Classivendas
Em cima da hora:
UPE abre inscrições para cursos de idiomas e informática nesta segunda
-
  • Facebook
  • Twitter
  • Orkut
  • Feeds
  • 16/03/2017


    16.03.2017 21h29m
    Recomendar

    Sobe - As manifestações populares contra o texto da reforma da previdência enviada à Câmara Federal por Temer


    Desce - Os 10 governadores que estão com nomes na lista do Procurador Geral da República Rodrigo Janot


    Crime ambiental


    O vereador Isaías de Diogo (PSC) ocupou, ontem, a tribuna da Câmara Municipal para denunciar que uma empresa fez a cobertura de um córrego, na Avenida José Falcão da Silva. O edil classificou o ato como crime ambiental. Isaías solicitou do presidente da Casa da Cidadania, Reinaldo Miranda – Ronny (PHS), que convocasse a Comissão de Meio Ambiente da Câmara para apurar os fatos e pedir esclarecimentos por parte do poder público.


    Revolta


    Em pronunciamento na tribuna da Casa da Cidadania, nesta quarta-feira (15), o vereador Edvaldo Lima (PP) externou sua indignação com a Empresa Baianas de Água e Saneamento (Embasa) por conta de uma nota pública que a concessionária emitiu, após a repercussão do seu discurso no Legislativo feirense sobre um laudo com análise da água do lençol freático que jorra na avenida Presidente Dutra, em decorrência de uma obra do BRT.


    Problemas judiciais


    Em discurso na Casa Legislativa, na manhã desta quarta-feira (15), o vereador Cadmiel Pereira (PSC) chamou atenção do Governo do Estado para a falta de serventuários e o andamento processual nas comarcas do estado da Bahia, sobretudo em Feira de Santana.


    Lopes Rodrigues


    Baseado em reportagem do Folha do Estado, o vereador José Carneiro (PSDB) criticou o Ministério da Saúde e a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, pelo anúncio de que quatro hospitais psiquiátricos baianos serão descredenciados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), entre eles, o Hospital Especializado Colônia Lopes Rodrigues, de Feira de Santana.


    Ron x Canário


    Durante pronunciamento, na sessão ordinária desta quarta-feira (15), na Casa da Cidadania, o vereador Ronaldo Caribé, Ron (PTC) usou a tribuna para dizer que estava sendo comparado com o vereador de Salvador Igor Canário, mas que não tem semelhanças com o edil citado. Ron aproveitou o momento para agradecer a todos que creditaram nele a possibilidade de ocupar uma cadeira na Casa da Cidadania.


    Denúncias


    Em pronunciamento, no tempo do grande expediente da sessão ordinária de ontem (15), na Casa da Cidadania, o vereador Alberto Nery (PT) apresentou denúncias sobre o canal de esgoto do bairro Feira X, cobrança de taxa pelo uso do banheiro do Terminal Central e a construção de um posto de combustível em uma área pública.


    Consumidor


    No uso da tribuna da Câmara Municipal de Feira de Santana, a vereadora Gerusa Sampaio (DEM), no Dia do Consumidor, destacou sua tristeza e revolta pela forma com que eles são tratados. “Hoje é um dia de repúdio e tristeza e muitos consumidores estão se reunindo para não comprarem nada, pois sempre quem paga no final, pelo bem e pelo mal, são eles”, disse.


    Insegurança


    O vereador Roberto Tourinho (PV), tratou sobre a violência na zona rural do município de Feira de Santana. O vereador destacou ainda que conheceu o trabalho do Coronel Adelmário Xavier, comandante da Polícia Militar na cidade, quando esteve à frente da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, e que mesmo com o bom trabalho dele ainda há insegurança. 



  • 15/03/2017


    15.03.2017 08h33m
    Recomendar

    Sobe - Secretaria de Saúde do Município pelo registro de queda de notificações da tríplice epidemia


    Desce - Educação em Feira com indícios de 10 dias de paralisação decretados pela APLB


    Requerimentos


    Durante uso da tribuna, no tempo do grande expediente, na sessão ordinária de ontem (13), o vereador Marcos Lima (PRP) comemorou os requerimentos de sua autoria, que visam melhorias para o Centro de Abastecimento e a saúde da cidade, atendidos pelo Governo Municipal. Marcos aproveitou o momento para tecer críticas à Concessionária Viabahia e informou que pediu ao Ministério Público Federal que adote medidas que forcem o oferecimento de melhores serviços.


    Casas Terapêuticas


    Em pronunciamento na Casa da Cidadania, o vereador Cadmiel Pereira (PSC) ressaltou a importância do trabalho realizado pelas unidades terapêuticas no tratamento de pessoas viciadas em drogas ilícitas. O edil criticou a ausência de ações do Poder Público nesses casos.


    Educação


    Usando a tribuna, o vereador Luiz Augusto de Jesus, Lulinha (DEM), relatou que participou de uma reunião, na última segunda-feira (13), com a secretária Municipal de Educação, Jayana Ribeiro, pais e professores da Escola Municipal Eurides Franco de Lacerda, onde trataram das melhorias na unidade educacional. Segundo o edil, ainda este ano alguns bairros de Feira de Santana serão contemplados com a construção de escolas.


    Água do BRT


    O líder do Governo na Câmara, vereador José Carneiro (PSDB), se pronunciou sobre a sugestão do edil Edvaldo Lima (PP) para o aproveitamento, por parte do Município, da água do lençol freático que jorra na Avenida Presidente Dutra, por conta de uma obra do projeto do BRT de Feira de Santana.


    Água do BRT I


    "Vossa Excelência tem que entender que o Município não dispõe de uma estrutura, carros-pipa ou outro mecanismo para aproveitar a água jorrada naquele local. Vossa Excelência há de convir que a Embasa também tem carro-pipa, a Embasa também carrega água para a zona rural até onde a água não está chegando. Será que nós podemos atribuir exclusivamente ao Município o aproveitamento dessa água?", questionou.

     

    Livro


    O vereador Antônio Carlos Passos Ataíde - Carlito do Peixe (DEM) é o autor do requerimento de nº 41, que requer a realização de uma Sessão Solene, no dia 19 de abril de 2017, para homenagem o Dia Municipal do Livro dos Espíritos. O requerimento foi aprovado por unanimidade. A sessão acontecerá às 19h30, no plenário da Casa da Cidadania.


    Canal


    Aprovados os requerimentos de números 46 e 50, de autoria do vereador Ewerton Carneiro - Tom (PEN), na manhã desta terça-feira (14), na Câmara Municipal de Feira de Santana. O documento de nº 46 solicita do secretário de Desenvolvimento Urbano, José Pinheiro, informações de que se existe algum estudo, por parte do Município, para a urbanização e infraestrutura do canal no bairro da Rua Nova.


    Estimulo fiscal


    Foi aprovado por unanimidade, em primeira e segunda discussões, o projeto de lei de autoria do Poder Executivo, de nº 11/2017, que institui o Programa de Recuperação e Estímulo a Quitação de Débitos Fiscais do Município de Feira de Santana. O projeto foi discutido e aprovado em sessões extraordinárias, ontem (14), e contou com a abstenção apenas do vereador Alberto Nery (PT). 



  • 14/03/2017


    15.03.2017 08h31m
    Recomendar

    Sobe - Caminhada do Perdão organizada pela Igreja Católica com a participação de grande número de fiéis


    Desce - A falta de assistência hídrica por parte dos governos na zona rural dos municípios


    Dedução do IR


    O vereador Cadmiel Pereira (PSC) pediu à população feirense que no momento da declaração do Imposto de Renda faça dedução, de 1 a 6% Pessoa Física e 1% Pessoa Jurídica, para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Segundo o edil, é através destes recursos que vários projetos voltados às crianças e adolescentes são ajudados na cidade.


    Lançamento


    O poeta feirense, Carlos Eduardo de Oliveira Andrade , "Duda", membro correspondente da Academia de Letras e Artes de Feira de Santana, lançará seu primeiro livro solo "Varal dos Sonhos", no dia 16 de março, às 9 horas, no Museu Parque do Saber Dr. Dival da Silva Pitombo. O prefácio é também da poetisa Lélia Fernandes, presidente da Academia de Letras e Artes de Feira de Santana , que está apoiando o lançamento e convidando aos amantes da poesia para prestigiar este evento.


    Deficiência


    Durante pronunciamento na tribuna, Lulinha (DEM), repercutiu o discurso de alguns colegas sobre a deficiência da saúde em Feira de Santana. De acordo com ele, a cidade precisa urgente do cumprimento da promessa de campanha do governador Rui Costa, que foi a construção de novo hospital geral.


    Morte


    No uso da tribuna, o vereador Ewerton Carneiro _Tom (PEN) chamou a atenção da imprensa feirense e da população para o fato de que foi informado pelos familiares do senhor Adelson Sebastião Brito dos Santos, de 62 anos, artista plástico da cidade, que morreu no Hospital Geral Clériston Andrade, que o mesmo faleceu por negligência médica. "Ele peregrinou pelas policlínicas da cidade aguardando atendimento e com apenas uma hora que chegou no HGCA faleceu", relatou Tom.


    Caso Gabrielly


    O vereador Edvaldo Lima (PP), no uso da tribuna, apresentou o resultado da reunião da Comissão de Direitos Humanos da Câmara com o coordenador regional da Polícia Civil do Interior (Coorpin), delegado João Rodrigo Uzzum, ocorrida na semana passada. Na qualidade de vice-presidente da Comissão, o vereador ressaltou que ouviu as explicações do delegado sobre o resultado das investigações em torno do desaparecimento da menina Gabrielly Gomes, que aconteceu há dois meses.


    Novo CPM


    O vereador Marcos Lima (PRP), em seu discurso na tribuna da Câmara Municipal de Feira de Santana, na manhã desta segunda-feira (13), falou sobre o Colégio da Polícia Militar de Feira de Santana, onde pais e alunos lutam para conseguir uma vaga. Marcos disse ter enviado um ofício ao governador do estado da Bahia, Rui Costa, para que implante na cidade mais uma escola desse tipo.


    Combate à corrupção


    De autoria do vereador Edvaldo Lima (PP), foi aprovado por unanimidade e em segunda discussão, o projeto de lei de nº 17/2017 que institui a "Semana Municipal de Combate à Corrupção" no município de Feira de Santana, que será comemorada todo ano a partir do dia 9 de dezembro. A aprovação da proposta aconteceu na manhã de ontem (13), na Câmara Municipal de Feira de Santana.


    Capelania


    Aprovado, por unanimidade e em segunda discussão, o projeto de lei de nº 19/2017, de autoria do vereador Cadmiel Pereira (PSC), que institui, no município de Feira de Santana, o Dia Municipal da Capelania. Segundo a proposta, fica instituído no Calendário Oficial do Município, o dia da Capelania Evangélica, Civil e Militar. Esta homenagem far-se-á anualmente, sempre no dia 21 de junho.


    Passarela


    De autoria do vereador José Marques Messias _ Zé Curuca (DEM) foi aprovado o requerimento de nº 40, que pede a direção da Via Bahia Concessionárias de Rodovias a instalação de uma passarela, com cobertura, em frente à Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana (UNEF). O requerimento foi aprovado por maioria, com o voto contrário do vereador Alberto Nery (PT). 



  • 11/03/2017


    11.03.2017 12h02m
    Recomendar

    Sobe - As comemorações que marcaram a Semana da Mulher em Feira de Santana


    Desce - A crise envolvendo o sistema previdenciário brasileiro


    PT em Feira


    Com revisão de eleições diretas em abril, o PT de Feira de Santana deverá contar com três nomes na disputa da presidência. Gerinaldo Costa, Ivannide Santa Bárbara e Gilson Amorim. Atualmente o Partido dos Trabalhadores é presidido por Aécio Moreira. A informação foi publicada no site Bahia na Política.


    Até 2 de maio


    Em toda a Bahia, mais de 147 mil eleitores deverão comparecer, até 2 de maio de 2017, a um dos postos da Justiça Eleitoral para regularização de pendências e evitar o cancelamento do título eleitoral. A determinação vale para os eleitores que deixaram de votar nas três últimas eleições (cada turno eleitoral é considerado uma eleição).


    Desmonte


    Senadores, deputados estaduais e federais, vereadores, gestores e dirigentes do Partido dos Trabalhadores de todo o País, participaram na manhã desta quinta-feira (9), em Brasília, do “Encontro de Parlamentares do PT - Contra o desmonte da Previdência”.


    Desmonte I


    O deputado estadual e líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia, Zé Neto (PT), participou do evento que informou, debateu e mobilizou os presentes contra a proposta de Michel Temer para reforma da Previdência, que retira direitos dos trabalhadores. Também integraram o debate os parlamentares baianos Fátima Nunes, Nelson Pelegrino e Valmir Assunção.


    Braile


    A Editora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (EDUFRB) disponibilizou na sua página eletrônica 16 livros em formato braile (sistema utilizado universalmente na leitura e na escrita por pessoas cegas) para download gratuito. As obras contemplam as mais diversas áreas do conhecimento e foram transcritas para o sistema braile pela da Superintendência de Educação Aberta e a Distância (SEAD).


    Alfinetada


    A paternidade do Metrô de Salvador tem rendido polêmica. Após a ofensiva do prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), junto com o governo federal, aliados do governador Rui Costa têm disparado uma saraivada de críticas contra a ação. Deputado federal pelo PT, Nelson Pelegrino foi mais um a criticar. “ACM neto tenta pongar no metrô de Salvador. Atrapalhou o quanto pode. Segurou os alvarás por nove meses. Deveria tirar foto com Temer”, sugeriu.


    Desistência


    O governo pode abrir mão do gatilho previsto na proposta de reforma da Previdência para elevar a idade mínima para aposentadoria de acordo com a expectativa de vida do brasileiro, de acordo com o jornal O Globo. Segundo a publicação, pelo texto enviado ao Congresso, esse mecanismo seria acionado sempre que a chamada expectativa de sobrevida no país - projeção de quanto tempo a pessoa vai viver após completar 65 anos, que atualmente é de 18 anos - aumentar em um ano. As projeções apontam que isso aconteceria na virada de 2030, quando esse gatilho aumentaria a idade mínima de 65 para 66 anos.

     

    Desaparecida


    Durante a manhã de ontem (10) o vereador Cadmiel Pereira (PSC) juntamente com os vereadores Lulinha, Luiz do Povo, Fabiano da Van e Edvaldo Lima, estiveram no Complexo de Delegacias de Polícia de Feira de Santana cobrando do delegado uma resposta sobre o caso da menina desaparecida a mais 2 meses Gabrielly. De acordo com informações do delegado João Uzzum, coordenador regional da Polícia Civil, ainda não há informações sobre o paradeiro da criança.



  • 10/03/2017


    11.03.2017 11h59m
    Recomendar

    Sobe - Resultado positivo de reunião entre a SMTT e condutores de transporte alternativo da zona rural em Feira de Santana


    Desce - Rodrigo Maia, presidente da Câmara dos Deputados, por negar a importância da Justiça do Trabalho no Brasil


    Em defesa


    Em sessão especial para discutir crise da previdência, o vereador José Carneiro (PSDB) criticou a defesa de cores partidárias e pediu que houvesse mais ajuda na solução do problema. “O prefeito onerou, nos últimos anos, a alíquota patronal em quase 20%. O que o Governo propõe com o projeto é aumentar a contribuição do servidor. Está se taxando o servidor, mas é preciso ter coerência. 1% a mais do salário não vai deixar faltar o pão na mesa de ninguém”, observou.


    Acessibilidade


    O vereador Roberto Tourinho (PV) é autor do projeto de lei que dispõe sobre a disponibilização de assentos à gestante em teatros, cinema, casas de show e espetáculos em geral. A matéria foi aprovada, por unanimidade e em primeira discussão, na sessão desta quarta-feira (08), na Câmara Municipal de Feira de Santana.


    Sem Voz


    A instalação do bloco independente na Assembleia Legislativa formado por seis dos sete deputados estaduais do PSL (Marcelo Nilo ficou fora) tem pelo menos um efeito prático que está preocupando a liderança do governo na Casa. Até o momento, os projetos enviados pelo Executivo, principalmente, que são votados com dispensa de formalidade precisam das assinaturas de Zé Neto (PT), líder da maioria, e de Leur Lomanto Júnior (PMDB), líder da minoria. Com a constituição do bloco Alan Castro (PSL), líder do bloco independente, também terá que avalizar o acordo para que as matérias cheguem ao plenário.


    “Irresponsáveis”


    Apresentado pela primeira vez há 19 anos, o projeto anistia débitos e penalidades aplicadas a empresas que praticam tercerização. Em evento em Brasília, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), disse ainda que juízes do trabalho tomam decisões “irresponsáveis”, que quebraram bares, restaurantes e hotéis no Rio de Janeiro, e que a Justiça do Trabalho “não deveria nem existir”.


    Homenagem? I


    O presidente Michel Temer afirmou na última quarta-feira (8), em campanha majoritária no Dia da Mulher, que um dos fatores que as tornam importantes na economia brasileira é o fato de saberem melhor que ninguém detectar mudanças de preços no supermercado. Destoando da oportunidade que tinha propósito de ressaltar a luta pela igualdade de direitos, de salários e contra a discriminação e estigmatização, o presidente ligou o cuidado com a casa e filhos ao gênero feminino.


    Homenagem? II


    O líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros (AL), afirmou que o comentário do presidente Michel Temer sobre o papel da mulher na economia “não foi feliz”, mas acabou concordando em parte com a declaração. “O presidente não foi feliz ao dizer que a mulher serve para controlar preços nos supermercados. Ela serve também para isso, mas não apenas para isso”.


    Antônio Cardoso


    Na sessão de ontem (09/03), por unanimidade, o Tribunal de Contas dos Municípios multou em R$1,5 mil ex-prefeito de Antônio Cardoso, Felicíssimo Paulino dos Santos Filho, pela prática irregular de fracionamento de despesas na contratação da empresa Bazar Lobo, mediante dispensa de licitação, para o fornecimento de material de expediente para manutenção das ações do Programa “Bolsa Família”, no exercício de 2015.



  • 09/03/2017


    09.03.2017 11h21m
    Recomendar

    Sobe - Câmara por aprovar projeto que reduz recesso de vereadores


    Desce - A crise que atravessa a previdência municipal de Feira de Santana


    Canal Aberto


    O I Encontro com o Presidente de 2017 aconteceu com um número expressivo de membros da imprensa feirense local. Dentre os assuntos mais tratados estão o trabalho da imprensa, painel eletrônico e TV Câmara em canal aberto. Diversos vereadores marcaram presença no evento que aconteceu na sala de reuniões do prédio anexo à Câmara Municipal.


    Combate a Corrupção


    Em pronunciamento, no tempo do grande expediente, na sessão ordinária da última quarta-feira (08), o vereador Edvaldo Lima (PP) apresentou um projeto de lei de sua autoria, que visa instituir a Semana de Combate à Corrupção no Município, e pediu a aprovação dos pares para que se torne lei.


    Reeleições


    O vereador Isaias de Diogo (PSC) apontando o atual Presidente da Câmara, como possível candidato a Deputado nas próximas eleições, pressionou os colegas para levantar o assunto da reeleição da mesa diretiva da Casa. Segundo o edil essa é uma questão a ser discutida urgentemente.


    Pontos irregulares


    Com o objetivo principal de desafogar o trânsito, o vereador Edvaldo Lima (PP), em discurso na sessão legislativa da quarta-feira (08), voltou a cobrar providências por parte do Governo Municipal em relação aos pontos de vans localizados de forma desordenada em ruas e bairros centrais da cidade de Feira de Santana.


    Carroças


    O vereador Carlito do Peixe (DEM), cobrou da Secretaria de Serviços públicos e do Secretário da pasta, Justiniano França, um recadastramento de carroças e carroceiros, que pegam entulhos na cidade. E também solicitou que fosse arranjado outro local para serem despejados os entulhos, pois de acordo com ele, os dejetos estão sendo colocados em locais indevidos.


    Ex-ministro I


    A auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU) propôs a aplicação de multa de até R$ 58,2 mil ao ex-ministro petista Jaques Wagner (Defesa e Casa Civil) por nomear para um cargo em Washington o segundo-tenente do Exército Jeferson da Silva Figueiredo, marido da ex-ministra de Relações Institucionais Ideli Salvatti (PT-SC). Conforme relatório da corte, a decisão de Wagner foi "ilegítima", "antieconômica" e motivada por interesses particulares.


    Ex-ministro II


    O ex-ministro José Dirceu foi condenado mais uma vez pela Operação Lava Jato. Outras quatro pessoas também foram condenadas nesta mesma ação penal, entre elas, o ex-diretor de Serviços da Petrobras Renato Duque e Luiz Eduardo de Oliveira e Silva, que é irmão do ex-ministro.


    Reforma


    O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ) afirmou, nesta quarta-feira (8), que a principal missão do Congresso hoje é priorizar as reformas propostas pelo governo. Segundo Maia, a aprovação das reformas "dará condições e segurança para que o setor privado volte a acreditar no Brasil, a investir e gerar emprego". Questionado sobre a falta de consenso dos deputados em torno da reforma previdenciária enviada pelo governo, Maia evitou comentar divergências entre os partidos e voltou a defender a proposta. 



  • 08/03/2017


    08.03.2017 11h31m
    Recomendar

    Sobe - A brava luta das mulheres por garantia de direitos sociais no Brasil


    Desce - Taxa de desocupação entre mulheres por passar de 14,3%, em 2015, para 18,3%, em 2016, a mais alta desde 2007


    Novos ministros


    O presidente Michel Temer deu posse ontem (7), no Palácio do Planalto, aos novos ministros das Relações Exteriores, Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), e da Justiça, Osmar Serraglio (PMDB-PR). Aloysio Nunes assume o Itamaraty, no lugar do também senador do PSDB José Serra, que estava no cargo desde maio do ano passado e pediu demissão há duas semanas. No caso do Ministério da Justiça, Osmar Serraglio passa a comandar a pasta no lugar de Alexandre de Moraes, indicado pelo presidente Michel Temer - e aprovado pelo Senado - para a vaga de Teori Zavascki no Supremo Tribunal Federal (STF).


    Aumento


    O aumento salarial para prefeito, vice-prefeito e vereadores de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, foi suspenso, na última segunda-feira (6). O reajuste, que elevava em até 50% os salários, havia sido aprovado pela Câmara Municipal, em novembro de 2016. A decisão é do juiz da 1ª Vara da Fazenda Pública de Camaçari, César Augusto Borges de Andrade.


    Adeus


    Após não ter atendida a sua solicitação por cargos no governo, o PSL deixou a bancada de apoio ao governador Rui Costa (PT), ao oficializar na segunda-feira (6), a formação de um bloco independente na Assembleia. O comunicado foi assinado pelos deputados Alan Castro, Euclides Fernandes, Jurandy Oliveira, Manassés, Nelson Leal, Reinaldo Braga. Somente o deputado Marcelo Nilo, presidente do partido na Bahia, não assinou o documento.


    De volta


    O juiz eleitoral Gustavo Rubens Hungria, da 157ª Zona Eleitoral, reconsiderou a decisão que declarou inelegível o ex-prefeito de Feira de Santana, Tarcízio Pimenta. O magistrado acolheu o recurso da defesa e reformou a própria sentença.


    Tributos


    O presidente Michel Temer disse ontem (7), que pretende, até o fim deste mês, apresentar uma medida provisória (MP) para simplificação das regras do PIS, e até o fim do primeiro semestre fazer o mesmo com relação à Cofins para, no segundo semestre, "cuidar do ICMS".


    Tributos I


    As medidas foram anunciadas na reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), ao responder as recomendações do grupo. Foram feitas sugestões nas áreas de ambiente de negócios; agronegócio; educação básica; desburocratização e modernização do Estado; produtividade e competitividade.


    Risco


    Os representantes dos policiais presentes ao debate sobre a reforma da previdência defenderam uma aposentadoria especial para a categoria por uma expectativa de vida inferior ao restante da população. Segundo dados da União dos Policiais do Brasil (UPB), anualmente cerca de 500 policiais são mortos todos os anos no Brasil, o que abaixa para entre 56 e 59 anos a expectativa de vida da categoria. 



  • 07/03/2017


    07.03.2017 20h59m
    Recomendar

    Sobe - Semana Municipal de Proteção e Defesa Civil por discutir estiagem prolongada em Feira de Santana


    Desce - Poluição ambiental por causar morte de 1,7 milhão de crianças por ano no mundo


    Recomeçaram as polêmicas


    O vereador Edvaldo Lima (PP) polemizou mais uma vez na Câmara Municipal, ao tratar da Ideologia de Gênero, assunto que discutiu durante toda a legislatura anterior. “A Câmara de Feira está de parabéns, pois aprovou o plano de cultura e não aprovou a ideologia de gênero. Continuarei combatendo, pois é uma aberração”, disse. O edil ainda mostrou fotos de homens se beijando durante o carnaval e criticou a justiça por fazer vista grossa. “Me chamem de homofóbico, mas não vou abrir mão dos direitos da família”, concluiu.


    Campanha da Fraternidade


    Cadmiel Pereira (PSC) afirmou em seu discurso que foi recebido pelo arcebispo de Feira de Santana, Don Zanoni na abertura da Campanha da Fraternidade 2017. “Quero agradecer ao arcebispo, pois devemos abaixar a bandeira da religião e fazer o bem a todos. Assim como a campanha este ano trata dos biomas, criarei um projeto para levar à população o entendimento do plantio de árvores, vou ofertar às pessoas, em parceria com a prefeitura, que já possui um projeto semelhante”, disse.


    Asfaltamento nos distritos


    O presidente da Casa da Cidadania, Ronny Miranda afirmou que durante o recesso de carnaval em alguns distritos, entre eles o de Maria Quitéria. O vereador disse que sabe das necessidades da localidade e que recebeu solicitações para asfaltamento novo entre a sede de São José e a sede de Pé de Serra. Ronny disse que já fez uma indicação ao prefeito. “Este foi um dos nossos compromissos assumidos na campanha passada e vou encaminhar ao prefeito, para que em breve esteja aqui agradecendo a ele pelo cumprimento. Quem conhece José Ronaldo sabe que ele cumpre”, disse.


    Agradecimento


    O vereador Lulinha afirmou que foi convidado junto com o prefeito José Ronaldo para um café da manhã com os moradores do bairro Conceição em agradecimento aos trabalhos prestados à comunidade. “Estou muito feliz pelo reconhecimento dos moradores do bairro. Na rua Rio Verde, quando chovia, alagava as casas das pessoas e o prefeito deu jeito e transformou ela numa das ruas mais bonitas da cidade”, falou.


    Violência contra mulheres


    Segundo o vereador Isaias de Diogo (PSC), o dia da mulher precisa ser comemorado todos os dias, e não só no 8 de março. Isaias disse ficar mais triste a cada dia com as notícias de violências contra mulheres, e citou a matéria de capa da edição do último sábado do Folha do Estado, sobre uma garota de 12 anos que foi encontrada morta, com sinais de tortura no bairro aviário. “Ela é mulher, não importa o tamanho, infelizmente de forma trágica teve sua vida ceifada. Precisamos nos mobilizar para dar um basta nestas coisas”, concluiu.


    Caso Daniela Mercury


    O vereador Tom (PEN) fez uma indicação verbal ao prefeito José Ronaldo. “A micareta está chegando e não podemos esquecer o caso desta cantora, que todos dizem ser culta, a Daniela Mercury, que destratou a nossa Polícia. A prefeitura de Feira de Santana não pode contratar ela, não pode em hipótese alguma permitir que esta cantora se apresente aqui, não vamos aceitar de maneira alguma. Não tenho nada contra ela, mas o prefeito não vai fazer uma bobagem dessas”, disse.


    Avante, Touro!


    Cadmiel Pereira (PSC) elogiou o bom momento do Touro do Sertão de Feira de Santana. “O Flu de Feira está fazendo uma belíssima campanha, quero parabenizar a sua diretoria. O prefeito fez um grande investimento no Joia, que tem trazido a possibilidade do Flu voltar a ser o que era. Parabenizo também o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, precisamos de investimentos em esportes, Feira precisa de uma superintendência de esportes, para melhor trazer recursos para outras áreas do esporte”, disse.



  • 04/03/2017


    04.03.2017 14h16m
    Recomendar

    Sobe - A PM por banir as torcidas organizadas (Bamor, Imbatíveis e Camisa 12) dos estádios de futebol baiano em até 60 dias, depois das brigas, no Joia da Princesa e em Salvador.


    Desce - As torcidas organizadas (Bamor, Imbatíveis e Camisa 12) de Bahia e Vitória por violência nos estádios.


    Temer na berlinda


    Após o depoimento de Marcelo Odebrecht à Justiça Eleitoral, o Palácio do Planalto passou a considerar que a separação da chapa Dilma-Temer como a única maneira para que o presidente Michel Temer (PMDB) se salve. De acordo com a coluna Painel, da Folha de S. Paulo, a avaliação de membros do governo é que a fala do empresário é suficiente para a cassação do peemedebista caso a Corte decida pela unidade da chapa presidencial. Se ocorrer a separação, é possível que a chapa se salve.


    Recusou liderança


    A senadora Marta Suplicy (PMDB) foi sondada pelo Palácio do Planalto para assumir a liderança do governo no Senado, mas recusou. Segundo a Coluna Estadão, do jornal O Estado de S. Paulo, a ex-petista disse que prefere presidir a Comissão de Assuntos Sociais (CAS). O nome do senador Eduardo Braga (PMDB), que também pleiteia a presidência da comissão, chegou a ser cogitado, mas há fortes resistências em relação ao nome dele. A liderança está vaga desde que Aloysio Nunes (PSDB) foi para o Ministério das Relações Exteriores.


    Padilha será investigado


    A Procuradoria-Geral da República (PGR) recebeu na noite desta quinta-feira (2), representação pedindo a abertura de um inquérito para investigar fatos ligados ao ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha. Na representação protocolada pelo PSOL, o partido menciona as declarações de José Yunes, ex-assessor do presidente Michel Temer, segundo o qual Eliseu Padilha teria pedido a ele que recebesse um “pacote” em seu escritório, em São Paulo, em 2014. Esse pacote teria sido posteriormente retirado pelo lobista Lúcio Funaro, apontado como operador de propinas de Eduardo Cunha (PMDB), no esquema de corrupção investigado pela Operação Lava Jato. O pedido de investigação contra Padilha, que está licenciado da Casa Civil devido a uma cirurgia na próstata, é assinado pelos deputados Glauber Braga, Chico Alencar e Jean Wyllys (RJ), Edmilson Rodrigues (PA), e Ivan Valente e Luiz Erundina (SP).


    Usou cervejaria


    Ao detalhar o esquema de caixa dois, na campanha da chapa Dilma Rousseff-Michel Temer, o empresário baiano Marcelo Odebrecht afirmou à Justiça Eleitoral que a empreiteira, da qual foi presidente, usou um esquema de terceirizar o repasse ilegal de recursos nas eleições de 2014. Segundo o depoimento, prestado na quarta-feira (1º), grande parte do que foi repassado informalmente pela Odebrecht saiu dos cofres de terceiros, entre eles a cervejaria Itaipava, do grupo Petrópolis. A declaração do herdeiro da Odebrecht corrobora investigações da Lava Jato e delações de outros executivos do grupo de que a Itaipava foi usada para intermediar dinheiro a partidos políticos.


    Caixa dois


    O PDT recebeu, nas eleições de 2014, R$ 4 milhões em caixa dois da empreiteira baiana Odebrecht a pedido do ex-ministro Guido Mantega. Segundo o site O Antagonista, a informação consta no depoimento de Fernando Reis, ex-presidente da Odebrecht Ambiental, ao ministro Herman Benjamin, do TSE, na ação que pede a cassação da chapa Dilma-Temer. Fernando Reis disse que, em meados de 2014, Marcelo Odebrecht mandou que ele ajudasse Alexandrino Alencar, um executivo da empreiteira mais ligado a Lula.


    Condenados


    O juiz federal Sérgio Moro condenou o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares, o empresário Ronan Maria Pinto, de Santo André (SP), e o empresário Enivaldo Quadrado a cinco anos de prisão por lavagem de dinheiro. Os três são acusados de lavagem de R$ 6 milhões de um empréstimo fraudulento feito junto ao Banco Schahin em favor do PT. Foram absolvidos Oswaldo Rodrigues Vieira Filho, Marcos Valério Fernandes de Souza, Sandro Tordin e Breno Altman “da imputação de crime de lavagem de dinheiro por falta de prova suficiente para a condenação”.



  • 03/03/2017


    03.03.2017 11h12m
    Recomendar

    Sobe - O novo formato da jornada pedagógica da rede municipal de ensino por aproximar teoria e prática na escola.

     

    Desce - A falta de acordo entre a APLB e a Secretaria de Educação que pode ensejar suspensão do início das aulas.


    Otto na presidência

     

    O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), quer atrair o senador Otto Alencar (PSD) para a vaga de vice em sua chapa na sucessão presidencial de 2018, da qual é pré-candidato. Segundo informações da coluna Painel, os estrategistas políticos do tucano querem impulsioná-lo no Nordeste ao escolher um nome da região, onde ele tem menor índice de intenção de voto. Presidente nacional do PSD, o ministro da Ciência e Tecnologia, Gilberto Kassab, apoia a ideia e está interessado em ter o partido como número dois do Planalto, caso Alckmin vença a disputa.

     

    Pode deixar o governo

     

    O presidente da República, Michel Temer, avalia com interlocutores próximos como "muito delicada" a situação de Eliseu Padilha, após seu ex-assessor especial José Yunes confessar que recebeu "pacote" em 2014 do doleiro Lúcio Funaro a pedido do hoje ministro-chefe da Casa Civil. Diante repercussão negativa, Padilha deve estender a licença-saúde para além do dia 6, para aguardar uma posição do procurador-geral da República, Rodrigo Janot. Temer, porém, deve recomendar ao ministro que apresente uma carta-renúncia.

     

    Não se adaptou

     

    Após 11 dias vivendo no Palácio da Alvorada, o presidente Michel Temer disse a aliados que não se acostumou ao ambiente e resolveu voltar a morar no Palácio do Jaburu. Segundo auxiliares, o presidente afirmou que o Alvorada, residência oficial da Presidência da República, é "grande e longe demais" e que o Jaburu é um local "mais aconchegante" para ele e sua família. Os funcionários da Presidência aproveitaram o feriado de Carnaval, quando Temer viajou com a mulher, Marcela, e o filho, Michelzinho, para a Bahia, e fizeram parte da mudança de volta ao Jaburu.

     

    Relações exteriores

     

    O presidente Michel Temer (PMDB) estabeleceu para esta sexta-feira (3) o prazo para definição do novo ministro de Relações Exteriores. Após saída de José Serra, o peemedebista deverá decidir com o presidente tucano, senador Aécio Neves (MG), o novo substituto. Na última sexta-feira (24), o partido indicou o senador Aloysio Nunes (PSDB-SP) para a vaga, mas a decisão ainda não foi tomada. A ideia de Temer, segundo a colunista Andréia Sadi, do G1, é decidir o novo ministro nessa semana para que na segunda-feira (6), seja feita uma posse conjunta como ministro da Justiça, Osmar Serraglio.

     

    Aécio e Odebrecht

     

    O ex-presidente da Odebrecht, Marcelo Odebrecht, afirmou em depoimento ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que o senador Aécio Neves teria lhe pedido R$ 15 milhões no final do primeiro turno da campanha de 2014. Segundo o Estadão, ele disse que, inicialmente, negou o pedido do tucano afirmando que o valor era muito alto, mas que o senador teria sugerido como "alternativa" que os pagamentos fossem feitos aos seus aliados políticos. Após ser preso na Lava Jato, contudo, Odebrecht disse ter sido informado que o aporte financeiro acabou não se concretizando.

     

    Repasse a trabalhadores

     

    A Justiça do Trabalho na Bahia repassou cerca de R$ 2 bilhões aos trabalhadores em 2016. O montante é resultado de ações trabalhistas no Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região, seja decorrentes de acordos ou execução de sentenças. O R$ 1.957.929.645,40 supera em 68% o montante pago em 2015, quando foram repassados R$ 1,2 bilhão aos trabalhadores. "Os números revelam que a cada ano conseguimos entregar mais aos trabalhadores, o que contribui para que a economia do país volte a girar", avaliou a presidente da Corte, desembargadora Mara Adna Aguiar.



  • 02/03/2017


    02.03.2017 11h08m
    Recomendar

    Sobe - O Carnaval do Brasil que foi retomado pelos foliões para que voltasse a ser uma festa popular e democrática. A Bahia na frente.


    Desce - Governador Rui e Prefeito ACM Neto que se autoproclamam pais do pipoca. Pipoca existe desde quando se descobriu o milho e começaram os Carnavais.


    Senha


    Entrevistado esta semana, o presidente do STE, ministro Gilmar Mendes, deu a senha sobre o julgamento das contas Dilma-Temer: O mais importante neste julgamento não é condenar ou absolver. Importante é o registro que ficará na história como se financiava as campanhas e que não podem mais acontecer. Ministro Gilmar!?


    Descanso


    O Carnaval serviu para os políticos brasileiros de Brasília às cidades do interior ficarem distantes da imprensa, não teve como nós da imprensa pegarmos no pé da maioria deles. A vantagem é que depois do Carnaval o Brasil começa a fervilhar e teremos farto material para informar melhor a sociedade, é no trabalho do dia a dia que os políticos se expõem.


    A ideia é constranger


    De acordo com a coluna Painel, da Folha de S. Paulo, o PT planeja pôr em prática uma estratégia semelhante à que foi usada no impeachment pelos adversários de Dilma Rousseff. A sigla listou as 10 cidades onde cada deputado aliado de Temer foi mais votado para constranger a base do governo nesses locais, por meio de vereadores e movimentos populares, em campanha contra a reforma da Previdência. Ainda segundo a publicação, um petista disse que a ideia não é expor nominalmente os parlamentares, mas estimular o eleitor desses locais a cobrar dos deputados a ir contra a reforma.


    Não vai ouvir calado


    Para aprimorar o carnaval do próximo ano, o prefeito ACM Neto não hesitará em conversar com o governador Rui Costa, além de empresários, como anunciou durante coletiva de imprensa para apresentar o balanço da festa. "Não tem porque não ouvir o governo do estado", afirmou. "Não tem dificuldade de falar com ninguém, não entendo provocação continua do governo. Eu passo, essa equipe passa. E é essa equipe que vai continuar organizando o carnaval. Quem quiser organizar, tem eleição em 2020 [para prefeito]. Não tenho porque alimentar disputa. As provocações não partem de mim. Mas me provocar e achar que eu vou ficar quieto, é não me conhecer", finalizou.


    De volta às obrigações


    O presidente Michel Temer já se encontra no Palácio do Alvorada, após chegar, no final da tarde de terça (28), da Base Naval de Aratu, onde passou o feriado de carnaval com a família. De acordo com o Planalto não há agenda oficial do presidente para hoje (1º). Temer viajou para Aratu no dia 24. Localizada às margens da Baía de Todos os Santos, em Salvador, a base da Marinha é constantemente usada pelos presidentes da República para descanso durante feriados prolongados, devido à tranquilidade e discrição do local.


    Propina para Aécio


    Quase 12 anos após as primeiras denúncias de corrupção em Furnas, o ex-diretor de Engenharia da empresa Dimas Fabiano Toledo ficou frente a frente com o lobista e delator Fernando Horneaux de Moura, condenado a 16 anos e dois meses de prisão na Lava Jato. Na acareação, Fernando Moura manteve sua versão de que, em 2003, o então dirigente de Furnas teria garantido que um terço da propina arrecada na estatal iria para o PT nacional, um terço para o PT de São Paulo e um terço para o atual presidente do PSDB, senador Aécio Neves. A acareação foi feita pelos investigadores da Lava Jato perante o STF, em inquérito que apura o suposto envolvimento do senador tucano em um esquema de corrupção.


    Moção de repúdio


    A cantora Daniela Mercury se envolveu em uma polêmica com a Polícia Militar. Registros divulgados em redes sociais, supostamente gravados na terça (28), mostram o momento em que Daniela para de tocar em frente ao camarote da Polícia Militar no circuito Osmar (Campo Grande). Ela chega a xingar algumas pessoas e a fazer um ato obsceno, antes de dizer que não tocaria em respeito aos foliões que a acompanhavam. Pessoas que estavam no camarote também vaiaram a cantora. Em nota, o vereador de Salvador, Alexandre Aleluia (DEM) anunciou que apresentará, na próxima segunda-feira (6), uma moção de repúdio à atitude da cantora. "É um desrespeito à corporação que é responsável pela manutenção da ordem e da segurança não somente durante o Carnaval, não somente em Salvador, mas em todo o estado e durante todo o ano", disse Aleluia. 



  • 01/03/2017


    01.03.2017 09h04m
    Recomendar

    Sobe - O Carnaval sem cordas que tomou conta do Brasil, retornando à festa democrática


    Desce - Prefeitura de Salvador ao ameaçar suspensão de banda após “Fora Temer”


    A mancada


    A maior mancada deste Carnaval foi a ameaça sofrida pela banda BaianaSystem por prepostos da Prefeitura de Salvador. Para homenagear figuras políticas durante o Carnaval pode fazer críticas não, altamente antidemocrático, se esquecem que aqueles que elogiam é porque estão recebendo cachês com dinheiro público e quando forem substituídos os agraciados serão os substitutos. Feio, muito feio!


    Chinês


    O Carnaval de Salvador agradou até quem tem olhinhos fechados, os chineses, que vieram para uma viagem de negócios e descansaram na folia dos circuitos da capital. Os chinesinhos sempre calados foram representados por um que disse do que gostou: Do Fiol, Pimenta e das moças bonitas. Olho vivo!


    Cidade vazia


    A partir de sexta-feira a tarde de Feira de Santana começou a esvaziar. No sábado, domingo, segunda e ontem, mais parecia uma cidade fantasma, raros veículos circulando pela cidade, nenhuma casa comercial aberta, poucos bares abertos e vazios. Descanso e Carnaval afastaram os moradores da cidade. A partir de hoje, a cidade volta à normalidade, Câmara de Vereadores só na segunda-feira (06).


    Caso Kannário


    Após declaração do vereador Igor Kannário (PHS) de que o crime organizado está dentro da Câmara Municipal, a Procuradoria Legislativa solicitará abertura de inquérito junto ao Ministério Público Estadual para investigação do fato. “Outras medidas judicias ou extrajudiciais, também de competência da Procuradoria Legislativa poderão ser adotadas no intuito de preservar a imagem da Câmara”, informou o vereador José Trindade (PSL), na segunda (27).


    Se retratou


    Levando uma multidão com um trio sem cordas, o vereador Igor Kannário (PHS) se posicionou na segunda (27), sobre as declarações que fez durante show na Liberdade, no qual disse que o crime organizado estava dentro da Câmara Municipal. “Vou ser curto grosso e objetivo. Caros amigos, caros edis. Ontem eu falei uma palavra no palco, como se estivesse desrespeitando”. Posicionado em frente ao camarote da prefeitura, Kannário inicialmente se referiu aos vereadores como colegas, para depois corrigir por “caros amigos”. “Não gosto dessa palavra, porque lá na favela é falsidade”. Após pedir atenção, para evitar situações que fosse mal interpretado – em menção à repercussão de suas afirmações - o cantor disse que o que atribuíram a ele não faz parte de seu feitio. “Não me bote no meio dessa guerra do lado direito, lado esquerdo. Não represento ninguém represento o povo”.


    Prefeito diz desconhecer


    Apesar de a declaração do vereador e cantor Igor Kannário dominar o Carnaval, o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), disse desconhecê-la. “Não vi essa declaração e nem sei qual foi contexto dela”, disse. A prefeitura financiou com R$ 120 mil Igor Kannario para tocar em quatro dias no Carnaval deste ano. No Camarote da Câmara Municipal, instalado no Circuito Campo-Grande, o vereador Suíca (PT) disse que Igor Kannário (PHS) deve se explicar sobre a declaração de que o crime organizado opera na Câmara Municipal, além de ter cobrado respostas do prefeito ACM Neto (DEM) e do presidente da Casa, Leo Prates (DEM). “Quem tem que responder sobre isso é o presidente da Casa, Leo Prates, e o prefeito ACM Neto. Se tem uma quadrilha, é uma quadrilha de maioria”, disparou. “Kannário representa a favela, mas a gente tem um nome a zelar. Vou cobrar do governo ACM Neto uma posição sobre isso.


    PSL no governo


    O governador Rui Costa (PT) despistou, na noite do sábado (25), ao chegar na Liberdade para a concentração do desfile do Ilê Aiyê, sobre eventual mudança no seu secretariado para atender reivindicações da bancada do PSL por mais espaço no governo. Os parlamentares do partido reclamam que a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) e Embasa estão na cota pessoal do ex-presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Marcelo Nilo. Em entrevista, Rui não negou e saiu pela tangente: “hoje não é dia de falar em mudança de governo”. 



Os comentários e textos não representam a opinião do portal; a responsabilidade pelo blog é do autor da mensagem.
Folha do Estado da Bahia
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia