Em cima da hora:
População detém suspeito de roubar menor no Centro de São Carlos, SP
-
  • Facebook
  • Twitter
  • Orkut
  • Feeds
  • 29/12/2014


    Sobe- O esporte amador feirense que teve um ano repleto de conquistas.
    Desce- A imprudência de muitos motoristas que ainda causam graves acidentes dentro e fora da cidade.

    Novo secretariado
    O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), definiu mais três novos secretários para o seu próximo mandato: os deputados Arnaldo Jardim (PPS), que comandará a pasta de Agricultura, e João Dado (SDD), que assumirá a secretaria de Emprego e Relações do Trabalho, e o vereador Floriano Pesado (PSDB), que dirigirá a secretaria de Desenvolvimento Social. As definições foram feitas pelo governador em reuniões com líderes de partidos de sua aliança durante praticamente toda a véspera do Natal no Palácio dos Bandeirantes. Ele pretende fechar o desenho de seu primeiro escalão até terça-feira, 30. Dado vai substituir Tadeu Morais, secretário do Trabalho desde o ano passado

    Sem PDT
    Por meio do chefe da Casa Civil, Cícero Monteiro, e de seu futuro secretário de Relações Institucionais, Josias Gomes, o governador eleito Rui Costa (PT) fez chegar ao presidente estadual do PDT, Félix Mendonça Jr., que não aceitará a presença do partido também na Prefeitura de Salvador. Por indicação de Félix, o PDT fará a secretaria estadual de Agricultura, mas vem também namorando o prefeito ACM Neto (DEM), que já abriu espaço para que o pedetista indique a irmã, Andrea Mendonça, a uma secretaria municipal.

    No conselho
    A ex-gerente da Petrobras Venina Velosa da Fonseca – que afirma ter alertado o comando da empresa de irregularidades em contratos – foi uma das três integrantes do Conselho de Administração da companhia criada em março de 2008 para administrar a bilionária obra da Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, alvo central da Operação Lava Jato, que desmantelou o maior esquema de corrupção e propina na estatal. Entre 7 de março de 2008 e 21 de junho de 2009, Venina foi um dos três membros do Conselho de Administração da Refinaria Abreu e Lima S.A.

    Juros
    O Ministério da Fazenda atualizou norma sobre pagamento de equalização de encargos financeiros sobre os saldos médios diários de financiamentos concedidos pelo Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), conforme portaria publicada no Diário Oficial da União. A nova tabela traz as condições para cálculo do valor da equalização em dois subprogramas do Programa de Sustentação do Investimento (PSI): “Procaminhoeiro” e “Bens de Capital – Demais Itens – Micro e Pequenas Empresas”.Segundo o texto, em operações contratadas a partir de 1º de janeiro de 2015 dentro dos dois subprogramas, a remuneração direta ao BNDES será de 4,0% ao ano.

    Especulação
    O prefeito ACM Neto (DEM) disse que qualquer informação sobre suposta mudança de partido “não passa de especulação”. Ontem, o colunista Cláudio Humberto, do site Diário do Poder, cravou que o democrata estaria cogitando mudar para ou PMDB ou até para o PSB. A senadora Lídice da Mata, presidente do PSB baiano, também negou qualquer possibilidade de migração do prefeito para sua legenda.

    Provas novas
    As investigações da Operação Lava-Jato chegaram à usina hidrelétrica de Belo Monte, no Pará. No acordo de delação premiada assinado com o Ministério Público Federal, o empresário Augusto Ribeiro de Mendonça Neto, acionista do grupo Toyo Setal, comprometeu-se a entregar à força-tarefa do Ministério Público informações detalhadas e documentos sobre “todos os fatos relacionados a acordos voltados à redução ou supressão de competitividade, com acerto prévio do vencedor, de preços, condições, divisão de lotes, etc, nas licitações e contratações” realizadas para a construção da hidrelétrica.

    Comissão da Verdade
    O primeiro relatório de atividades da Comissão Estadual da Verdade (CEV-BA) será entregue na próxima segunda-feira (29) ao governador Jaques Wagner. O documento tem cerca de 300 páginas e recomenda a “reinterpretação ou mudança da Lei de Anistia”. O ato de entrega será realizado às 9h, na Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. A CEV apurou as violações de direitos humanos ocorridas durante o período do regime militar (1964-1985) e identificou 538 vítimas de repressão política no Estado. Com o relatório, o colegiado visa cobrar a responsabilização dos agentes públicos responsáveis pelas torturas e ocultação de cadáveres executadas na época, a exemplo de outras e ntidades, como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

    Declínio
    O poder político da família Sarney e o declínio de tal foram analisados em reportagem no site do New York Times, o jornal mais influente dos Estados Unidos. A matéria assinada pelo jornalista Simon Romero, chefe do escritório no Brasil, conta sobre a derrota dos Sarneys nas eleições para o governo do Maranhão – onde Flávio Dino (PCdoB) conseguiu a vitória – e a decisão de José Sarney em não procurar pela reeleição na vaga do senado. O advogado e ativista brasileiro, Rodrigo Lago, disse à reportagem que “um dos maiores coronéis restantes do Brasil finalmente está em declínio”. “Se Maranhão pode mudar, então as oligarquias em qualquer lugar precisam ser refreadas neste país”, adicionou o casuístico.



Os comentários e textos não representam a opinião do portal; a responsabilidade pelo blog é do autor da mensagem.
Folha do Estado da Bahia
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia