto dia útil se não pagar hoje tem atraso de um dia", justificou.

     

    Prazo

     

    O eleitor que não compareceu às urnas no primeiro turno das eleições municipais de novembro tem até esta semana para justificar a ausência. Caso o procedimento não seja realizado, será preciso pagar uma multa. Quem não regularizar a situação pode ficar sujeito a restrições.

     

    Risco

     

    O Brasil corre o riso de não ser abastecido suficientemente pela produção de seringas para realizar a imunização da população contra a Covid-19. É alta a possibilidade de interrupção da campanha de vacinação, depois que for iniciada porque o Ministério da Saúde restringiu a vacinação a apenas um modelo de seringa: a de 3ml com o chamado "bico de rosca", limitando a produção nacional a 1,5 milhão por dia. A indústria nacional pode não dar conta da demanda a tempo da chegada das doses em todos os estados.

     

    Vacina

     

    O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou que o Brasil tem capacidade para começar a aplicar a primeira dose da vacina contra a Covid-19 três ou quatro dias depois de o imunizante receber a autorização para uso emergencial, concedida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

     

    Adiamento ENEM

     

    As bancadas do PT no Senado e na Câmara dos Deputados defenderam, em nota, o adiamento da aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que estão previstas para acontecerem nos dias 17 e 24 de janeiro. Os parlamentarem pedem o adiamento devido ao aumento de casos de Covid-19 no país. 



  • 09/01/2021


    11.01.2021 17h54m
    Recomendar

    Sobe - O Centro das Indústrias por doar ao Município respiradores que ajudarão no combate a Covid.


    Desce - Presidente Bolsonaro, que no dia em que o País atingiu a marca de 200 mil brasileiros mortos por Covid-19, fez pouco caso com a frase “mas a vida continua”.

     

    Botafogo


    Sem jogadores para formar o time, o Botafogo recorreu a um veterano do outro lado do mundo, na longínqua Tóquio. Foi atrás da história do atleta e esqueceu que um jogador de quase 40 anos não seria jamais um atleta de grande performance, tão necessário para resolver o problema da equipe. O resultado é que Honda, um atleta de nome mundial, foi incapaz de render para melhorar o desempenho do meio de campo da equipe. Só marcou 1 gol, de pênalti.

     

    Educação


    Na quinta-feira (7), em edição especial do diário oficial da Prefeitura de Feira de Santana, foi nomeada a ex-secretária de educação do Estado e depois do município de Feira de Santana, Anaci Paim. A secretária recém-nomeada demorou pouco tempo no cargo, e foi se dedicar á área empresarial, com sua empresa: Consultora Farol do Conhecimento, ligada a projetos, assessoria e programas da educação, para atender tanto a rede pública, quanto a rede privada. Afastada das atividades pedagógicas desde 2009, quando deixou a pasta e com ela, uma pontuação de 3.4 na média do IDEB, quase 1/3 por tanto, da meta pretendida pelo prefeito Colbert Martins (MDB), que é o 9.1 que já foi atingida na cidade de Sobral, no Ceará.


    Porteira fechada


    No Botafogo, o medalhão Honda não resolveu o problema. Já, outros medalhões com mais experiência, a exemplo de técnicos de futebol, ao serem contratados por um time que não tem um quadro de jogadores de grande eficiência, com o argumento de que tem que alavancar a equipe nos campos, além do salário, faz diversas exigências de quem os contrata, como por exemplo, a comissão técnica toda ela, "será eu quem vai escolher!", imagina se isso pode acontecer em uma prefeitura em qualquer parte do Brasil?


    De olho


    Em conversa com o site Bahia Na Política, o prefeito Colbert Martins (MDB) vê com desconfiança a possibilidade de antecipação das eleições de 2022 para esse ano. Cauteloso, espera que não contamine a Câmara Municipal de Feira de Santana. Estão na disputa como principais expoentes o governador Rui Costa com o seu candidato, que deverá ser o senador Jaques Wagner, e na oposição ACM Neto (DEM).


    Tudo no sigilo


    O Palácio do Planalto decretou ontem (8), sigilo de até 100 anos ao cartão de vacinação do presidente Jair Bolsonaro e a informações sobre as doses de vacinas que recebeu. Más línguas cogitam que o presidente antivacina será um dos primeiros a tomar o imunizante, e deixará "Tudo no sigilo, tudo no esquema". Não saberemos.


    Continua


    Em mais uma fala desumana, o presidente Bolsonaro disse a propósito dos 200 mil mortos pelo vírus que "a vida continua". Sem mostrar nenhum sinal de pesar pelas tantas famílias que perderam seus entes queridos pela pandemia de COVID-19. Jair só esqueceu de acrescentar: continua apesar de não contar com a ajuda dele.


    "Fique na sua"


    Ao comentar o plano de vacinação da população baiana contra a Covid-19, na manhã de ontem (8), o governador Rui Costa foi taxativo ao afirmar que "espera que o governo federal atrapalhe menos" o processo. A fala de Rui vem após sucessivas críticas já expostas pelo gestor em relação ao comando da pandemia pela esfera federal, sobretudo o comportamento negacionista do próprio presidente jair Bolsonaro (sem partido). 



  • 08/01/2021


    08.01.2021 12h15m
    Recomendar

    Sobe - Governador Rui Costa por garantir vacinação na Bahia com prazo máximo de 30 dias.


    Desce - Presidente Bolsonaro por apoiar atentado nos EUA.


    30 dias


    O governador Rui Costa disse, ontem (7), que a estimativa é iniciar a vacinação contra a Covid-19 na Bahia, no prazo máximo de 30 dias. Para o governador, o estado já está preparado. Rui afirmou que o governo já conseguiu adquirir as seringas e refrigeradores necessários. “Só estamos esperando a liberação da vacina para iniciar a imunização”, revelou.


    Negado


    O pedido de habeas corpus feito pela defesa da desembargadora Lígia Ramos, do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) foi negado pela ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Rosa Weber. Segundo os advogados da magistrada, ela corre risco de contrair Covid-19 se continuar no Núcleo de Custódia da Polícia Militar, no Distrito Federal, onde cumpre prisão preventiva. O pedido é que ela siga para prisão domiciliar.

     

    Intimou


    O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), intimou o governo federal a comprovar o estoque de seringas e agulhas da União e dos estados. A determinação de ontem (7), é uma resposta à petição do Rede Sustentabilidade, que questiona a suspensão da compra de seringas.


    Jaguaquara


    Recém-empossada, a nova prefeita de Jaguaquara, Edione Agostinone (PP), já adotou uma postura comum na velha política: a nomeação de parentes. A gestora nomeou um sobrinho, Hemerson Oliveira di Labio, como secretário de Saúde, uma nora, Danielle Batista Ferreira Agostinone, como secretária de Governo, e um terceiro parente, Vitor Romeu Agostinone, para a chefia de Divisão de Estradas e Rodagens, órgão ligado à Secretaria Municipal de Infraestrutura.


    IPI


    O Projeto de Lei 2937/20 concede aos idosos isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) na compra de automóveis novos. Segundo o texto, que tramita na Câmara dos Deputados, a isenção será limitada a um carro nacional por idoso e só poderá ser concedida uma vez a cada 5 anos.


    Jhonatas


    O vereador Jhonatas Monteiro (PSOL), defendeu em reunião da Mesa ontem (7), a redução do salário dos vereadores, e apoiado por colegas da oposição e o presidente da Câmara, Fernando Torres (PSD).

     

    Incompetente


    O governador Rui Costa (PT), voltou a subir o tom contra o governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), em relação a demora para o início da campanha de vacinação contra o novo coronavírus no Brasil. Em discurso, Rui chamou o governo federal de “incompetente”.



  • 07/01/2021


    08.01.2021 12h13m
    Recomendar

    Sobe - Farmácia Moderna por criação de vacina contra a Covid-19, que mostrou eficácia de 94,1%, aprovada pela União Europeia.


    Desce - Presidente Bolsonaro por suspender a aquisição de seringas visando o preço, e mostrar o real valor que dá a vida dos brasileiros.


    Luto


    O Governo Municipal de Feira de Santana decretou ontem (6), luto oficial de três dias, pela morte de Carlos Lacerda, ex-diretor da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedeso). Lacerda morreu no início da tarde de ontem, por complicações de saúde agravadas por ter se contaminado com a COVID-19.


    EUA


    Ontem (6), manifestantes a favor de Donald Trump invadiram o Capitólio e o vice-presidente Mike Pence teve que ser evacuado às pressas. É assustador quão longe ideologias negacionistas e fake news podem levar as pessoas. Lá, e aqui.


