Em cima da hora:
Família em Barbacena tem casa furtada enquanto viajava
-
  • Facebook
  • Twitter
  • Orkut
  • Feeds
  • 09/02/2017


    Sobe - Justiça Federal de Brasília que suspendeu a nomeação de Moreira Franco para cargo de ministro


    Desce - ViaBahia por ter sido obrigada pela Justiça a cumprir obrigações legais na BR-324 previstas no edital de concessão


    Auditoria


    O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Ângelo Coronel, prometeu ontem (8), tomar uma série de medidas para reduzir os custos do Legislativo. Uma das propostas será identificar quais funcionários foram contratados e quais estão efetivamente trabalhando. "Não quero ser leviano nem acusar a gestão anterior, mas isso é de praxe. Evidentemente, estamos com uma auditoria independente interna para levantar se existe mais algo que precise ser enxugado. O meu compromisso é chegar ao final deste ano com superávit de caixa, não pedir suplementação ao governo e, se possível for, devolver recursos ao Executivo. E que essa devolução se reverta em obras indicadas pelos parlamentares e suas bases políticas", explicou.

     

    Novo ministro


    O presidente Michel Temer iniciou, reservadamente, as consultas para definir o substituto do ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, indicado por ele para uma vaga no Supremo Tribunal Federal. Até agora, o nome mais cotado para ocupar a pasta é o do advogado criminalista Antônio Cláudio Mariz de Oliveira. No Congresso, as bancadas do PMDB na Câmara e no Senado já avisaram ao presidente que não aceitarão um nome do PSDB na Justiça. Nos bastidores, os peemedebistas dizem que os tucanos estão muito bem contemplados com cinco ministérios e um nome indicado para o Supremo. Moraes era filiado ao PSDB, mas se desligou ontem do partido. "Será uma escolha pessoal. O ministro da Justiça é muito importante. Vamos escolher de forma pessoal", disse Temer na terça (7).

     

    Wagner


    Contemplado com a Comissão de Finanças da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), após perder o comando da Casa na eleição deste ano, o deputado Marcelo Nilo não deve ganhar uma secretaria. A especulação foi negada pelo secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Jaques Wagner, em entrevista ao radialista Mário Kértesz, na rádio Metrópole. "Não estou não [articulando uma secretaria para Nilo]. O governador Rui Costa tinha convidado Marcelo Nilo no começo do governo de 2015 para ser um secretário", explica Wagner, citando que um dos objetivos era interromper a gestão de Nilo à frente da AL-BA, que já se estendia por 8 anos. "Marcelo Nilo preferiu continuar à frente da Assembleia e agora decidiu não concorrer, quando achou que era arriscado. Acho que não cabe", disse Wagner.

     

    Policiais


    A fim de contribuir para reduzir os índices de violência do Estado, o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Ângelo Coronel (PSD), anunciou que pretende mandar os policiais de recesso, em serviço na AL-BA, de volta para o comando da Polícia Militar. "Eu vou devolver, a qualquer momento, policiais ao comando geral, principalmente policiais que estão na Casa trabalhando na parte administrativa", afirma o deputado estadual durante a primeira reunião do Colégio de Líderes.

     

    Fechando o cerco


    O Ministério Público da Bahia (MP-BA) vai fiscalizar a venda de bebidas alcoólicas a crianças durante o carnaval e a incidência de trabalho infantil nos circuitos da folia. O Centro de Apoio Operacional da Criança e do Adolescente (Caoca) orientou aos promotores de Justiça que atuam na área da infância e juventude a expedirem recomendações tratando da proibição do fornecimento ou venda de bebidas alcoólicas para o público infantojuvenil e do combate ao trabalho infantil. O centro também orientou aos promotores de Justiça de todo o estado que fortaleçam a articulação da Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente, realizando ações integradas com visitação a estabelecimentos e ao circuito da festa.

     

    Chapa definida


    O secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Jaques Wagner, deixou claro ontem (8), em entrevista ao radialista Mário Kertész, na rádio Metrópole, que as cartas de 2018 já estão colocadas, com ele disputando o Senado na chapa majoritária. "É um direito de Rui ir para reeleição, ele está bem avaliado, e acho que devemos manter a chapa Rui e Leão. Estou colocado para a vaga do Senado, temos outra vaga", afirmou, sem descartar a possibilidade de o segundo nome ser a senadora Lídice da Mata (PSB). Questionado sobre a permanência do senador Otto Alencar (PSD), que é apontado como o fiel da balança na próxima eleição, Wagner aposta na continuidade da aliança.

     

    Reforma da previdência


    O andamento da reforma da Previdência não será tão fácil como previsto pelo presidente Michel Temer. Segundo informações da coluna Painel, do jornal Folha de S. Paulo, enquanto o governo quer que o relatório final seja apresentado na comissão especial até março, a Câmara avisa que o documento não deve ficar pronto até abril. O mercado vê a data como limite para que a aprovação final do texto no Congresso aconteça ainda no primeiro semestre, o que é considerado essencial para as agendas política e econômica da atual gestão.

     

    Escolhida


    A deputada federal Alice Portugal (PCdoB-BA) foi escolhida pelo PCdoB, ontem (8), para liderar a bancada da legenda na Câmara dos Deputados. Alice substitui o também baiano Daniel Almeida e foi escolhida por unanimidade pelos 13 parlamentares que compõem a bancada _ a comunista teve ainda o aval da direção nacional da sigla. "Completo esse ano 39 anos de militância no nosso partido, e esse é um momento de grande responsabilidade para mim, ao assumir esse espaço de protagonismo no PCdoB e por suceder Daniel Almeida, que é um grande deputado federal", sugeriu a nova líder. Alice ainda agradeceu ao partido e aos colegas parlamentares pela confiança, e também elogiou a "condução equilibrada" feita por Daniel na última sessão legislativa, do tumultuado ano de 2016.



Os comentários e textos não representam a opinião do portal; a responsabilidade pelo blog é do autor da mensagem.
Folha do Estado da Bahia
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia