Sobe - Ministro Edson Fachin por determinar a execusação da pena do deuputado Paulo Maluf em regime fechado.
Desce - Ex-prefeito de Santo Amaro por ser preso na operação Adsumus sob acusação de envolvimento no maior desvio de dinheiro público da cidade.
Maratona de entrevistas
O presidente da Câmara, José Carneiro Rocha, visitou algumas emissoras no dia de ontem, incluindo a Rádio Geral, onde concedeu entrevista e tratou sobre diversos assuntos. Carneiro fez um balanço das ações realizadas neste ano e revelou as perspectivas para 2018. O presidente também tratou de assuntos referentes ao concurso público para servidor da Casa, limitação para a concessão de outorgas, TV aberta do Legislativo feirense e balanço de projetos apresentados e aprovados na Câmara Municipal.
Apoio a Lula
O cantor e compositor Chico Buarque é uma das personalidades que apoiam o manifesto "Eleição sem Lula é fraude", lançado na terça-feira (19), pelo ex-ministro Celso Amorim, em contraposição ao julgamento do ex-presidente petista no Tribunal Regional Federal da 4 ª Região (TRF4). De acordo com informações da Folha de S. Paulo, o documento, que além da assinatura de Chico contou com a firma do filósofo norte-americano Noam Chomsky, faz duras críticas ao julgamento, que está marcado para 24 de janeiro de 2018 e pode tirar Lula da disputa eleitoral naquele ano. Antes do caso do tríplex de Guarujá chegar ao TRF-4, o petista foi condenado em primeira instância pelo juiz Sérgio Moro, em junho deste ano, por corrupção e lavagem de dinheiro.
Prisão convertida
O doleiro Lúcio Funaro teve a progressão de regime para prisão domiciliar aceita pelo juiz Valisney Oliveira, na manhã de terça-feira (19). Funaro é considerado o operador do ex-deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e firmou acordo de colaboração premiada com a Justiça. O alvará de soltura do doleiro foi expedido após parecer do Ministério Público Federal, que concordou com a progressão de regime do delator. Funaro deve permanecer em sua residência, em Vargem Grande do Sul, no interior de São Paulo. A residência em que o doleiro deve ter monitoramento eletrônico e mensalmente as imagens das câmeras de segurança deverão ser remetidas ao juízo, de acordo com a ata da sessão que confirmou a mudança no regime prisional. Lúcio Funaro foi preso em julho de 2016 e teve o acordo de colaboração homologado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), no último mês de setembro.
Denúncias retiradas
Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, nesta terça-feira (19), retirar de Sérgio Moro as denúncias de organização criminosa contra políticos do PMDB, como Geddel Vieira Lima, Eduardo Cunha e Rodrigo Rocha Loures. De acordo com o G1, as defesas queriam manter as acusações no STF, ou garantir que as peças fossem enviadas para uma vara criminal do Distrito Federal, e não para Moro. Ficou definido que os processos serão enviados para a Justiça Federal de Brasília.
Pai de santo ajudou
Michel Temer recebeu um passe de um homem que se identificou como pai de santo no palco da convenção nacional do PMDB. O babalorixá Pai Uzêda disse que fez um trabalho para eliminar uma "macumba", que tinha o objetivo de provocar a morte de Temer. Temer foi recebido pelo pai de santo quando subiu ao palco do evento, em Brasília, na terça-feira (19). Ele abriu os braços enquanto o babalorixá passava folhas de guiné em seu corpo. "Fizeram um trabalho de vudu contra o presidente Temer. Por isso que ele teve a doença", afirmou o pai de santo, após o evento ele ia morrer".
Deixou a cadeia
A ex-primeira-dama Adriana Ancelmo deixou na manhã de terça-feira (19), a cadeia pública José Frederico Marques, em Benfica, no Rio, para permanecer em prisão domiciliar. O benefício, concedido na segunda (18), pelo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes, é semelhante ao dado pelo juiz Marcelo Bretas, em março. Ela retornou para o presídio por determinação do Tribunal Regional Federal no mês passado. Em seu texto, o ministro citou decisões anteriores do próprio STF.