    Maravilha


    Um dia após dizer a apoiadores que o Brasil está “quebrado” e que por isso não consegue “fazer nada”, o presidente Jair Bolsonaro declarou ontem (6), em tom de ironia, que o país “está uma maravilha”.


    Maravilha I


    “Confusão ontem, viu? Que eu falei que o Brasil estava quebrado. Não, o Brasil está bem, está uma maravilha”, afirmou o presidente. Em seguida, Bolsonaro voltou a criticar a cobertura da imprensa. “Imprensa sem vergonha, essa imprensa sem vergonha faz uma onda terrível aí. Para a imprensa, bom estava [com] Lula, Dilma, gastando R$ 3 bilhões por ano para eles”, disse.


    Sem vacina


    O presidente Jair Bolsonaro acusou ontem (6), fabricantes de seringas de terem aumentado os preços e, por esse motivo, o governo federal suspendeu a compra do material. Faltam vacinas e seringas e sobram cloroquinas, o presidente há meses atrás teve pressa em comprar e estocar o remédio para malária superfaturada sem sequer pensar e preço, ou na eficácia do remédio.


    Novo titular


    O advogado Paulo Roberto é o novo titular da Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (SNPIR/MMFDH). Antes de chegar ao MMFDH, Paulo Roberto ocupava o cargo de assessor especial do ministro Milton Ribeiro, no Ministério da Educação (MEC).


    Maia


    Após o Ministério da Economia repassar ao Congresso a culpa pelo não pagamento de uma obrigação do Brasil com organismo internacional, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), chamou o governo de incompetente e disse que o Executivo está transferindo responsabilidade.


    Reunião


    O presidente da República Jair Bolsonaro (sem partido) convocou a primeira reunião ministerial do ano, na manhã de ontem (6), no Palácio do Planalto. O ministro da Economia, Paulo Guedes, mesmo de férias, compareceu ao encontro, iniciado às 8h. De acordo com informações do governo, 17 dos 23 ministros participaram da reunião junto com o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães.



  • 06/01/2021


    06.01.2021 14h55m
    Recomendar

    Sobe - Secretaria de saúde do Estado por R$ 26 milhões em investimentos na modernização de escolas da Bahia.


    Desce - Ministério da Saúde, que continua patinando, sem avançar com os pedidos da vacina da COVID-19.


    Educação


    Até o momento, o prefeito Colbert Martins (MDB), ao que tudo indica, não encontrou o nome ideal para assumir a secretaria de educação. Esta nota foi elaborada ontem (5), depois das 18h, e esse cuidado deve-se a promessa do prefeito de que Feira de Santana terá que atingir a nota 9.1 conseguido pela educação do município de Sobral, no Ceará. No que esta certo o prefeito, como justificar uma cidade com o orçamento que esse ano está estipulado em mais de 1 bilhão e 900 milhões? Ficar com a deprimente nota de 4.8.


    Educação I


    Pois bem, quando estudamos eu e o prefeito, os dois em escola pública, a média exigida para os alunos que não faziam a chamada “segunda época”, era 7.0, isso nos anos de 60, 70, 80 e depois de 80, média 6.0. Agora, 30 anos depois, querer preparar aluno para o mercado de trabalho competitivo com 4.8 é inadmissível.


    Educação II


    Feira de Santana de 2001 até agora, teve na direção da Secretaria de Educação 6 nomes. Cada um deles, dentro das suas condições fizeram o que puderam, mas nenhum deles conseguiu chegar a meta estabelecida para retomar a qualidade do ensino. Chamar qualquer nome desses que ocuparam a secretaria, sinto muito, mas tenho que dizer... não é querer evoluir para a nota 9.0 e chegar ao ensino de excelência.


    Educação III


    Eles fizeram tudo que eram capazes, não acredito que tenham se reciclado para atingir a nota 9.0, já que nenhum chegou nem a metade da nota pretendida. Não estou desmerecendo nenhum deles, porque ressaltei acima, fizeram o que estava dentro de suas condições. Pode o prefeito chamar qualquer um deles para ocupar uma outra secretaria, se tem compromisso, e podem os mesmos desempenharem um excelente trabalho, em outra secretaria. E aí, vai o chavão: renovar para inovar!


    Pobre Jair


    O presidente Jair Bolsonaro afirmou ontem (5), que “não consegue fazer nada porque o Brasil está quebrado” e disse ainda que a imprensa é responsável por “potencializar” a gravidade da Covid-19 no país, afetando a economia.


    Rachadurazinha


    O mesmo presidente estava há poucos dias aglomerado, nadando na praia como se o vírus já tivesse acabado no País. A fala também destoa do discurso afirmado pelo Ministro da Economia, Paulo Guedes de que a atividade econômica está em plena recuperação. Será que o País está mesmo quebrado, ou está no mínimo com uma rachadurazinha?


    Acessibilidade


    Aprovadas pela Câmara, duas leis voltadas à acessibilidade dos cidadãos feirenses portadores de deficiência visual e uma terceira, que beneficia aos pais portadores de deficiências em geral, no momento de matricular o filho (criança ou adolescente) na rede municipal de ensino, encontram-se no Poder Executivo no aguardo de que sejam sancionadas - ou vetadas, se for o entendimento do Governo.



  • 05/01/2021


    05.01.2021 17h55m
    Recomendar

    Sobe - O feirense Pedro Aníbal, que alcançou uma das maiores notas em prova americana do SAT correspodente ao Enem no Brasil.


    Desce - Presidente Bolsonaro por nadar com banhistas na Praia Grande e gerar aglomeração, enquanto Brasil registrava 17 mil casos de COVID-19 no fim de semana.


    DEM


    O DEM elegeu 39 prefeitos na Bahia no pleito de 2020. Com isso, o partido presidido nacionalmente pelo ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, administra o maior percentual de baianos, e teve nas eleições municipais cerca de 1,5 milhão de votos, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e superou partidos como o PT, legenda do governador Rui Costa, que teve em torno de 1,1 milhão de votos. O resultado mostra um possível cenário das eleições de 2022.


    Pela licença


    Levantamento feito pelo UOL e publicado no último domingo (3), aponta que 1.642 servidores podem ter se candidatado nas eleições de 2020 apenas para usufruir de licença remunerada. A informação foi obtida a partir de dados públicos divulgados pela Justiça Eleitoral. De acordo com a reportagem, ao menos 95 servidores se candidataram e não tiveram nenhum voto sequer.


    Inconformado


    Washington Post diz que ex-presidente dos EUA, Donald Trump pressionou secretário de estado da Geórgia. O jornal americano, que teria tido acesso a uma gravação de ligação telefônica de uma hora, o presidente teria pedido que Brad Raffensperger, secretário de estado da Geórgia, “encontrasse 11.780 votos” a seu favor para virar a disputa contra Joe Biden. Trump também teria ameaçado Raffensperger, dizendo que sua recusa em cumprir as demandas seria um “grande risco”, aponta o Washington Post. A Casa Branca não se pronunciou sobre a reportagem.


    Vacina


    O secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, afirmou nas redes sociais, na manhã de ontem (4), que é contra a vacinação da Covid-19 através da iniciativa privada. De acordo com ele, a imunização deve “ser democrática”.


    Vacina II


    “A vacina contra a Covid-19 tem que ser democrática. Para todos. Sem privilégios para os mais ricos. O compromisso dos fabricantes mundiais é vender inicialmente apenas para governos. Mesmo na hipótese do governo federal não adquirir em tempo, havendo registro na Anvisa, os Estados o farão”, publicou Vilas-Boas em seu perfil no Twitter.


    Evitar


    O secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, alertou sobre a provável vinda da nova variante da Covid-19 ao estado. São Paulo já conta com dois casos da mutação do vírus encontrada inicialmente no Reino Unido.


    Evitar II


    “Infelizmente ela vai chegar aqui. É uma questão de tempo, porque não temos como bloquear fronteiras”, disse o representante da pasta. Ele afirmou que medidas para reduzir a entrada da variante na Bahia estão sendo tomadas, porém reiterou que “não é possível evitar”.


    Sem privilégio


    O caso que levou o então prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, à prisão sai do 1º Grupo de Câmaras Criminais do Tribunal de Justiça do Rio para a primeira instância. Fora do cargo, o acusado deixa de ter foro privilegiado na segunda instância. Amanhã (6), os autos passam para a 1ª Vara Criminal Especializada de Combate ao Crime Organizado, por determinação da relatora da denúncia, a desembargadora Rosa Helena Macedo Guita.



  • 02/01/2021


    04.01.2021 11h32m
    Recomendar

    Sobe - Prefeito Colbert Martins por ser empossado prefeito de Feira e continuar no comando da cidade.


    Desce - Pessoas que desrespeitaram as normas de segurança sanitária e provocaram aglomeração durante as festas de fim de ano.


    Minuto de silêncio


    Durante seu discurso na Câmara Municipal na tarde de ontem, o prefeito Colbert Martins da Silva pediu a todos que fizessem um minuto de silêncio em homenagem às vitimas fatais do novo coronavirus. No ano passado, 354 pessoas morreram em decorrência da covid. Ele prestou solidariedade às famílias e falaou sobre a importância da vacina como o imunizante necessário para vencer o mal que afetou a todos.


    Apagão educacional


    De acordo com o prefeito de Feira o maior estrago causado pela pandemia em 2020 foi o apagão educacional, já que as escolas públicas tiveram suas aulas suspensas em março para evitar o avanço da covid-19 e sua taxa de contaminação. Ele afirmou que aguarda definição do conselho estadual de educação para definir as diretrizes nas escolas locais.


    Diálogo


    Não há nenhuma dificuldade de diálogo entre o governo do Estado e o Governo Federal. Feira de Santana está acima de todos nós, disse o prefeito no ato da posse e garantiu que vai continuar batendo na porta de ministros em Brasília para garantir cada vez mais investimentos para a maior cidade do interior baiano.


    Diálogo II


    Assim como Colbert, em Feira, Bruno Reis, novo prefeito de Salvador, Antes de tomar posse, Bruno declarou que vai garantir o diálogo junto ao governador da Bahia, Rui Costa (PT), e ao presidente Jair Bolsonaro (Sem partido), para defender os interesses da capital. Além de grandes desafios para minimizar os efeitos da pandemia, Bruno Reis afirmou que pretende, também, ser o prefeito da educação.


    Já foi


    ACM Neto (DEM) se despediu ontem (1º), do cargo de prefeito e marcou presença na cerimônia da 19ª Legislatura da Câmara Municipal de Salvador, quando foram empossados o prefeito eleito Bruno Reis, a vice-prefeita Ana Paula Matos e os 43 vereadores diplomados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE).


    2022 é logo alí


    Questionado sobre a possibilidade de disputar o Governo do Estado em 2022, ACM Neto se esquivou. “Vamos esperar 2022 chegar sem passar por cima de qualquer etapa. Tudo no seu tempo. Não é hora agora de começar nova campanha política. Isso vai acontecer na hora certa”, declarou.


    Cota de gênero


    O ano começou e já no primeiro dia o município de Itanhém, no interior da Bahia, já tem pedido de cassação de vereadores na Justiça. A ação judicial movida pelo vereador Deilton Sousa Porto (PP) alega que houve fraude na cota de gênero do PSD e pede a cassação dos parlamentares eleitos do partido. De acordo com a ação, a candidata Beth da Santa Rita não concorreu de fato às eleições em Itanhém, tendo sido convencida pelos dirigentes do PSD a apenas emprestar o seu nome para que o partido cumprisse com a obrigação legal da cota de gênero.


    Riachão do Jacuípe


    Com a missão de cuidar da vida de todos os cidadãos jacuipenses, o prefeito Carlos Matos (DEM) e o vice Felipe Sales, tomaram posse dos cargos na manhã de sexta-feira, 1º de janeiro. Os dois serão os responsáveis por conduzir os destinos de Riachão do Jacuípe nos próximos quatro anos.


    Sanção da LDO


    A Secretaria-Geral da Presidência informou que o presidente Jair Bolsonaro sancionou a Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2021. A Lei estabelece as regras básicas para a execução do orçamento, incluindo as previsões de receitas e despesas. Os gastos são detalhados na Lei Orçamentária (LOA), que ficará para ser votada no ano que vem. A aprovação do projeto pelo Congresso ainda em 2020 chegou a ser ameaçada, o que levantou dúvidas de como o governo manteria os gastos em 2021, inclusive despesas obrigatórias. Com a Lei o Executivo terá acesso a 1/12 dos recursos previstos por mês até que o texto do Orçamento de 2021 passe pelo crivo do Congresso.



  • 31/12/2020


    04.01.2021 11h24m
    Recomendar

    Sobe - Governo Federal pelo auxílio emergencial como medida para salvar o País de um aprofundamento na crise econômica.


    Desce - Prefeituras baianas que ainda não pagaram o 13º salário dos servidores da educação e de outros segmentos da administração municipal.


    Agente de transformação


    Manter a atuação nas comunidades como um “agente de transformação de realidades”, é o objetivo do vereador Cadmiel Pereira (DEM), a partir de 1º de janeiro, quando ele deixa a Câmara Municipal de Vereadores, depois de ter uma destacada atuação na defesa dos direitos humanos, desporto, inclusão social e do direito ao livre exercício da fé. Nos quatro anos desta legislatura, diz Cadmiel, foi possível, com o auxílio do seu gabinete, “inserir, gerar igualdade, promover justiça e equidade social aos munícipes, sem qualquer tipo de discriminação”. Ex-presidente da Comissão de Saúde e Desporto e 1º Secretário da Mesa Diretiva, Cadmiel Pereira deixa a Câmara com grandes expectativas para 2021, desejando que o Novo Ano seja de paz e esperança.


    Possibilidade


    Há um compromisso político firmado pelo prefeito Colbert Martins Filho (MDB) com o vereador Lulinha (DEM) sobre a legislatura que se inicia amanhã. Não reeleito em 15 de novembro, embora tenha obtido quase 4 mil votos, acredita que, na condição de suplente, poderá ser mantido na Câmara. Para assumir a vaga, será necessário que o chefe do Poder Executivo convide um vereador eleito do Democratas a ocupar uma secretaria ou superintendência municipal. Lulinha atribui o recente revés às novas regras eleitorais, que impediram coligações partidárias no pleito proporcional.


    Mandato de apenas 5 meses


    Um aprendizado “gigantesco”, é como vê o vereador Sargento Josafá Ramos (Patriota), a oportunidade de exercer, mesmo que no seu caso por um curto período, o mandato legislativo. Ele assumiu por apenas cinco meses e não obteve a recondução para a próxima legislatura, no pleito de 15 de novembro. Dentre as importantes vivências que teve no cargo, desde o dia 22 de julho, quando assumiu uma cadeira na Casa, destaca sua participação nas comissões legislativas de Finanças, Orçamento e Fiscalização e de Constituição, Justiça e Redação - esta última, responsável por analisar e emitir pareceres para a tramitação de proposições dos vereadores e do Poder Executivo.


    À disposição


    Justiniano França afirma estar à disposição do prefeito reeleito Colbert Martins para integrar a equipe administrativa, em seu segundo Governo. Presente no Poder Executivo ao longo das últimas gestões municipais, tendo exercido o cargo de secretário nas pastas de Educação, Serviços Públicos e Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, França, que não concorreu para mais um mandato na Câmara, este ano, é um dos fortes candidatos para compor o primeiro escalão a partir de janeiro de 2021.


    Fica a amizade


    Bairros da região Norte da cidade (especialmente Asa Branca, Campo Limpo, George Américo, Parque Ipê e Novo Horizonte) perdem uma representação no Legislativo, mas continuam a contar com um amigo determinado a continuar na defesa dos interesses de suas comunidades. É o que assegura o vereador Gilmar Amorim (MDB). Hoje, ele deixa a Casa da Cidadania, pois não obteve a reeleição para o que seria o seu segundo mandato. O, agora, ex-vereador diz que o resultado do pleito não vai tirar a sua motivação de “estar diuturnamente trabalhando pelas pessoas que mais necessitam.


    Orçamento da Bahia


    A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) do Estado da Bahia para o ano de 2021 foi aprovada, em segundo turno, pela Assembleia Legislativa do Estado (Alba) na quarta-feira (30), durante sessão extraordinária. Constam no texto as metas fiscais e prioridades a serem alcançadas pela gestão estadual. O documento, que estabelece as diretrizes orçamentárias do Governo do Estado para o próximo ano, foi entregue pelo secretário estadual do Planejamento, Walter Pinheiro, ao presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Nelson Leal, no dia 14 de maio.


    Orçamento da Bahia II


    A assistência social (proteção social) e segurança alimentar e nutricional, em especial nas populações em situação de vulnerabilidade e o uso de tecnologias e policiamento de base comunitária para a prevenção e enfrentamento à violência também se destacam entre as prioridades previstas no documento, juntamente com o acesso à água e cobertura de esgotamento sanitário, em especial no meio rural, e a prevenção aos desastres ambientais e sanitários com foco na contenção de encostas.



  • 1
Os comentários e textos não representam a opinião do portal; a responsabilidade pelo blog é do autor da mensagem.
Folha do Estado da Bahia
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia