Em cima da hora:
Enchente atinge bananais em três cidades do Vale do Ribeira, SP
-
  • Facebook
  • Twitter
  • Orkut
  • Feeds
  • 16/01/2018


    Sobe - Nota Premiada Bahia por possibilitar que o cidadão escolha instituições das áreas social e saúde para serem beneficiadas.


    Desce - Violência crescente contra menores nas famílias.


    Fraude licitatória


    A Câmara Municipal de Jaguarari aceitou uma denúncia de infração político-administrativa contra o prefeito Everton Carvalho Rocha (PSDB). A decisão foi tomada por 12 votos favoráveis contra apenas um negativo, em sessão plenária da última quinta-feira (11). Com base em sorteio, a Comissão Processante será composta pelos vereadores Valdemilson dos Santos Vieira, no cargo de presidente; José Gonçalves Filho, como relator; e Lourival Almeida Sandes, como membro. Os três terão o prazo de 90 dias, contados a partir da data de notificação do denunciado, para investigar o caso. Na ação referida, solicitada em 26 de dezembro por Klyton Marceu Rosa Silva, o prefeito é acusado de fraudar a licitação de um software para o sistema de controle de tributos.


    Homenageado em marchinhas


    O japonês da federal e o prefeito de São Paulo João Doria (PSDB) são personagens do carnaval que passou. O "muso" dos compositores de marchinhas agora é outro: "Ele é uma figura que está no jornal diariamente. A gente acorda com ele quase todos os dias", disse João Roberto Kelly, 79 anos, ao se referir ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e Presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Gilmar Mendes. O ministro foi "homenageado" em pelo menos três novas marchinhas. Kelly, que é autor de clássicos como "Cabeleira do Zezé" e "Mulata Iê-Iê_Iê", lançou "Alô, Alô Gilmar" ("Alô, alô Gilmar/eu to em cana,/vem me soltar...").


    Segurança pública


    A maior parte da população avalia que a segurança pública piorou nas cidades brasileiras nos últimos anos: 67,9% afirmam sentir maior insegurança, segundo levantamento do instituto Paraná Pesquisas. Para 16,5% dos entrevistados, o cenário continuou igual, enquanto 14,5% acham que a situação melhorou e 1,2% não souberam e não opinaram. A sensação de piora é maior entre nordestinos (73,6%) e menor entre os sulistas (64,1%) e moradores do sudeste (64,3%). Há uma diferença de percepção maior também considerando as faixas etárias: a piora foi vista mais entre pessoas com 25 a 34 anos (73,5%) e menos entre os idosos (60 anos ou mais), entre os quais 59,9% veem um aumento da violência. A responsabilidade sobre o tema, no ponto de vista da maioria da população (60,5%), é de todos os poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário).


    Definições no MST


    A eleição dos novos dirigentes do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) encerrou o trigésimo encontro estadual da organização no domingo (14) - no evento, foram escolhidos também os nomes que concorrerão a cargos eletivos nas eleições deste ano. Para a direção do MST, foram indicados Evanildo Costa, em reeleição, e Lucineia Durães, conhecida como Liu do MST, em substituição a Elisabeth Rocha, que vai para o setor nacional de produção do Nordeste. Na chapa proporcional, serão candidatos o deputado federal Valmir Assunção (PT-BA), que tentará a segunda reeleição, além de Mário Jacó (suplente de deputado do PT) e o vereador Luiz Carlos Suíca, que disputaram uma vaga na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). O MST também confirmou apoio à reeleição do governador Rui Costa e à candidatura do secretário de Desenvolvimento Econômico, Jaques Wagner, ao Senado.


    "Não sou candidato"


    O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ) ressaltou que não é candidato ao cargo de presidente da República. "Eu não sou candidato", disse para jornalistas em Nova York. "Entre a aventura e o risco tem um caminho muito longo para você ser candidato a presidente. Agora, eu analiso cenários. De fato, como eu tenho dito sempre, a eleição no Brasil é uma eleição aberta. Isso gera mais insegurança. Eu não estou preocupado." "Talvez se eu estivesse preocupado com eleição eu estaria ouvindo muitos dos meus amigos dizendo que eu não deveria manter a votação da reforma da Previdência", ressaltou o presidente da Câmara.


    Fogo amigo


    O PP da Bahia não trabalha com hipótese diferente de manter João Leão como vice na chapa do governador Rui Costa. A declaração vem de integrantes da direção do partido, que tratam como "fogo amigo" as tentativas de aproximar o grupo político progressista do prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM). Apesar da proximidade entre membros da bancada do PP com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), ainda não são feitas tratativas para aproximar o partido do DEM na Bahia. Não oficialmente. Nos círculos de conversa, todavia, os interlocutores admitem manter uma boa relação - tanto do lado de Neto quanto do lado do PP. 



Os comentários e textos não representam a opinião do portal; a responsabilidade pelo blog é do autor da mensagem.
Folha do Estado da Bahia
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia