Em cima da hora:
Baile Municipal de Bezerros vende ingressos para show de Araketu
-
  • Facebook
  • Twitter
  • Orkut
  • Feeds
  • 15/09/2020


    16.09.2020 11h32m
    Recomendar

    Sobe - A Operação da Polícia Militar, em Feira de Santana, no fim de semana passado.


    Desce - Permissionário flagrado tentando vender ponto no shopping popular.


    Shopping popular I


    A possibilidade de parcelamento de dívida, ampliação do prazo de carência para o início do pagamento de aluguel para “no mínimo um ano” e o preço do metro quadrado de cada box a no máximo R$ 30,00. Essas são algumas das alterações sugeridas, em projeto de lei de autoria do vereador Luiz da Feira (PROS), no contrato entre camelôs e os responsáveis pela gestão do Centro Comercial Popular.


    Shopping popular II


    Ele defende urgência na tramitação da proposta já que encerra hoje (15), o prazo dado pela Prefeitura para que os vendedores ambulantes cadastrados que trabalham no centro da cidade desocupem os espaços e transfiram-se para o também chamado de Shopping Popular.


    Por que sair?


    A retirada das barracas do centro de Feira de Santana atende a uma determinação da Justiça, a partir de ação civil da iniciativa do Ministério Público, na qual a Prefeitura é ré, correndo risco de sofrer multa, e o gestor de responder por improbidade, caso não sejam cumpridas as medidas. O esclarecimento é do vereador Marcos Lima (DEM), líder da bancada governista na Câmara.


    Visitas


    Vereador Lulinha acompanhou o ex-prefeito José Ronaldo e o pré-candidato a vice, Fernando de Fabinho, em visitas a dois distritos de Feira, um deles foi Ipuaçu.


    Fogo


    O suposto uso de arma de fogo, por parte de indivíduos que estão participando da ação da Prefeitura pela retirada de camelôs das ruas, para que sejam transferidos ao Centro Comercial Popular, é alvo de questionamentos pelo vereador Roberto Tourinho (PSB). Ele quer saber do Governo se além da Guarda Municipal, “que possui legitimidade para o uso de arma de fogo”, existem contratados “com porte de arma” para atuar nessa operação.


    Autista


    O Centro de Referência de Tratamento do Espectro Autista de Feira de Santana estará pronto dentro de 25 dias. A informação é do vereador Cadmiel Pereira (DEM), que esteve reunido com o secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano, Sérgio Carneiro, e o engenheiro responsável pela obra. “Disseram-me que posso ficar em paz, porque dentro de 20 a 25 dias o Centro estará pronto”.


    Cascalho


    A necessidade de que seja utilizado cascalho na recuperação de estradas vicinais, nos distritos de Feira de Santana, está sendo reforçada junto à Prefeitura Municipal, pelo vereador Marcos Lima (DEM). “Tem que colocar cascalho, porque senão, não adianta. O período de chuva vai continuar, e vamos continuar cobrando ao secretário que realize esse trabalho”.


    Ovo da ema e outras


    Comunidades como Ovo da Ema, Garapa, Jurema e outras, no distrito Maria Quitéria, continuam a necessitar da intervenção da Prefeitura, para recuperação de suas estradas, com uso de cascalho, se possível. A cobrança está sendo feita pelo vereador Carlito do Peixe (DEM).


    Holofote político


    “Estão criando holofote político”, afirmou, ontem, a vereadora Neinha (DEM), na Câmara Municipal, sobre a fake news criada nas redes sociais, a partir de um vídeo, em que a mãe com sua filha recém-nascida, no Hospital da Mulher, nesse fim de semana. A vereadora explicou que depois de um parto com complicações, “a mãe colocou sua filha no colo e a consagrou a Deus”, mas a bebê não tinha morrido, nem tão pouco ressuscitado. Para a vereadora opositores políticos estão tentanto tirar proveito da situação. 



  • 12/09/2020


    16.09.2020 11h27m
    Recomendar

    Sobe - Prefeitura de Feira que através de aditivo, concede carência de 8 meses para permissionários começarem a pagar aluguel no shopping popular.


    Desce - Empresa em Feira de Santana descoberta vendendo produtos agrotóxicos falsificados.


    Forças ocultas I


    Na live de ontem, realizada pelo Podemos para oficializar o nome de Geilson como candidato a prefeito, algo de errado aconteceu. Segundo ele, forças ocultas impediram dele ter em sua chapa uma mulher negra para disputar o cargo de vice-prefeita.


    Forças ocultas II


    Na mesma live, Geilson disse que vai buscar ajuda de dois opositores para governar Feira, se eleito for. De um lado, ele vai buscar abrigo em Rui Costa e força em Bolsonaro. Talvez ele precise de apelar para as forças ocultas para isto acontecer. Mas, como sempre dizia um amigo velho: na política nada é, mas tudo pode ser.


    Rei estressado


    Ele está “soltando fogo pelas ventas”. O rei Nelsinho ficou irado quando viu que seu nome não estava entre os pré-candidatos a prefeito de Feira de Santana citados na pesquisa publicada por A Tarde esta semana. Nelsinho diz que, será candidato custe o que custar pelo PRTB. Depois da revolta, ele aguarda Da Luz, para clarear na sua convenção, marcada para próxima segunda-feira.


    PTB


    O PTB realizou convenção ontem, depois de decisão judicial proferida na última quinta-feira, que reativou a antiga comissão provisória que comandava a sigla partidária. Ante a decisão do seu presidente estadual, Benito Gama, que constituiu outra comissão comandada por Risomário Lobo, ligada ao ex-prefeito José Ronaldo de Carvalho. Com a antiga comissão comandada por Neto 10, Roque Pereira e Luciano do Frango, a convenção aconteceu normalmente e o nome de José Nepomuceno, o Neto 10 foi homologado como pré-candidato a vereador para as próximas eleições. Com o retorno da diretoria do PTB para Neto 10, o partido volta às mãos do deputado estadual Targino Machado (DEM), saindo das mãos do ex-prefeito José Ronaldo. Além de Neto 10, o partido contará com mais 24 pré-candidatos a vereador.


    Partidos


    Ainda ontem, além do Podemos e do PTB, mais dois partidos apoiadores da candidatura a prefeito de Carlos Geilson e sob a liderança de Targino Machado, realizaram suas convenções: o Solidariedade e o PTC aprovaram sua lista de pré-candidatos a vereador, que juntos, chegam próximo de 40 candidatos. É bom lembrar que na convenção para a majorotária do Podemos, ficou em aberto para até o dia 16, a vaga de vice. Essa espera é para a convenção do Cidadania que será dia 16.


    Tropas federais


    O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, informou ontem (11), que recebeu três pedidos de envio de tropas federais para garantir a segurança do primeiro turno das eleições municipais de novembro. Até o momento, foram recebidos pedidos da Justiça Eleitoral do Amazonas, Mato Grosso do Sul e do Maranhão, para 106 municípios, ao todo. Cabe ao presidente analisar as requisições. Os pedidos para atuação de militares das Forças Armadas são comuns em todos os pleitos e são formulados pelos tribunais Regionais Eleitorais (TREs), com a finalidade de garantir a normalidade da eleição, o livre exercício do voto e o bom andamento da apuração dos resultados. A atuação está prevista no Código Eleitoral. Após receber o pedido de requisição de tropas federais, o TSE costuma deferir a medida. Em seguida, a autorização é encaminhada ao Ministério da Defesa, pasta responsável pelas ações desenvolvidas pelas Forças Armadas. Nas eleições gerais de 2018, o TSE autorizou o envio de tropas para 510 municípios em 11 estados. Nas eleições municipais de 2016, foram 467 municípios de 14 estados.



  • 11/09/2020


    11.09.2020 11h21m
    Recomendar

    Sobe - Memorial da Feira por trazer a biografia da feirense Edith Mendes, primeira mulher a ingressar na Academia de Letras da Bahia.


    Desce - Pátio credenciado pelo Detran, em Feira de Santana, por apresentar irregularidades constatadas pelo próprio diretor do órgão.


    Confirmado I


    Amaury Junior, um dos mais conhecidos comunicadores da cidade, teve sua candidatura homologada ontem (10) e vai disputar uma vaga de vereador, na Câmara de Vereadores de Feira de Santana, pelo Partido Progressista (PP).


    Confirmado II


    O, agora, oficialmente candidato a vereador, Amaury Junior, tem trabalhado em prol da comunicação feirense desde 2000 e, por conta dos relevantes serviços prestados, desde então, foi laureado com o título de Cidadão Feirense pelo próprio poder legislativo. Hoje, 5 anos depois, ele quer voltar pra lá, com um novo papel, de contribuir ainda mais com o desenvolvimento da cidade que o acolheu.


    Dormiu no ponto


    A deputada federal Lídice da Mata (PSB), em entrevista hoje (10), à Rádio Metrópole, se disse arrependida pelo voto a favor do projeto de lei que poderá anular quase R$ 1 bilhão em dívidas tributárias de igrejas acumuladas após fiscalizações e multas aplicadas pela Receita Federal. “Dormimos no ponto. Não percebemos bem o que era. Ficamos sem ideia do montante do impacto. Me arrependo do voto”, afirmou a deputada.


    Puxão de orelha


    Não são apenas as estradas vicinais que apresentam problemas e precisam de recuperação por parte da Prefeitura. Também diversas ruas transversais desses acessos, na zona rural precisam de atenção, reclama o vereador Zé Filé (PSD) e pediu à Superintendência de Manutenção e Operações que faça patrolamento e cascalhamento desses locais nos distritos de Maria Quitéria, Tiquaruçu, Governador João Durval e Humildes, todos visitados por ele durante o último final de semana.


    Água e luz


    Doze requerimentos foram enviados por vereadores a órgãos públicos. A maioria deles foram enviados à Coelba e os demais à Embasa. O vereador Lulinha (DEM) enviou 7; José Carneiro (MDB) 3; e Gilmar Amorim (MDB) e Zé Filé (PSD) 1 requerimento cada.


    Mais pedido


    As obras de recapeamento asfáltico realizadas pela Prefeitura, na Rua Professora Bertolina Carneiro, no Campo Limpo, devem contemplar a via pública por inteiro, não parcialmente. O pedido está sendo feito à Secretaria de Desenvolvimento Urbano, pelo vereador Isaías de Diogo (MDB), após ter recebido a informação, por um telefonema.


    Negros no poder I


    A divisão proporcional de recursos e propaganda eleitoral entre candidatos negros e brancos é válida, já nas eleições deste ano, que acontecerão em 15 de novembro. A decisão foi tomada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowsky, em ação movida pelo PSol.


    Negros no poder II


    Em agosto, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou a divisão proporcional, mas definiu que as regras só poderiam ser aplicadas a partir de 2022. A decisão levava em conta o princípio da anterioridade, que impede a aplicação de mudanças no processo eleitoral a menos de um ano da votação em si.



  • 10/09/2020


    11.09.2020 11h16m
    Recomendar

    Sobe - O vereador Edvaldo Lima por ingressar com ação na Justiça contra a realização de bltiz realizada pela PM para apreender veículos com documento atrasado.


    Desce - Governo do Estado por utilizar a força policial coercitiva da PM para constranger cidadãos com documentação veicular atrasada, o que caracteriza desvio de função da Polícia Militar.


    O coro come


    PTB - Partido Trabalhista Brasileiro - que era comandado por aliados do deputado Targino Machado, a partir de ontem (09), passou para a liderança do ex-prefeito José Ronaldo e, agora, é ocupado por liderados deste. Dias atrás, Targino perdeu temporariamente o Cidadania também para Ronaldo, mas logo, logo, recuperou-o. Agora, detém o comando do Cidadania, que tem como presidente um liderado seu, Deibson Cavalcante. O circo começa a pegar fogo. Certamente, nesse ganha e perde, tem como resultado os grandes perdedores, os pré-candidatos destes dois partidos.


    Republicanos


    O Partido Republicanos, antigo PRB, vai realizar, hoje, pela manhã, convenção municipal para celebração de coligação majoritária e escolha de candidatos na proporcional. O evento acontece a partir das 8h, em um prédio situado à Rua Castro Alves, nº 1473, Centro da Cidade. Confirmaram presenças o presidente estadual da legenda, deputado federal Márcio Marinho; do deputado estadual José de Arimateia e do presidente da Comissão Provisória municipal, vereador Eli Ribeiro.


    PT


    Já, à noite, é a vez da coligação “A mudança que Feira quer” realizar sua convenção. Composta pelos partidos PT, PP, PDT, PC do B e Avante e com o apoio dos ex-presidentes Lula e Dilma Roussef; Fernando Haddad; governador Rui Costa; vice-governador João Leão (PP); e do senador Jaques Wagner (PT). O pré-candidato Zé Neto (PT) e seu vice Roque Santos (PP) farão a homologação das candidaturas junto com o time de vereadores.


    Podemos


    Amanhã, pela manhã, ao que tudo indica, é a vez do Podemos oficializar a candidatura do ex-deputado Carlos Geilson, que tem no deputado Targino Machado seu principal apoio, como candidato a prefeito de Feira de Santana. Com a hastag #MudaFeira, o partido vai anunciar os partidos coligados e, como de praxe, também será conhecido o nome do candidato a vice e aqueles que vão disputar vagas na Câmara de Vereadores.


    Já definidos


    O prazo para realização das convenções partidárias está se esgotando. De acordo com a legislação eleitoral, as agremiações têm até a próxima quarta-feira (16), para homologarem as candidaturas tanto na majoritária quanto na proporcional. Em Feira de Santana, até agora, apenas três chapas já lançaram seus candidatos para administrar o paço municipal: Carlos Medeiros (Novo), Colbert Martins (MDB) e Dayane Pimentel (PSL).


    Promessa é dívida


    A convite do deputado federal Zé Neto (PT), o diretor geral do DETRAN, Rodrigo Pimentel veio a Feira de Santana, na última terça-feira (8), para avaliar as reclamações feitas pela população. Redução de taxas cobradas para remoção de veículos apreendidos nas blitze e revisão de diárias fixas aos finais de semana, são algumas das medidas a serem adotadas pelo Departamento Estadual de Trânsito da Bahia, nos pátios terceirizados em Feira de Santana.


    Carlito fica


    A nomeação do vereador licenciado Justiniano França (DEM) para a Secretaria de Educação garante a permanência de Carlito do Peixe (DEM), até o fim do mandato de vereador na Câmara Municipal de Feira de Santana. De acordo com site Bahia na Política, Carlito do Peixe, que está no sexto mandato e é primeiro suplente, concorrerá mais uma vez à reeleição em novembro próximo. 



  • 09/09/2020


    11.09.2020 11h08m
    Recomendar

    Sobe - União de Jovens da Assembleia de Deus – UJADEFS - por se mobilizar em drive-in solidário, para ajudar famílias carentes de Feira de Santana.


    Desce - Deputado Davi Soares, filho de R.R. Soares, líder da Igreja da Graça, por fazer seus colegas votarem a favor de uma renúncia fiscal de igrejas, no valor superior a R$ 1 bilhão.


    Decreto polêmico


    O prefeito Colbert Martins revogou o decreto municipal publicado no último sábado, sobre restrições ao funcionamento dos templos religiosos durante a pandemia de coronavírus, informou ontem (8), o presidente da Câmara, vereador José Carneiro (MDB).


    O que dizia o decreto


    O contestado decreto determinava limite de 50 pessoas (Desde o dia 02 de setembro, decreto estadual permitia a realização de eventos com a presença de até 100 pessoas), obrigatoriedade do registro de nome e endereço de quem estava entrando no templo, aferição de temperatura, distanciamento entre as pessoas e impedimento de contato físico do líder religioso com as demais pessoas.


    A escuta


    Segundo o presidente da Casa da Cidadania, o prefeito teria ouvido de um religioso a sugestão com as exigências. “Ao perceber as manifestações de líderes religiosos, imediatamente decidiu pela revogação. Tenho certeza que atendeu esta solicitação equivocada com o objetivo de dar mais segurança à população no combate a Covid-19”.


    Questionamentos


    O vereador Cadmiel Pereira (DEM) levou ao chefe do Poder Executivo questionamentos feitos por bispos, pastores e padres e o gestor foi sensível às demandas. “Percebendo que o decreto precisa ser revisto, ele mostrou grandeza e humildade”, disse o vereador em relação à receptividade do prefeito Colbert Filho.


    Não foi obra do prefeito


    O vereador Edvaldo Lima disse que no domingo passado, ao se deparar com o decreto, imaginou que “não era obra do prefeito, afinal, em cinco meses, ele não apresentou barreiras aos evangélicos e não iria fazer agora”. Como tentou, sem êxito, falar com Colbert, gravou um vídeo reclamando das medidas.


    Insatisfação


    O líder governista na Câmara, Marcos Lima (DEM), também evangélico, chamou a atenção do prefeito, ao perceber a insatisfação de várias pessoas, inclusive de vereadores e deputados. “Ele me disse, de pronto, que reeditaria o decreto”.


    Respeito

     

    Lulinha (DEM) esclareceu que o prefeito nunca perseguiu evangélicos e sempre respeitou todas as religiões. “Escutou os líderes religiosos, entendeu que o decreto deve ser revogado e vai revogar”.


    Convenção PSL


    Hoje, mais um partido vai realizar sua Convenção Municipal. Às 14h, é a vez do PSL - Partido Social Liberal - definir os candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador para concorrerem ao Pleito eleitoral 2020. O evento, convocado pela presidente da Comissão Provisória Municipal e deputada federal Dayane Pimentel, vai acontecer no auditório do Hotel Acalanto, no bairro Santa Mônica. Também ocorrerá o sorteio dos números dos candidatos a vereador e outros assuntos de interesse partidário e eleitoral.


    Serra Preta I


    Mais de 5 mil pessoas acompanharam a Live Convenção do partido Democratas (DEM) que divulgou a chapa homologada para concorrer as eleições municipais de Serra Preta. A live foi transmitida pelo Youtube, Instagram e Facebook, na noite do último sábado (5), e apresentou o pecuarista e contador Franklin Leite como pré-candidato a prefeito e Adeil Figueiredo, ex-prefeito, para concorrer ao cargo de vice.


    Serra Preta II


    Durante a Live, houve a participação virtual do ex-deputado federal e pré-candidato a prefeito de Feira de Santana, Fernando de Fabinho (DEM), o atual prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), o ex-prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo, os deputados federais João Roma e Leur Lomanto Jr. e o deputado estadual Targino Machado. 



  • 08/09/2020


    08.09.2020 11h55m
    Recomendar

    Sobe - O espírito cívico do povo brasileiro que mesmo em tempo de isolamento social não deixou de reverenciar à Pátria.


    Desce - O Cidadania em Feira pela incerteza gerada pela crise no comando do partido.


    Pepino


    Não tem título melhor do que o apresentado acima para definir a situação do partido político Cidadania, aqui em Feira de Santana. A sigla como já afirmei em outras notas é totalmente híbrido dado a sua composição com metade de pré-candidatos a vereador ligados a Targino Machado e a outra metade ao ex-prefeito José Ronaldo. O partido já mudou de direção duas vezes e, nessas incertezas, teve marcado duas convenções para definir apoio na majoritária e chapa de vereadores.


    Prejuízo


    Nessa briga entre as duas lideranças, com certeza, ainda não tem um vencedor, mas claramente já sabemos quem serão os perdedores. Os pobres dos pré-candidatos que estão servindo de joguete para demonstração de força das duas lideranças. O Cidadania corre risco real de não eleger nenhum vereador (na eleição passada, elegeu 2).


    Patriotas


    O Patriotas realiza hoje (08), sua convenção das 14h às 18h, para escolha da chapa de vereadores e a consolidação do apoio, na majoritária, à candidatura encabeçada por Colbert Martins, do MDB. O Patriotas está entre os partidos com maior número de candidatos, na disputa por vagas na Câmara de Feira. O ato acontece na Praça Monsenhor Galvão, nº 149, 1º andar. Os trabalhos serão dirigidos pela comissão provisória do Partido, que tem como presidente Romildo Campodônio.


    Especulação


    Os comentários, no entorno da Câmara de Vereadores, e os entendidos que ficam em volta da prefeitura, apontam os 5 candidatos a vereador com maior número de votos na eleição deste ano, em Feira de Santana: Fernando Torres (PSD); Gerusa Sampaio (DEM) Lulinha da Conceição (DEM); Zé Carneiro (MDB) e Eremita Mota (PSDB).


    Garantia


    Na eleição próxima em Feira de Santana, para eleger 2 vereadores, a agremiação partidária, para ter garantia, tem que pensar em 23 mil votos. Quem trabalhar para 22 mil, estará na condição do sujeito que, estando no mar e a maré subindo, com a água no pescoço, só restará oração, se tiver fé. Na pior das hipóteses, se segurar em um coco para atravessar o oceano.


    Simbolismo


    Um ato simbólico, em frente ao Paço Municipal Maria Quitéria, marcou, na manhã de ontem, 7, as comemorações pela Independência do Brasil em Feira de Santana. Em função da pandemia e das restrições para evitar a disseminação do coronavírus, o tradicional desfile cívico deu lugar a uma cerimônia restrita, respeitando o distanciamento social, diante da formatura da Guarda Municipal, conduzida pela comandante Cássia Dias.


    Presenças


    Durante a solenidade também estiveram presentes o vereador Cadmiel Pereira, os secretários municipais Sebastião Cunha (Administração), Paulo Aquino (chefe de Gabinete), Jairo Carneiro Filho (Cultura), Mário Borges (Agricultura), Joedilson Machado (Relações Interinstitucionais), Denise Mascarenhas (Saúde), Arcênio Oliveira (Meio Ambiente), Oswaldo Torres Neto (Serviços Públicos), Carlos Brito (Planejamento) e Moacir Lima (Prevenção à Violência), além dos superintendentes José Pinheiro (Operações e Manutenção), Euclides Artur Andrade (Trânsito) e Cleudson Almeida (Procon). Ainda os vereadores, Gilmar Amorim, Marcos Lima e João Bililiu.



  • 05/09/2020


    05.09.2020 15h11m
    Recomendar

    Sobe - Hospital da Mulher, por homenagear mães doadoras e incentivar doação do leite materno.


    Desce - Bahia, por continuar liderando a lista de estados com maior número de vítimas de homicídios, segundo Atlas da Violência 2020.


    Violência I


    Estado com maior número de vítimas de homicídios no Brasil, segundo o Atlas da Violência 2020, a Bahia lidera o ranking, na avaliação do vereador Cadmiel Pereira (DEM), devido, segundo ele, ao “desgoverno do PT, que precisa melhorar as condições salarias dos trabalhadores da segurança”.


    Violência II


    O estudo produzido em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública e o Instituto de Econômica Aplicada (Ipea) divulgado no final do mês, apresenta as estatísticas do ano 2018 em todo o país, quando a Bahia registrou 6.787 pessoas mortas por assassinato, maior taxa do país naquela temporada.


    O vazio no dia 7


    A próxima segunda-feira, quando se comemora o 7 de Setembro (data da Independência do Brasil), será um dia de “forte saudade”, por parte do povo de Feira de Santana, observa o vereador Roberto Tourinho (PSB). Ele lembrou na Câmara Municipal, esta semana, que a festa cívica que anualmente acontece, através de um grande desfile na cidade movimentando com milhares de pessoas a Avenida Presidente Dutra, dessa vez vai passar em branco, em virtude da pandemia de Covid-19.


    Ex-deputados na disputa


    Com as convenções de quarta-feira (2), puxadas pelo MDB, DEM e PSD, e que contaram com sete partidos, em Feira de Santana, na chapa de candidatos a vereador um fato chama a atenção. Três ex-deputados estaduais estão na disputa por uma vaga. Luciano Ribeiro (MDB), Graça Pimenta (DEM) e Fernando Torres (PSD), este último tendo sido deputado federal em duas oportunidades. As informações é do site Bahia na Política.


    DNIT


    A Superintendência Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT) é alvo de mais um requerimento da Câmara de Feira de Santana pedindo ao órgão que promova melhorias em trechos de rodovias federais que cortam Feira de Santana e se encontram em área urbana. De iniciativa do vereador Josafá Ramos (Patriota), foi uma proposição pedindo recapeamento asfáltico na Avenida Transnordestina, que faz parte da BR-116 Norte.


    Tio e sobrinho


    Depois de anunciar que não concorreria à reeleição, o prefeito de Itabuna, Fernando Gomes (PTC) decidiu voltar atrás e resolveu disputar o pleito municipal de outubro. De acordo com o site Políticos do Sul da Bahia, Gomes conversou com membros do PSL, PMN, Solidariedade e Republicanos, e disse que seria candidato à reeleição. O sobrinho do prefeito, Son Gomes (Republicanos) deverá ser escolhido como vice.



  • 04/09/2020


    05.09.2020 15h05m
    Recomendar

    Sobe - Prefeitura por oferecer linhas de crédito a prestadores de serviços turísticos no município.


    Desce - O grande volume de prefeitos no interior condenados a ressarcirem recursos públicos aos respectivos municípios além de pagarem multa.

     

    Apoio


    O ex-prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo de Carvalho (DEM), foi indagado a respeito da posição do deputado estadual Targino Machado (DEM) que anunciou apoio ao pré-candidato Carlos Geilson (Podemos) para disputar a prefeitura feirense. “É uma questão democrática, é um direito dele escolher”. A informação é do Bahia na Política através do programa Levante a Voz.


    Chapa de Isidório


    A decisão entre a alta cúpula do PSD e do Avante ensejou a composição da chapa encabeçada pelo Pastor Isidório (Avante) completada com a indicação de Eleusa Coronel (PSD), esposa do senador Angelo Coronel para disputar a Prefeitura de Salvador. Eleusa retirou sua candidatura à prefeitura da capital e aceitou a composição.


    Contas rejeitadas


    O Tribunal de Contas dos Municípios rejeitou, na sessão de ontem (03/09), realizada por meio eletrônico, as contas da prefeitura de Ipirá, relativas ao exercício de 2017, da responsabilidade do prefeito Marcelo Antônio Santos Brandão. O relator do parecer, conselheiro Francisco Netto, aplicou multa R$6 mil em razão das irregularidades apontadas no relatório técnico. Além disso, a relatoria determinou o ressarcimento de R$98.093,05, valor referente ao pagamento de juros e multas por atraso no adimplemento de obrigações junto à Receita Federal, INSS e Coelba.


    Irregularidades


    Em razão da ausência de dotação orçamentária para a celebração de contrato com o Instituto de Pesquisa Saúde e Educação e a terceirização ilegal de serviços públicos, foi julgado procedente as denúncia formulada contra o prefeito de Água Fria, Manoel Alves dos Santos envolvendo irregularidades cometidas no exercício de 2019. Os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios, na sessão de quinta-feira (03/09). O conselheiro Francisco Netto, relator do processo, multou o gestor em R$10 mil.


    Vai ter que devolver


    Foi julgado no último dia 2, no TCM como procedente o termo de ocorrência formulado contra o prefeito de Caetité, Aldo Ricardo Cardoso Gondim, pelo pagamento de R$91.662,63 em juros e multas, com danos ao erário, decorrentes do atraso no adimplemento de obrigações previdenciárias, no período de janeiro a dezembro de 2019. O relator do processo, conselheiro José Alfredo Rocha Dias, multou o gestor em R$ 3 mil. Além disso, foi imputado o ressarcimento, com recursos pessoais, no valor de R$ 91.662,63.


    Boquinha


    Em nota publicada no site Bahia Notícias, o prefeito ACM Neto (DEM) respondeu ontem (3), durante inauguração do terceiro elevado do BRT na capital baiana, questionamentos sobre a nomeação da filha do ex-prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo de Carvalho. Segundo o gestor da capital, a nomeação de Natália foi motivada exclusivamente pela competência técnica e não como “boquinha” do político feirense.



  • 03/09/2020


    05.09.2020 15h03m
    Recomendar

    Sobe - Feira de Santana por reduzir óbitos em decorrência da covid-19 pela metade.


    Desce - Homem flagrado pela PRF transportando aves silvestres clandestinamente.


    Ameaça e esclarecimento


    O pré-candidato a vereador Beto Chaparral, de Bonfim de Feira, mandou recado aos adversários pelas redes sociais. Chaparral afirmou que seus concorrentes estão se sentindo ameaçados com seu nome no pleito deste ano e, por isso, estão espalhando boato que ele teria desistido da sua campanha para apoiar um outro pré-candidato. A dúvida acabou ontem, quando Beto apareceu na convenção do seu partido - PSDB - e homologou sua candidatura.


    Dificuldades I


    A Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil apenas permitem a posse de imóveis do Minha Casa, Minha Vida para o primeiro beneficiário a assinar o contrato e, por esta razão, a Secretaria Municipal de Habitação encontra dificuldades para fazer a transferência de casas abandonadas deste programa.


    Dificuldades II


    A explicação é do vereador Eli Ribeiro (Republicanos), dada em sessão da Câmara. O parlamentar, que foi titular da pasta por mais de três anos, afirmou que esta é a razão pela qual muitos imóveis não podem ser transferidos e permanecem em estado de abandono, podendo ser alvo de ataques de vândalos e criminosos.


    Nazismo e Comunismo


    O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) apresentou na terça-feira (1), na Câmara dos Deputados, em Brasília, um projeto de lei (PL) que criminaliza a apologia ao nazismo e ao comunismo. O parlamentar classificou os regimes totalitários como “ideologias assassinas”. Também no dia 1º de setembro, a Polônia havia sido invadida pelos nazistas e posteriormente ocupada pelos comunistas. Eduardo explica que o PL foi inspirado na lei ucraniana que proíbe apologia ao comunismo e nazismo.


    Convites I


    O presidente Jair Bolsonaro, que atualmente está sem partido, se reuniu, ontem (2), com deputados federais do Partido Republicano Brasileiro (PRB) e afirmou ainda não ter escolhido em qual sigla vai se filiar. No último sábado, o jornal O Globo revelou que Bolsonaro recebeu um convite do bispo Edir Macedo para se filiar à sigla republicana. Seus filhos Carlos e Flávio Bolsonaro já fazem parte do partido do bispo.


    Convites II


    Além do Republicanos, o presidente tem recebido convites de filiação de diversos partidos, inclusive do PSL, pelo qual foi eleito em 2018. No entanto, segundo o portal IG, ele teria dito a interlocutores que para se filiar a algum partido, a exemplo do Republicanos, PSL e PRT, iria impor condições.


    A novela Queiroz


    Em parecer enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF), a Procuradoria-Geral da República (PGR) defendeu que Fabrício Queiroz e sua mulher, Márcia Aguiar, voltem a ser presos. O ministro Gilmar Mendes, do STF, concedeu no dia 14 de agosto um habeas corpus ao casal para que cumprissem prisão domiciliar desde então. Na época, Mendes derrubou a ordem do ministro Félix Fischer, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), para que Queiroz e Márcia voltassem para a prisão.


    Negou


    O presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, negou ontem (2), a suspensão do julgamento sobre o afastamento do governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), marcado para a tarde do mesmo dia. Witzel, acusado de envolvimento em esquemas de corrupção no governo fluminense, havia recorrido na segunda-feira (31), ao Supremo para tentar reverter seu afastamento do cargo pelo prazo de 180 dias.



  • 02/09/2020


    02.09.2020 12h09m
    Recomendar

    Sobe - Presidente Bolsonaro por prorrogar auxílio emergencial, que ao final do programa terá dado ajuda de R$ 4,2 mil a brasileiros carentes.


    Desce - A deputada federal Flordelis (PSD-RJ), por ser apontada pela Polícia e Ministério Público como a mandante do crime que tirou a vida do seu próprio marido.


    Violência não incomoda


    Na sessão de ontem, um fato chamou a atenção. Por um momento, a sessão foi suspensa por haver apenas 6 vereadores no plenário (falta de quórum), quando o mínimo exigido são 7. Na tribuna estava discursando o vereador Cadmiel Pereira sobre o aumento da violência na Bahia e suas consequências em Feira de Santana. Então a sessão foi suspensa. Ao ser reiniciada, um dos ausentes, vereador Isaias retornou e em sua fala, logo depois da de Cadmiel, afirmou que a sessão ficou vazia porque o assunto era chato e não era importante para os vereadores.


    Convenção


    Sete partidos (DEM, PSD, PL, PROS, MDB, PSC e PSDB) realizam, na noite de hoje, suas convenções individuais em Feira de Santana, já que a partir deste ano não teremos coligações nas proporcionais. O edital com o chamamento indicando sua realização foi publicado por Folha do Estado na edição do último dia 21. O Novo foi o primeiro partido a realizar o evento, na noite do último dia 31.

     

    Do andar de cima


    A prorrogação do auxílio emergencial anunciada ontem (1º), dará tempo para aprofundar os estudos para a criação do programa Renda Brasil. A afirmação é do ministro da Economia, Paulo Guedes, em audiência pública virtual. “Nós vamos pegar também dinheiro do andar de cima, vamos pegar do andar do lado”, disse Guedes.


    De 300 para quase mil


    Já está em apreciação pelo Ministério Público uma ação civil pública, apresentada ontem, solicitando do órgão a investigação de possíveis irregularidades no aumento de preços de materiais de construção e de produtos alimentícios na cidade de Feira de Santana, durante o período de calamidade pública em virtude da pandemia de Covid-19. O autor da representação é o vereador Marcos Lima (DEM) que citou como exemplo o milheiro do bloco para construção, que custava R$ 300,00 e passou para cerca de R$ 950,00.


    Entre a calúnia e solidariedade


    Vereador de sete mandatos, um dos mais antigos na Câmara, da atual legislatura, Carlito do Peixe (DEM) foi alvo na sessão de terça-feira (1), de homenagens por parte de vários colegas, ao reclamar que vem sofrendo comentários maliciosos por parte de pré-candidatos a uma vaga na Casa da Cidadania, “burburinhos de algumas mariposas que dizem que eu não sou candidato; mas eu sou”.


    O buraco e o desespero


    A manifestação de moradores na Avenida Artêmia Pires, ocorrida na manhã de segunda-feira (31), foi tema de debate entre vereadores, na sessão da Câmara Municipal. Alberto Nery (PT), oposição ao Governo do prefeito Colbert Martins (MDB), disse que a comunidade “não suporta mais” conviver com os buracos e ausência de asfalto. “Assim como nesta avenida, nas sedes dos distritos estamos vendo a população revoltada, também fazendo manifestações para pedir que sejam tomadas providências”, criticou o vereador.


    A saída de Dallagnol


    Os deputados petistas comemoraram, nas redes sociais, a saída de Deltan Dallagnol da Lava Jato. Paulo Teixeira (PT-SP) disse que “o procurador Dallagnol prestou grandes desserviço ao país”. Alencar (PT-SP) escreveu o seguinte: “A manchete que o Brasil espera é: ‘Dallagnol vai deixar o Ministério Público’. Não podem ocupar cargos públicos pessoas que violam a lei e atuam a mando de outros países. Deltan Dallagnol deve responder pelos crimes que cometeu.”


    Gelo baiano


    A instalação de “gelo baiano” para demarcar e sinalizar as recentes interdições na Rua Olímpio Vital, tem causado acidentes de trânsito, afirmou o vereador Roberto Tourinho (PSB). Ele diz haver relato de vários munícipes insatisfeitos com a presença do equipamento naquele trecho no centro da cidade. De acordo com o edil, os sinalizadores colocam os condutores em risco e ainda podem trazer prejuízos aos veículos. 



  • 01/09/2020


    02.09.2020 12h07m
    Recomendar

    Sobe - Prefeitura de Feira institui Semana Municipal de Conscientização e Orientação sobre Vitiligo.


    Desce - Pessoas envolvidas com cativeiro e venda ilegais de animais silvestres em Feira de Santana.

     

    Republicanos


    Está prevista para o dia 10 de setembro, às 8 horas, a convenção do Republicanos, em Feira de Santana, informa o vereador representante da legenda, na Câmara Municipal, Eli Ribeiro. Ele esteve em reunião com o deputado federal Márcio Marinho, presidente do diretório estadual do partido, em Salvador, e assegura que está mantida a pré-candidatura do deputado estadual José de Arimatéia a prefeito, bem como a sua própria pré-candidatura à reeleição para vereador.


    Fake News

     

    O projeto de combate às fake news, aprovado pelo Senado no final de junho, só deve ser apreciado pela Câmara dos Deputados em 2021. A proposta era considerada prioridade para o presidente da Casa, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ).


    Reforma tributária


    Líderes partidários consultados pelo Congresso em Foco não acreditam que uma reforma tributária será aprovada ainda em 2020 pelo Congresso. Na semana passada, a senadora Simone Tebet (MDB-MS), presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), externou a visão que a medida econômica não vai avançar neste ano.

     

    Veterinário


    O ministro interino da Saúde, general Eduardo Pazuello, nomeou o veterinário Laurício Monteiro Cruz como coordenador do Programa Nacional de Imunização. O setor é considerado estratégico nas novas fases do trabalho de combate à pandemia, com a possível aprovação de vacinas contra a Covid-19.


    Repasse


    A mãe do miliciano Adriano da Nóbrega, morto em fevereiro durante operação da Segurança de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), repassou dinheiro para Fabrício Queiroz, indicam dados da movimentação bancária feita por ela. Os depósitos reforçam a suspeita do Ministério Público do Rio de que Queiroz seria operador de um esquema de rachadinha - apropriação de parte dos salários dos funcionários - no gabinete do então deputado estadual Flávio Bolsonaro.


    Renda Brasil


    O impasse dentro do governo sobre o formato e os valores do Renda Brasil, que deve substituir o atual Bolsa Família, pode levar o novo programa a ficar de fora da proposta orçamentária federal para 2021, cujo prazo de entrega ao Congresso terminou ontem (31). O presidente Jair Bolsonaro (sem partido), no entanto, só tomará uma decisão no último momento, afirmam auxiliares. No fim de semana, ele pediu à equipe econômica que avaliasse mais uma vez se seria possível incluir o Renda Brasil no PLOA (Projeto de Lei Orçamentária Anual).


    Suspeita


    É fato suspeito, para o vereador Alberto Nery (PT), o longo período em que uma mesma empresa vence as licitações, promovidas pela Prefeitura de Feira de Santana, para realizar a coleta de lixo domiciliar no município. Ele disse que há denúncias de “indicação” e vê a necessidade de esclarecimento em relação a isso: “o motivo de somente a empresa Sustentare ganhar o processo de licitação daqui”. Nery diz que “há mais de 20 anos, todos estão cansados na cidade, de ouvir falar em corrupção”, nessa área.



  • 29/08/2020


    31.08.2020 15h10m
    Recomendar

    Sobe - Prêmio Cultura e Desenvolvimento Local 2020 por estimular e produção cultural em Feira de Santana.


    Desce - Pastor Everaldo, presidente nacional do PSC por ter sido preso sob suspeita de corrupção e o governador do Rio Wilson Witzel (PSC-RJ) por ter sido afastado do cargo pelo mesmo motivo.


    Viaturas


    Guarda Civil Municipal de Feira de Santana será contemplada com novas viaturas, em razão de emenda parlamentar de autoria do deputado estadual José de Arimateia. A informação é do seu correligionário vereador Eli Ribeiro (Republicanos). “Fiz esta solicitação ao amigo deputado, por entender a necessidade da renovação e do reforço da frota da Guarda”, diz o vereador.


    Dinheiro


    O corte financeiro sofrido pelos professores da rede municipal de ensino que recebem adicionais por extensão de carga horária ou que se deslocam para trabalhar na zona rural, medida adotada pelo prefeito Colbert Martins Filho (MDB) alegando a suspensão das aulas durante o período de pandemia de Covid-19, é “mera perseguição política”, afirma o vereador Alberto Nery (PT).


    Ilegal


    O vereador Edvaldo Lima (MDB), diante dos professores da rede municipal de ensino que compareceram às galerias da Câmara, esta semana, para pedir o apoio da Casa à luta contra o corte de remuneração por parte da Prefeitura - com a pandemia de coronavírus, disse que o Município entendeu que não é legal o pagamento de horas adicionais e de deslocamento para a zona rural, posição reconhecida pelo Tribunal de Justiça da Bahia, que cassou a liminar que assegurava esse direito.


    Ilegal II


    “Posso, tranquilamente, dizer aos professores que nunca votei contra alguma categoria de trabalhadores que tenha me procurado”, afirmou Edvaldo, ao propor para os dirigentes da APLB Sindicato que busquem o diálogo com o prefeito. “Conversem com o doutor Colbert Martins da Silva, essa é a alternativa”, indicou.


    Ninguém nem queria que ele opinasse


    O presidente Jair Bolsonaro informou ontem (28) que decidiu não atuar no primeiro turno nas eleições para prefeitos, que serão realizadas em novembro, em todo o Brasil. “Tenho muito trabalho na Presidência e, tal atividade tomaria todo meu tempo num momento de pandemia e retomada da nossa economia”, escreveu em publicação nas redes sociais.


    Rombo


    As contas do Governo Federal já acumulam um rombo de R$ R$ 505,2 bilhões neste ano. A informação foi divulgada ontem (28) pela Secretaria do Tesouro Nacional. Este é o pior resultado para esse período desde o início da série histórica, em 1997, e é resultado da crise causada pela pandemia do coronavírus e das medidas tomadas pelo governo para conter seus efeitos os efeitos da pandemia.


    Witzel


    O Pastor Everaldo Pereira, presidente nacional do PSC, e seus dois filhos, Filipe Pereira e Laércio Pereira, foram presos na manhã de ontem (28) na Operação Tris in Idem, que também determinou o afastamento do cargo do governador Wilson Witzel (PSC-RJ). O governador do Rio, teria entregue R$ 15 mil em espécie a um aliado, na véspera de uma operação da Polícia Federal, para evitar que o valor levantasse suspeita.


    Atacou


    Na situação, Witzel sugeriu que a família Bolsonaro está por trás do processo do seu afastamento do cargo. “A subprocuradora Lindôra Araújo está se especializando em perseguir governadores e desestabilizar Estados”, disse Witzel em entrevista coletiva.



Os comentários e textos não representam a opinião do portal; a responsabilidade pelo blog é do autor da mensagem.
Folha do Estado da Bahia
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia