PMFS Expofeira
Facebook
Em cima da hora:
Projeto contra corrupção do MPF já coletou mais 31 mil assinaturas na PB
-
  • Facebook
  • Twitter
  • Orkut
  • Feeds
  • 11/06/2019


    12.06.2019 21h05m
    Recomendar

    Sobe - Aeroporto de Feira por disponibilizar voos diretos de Feira para Recife.


    Desce - O Brasil por já ter 123 casos confirmados de sarampo neste ano.


    Nery em curso


    A Câmara Municipal de Feira de Santana aprovou, na manhã de ontem (10), em discussão única e por unanimidade dos presentes, o Projeto de Decreto Legislativo de nº 022/2019, de autoria da Mesa Diretiva, que concede licença ao vereador Alberto Nery (PT) para participar do 976º Curso de Capacitação para Vereadores, Prefeitos, Vice-Prefeitos, Secretários Municipais, Gestores, Assessores e Servidores Públicos, a ser realizado no período de 18 a 22 de junho de 2019, na cidade de São Paulo, estado de São Paulo.


    PL aprovado


    A Câmara aprovou, também em segunda discussão e por unanimidade dos presentes, o Projeto de Lei de nº 060/2019, de autoria do vereador Isaías de Diogo (PSC), que assegura a assistência religiosa e espiritual por meio da Capelania nos estabelecimentos como hospitais públicos e privados, asilos e creches no município. De acordo com a matéria, fica assegurada a assistência religiosa e espiritual por meio do serviço de Capelania, em hospitais da rede própria da Secretaria Municipal da Saúde ou hospitais privados, bem como em entidades Socioeducativas, asilos e albergues, no âmbito do município de Feira de Santana.


    Crítica


    O vereador Zé Filé (PROS) criticou a informação de que haverá disponibilidade de 300 lojas para empresários no Shopping Popular de Feira de Santana. Para ele, os vereadores devem apoiar a construção do Shopping Popular preocupados com os vendedores que estão nas ruas. Ele disse que essa foi uma iniciativa do ex-prefeito José Ronaldo, que, segundo ele, não fez isso preocupado com o povo, e sim com os grandes empresários.


    Sugestão do líder


    O vereador e líder do Governo na Casa, Marcos Lima (Patriota), argumentou a favor do funcionamento do Shopping Popular e sugeriu a formação de uma Comissão Permanente por vereadores. Ele disse que a Casa deve formar uma Comissão Permanente para acompanhar a entrega dos boxes. Segundo ele, o Ministério Público está acompanhando o processo da construção do empreendimento. Lima disse que tudo está acontecendo de forma transparente.


    Repercussão


    Edvaldo Lima (PP) repercutiu a realização da Audiência Pública que ocorreu na última quinta-feira (06), para discutir a situação da Fundação de Apoio ao Menor de Feira de Santana - FAMFS. O parlamentar ressaltou a importância de debater o assunto e ouvir as explicações dos dirigentes da instituição. Edvaldo criticou a ausência dos seus colegas durante a audiência.


    Inauguração


    Marcos Lima (Patriota) noticiou a inauguração da nova sede do Centro de Atenção Psicossocial Infanto - Juvenil (CAPSi) Osvaldo Brasileiro Franco, no bairro Olhos D´água e da Escola Municipal Marília Queiroz Silva, no conjunto Nova Esperança, que foi reformada e ampliada. Segundo o parlamentar, o Centro Psicossocial vai oferecer acompanhamento clínico em regime de atenção diária, acolhendo e atendendo pacientes com transtornos mentais graves e persistentes. Em relação a Escola Marília Queiroz, o edil explicou que o equipamento ganhou uma creche, passando de três para sete salas de aula e ampliando a oferta de vagas para 300 alunos.


    Adiamento


    O Palácio do Planalto decidiu adiar a assinatura do pacto entre os três poderes que havia sido anunciado pelo governo, há duas semanas, após reunião entre o presidente Jair Bolsonaro e os chefes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), e do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli. De acordo com o blog de Andréia Sadi, no G1, o pacto, que seria firmado ontem (10), foi adiado após uma sinalização de que Maia só assinaria o texto com aval de deputados.


    Avaliação


    Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) admitiram que, com o vazamento das mensagens divulgadas pelo The Intercept, algumas decisões tomadas pela força-tarefa podem ser anuladas. De acordo com o Uol, o caso do processo do tríplex do Guarujá, que rendeu condenação ao ex-presidente Lula. A expectativa agora é de que a divulgação das mensagens mexa com as posições de alguns dos ministros. Especialmente Rosa Weber, Celso de Mello e Cármen Lúcia. Citado nas matérias, o ministro da Justiça, Sérgio Moro, afirmou que as conversas divulgadas não mostram “qualquer anormalidade ou direcionamento da atuação enquanto magistrado”.



  • 08/06/2019


    12.06.2019 20h51m
    Recomendar

    Sobe - Base Comunitária da Rua Nova por reforçar corrente do bem em defesa do meio ambiente.


    Desce - O capitalismo desenfreado por acabar com a fauna e a flora em busca do lucro irresponsável.


    Pesquisa para prefeito de Feira


    Na próxima terça-feira (11), o site Bahia na Política e o jornal Folha do Estado estarão divulgando pesquisa sobre quem está no páreo nas eleições de 2020 para prefeito em Feira de Santana. Foram entrevistados 1005 pessoas em 30 bairros e 05 distritos. No questionário o entrevistado se posicionou na espontânea e na estimulada para prefeito.


    Posicionamento


    Os governadores estão discordando da estratégia de pressionar o Congresso a mantê-los em reforma. De acordo com a coluna Painel, do jornal Folha de São Paulo, há divergências não só em relação à essência do projeto mas também ao estilo de atuação. Conforme a coluna, gestores do Nordeste têm dito que João Doria (SP) e Ibaneis Rocha (DF) cometem erros “de principiante”. Há queixas em relação a ataques ao Congresso e avisos de que o ambiente “é de maratona, não de corrida de 100 metros”.


    Estudo de proposta


    A equipe técnica do Ministério da Economia estuda uma proposta para controlar os supersalários dos funcionários públicos. De acordo com a coluna de Mônica Bergamo, do jornal Folha de S.Paulo, o propósito da medida é limitar a remuneração, no máximo, à média salarial de funcionários em função semelhante no setor privado.


    Afirmação


    A deputada estadual Fabíola Mansur (PSB) afirmou ontem (7), que a greve dos professores das universidades estaduais da Bahia será resolvida por meio do diálogo com o governo Rui Costa (PT). A categoria está de braços cruzados há cerca de dois meses.


    Enquete


    Crítico à metodologia de instituições como o IBGE, o Ipea e a Fiocruz, o presidente Jair Bolsonaro convocou seus seguidores, na última quinta (6), a responderem uma enquete em sua página no Facebook para medir o apoio a uma ação governamental que pretende implementar.


    Proposta


    O deputado federal Carlos Jordy (PSL-RJ) protocolou na última quinta (6), na Câmara dos Deputados, um projeto de Lei que agrava a pena de denunciação caluniosa de crimes contra a dignidade sexual. O PL foi batizado por internautas como “Neymar da Penha”, diante da recente acusação de estupro contra o jogador. O crime contra a modelo Najila Trindade Mendes Souza teria acontecido em Paris e ainda é investigado pela polícia brasileira. O atleta nega a acusação.


    Campanha


    O PSL, partido do presidente Jair Bolsonaro, vai lançar na terça (11), uma campanha em apoio à reforma da Previdência. Segundo a coluna de Mônica Bergamo, na Folha, a ação faz referência ao ministro da Economia, Paulo Guedes, e foi batizada de “Pergunta lá”, em referência ao bordão usado por Bolsonaro. Durante a campanha, o presidente dizia que o atual ministro era seu “posto Ipiranga”, a quem ele recorreria em caso de dúvidas sobre economia.


    Debate


    O presidente Jair Bolsonaro e o ministro Paulo Guedes trataram, na noite da última quinta (6), de um plano, ainda em fase de discussão, para criar uma moeda única de uso entre Brasil e Argentina. A comitiva de autoridades brasileiras esteve ontem com empresários em Buenos Aires. É a primeira viagem de Bolsonaro ao país vizinho como presidente desde a posse. De acordo com a Folha, o tema da criação da moeda já foi colocado em pauta junto ao ministro da Economia de Mauricio Macri e idealizador do plano, Nicolás Dujovne.


    Cargos entregues


    O corte no questionário do Censo 2020 provocou, na última quinta (6), uma manifestação de servidores públicos, políticos e ex-presidentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com o Estadão, quatro servidores em posições de chefia entregaram os cargos em protesto contra a forma como a atual direção vem conduzindo os preparativos para o levantamento.



  • 07/06/2019


    07.06.2019 10h43m
    Recomendar

    Sobe - Guarda Municipal por ter atitude solidária e realizar parto durante a madrugada na Praça da Matriz


    Desce - Lula, Palocci e Paulo Bernardo por virarem réus acusados de receber propina da Odebrecht


    Pressão


    O presidente nacional do DEM, ACM Neto, que rechaça a aplicação automática da reforma nos estados e municípios, tornou-se alvo de forte pressão da sigla, informa a coluna Painel, da Folha. De acordo com a publicação, o prefeito de Salvador foi procurado por entusiastas da medida. Ele, entretanto, manteve-se firme. Segundo a coluna, ACM Neto acha que governadores e prefeitos que quiserem mexer nos regimes de aposentadoria precisam dar a cara para o eleitor.


    Opinião


    O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM), disse na última quarta-feira (5) que o governo de Jair Bolsonaro comete, diariamente, “algum tipo de trapalhada na coordenação política”. Em entrevista à GloboNews, o parlamentar afirmou ainda que “há muito desencontro” na articulação política do Palácio do Planalto.


    Lei sancionada


    O presidente Jair Bolsonaro (PSL) sancionou a lei que permite que usuários de drogas sejam internados de forma compulsória, ou seja, mesmo contra a sua vontade. O novo dispositivo foi publicado na edição de ontem (6) do DOU (Diário Oficial da União) e apresenta vetos em relação ao texto aprovado pelo Congresso, como no item sobre redução de penas. A lei integra diretrizes para o Sisnad (Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas). A partir de agora, usuários de drogas poderão ser levados para centros de tratamento contra a própria vontade com anuência de um médico.


    Proposta


    Deputada estadual do PSL de Bolsonaro, Talita Oliveira apresentou um projeto de lei na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) que propõe a expulsão de alunos que estejam matriculados na rede estadual e envolvidos com o crime organizado. A proposta apresentada na última quarta-feira (5) também institui o procedimento de desligamento para estudantes que cometam outros crimes de indisciplina, como agressão física a professores ou colegas, uso de drogas ilícitas dentro da escola, atos de violência sexual e destruição ou danificação, consumada ou tentada, de propriedade usada pelo estabelecimento de ensino ou de bem dos professores.


    Afirmação


    O presidente estadual do PSD, senador Otto Alencar, negou que tenha convidado o vereador José Trindade (sem partido) para se filiar ao partido. Segundo o parlamentar, a conversa com o ex-líder da oposição na Câmara Municipal foi institucional.


    Aprovação


    Em votação simbólica, o plenário do Senado aprovou, na manhã de ontem (6), o novo Marco Legal para o Saneamento Básico no Brasil. O PL 3.261/2019 foi apresentado na última segunda-feira (3) pelo senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), para substituir a Medida Provisória (MP) 868/2018, sobre o mesmo assunto, que, no mesmo dia perdeu a validade antes de ser votada na Câmara. A matéria agora segue para análise dos deputados.


    Afirmação


    O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse ontem (6) ao blog de Andréia Sadi, no G1, acreditar que não será aprovado na Casa o trecho do projeto enviado pelo presidente Jair Bolsonaro que prevê o fim da multa para o motorista que levar criança sem cadeirinha.


    Governadores em Brasília


    Com a possível exclusão dos estados da Reforma da Previdência, governadores vão à Brasília (DF) na próxima terça-feira (11) e planejam a divulgação de um manifesto conjunto. De acordo com a Folha, eles tentam convencer parlamentares a aprovarem uma reforma que também tenha validade para servidores estaduais. Os gestores pretendem mostrar “unidade em torno da necessidade de aprovar uma reforma por completo”. A ideia é de que um texto assinado pelos chefes dos Executivos estaduais corrobore o discurso.



  • 06/06/2019


    07.06.2019 10h39m
    Recomendar

    Sobe - Prefeitura por desenvolver projeto social de incentivo à graduação para pessoas carentes.


    Desce - Secretaria de Administração Penitenciária por adiar mais uma vez o uso de tonozeleiras eletrônicas para presidiários em Feira de Santana.


    Pedido


    Em pronunciamento, na sessão ordinária de ontem (05), na Câmara Municipal de Feira de Santana, o edil Edvaldo Lima (PP) pediu a organização dos pontos de transporte alternativo e a relocação da Estação Rodoviária de Feira de Santana.


    Meio ambiente


    João Bililiu (PPS) lembrou que ontem (05), foi comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente, mas ressaltou que o bairro Caseb não tem nada a comemorar. Ele ressaltou o crescente número de pessoas infectadas pela dengue. Segundo ele, é lamentável o que o Estado tem feito com o bairro.


    Comemoração


    Zé Filé (PROS) comemorou a reforma de escolas municipais, que receberam indicações de sua autoria para o feito. Zé Filé lembrou também que a escola municipal situada no bairro Nova Esperança também foi reformada e será inaugurada.


    Comemoração I


    No uso da tribuna, na sessão ordinária da última terça-feira (04), na Casa da Cidadania, o vereador Edvaldo Lima (PP) comemorou a intervenção da secretária de Educação em relação à obrigatoriedade de alunos evangélicos dançarem quadrilha junina. Ele disse que encaminhou um ofício à secretária Jayana Ribeiro para que ela intervisse nessa obrigatoriedade.


    Aprovação


    O Projeto de Lei de nº 057/2019, de autoria do vereador Lulinha (DEM), que dispõe sobre a instalação de banheiros químicos adaptados às necessidades de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida em eventos públicos no âmbito do município de Feira de Santana, foi aprovado, em segunda discussão e por unanimidade dos presentes, com abstenção do edil Edvaldo Lima (PP).


    Lei sancionada


    O presidente Jair Bolsonaro sancionou uma lei que altera o Código Eleitoral e tipifica o crime de denunciação caluniosa com finalidade eleitoral. O novo texto foi publicado no Diário Oficial da União de ontem (5). A lei prevê pena de prisão de dois a oito anos, além de multa, para quem acusar falsamente um candidato a cargo político com o objetivo de afetar a sua candidatura. A pena aumenta caso o caluniador aja no anonimato ou com nome falso. A legislação eleitoral atual prevê detenção de até seis meses ou pagamento de multa para quem injuriar alguém na propaganda eleitoral.


    Salto patrimonial


    Ex-assessor de Flávio Bolsonaro (PSL-RJ), o policial militar reformado Wellington Sérvulo Romano da Silva, declarou ter mais da metade de seu patrimônio em dinheiro vivo no ano de 2016. O antigo auxiliar registrou salto patrimonial de mais de 1.000% enquanto trabalhou na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro com o filho do presidente Jair Bolsonaro. As informações constam em declarações de Imposto de Renda de Wellington, referentes aos anos de 2014, 2015 e 2016, divulgadas pela Folha ontem (5). O ex-assessor foi um dos 95 alvos das quebras de sigilos fiscal e bancário autorizadas pela Justiça na investigação do Ministério Público do Rio (MP-RJ) contra Flávio e de seu ex-assessor Fabrício Queiroz.


    Nomeação


    Após ter sido reprovado na avaliação para assumir uma gerência executiva da Petrobras, Carlos Victor Guerra Nagem, “amigo particular” do presidente Jair Bolsonaro, foi nomeado no início do mês assessor da presidência da estatal. O cargo tem salário em torno de R$ 55 mil, e ao contrário da gerência executiva, não tem como pré-requisito a experiência em cargos de chefia.



  • 05/06/2019


    05.06.2019 11h21m
    Recomendar

    Sobe - A Assembleia de Deus, em Feira de Santana, por completar 81 anos transformando vidas e contribuindo com o crescimento da cidade.


    Desce - 2,5 milhões de eleitores que tiveram título cancelados por falta de regularização com a Justiça Eleitoral.


    81 anos da Adefs


    Acontece hoje, às 14 horas, na Câmara Municipal de Vereadores de Feira de Santana, sessão especial em homenagem aos 81 anos da Igreja Evangélica Assembleia de Deus na cidade. O evento vai contar com a participação de diversas autoridades eclesiásticas. Entre elas, o presidente da instituição conhecida na Bahia pela sigla ADEFS, Pr. Joeser Santana, que também é vice-presidente da Convenção Estadual das Assembleias de Deus na Bahia - CEADEB. Além dele, também marcará presença e como palestrante da tarde de celebração, a Irmã Mirian Santana, coordenadora Geral do Círculo de Oração da Adefs. A sessão atende ao requerimento do vereador Cadmiel Pereira, 1º secretário da Casa, e vai também homenagear as irmãs que têm mais de 50 anos como dirigentes de Círculo de Oração assim como também as coordenadoras de área pela passagem dos 70 anos do Círculo de Oração, na maior cidade do interior baiano.


    Aprovação


    O Projeto de Lei de nº 057/2019, de autoria do vereador Luiz Augusto de Jesus - Lulinha (DEM), que dispõe sobre a instalação de banheiros químicos adaptados às necessidades de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida em eventos públicos no âmbito do município de Feira de Santana, foi aprovado, em primeira discussão e por unanimidade dos presentes, na sessão legislativa de ontem (04). Os vereadores Carlito do Peixe (DEM), Edvaldo Lima (PP), Isaías de Diogo (PSC) e Marcos Lima (PATRI), se abstiveram da votação.


    Título


    A Câmara Municipal de Feira de Santana também aprovou, mas em discussão única e por unanimidade dos presentes, o Projeto de Decreto Legislativo de nº 020/2019, de autoria do vereador Isaías de Diogo (PSC), que concede o Título de Cidadão Feirense ao subcomandante geral da Polícia Militar do Estado da Bahia, coronel Paulo de Tarso Alonso Uzêda, que é natural do município de Salvador-BA. A Mesa Diretiva da Câmara Municipal providenciará a impressão do Título, que será entregue em sessão solene, convocada especialmente para este fim.


    Solicitações


    Foi aprovado, em votação única e por unanimidade dos presentes, dois Requerimentos, de autoria do vereador Gilmar Amorim (PSDC), que solicitam do gestor da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia - Coelba intervenções em ruas do bairro George Américo e Campo Limpo. A proposição de nº 109/2019, solicita a troca de um poste de iluminação pública danificado, que corre o risco de cair, situado na rua C-2, esquina com R-1, em frente à Churrascaria Wilson do Bode, no conjunto George Américo. Já o Requerimento de nº 112/2019 pede a instalação de uma extensão de rede baixa para que sejam colocados braços de luz na rua Madre de Deus, no bairro Campo Limpo.


    Mais cobranças


    Outro requerimento, de autoria do vereador Gilmar Amorim (PSDC), que solicita do prefeito Colbert Martins da Silva Filho serviço de manutenção de um bueiro que se encontra aberto na Rua Monsenhor Moisés do Couto, bairro Campo limpo, em frente ao Supermercado Aguiar, foi aprovado pela Casa. Segundo o edil, o bueiro vem causando transtornos e acidentes na referida rua, que, de acordo com ele, é uma uma via principal do bairro Campo Limpo, onde tem, inclusive, circulação de transportes coletivos.


    Crítica


    No uso da tribuna, na sessão ordinária de ontem (04), na Casa da Cidadania, o vereador Zé Filé (PROS) voltou a tratar sobre a falta de estrutura adequada em algumas policlínicas da cidade. Ele criticou as estruturas, especificamente, das policlínicas do Parque Ipê e da Terra Dura.


    Parabenizou


    Em pronunciamento na sessão da Câmara Municipal de Feira de Santana, o edil Cadmiel Pereira (PSC) elogiou o lançamento da Proposta Curricular de Feira de Santana, apresentada pela Secretaria Municipal de Educação.


    Pedido


    O vereador Luiz Augusto de Jesus, Lulinha (DEM) pediu que as leis de sua autoria sejam cumpridas na cidade, especialmente a do Junho Vermelho, que visa a doação de sangue.


    Comemoração


    Vereador da bancada governista, Edvaldo Lima (PP) comemorou a intervenção da secretária de Educação em relação à obrigatoriedade de alunos evangélicos dançarem quadrilha junina.



  • 04/06/2019


    04.06.2019 10h56m
    Recomendar

    Sobe - Campanha Maio Amarelo por realizar em Feira de Santana mais de 50 ações educativas e de conscientização voltadas para um trânsito mais humano.


    Desce - As constantes brigas nos estádios de futebol por falta de respeito aos times adversários.


    Aprovação


    Foi aprovado, em segunda discussão e por unanimidade dos presentes, pela Câmara Municipal de Feira de Santana, ontem (03), o Projeto de Lei de nº 055/2019, de autoria do vereador Alberto Nery (PT), que considera de utilidade pública municipal o Instituto de Ação Social Reviver.


    Aprovação I


    A Casa aprovou, também em segunda discussão, mas por maioria dos presentes, o Projeto de Lei de nº 036/2019, de autoria do vereador Marcos lima (PRP), que dispõe sobre a apreensão de veículos automotores de duas e quatro rodas nas sextas-feiras, sábados, domingos, feriados e no último dia útil que anteceder a feriados em Feira de Santana, e dá outras providências. O edil Roberto Tourinho (PV) votou contrário à proposição. Já a vereadora Gerusa Sampaio (DEM) se absteve da votação.


    Parabenizou


    Em pronunciamento, na sessão ordinária de ontem (03), na Câmara Municipal de Feira de Santana, o edil Cadmiel Pereira (PSC) parabenizou o Fluminense de Feira pela vitória no jogo realizado, no último domingo (02).


    Repercussão


    Na última quarta-feira (29), o Dispensário Santana comemorou 36 anos de existência. Esse acontecimento também foi lembrado pelo vereador Cadmiel Pereira (PSC), durante seu discurso na tribuna da Casa da Cidadania.


    Comemoração


    João Bililiu (PPS) foi mais um vereador feirense a comemorar a classificação do Fluminense de Feira para a próxima fase da série D do Campeonato Brasileiro de Futebol, em discurso na Tribuna da Casa.


    Cobrança


    Zé Filé (PROS) - cobrou do Governo Municipal providências no sentido de concluir as obras da feira livre do conjunto Feira X. Segundo ele, as ferragens estão enferrujadas e a obra já está perecendo. Para ele, a administração municipal “é triste”.

     

    Sem registro


    Os dois ex-funcionários ligados a Fabrício Queiroz que estavam empregados no gabinete do vereador carioca Carlos Bolsonaro (PSC), filho do presidente Jair Bolsonaro, nunca emitiram crachá funcional ou registraram entrada como visitantes na Câmara Municipal do Rio de Janeiro. As informações são do Estadão.


    Aposta


    Após o encontro entre os chefes dos três poderes no qual foi discutida a criação de um “pacto pelo Brasil”, o Palácio do Planalto voltou a apostar que a reforma da Previdência poderá ser aprovada pela Câmara dos Deputados ainda no primeiro semestre deste ano.



  • 01/06/2019


    04.06.2019 10h54m
    Recomendar

    Sobe - A Prefeitura por leva aula de zumba a residencial do Minha Casa, Minha Vida.


    Desce - PIB do Brasil por ter encolhido 0,2% em 1 trimestre.


    81 anos da Adefs


    A Câmara Municipal de Feira de Santana vai realizar sessão especial para comemorar os 81 anos de fundação da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Feira de Santana - ADEFS - e os 70 anos do Círculo de Oração na cidade. O evento acontece às 14 horas e terá como palestrantes o Pr. Joeser Cruz Santana, pastor presidente da Adefs e vice-presidente da Convenção Estadual das Assembleias de Deus na Bahia e sua esposa a irmã Mirian Santana, coordenadora geral do Círculo de Oração na cidade. O evento atende a uma requerimento do vereador Cadmiel Pereira, primeiro secretário da mesa diretiva e presbítero da respectiva igreja.

     

    UFRB e IFBA


    Dois dias depois, a casa legislativa feirense abre suas portas para realizar audiência pública às 9h, para tratar sobre os cortes no orçamento da educação e os impactos na consolidação dos campi da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia da Bahia (IFBA) em Feira de Santana.


    Damares sobre aborto


    A ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, esteve em Buenos Aires na quinta-feira (30), onde se reuniu com parlamentares do Partido Celeste Provida, na Câmara dos Deputados da Argentina. No encontro, que teve como objetivo firmar parcerias em defesa da vida desde a concepção, a ministra disse que a posição oficial do Brasil é pró-vida. Segundo ela, o debate do aborto no Brasil está em dois segmentos: no Legislativo, onde há propostas sendo discutidas, e no Judiciário. De acordo com ela, o Executivo não vai fazer interferência e, como ministra, não fará a militância.


    Promoção


    A irmã do deputado federal Nelson Pelegrino (PT), Sandra Helena Pellegrino Marques, ganhou uma promoção ontem (31), de acordo com o Diário Oficial do Estado (DOE). Sandra estava na coordenação técnica da Secretaria da Saúde e, agora, assumiu um cargo de diretora de Vigilância Sanitária e Ambiental, da Superintendência de Vigilância e Proteção da Saúde, na mesma pasta. A irmã do deputado, que já foi secretária de Saúde da cidade de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, estava no cargo desde julho de 2017.


    Novo cargo


    Derrotado na disputa pela reeleição em outubro de 2018, o ex-deputado Benito Gama (PTB), agora trabalha para o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP). A informação é da coluna Painel, da Folha de São Paulo.

     

    Afirmação


    O presidente Jair Bolsonaro reafirmou, em entrevista exibida na madrugada de ontem (31), que a maioria dos que foram às ruas contra os cortes na Educação “não sabia o que estava fazendo” e foi usada por uma “minoria de professores espertalhões”. A entrevista foi gravada no começo da semana, antes, portanto, dos novos atos de quinta-feira (30).


    Apoio a decisão


    O cantor Caetano Veloso conversou com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), na última quarta-feira (29). De acordo com a jornalista Mônica Bergamo, do jornal Folha de S.Paulo, o artista apoiou a decisão do senador de barrar a Medida Provisória (MP) que alterava o Código Florestal. O contato foi mediado pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP).


    Declaração


    O presidente Jair Bolsonaro (PSL) declarou que sofre “sabotagens” no governo, com ministérios aparelhados e políticos inexperientes, em entrevista à revista Veja, publicada ontem (31). Ele ainda criticou a influência da esquerda sobre o Ministério da Educação e até o da Defesa.


    Negou visita


    Famoso pelas aparições ao lado dos presos mais notáveis da Operação Lava Jato, Newton Ishii, o ‘Japonês da Federal’, tentou visitar Lula na prisão, em Curitiba, mas o ex-presidente teria se recusado a recebê-lo. Segundo o blog da jornalista Bela Megale, em O Globo, o hoje agente aposentado, embora com livre acesso à superintendência da PF, resolveu ir à cela de Lula. Mas, quando estava na escada, foi orientado a não ir até o líder petista, diz a publicação. O ex-presidente tinha sido consultado sobre a sua intenção de vê-lo e deixou claro que não queria receber Ishii. Informado, o Japonês deu meia volta e foi embora.



  • 31/05/2019


    31.05.2019 10h44m
    Recomendar

    Sobe - Escola estadual, em Feira, que criou orquestra de sanfona.


    Desce - A alta porcentagem de tributos que incidem sobre produtos comercializados no Brasil.


    Acordo


    Os deputados federais aprovaram na última quarta (29), a Medida Provisória (MP) que altera o Código Florestal e reduz a obrigação de proprietários rurais recuperarem áreas ambientais desmatadas. Porém, de acordo com o Estadão, os senadores fecharam acordo para não votar a MP, que perderá a validade se não for aprovada até a segunda-feira (3). A medida provisória havia sido apresentada no fim de 2018, ainda na gestão do ex-presidente Michel Temer.


    Desejo de Frota


    Os deputados federais Alexandre Frota e Nicolino Bozzella Júnior, ambos do PSL de São Paulo, entraram com pedido junto à direção do partido para que um dos filhos do presidente Jair Boslonaro, o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) saia da presidência da legenda no estado. Eles alegam que Eduardo se ausentou de sucessivas reuniões partidárias, o que iria contra o estatuto da legenda.


    Avaliação


    O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, foi criticado por líderes de partidos de oposição e associações de juristas devido à sua participação no “pacto” entre os três Poderes da República. Entre os objetivos do acordo, está aprovar as reformas da Previdência e Tributária. De acordo com a Folha, o principal argumento dos críticos é o de que o STF não poderia se envolver, como parte, na defesa desses temas, porque pode ser chamado a julgar controvérsias relativas a essas reformas defendidas pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL).


    Opinião


    Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso falou sobre a crise que se instalou no governo Bolsonaro nas últimas semanas. Em entrevista à GloboNews, na noite da última quarta-feira (29), ele afirmou que não existe risco de conflitos institucionais no Brasil entre os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.


    Cobrança


    O conselheiro Paolo Marconi, do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), cobrou providências da Corte, durante a sessão da última quarta (29), em relação às contas de 2012 do ex-prefeito de Camaçari Luiz Caetano (PT). Em processo relatado por Marconi, o tribunal decidiu em setembro de 2015, por unanimidade, pela rejeição das contas, com determinação de multa de R$ 36 mil e ressarcimento de R$ 4,5 milhões. O ex-prefeito, entretanto, alegou impedimento do conselheiro em ação judicial.


    Acusação


    O ministro da Educação, Abraham Weintraub, acusou professores de estarem coagindo estudantes a participarem dos protestos de ontem (30), contra os cortes no orçamento do setor. A declaração foi dada em um vídeo divulgado na quarta (29), pelo titular da pasta, nas redes sociais.


    Sancionou


    O governador Rui Costa sancionou uma permuta de imóveis entre o Executivo e o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). O Executivo repassará três almoxarifados localizados na Avenida Paralela à Corte, que cederá em troca um imóvel no Centro Industrial de Aratu, em Simões Filho. Na mesma lei, o governador autoriza a doação do referido imóvel à Bahiafarma. Foram publicadas outras duas leis sancionadas pelo governador no Diário Oficial de ontem (30).


    Agressão no plenário


    Coordenador da campanha de Jair Bolsonaro no Nordeste, o deputado federal Julian Lemos (PSL-PB) poderá ser denunciado ao Conselho de Ética da Casa por dar uma “cabeçada” no colega Expedito Netto (PSD-RO) no plenário. A confusão começou quando, em uma discussão, Lemos empurrou o deputado Edmilson Rodrigues (PSOL-PA). Ao ser repreendido por Netto, o parlamentar do PSL o empurrou com a cabeça, testa contra testa. O deputado do PSD afirmou à Época que levará o caso ao Conselho de Ética.



  • 30/05/2019


    31.05.2019 08h49m
    Recomendar

    Sobe - Empresas que vão participar do Dia Livre de Imposto realizado hoje.


    Desce - Grupo que cometia fraudes de R$ 38 milhões em auxílio-reclusão.


    Edital


    Na última segunda-feira (27), foram abertas as inscrições para os cargos de conselheiros tutelares de Feira de Santana. Durante a sessão de ontem (29), o vereador Cadmiel Pereira (PSC) usou seu tempo na tribuna para repercutir a notícia e incentivar a população a participar do processo seletivo. Ele ainda destacou que as inscrições serão encerradas dia 14 de junho.


    Comemoração


    Lulinha (DEM), usou o seu tempo na tribuna da Casa da Cidadania para comemorar a aprovação por unanimidade do Requerimento de nº 105/2019, de sua autoria, que solicita ao comandante da 66ª CIPM, major Paulo José da Silva Santos, a intensificação da ronda policial no povoado da Mantiba, no distrito de Jaíba. Parabenizou Bililiu (PPS) contou que participou da 14ª edição do Troféu Oscar Folia, no teatro Margarida Ribeiro. A cerimônia premiou os destaques da Micareta 2019. Ele parabenizou o evento.


    Promessa


    O governo do presidente Jair Bolsonaro fez uma nova proposta de direcionamento de verbas do Orçamento em troca de apoio à reforma da Previdência, segundo deputados ouvidos pela Folha em condição de anonimato. Membros de partidos do Centrão afirmam que a oferta agora é de R$ 10 milhões extras por semestre, para cada deputado fiel, totalizando um acréscimo de R$ 40 milhões até 2020 na verba que os congressistas podem manejar no Orçamento.


    Nomeação


    Sem conseguir se reeleger na Câmara Federal, o ex-deputado José Carlos Aleluia (DEM) foi nomeado para exercer o cargo de assessor especial do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) de ontem (29), pelo ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni.


    Do Papa a Lula


    O Papa Francisco enviou uma carta ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva neste mês lamentando “as duras provas” vividas pelo petista nos últimos meses. No texto, divulgado ontem (29), pela colunista Mônica Bergamo, da Folha, o pontífice cita a morte de dona Marisa, do irmão de Lula, Genival Inácio, e do neto dele, Arthur. A correspondência é uma resposta a uma carta enviada pelo expresidente em março. Na carta, o papa diz que ora por Lula e pede que o ex-presidente não desanime e continue confiando em Deus.


    Bloqueio


    O juiz João Batista Gonçalves, da 6ª Vara Federal Criminal de São Paulo, determinou o bloqueio imediato de R$ 128 milhões do deputado federal Aécio Neves (PSDB-MG). A decisão atendeu a um pedido do Ministério Público Federal (MPF), no inquérito que apura pagamento de vantagens indevidas a Aécio. A defesa do parlamentar entrou com recurso à Justiça. O bloqueio também atinge outras 13 pessoas e empresas.


    Aprovação


    O Senado aprovou na última terça (28), a Medida Provisória (MP) 870, editada em janeiro pelo presidente Jair Bolsonaro. A MP reestruturou o governo e reduziu de 29 para 22 o número de ministérios. Os senadores decidiram manter a alteração feita pela Câmara Federal que transferiu o Conselho de Controle de Atividades Financeira (Coaf) do Ministério da Justiça para o Ministério da Economia. O porta-voz da Presidência, Otávio do Rêgo Barros, já havia informado que o presidente não pretende vetar a mudança. Quando editou a MP, o presidente havia transferido o Coaf do extinto Ministério da Fazenda (atual pasta da Economia) para a pasta da Justiça, em que Sérgio Moro é titular.



  • 29/05/2019


    31.05.2019 08h44m
    Recomendar

    Sobe - Feira de Santana por registrar melhor saldo de empregos formais dos últimos sete anos.


    Desce - Autores de crimes ambientais, de resistência e desobediência à lei do silêncio, em Feira de Santana.


    Aprovação


    A Câmara Municipal de Feira de Santana, na manhã de ontem (28), aprovou, em segunda discussão e por maioria dos presentes, com o voto contrário do edil Zé Filé (PROS), o Projeto de Lei nº 052/2019, de autoria do Poder Executivo, que altera dispositivos da Lei nº 3.895, de 22 de outubro de 2018 e da Lei nº 3.915, de 13 de dezembro de 2018, e dá outras providências. De acordo com o artigo 1º da proposição, dá-se à Ementa da Lei nº 3.895, de 22 de outubro de 2018, a seguinte redação: “Autoriza o Poder Executivo a contratar operação de crédito com a Caixa Econômica Federal e/ou o Banco Do Brasil S/A, e dá outras providências”.


    Projeto de Lei


    Foi aprovado, em primeira discussão e por unanimidade dos presentes, o Projeto de Lei de nº 049/2019, de autoria do Cadmiel Pereira (PSC), que declara de utilidade pública a Associação Civil denominada Federação de Baleado da Bahia, com sede no município de Feira de Santana, nos termos da Lei Municipal nº 1205, de 08 de novembro de 1989, e alterações posteriores.


    Cidadania Feirense


    Foi aprovado, em discussão única e por unanimidade dos presentes, pela Câmara Municipal, o Projeto de Lei de nº 018/19, de autoria do vereador Luiz Augusto de Jesus - Lulinha (DEM), que concede o Título de Cidadão Feirense para o médico urologista José Mendes Neto, que é natural do município de Patu, estado do Rio Grande do Norte.


    Solicitação


    Foi aprovado em votação única e por unanimidade dos presentes, o Requerimento de nº 108/2019, de autoria do vereador Fabiano da Van (PPS), que solicita ao comandante do Policiamento Regional Leste, coronel Luziel Andrade, a ampliação do efetivo policial na sede e nos povoados do distrito de Humildes, além do bairro Limoeiro, “que sofre com a carência do policiamento”.


    Comemoração


    Contente, o vereador Luiz Augusto de Jesus - popularmente conhecido como Lulinha - (DEM) informou que se reuniu na última segunda-feira (27), com o prefeito Colbert Martins Filho para acertar os últimos detalhes da reforma da praça do distrito Governador João Durval Carneiro, também conhecido como Ipuaçu.


    Limpeza em córrego


    Ao subir na tribuna da Casa da Cidadania, durante a sessão, o vereador Antônio Carlos Passos Ataíde - Carlito do Peixe - (DEM) reivindicou da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (SESP) a realização de limpeza do córrego no bairro Irmã Dulce.


    Lamentou


    Isaías de Diogo (PSC) lamentou a morte do cantor Gabriel Diniz e dos dois pilotos que o acompanhavam. O edil também refletiu sobre a brevidade da vida e aconselhou a todos a repensarem as atitudes com o próximo.


    Resposta


    Ron do Povo (PTC) rebateu as críticas que têm recebido dos colegas. De acordo com o edil, alguns vereadores divulgam vídeos dele em momento de descontração na intenção de macular sua imagem diante da população. Ele disse que não se envergonha de nada que faz.



  • 28/05/2019


    31.05.2019 08h40m
    Recomendar

    Sobe - Polícia Rodoviária Federal por conseguir reduzir acidentes em 50% no I quadrimestre.


    Desce - Público-alvo da vacina contra a gripe pela baixa procura pelo imunizante.


    Indicações


    Em pronunciamento da sessão ordinária de ontem (27), na Câmara Municipal de Feira de Santana, o edil Cadmiel Pereira (PSC) explanou as indicações que fez ao prefeito Colbert Filho na última quinta (23). Dentre elas, estavam o pedido para que o próximo Centro de Referência do Espectro Autista receba o nome do doutor Ildes Ferreira, como forma de homenagem.


    Agradecimento


    Zé Filé (PROS) parabenizou o prefeito Colbert pela continuação e quase conclusão da reforma da Escola Otaviano Ferreira, em Tiquaruçu. Segundo ele, há mais de um, ano havia feito uma indicação ao ex-prefeito José Ronaldo, que de acordo com suas palavras, anunciou a reforma da escola Otaviano Ferreira, mas não foi feito. Posteriormente, como ele disse, indicou a Colbert e a obra está perto de ser concluída.


    Análise


    O Supremo Tribunal Federal (STF) analisa dividir entre áreas como educação, saúde e segurança pública os recursos que a Petrobras deverá aplicar no Brasil como reparação por fraudes, segundo a jornalista Andréia Sadi.


    Avaliação


    O senador baiano, Jaques Wagner (PT), afirmou ontem (27), que pretende, a exemplo do que fez o colega Jean Paul Prates (PT-RN), acionar o Conselho Administrati de Defesa Econômica (Cade) para investigar o aumento das passagens aéreas.


    Investigação


    A investigação sobre o gabinete de Flávio Bolsonaro (PSL) na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) atinge um total de 37 imóveis supostamente ligados ao senador do PSL, sua família, além da empresa Bolsontini Chocolares e Café. São 14 apartamentos e 23 salas comerciais em Copacabana, Botafogo, Barra da Tijuca e Jacarepaguá, informa o jornal O Estado de S. Paulo.


    Megacompra


    O Ministério de Justiça e Segurança Pública prepara uma megalicitação para a aquisição de 106 mil pistolas, que serão distribuídas para a Força Nacional e a policiais civis e militares dos estados.


    Pretensão


    A ministra Damares Alves, da pasta da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, planeja incluir palestras sobre abuso e exploração sexual no programa de pré-natal do Ministério da Saúde, de acordo com a colunista Mônica Bergamo, da Folha.


    Insistência


    O líder do PSL no Senado, Major Olímpio (SP), vai insistir na estratégia de apresentar um destaque para mudar o texto da medida provisória 870, que reestrutura o governo, para devolver o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) com Sérgio Moro. A medida é uma reação aos protestos de domingo (26), que defenderam a manutenção do órgão com o ex-juiz federal.



  • 25/05/2019


    27.05.2019 10h19m
    Recomendar

    Sobe - MAP por acolher associações culturais, de arte e educação.


    Desce - Mulher flagrada com droga no presídio de Feira.


    Falou tá falado


    O intrépido deputado Targino Machado (DEM) tem por duas sessões consecutivas, segunda e terça na Assembleia Legislativa da Bahia, com pronunciamentos dos desvios de recursos na Secretaria Municipal de Saúde de Feira de Santana, desde 2009. Targino começou no período com apoio inicial ao mandato de Tarcizio Pimenta, depois nos dois últimos mandatos de José Ronaldo, ambos do DEM, mesmo partido de Machado, e até dias atrás em apoio ao atual Colbert Filho (MDB). É bom lembrar que Targino em emissoras de rádio de Feira de Santana nos mais variados programas, em arroubo de apoio, chegou a dizer que botava as duas mãos no fogo. É bom lembrar que Targino tem um grande número de aliados em cargos de confiança no município.


    Não falou e foi rifado


    Por muito menos ou nada do que disse o ex-colega, o ex-deputado Carlos Geilson, só por que mudou de partido perdeu todos os cargos que tinha indicado na Prefeitura. Se fosse numa relação de trabalho, em qualquer atividade, seria o caso de Geilson pedir isonomia de tratamento. Ganhava a questão.


    Convocação


    O presidente Jair Bolsonaro afirmou, na última quinta (23), que autorizou o Ministério da Justiça a convocar 1.047 aprovados no concurso da Polícia Federal. O decreto assinado pelo presidente especifica a distribuição de efetivo entre os 547 aprovados que não tiveram vagas previstas no concurso inicial, que previa apenas 500 convocados: 169 delegados de polícia; 229 agentes de Polícia Federal; 68 escrivães; 17 papiloscopistas e 64 peritos criminais federais.


    Crítica


    À direita no especto ideológico, o filósofo liberal Luiz Felipe Pondé fez duras críticas ao governo de Jair Bolsonaro, em entrevista à Exame. Conhecido pela defesa do Estado mínimo e do livre mercado, Pondé enxerga potencial no presidente brasileiro para ser uma liderança nacional populista, mas que esbarra na própria falta de capacidade intelectual: “Ele é burro”.


    Afirmação de Guedes


    O ministro Paulo Guedes, da Economia, afirmou que abandonará o cargo caso a reforma da Previdência vire uma “reforminha”. Em entrevista à VEJA, ele disse que o país pode quebrar no próximo ano.


    Fala do PT


    O PT e outros setores da oposição dizem que a capacidade de mobilização de apoiadores de Bolsonaro, que convocaram para amanhã (26) manifestações de apoio a ele, não deve ser subestimada, informa a colunista Mônica Bergamo, da Folha.


    Multa


    O presidente Jair Bolsonaro deve pagar uma indenização de R$ 10 mil à deputada federal Maria do Rosário (PT), por danos morais, em até 15 dias, determinou a juíza Tatiana Dias da Silva Medina, da 18ª Vara Cível de Brasília. De acordo com O Globo, a magistrada também ordenou que o presidente publique uma retratação por ter dito, em 2014, que a deputada “não merecia ser estuprada por ser muito feia”.


    Adiamento


    A Câmara de Vereadores da cidade de Petrolina (PE) adiou na última quinta (23), a análise de um projeto que concederia o título de cidadão petrolinense ao presidente Jair Bolsonaro (PSL). Ele ganharia o título um dia antes de sua visita à cidade, marcada para ontem (24), a primeira do presidente ao Nordeste depois da sua posse. De acordo com o portal UOL, O projeto de decreto legislativo é de autoria do vereador Elias Jardim (PHS). A matéria seria votada ontem, mas depois de protestos de moradores contra o presidente, foi retirado da pauta da Casa.



Os comentários e textos não representam a opinião do portal; a responsabilidade pelo blog é do autor da mensagem.
Folha do Estado da Bahia
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia