Em cima da hora:
Motociclista fica ferido após bater de frente com ônibus em Ribeirão Preto
-
  • Facebook
  • Twitter
  • Orkut
  • Feeds
  • 16/08/2016


    Sobe - Circuito cultural por levar teatro às escolas municipais


    Desce - A inserção de mulheres jovens no tráfico de drogas


    Candidatos


    Os candidatos a prefeito terão neste ano metade do tempo de exposição no horário eleitoral fixo no rádio e na televisão. Contudo, eles terão direito a mais inserções, as peças de 15 ou 30 segundos que são exibidas ao longo da programação das emissoras. Mudanças na legislação eleitoral reduziram de 45 para 35 dias a duração da propaganda eleitoral no primeiro turno. O tempo total do horário fixo cairá de 19 horas e 30 minutos para 10 horas no decorrer de toda a campanha.


    Busca


    A presidente afastada Dilma Rousseff ainda busca focar na possibilidade de reverter votos contra o processo de impeachment. Pelo menos nove senadores que votaram a favor do relatório do senador Antônio Anastasia (PSDB-MG) na semana passada são considerados ‘não tão convictos’ e buscará por mais sete votos, pessoalmente, em conversas com os senadores ainda indecisos.


    Maior


    O número de eleitores neste ano será maior que o número de habitantes em 348 cidades brasileiras. Para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a diferença acontece pois nem sempre o domicílio eleitoral é o mesmo que o domicílio civil. A cidade com maior disparidade é Canaã dos Carajás, no Pará. A estimativa populacional para 2015 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que o município tem 33.632 habitantes. No entanto, o IBGE registra 39.832 eleitores.


    Trabalho


    O crescimento das vagas de trabalhos formais em 2016 no Brasil foi até 24 anos. Apenas duas faixas etárias conseguiram um resultado positivo. Até 17 anos, foram criadas 100.672 vagas. Já entre 18 e 24 anos, houve 85.856 contratações a mais que demissões. A faixa etária com pior resultado no primeiro semestre deste ano foi entre 30 e 39 anos, com a perda de 225.982 vagas.


    Remanejamento


    O mutirão de cirurgias que será realizado pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) a partir do mês de setembro prevê inicialmente a realização de 13 mil procedimentos, mas de acordo com o governador Rui Costa, será feito um remanejamento de recursos para se alcançar uma nova meta de 20 mil cirurgias. São seis tipos de cirurgias eletivas que serão realizadas no mutirão: cirurgia de vesícula, de câncer de próstata, hérnia, útero (miomas ou câncer), e câncer de mama.


    Propaganda


    O número de ações por propaganda eleitoral antecipada diminuiu em 11 estados este ano. Entre as causas apontadas para a queda estão a legislação atual mais branda, e a crise política. O caso mais expressivo é o do Rio Grande do Sul, onde o TRE recebeu apenas duas ações no primeiro semestre deste ano, contra 80 no mesmo período de 2012.


    Redução


    Quase 15% dos deputados federais quer abandonar Brasília em 2017. As vinte maiores siglas da Câmara lançarão ao menos 69 congressistas a prefeito em outubro. Donos das duas principais bancadas, PMDB e PT lideram no número de candidatos, nove cada. As legendas, no entanto, têm objetivos distintos: peemedebistas tentam se alavancar com a chegada de Michel Temer ao poder; petistas querem usar as administrações municipais para evitar uma derrocada maior do partido.


    Moro


    O juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal Criminal de Curitiba, recebeu denúncia na Operação Lava Jato contra ex-tesoureiro do PT Paulo Ferreira, o ex-diretor de Serviços da Petrobras Renato Duque e outras 12 pessoas. O despacho foi registrado na noite da última sexta-feira (12).


    Moro 2


    Ao todo, 14 pessoas são acusadas de crimes de corrupção, cartel e lavagem de dinheiro por fraudes no contrato de obra do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguez de Mello (Cenpes), da Petrobras, no Rio de Janeiro, onde são feitos estudos sobre a exploração de petroleo em águas profundas.


    Aquecimento


    O Ministério das Cidades quer retirar a obrigatoriedade da instalação de aquecimento solar para unidades habitacionais do programa Minha Casa Minha Vida. A informação foi dada pelo ministro Bruno Araújo, durante agenda em Recife. 



Os comentários e textos não representam a opinião do portal; a responsabilidade pelo blog é do autor da mensagem.
Folha do Estado da Bahia
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia