Em cima da hora:
Enchente atinge bananais em três cidades do Vale do Ribeira, SP
-
  • Facebook
  • Twitter
  • Orkut
  • Feeds
  • 26/02/2021


    26.02.2021 10h24m
    Recomendar

    Sobe - Chegada de 7 mil doses da vacina contra Covid em Feira.


    Desce - Prefeituras de Água Fria e Malhada por terem contas rejeitadas pelo TCM.


    Regulagem


    Lembram do bispo Crivella, aquele que foi prefeito do Rio de Janeiro? Pois bem, por uma série de ilicitudes ele foi afastado do governo no fim do mandato. Antes, o ex-prefeito teve um pedido de impeachment encaminhado na Câmara de Vereadores da ex-capital federal porque aparelhou o setor de marcação de exames e regulação da Secretaria de Saúde com uma obreira que ganhou o nome de "Márcia de Crivella", que tinha como objetivo facilitar a marcação de exames das famílias de evangélicos. Quase sofreu impeachment.


    Amém


    Está sendo aguardada com muita ansiedade a indicação do nome daquele ou daquela que assumirá o importante cargo de direção do CMDI em Feira de Santana. Esse é o setor de encaminhamento de exames em geral, principalmente os de alto custo, complexidade.


    Mistério


    Estiveram no Hospital Dom Pedro na última quarta (24) a Comissão de Saúde da Câmara, para esclarecimento de algumas dúvidas sobre as estruturas, protocolos e custos do hospital. A comissão vai apresentar na Casa um requerimento para esclarecer o "mistério da saúde", como disse o vereador Paulão (PSC). Misericórdia!


    Irmão Lázaro


    Acometido pela COVID-19, o vereador de Salvador e ex-deputado federal Irmão Lázaro (PSC) foi transferido na manhã de ontem (25) para a UTI. Devido ao quadro clínico, o cantor góspel foi entubado. A família, amigos e equipe pedem orações.

     

    CCJ


    O ex-presidente do Senado Davi Alcolumbre (DEM-AP) foi eleito por aclamação na última quarta (24), para comandar a principal comissão da Casa, a de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). A vice-presidência ficará a cargo do tucano Antônio Anastasia (MG).

     

    Correios


    O presidente Jair Bolsonaro entregou à Câmara dos Deputados, na noite de quarta (24), o projeto do Executivo para privatizar os Correios. Mas não sem causar tumulto. Ele saiu do Palácio do Planalto a pé, por volta das 19h40, e atravessou a Praça dos Três Poderes rumo ao Congresso. Tudo isso para entregar o documento em mãos ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).


    Rachadinha


    Caso o relatório do do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) no caso das "rachadinhas" seja considerado ilegal, uma nova investigação sobre o o policial militar aposentado e ex-assessor do parlamentar, Fabrício Queiroz, pode ser reaberta a partir das mensagens trocadas entre ele e a ex-mulher do miliciano Adriano da Nóbrega.


    Lula


    O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) aceitou um habeas corpus da defesa do ex-presidente Lula e manteve suspensa a ação que apura suspeitas de pagamento de propina supostamente disfarçada de doação ao Instituto Lula, após investigação da Operação Lava Jato. 



  • 25/02/2021


    25.02.2021 10h11m
    Recomendar

    Sobe - Fiocruz, que desenvolveu teste rápido capaz de detectar variantes da COVID-19.


    Desce - Produtores de fake news sobre a covid-19 o que acaba gerando problemas graves à população.


    Saber votar


    Gerando grande comoção na internet, a cantora Karol com K saiu na noite da última terça (23) do Big Brother Brasil com a maior rejeição do programa, 99,17%. Seria talvez uma evidência quase científica de que o brasileiro até sabe votar, o que falta é um Pay-per-view ou "pagar-para-ver" nas Câmaras de Vereadores, prefeituras municipais e no Palácio da Alvorada.


    Cultos


    Ontem (24) a prefeitura de Feira autorizou a realização de cultos, celebrações e eventos religiosos até as 19h30, desde que garantidos o distanciamento e demais medidas estabelecidas nos protocolos de medidas sanitárias em vigor.


    Vacinas


    O governador Rui Costa afirmou na última terça (23), que já busca comprar vacinas da contra a Covid-19 para a Bahia, após o plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) referendar decisão liminar anterior do ministro Ricardo Lewandowski. Há reunião virtual marcada essa semana com a Pfizer, cujo registro definitivo foi aprovado na terça pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Além disso, o governador tenta agendar uma conversa com os fabricantes da vacina russa Sputnik V.


    Carta


    Governadores do Nordeste divulgaram uma carta ontem (24), contra a extinção do gasto mínimo para saúde e educação, proposta defendida pelo ministro Paulo Guedes (Economia). O documento foi assinado pelos governadores dos nove estados da região, que são de partidos de oposição, independentes ou mesmo aliados do presidente Jair Bolsonaro.


    Blindados


    O deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ) pode sofrer uma punição mais branda do que a cassação no Conselho de Ética da Câmara. Integrantes do colegiado estudam uma sanção mais leve ou até mesmo livrar o parlamentar de qualquer censura após os ataques a ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e apologia à ditadura militar.


    Mudanças


    As mudanças preveem, entre outros pontos, que seja instruído uma espécie de "juiz de garantias" no Supremo Tribunal Federal (STF). Ou seja: o ministro que decretar a prisão contra um parlamentar não pode ser aquele que irá julgar a ação.


    Flor


    A 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio decidiu, por unanimidade, afastar Flordelis dos Santos de Souza (PSD) do cargo de deputada federal. O julgamento por videoconferência ocorreu na última terça (23). A decisão é para que a parlamentar fique afastada de qualquer função pública até seu julgamento em processo no qual é acusada de ser a mandante do assassinato do marido, o pastor Anderson do Carmo. 



  • 24/02/2021


    24.02.2021 09h24m
    Recomendar

    Sobe - Aprovação em caráter definitivo da vacina de Oxford.


    Desce - Bar que, por descumprir decreto, foi interditado.


    A luz


    Antes do início dos tempos, reinava as trevas. Ao criar o mundo veio a pergunta de Deus ao humano: "Que queres?". E veio a resposta: "A luz!". E fez-se a luz. Com a claridade, no sentido metafórico, se observou mais os erros dos homens.


    A mazela


    Dois anjos desceram dos céus na segunda-feira, vieram trazendo um candeeiro que foi entregue ao homem. Os arcanjos já retornaram ontem mesmo ao paraíso. Cabe ao homem mostrar as mazelas dele e dos outros homens. Assim caminha a humanidade. A última frase, título de livro e filme.


    Pressiona


    O transporte público de Feira segue em alta no legislativo. O vereador Jhonatas Monteiro (PSOL) agora pressiona a Prefeitura Municipal de Feira para a entrega do relatório final de uma auditoria anunciada em 2019, no sistema de transporte coletivo do Município, operado pelas empresas Rosa e São João. Matéria do jornalista Rafael Velame, na página 3 da edição de hoje dá algumas dicas sobre o que o vereador quer saber.


    Informações


    "É uma questão legal e eu usarei todos os meios, inclusive Ministério Público e Justiça", declarou Jhonatas. Ele é autor de um requerimento pedindo as informações, rejeitado por maioria do plenário, de acordo com o edil, os questionamentos não são dele, pessoalmente, ou do seu partido, mas "do povo desta cidade, de todos os usuários deste serviço público, que tem direito às informações".


    Atraso


    O estudo, que deveria ter entregue em julho de 2019 - portanto, está atrasado em um ano e sete meses -, é de responsabilidade da empresa Deloitte Touch Tohmatsu Consultores, uma das três maiores e mais conceituadas empresas do setor no mundo.


    Sanitizados


    Os prédios principal e anexo da Câmara Municipal de Feira de Santana foram sanitizados na tarde de ontem (23), em uma ação preventiva para evitar a transmissão de Covid-19. Além da sanitização, realizada pela Secretaria de Serviços Públicos, a Mesa Diretora decidiu que a Câmara permanecerá parcialmente fechada ao longo desta semana, funcionando apenas setores essenciais como contabilidade e recursos humanos.


    Anúncio


    Os principais jornais impressos do país publicaram ontem (23), um manifesto pago, de médicos favoráveis ao "tratamento precoce" contra a covid-19. Publicidade que vai de encontro ao que diz a comunidade científica. Como amplamente divulgado não somente pela mídia, mas também em revistas científicas, não existe tratamento precoce cientificamente comprovado para a doença. As únicas formas de prevenção contra o vírus são o uso de máscaras e o distanciamento social, além de medidas sanitárias.


    Anúncio I


    Os anúncios foram publicados em alguns dos maiores veículos de imprensa nacional: O Globo, Folha de S. Paulo, Estado de Minas, Jornal do Commercio, Zero Hora, Jornal Correio, Correio Braziliense e O Povo. 



  • 23/02/2021


    23.02.2021 14h00m
    Recomendar

    Sobe - Governos estadual e municipal por ampliarem o toque de recolher.


    Desce - Pessoas que desrespeitam decretos contra Covid e fizeram aglomerações em bares e paredões da cidade, no fim de semana passada.


    Vazio


    Câmara fechada, cidade insossa. Essa é a sensação que se tem no setor político. Há de se reconhecer que em qualquer Câmara comprometida, a profusão de discussões políticas enseja, na maioria das vezes, vantagens para o cidadão. As casas legislativas não servem exclusivamente para encaminhamento de demandas individuais, os interesses devem ser bem maiores.


    Engano


    A Câmara que se vangloria só do número de projetos que encaminha ou são votados, necessariamente não produzem ações tão eficazes. Ou porque são copiados de outras realidades em outras cidades, ou porque são cópias de outros projetos correlatos no próprio Município. Câmara ativa é a que cobra obras inacabadas, com sobrepreços, desnecessárias ou até para atender exclusivamente ao interesse localizado. Essas visam atender interesses, geralmente, de empresários, para benefício próprio.


    Sugestão


    Os projetos de lei geralmente sofrem entraves durante as votações, pelo atrito entre os políticos de situação e de oposição. Perseguir sempre as indicações, para o caso de vereadores é a chave para argumentar com seus eleitores ações para atender as necessidades das localidades onde eles estão, e diretamente o vereador representa. E todo dia, cobrar pela imprensa e na tribuna a resposta do Executivo.


    ALBA


    O presidente Adolfo Menezes decidiu restringir ainda mais o acesso à Assembleia Legislativa. A partir de hoje (23), o público externo não terá acesso a ALBA e apenas 15% dos servidores permanecerão em trabalho presencial. Só transitarão pelo Legislativo aqueles funcionários indispensáveis, que não possam exercer suas atividades em regime de home office. Os demais servidores permanecerão trabalhando de forma remota pelas próximas duas semanas, conforme recomendação de infectologista lotada no serviço médico da ALBA.


    ALBA I


    Para o presidente da Assembleia Legislativa, o momento é grave e impõe sacrifícios e responsabilidade a todos, pois as autoridades não podem tudo e o ritmo de disseminação da Covid-19, só será refreado com a conscientização e ajuda de todos.


    Não aceita


    A Pfizer, responsável pela fabricação de uma das vacinas contra a Covid-19, disse a senadores brasileiros que não aceita as exigências feitas pelo governo brasileiro para vender seu imunizante no país. A informação foi repassada ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), e ao senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), em reunião com executivos do alto escalão da empresa para buscar soluções legislativas que contornem os obstáculos impostos. A informação é da Folha de São Paulo.


    Pelado


    Em crítica à atuação do governo brasileiro no combate à Covid-19, a ONG Repórteres Sem Fronteira criticou a estratégia adotada de "disseminar desinformações sobre a pandemia". Seus membros lançaram uma campanha pela defesa do direito à informação confiável no Brasil, ontem (22), com uma ação que traz uma fotomontagem do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sem roupa, coberto por uma placa que informa o número de mortes causadas pela doença.


    Financiamento


    Por meio da quebra de sigilos bancários, os inquéritos que apuram atos antidemocráticos e fake news no país, identificaram financiamento internacional a pessoas que usam as redes sociais para atacar instituições brasileiras como o próprio STF (Supremo Tribunal Federal), responsável pelas investigações. 



  • 20/02/2021


    20.02.2021 17h59m
    Recomendar

    Sobe - Bahia, por ser líder nacional na geração de energia a partir das fontes solar e eólica.


    Desce - Falta de articulação na bancada governista da Câmara de Feira. Uns votam a favor, outros contra, e outros, vão ao mictório.


    Bahia na Política


    Apesar da divulgação de que a Câmara Municipal de Feira de Santana, na sua maioria, quer uma CPI do transporte coletivo, há duas vertentes de ideias. Uma quer investigar o sistema com o argumento de que o serviço é péssimo, e aí inclui o BRT, o contrato entre as empresas e a Prefeitura, bem como o número de ônibus em atividade. Outra vertente quer apurar denúncias contra o Sindicato dos Rodoviários. Alegam que há interferência no sistema, corrupção e extorsão. Vamos ver qual vai prevalecer.


    CPI


    Aproveitando a nota publicada por Jair Onofre, avalio que houve um rompimento de interesses no caso da CPI do transporte coletivo. O presidente da Câmara, Fernando Torres (PSD), sugeriu e disse que assinaria o pedido de CPI dos ônibus para tratar da questão localizada do Sindicato dos Rodoviários, esse pleito é, por tanto, de Torres.


    CPI I


    Fernando convidou um vereador oposicionista, Jhonatas Monteiro (PSOL), para puxar a corda. Esse, junto com os petistas Silvio Dias e Ivamberg, aproveitaram a dica e querem pedir a CPI, incluindo a prefeitura. Acredita-se que, para prosperar as duas, Torres e os oposicionistas têm que estar alinhados, e alguns vereadores esperam que eles acertem para fazer uma só e os dois grupos ficarão contemplados. Vamos ver tanta coisa nessa Feira…


    Panelas


    Antes das panelas, que tiraram a presidente Dilma Rousseff (PT), do poder executivo nacional, a gasolina custava R$2,90. Visto como um grande absurdo, protestos e xingamentos eram dirigidos constantemente à petista, a culpa era dela. Agora, a política de preços de Bolsonaro na Petrobras anunciou o 4º aumento de gasolina - só neste ano - com os absurdos R$5,39, a culpa é atribuída aos governadores, a Covid-19, e até ao comunismo. Não me espantaria que culpassem também o papai noel, o saci-pererê, e outras lendas. Me lembra uma fala dita pelo personagem Homer Simpson, da série animada estadunidense "Os Simpsons". "A culpa é minha e eu coloco em que eu quiser".


    Baixo clero


    Em entrevista, a deputada federal feirense, Dayane Pimentel (PSL) afirmou que dentro do PSL, o bolsonarista Daniel Silveira (PSL-RJ) é visto dentro do PSL como "um deputado de baixo clero, com necessidade de aparecer". A presidente do partido na Bahia, disse ainda que o parlamentar será expulso porque "profere atos antidemocráticos o tempo inteiro".


    Cronograma


    O governador Rui Costa (PT) declarou ontem (19), em uma publicação no seu perfil do Twitter, que "não dá para confiar no cronograma anunciado pelo governo federal". Ele também lamentou que a população brasileira tenha que assistir a problemas causados pela administração nacional que permitem o avanço da pandemia do coronavírus no Brasil.


    Cronograma I


    A mensagem se refere a uma notícia sobre a alteração no cronograma de entrega de doses da vacina contra o coronavírus comunicada pelo Instituto Butantan, responsável pela produção da Coronavac, imunizante fabricado em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac, por conta dos impasses diplomáticos entre o governo brasileiro e a China - o que causou o atraso do envio da matéria-prima para a fabricação dos imunizantes. Em fevereiro, apenas 30% das doses previstas anteriormente poderão ser entregues.

     

    Triplex


    Segundo a revista VEJA, os ministros do STF irão anular o processo sobre o Triplex e a defesa de Lula usará a decisão para tentar anular também o processo do Sítio de Atibaia. A chance disso ocorrer também é grande, visto que o ex-ministro Sérgio Moro não tem mais o apoio que tinha antes no STF. 



  • 19/02/2021


    19.02.2021 14h57m
    Recomendar

    Sobe - Governador Rui Costa por decretar toque de recolher e prefeitos que apoiaram a sugestão.


    Desce - Daniel Silveira, ao tentar desqualificar a policial federal ao sujerir ser melhor que ela, só porque ostenta um título temporário de deputado federal.

     

    Pneu furado

     

    O secretário Saulo Figueiredo, em férias, poderá não ter renovada a sua liberação, pelo governo do Estado, para continuar na Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito. Segundo o prefeito Colbert Martins (MDB), a SMTT terá atribuições a partir desse ano, de cuidar da mobilidade urbana. A especulação que corre no circuito político da cidade, ainda não é tratada oficialmente pela Prefeitura de Feira, e governo do Estado.

     

    Iceberg

     

    O deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ) não age sozinho. Ele é parte de um grupo que usa cargos públicos de forma criminosa para atacar a democracia por dentro das instituições - que não necessariamente estão funcionando plenamente, como fingimos há um bom tempo. O episódio envolvendo o deputado é a ponta do iceberg do momento delicado que o país vive. Depois de reiteradas condutas criminosas, já que são vedadas pela legislação, o Supremo Tribunal Federal (STF) emite um mandado de prisão em flagrante quando o parlamentar apenas repete o discurso que inclusive o levou à Câmara dos Deputados.

     

    Ditadura

     

    Na tarde de ontem (18), no entanto, Silveira entrou com pedido de habeas-corpus. Alguém avisa para o deputado preso que o direito de ser ouvido, ter advogado, pedir habeas-corpus, responder ao processo em liberdade e inúmeros outros são frutos do Estado Democrático, e não da ditadura que ele defende. Se quer viver na ditadura, aceite sua sentença.

     

    Tourinho

     

    Um levantamento feito pelo vereador Sílvio Dias (PT) mostra que 21 requerimentos do então vereador de oposição à administração municipal na legislatura passada, Roberto Tourinho, foram rejeitados apenas no exercício 2020, pela bancada do Governo, na Câmara de Feira de Santana. Ele apela à nova composição da ala governista por um "papel diferente dos últimos 20 anos", no atual mandato.

     

    Rejeição sistemática

     

    "Infelizmente, a Casa tem sido marcada por aceitar tudo que vem do Executivo e barrar o que é proposto pela oposição", disse o edil. Ele condena a "rejeição sistemática" de requerimentos que reivindicam a discussão de temas de interesse da sociedade apresentados pelos vereadores não alinhados ao poder. E lembra que candidatos "com até mais de 800 cargos (na máquina municipal) não foram reeleitos". O vereador petista deve aproveitar e dar o mesmo conselho aos deputados que são situação no Governo do Estado.

     

    Equilíbrio

     

    O deputado estadual Carlos Geilson (PSDB) pediu que a gestão do governador Rui Costa (PT) tenha equilíbrio entre novas medidas restritivas para contenção do coronavírus e cuidados com a economia da Bahia. "Nem tanto e nem tão pouco […] medidas devem ser tomadas para evitar aglomerações e festas. Eu só não concordo com o fechamento do comércio, nós já estamos em uma crise econômica sem precedentes. As medidas devem ser tomadas com muito cuidado e cautela", afirmou.

     

    Conto de fadas

     

    Em entrevista ao UOL na manhã de ontem (18), o ex-presidente Lula (PT) falou sobre a candidatura do apresentador Global Luciano Huck. "Eu acho que o Huck é uma aventura... Colocar um homem da televisão na frigideira da disputa política é bastante arriscado. A tal da terceira via é um conto de fadas... Nem criança acredita mais. Quem fala disso é quem escolheu votar no Bolsonaro contra o Haddad", afirmou.

     

    Na cueca

     

    O senador Chico Rodrigues (DEM-RR), afastado do cargo desde que foi flagrado com dinheiro na cueca em uma operação da Polícia Federal, poderá retomar o cargo. O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu não prorrogar o afastamento temporário do parlamentar de suas funções. Portanto, o senador poderá, novamente, ocupar a cadeira. 



  • 18/02/2021


    19.02.2021 14h55m
    Recomendar

    Sobe - Prefeitura e Câmara pelo funcionamento normal na segunda e terça de um carnaval cancelado.


    Desce - Prefeitura e Câmara por fecharem as atividades sem motivação adequada na manhã de ontem (17).


    Batina


    Já que não teve carnaval, prefeitura e Câmara de Feira acertaram ao manter as atividades na segunda e terça-feira e erraram ao dar ponto facultativo na manhã da quarta (17). Qual a motivação? Nota da prefeitura, diz que foi por causa da campanha da fraternidade. Por acaso prefeitura e Câmara tem bispo e cardeal? Não tem nem santo! Eles esqueceram que o Estado Brasileiro é laico?


    Cotas indevidas


    Um relatório sobre “cotas indevidas” na vacinação contra o coronavírus, pela Prefeitura de Feira de Santana, está sendo elaborado pelo vereador Jhonatas Monteiro (PSOL). Ele estará encaminhando o documento, com denúncias que estão sendo acolhidas em seu Gabinete, à Comissão de Saúde da Casa, “para providências cabíveis”. Pediu atenção dos vereadores que integram a Comissão sobre o processo de imunização da população feirense. “Cotas indevidas”, segundo ele, significa a aplicação da vacina anti-Covid em pessoas que não fazem parte dos grupos prioritários de imunização.


    A culpa


    Há dois entraves para a retomada da obra do futuro Centro de Convenções de Feira, pelo Governo do Estado, segundo explicou o vereador Ivamberg (PT). Um deles, é que o Município não teria passado ao Estado a propriedade da área onde está sendo realizada a construção, no bairro São João, desde 2015. Outro, é a inadimplência da Prefeitura em suas obrigações no convênio com o governo baiano relativo à gestão da Policlínica Estadual.


    A culpa I


    “Independente de quem é a culpa, nosso papel é tentar resolver. Devemos resolver o impasse. Sugiro que os vereadores de situação conversem com o prefeito e nós, da oposição, busquemos contato com o Governo do Estado e o deputado Zé Neto, que pode contribuir”, diz o petista. O objetivo comum, ele diz, é que o Centro de Convenções seja concluído.


    Chega pra lá


    Após a declaração do deputado federal Elmar Nascimento (DEM) de que pode disputar o Senado em 2022 pelo PSL, a presidente do partido na Bahia, deputada federal Dayane Pimentel, disse que “dadas as experiências que tivemos com as eleições de 2018 e 2020, o PSL Bahia já antecipa que não irá abrir mão de pensar a política como ela é”.


    Aqui não!


    “Sem deixar de defender os ideais que tenho, esclareço que se o PSL for para uma disputa majoritária o nome em questão será o meu. O deputado Elmar não fala pelo PSL na Bahia e nem foi convidado a se filiar”, declarou Pimentel. Está certa a deputada, como é que um deputado de outro partido declara como se o partido a ele pertencesse, a posição que ele vai assumir na disputa sem ao menos sondar a direção partidária no Estado? Ouviu o que merecia.


    Prematuro


    O governador Rui Costa (PT) avaliou como “prematura” a ideia de se definir um nome em seu partido para a disputa da presidência do Brasil em 2022. Recentemente, o ex-presidente Lula orientou Fernando Haddad, ambos do PT, a percorrer o Brasil, se apresentando como pré-candidato.


    Debate


    “A imprensa e parte dos políticos querem pensar nas eleições em todos os anos. Pelo menos nos anos ímpares nós deveríamos estar focados na vida das pessoas. Eu acho que a eleição é ainda no ano que vem. Está mais próxima a eleição que passou do que a que virá. O que o presidente Lula fez foi dizer que é preciso iniciar um debate”, declarou Rui.


    Expulso


    O presidente nacional do PSL, deputado federal Luciano Bivar (PE), disse na quarta (17), que o partido está “tomando todas as medidas jurídicas cabíveis” para a expulsão do deputado Daniel Silveira (RJ). Silveira foi preso na terça-feira, após publicar um vídeo com ataques e ofensas a ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). 



  • 17/02/2021


    17.02.2021 11h14m
    Recomendar

    Sobe - Pesquisadores italianos que descobriram um anticorpo que impede que o câncer se espalhe.


    Desce - Bolsonaro por sugerir tirar de circulação Globo, Folha de São Paulo, Estadão e O Antagonista, por serem "fábricas de fake news".


    O povo cobra


    Posicionar-se é uma ação política. Partindo disto, é importante salientar que a diferença entre oposição e situação é apenas o viés político. Discussões e vetos de projetos que podem trazer benefícios para o povo não podem ser deixados de lado por disputas políticas, colocando em risco o andamento da governança. O que acontece em algumas cidades é que as decisões são tomadas por aquela bancada que tem a maioria na Casa Legislativa. Vereadores foram eleitos para fiscalizar e cobrar do Executivo, e não podem esquecer disto. O povo cobra.


    18 lagartixas


    Quando propostos os requerimentos dos vereadores Ivamberg (PT) e Jhonatas Monteiro (PSOL), o líder do governo na Câmara Municipal pediu que os colegas governistas votassem contra. O presidente Fernando Torres (PSD) se manifestou. "Vai votar contra por que? Está afetando a prefeitura em alguma coisa? Por que não pode esclarecer? Ou todos nós aqui somos marionetes de alguém? Somos lagartixas? Se tivermos aqui 18 lagartixas, vamos votar como pediu o vereador Lulinha", disse Torres.


    Favoráveis


    O vereador Pastor Valdemir (PV) destacou a importância do requerimento do vereador Ivaberg (PT) e avisou: "Não podemos colocar venda nos olhos". O vereador Pedro Cícero (CIDADANIA), foi enfático ao declarar o voto favorável: "Vá para o ponto de ônibus, das 6h às 8h, para ver a realidade", sugeriu.


    Sem pressão


    O vereador Pedro Cícero (CIDADANIA) fez uma declaração firme acerca do pedido de Lulinha: "Vou votar a favor do povo, sempre". O parlamentar afirmou que não vai aceitar "qualquer pressão da liderança do Governo", e completou, afirmando que não será subordinado a ninguém na Câmara, e que responde por suas ações no Legislativo. Aproveitando, chamo a atenção da sociedade, para que observem quem são os vereadores alienados. Não aqueles que dizem sempre "sim", mesmo se tratando de assuntos menores para ficar bem com o governo, mas devem sim trocarem ideia com a liderança governista, grave é mesmo, quando um vereador que não assume papel oficial de liderança - de situação ou oposição - na marra mete medo para que outros colegas sigam cegamente a sua opinião.


    Congelados


    Previsto para acontecer ainda em 2021, o aumento salarial do prefeito, vice-prefeito e secretários municipais e vereadores de Feira de Santana foi prorrogado para o ano seguinte. Aprovado por unanimidade dos parlamentares da Casa da Cidadania, o Projeto de Lei no 09/2021, determina que o salário destes servidores permaneça o mesmo da Legislatura passada até o final de 2021. É bom lembrar que os vereadores em Feira estão sem aumento há 12 anos.


    Água


    A irregularidade do sistema de abastecimento de água na zona rural de Feira de Santana ficou evidenciada na terça (16), quando seis requerimentos solicitando extensão de redes para localidades dos distritos de Maria Quitéria e Matinha foram aprovados pela Câmara Municipal, por unanimidade. Votadas em bloco, devido à semelhança do teor das solicitações apresentadas.


    Trancou


    O desembargador Abelardo Paulo da Matta, do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), trancou a ação penal movida pelo ex-secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa, contra o deputado estadual cassado Targino Machado. O ex-chefe da SSP havia movido uma queixa-crime contra o deputado por calúnia, injúria e difamação por declarações proferidas na tribuna da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA).


    Horto florestal


    Investimentos de aproximadamente R$ 50 milhões, em equipamentos e ervas medicinais, podem ser desperdiçados com o fim do Horto Florestal da UEFS, determinado pelo governador Rui Costa (PT). A advertência é do vereador Pastor Valdemir (PV), presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal. Ele e seus colegas vereadores Jurandy Carvalho (PL), Pedro Cícero (Cidadania) e Fabiano da Van (MDB) visitaram o local, representando o Poder Legislativo, e apuraram "in loco" os possíveis danos desta medida.


    Sensibilidade


    O governador da Bahia, Rui Costa (PT), voltou a criticar a atuação do governo federal durante a pandemia do novo coronavírus. De acordo com o petista, os altos índices de contaminação e mortes por Covid-19 são resultado da "falta de sensibilidade com a vida humana" do governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). 



  • 16/02/2021


    16.02.2021 17h53m
    Recomendar

    Sobe - Nova fábrica do Instituto Butantan para produção de vacinas contra a Covid-19 que será inaugurada em setembro.

     

    Desce - Vandalismo na Avenida Fraga Maia em que lixeiras foram pichadas e furtadas.

     

    A oposição

     

    O vereador Jhonatas Monteiro (PSOL) foi anunciado na sessão de ontem (15), na Câmara Municipal para ser o líder da bancada de oposição na Casa. Quem anunciou foi o líder do PT na Câmara, vereador Ivamberg.

     

    Ilegal

     

    A presidente da Comissão de Constituição e justiça da Câmara, Eremita Mota (PSDB) fez na segunda (15), um apelo aos seus colegas vereadores, para que atentem para a ilegalidade de alguns projetos apresentados à Casa. "Temos observado matérias inconstitucionais. Recomendamos, humildemente, que os nossos pares façam uma leitura do Regimento, avaliem todos os aspectos legais e jurídicos de suas proposições, verifiquem a legislação local, estadual e federal", orienta.

     

    Preocupação

     

    Setores do governo do Município estão preocupados com a situação dos ex-vereadores Justiniano França (DEM), Cadmiel Pereira (DEM) e Marcos Lima (DEM). No primeiro escalão está difícil a colocação, uma vez que só resta a secretaria de administração e o prefeito diz que está reservada para um técnico. A esperança ainda é que exista alguma coisa no segundo e terceiro escalões.

     

    Atraso

     

    O governo de Jair Bolsonaro (sem partido) reagendou a data de entrega do próximo lote de vacinas contra a Covid-19 para a Bahia. De acordo com o governo do Estado, a carga que chegaria na quarta-feira (17), só deverá ser enviada no dia 23 de fevereiro. A mudança no agendamento foi feita pelo Ministério da Saúde.

     

    Escolhas

     

    Em meio a uma pandemia com mais de mil mortos por dia, Bolsonaro acredita que a prioridade é a flexibilização de armas e não a vacina. Com a média móvel de 1.105 mortos por covid por dia, atingimos o maior índice de toda a pandemia. Não acabou e não é uma gripezinha. Enquanto não tivermos mais vacinas, as pessoas vão continuar morrendo e a economia vai seguir em crise.

     

    2022

     

    O senador Jaques Wagner (PT) disse, em entrevista ao jornal A Tarde, que não é o momento de tratar sobre as eleições de 2022 _ seu nome foi lançado por lideranças do PT baiano como pré-candidato a governador. Wagner também criticou o ex-prefeito ACM Neto, apontado como seu mais provável adversário na disputa ao Governo do Estado. "Ele é um pouco errático. Ele era candidato até abril de 2018 e desistiu na prorrogação do segundo tempo", afirmou.

     

    Contra-ataque

     

    O presidente nacional do Democratas ACM Neto deve partir para o contra-ataque ao governo federal após a nomeação do seu aliado João Roma (Republicanos) para o Ministério da Cidadania. Neto pediu para o Planalto que Roma não fosse nomeado para chefiar a pasta, mas a solicitação não foi atendida. A nomeação do deputado federal foi publicada na edição de sexta (12), no Diário Oficial da União. 



  • 13/02/2021


    13.02.2021 14h15m
    Recomendar

    Sobe - Campanha Bloco do Bem, que visa arrecadar recursos para a implantação de uma nova unidade de Bioimagem, as Obras Sociais Irmã Dulce (Osid).

     

    Desce - Pessoas que foram imunizadas e não estavam na categoria de prioritários do programa de vacinação.

     

    Americano

     

    Um operador, pau para toda obra, que comeu o “pão que o diabo amassou”, não aguenta mais o desprezo. Já faz 15 dias que começou a falar, se lamentando do que se submeteu a fazer. Depois que bradou nas proximidades do inferno, agora busca remição para os pecados.

     

    Esperança

     

    No setor político, espera-se que a Câmara volte à normalidade dos trabalhos a que se propõe, na próxima semana. Durante essa primeira quinzena, o resultado foi nulo, nenhuma matéria foi lida, pautada, discutida ou aprovada. Um grande prejuízo para a sociedade, mas há tempo de recuperar.

     

    Máquina

     

    Ainda sem secretário efetivo de administração, o governo municipal praticamente ocupou os cargos de primeiro e segundo escalão, faltando pouco para completar a máquina administrativa para o segundo governo de Colbert Martins (MDB). A expectativa é que o governo continue operoso.

     

    BRT

     

    Passageiros do transporte coletivo urbano não têm reclamado nesses quase dois meses, desse novo mandato. Enquanto isso, o BRT continua funcionando normalmente.

     

    Aulas

     

    Em meio à pressões pela volta às aulas presenciais na Bahia, o governador do estado, Rui Costa (PT), decidiu que o retorno às escolas não acontecerá por enquanto. Isso acontece porque as taxas de ocupações de leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e de mortalidade pela doença estão altas em diversos municípios ainda, de acordo com ele.

     

    Cautela

     

    Antes de chegar a uma definição sobre uma eventual chapa majoritária para 2022, os partidos políticos têm outras preocupações que não serão facilmente vistas pela população e até mesmo pela imprensa. A principal delas é a formação das chapas que vão disputar as vagas para a Câmara dos Deputados e para a Assembleia Legislativa da Bahia. Sem coligações proporcionais, esse tema tende a ser decisivo para a escolha de quem será candidato ao governo, à vice e ao Senado. Por isso é preciso tempo para fazer o debate.

     

    Mercado

     

    O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) criticou as reações do mercado financeiro à atuação do governo no preço de combustíveis e na recriação do auxílio emergencial para ajudar os mais afetados pela crise da Covid-19. Na live semanal, o presidente disse que o mercado “fica irritadinho” com “qualquer negocinho”. Bolsonaro ainda questionou se “sabem o que é passar fome” ao defender a volta do benefício.

     

    Luxo

     

    A deputada federal e pastora Flordelis dos Santos (PSD-RJ) suspeita de ser a mandante da morte do seu marido Anderson do Carmo, em junho de 2019, continua mantendo uma vida de luxo. Recentemente, inclusive, comemorou seu aniversário de 60 anos em uma igreja em São Gonçalo, região Metropolitana do Rio, e arantindo que “tudo vai vir à tona na hora Dele” , segue com uma vida de privilégios.



  • 12/02/2021


    12.02.2021 14h20m
    Recomendar

    Sobe - UFMG por desenvolver primeiro imunizante nacional contra a covid-19.


    Desce - Enfermeiro por ser acusado de golpe de R$ 300 mil em grupo.


    Ponto Facultativo


    Na Segunda (15) e na terça (16), não haverá ponto facultativo na Câmara Municipal de Feira de Santana, que realizará suas sessões normalmente a partir das 8h30, já que está suspenso o carnaval. Na quarta-feira (17), contudo, o funcionamento da Casa será a partir das 13h, devido à Quarta-Feira de Cinzas, que dá início à Quaresma, no calendário Cristão.


    Apoio


    Após o prefeito da cidade de Jequié, Zé Cocá (PP), fechar acordo com o prefeito de Serrinha, Adriano Lima (PP), e ser o candidato único à presidência da UPB, o prefeito Bruno Reis (DEM) declarou seu apoio ao gestor jequieense.


    Retorno


    A Câmara dos Deputados aprovou ontem (11), resolução autorizando o retorno das comissões e do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar. O funcionamento dos colegiados estava suspenso desde março do ano passado, em razão da pandemia do novo coronavírus. Na ocasião, a Casa adotou um sistema remoto para a deliberação de projetos através apenas do plenário virtual.


    Alternativa


    O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), afirmou esperar que o governo encontre rapidamente uma alternativa para o auxílio emergencial. O pagamento do benefício se encerrou em dezembro, mas há uma forte pressão para que ele seja retomado em razão da crise econômica causada pela pandemia.


    Custo


    O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse na última quarta (9), que o país não pode deixar o custo do enfrentamento à crise da pandemia da Covid-19 para as próximas gerações e destacou que tanto o Executivo como o Congresso entendem que precisam atuar com sensibilidade social e responsabilidade fiscal nessa questão.


    Orçamento


    A Comissão Mista de Orçamento (CMO) foi instalada na última quarta (10), com a eleição da deputada Flávia Arruda (Pl-DF), por aclamação, para presidir o colegiado. A relatoria ficará a cargo do senador Márcio Bittar (MDB-AC). A CMO é formada por 30 deputados e 10 senadores titulares e tem entre suas atribuições a análise e aprovação do Orçamento da União.


    DEM


    Assim como o presidente nacional do Democratas, ACM Neto, a maioria da bancada do partido na Câmara demonstra simpatia pelas pautas do governo no Congresso e não descarta apoiar o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na eleição de 2022. Isso é o que mostra um levantamento feito pelo jornal O Estado de S. Paulo e publicado na quinta (11).


    PNDH


    O Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH) vai ser revisado pelo governo Bolsonaro. A titular da pasta que trata do tema, ministra Damares Alves, vai montar um grupo de trabalho para analisar e discutir o assunto. O programa efetiva políticas públicas nesse âmbito, alinhadas com o sistema internacional de Direitos Humanos. As medidas abrangem temáticas como segurança, educação e direitos de minorias.



  • 11/02/2021


    11.02.2021 22h43m
    Recomendar

    Sobe - Chegada de novo lote de insumos da CoronaVac no Butatan, que vai permitir a produção de mais de 8,7 milhões de doses.



    Desce - Governo do Estado por ceder parte da área do horto-florestal de Feira, ocupada pela UEFS ao Tribunal de Justiça.

     

    Humildes

     

    No último domingo, aos pares, estiveram no distrito de Humildes o prefeito Colbert Martins (MDB) e o vice, Fernando de Fabinho (DEM); os vereadores Zé Curuca (DEM), Fabiano da Van (MDB) e Eremita Mota (PSDB); os empresários Iuri Mota e Fernando Torres, esse último, presidente da Câmara de Feira. O anfitrião, para depois da missa, foi Zé Curuca.

     

    A ligação

     

    O presidente da Câmara, vereador Fernando Torres (PSD), esclareceu, na manhã de ontem (10), ter sido gravado pelo interlocutor, que divulgou a conversa entre os dois em telefonema iniciado pelo parlamentar. O parlamentar já havia direcionado acusações ao advogado Hércules Oliveira, e palavras -impublicáveis aqui- nesta semana, na tribuna da Câmara, e voltou a repetir os mesmos na manhã de ontem. De acordo com Fernando, a briga é pessoal e não tem nada a favorecer a população, então se tornará um caso de justiça.

     

    Inoperantes

     

    Mesmo com novos parlamentares ocupando a Câmara Municipal de Feira de Santana, os edis que não se reelegeram ainda estão na pauta. A declaração do Ouvidor sobre os antigos vereadores serem inoperantes deu o que falar, e se de um lado os reeleitos se sentiram ofendidos, e reclamam do Messias, Jhonatas e Torres apoiaram e defenderam a opinião do Ouvidor. Quem está com a razão? O que será que os 21 vereadores farão nos 4 anos de mandato para não serem taxados assim futuramente? Vamos acompanhar.

     

    Oposição

     

    Foi convocada na manhã de ontem (10), uma reunião com os "vereadores governistas" na Câmara. Usando o tempo direcionado a sessão, se reuniram os 18 edis sem explicação do que seria pautado. O que chama atenção é que participaram da reunião Luiz da Feira (PROS) e Galeguinho SPA (PSB). Ficaram em plenário esperando a volta da sessão, Silvio Dias (PT), Professor Ivamberg (PT) e Jhonatas Monteiro (PSOL). Se alguém tinha dúvidas de quem era oposição na Casa, ficou bem claro.

     

    UPB

     

    Por não ter apoio do PP, prefeito de Serrinha, Adriano Lima anunciou desligamento do partido. Na eleição retrasada, foi eleito pelo MDB e mudou para o Progressista, agora volta a buscar outro rumo. Ele foi preterido pelo partido, que resolveu dar apoio a candidatura do prefeito de Jequié, Zé Cocá, membro tradicional do partido. O neófito exigiu demais.

     

    Segurança

     

    A Polícia Militar em Feira de Santana deve criar uma Comissão Comunitária de Segurança pública para "estreitar os laços com a população". A sugestão é do vereador Galeguinho SPA (PSB), apresentada em reunião na terça (9), com o comandante do Policiamento Regional Leste, coronel Nilton Paixão.

     

    Consórcio Nordeste

     

    O deputado federal Zé Neto (PT) recebeu a visita do secretário executivo do Consórcio Portal do Sertão, Noel Barbosa, e da coordenadora do Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (SETAF), Edilza Reis, para dialogar sobre o processo de inspeção e atendimento que o consórcio fará para os 16 municípios da região.



    Líder

     

    O ex-presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ) pode se tornar líder da oposição contra o governo Bolsonaro na Casa. Deputados da bancada da Minoria estão articulando a indicação dele ao posto. Segundo a CNN Brasil, o objetivo seria dar mais protagonismo a Maia e aproximar as legendas de esquerda de partidos de perfil mais independente. 



Os comentários e textos não representam a opinião do portal; a responsabilidade pelo blog é do autor da mensagem.
Folha do Estado da Bahia
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia