Com a prioridade de manter o PT no Poder Executivo nacional, a agenda das maiores lideranças do partido no País, a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Lula, começa a ser intensificada com andanças pelos estados. A Bahia está nos planos de ampliação das visitas, como foco de popularizar as ações da pré-candidata. Há expectativa de que a presidente possa preencher compromissos no Estado na sexta-feira (22). Caso seja confirmada, esta será a terceira vez que a chefe nacional vem à Bahia em pouco mais de um mês.
Candidatura
Considerado adormecido há até bem pouco tempo na disputa pela indicação do PT para candidatura ao governo do estado em 2014, o senador Walter Pinheiro começa a dar sinais de que vai lutar contra o favoritismo imposto a dois adversários, os secretários da Casa Civil, Rui Costa – predileto do governador Jaques Wagner –, e do Planejamento, José Sérgio Gabrielli – detentor do apoio do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Conforme antecipado pela Tribuna, Pinheiro analisava a hipótese de realizar um encontro com a militância para dar fôlego ao próprio nome na corrida pelo Palácio de Ondina.
Região Metropolitana
Prefeitos baianos ressaltaram a importância do desenvolvimento conjunto dos municípios, no inicio do seminário ‘Região Metropolitana Sul da Bahia: uma proposta’, no Centro de Convenções do Hotel Praia do Sol, em Ilhéus. O prefeito Jabes Ribeiro participou do encerramento do seminário, quando declarou que a criação da Região Metropolitana Sul da Bahia é uma antiga aspiração dos municípios “e que começa a se concretizar, a partir desta parceria da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) com as prefeituras, com o apoio de órgãos estaduais, como a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e Bahiagás.
Fatiar
Por cinco votos a quatro, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu na noite da última quarta-feira, 13, “fatiar” o início do cumprimento das penas dos condenados no processo do mensalão. A Corte reconheceu a imediata execução das penas para os crimes que não são questionados por meio dos chamados embargos infringentes. Com essa decisão, o ex-ministro José Dirceu, o ex-presidente do PT José Genoino e o ex-tesoureiro do partido Delúbio Soares, entre outros culpados, já começam a cumprir parte das penas que receberam do tribunal.