Em cima da hora:
Projeto contra corrupção do MPF já coletou mais 31 mil assinaturas na PB
-
  • Facebook
  • Twitter
  • Orkut
  • Feeds
  • 02/11/2017


    Sobe - Presidente da Câmara de Cruz das Almas, que bem articulado, consegue benefícios para a cidade, em Brasília

     

    Desce - Homens que ainda encaram o cuidar da saúde com preconceito e discriminação


    Novembro Azul

     

    Luiz da Feira (PPL) convocou os homens a participarem da campanha Novembro Azul, que tem como objetivo a realização de exames para prevenção e diagnóstico do câncer de próstata. O edil destacou a importância de deixar o preconceito de lado e cuidar da saúde. "Este é o mês de luta contra o câncer de próstata. Quero alertar os homens de nossa cidade a procurarem as unidades de saúde para fazerem seus exames para prevenção dessa doença, que é tão preocupante", pontuou parabenizando a Secretaria Municipal de Saúde pelos resultados positivos da campanha Outubro Rosa. Em aparte, o vereador Isaias de Diogo (PSC) chamou a atenção das autoridades responsáveis para a importância de realização de maior apoio e incentivo à campanha voltada para o público masculino. "No início do Outubro Rosa, que é destinado ao cuidado com a saúde da mulher, recebemos nesta Casa os lacinhos cor de rosa, fazendo referência ao movimento. Mas, o Novembro Azul começa sem muito incentivo. O homem já é difícil de se convencer a cuidar da saúde, portanto, precisamos de ações mais efetivas", avaliou.

     

    Novembro Azul II

     

    Para o presidente do Legislativo feirense, José Carneiro Rocha (PSDB), o incentivo à realização de exames não depende da distribuição de símbolos alusivos à campanha. "Não podemos atribuir a não participação dos homens na campanha à ausência da distribuição de um lacinho de fita de cor azul", afirmou. De volta com a palavra, Luiz pediu para machismo ficar de lado. "Vamos deixar o machismo de lado, procurar as unidades de saúde e fazer seus exames", afirmou. Na oportunidade, o edil parabenizou o Major PM Paulo José, comandante da 66ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), pelo trabalho executado em prol da manutenção da segurança pública nos bairros de Feira de Santana.

     

    Retrocesso

     

    O vereador Cadmiel Pereira, durante discurso na tribuna da Casa da Cidadania, na sessão de ontem (01), criticou o Governo Federal pelo anúncio da redução da projeção para o valor do salário mínimo no ano de 2018. O edil também questionou o reajuste dos planos de saúde para os idosos, comprometendo o acesso digno ao atendimento à saúde da população idosa brasileira. "É uma tristeza ver o retrocesso no país, sobre o valor do salário mínimo pago ao trabalhador brasileiro. O Governo Federal anunciou reajuste do salário para R$ 969,00 e agora, alegando a inflação, reduziu a projeção para R$ 965,00. O que era para crescer, será reduzido?", criticou. Lembrando que os aposentados e pensionistas do INSS, que aguardam o reajuste, também não serão contemplados.

     

    Segurança Pública

     

    Marcos Lima (PRP) criticou a falta de ação do secretário estadual de Segurança Pública, Maurício Barbosa, diante dos índices crescentes de violência no Estado e no município de Feira de Santana. O edil lamentou a ocorrência de mais um assassinato no Centro de Abastecimento e uma tentativa de homicídio no centro comercial da cidade. "A Bahia é o Estado mais violento do país. Onde está o secretário de segurança da Bahia? Onde está o plano de ações para conter esses índices alarmantes da violência em nossos municípios? O secretário não vai tomar uma atitude diante dessa realidade?", questionou. Na oportunidade, o edil criticou a instalação de mais um pátio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/BA) em Feira de Santana, para apreensão de veículos flagrados em situação irregular.

     

    Lamentou saída

     

    O vereador Roberto Tourinho (PV) lamentou o pedido de afastamento da coordenadora do Centro de Referência Maria Quitéria (CRMQ), Maria Luiza Coelho, que estava à frente do equipamento desde a sua fundação, em 2010. "Maria Luiza sempre esteve à frente da coordenação do Centro de Referência, que foi implantado com o objetivo de atender às mulheres vítimas de violência. O equipamento, que está completando sete anos, sempre realizou ações e campanhas de prevenção contra a violência, juntamente com a Delegacia da Mulher, participando ativamente na defesa das mulheres em nosso município", pontuou. De acordo com o edil, Maria Luiza entregou ao Governo Municipal o seu pedido de afastamento do cargo no último dia 25 de outubro.

     

    Comemorou limpeza

     

    Zé Filé agradeceu a secretaria municipal de Saúde, Denise Mascarenhas, pela execução do serviço de limpeza na unidade de saúde instalada no bairro Jussara. O edil havia reivindicado a intervenção durante discurso na sessão da última segunda-feira (30). "Denunciei nesta Casa o abandono em que se encontrava o posto de saúde do bairro Jussara, com o mato e o lixo tomando conta do local. Ontem (31), voltei ao local e lá estavam mais de 15 homens fazendo o trabalho de limpeza. Agora, o posto está todo limpinho. Tudo é uma questão de boa vontade. Se esse vereador não subisse à tribuna para denunciar, a situação permaneceria como estava", informou.



Os comentários e textos não representam a opinião do portal; a responsabilidade pelo blog é do autor da mensagem.
Folha do Estado da Bahia
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia