Embasa
Em cima da hora:
Motociclista fica ferido após bater de frente com ônibus em Ribeirão Preto
-
  • Facebook
  • Twitter
  • Orkut
  • Feeds
  • 30/12/2017


    Sobe - Governos Federal e alguns estaduais que tentaram, liberando recursos extras, contribuírem para prefeitos ajustarem suas contas no final do ano.


    Desce - Os prefeitos que em uma administração equivocada nesse primeiro ano comprometeram servidores e fornecedores com a falta de pagamentos dos compromissos.

     

    PMDB quer reeleição de Temer


    O Palácio do Planalto e a cúpula do PMDB têm uma estratégia pronta para tentar viabilizar a candidatura do presidente Michel Temer à reeleição, em 2018, apesar da aprovação ainda estar na casa de um dígito. O plano é ancorado em pilares que incluem não só a melhoria de indicadores econômicos, mas também o reforço da agenda social. Na lista das medidas que serão anunciadas, nos próximos dias, está a prorrogação do limite de R$ 1,5 milhão para o financiamento da casa própria com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). A sete meses do prazo para os partidos escolherem os candidatos, Temer faz de tudo para agradar à classe média e vai reembalar programas sociais da era petista, dirigidos às camadas mais pobres.


    Desemprego caiu


    A taxa de desemprego no país caiu para 12% no trimestre encerrado em novembro, conforme dados divulgados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo informações do jornal Folha de S. Paulo, o índice representa queda em relação ao trimestre anterior, encerrado em agosto, quando o percentual foi de 12,6%, uma redução de apenas 0,6 pontos percentuais. Com a diminuição, o país registrou 12,6 milhões de pessoas desocupadas ao final de novembro. Apesar da melhora em relação ao trimestre imediatamente anterior, a taxa está acima da que foi firmada no mesmo período do ano passado, de 11,9%.


    Ministros defendem Gilmar


    Em nota pública, os 10 ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) criticaram a insinuação feita pelo juiz Glaucenir Oliveira, de Campos dos Goytacazes. O magistrado sugeriu que o ministro Gilmar Mendes teria recebido dinheiro para conceder habeas corpus ao ex-governador do Rio de Janeiro, Anthony Garotinho. "Tal episódio receberá o exame devido pelos órgãos competentes, mas representa perigoso precedente contra toda a magistratura e todos os fundamentos do Estado democrático de Direito", diz um trecho do texto. O juiz, que é responsável pelas investigações e pelo processo no qual Garotinho é acusado de corrupção e compra de voto, criticou Mendes através de um áudio encaminhado em um grupo de WhatsApp.


    Candidatura será relançada


    O PT planeja para o dia seguinte ao julgamento em segunda instância de Lula, no Tribunal Regional Eleitoral da 4ª Região (TRF4), marcado para 24 de janeiro, uma reunião ampliada da executiva do partido onde a candidatura dele será realizada. Segundo informações da coluna Painel, do jornal Folha de S. Paulo, deputados, senadores e governadores foram convidados para o evento, que ocorrerá independente da decisão judicial que seja tomada pelos desembargadores. O ato já é visto como um gesto de resistência - há uma expectativa generalizada que o tribunal confirme a condenação emitida pelo juiz Sérgio Moro, no caso do tríplex do Guarujá, em São Paulo.


    PMDB pode apoiar Maia


    Possível nome a concorrer nas eleições presidenciais de 2018, o deputado e presidente da Câmara Rodrigo Maia (DEM-RJ) pode receber o apoio do PMDB para o pleito. O vice-prefeito Bruno Reis elencou os motivos para essa tendência na quinta-feira (28), durante o Festival Virada Salvador. "Por conta da posição que Rodrigo Maia tem como presidente da Câmara e vem se consolidando como verdadeiro reformista, tendo em vista as principais reformas aprovadas e que podem ser aprovadas pela frente, acho que tem diálogo e conexão com o PMDB. Até porque Michel Temer não é candidato, deixando isso claro", disse Reis.


    Sugeriu que Rui trabalhe


    O prefeito ACM Neto comemorou o fim da "novela" do empréstimo do Banco do Brasil ao governo do estado, anunciado na quinta-feira (28), pelo governador Rui Costa. Presente no camarote municipal do Festival Virada Salvador, o democrata disse que o desfecho mostrou que ele não teve qualquer participação na tentativa de impedir a liberação do recurso. "O governador tem que parar de enxergar coisa onde não existe e trabalhar mais pela Bahia e pelo governo, coisa que ele vem fazendo pouco, na minha opinião", disse o prefeito.

     

    Acatou recomendação


    Ainda com o uso de uma sonda na uretra por conta de uma cirurgia feita no dia 13 de dezembro, o presidente Michel Temer acatou a recomendação médica e avisou a auxiliares que desistiu de passar novamente a virada do ano na restinga da Marambaia, no Rio de Janeiro. No ano passado, Temer e a família foram para o local passar o réveillon. Temer embarcaria no início da tarde da quinta-feira (28). Oficialmente, o Planalto informa que a decisão do presidente aconteceu por conta da previsão de mau tempo e possibilidade de chuvas no local.  



Os comentários e textos não representam a opinião do portal; a responsabilidade pelo blog é do autor da mensagem.
Folha do Estado da Bahia
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia