Em cima da hora:
Projeto contra corrupção do MPF já coletou mais 31 mil assinaturas na PB
-
  • Facebook
  • Twitter
  • Orkut
  • Feeds
  • 04/04/2014


    Sobe - A SEMMAM, que agiu rapidamente para impedir o andamento de obras no Parque Lagoa Subaé.
     
    Desce - Empresa que invadiu área de proteção ambiental para aterrar lagoa. 
     
    Candidato da oposição
     
    Ainda há expectativa de que o ex-ministro Geddel Vieira Lima possa integrar a chapa do democrata Paulo Souto à sucessão estadual. A avaliação era feita por lideranças do Democratas, sensibilizadas com o pedido de Geddel para avaliar a situação, depois que confirmou, por meio de uma conversa com o prefeito ACM Neto (DEM) na última terça-feira, que Souto seria escolhido para disputar o governo. A ideia do DEM continua sendo a de entregar a Geddel a candidatura ao Senado, formando com Souto ao governo e o ex-prefeito de Mata de São João, João Gualberto, a vice, uma chapa que democratas e tucanos continuam considerando imbatível para disputar o governo baiano. Só que Geddel, não acreditando nessa conversa, vai disputar eleição a governador e já informou aos correligionários que aceita a decisão do lançamento da candidatura de Paulo Souto como fato normal, e que poderão estar juntos no segundo turno. Sem traumas.  
     
    Escola municipal 
     
    Falta de merenda escolar e fardamento foram algumas das denúncias feitas pelo vereador Alberto Nery (PT), sobre a situação da Escola Municipal Professor Oscar Damião de Almeida, no conjunto Cordeirópolis, bairro da Conceição. "Trata-se de uma comunidade carente e a maioria dos alunos tem a merenda como principal refeição do dia. Quando estivemos na escola, só havia arroz e macarrão na despensa e fomos informados de que não chega nada há três semanas", afirmou. 
     
    PV 
     
    O PV escolheu esperar a definição de todos os nomes que disputarão a vaga de governador da Bahia para poder posicionar seu apoio. Mesmo após reunião na terça-feira, a sigla não entrou em consenso, mas está aberta ao diálogo, inclusive com ideia de candidatura própria na corrida ao Palácio de Ondina, informação confirmada pelo presidente estadual da legenda, prefeito da cidade de Licínio de Almeida, Alan Lacerda. Segundo Lacerda, a sigla passa pelo processo de articulação e estudo do seu posicionamento e não descarta aderência ao nome de Paulo Souto (DEM), visto que é um partido da base do prefeito ACM Neto (DEM). A decisão da posição do PV na Bahia passa longe do diretório estadual local. As tratativas são diretas entre ACM Neto e o presidente nacional, o deputado paulista Penna.  
     
    Mandato reassumido 
     
    Logo após reassumir sua cadeira de deputado federal, o ex-chefe da Casa Civil do Governo da Bahia, Rui Costa, participou de audiência com o ministro dos Transportes, César Borges, para pedir agilidade no andamento das obras  de recuperação da BR-324 (Salvador - Feira de Santana) e outras intervenções na rodovia que melhorem o acesso a Feira de Santana, como viadutos e cruzamentos. Ainda sobre a BR 324, de responsabilidade da concessionária Via Bahia, o deputado Rui Costa (PT/BA) discutiu a implantação de passarela para pedestres e barreiras de proteção. Outras estradas baianas fizeram parte da pauta, como as BRs 116 e 101.
     
    Trabalho externo 
     
    A defesa do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) prioridade na análise de trabalho externo, feito à Justiça. Segundo a defesa, a tramitação rápida deve ser concedida, "por tratar-se de cidadão idoso". A análise do pedido foi suspensa devido a uma sindicância para apurar se Dirceu usou celular dentro do Presídio da Papuda, no Distrito Federal. Ele foi condenado a sete anos e 11 meses de prisão na Ação Penal 470, o processo do mensalão. Na petição, os advogados destacam que a sindicância foi concluída e não consta que o ex-ministro tenha cometido falta disciplinar.
     
    Resposta às regalias 
     
    O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, deu prazo de 48 horas para que o governador do Distrito Federal (DF), Agnelo Queiroz, envie ao tribunal informações sobre supostas regalias aos condenados na Ação Penal 470, o processo do mensalão. Barbosa também pediu informações ao responsável pela administração dos presídios. No ofício enviado ao governador, o presidente do Supremo pede que Agnelo responda a quatro perguntas. 
     
    Explicações 
     
    O presidenciável tucano Aécio Neves disse que Dilma Rousseff deve apresentar na CPI da Petrobras sua defesa no caso da compra da refinaria americana de Pasadena. Ela presidia o Conselho de Administração da Petrobras quando o negócio foi fechado, em 2006. Avalizou a transação. "Ninguém está acima do bem o do mal", disse o senador, ao sustentar a tese de que Dilma precisa se explicar na CPI. Na opinião de Aécio, Dilma não terá de comparecer fisicamente à CPI. Em entrevista ele declarou: "Com a Presidência, nós temos que ter algum cuidado com aquilo que nós chamamos de liturgia do cargo", afirmou. 


Os comentários e textos não representam a opinião do portal; a responsabilidade pelo blog é do autor da mensagem.
Folha do Estado da Bahia
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia