PMFS Expofeira
Facebook
Em cima da hora:
Família em Barbacena tem casa furtada enquanto viajava
-
  • Facebook
  • Twitter
  • Orkut
  • Feeds
  • 16/07/2019


    17.07.2019 13h38m
    Recomendar

    Sobe - Feira de Santana por ter um representante no comando do Tribunal de Justiça Desportiva da Bahia.


    Desce - Homem que foi preso em flagrante por filmar partes íntimas de mulher em loja.


    Aplaudido


    De licença das suas atividades no Ministério da Justiça em meio a uma crise de imagem, o ministro Sérgio Moro foi moderadamente aplaudido em um voo para os Estados Unidos, onde vai passar o período de férias com a família. De acordo com o colunisa do Globo Lauro Jardim, Moro embarcou na última sexta-feira (12), à noite com a esposa, Rosângela e Júlia, filha do casal, no aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP).


    PDT x Tabata


    O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, afirmou que a deputada federal Tabata Amaral (PDT-SP) defende uma “democracia da conveniência” e “acha bom quando o partido decide como ela quer e ruim quando decide como ela não quer”. As informações são do jornal Folha de São Paulo. As declarações foram feitas no último domingo (14).


    PDT x Tabata I


    A fala de Lupi rebate artigo de Tabata publicado no jornal, em que ela critica a falta de “mais democracia interna” nas estruturas partidárias. A deputada tem sido alvo de crítica dos correligionários por ter votado a favor da reforma da Previdência na Câmara, descumprindo ordem interna da sigla.


    Caça às bruxas


    O assessor parlamentar Leonardo Rodrigues de Jesus, o Leo Índio, primo dos filhos do presidente Jair Bolsonaro, virou uma espécie de “espião voluntário” do governo. Segundo reportagem do jornal Estado de S. Paulo, nos primeiros quatro meses da gestão do tio, ele elaborou dossiês informais de “infiltrados e comunistas” nas estruturas federais nos Estados.


    30 anos


    O projeto que autoriza a prefeitura de Salvador a locar imóveis por encomenda, pelo prazo de até 30 anos, foi sancionado hoje (15), mais de um mês depois da aprovação da matéria pela Câmara Municipal de Salvador.


    30 anos I


    A matéria havia sido enviada à Casa Legislativa pelo próprio prefeito e enfrentou resistência de alguns vereadores. A lei define como imóvel sob medida aquele que o locador realiza prévia aquisição, construção ou reforma, inclusive adaptação, em conformidade com as intervenções especificadas pela administração.


    42 dos 49


    A maioria dos senadores já se posiciona favoravelmente à proposta da reforma da Previdência, de acordo com o “Placar da Previdência”, elaborado pelo Estado. São 42 votos apoiadores ao texto, que ainda precisa passar por um segundo turno na Câmara dos Deputados.


    Metade


    O número representa mais do que a metade dos representantes da Casa, no entanto, ainda está a sete votos para a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC), que precisa de 49 senadores favoráveis. O levantamento foi feito pelo Estado na última semana, quando os deputados ainda analisavam os chamados destaques. 



  • 13/07/2019


    17.07.2019 13h36m
    Recomendar

    Sobe - Feira de Santana por ser cidade escolhida pela PRF para testar novo equipamento que detecta álcool e drogas.


    Desce - Vândalos que aterrorizam a vida dos moradores do Minha Casa, Minha Vida.


    Pode ser um problema


    A legislação eleitoral impôs regras mais severas para os partidos, em especial os pequenos, através da cláusula de barreira, que entrou em vigor a partir das eleições de 2018 e certamente vai refletir na disputa em 2020, quando haverá eleição de prefeito e vereador. É que além da perda de tempo de propaganda eleitoral no rádio e na televisão, terão poucos recursos do Fundo Eleitoral. As legendas pequenas ficarão à mercê da ajuda de pessoa física. O problema é justificar as doações. (Bahia na Política)


    É autêntico


    O jornalista Glenn Greenwald, responsável pelo site The Intercept Brasil, falou à Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado (CCJ) sobre mensagens entre o ex-juiz e atual ministro da Justiça, Sergio Moro, e o procurador da República Deltan Dallagnol, coordenador da força-tarefa da Operação Lava Jato, que foram trazidas a público pelo site e pela imprensa. Greenwald afirmou que o material que obteve é autêntico e que, apesar de sofrer ameaças, vai continuar publicando reportagens sobre o assunto, uma vez que confia nas instituições brasileiras.


    Visita de Rui


    O governador Rui Costa (PT) chegou por volta das 17h30, de ontem, à cidade de Coronel João Sá, um dos municípios atingidos pelo rompimento de barragens na Bahia. Rui precisou se deslocar de Paulo Afonso até a cidade de carro. À princípio, o objetivo era fazer o deslocamento no início da manhã, antes da inauguração de uma Policlínica Regional de Saúde, no entanto as condições climáticas não permitiram o deslocamento para a região. Está prevista também uma visita de Rui ao município de Pedro Alexandre.


    Não ver ilegalidade


    O ministro da Secretaria de Governo da Presidência da República, Luiz Eduardo Ramos, disse que não vê ilegalidade na liberação de emendas parlamentares pelo governo federal, feita antes da votação da reforma da Previdência na Câmara. Ramos assumiu o cargo no dia 4 e, entre outras atribuições, está responsável pela articulação política do governo. Ontem (12), ele reuniu jornalistas para um café da manhã, no Palácio do Planalto.


    2º turno da reforma


    O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), admitiu ontem, que a votação do segundo turno da reforma da Previdência poderá ficar para agosto, depois do recesso parlamentar, segundo o jornal O Globo. De acordo com a publicação, ele afirmou que trabalhará para concluir a votação dos destaques (propostas de alteração de trechos do texto) hoje e, com isso, concluir a votação em primeiro turno.


    Biometria


    A biometria na Bahia alcançou 78,20%, dos 10,2 milhões de eleitores no estado. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o cadastramento com impressões digitais, fotografia e assinatura foi realizado por pouco mais de 7,9 milhões de eleitores na Bahia, conforme dado atualizado na quinta-feira (11/7). Na última fase da revisão extraordinária, eleitores de 281 municípios estão sendo convocados para a atualização dos dados. A meta do TRE baiano é chegar aos 100% antes das eleições municipais de 2020.


    Indeferido


    A Justiça Federal do Distrito Federal indeferiu, na sexta-feira (12), a liminar que pedia o afastamento do ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio. Ele teria atuado no repasse às candidaturas de laranjas pelo PSL de Minas Gerais (PSL-MG). A decisão é 14ª Vara Cível da SDJF (Sessão Judiciária do Distrito Federal). O juíz federal Waldemar Cláudio de Carvalho, que analisou a ação popular, entende que é competência do presidente da República nomear e exonerar ministros de Estado. A Justiça só pode atuar caso a ação indique fraude no ato da nomeação. 



  • 12/07/2019


    12.07.2019 10h49m
    Recomendar

    Sobe - O presidente da Câmara Rodrigo Maia por ter sido o protagnista da necessária reforma da previdência.


    Desce - Os ladrões de energia elétrica que encarece o preço do serviço para os demais consumidores.


    Ajuda


    O presidente Jair Bolsonaro pediu na manhã de ontem, 11, a parlamentares evangélicos, durante café da manhã, realizado no Palácio do Planalto, que apresentem propostas que o governo possa incorporar à sua pauta para trazer a população para o seu lado. Ele recebeu cerca de 80 deputados da Frente Parlamentar Evangélica do Congresso Nacional, em encontro que durou pouco mais de uma hora.


    Mercosul


    Os países que integram o Mercosul - Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai - devem assinar, na próxima semana, um acordo de “cooperação consular” em todo o mundo. As regras ainda terão de passar pelo Legislativo de todos os países do bloco, antes de entrarem em vigor.


    Mercosul I


    O acordo permitirá que, em caso de emergência ou dúvida, um cidadão brasileiro recorra, por exemplo, a um consulado argentino na Europa ou na Ásia. Os serviços consulares disponíveis nesses postos emprestados ainda terão de ser definido.


    Collor


    A Justiça Federal em Alagoas determinou o cancelamento da concessão, permissão ou autorização do serviço de radiodifusão sonora ou de sons e imagens outorgado à TV Gazeta de Alagoas, à Rádio Clube de Alagoas e à Rádio Gazeta de Alagoas, por terem em seu quadro societário o senador Fernando Collor (PROS/AL), licenciado.


    Vai ter que devolver


    Na sessão de quarta-feira (10/07), o Tribunal de Contas dos Municípios votou pela procedência parcial do Termo de Ocorrência lavrado contra a ex-prefeita de Jacobina, Valdice Castro Vieira da Silva, em razão de irregularidades em uma concorrência pública, envolvendo um total de R$10 milhões, homologada em 28.06.2012, e na Tomada de Preços, homologada em 01.07.2012, no montante global de R$ 665.639,62.


    Vai ter que devolver I


    O objeto das licitações era a pavimentação de ruas em paralelepípedos, no exercício de 2012. O relator do parecer, conselheiro Fernando Vita, determinou a formulação de representação ao Ministério Público Estadual, a quem compete apurar a prática de ato de improbidade administrativa pela gestora.


    Quem será?


    Quando o presidente disse ter intenção de nomear jurista “terrivelmente evangélico” para o Supremo Tribunal Federal (STF), muitos pensaram que Jair Bolsonaro se referia ao juiz federal Marcelo Brêtas, titular da 7ª Vara Criminal do Rio e responsável pela Lava Jato no estado. Mas, na verdade, o desejo de Bolsonaro é nomear o ministro da Advocacia-Geral da União, André Luiz Mendonça, que é o jurista “terrivelmente evangélico” mais próximo do presidente da República atualmente. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.


    Chamado de traidor


    Deputado federal e cantor Igor Kannário (DEM) foi detonado nas redes sociais após votar a favor da reforma da Previdência, na noite de quarta-feira (10). Autointitulado O ‘Príncipe do Gueto’, o parlamentar foi acusado pelos seus seguidores de ter “traído o povo pobre”. Os fãs usaram a última postagem feita por Kannário no Instagram para criticar o voto dele na Câmara.


    Conivência


    Os deputados federais Paulo Azi e Elmar Nascimento, ambos do DEM, criticaram a postura de parlamentares da oposição durante a tramitação da reforma da Previdência, aprovada na quarta-feira (10), pela Câmara. Para eles, a estratégia adotada especialmente por integrantes de PT e PCdoB foi meramente destrutiva, sem apresentar alternativas.



  • 11/07/2019


    11.07.2019 11h12m
    Recomendar

    Sobe - Técnica inovadora em cirurgia por ter salvo a vida de bebê nascida no Hospital da Mulher.


    Desce - Ex-prefeita de Jacobina por ser obrigada a devolver R$ 1,2 milhão ao erário por irregularidades em concorrência pública.


    Terrivelmente evangélico


    O presidente Jair Bolsonaro assumiu na quarta-feira, 10, o compromisso de indicar um ministro “terrivelmente evangélico” para uma das duas vagas a serem abertas no Supremo Tribunal Federal (STF) durante seu mandato. Bolsonaro afirmou compromisso durante culto de Santa Ceia realizado pela Frente Parlamentar Evangélica na Câmara dos Deputados.


    Ou eu ou ele


    O prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), decidiu esticar a corda em relação ao deputado federal Aécio Neves (PSDB-MG), presidenciável pelo partido nas eleições de 2014. Covas defende a expulsão do parlamentar do partido por causa das acusações de corrupção que pesam contra ele. E chegou a dizer, na quarta-feira (10), que o PSDB terá que optar: “Ou eu ou ele”.


    Amamentar em concurso


    A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou na terça-feira (9), uma proposta que assegura às mães o direito de amamentar filhos de até seis meses de idade durante provas de concursos públicos. Para garantir o direito, a mãe deve fazer uma solicitação prévia à instituição organizadora.


    Ação


    O deputado federal Ivan Valente (PSOL-SP) entrou com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para barrar a votação da reforma da Previdência na Câmara dos Deputados e impedir o presidente Jair Bolsonaro e seus ministros de executar emendas parlamentares sem base legal para obter apoio na aprovação da proposta.


    E aí?


    Segundo o Estadão/Broadcast apurou, o presidente do STF, ministro Dias Toffoli, não deve interferir na votação da reforma da Previdência na Câmara. Toffoli é um entusiasta de um pacto nacional republicano com os demais poderes, defende a aprovação da reforma da Previdência e é considerado um dos ministros da Corte mais sensíveis a temas de responsabilidade fiscal.


    Jairo Carneiro


    Ao aprovar prestação de contas da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura do Estado da Bahia (Seagri), relativas ao ano de 2014, o plenário do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) decidiu, em sessão ordinária de terça-feira (09.07), pela imposição de ressalvas e multa a um dos ex-titulares da pasta, Jairo Alfredo Oliveira Carneiro, no valor de R$ 1 mil, em decorrência das irregularidades apontadas pela equipe de auditores.


    Novo escritório


    De acordo com o site Políticos do Sul da Bahia, o deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) vai inaugurar, hoje, às 5 horas da tarde, seu escritório político em Itabuna. O escritório fica no bairro Banco Raso, ao fundo da prefeitura. Rosemberg Pinto é o único deputado estadual do sul da Bahia, por isso ele pretende ter protagonismo na política de Itabuna e Ilhéus. A expectativa é que a inauguração conte com a presença de varias lideranças regionais.


    Coletivo de Mulheres


    Para intermediar a realização de um convênio que oportunize nova sede ao Coletivo de Mulheres de Feira de Santana, a Defensoria Pública do Estado da Bahia - DPE/BA se reuniu na tarde da segunda-feira passada, 8, com a Secretaria de Desenvolvimento Social da cidade, que atendeu a solicitação de reunião feita na semana passada.



  • 10/07/2019


    11.07.2019 11h07m
    Recomendar

    Sobe - O trabalho prestado pela Fundação Cultural Egberto Costa, na promoção da arte e da cultura, em Feira de Santana.


    Desce - Prefeito de Santo Amaro por ser alvo de CPI na Câmara de Vereadores da cidade.


    Dança das cadeiras


    O prefeito de Salvador ACM Neto (DEM) anunciou ontem (9), no Palácio Tomé de Souza, mudanças já esperadas no secretariado municipal. Léo Prates (DEM), que até então ocupava a titularidade da Secretaria de Promoção da Igualdade e Combate à Pobreza (Sempre), vai assumir a secretária de Saúde, antes gerida por Luiz Galvão.


    Dança das cadeiras I


    Enquanto isso a secretária das Prefeituras-bairro de Salvador, Ana Paula Matos ficará como Sempre. A dança das cadeiras continua com Luiz Galvão assumindo a responsabilidade das Prefeituras-bairro, que ainda vai participar da articulação junto à CMS.


    Afago a Neto e Rui


    Se articulando para ser candidato a prefeito tanto pela base do prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), quanto pelo grupo do governador Rui Costa (PT), o presidente da Câmara soteropolitana Geraldo Júnior (SD) decidiu fazer um afago nos dois e propôs homenagear a mãe do democrata e a esposa do petista.


    Afago a Neto e Rui I


    Geraldo quer conceder a Medalha Irmã Dulce para Rosário Magalhães, mãe de Neto, e também a Aline Peixoto, que é esposa de Rui Costa. A honraria foi criada pela Câmara no mês passado e deve ser concedida às pessoas físicas, empresas ou instituições, com reconhecido trabalho desenvolvido na área social da capital baiana.


    Ensino Religioso


    A vereadora de Salvador Lorena Brandão (PSC) apresentou um projeto de Lei na Câmara Municipal em que a proibição da obrigatoriedade de alunos em cerimônias e festas religiosas em unidades de ensino público de Salvador. De acordo com a vereadora, a proposição visa a efetivação da liberdade religiosa. Protocolado, o projeto agora segue para a análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).


    ECA 29 anos


    Começou no último dia 9 e vai até dia 12 de julho, a programação especial da Campanha da Coordenadoria da Infância (CIJ) e Juventude do Tribunal de Justiça da Bahia para a celebração dos 29 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A ação acontece de 09 a 12 de julho, na Praça de Serviços do edifício-sede do TJBA e todos estão convidados a participar. A Campanha inclui a exposição de vídeos e fotografias homenageando as crianças e adolescentes, além de apresentações culturais.


    Laranjada


    O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, falará no Senado, no dia 6 de agosto, sobre a denúncia das candidaturas laranjas do PSL, de acordo com O Globo. A audiência ocorrerá na Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor. Com a decisão, o ministro se antecipou a uma possível aprovação de um requerimento de convocação, que constava pauta da sessão do colegiado ontem (9).


    Rui e Daniel Alves


    Após ganhar a Copa América com a seleção brasileira, no domingo passado (7), o craque baiano Daniel Alves desembarca em Salvador para um almoço oferecido pelo governador Rui Costa. Natural de Juazeiro, Daniel será homenageado no início da tarde de terça-feira (9). O atleta de 36 anos foi destaque na competição continental, sendo considerado o melhor do torneio. O capitão da seleção também será homenageado com uma estátua em sua terra natal. O responsável pelo monumento será o artista Leo Santana, que assina os famosos monumentos de Carlos Drummond de Andrade, no calçadão de Copacabana, e de João Gilberto em Juazeiro.



  • 09/07/2019


    09.07.2019 13h50m
    Recomendar

    Sobe - O presidente da Câmara Federal Rodrigo Maia pelo empenho para a votação favorável à Reforma da Previdência.


    Desce - Tite e Marquinhos que em ato deselegante desprezaram o aperto de mão do presidente Jair Bolsonaro quando da premiação dos integrantes da Seleção Brasileira.

     

    PSL

     

    O Partido Social Liberal, na Bahia, presidido pela deputada Dayane Pimentel, realizou no último sábado (06), reunião na sala de eventos do edifício Multplace com os diretórios municipais de diversas cidades baianas, cujo tema principal foi a discussão de chapas para disputar prefeituras e vagas na Câmara de Vereadores. O evento foi prestigiado por filiados do partido.


    PSDB


    O Partido da Social Democracia Brasileira está caminhando a passos largos para a formação da chapa de vereadores para 2020. Nomes representativos como a presidente municipal, Eremita Mota, presidente da Câmara José Carneiro Rocha, ex-vereador Joãozito Borges, membro do Diretório, além do médico Getúlio Barbosa, sem filiação partidária que em uma de suas eleições foi o vereador mais votado deve também disputar eleição pelo partido em razão da ligação de amizade que tem com a vereadora Eremita Mota. O que se comenta é que o partido pretende eleger 4 ou 5 vereadores.


    Reunião


    Estarei realizando reunião com pré-candidatos a vereador amanhã, quarta-feira, para tratar da eleição 2020. O horário é às 18 horas, na CDL, vizinho ao jornal Folha do Estado, na Praça da Matriz.


    Mais vereadores


    O segundo semestre terá uma importante pauta para os vereadores da Câmara Municipal de Feira de Santana. Manter os atuais 21 vereadores ou aumentar o número de vagas, com possibilidade de chegar a 27. Boa parte dos legisladores não quer nem falar no assunto. Mas, tem um grupo que deseja o aumento e quer entre 23 e 25 cadeiras para a eleição de 2020, com mandato a partir de 2021. O possível aumento de vereadores não afetará as despesas do Legislativo. As informações é do site Bahia na Política.


    Moro de férias


    O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro foi autorizado pelo presidente Jair Bolsonaro a tirar uma licença, não remunerada, de 5 dias para “tratar de assuntos particulares”. A licença foi publicada na segunda-feira (8), no “Diário Oficial da União”.


    Substituto


    Segundo a assessoria do ministério, Moro estará de férias e o secretário executivo Luiz Pontel responderá interinamente pelo ministério no período. A licença foi concedida entre os dias 15 e 19 de julho.


    E pode?


    Na prática, o ministro não poderia tirar férias, por ter começado a trabalhar em janeiro. Por isso, está tirando uma licença não remunerada e, segundo a assessoria, usará o período para férias.


    Funai


    No fim de semana passado, a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves vistoriou oito aeronaves da Fundação Nacional do Índio (Funai) que foram abandonadas em pátios e hangares de aeroportos e constatou o sucateamento dos bens.


    Loa 2020


    A discussão sobre a Lei Orçamentária para 2020 já foi iniciada através de audiências públicas promovidas pela Prefeitura de Feira de Santana. Na sexta-feira passada (05), administradores de bairros e agentes distritais apresentaram sugestões para serem incluídas no projeto, em audiência realizada no auditório João Batista Cerqueira, da Secretaria Municipal de Saúde.


    Reembolso


    Os candidatos do Concurso Público 001/2019, que solicitaram reembolso da taxa de inscrição paga, terão o valor devolvido até o dia 31 de julho. A taxa (R$ 44 para nível médio e R$ 58 para nível superior) será depositada para os participantes que preencheram o formulário online disponibilizado entre os dias 12 de junho e 3 de julho, no site da prefeitura. 



  • 06/07/2019


    09.07.2019 13h46m
    Recomendar

    Sobe - Governo Municipal por fechar parcerias com a Embrapa e o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura objetivando alavancar a produção da Zona Rural.


    Desce - Brasil por ficar em último lugar no ranking de custo de capital.


    Primeiro candidato


    O PSL apareceu, na semana passada, com seu primeiro e único candidato a vereador. Em ampla reportagem no Folha do Estado, o ex-secretário e ex-vereador Magno Felzemburg declarou que pretende ser candidato em 2.020 e anunciou que o partido terá candidato a prefeito na próxima eleição e que o nome é da deputada federal Dayane Pimentel.


    Candidatura a prefeito


    Na pesquisa do Folha do Estado/site Bahia na Política, ela despontou na estimulada com 1,2% das intenções de voto. A grande vantagem é que o partido tem a segunda maior minutagem no programa eleitoral. Pode valer até para quem pensa sob esse ângulo, uma secretaria sem porteira fechada ou, de porteira fechada, a secretaria Interinstitucional.


    Não é crime


    O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), defendeu ontem a publicação dos supostos diálogos entre integrantes da Lava Jato pelo site Intercept Brasil e afirmou que não pode haver “dois pesos e duas medidas” sobre a divulgação de informações de interesse público.


    Carlos Bolsonaro


    O vereador e filho do presidente da República, Carlos Bolsonaro pode trocar o Rio de Janeiro por Santa Catarina e mesmo o Brasil pelos Estados Unidos. A informação é do colunista Lauro Jardim, do O Globo. Carlos, entusiasta do filósofo Olavo de Carvalho, que mora na Virgínia, nos Estados Unidos, pode não disputar a reeleição em 2020, ainda de acordo com a publicação.


    Não afeta em nada


    O governador Rui Costa (PT), que deu apoio crítico para a reforma da Previdência, afirmou que o texto aprovado na Comissão Especial da Câmara Federal, na quinta-feira (4), “não impacta em nada” a Bahia. No início de junho, o petista e os demais governadores do Nordeste assinaram uma carta declarando que retirar estados e municípios do texto da reforma representa “atraso e obstáculo” à efetivação de normas necessárias.


    Corrupção


    Justiça Federal de São Paulo ratificou o recebimento de uma denúncia feita pelo ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra o deputado federal Aécio Neves e tornou ele réu por corrupção passiva e tentativa de obstrução judicial das investigações da Lava Jato.


    Corrupção I


    A acusação foi feita a partir de delações de Joesley Batista, do Grupo J&F, que afirmou ter pago propina no valor de R$ 2 milhões ao deputado. Também são acusados de corrupção passiva a irmã do senador, Andréa Neves, um primo dele e um assessor parlamentar do congressista. Em troca, ele teria prestado favores políticos a Joesley. A defesa do deputado ainda não se pronunciou.


    Trabalho infantil


    Ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, negou ontem (5), que o relato do presidente Jair Bolsonaro sobre ter trabalhado quando criança represente uma naturalização do trabalho infantil. “A nossa geração trabalhou cedo. Eu trabalhei muito cedo. Nossos pais trabalharam muito cedo. Mas, isso não quer dizer que nós vamos descriminalizar isso. Não vamos fazer qualquer política em relação a isso. Fiquem tranquilos, porque esse governo veio para proteger crianças”, disse a ministra.



  • 05/07/2019


    05.07.2019 17h48m
    Recomendar

    Sobe - Hospital da Mulher por implantar sistema tecnológico com controle eletrônico digital que possibilita a gestão simplificada do fluxo na entrada e saída de pessoas de forma segura e precisa.


    Desce - Ex-vereador por ter sido preso após prometer vantagens em marcações de exames e cirurgias em troca de dinheiro.


    Propina


    O ex-governador Sérgio Cabral admitiu pela primeira vez ter comprado, por US$ 2 milhões, votos que garantiram a escolha do Rio como sede da Olimpíada de 2016. Em depoimento ontem (4), ao juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal, responsável pela Lava Jato no Rio de Janeiro, Cabral disse que o ex-presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman, indicou o presidente da Federação Internacional de Atletismo (IAAF), Lamine Diack, como intermediário do esquema.


    Vendeu o tablet


    Estivens Alves, ex-marido da modelo Najila Trindade, anunciou nas redes sociais a venda de um tablet, o mesmo que foi entregue a polícia por ele para ajudar nas investigações do suposto estupro praticado por Neymar à brasileira. Em seu perfil no Instagram, o rapaz revelou que está trabalhando com revenda de produtos usados e debocha da situação do aparelho, que precisou passar por perícia.


    Votação da Reforma e o dólar


    O dólar fechou em queda ontem (4), abaixo de R$ 3,80, com os investidores de olho na votação da reforma da Previdência na comissão especial da Câmara, em dia de mercados fechados nos Estados Unidos devido a feriado nacional.


    Novo ministro


    Ao tomar posse, ontem (4), o novo ministro da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos, fez um aceno ao Nordeste e sinalizou disposição de dialogar com partidos de oposição ao governo Bolsonaro, segundo a Folha. Em seu discurso, o general da ativa, ex-chefe do Comando Militar do Sudeste, lembrou que sua família é nordestina. A região é administrada majoritariamente por governadores de oposição.


    Cheque simbólico


    Integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST) protestaram ontem (4), pela manhã em uma loja da Havan, no Itaquá Garden Shopping, em Itaquaquecetuba na Grande SP.


    Cheque simbólico I


    Segundo informações da Folha de S. Paulo, os manifestantes vestiam roupas simples e bonés da Central Única dos Trabalhadores (CUT), destoanado dos frequentadores do centro de compras.


    Cheque simbólico II


    O alvo do grupo era o dono da rede varejista, Luciano Hang, empresário na linha de frente entre os apoiadores do governo Jair Bolsonaro (PSL), e favorável à reforma da Previdência.


    Urna para 2020


    O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vai comprar cerca de 180 mil urnas eletrônicas para serem usadas nas eleições municipais do ano que vem, quando serão escolhidos novos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. As novas urnas vão substituir as mais antigas, que entraram em funcionamento em 2006 e 2008. O custo da aquisição ainda não foi definido. Nesta semana, o TSE realizou audiência pública para colher sugestões das empresas interessadas. O TSE também tirou dúvidas sobre especificações técnicas, segurança e manutenção da urna. Está prevista para a próxima terça-feira (9), a divulgação de um parecer técnico sobre as propostas recebidas pelo tribunal.


    Reconectar famílias


    O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos lançou, hoje (4), o programa Reconecte. Segundo a titular da pasta, Damares Alves, a finalidade é alertar a população para os riscos do uso excessivo da tecnologia e “reconectar as famílias do Brasil”. O programa tem cinco eixos: tecnologia e dignidade humana; responsabilidade digital; tecnologia e saúde; segurança digital e cultura digital. Conforme explicou Daniel Celestino, coordenador-geral de Enfrentamento a Vícios e Impactos Negativos do Uso Imoderado de Novas Tecnologias, o governo trabalha com o intuito de levar a mensagem a pessoas de todas as idades.



  • 04/07/2019


    05.07.2019 17h44m
    Recomendar

    Sobe - Seleção Brasileira por abater a Argentina e ir disputar a final da Copa América.


    Desce - WhatsApp, ‘Insta’ e ‘Face’ por apresentarem falhas que comprometeram o uso dessas redes sociais.


    PSL


    O Partido Social Liberal fará reunião no próximo sábado (06), com o objetivo de filiar membros ao partido. A outra intenção é detectar entre os novos filiados quem pretende lançar-ce candidato a vereador no ano vindouro. Até o momento o PSL tem um único pré-candidato declaro que é o ex-vereador e ex-secretário Magno Felzemburg que, pelo histórico, tem possibilidade de chegar a 4 mil votos. O local é no escritório do Partido no edifício Multplace.


    Recesso


    O vereador por Feira de Santana, Cadmiel Pereira (PSC) fez um balanço do seu mandato neste primeiro semestre, citando projetos de sua autoria que foram aprovados, a exemplo do cartão de identificação para autistas, e salientou que recesso não é período de férias, já que estará visitando comunidades e atendendo no escritório. A informação é do site Bahia na Política.


    Investigação


    Segundo nota publicada no site bahia.ba, um grupo de vereadores encaminhará um ofício ao secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa, e ingressará com uma representação no Ministério Público da Bahia (MP-BA) para que seja investigada a situação legal das armas exibidas nas redes sociais pelo secretário Alberto Pimentel (Semtel) e a deputada federal Dayane Pimentel. O anúncio foi feito pelo vereador José Trindade e reiterado ontem (3), pelo presidente da Câmara, Geraldo Jr.


    Shopping popular


    O empresário Elias Tergilene, responsável pelo Consórcio que administra o Shopping Popular, que está em fase de construção no Centro de Abastecimento, estará nessa quinta-feira (4), em Feira de Santana. Na pauta do empresário, consta, segundo o site O Protagonista, uma reunião com o prefeito Colbert Martins Filho.


    Inquérito aberto


    A Polícia Federal (PF) instaurou inquérito para investigar o segundo-sargento da Aeronáutica Manoel Silva Rodrigues, que foi preso na semana passada, na Espanha, carregando 39 quilos de cocaína, na bagagem de mão.


    Ministro


    A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados aprovou ontem (3), a convocação do ministro de Minas e Energia Bento Albuquerque. Outras quatro comissões aprovaram convites a mais cinco ministros.


    Veto por corrupção


    O Podemos tem a pretensão de fazer alterações nas regras do plano de previdência parlamentar. O objetivo, segundo o Estadão, é impedir a aposentadoria de deputados e senadores cassados e condenados em instância superior pelo Poder Judiciário, por envolvimento em casos de corrupção. O texto do projeto prevê que tais parlamentares seriam excluídos do Plano de Seguridade Social dos Congressistas (PSSC).



  • 03/07/2019


    03.07.2019 13h16m
    Recomendar

    Sobe - A balança comercial brasileira que teve um saldo positivo de exportações superior a 27 bilhões de dólares.


    Desce - O secretário da Prefeitura de Salvador Alberto Pimentel por ataque homofóbico ao jornalista do Bocão News e ser criticado pelo Sinjorba e vereadores soteropolitanos.


    O babado


    O secretário Alberto Pimentel, da prefeitura de Salvador, além da “briguinha” com o jornalista do Bocão News, centrou fogo contra o vereador Cezar Leite da base do prefeito ACM Neto. Logo que foi indicado para o cargo, em fevereiro, a primeira briga foi com o atual presidente da Câmara de Salvador Geraldo Júnior. O Bahia Notícias publicou essa última briga em seu site com uma foto de Alberto Pimentel apontando o que parece ser uma Brasuca.


    Tiro ao alvo


    Com essa coragem toda, de brigar com a imprensa de Salvador e vereadores da própria base, imagine se o PSL assume uma secretaria aqui em Feira de Santana, interior do Estado?! Devemos todos nos cuidar porque tudo é possível. Semana passada, Alberto Pimentel e a deputada federal Dayane Pimentel postaram nas redes sociais foto conjunta com traje esportivo um apontando, o que parece ser uma 12, e o outro um rifle. Misericórdia!!!


    PSDB


    Diversos partidos estão se reunindo convidando pré-candidatos a vereador para montagem de chapa. O PSDB, que tem dois vereadores na Câmara de Feira, através do novo diretório, depois da saída do ex-deputado Carlos Geilson, já realizou duas reuniões com essa finalidade.


    Material de campanha


    Representantes do PSDB já sinalizaram com a ajuda do fundo partidário, o que é legal, recursos para os que pretendem sair candidatos a vereador pelo partido. Material pago pela agremiação e carro locado por 45 dias para cada candidato, é legal e indiscutível. Isso foi exposto em reunião aberta entre prováveis candidatos e também curiosos. Vai faltar vagas. Não é o primeiro partido a acenar nessa direção. Faltando apenas confirmação da proposta para que possamos aqui também anunciar como forma de contribuir com esses partidos.


    Fraude no Senado


    Quase cinco meses após a eleição da Mesa Diretora do Senado o corregedor da Casa, senador Roberto Rocha (PSDB-MA) decidiu arquivar a investigação aberta para analisar suposta fraude na eleição para a presidência da Casa, em fevereiro. À época a primeira votação foi anulada depois que 82 cédulas foram apuradas na urna, uma a mais que o total de 81 senadores.


    Fraude no Senado I


    Em decisão publicada no Diário do Senado, no dia 22 de junho, Rocha conclui que pela análise das imagens de Tvs e câmeras de segurança analisadas não foi possível concluir, de forma categórica, o momento em que se deu a suposta fraude e nem identificar quem teria praticado o respectivo ato.



  • 02/07/2019


    03.07.2019 13h13m
    Recomendar

    Sobe - Os países do Mercosul que conseguiram a integração de mercado com a União Europeia, o que é bom para alguns produtos exportados pelo Brasil.


    Desce - O presidente Bolsonaro por desembarcar em Tóquio para a reunião dos 20 países mais ricos do mundo, G-20, vestido com um capote.


    Só 10 partidos


    É bom fazer as contas. Nas últimas eleições, no anterior ao pleito, cerca de 600 pretendentes anunciavam sua candidatura a vereador. No ano da eleição, esse número caiu para cerca de 400; no final, 330 verdadeiramente se candidataram. Como na próxima eleição não tem mais coligação e cada partido só poderá lançar 32 candidatos, chega-se a conta que só 10 partidos são necessários para abrigar todos. 25 restante dos 35 existentes, podem colocar a nominata do diretório provisório na gaveta.


    Futebol de sabão


    O ex-prefeito Zé Ronaldo aposta em um chapão do seu grupo agregando todos os vereadores do grupo, 18. Os dez que tiveram votação de 3,5 mil votos para baixo, escorregam da conversa como quem joga em quadra de futebol de sabão. Nada demais, uma boa conversa e a explicação didática que o aproveitamento será melhor e aí todos ficaram no mesmo grupo.


    Reunião


    O ex-deputado Fernando Torres que, segundo ele, será candidato a vereador na próxima eleição, já está se reunindo com pré-candidatos a vereador que irão disputar a eleição de 2020. Nessa última semana, reuniu-se com 5 vereadores de mandato fazendo convite para que participem com ele da chapa. Ele diz que vai eleger 6 vereadores no seu partido. Na última eleição, Fernando elegeu um.


    PRB e o PT


    Nota publicada pelo site Bahia na Política deixa claro que o PRB nacional tem uma posição que só reforça a relação com o atual prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins (MDB). A legenda evangélica, que tem representação no Município, está proibida de coligar com o PT ou bloco aliado nas eleições de 2020.


    Tia Eron


    E por falar em PRB, enquanto vários políticos utilizam o tradicional desfile do Dois de Julho para ficar em evidência, aproveitando a presença de jornalistas e do público, outros preferem manter a discrição. É o caso de Tia Eron (PRB), que não estará em Salvador hoje (02). De acordo com o site bahia.ba a ex-deputada federal continua morando em Brasília e não participará do Desfile do Dois de Julho.


    Em Construção


    O deputado estadual Capitão Alden (PSL) compreende que o PSL “vive um processo de construção” na Bahia e que divergências políticas sempre ocorrem, mas que seu contato recente com Alberto Pimentel, um dos líderes da legenda e titular da Secretaria Municipal de Trabalho, Esportes e Lazer (Semtel), fez com que superassem as divergências e pensar nos projetos para o partido.


    Biocombustível


    O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, disse ontem (1º), após participar de reunião com empresários da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), que o biocombustível é meta de uma política pública definida pelo governo. “Acho que está sendo muito bem conduzida e que trará bastante investimento, com expectativa de R$ 1,3 trilhão em um período de dez anos. Ou seja, será geração de empregos, movimentando a economia”.


    PGR


    O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, defendeu ontem (1º), como ideal que a chefia da Procuradoria-Geral da República (PGR) seja ocupada por um subprocurador-geral da República, que é o último estágio da carreira para integrantes do Ministério Público.



  • 29/06/2019


    01.07.2019 15h33m
    Recomendar

    Sobe - trabalhadores autônomos por contribuirem com o aumento da população ocupada no Brasil e diminuir o número de desocupados no País.


    Desce - O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) por instabilidade no processo de implantação do padrão Mercosul de placa veicular.


    Possibilidade


    Cresceram os rumores de que Onyx Lorenzoni pode deixar a Casa Civil depois que Jair Bolsonaro nomeou Jorge Oliveira para a Secretaria Geral, segundo a coluna da jornalista Mônica Bergamo, do jornal Folha de S. Paulo. Ele comandava a subchefia de Assuntos Jurídicos da Casa Civil e era subordinado de Onyx - mas disputava com o próprio chefe espaço junto ao presidente. Segundo a publicação, testemunhas que participaram de reuniões com Bolsonaro em que os dois estavam, afirmaram que eles quase foram às vias de fato no começo do governo, quando se discutia o organograma de órgãos ligados à Presidência.


    ACM e Huck


    O prefeito de Salvador e presidente nacional do Democratas, ACM Neto, jantou com o apresentador Luciano Huck, na noite da última quarta-feira (26), no Rio de Janeiro, segundo a coluna da jornalista Mônica Bergamo, do jornal Folha de S. Paulo. Na ocasião, Huck voltou a afirmar que pretende participar da vida pública brasileira. Mas, só decidirá se disputará a presidência, como ensaiou fazer no ano passado, mais perto da eleição - lá pelo fim de 2021, segundo a publicação.


    Liberação de verbas


    Pressionado pelo Congresso, o governo começou na última quinta-feira (27), a trabalhar internamente para liberar verbas que assegurem a aprovação da reforma da Previdência na Câmara antes do recesso do Legislativo, marcado para 18 de julho. Reportagem do jornal O Globo informa que a Casa Civil já pediu aos integrantes das bancadas para indicar projetos que possam receber recursos nos estados.


    Elogios


    O presidente Jair Bolsonaro se encontrou com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump em Osaka, no Japão, ontem (28). Na ocasião, Bolsonaro elogiou Trump, dizendo que sempre o admirou. Trump também falou sobre a gestão de Bolsonaro, dizendo que o presidente está trabalhando bem.


    Descartou


    Ex-governador da Bahia e senador, Jaques Wagner (PT) refutou a possibilidade de concorrer à prefeitura de Salvador. Wagner disse que estão dizendo que ele será o candidato a prefeito e “não sei quem” o vice. O “não sei quem”, segundo a imprensa, atende pelo nome de Guilherme Bellintani, presidente do Bahia.


    Viagem


    O governador Rui Costa (PT) não participará das comemorações do 2 de Julho, quando é comemorada a Independência da Bahia. Na noite de amanhã (30), o petista embarca para a Espanha. Nesta 7ª viagem internacional, ele conhecerá o Serviço de Urgências Médicas de Madrid (SUMMA 112) e terá reuniões de trabalho com empresas dos setores de infraestrutura, telefonia e aviação. Entre os assuntos tratados na viagem estarão o Sistema Viário Oeste (SVO), que inclui a construção da Ponte Salvador-Itaparica, e o Centro de Convenções.


    Taxativo


    O presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia (DEM-RJ), foi taxativo ao falar sobre a articulação em torno da reforma da Previdência, em reunião no Credit Suisse, na última quinta (27). De acordo com a coluna Painel, da Folha, pessoas próximas a Maia acreditam que ele chamou tanto para si a responsabilidade da aprovação da reforma da Previdência que agora seria muito difícil se distanciar de um eventual fracasso do cronograma ou ainda da derrota da proposta na Câmara.


    Sancionou


    O prefeito de Salvador ACM Neto (DEM), sancionou o projeto de lei que institui o Estatuto da Igualdade Racial, em publicação no Diário Oficial do Município (DOM) ontem (28). A proposta foi aprovada na Câmara Municipal de Salvador (CMS) no dia 29 de maio, depois de levantar polêmica na Casa. Mesmo após a votação, aliados de Neto da bancada evangélica reclamaram das novas regras do Estatuto, que supostamente excluiria os religiosos. O projeto chancelado por Neto foi o mesmo aprovado pelos vereadores, sem vetos.



Os comentários e textos não representam a opinião do portal; a responsabilidade pelo blog é do autor da mensagem.
Folha do Estado da Bahia
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia