Bahia Aqui é Trabalho 1019
Em cima da hora:
População detém suspeito de roubar menor no Centro de São Carlos, SP
-
  • Facebook
  • Twitter
  • Orkut
  • Feeds
  • 13/08/2019


    25.09.2019 14h01m
    Recomendar

    Sobe - Brasil por, com 171 medalhas, confirmar melhor campanha em Jogos Pan-Americanos.


    Desce - Condutores imprudentes que continuam provocando acidentes fatais nas estradas baianas.


    Críticas


    No uso da tribuna, na sessão ordinária de ontem (12), na Casa da Cidadania, o vereador Cadmiel Pereira (PSC) teceu críticas ao Governo do Estado. Feira de Santana para o governador do PT, Rui Costa, é nada. Após criticar a proposta do governador sobre um novo presídio para a cidade, Cadmiel disse que é preciso que a oposição dialogue com o Governo Municipal.


    Solicitação


    A Câmara Municipal de Feira de Santana aprovou, em votação única e por unanimidade dos presentes, o Requerimento de nº 141/2019, de autoria do vereador Zé Filé (PROS), que solicita do gestor da Companhia de eletricidade do Estado da Bahia - Coelba a instalação de um poste de energia elétrica com braço de luz no final da rua Feijó, próximo ao n° 134, no bairro Nova Esperança.


    Requerimentos


    Foram aprovados, em votação única e por unanimidade dos presentes, dois Requerimentos, de autoria do vereador Lulinha (DEM), que solicitam do gestor da Coelba melhorias na iluminação pública. O primeiro pede a manutenção no fornecimento de energia elétrica na rua Atenas, bairro Papagaio, próximo à conta contrato sob n° 7042634616, “visto que a queda frequente e oscilações no fornecimento de energia elétrica vêm causando transtornos e, consequentemente, causando prejuízos a moradores, empresários e no comércio local, com a queima de eletrodomésticos”. Já o segundo, de nº 144/2019, solicita a extensão de rede de energia elétrica na Rua Maricore, bairro Santo Antônio dos Prazeres.


    Novo nome


    Foi aprovado, em segunda discussão e por unanimidade dos presentes, o Projeto de Lei de nº 066/2019, também de autoria do vereador Lulinha (DEM), que dispõe sobre denominação de logradouro público. Agora, fica alterado o nome da Rua Pitombeira ou Santa Isabel e passa a denominar-se Rua Princesa Isabel, situada no bairro Novo Horizonte.


    Aprovação


    A Câmara aprovou, em segunda discussão e por unanimidade dos presentes, o Projeto de Lei de nº 054/2019, de autoria do vereador Roberto Tourinho (PV), que obriga a presença de intérprete de sinais em reunião do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência.


    Exoneração


    A filha do ex-deputado federal Benito Gama (PTB), Taíssa Gama, foi exonerada, a pedido, do cargo de presidente da Fundação Cidade Mãe. Em seu lugar, foi nomeada Gabriela Macêdo da Silva, que tem formação de assistente social e já se candidatou a vereadora de Salvador em 2016, pelo PP, mas não foi eleita. De acordo com apuração do site Bahia Notícias, Taíssa vai se aposentar, momentaneamente, da carreira política, e vai se dedicar mais a sua profissão de administradora.


    Ação do MPF


    O Ministério Público Federal em Brasília ingressou com uma ação civil pública contra a indicação de Eduardo Bolsonaro para a vaga de embaixador do Brasil, em Washington. De acordo com a época, o órgão argumenta que o político deveria atender a critérios objetivos para ocupar oposto, e não apenas ter parentesco com o presidente.


    Análise


    O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), órgão responsável pela fiscalização disciplinar de promotores e procuradores do Brasil, tem na pauta de hoje (13), um processo contra o coordenador da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba, Deltan Dallagnol. Ele é alvo de uma série de reportagens do portal The Intercept Brasil, que divulgou mensagens que apontam irregularidades na operação. Deltan também enfrenta um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) que é anterior e não tem relação com os vazamentos.



  • 10/08/2019


    17.09.2019 14h54m
    Recomendar

    Sobe - Defensoria Pública por realizar Ação Cidadã Sou Pai Responsável e garantir o reconhecimento da parternidade de milhares de crianças na Bahia.


    Desce - Empresa que realizou concurso da Guarda Municipal, em Feira de Santana, por aplicar a mesma prova em exames diferentes.


    Convite e rejeição


    Convidado pelo prefeito ACM Neto a se filiar ao Democratas, o deputado federal Alexandre Frota deve mesmo permanecer em seu atual partido, o PSL. Segundo informações da revista Veja, o parlamentar não tem a intenção de deixar a legenda do presidente Jair Bolsonaro (PSL) e o encontro com Carla Zambelli (PSL), na última quinta (6), serviu para selar a paz com o partido.


    Aprovação


    O senador Jaques Wagner (PT) conseguiu aprovar na Comissão de Relações Exteriores do Senado, na última quinta-feira (08), a criação de uma subcomissão para investigar o acordo de Itaipu. A polêmica, que envolve o favorecimento a uma empresa, pode custar o mandato do atual presidente do Paraguai, Mário Abdo Benítez, e do seu vice.


    Condição


    Lideres do centrão na Câmara dos Deputados disseram ao relator da reforma da Previdência no Senado, Tasso Jereissati (PSDB-CE), que só vão endossar um texto que preveja o embarque de estados e municípios nas novas regras de aposentadoria se ele condicionar a adoção das normas federais à aprovação dos legislativos locais. A informação é da coluna Painel, do jornal Folha de S. Paulo.


    Pedido de afastamento


    Na esteira do desgaste provocado pelo episódio dos hackers e dos ataques à Lava Jato, o senador Renan Calheiros (MDB-AL) acrescentou mais um pedido ao processo que move contra Deltan Dallagnol: o de afastamento do procurador do MPF, informa a Coluna do Estadão, do jornal O Estado de S. Paulo.


    Esperança


    A decisão do juiz Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal, de revogar a prisão preventiva do traficante Elias Maluco por considerá-la longa demais animou o ex-ministro Geddel Vieira Lima. Ele espera que com base na mesma decisão, o STF acate o seu recurso e o conceda liberdade. O pedido de habeas corpus já foi feito pela sua defesa.


    Aguarda alta


    Internado desde domingo no Hospital Aliança, em Salvador, o vice-governador João Leão (PP) deve receber alta ainda na manhã de ontem (09), segundo informações obtidas pelo bahia.ba com a assessoria do pepista. João Leão também é titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE). De acordo com a coluna Satélite, do jornal Correio, o vice-governador foi orientado pelos médicos a diminuir o ritmo de trabalho pelo bem de sua saúde. O motivo do internamento, porém, não foi divulgado à imprensa.


    Crítica


    O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), criticou na noite da última quinta (8), o presidente Jair Bolsonaro (PSL) e se referiu ao mandatário como “produto de nossos erros”, de acordo com a Folha.


    Pausa no anticrime


    O presidente Jair Bolsonaro defendeu na última quinta-feira (8), que o pacote anticrime, enviado à Câmara pelo ministro da Justiça, Sergio Moro, não seja priorizado para não causar “turbulência” em meio ao andamento das reformas econômicas. As informações são do jornal O Globo. O texto da reforma da Previdência chegou ao Senado depois de aprovação na Câmara. Além disso, neste segundo semestre, o Congresso ainda vai analisar as propostas que preveem mudanças tributárias e no sistema previdenciário de militares.



  • 09/08/2019


    17.09.2019 14h44m
    Recomendar

    Sobe - Hospital Dom Pedro por está em processo para se tornar unidade transplantadora de coração.


    Desce - Desembargador do TJ-Ba, que concedeu liminar à cooperativa que está inapta em cadastro da Receita Federal.


    Crítica


    O vereador de oposição, Alberto Nery, do PT, criticou a escolha dos novos secretários municipais de Educação e de Administração, Marcelo José Almeida das Neves e Sebastião Cunha, respectivamente. Segundo Nery, fazendo intriga, é claro, os nomes escolhidos poderiam ser de pessoas que já tiveram mais atuação em Feira de Santana.


    Título


    Nascido na cidade de Santo Amaro, no estado da Bahia, Luiz Carlos Silva de Oliveira mudou-se para Feira de Santana em 1972, aos 15 anos de idade. Pouco tempo depois, começou a trabalhar na Faculdade Anísio Teixeira (FAT) e a partir de então, iniciou uma bela trajetória na cidade. Em sessão solene realizada na última quarta-feira (7), na Câmara Municipal, ele recebeu, oficialmente, o título de Cidadão Feirense como reconhecimento da sua reputação. A autora do requerimento foi a vereadora Cíntia Machado (PRB).


    Afirmação


    Após dizer que a mudança na MP (medida provisória) que liberou as empresas de capital aberto para publicarem balanços apenas em site eletrônico e não mais em jornais, era uma resposta ao tratamento que recebeu da imprensa durante a campanha eleitoral, o presidente Jair Bolsonaro utilizou uma de suas redes sociais para pontuar que a medida é também uma resposta às críticas da imprensa sobre o desmatamento no País.


    Melhor expectativa


    O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que está com “a melhor expectativa possível” em relação à tramitação da reforma da Previdência no Senado Federal. A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 6/2019 foi aprovada em segundo turno na Câmara dos Deputados na noite da última quarta-feira (7). Guedes foi ao plenário da Casa para o encerramento da sessão que aprovou o projeto que altera as regras de mudanças na aposentadoria do país.


    Avaliação


    O ex-ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gustavo Bebianno, afirmou, em entrevista publicada ontem (8), na Folha, que o presidente Jair Bolsonaro se mostrou muito arrogante depois de eleito, e que os filhos do chefe do Executivo nacional são mimados e atrapalham o governo. Bebianno foi demitido ainda no começo do governo Bolsonaro, em meio ao escândalo de candidaturas laranjas no PSL.


    Chance de afastamento


    Procuradores da força-tarefa da Operação Lava Jato em Curitiba viram no resultado do primeiro turno da eleição de 2018, que trouxe expressiva renovação do Senado, uma oportunidade para trabalhar pelo impeachment do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), como mostram mensagens enviadas por fonte anônima ao site The Intercept Brasil e analisadas em parceria com o UOL.


    Conduta grave


    O então corregedor-geral do Ministério Público Federal, Hindemburgo Chateaubriand Filho, criticou, em julho de 2017, de maneira informal, a conduta do procurador da República Deltan Dallagnol na divulgação de uma palestra. Chateaubriand Filho ressaltou a gravidade da situação, no entanto, deixou de abrir apuração oficial. É o que apontam diálogos no aplicativo Telegram obtidos pelo The Intercept Brasil e analisados em conjunto com a Folha, publicados ontem (8). O episódio envolveu a divulgação feita por Deltan de uma palestra dele na qual prometia revelações inéditas sobre a Operação Lava Jato e que teria cobrança de ingresso dos participantes.


    Fala de Moro


    No dia de celebração dos 13 anos da Lei Maria da Penha, na última quarta-feira (7), o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, resolveu opinar sobre a suposta causa da violência contra a mulher. Ele compartilhou uma foto do evento de anúncio de um pacto para políticas públicas de proteção às mulheres. Sem citar nenhum dado que embasasse a proposição, o ex-juiz federal afirmou, no Twitter, que “talvez” os homens agridam as mulheres por conta do “crescente papel da mulher em nossa sociedade”.



  • 08/08/2019


    17.09.2019 14h38m
    Recomendar

    Sobe - Associação Feirense dos Vendedores Ambulantes (AFEVA) pela luta em defesa dos seus associados.


    Desce - Diretores do Consórcio UAI que até hoje não conseguiu boa convivência com os locatários do shopping popular.


    Solicitação


    Na manhã de ontem (7), o Legislativo feirense aprovou, em votação única e por unanimidade dos presentes, o Requerimento de nº 139/2019, de autoria do vereador Lulinha (DEM), que solicita do gerente regional de Atendimento da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), Euvaldo Ferreira dos Santos Neto, a instalação da rede de abastecimento de água (300 metros) para a Rua Tancredo Neves, centro, no povoado da Mantiba, no distrito de Jaíba, próximo à Matrícula sob nº 098009869, “a fim de beneficiar as famílias que sofrem com a escassez d’água”.


    Crítica


    Isaías de Diogo (Sem Partido) criticou a retirada do acesso da imprensa ao livro de ocorrências do Hospital Geral Clériston Andrade. Ele disse que o acesso era muito importante, até mesmo para que a informação chegasse aos familiares das vítimas.


    Mais crítica


    Cadmiel Pereira (PSC) informou que a Embasa está realizando troca gradativa de hidrômetros em Feira de Santana. Segundo ele, com essa atitude as contas de água estão chegando mais caras.


    Afirmação


    Lulinha (DEM) que os vereadores da base governista nunca se negaram a realizar uma Audiência Pública para debater as questões do Shopping Popular. Hostilizado pelos ambulantes que estavam na galeria da Casa, o vereador pediu calma e assegurou que a situação seria resolvida.


    Preocupação


    Zé Filé (PROS) usou seu tempo na tribuna para externar a sua preocupação com os vendedores ambulantes e refletiu sobre a importância de priorizar os mais necessitados, principalmente no que se refere a obras públicas.


    Aprovação


    A Câmara Municipal de Feira de Santana aprovou, em segunda discussão e por unanimidade dos presentes, o Projeto de Lei de nº 071/2019, de autoria do vereador Gilmar Amorim (PSDC), que considera de utilidade pública a Associação Comunitária Rural de Santa Quitéria, com sede no bairro Santa Quitéria, neste município. Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.


    Mudança


    Foi aprovado, com abstenção do edil Roberto Tourinho (PV), o Projeto de Lei de nº 066/2019, de autoria do vereador Lulinha (DEM), que dispõe sobre denominação de logradouro público, alterando o nome da rua Pitombeira ou Santa Isabel e passa a denominar-se rua Princesa Isabel, situada no bairro Novo Horizonte.


    Determinação


    O juiz, da Justiça estadual de São Paulo, determinou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cumpra pena no presídio de Tremembé, no interior paulista. A data para a transferência não foi determinada.



  • 07/08/2019


    17.09.2019 14h16m
    Recomendar

    Sobe - Alagoinhas por ser destaque no Baiano de Jiu-Jitsu.


    Desce - O Detran e a SMT por cobrarem taxas consideradas abusivas aos proprietários de veículos em Feira de Santana.


    Comemoração


    No uso da tribuna, na sessão ordinária de ontem (6), na Casa da Cidadania, o vereador Edvaldo Lima (PP) agradeceu aos deputados Alex Santana e Samuel Júnior pela destinação de R$ 1 milhão para a saúde de Feira.


    Parabenizou


    Neinha Bastos (PTB) parabenizou a secretária Municipal de Saúde, Denise Mascarenhas, pela passagem do seu aniversário. Ela disse que não é fácil ter uma pasta como a da saúde na mão, mas que conhece Denise desde que ela chegou ao HGCA, e acha que hoje está dando seu melhor.


    Tchau, PSC


    O vereador Isaías de Diogo anunciou, durante a sessão de ontem (6), que estava deixando o Partido Social Cristão (PSC). O edil informou que permanecerá sem partido, enquanto isso seguirá analisando as opções.


    Rebateu


    No mês de julho, o presidente da Comissão de Defesa do Consumidor (OAB - Feira de Santana), Magno Felzemburg criticou a redistribuição de companhias independentes da Polícia Militar (PM) em Feira de Santana. Ontem (6), o vereador Fabiano da Van (PPS) rebateu as críticas do advogado. Ele disse que a companhia 67ª não está saindo da cidade, ela está sendo remanejada para o distrito de Humildes, que por sua vez, também é Feira de Santana.


    Indicações


    O presidente Jair Bolsonaro cedeu ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), a escolha de dois dos membros do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) nos próximos dias. Ele ainda tem a opção de escolher quatro nomes dos novos conselheiros. A movimentação, de acordo com o jornal Folha de S. Paulo, ocorre no momento em que o Senado assume a condução da reforma da Previdência, que ainda tramita na Câmara dos Deputados.


    Discussão


    O presidente Jair Bolsonaro deve se reunir hoje (7), com lideranças de igrejas evangélicas para discutir a reforma tributária. Segundo a coluna de Mônica Bergamo, na Folha, entre os líderes esperados, estão nomes como Silas Malafaia e RR Soares, além de 27 deputados da bancada evangélica, como o pastor Marco Feliciano (Podemos-SP) e Silas Câmara (PRB-AM), que é presidente do grupo.


    Bolsonaro sobre Rui


    O presidente Jair Bolsonaro (PSL) criticou o governador Rui Costa na última segunda (5), durante a inauguração da primeira etapa da usina solar fotovoltaica instalada pela Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) na cidade de Sobradinho, na Bahia. O mandatário lembrou que o gestor baiano não compareceu à inauguração do Aeroporto Glauber Rocha, em Vitória da Conquista, e rebateu a declaração de Rui, que afirmou, à época, que não iria permitir a presença da Polícia Militar no evento porque “quem é impopular e tem medo de ir para as ruas, fica em seu gabinete”.


    Candidatura negra


    O prefeito ACM Neto defendeu que Salvador tenha candidaturas negras em 2020. Durante agenda no bairro do Curuzu, em Salvador, o presidente do DEM afirmou que a reparação racial precisa acontecer na política. Para Neto, há diferenças históricas que deram mais oportunidades aos brancos.



  • 06/08/2019


    17.09.2019 14h15m
    Recomendar

    Sobe - Mercado de Arte Popular por se consolidar como espaço plural de cultura e arte.


    Desce - Via Bahia e Governo Federal por instalarem ou permitirem instalarem radar no Anel de Contorno, próximo ao Clériston, sem aviso prévio.


    Repercussão


    No uso da tribuna, na sessão ordinária de ontem (05), na Casa da Cidadania, o edil e líder do Governo na Casa, Marcos Lima (Patriota), repercutiu a matéria publicada no site Bahia na Política, intitulada “Formação de chapa de vereador já é assunto corriqueiro na Câmara”. Segundo a matéria, há uma movimentação do vereador licenciado Pablo Roberto para a criação de uma opção partidária que atenda sete vereadores, de olho nas eleições de 2020. De acordo com o edil, nesse grupo estariam nomes como: João Bililiu, Fabiano da Van, Ron do Povo, Gilmar Amorim, Neinha, Edvaldo Lima e o próprio Pablo Roberto. Ele disse que “chapa de tubarão para engolir peixinhos, fica difícil”.


    Aprovação


    A Casa da Cidadania aprovou, em segunda discussão e por unanimidade dos presentes, o Projeto de Lei de nº 063/2019, de autoria do vereador João Bililiu (PPS), que dispõe sobre a obrigatoriedade de coleta e destinação final pelos vendedores e revendedores de bebidas acondicionadas em vasilhames de vidro não retornáveis e dá outras providências.


    Dia do Agricultor


    Foi aprovado, em primeira discussão e por unanimidade dos presentes, pelo Legislativo feirense, o Projeto de Lei de nº 072/2019, de autoria da vereadora Neinha (PTB), que institui, no Calendário Oficial do Município de Feira de Santana, o Dia do Agricultor, a ser comemorado no dia 28 de julho. De acordo com a proposição, são prioridades para o Dia do Agricultor a valorização do homem do campo que faz da agricultura sua ocupação principal e que propicia ao mundo, particularmente urbano, a possibilidade de poder contar com aquele que prepara a terra, semeia, cuida, colhe e vende a base alimentar das grandes cidades. O Projeto de Lei também diz que o Poder Executivo estabelecerá, em seu calendário, as comemorações alusivas à esta data e promoverá todas as ações de reconhecimento aos agricultores de Feira de Santana.


    Mais aprovação


    Foi aprovado, em primeira discussão e por unanimidade dos presentes, o Projeto de Lei de nº 073/2019, de autoria do vereador Cadmiel Pereira (PSC), que institui, no Calendário Oficial do Município de Feira de Santana, o Dia Municipal das Igrejas Batistas, a ser comemorado anualmente no dia 15 de outubro. De acordo com a matéria, o Dia Municipal das Igrejas Batistas tem por objetivo reconhecer a importância do referido segmento religioso no fortalecimento da fé cristã, na formação e direcionamento dos cidadãos evangélicos. A data deverá ser comemorada pelo conjunto de Igrejas Batistas de Feira de Santana, com a realização de encontros, cultos e festividades evangélicas. Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação, revogadas às disposições em contrário.


    Registro


    Durante pronunciamento, o vereador Roberto Tourinho (PV) registrou os 22 anos de falecimento do ex-prefeito José Falcão. O parlamentar lembrou a atuação do ex-prefeito como professor no Colégio Santanópolis, como advogado e como servidor efetivo do Banco do Brasil. Na carreira política, José Falcão foi vereador, deputado federal e prefeito de Feira de Santana. Ele faleceu em 05 de agosto de 1997 durante o exercício do seu terceiro mandato como chefe do executivo municipal. Tourinho ainda fez questão de frisar a campanha para o pleito 1996.


    Reclamação


    Bililiu (PPS) utilizou a tribuna para reclamar do descaso do Governo Estadual com a obra do Parque Lagoa Grande. O edil informou que escutou uma entrevista do deputado Zé Neto (PT) anunciando a obra de uma adutora para cidade. Apesar disso, disse que ficou triste por ele não ter falado nada sobre a obra da Lagoa Grande. Ele disse que os bairros Caseb, Rocinha, Parque Getúlio Vargas e adjacências estão sofrendo com a fedentina e o esgoto a céu aberto.


    Lamentou


    Eremita Mota (PSDB) destacou a matéria “Feira de Santana descumpre as metas do Ideb desde 2011”, publicada na edição de 14 de julho, do Jornal A Tarde. Eremita lamentou a situação da Educação no município e ressaltou que, como professora, tem conhecimento do dia a dia em uma sala de aula. Ela disse que a tendência é a situação ficar pior, com escolas vazias e um “resultado vergonhoso”.


    Pesquisa


    Cerca de um terço dos brasileiros tem opinião similar à do presidente Jair Bolsonaro (PSL) em temas com o golpe de 1964, demarcação de terras indígenas e política ambiental. É o que revelam os mais recentes levantamentos do Datafolha, que avaliaram a percepção dos brasileiros em diferentes assuntos. Os dados foram publicados ontem (5), em reportagem do jornal Folha de S. Paulo.



  • 03/08/2019


    17.09.2019 13h59m
    Recomendar

    Sobe - UNICRED Nordeste por abrir linhas alternativas de crédito para Feira de Santana e outras cidades do Nordeste.


    Desce - Postos de combustíveis que cometem prática de cartel lesando o consumidor.


    Articulação


    Após pedir à Polícia Federal mensagens hackeadas de autoridades, ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) articulam a saída do procurador da República Deltan Dallagnol do comando da força-tarefa Lava Jato, em Curitiba (PR). De acordo com reportagem da Folha publicada ontem (2), nos bastidores, os magistrados perseguem caminhos para que isso ocorra.


    Novo depoimento


    Em novo depoimento prestado à Polícia Federal na última terça (30), e obtido pelo jornal Folha de S. Paulo, Walter Delgatti Neto, principal suspeito de hackear o Telegram de autoridades brasileiras, afirmou que não copiou mensagens de outros alvos de invasão, como a ex-presidente Dilma Rousseff, o ex-procurador-geral Rodrigo Janot e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.


    Mudanças


    A propaganda da Câmara Municipal de Salvador diz que o “destino da cidade passa por aqui”. Poderia ser só mais um bordão, mas não é. É real. A Casa, que tem como premissa maior criar leis, fiscalizar o Executivo e votar projetos, deve mudar muita coisa na vida do cidadão de Salvador nos próximos meses. Com a retomada dos trabalhos na próxima segunda-feira (5), propostas que têm impacto direto na vida do Soteropolitano devem caminhar no Legislativo.


    Exoneração


    O diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Ricardo Magnus Osório Galvão, disse ontem (2), que será exonerado do cargo. Ele se reuniu por cerca de duas horas, em Brasília, com o ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes. A exoneração ocorre depois de ameaças do presidente Jair Bolsonaro (PSL) de demitir quem quebrasse sua confiança.


    Recuo


    O presidente Jair Bolsonaro reconheceu, ontem (2), que pode recuar na decisão de extinguir a Agência Nacional do Cinema (Ancine), devido aos empregos gerados pelo setor audiovisual. Contudo, o chefe do Executivo nacional voltou a defender que não seja utilizado dinheiro público em filmes como “Bruna Surfistinha”, que conta a história de uma garota de programa.


    Afirmação


    O ministro Paulo Guedes (Economia) afirmou na última quinta (1º), que se dependesse dele, todas as empresas estatais brasileiras seriam vendidas. Guedes disse ainda que o secretário especial de Desestatização, Desinvestimento e Mercados, Salim Mattar, calcula que pode haver mais ganhos em imóveis. O fundador da empresa Localiza é o responsável pelas privatizações na equipe econômica.


    Acusação


    Após ter desistido na última semana de inaugurar o Aeroporto Glauber Rocha, em Vitória da Conquista, ao lado do presidente da República Jair Bolsonaro (PSL), o governador da Bahia, Rui Costa (PT), pousou pela primeira vez na pista, na manhã da última quinta-feira (1º), e criticou o chefe do Palácio do Planalto, insinuando que ele “não tem trabalho para apresentar”, além de acusar o governo federal de “dar calote” no Estado em obras que estão em andamento. Em um discurso para plateia de apoiadores e correligionários, Rui afirmou que o “calote” soma uma dívida de R$ 520 milhões.


    Moro favorável


    Menos de um mês depois do presidente da República, Jair Bolsonaro, afirmar que um de seus indicados para ocupar um assento no Supremo Tribunal Federal (STF) será “terrivelmente evangélico”, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, compartilhou nota da Associação Nacional de Juristas Evangélicos (Anajure) favorável à portaria 666 que veda o ingresso no país de estrangeiros suspeitos de envolvimento em crimes específicos.



  • 02/08/2019


    17.09.2019 13h56m
    Recomendar

    Sobe - Crianças atendidas por programa social em Feira de Santana, que serão destaques em evento internacional de dança.


    Desce - Prefeito de Brumadinho (Minas Gerais) ao ser condenado por gastos indevidos.


    Mensagens


    O procurador Deltan Dallagnol teria incentivado colegas em Brasília e Curitiba a investigar o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli sigilosamente em 2016. À época, o atual presidente da Corte começava a ser visto pela operação Lava Jato como uma espécie de adversário disposto a conter seu avanço. É o que apontam novas mensagens obtidas pelo Intercept e analisadas em conjunto com a Folha, divulgadas na madrugada de ontem (1º). O coordenador da força-tarefa da Lava Jato, em Curitiba teria buscado informações sobre as finanças pessoais de Toffoli e sua mulher, além de evidências que os ligassem a empreiteiras envolvidas com o esquema de corrupção na Petrobras.


    Atividades retomadas


    A Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) finalizou ontem (1º), o recesso do meio de ano e retomou o funcionar nos dois turnos, com o fim ao período conhecido como “turnão”. No mês de julho, a Casa funcionou das 13h às 19h, exceto às sextas-feiras, que teve expediente no turno matutino. A estimativa de economia foi de cerca de R$ 1,3 milhão, de acordo com o superintendente de Recursos Humanos da Casa Legislativa, Francisco Raposo. Foi o quinto período de recesso seguido em que a Casa adotou o regime de turnão.


    Comando


    Depois de tanto esperar, o PSB baiano foi contemplado com o comando do escritório de representação do governo Rui Costa (PT) em Brasília. Como esperado, quem assumiu o posto foi o ex-deputado federal Bebeto Galvão. A nomeação foi publicada no Diário Oficial de ontem (1). Já Guilherme Menezes, ex-prefeito de Vitória da Conquista, que ocupava o cargo, foi nomeado para a Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural, da Secretaria de Desenvolvimento Rural.


    Crítica


    O presidente Jair Bolsonaro criticou ontem (1º), as reuniões que o ministro francês dos Negócios Estrangeiros, Jean-Yves Le Drian, teve com organizações não-governamentais (ONGs) durante visita ao Brasil nesta semana. Bolsonaro tinha uma audiência prevista com Le Drian na segunda (29), mas desmarcou horas antes. O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, que recebeu Le Drian em Brasília, justificou que a reunião do francês com Bolsonaro havia sido cancelada por uma “questão de agenda” do presidente.


    Candidatura


    A deputada federal Lídice da Matta (PSB) comentou a possibilidade dela ser candidata à prefeitura de Salvador na eleição de 2020. Em entrevista ao site Metro1 ontem (1º), a parlamentar afirmou que a legenda vê como hipótese a chance dela de concorrer ao pleito. Lídice foi a primeira e única mulher à frente da gestão municipal, eleita em 1992 com o apoio de uma ampla coligação partidária.


    Pretensão


    Deputado federal, Alice Portugal (PCdoB) afirmou, também ao Metro1, que a oposição pretende trabalhar na aprovação de destaques supressivos durante a votação do segundo turno da reforma da Previdência. Com o peso do governo, Alice admite que o grupo não vê perspectivas de vencer a matéria encaminhada pelo governo Bolsonaro.


    Afirmação


    O senador Cid Gomes (PDT-CE) também foi alvo do hacker Walter Delgatti Neto, apontado pela Polícia Federal como chefe do esquema que invadiu o Telegram de diversas autoridades, entre elas o presidente Jair Bolsonaro. Ao ser informado sobre o assunto pelo jornal O Estado de S. Paulo, Cid disse que isso reforça sua posição de que o caso deve ser amplamente investigado em uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI). Na área de trabalho de um laptop atribuído a Delgatti em poder da Polícia Federal há dezenas de atalhos com os nomes de autoridades. Lá aparecem “Witzel”, possivelmente o governador do Rio, Wilson Witzel (PSC), e o ex-governador do Rio Luiz Fernando Pezão (MDB), preso pela Lava Jato. A PF apura quem teve mensagens capturadas, de fato, ou se houve apenas uma tentativa.



  • 01/08/2019


    01.08.2019 18h25m
    Recomendar

    Sobe - Super Copa de Base por ser considerada uma das maiores competições de futebol de base do Nordeste.


    Desce - Todos os envolvidos na obra da reforma do Feiraguai, que mesmo com dinheiro público, está há mais de 1 ano atrasada e sem prazo para conclusão.


    Caso a caso


    A deputada federal Lídice da Mata (PSB) comentou os processos que correm no Conselho de Ética do PSB contra deputados que votaram a favor da Reforma da Previdência, contrariando a posição do partido, e disse acreditar em diferentes punições. A parlamentar esteve presente na cerimônia de entrega da reforma do Auditório Zezéu Ribeiro, localizado na antiga sede da Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem), em Salvador, pelo governador Rui Costa (PT).


    Cautela


    O prefeito de Salvador e presidente nacional do DEM, ACM Neto, mandou recados para os correligionários pedindo comedimento nas críticas às declarações do presidente Jair Bolsonaro sobre o pai do presidente da OAB, Felipe Santa Cruz, diz a coluna Painel, do jornal Folha de S. Paulo. O DEM tem três ministros, além do comando da Câmara e do Senado _ todos guardaram silêncio. De acordo com a publicação, em privado, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), externou incômodo com as declarações de Bolsonaro. Segundo aliados, ele tem dito que o método do presidente é contraproducente, já que afasta partidos que poderiam apoiá-lo, como o PSDB.

     

    Vovô


    Antônio Carlos dos Santos, o Vovô do Ilê, pode disputar a Prefeitura de Salvador em 2020. O presidente do bloco afro diz que seu nome “está à disposição” do Partido Democrático Trabalhista (PDT). Vovô afirma que sua candidatura tem o propósito de “eleger um negro para a prefeitura”. Segundo Vovô, outros nomes de negros com maior visibilidade também podem disputar o comando da prefeitura. “Já vimos os nomes de Vilma Reis e Olívia Oliveira. Vamos aguardar”, disse.


    Juiz intima


    O juiz André Jackson Maurício Júnior, da 1ª Vara Federal Cível da Bahia, intimou o presidente Jair Bolsonaro (PSL) a explicar a possível nomeação de seu filho, Eduardo Bolsonaro (PSL), para a embaixada do Brasil em Washington, nos Estados Unidos. O despacho foi assinado na última segunda-feira, no âmbito de uma ação popular ajuizada pelo deputado Jorge Solla (PT) com a finalidade de apurar se há o crime de nepotismo na indicação.


    Afastamento


    O Ministério Público estadual (MP-BA) pediu à Justiça o afastamento do vereador Lukas Pinheiro Paiva, ex-presidente da Câmara Municipal de Ilhéus, acusado de envolvimento nos desvios de R$ 71.898,48 de recursos públicos do parlamento municipal, durante os anos de 2017 e 2018. Ele e mais quatro pessoas foram acusados pelo MP-BA em ação civil pública ajuizada nesta semana. Lukas Paiva é apontado como líder do esquema criminoso, executado quando ele ocupava a presidência da Casa. O vereador foi um dos principais beneficiários do esquema, de acordo com a investigação.


    Lava Jato


    A Polícia Federal deflagrou a 62ª fase da Operação Lava Jato, na manhã de ontem (31). Esta nova etapa mira o pagamento de propinas disfarçadas de doações eleitorais pelo Grupo Petrópolis. De acordo com a PF, foram expedidos um mandado de prisão preventiva, cinco mandados de prisão temporária e 33 mandados de busca e apreensão. Segundo o portal G1, até as 8h, da última terçafeira, três pessoas tinham sido presas.

     

    Mutirão


    O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) realizará, a partir do mês de agosto, mutirões de atendimento em cidades participantes do último ciclo da biometria. Os primeiros municípios a receber o esquema especial serão Brotas de Macaúbas, Ipupiara, Itaguaçu da Bahia e Capela de Alto Alegre. 



  • 31/07/2019


    31.07.2019 22h31m
    Recomendar

    Sobe - Projeto desenvolvido pela UEFS que visa publicar boletim mensal sobre os custos da cesta básica em Feira de Santana.


    Desce - Divulgadores da fake news afirmando que ao fazer o saque de até R$ 500 de contas ativas ou inativas do FGTS que o governo promete liberar, o trabalhador opta automaticamente ficar sem acesso imediato ao saque-rescisão. Informação é negada pela Caixa.


    São Gonçalo


    O Avante, presidido, na Bahia, pelo Deputado Sargento Isidoro, entregou o diretório municipal de São Gonçalo a Evanildo Borges, conhecido como Argolinha, com o propósito dele se candidatar a prefeito da Cidade Jardim. Argolinha já tem a companhia de diversos candidatos a vereador naquele município.


    Decisão


    O escritor, caminheiro e líder comunitário da Cidade Nova, José Batista foi convidado por um dos membros do diretório municipal do PSL para se candidatar a vereador em 2020 e respondeu: “não me filio, nem sairei a candidato, vou apoiar a candidatura à releição do vereador José Carneiro Rocha”. Batista já apoiou Zé Carneiro na eleição a vereador em 2012.


    Tudo em paz


    O prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins (MDB), negou que a exoneração do ex-secretário de Administração João Marinho seja um indicativo de rompimento entre ele e o ex-prefeito José Ronaldo (DEM). Em vídeo exibido no programa “Fala Prefeito”, que apresenta nas redes sociais, Martins afirmou que ele e Ronaldo buscarão “sempre o melhor pra Feira”.


    Mudança de comando


    Na manhã do dia 29 de julho, aconteceu a cerimônia de mudança de comando do Primeiro Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação da Polícia Militar (1º BEIC) em Feira de Santana, que formalizou a assunção do tenente coronel PM Carlos Humberto da Silva Moreira em substituição ao tenente coronel PM Josenilton da Hora Silva, que permaneceu a frente da unidade durante dois anos e oito meses. Parabéns, ao que sai e boas-vindas ao que chega.


    Mordaça


    O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), se mostrou preocupado com as declarações recentes do presidente Jair Bolsonaro. Segundo o blog de Tales Faria, no UOL, Mello afirmou que são “tempos estranhos” e questionou: “Aonde vamos parar?”. Perguntado sobre como fazer com que Bolsonaro deixe de dar declarações polêmicas, o ministro deu uma solução inusitada. “No mais, apenas criando um aparelho de mordaça”, disse.


    Especulação


    O prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins, quando indagado no programa Levante a Voz, ancorado por Luiz Santos, se de fato haverá uma mudança na Secretaria de Educação com a substituição de Jayana Ribeiro por Moura Pinho, da sua tropa de choque, ele limitou-se a dizer que trata-se de especulação. Jayana Ribeiro que é funcionária municipal atingiu recentemente a estabilidade econômica. Informações são do Bahia na Política.


    Oposição x acordo


    De acordo com o bahia.ba, o líder da oposição na Assembleia Legislativa da Bahia, Targino Machado (DEM), vai se reunir com o presidente da Casa, Nelson Leal (PP), e com o líder do governo, Rosemberg Pinto (PT), na terça-feira (30), para discutir a agenda de votações para o segundo semestre.



  • 30/07/2019


    30.07.2019 18h46m
    Recomendar

    Sobe - O governo federal por regulamentar a concessão de residência a cubanos que participaram do programa Mais Médicos.


    Desce - Presídio onde aconteceu o massacre em Altamira, que deixou 52 mortos, no Pará, por está superlotado e em péssima condição, segundo CNJ.


    Disputado


    O presidente do PRTB, Rogério Da Luz, informou, no último dia 18, que estaria no Jornal Folha do Estado juntamente com João Henrique para declaração de que o ex-prefeito de Salvador seria candidato a prefeito de Feira de Santana.


    Tentado


    No dia 24 seguinte, fui procurado pelo presidente do AVANTE, Wagner Pereira, que garantiu que JH sairia candidato em Feira, mas pelo seu partido, o mesmo do Sargento Isidoro e anunciou: “Teremos reunião na Fundação Dr. Jesus”.


    Abençoado


    A reunião aconteceu. Distribuíram fotos e vídeo, no qual, Isidoro com uma Bíblia na mão, leu um salmo e fez orações por João Henrique. Também afirmou que ele seria bem-vindo ao Partido, mas JH que naquele momento só ouvia não falou nada, muito menos respondeu. Pergunto: Afinal, para onde vai o ex-prefeito de Salvador? Uma coisa é definitiva: o prestígio do presidente local Wagner Pereira junto ao Partido, inclusive autorizado a fazer articulações na região de Feira de Santana para outras candidaturas.


    Contraponto político


    O governador Rui Costa (PT) reiterou o que disse o chefe do Executivo paraibano, João Azevedo (PSB) e negou que o objetivo do Consórcio do Nordeste seja contrapor o presidente Jair Bolsonaro (PSL). Rui ainda fez referência à recente declaração do presidente, que se referiu aos gestores estaduais nordestinos como “governadores de paraíba”.


    Crítica


    O presidente Jair Bolsonaro (PSL) voltou a polemizar com suas declarações. Na segunda-feira (29), o alvo foi o presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Felipe Santa Cruz. Ao criticar a atuação do órgão no caso de Adélio, Bolsonaro citou o desaparecimento do pai de Felipe, Fernando Augusto Santa Cruz, que desapareceu em 1974 depois de ter sido preso no Rio de Janeiro por agentes do DOI, órgão de repressão da ditadura. Fernando era estudante de direito.


    Repúdio


    Em nota disponibilizada para a imprensa, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) repudiou as declarações do presidente Jair Bolsonaro (PSL) sobre o desaparecimento do pai do presidente da entidade Felipe Santa Cruz. Segundo a OAB, a fala do presidente são “manifestações excessivas e de frivolidade extrema”.


    PSD contra


    O senador Otto Alencar (PSD) revelou, em entrevista à imprensa na segunda-feira (29), durante reunião do Consórcio Nordeste, que os deputados da sigla devem votar contra a reforma da previdência no segundo turno na Câmara.


    PSD contra I


    “[...] Votaram a favor com o compromisso de, pelo menos, até antes do recesso votar o projeto da Cessão Onerosa, que, se aprovado, entraria, só pra Bahia, R$ 450 milhões, mais ou menos isso”, explicou, justificando a provável mudança de postura.


    PT vai tentar


    Atual presidente do PT em Salvador, Gilmar Santiago, vai tentar a reeleição ao comando da sigla. E formou uma chapa com a vereadora Marta Rodrigues (PT). Segundo o filiado, quase todas as correntes da agremiação que o apoiaram no primeiro mandato irão apoiá-lo nessa nova campanha - exceto a Avante, que lançou o nome de Ademário Costa.


    PT vai tentar I


    Ao BNews, ele justifica os motivos que o levaram a lançar uma nova candidatura. “Primeiro uma pressão interna muito grande de várias lideranças e correntes que me apoiaram no primeiro mandato. Ou seja, das correntes que me apoiaram no primeiro mandato, apenas uma que lançou candidatura, que é a Avante”, declarou.



  • 27/07/2019


    29.07.2019 09h48m
    Recomendar

    Sobe - Feira de Santana por protagonizar a melhor geração de empregos desde 2012.


    Desce - Criminosos que usando uma viatura da polícia federal roubaram 750kg de ouro em aeroporto.


    Hacker


    Preso na terça-feira, 23, suspeito de invadir telefone celulares de autoridades, Walter Delgatti Neto, afirmou, segundo pessoas que tiveram acesso ao seu depoimento, que não pediu nenhuma contrapartida financeira ao dar acesso ao material hackeado ao jornalista Glenn Greenwald - conforme antecipou o jornal O Estado de S. Paulo.


    Não perturbe


    O site Não me Perturbe já tem cerca de 1,5 milhão de pedidos de bloqueio de ligações indesejadas de serviços de telecomunicações. A iniciativa é das operadoras de telecomunicações e atende a uma determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).


    Não perturbe I


    O site é um canal no qual podem se cadastrar pessoas que não desejam mais receber chamadas de telemarketing dos serviços de telefonia, de dados e de TV paga. Para deixar de receber essas chamadas, o consumidor deve preencher o formulário de inscrição na plataforma.


    Próxima terça


    A inauguração da Policlínica Regional de Saúde em Juazeiro acontecerá na terça-feira (30). A Unidade contará com 71 profissionais, entre médicos, enfermeiros, psicólogo, farmacêutico, nutricionista, ouvidor, assessores técnicos, assistente social, técnicos em enfermagem, técnicos em radiologia e assistentes administrativos, atuando no atendimento à população de dez municípios do norte do estado. Os funcionários foram contratados em regime CLT pelo Consórcio Interfederativo de Saúde.


    Rui ironiza


    O governador Rui Costa (PT) ironizou, na sexta-feira (26), o ato de inauguração do novo aeroporto de Vitória da Conquista, na última terça-feira (23), do qual participou o presidente Jair Bolsonaro. O petista desistiu de ir à solenidade com o argumento de que o governo federal havia transformado o evento em uma “convenção político-partidária”. Dos 600 convidados para a cerimônia, o governo do Estado teria direito a indicar 100.


    R$ 406 mil


    Zezé Di Camargo e Zilu Godoi podem até estar separados, mas juntos, o ex-casal venceu na Justiça um processo contra a Rede TV!. Após 15 anos, o sertanejo e a socialite devem receber uma indenização de R$ 400 mil da emissora. Segundo o site ‘Uol’, a ação foi movida por danos morais. Na época, em 2004, o programa ‘TV Fama’ exibiu uma matéria falando sobre a família Camargo no formato de uma novela mexicana.


    Presidência


    O governador Rui Costa descartou, ao menos por hora, uma candidatura à presidência da República nas eleições de 2022. “Rui Costa por enquanto é um nome que vai continuar trabalhando pela Bahia e pelo Nordeste”, disse o chefe do Executivo baiano durante inauguração do Teatro Municipal de Itabuna, na sexta-feira (26).


    Ao longo de 2 anos


    Os saques anuais do FGTS podem movimentar R$ 150 bilhões em crédito ao longo de dois anos, de acordo com o ministério da Economia. Os cálculos levam em conta a nova modalidade batizada de “saque aniversário”, criada na quarta-feira (24), e que permite o uso dos recursos como garantia para empréstimos.


    Treinamento técnico


    O governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL) quer pagar treinamento técnico a beneficiários do programa Bolsa Família, segundo a coluna Radar, da revista Veja. De acordo com a publicação, o foco do ministro da Cidadania, Osmar Terra, que toca os planos com o Sistema S, está nos 4,6 milhões de jovens que nem estudam nem trabalham. O treinamento é mais uma tentativa do governo de estimular a economia a partir de ações na área social.


    25 procuradores


    A PGR (Procuradoria-Geral da República) informou em nota, na quinta-feira (25), que os celulares de 25 procuradores foram alvos de ataques hackers em todo o país, além da própria procuradora-geral, Raquel Dodge. No caso dela, os hackers não conseguiram capturar dados, segundo apuração interna realizada pela Secretaria de Tecnologia de Informação e Comunicação com apoio da Secretaria de Perícia, Pesquisa e Análise.



Os comentários e textos não representam a opinião do portal; a responsabilidade pelo blog é do autor da mensagem.
Folha do Estado da Bahia
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia