Em cima da hora:
Enchente atinge bananais em três cidades do Vale do Ribeira, SP
-
  • Facebook
  • Twitter
  • Orkut
  • Feeds
  • 23/01/2015


    Sobe – A solidariedade de doadores que aumentou essa semana o estoque de sangue para o Hemoba em Feira.


    Desce – A insistência do governo federal ao tomar posição contra a Indonésia pela execução do traficante transgressor das leis vigentes naquele país e em grande parte da Ásia.


    Falecimento


    Faleceu na última quarta-feira (21) o médico Bernardo Spector. Reformado como coronel da Polícia Militar, ocupou a Secretaria de Saúde de Salvador (1967 -1971), a Secretaria do Trabalho do Estado da Bahia (1971/1975 - 1979/1983) e também foi conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, até se aposentar aos 70 anos de idade. Toda sua carreira política foi construída ao lado de Antônio Carlos Magalhães, seu colega de turma na faculdade de medicina. Spector ainda foi o primeiro grão-mestre estadual do Grande Oriente Estadual da Bahia – Maçonaria (1964) e fundador da instituição no estado.


    O retorno


    Na próxima eleição para a Câmara Municipal ex-vereadores voltarão a disputar o pleito. Maurício Carvalho, ex-líder do governo Zé Ronaldo e atual aliado do deputado federal Fernando Torres, disputará a eleição pelo PSD. O ex-presidente da Câmara, vereador Ribeiro, que apoiou Fernando em 2014, é outro que pode deixar o PDT e se filiar ao PSD do deputado.


    Governistas


    Ligados ao prefeito José Ronaldo se tem como certas as candidaturas de Roberto Tourinho, Antônio Carlos Daltro Coelho e Alcione Cedraz, que dividirão espaço com os vereadores de mandatos ligados ao executivo municipal. Os dois novos secretários deverão disputar a eleição, Welligton Andrade e Rafael Cordeiro. A escolha dos partidos desses candidatos será definida até o final de setembro próximo.

     

    Independentes


    Dois candidatos independentes, que já ocuparam uma cadeira na Câmara, também buscam novo mandato. É o caso do empresário Joãozito Borges e do médico Getúlio Barbosa, que teve dois excelentes mandatos e que desistiu de disputar a última eleição.


    Vai e Vem


    Ligado ao PT, o professor Marialvo Barreto retorna à disputa e, pode acontecer um fato novo tendo como base os comentários de que: Eremita Mota assumiria agora um cargo de direção em um dos órgãos do governo do estado, o que proporcionará a ascensão à Câmara do ex-vereador Sebastião Bastinho, que só terá esse presente se apoiar o candidato a prefeito do PT no município.


    Derrotados


    Na última eleição, os candidatos derrotados ligados ao grupo político do prefeito Zé Ronaldo foram: Colbert Filho, eu, Zé Chico e Lulinha. Nenhum chorou publicamente. Pela comodidade da distância, só um interessado foi para o Pé do Caboclo no Campo Grande, em Salvador, e não foi nem para chorar, foi só para xingar. A revolta é porque quando foi reduzida a força política procurou muleta para se escorar eleitoralmente, tendo como consequência apenas calo no sovaco, gerando mágoas até hoje.


    Abandono


    Quando exigido que o PDT escolhesse um lado para apoiar exclusivamente, o partido rompeu com o governo Rui Costa. Ao invés da prima Fernanda Mendonça indicada à Secretaria Estadual de Agricultura, que só permaneceu na posse durante 20 dias, o presidente do partido, deputado federal Felix Júnior (PDT) decidiu manter a irmã, Andréa Mendonça, como secretária do Trabalho na gestão municipal de ACM Neto (DEM). Parte da ala abandonará o PDT e seguirá ao comando do presidente da Assembleia, o deputado estadual Marcelo Nilo, para a possível legenda a ser criada, o PL.


    Ocupações


    O secretário estadual de Relações Institucionais, Josias Gomes, confirmou ontem que o presidente estadual do PTN, o “doutor engenheiro” Maurício Bacelar, ocupará o cargo de diretor-geral do Departamento de Trânsito do Estado da Bahia (Detran). Apesar da especulação de que as negociações com o Detran seriam feitas com a ocupação de todos os cargos do órgão ou pasta pelo PTN, informações garantem que ao menos duas superintendências ficarão sob o comando do PP, que atualmente controla o Detran.


    Agressor


    Segundo informações, motivada pelas “palavras de baixo calão” proferidas pelo presidente Marcelo Nilo contra a secretária Andréa Mendonça (PDT), na reunião em que o PDT decidiu contrariar a orientação estadual permanecendo ao lado do prefeito de Salvador, a secretária teria contratado o criminalista Gamil Föppel a fim de processar o presidente da AL-BA com base na Lei Maria da Penha. 



Os comentários e textos não representam a opinião do portal; a responsabilidade pelo blog é do autor da mensagem.
Folha do Estado da Bahia
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia