Em cima da hora:
Queda de energia em Brotas deixa serviço da Defesa Civil fora do ar
-
  • Facebook
  • Twitter
  • Orkut
  • Feeds
  • 17/12/2014


    Sobe- O expressivo número de famílias no show da Família Lima no Natal Encantado.
    Desce- Os invasores de passeios públicos em Feira de Santana.

    BRT
    Hoje acontece a 2ª Audiência Pública para tratar do BRT. A 1ª realizada na última segunda-feira (15) lotou o auditório da Associação Comercial. Os procuradores da Justiça estiveram presentes, mas não se manifestaram. Enquanto setores da sociedade fizeram questionamentos. Espera-se que a de hoje seja mais palpitante.

    Processo disciplinar
    Foi prorrogado por 140 dias, pelo pleno do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Procedimento Administrativo Disciplinar (PAD) que apura as condutas dos desembargadores Mário Alberto Simões Hirs e Telma Laura Silva Britto, ambos do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA). O PAD, relatado pelo conselheiro Gilberto Martins, investiga indícios de que os dois desembargadores não tomaram providências para sanar irregularidades administrativas no tribunal e descumpriram várias recomendações e determinações feitas pela Corregedoria Nacional de Justiça em inspeções realizadas a partir de 2010. Neste PAD, os magistrados não estão afastados de suas funções.

    Código Civil
    O relator do novo Código de Processo Civil (CPC), senador Vital do Rêgo, recusou as emendas dos senadores João Durval Carneiro, Pedro Taques e Antônio Carlos Valadares contra a referência à separação judicial como forma de dissolução da sociedade conjugal. Para setores da sociedade civil, a recusa pelo relator é um retrocesso, já que a emenda facilitaria o julgamento de processos pelo Judiciário brasileiro. As emendas dos senadores, entre eles o baiano, entendiam que o instituto da separação e da culpa pela dissolução conjugal já não cabem mais no atual ordenamento jurídico e na sociedade contemporânea.

    Nova equipe
    O prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM) revelou na manhã de ontem, durante entrevista à rádio Metrópole, que ainda não conseguiu fechar todos os nomes que farão parte da reforma administrativa municipal, mas que pretende divulgar a nova equipe até sexta-feira (19). De acordo com o democrata, algumas conversas ainda estão sendo feitas. “Estou procurando estabelecer como critério fundamental a conciliação técnica, mas em alguns pontos é preciso ter a conciliação política. Boa parte da equipe continua e até sexta-feira pretendo divulgar os nomes”, disse.

    Título dívida
    A cotação dos títulos da dívida da Petrobrás emitidos no exterior está em forte queda, em um sinal do aumento da percepção de risco em relação à empresa. Hoje, os bônus da Petrobrás são cotados a preços equivalentes aos de empresas com maior percepção de risco, os chamados junk bonds. Ou seja, como se a empresa não tivesse mais a classificação de risco de grau de investimento, considerada segura pelo mercado, embora esta ainda seja a nota que ainda a empresa possui segundo as agências internacionais de rating. Investidores procuram se desfazer dos bônus da Petrobrás, depois da divulgação, na última sexta-feira, 12, de informações complementares sobre a situação financeira da estatal.

    Desdiz
    Num instante em que as manchetes já mudaram de assunto, dedicando-se agora ao petrolão, Lula teve de tratar na semana passada do escândalo anterior, o mensalão. Chamado pela Polícia Federal para depor como testemunha, o ex-presidente petista foi interrogado por cerca de uma hora e meia sobre denúncias feitas por Marcos Valério há dois anos. Denúncias que, se confirmadas, transformariam em pó o lema do “eu não sabia”. Lula, naturalmente, desdisse Valério. Deve-se ao repórter Jailton Carvalho a apuração de parte do teor do depoimento de Lula. A existência do interrogatório havia sido noticiada na véspera pela repórter Natuza Nery.

    Proximidade 

    A presidenta Dilma Rousseff participou na noite da última segunda-feira (15) da posse de Kátia Abreu para mais um mandato na presidência da Confederação Nacional da Agricultura (CNA). Em seu discurso, Dilma disse que ela e Kátia Abreu estarão “mais próximas do que nunca” nos próximos quatro anos. A senadora ouviu ainda da presidenta da República que o diálogo do governo brasileiro com o setor agropecuário, do qual tem “orgulho”, está apenas começando. “Eu queria primeiro saldar a senadora Kátia Abreu, presidente da CNA, e que honra e orgulha as mulheres do nosso país pela sua capacidade de trabalho, pelas suas convicções firmes e pelo fato de ser uma lutadora incansável de um segmento que é muito importante para o nosso país, que é a agricultura e a pecuária brasileira”, iniciou Dilma o discurso.

    Votação adiada
    A votação do recurso do deputado federal Luiz Argôlo (SD-BA) contra a decisão do Conselho de Ética da Câmara de aprovar a proposta de cassação de seu mandato foi adiada. Os deputados Wladimir Costa (SD-PA) e Marcos Rogério (PDT-RO), aliados de Argôlo, pediram vista da ação que tramitava na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). O parlamentar responde ao processo de cassação por quebra de decoro, devido à suspeita de envolvimento com o doleiro Alberto Youssef, preso na Operação Lava Jato. A manobra dos aliados do deputado impede que o processo por quebra de decoro parlamentar seja concluído e votado no plenário, já que o recesso legislativo tem início na próxima terça (23).
     



Os comentários e textos não representam a opinião do portal; a responsabilidade pelo blog é do autor da mensagem.
Folha do Estado da Bahia
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia