Em cima da hora:
Enchente atinge bananais em três cidades do Vale do Ribeira, SP
-
  • Facebook
  • Twitter
  • Orkut
  • Feeds
  • 25/07/2020


    25.07.2020 22h32m
    Recomendar

    Sobe - Procon por realizar operação em agências bancárias para garantir medidas de segurança contra a covid-19.

     

    Desce - Flu de Feira por perder partida para o Jacuipense e, por isso, foi eliminado do Baianão 2020.

     

    Certezas

     

    Mesmo com a política em segundo plano, por enquanto, Colbert Martins (MDB) está tendo reuniões com o ex-prefeito José Ronaldo (DEM) e com seu grupo político. Isto foi o que o prefeito explicou em live com o site Bahia.Ba, realizada na última segunda-feira. Quanto ao apoio do ex-gestor, Colbert está seguro e afirmou que só falta é publicizar. Para quem achava que Colbert estava inseguro pode "tirar o cavalinho da chuva", como se dizia antigamente.

     

    Aí tem!


    Em entrevista ao Bahia Meio Dia, o secretário Fábio Vilas-Boas se queixou dos prefeitos do interior do Estado que flexibilizaram a abertura do comércio, afirmando que neste momento, o interior está sofrendo com a COVID-19. Cidades citadas por Vilas-Boas foram Vitória da Conquista, Feira de Santana e Barreiras, municípios governados justamente pelo MDB e DEM. Já Itabuna, com 4.476 casos confirmados até quinta-feira (23), e comércio reaberto, não despertou o lado crítico do secretário. Vale lembrar que a cidade é governada pelo PTC e mais ainda, que o prefeito Fernando Gomes disse "morra quem morrer, vou abrir". Nada foi dito.

     

    A EMA


    O remédio não fez efeito, mas o presidente não desistiu dele. De bobeira no Palácio da Alvorada, Bolsonaro foi flagrado tentando convencer uma ema (isso, o animal mesmo) a tomar cloroquina. Mostrar uma caixinha de remédio para uma ema não é suficiente para tornar alguém incapaz psiquiatricamente de governar um país? Fica a dúvida. A propósito, a ave o ignorou e seguiu seu passeio. Ficou claro que Ema não gosta do presidente, a Ema anterior que ele procurou fazer interlocução bicou sua mão.



    Camelôs

     

    Após definição da data-limite para saída de camelôs e ambulantes do centro de Feira, o vereador Luiz da Feira (PROS) procurado pela reportagem do Jornal Folha do Estado, intercedeu pela classe "Não vejo o momento apropriado para essa mudança, existem muitas coisas a serem resolvidas, preço, carência. Nossa economia passa por um momento delicado por conta da pandemia. Muita gente fechando seus pontos e ficando sem renda. 90% dos camelôs não tem possibilidade de fazer essa mudança agora por não terem como pagar o preço que eles pedem. E além disso levar os camelôs agora seria colocar a saúde deles em risco, por conta do vírus", disse.

     

    Moeda eleitoral

     

    O governador Rui Costa (PT) voltou a criticar a distribuição de cloroquina e outros remédios por políticos no interior e classificou a atitude como 'moeda eleitoral'. Os medicamentos não possuem nenhuma comprovação científica da eficácia na prevenção ou tratamento da doença provocada pelo novo coronavírus.

     

    Moeda eleitoral II

     

    O petista ainda revelou que tem conversado com prefeitos alertando para os riscos que isso pode trazer à saúde dos pacientes, fazendo com que os gestores públicos respondam pelos problemas. "Vejo isso com muita tristeza porque a saúde do ser humano está sendo tratada como política, como ideologia, quando deveria ser tratada como ciência", afirmou Rui.

     

    Suspensas

     

    O Twitter suspendeu contas de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro na rede social. Entre as contas suspensas, estão a da militante Sara Winter, a do ex-deputado federal e presidente do PTB, Roberto Jefferson, a do empresário Luciano Hang e as dos blogueiros Allan dos Santos, do site Terça Livre, e Bernardo Kuster, do site Brasil Sem Medo. Na rede, apoiadores do presidente reclamam da ação, muitos deles, vivem pedindo a volta do Ai-5… não é agora o momento de calar e gozar da censura?

     

    No sigilo

     

    O Ministério da Justiça colocou em prática uma ação sigilosa sobre um grupo de 579 servidores federais e estaduais de segurança identificados como integrantes do "movimento antifascismo" e três professores universitários, um dos quais ex-secretário nacional de direitos humanos e atual relator da ONU sobre direitos humanos na Síria, todos críticos do governo de Jair Bolsonaro. A atividade contra os antifascistas, é realizada por uma unidade do ministério pouco conhecida, a Seopi (Secretaria de Operações Integradas). Uma secretaria atuando como polícia política. 



  • 24/07/2020


    24.07.2020 12h36m
    Recomendar

    Sobe - Feira de Santana por apresentar o menor índice de letalidade pela covid 19 na Bahia, com uma taxa de 1,88%.


    Desce - Bahia por ainda manter 42,2% da população sem rede de esgoto.


    Lives

     

    Em ano de campanha, os vereadores que irão concorrer ao pleito estão tendo que se reinventar para chamar atenção do eleitorado. Sucesso entre os cantores, as lives também chegaram para os políticos e claro, a disputa pelos melhores convidados. Na bancada governista, o ex-prefeito José Ronaldo (DEM) tem sido bastante cotado pelos vereadores de mandato, o deputado e pré-candidato a prefeito Zé Neto (PT) faz as próprias lives semanalmente com a chapa.


    Lives II


    O que chama atenção mesmo, é que enquanto os holofotes estavam voltados para José Ronaldo, o prefeito Colbert Martins ainda não participou de nenhuma. Até agora. De uma vez, só Lulinha (DEM) e Marcos Lima (DEM) marcaram lives com Colbert Martins, no mesmo dia, com apenas 1h30 de diferença. Quem será que marcou primeiro? Quem terá a maior audiência?


    Cutucadas


    Desde a inauguração do Clériston Andrade II, o deputado Zé Neto (PT) tem cutucado os políticos que chamaram a unidade de “puxadinho” durante sua construção. Em seu Instagram, o deputado petista publica memes insinuando que quem acusou o HGCA2, agora está “boquiaberto” com a estrutura. Será que alguém já vestiu a carapuça?


    Voltou


    Com a volta de Pablo Roberto (DEM) para a Secretaria de Desenvolvimento Social, quem assume a cadeira na Câmara de Vereadores é Josafá Ramos (Patriota). Este tomou posse na manhã de ontem (23), e iniciará os trabalhos na Casa da Cidadania, assim que o recesso terminar.


    Patrono


    O governador Rui Costa sancionou ontem (23), o projeto de lei que transforma Anísio Teixeira o patrono da educação baiana. A homenagem faz parte de uma série de comemorações pela passagem dos 120 anos do educador baiano. O projeto foi aprovado na última semana por unanimidade dos deputados da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA).


    Antecipação


    De acordo com o presidente da Câmara dos deputados, Rodrigo Maia, a pressão para criar um novo tributo e flexibilizar o teto de gastos para financiar um novo programa de transferência de renda do atual governo Bolsonaro é um sinal claro da antecipação do debate da eleição presidencial de 2022.


    Investigação


    O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), enviou para a Procuradoria-Geral da República (PGR) notícia-crime contra Jair Bolsonaro e seus filhos, Flávio Bolsonaro, senador pelo Republicanos, e Eduardo Bolsonaro, deputado pelo PSL. A ação foi apresentada pela deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC), após o Facebook tirar do ar páginas e contas vinculadas a políticos do PSL e a pessoas próximas ao presidente da República.


    FUNDEB


    O senador Flávio Arns (Rede-PR) afirmou que vai apresentar o relatório da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) de renovação do Fundeb até hoje (24). Segundo ele, o texto votado pelo Senado será o mesmo aprovado pelos deputados. A expectativa é que a apreciação da proposta ocorra até a primeira semana de agosto.



  • 23/07/2020


    23.07.2020 15h48m
    Recomendar

    Sobe - Câmara dos Deputados por aprovar FUNDEB, mostrando a importância da educação para o desenvolvimento do Brasil.


    Desce - Cidadãos que aproveitam a volta do comério para dar “voltinhas” no centro da cidade sem necessidade.


    Chupada


    O nome acima, no meio jornalístico se refere quando um jornalista usa textos e/ou dados de uma matéria de um colega para se aproveitar, como se dados ou textos dele fossem. Pois bem, quem escreveu a nota explicativa da secretaria de saúde de Feira de Santana sobre o caso do declínio de infectados pelo coronavírus, “chupou” as informações do Jornal Folha do Estado da edição de terça-feira (21), sem dar o crédito. É feio.


    Ainda positivo


    O presidente fez um novo teste e continua com coronavírus. Com esse resultado, só podemos chegar a duas conclusões: a cloroquina não funciona mesmo, ou ele mentiu que estaria tomando. Bom que declarasse que tomou invermectina e ficou por 14 dias com desarranjo intestinal, seria um bom castigo.


    Combinado


    Ao incentivar o uso da cloroquina, o presidente afirmou, em maio, a seguinte frase: “”Quem é de direita toma cloroquina, quem é de esquerda, Tubaína”. Seria justo então estabelecer um novo ‘combinado’? Quem é de esquerda toma a vacina da China; quem é bolsonarista fica só na cloroquina. Na próxima eleição ganha quem tiver mais eleitores vivos.


    Contra mão


    O prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), disse que não apoia uma reforma tributária geral, que envolva União, estados e municípios, durante o período de pandemia. O posicionamento do também presidente nacional do Democratas vai na contramão de representantes do seu partido, a exemplo do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia.


    Não acredita


    O líder do governo no Congresso, senador Eduardo Gomes, disse que não acredita em mudanças no Senado, no texto do projeto do Fundeb e que agora será analisado pelos senadores. Para ele, “mexer” no texto só criará “tumulto para voltar à Câmara”. “O Fundeb virou ecumênico”.


    Substituído


    No Ministério da Saúde, aposta-se que Eduardo Pazuello será substituído entre 30 e 60 dias. A informação é da coluna de Lauro Jardim, do jornal O Globo. Segundo a publicação, ele está preparado, porém, para cumprir o período de transição que for necessário até seu substituto tomar pé da pasta.


    Verba


    O Ministério da Saúde gastou apenas 29% da verba emergencial prevista para combater o novo coronavírus a partir de março, aponta auditoria do TCU (Tribunal de Contas da União). Dos R$ 38,9 bilhões prometidos por meio de uma ação orçamentária específica criada em março, mês em que a OMS (Organização Mundial e Saúde) anunciou a existência de uma pandemia, R$ 11,4 bilhões saíram dos cofres federais até 25 de junho - quando já havia 55 mil mortos e 1,2 milhão de casos de infecção notificados no país. 



  • 22/07/2020


    22.07.2020 15h50m
    Recomendar

    Sobe - Jornalista Hamurabi Dias por, após sua sugestão, prefeito ter solicitado, ao Instituto Butantan, que feirenses também fossem voluntários em testes de vacina contra a covid-19.


    Desce - Bancos por terem retomado filas com aglomerações sem disponibilizar orientadores sobre afastamento social.


    Ping Pong


    Mais uma vez, Pablo Roberto (DEM) deixa a legislativo feirense e volta ao cargo no executivo. O prefeito Colbert Martins (MDB), voltou a nomeá-lo para chefiar a secretaria de Desenvolvimento Social. O vereador já abandonou a pasta e voltou ao cargo na Câmara Municipal de Feira de Santana três vezes, na intenção de disputar as eleições deste ano.


    Ping Pong II


    A volta de Pablo Roberto à SEDESO simboliza também sua desistência na disputa pela vice liderança na chapa de Colbert. De acordo com assessoria, Pablo voltou à Câmara na tentativa de que o Congresso, por conta da pandemia, adiasse o prazo para que pudesse concorrer à reeleição de vereador. Como o prazo não foi estendido, em comum acordo com Colbert, ele decidiu que pode contribuir mais com o grupo e com a reeleição de Colbert reassumindo a Sedeso.


    Ping Pong III


    A terceira volta de Pablo Roberto a SEDESO, merecia uma terceira nota nesta coluna, em comemoração. A volta do secretário, merece até música no Fantástico, e com ela, quem fica feliz é o sargento Josafá Ramos, que volta a Câmara como suplente.


    Pedido negado


    O ex-presidente do PSDB de Feira de Santana, Sandro Ricardo, teve o pedido de estabilidade econômica negado pelo juiz da 2ª Vara da Fazenda Pública, Roque Rui Barbosa. Sandro Ricardo é servidor de carreira da Prefeitura Municipal de Feira de Santana. Ele ingressou com um mandado de segurança na Justiça, na tentativa de conseguir a estabilidade econômica.


    Bolso Bek


    Fotos do presidente Jair Bolsonaro têm sido utilizadas por traficantes em pinos de cocaína, que são embalagens usadas para a venda pelo tráfico. O objetivo, de acordo com a polícia, seria indicar aos clientes a droga que teria melhor qualidade. Entre outros casos semelhantes, embalagens de maconha com a imagem do presidente levam a inscrição “Bolso Bek”.


    Fake News


    Após circular nas redes sociais que o governador Rui Costa recolheu das farmácias mais de 40 mil comprimidos de hidroxicloroquina, ele se pronunciou no Twitter. “Além de governar um estado em plena pandemia, todos os dias tenho que lidar com uma enxurrada de fake news correndo pelo zap e pelas redes sociais... não é fácil. Mas, sigo meu trabalho”, e adicionou as hashtags “Político não é médico pra passar remédio” e “Não compartilhe fake news. Verifique”.


    Carteirada


    A prática de “carteirada” pode ser considerada abuso de autoridade, se a Câmara dos Deputados aprovar o Projeto de Lei 3871/2020. A matéria estabelece punição com suspensão de 1 a 4 anos do agente público que se utilizar de mandato, cargo, emprego ou função para não seguir regras e legislações em vigor.


    Reforma tributária


    O ministro da Economia, Paulo Guedes, entregou ontem (21), ao Congresso, a primeira parte do projeto da reforma tributária do governo. Nesta primeira etapa, o governo pretende unificar os dois tributos federais sobre o consumo, PIS e Cofins, criando um Imposto de Valor Agregado (IVA) federal, com alíquota entre 11% e 12%.


    Negou


    O senador José Serra (PSDB-SP) negou as acusações de que comandaria um esquema de caixa dois para sua campanha em 2014 e criticou a “espetacularização” da Polícia Federal. Ontem (21), os agentes cumpriram mandados de prisão e busca e apreensão no âmbito da investigação que envolve doações em torno de R$ 5 milhões a R$ 7 milhões.



  • 21/07/2020


    21.07.2020 11h02m
    Recomendar

    Sobe - Disciplina do povo de Feira de Santana, que na grande maioria cumpriu o Toque de Recolher a partir de quarta-feira passada.


    Desce - Secretário de Saúde de Salvador, Léo Prates (DEM) responsabilizando Feira de Santana pelos exagerados casos de COVID-19 em Salvador.


    Receitas da vovó


    O conceituado médico Tarcísio Pimenta depois de acometido que foi, pela COVID-19 e curado dentro dos 14 dias, se tomou cloroquina, não teve efeito algum, pois todos se curam em 14 dias, a não ser os casos graves, que felizmente não foi o dele, resolveu dar a sua contribuição, sugerindo receitas de cozinha para melhorar a imunidade das pessoas, o que em tese pode impedir o avanço do vírus. Lembrei quando eu trabalhava a partir dos 15 anos da livraria Guanabara e vendi muitos livros de “Receitas da Vovó”, livro que até hoje, você pode encontrar em sebos espalhados pelo Brasil. Era sucesso de vendas!


    Poder da cura


    A nota acima não pode ser encarada como uma “gozação”. Não, não! É que a gente tem encontrado uma grande quantidade de pessoas na cidade que estão seguindo rigorosamente as preescrições do médico. Essa posição de confiança em doutor Tarcísio se registrou nas feiras livres da cidade com o aumento considerável de vendas de beterraba, alho, cebola branca e roxa - só não pode depois beijar a namorada (o) -, além do azedo, mas saudável, limão. Quando ele lança um novo vídeo, quase derruba a internet. Poderoso. Se sair candidato a vereador, tá eleito.


    Culto à cloroquina


    O presidente Jair Bolsonaro, no último domingo (19), erguendo uma caixa de cloroquina para o delírio de seus seguidores aglomerados em frente ao Palácio do Alvorada, pôde ser comparado a Rafiki apresentando Simba aos súditos de Musafa, no Filme “O Rei Leão”.


    Culto à Cloroquina II


    Bolsonaro tem feito intensa publicidade da cloroquina para o tratamento da covid-19, mesmo que a maioria esmagadora de médicos e cientistas aponte tanto para a ineficácia do produto quanto para os graves efeitos colaterais. Mas, é a primeira vez que ele o coloca no centro de uma aclamação quase religiosa. Só que a droga não o curou, acometido que foi de COVID-19 até o 14º dia não tinha testado negativo.


    Ivermectina


    Em grupos de WhatsApp bolsonaristas, a ivermectina tem sido a droga mais recomendada contra a Covid-19, de acordo com pesquisa do portal de checagem “Radar Aos Fatos” em 257 grupos no aplicativo entre 1º e 16 de julho concluiu que o antiparasitário aparece com frequência em mensagens que contêm orientações de uso. A cloroquina se apresenta então para uso em debates políticos, principalmente ataques a governadores e prefeitos. Lembrando: nenhum dos dois têm eficácia comprovada. A indicação principal da Ivermectina é para lombriga e piolhos. Tá repreendido!!


    Geilson


    O pré-candidato a prefeito de Feira de Santana pelo Podemos, o ex-deputado estadual Carlos Geilson, teve alta do Hospital da Bahia, emSalvador, no último domingo (19). Infectado com o coronavírus, ele ficou internado durante 20 dias. Em postagem nas redes sociais, ele informou que já estava em casa e agradeceu as orações.


    Denise Mascarenhas


    A secretária de saúde de Feira de Santana, Denise Mascarenhas, já está recuperada do coronavírus e retomou suas atividades presenciais ontem (20). Durante o período em isolamento domiciliar a secretária não precisou ser internada e considera que teve uma recuperação tranquila.


    Homenagem


    Após conseguir uma live com o ex-prefeito José Ronaldo, o vereador de primeiro mandato Ron do Povo (MDB) reuniu uma pequena parte do seu grupo político e promoveu uma mini carreata até a casa do ex-prefeito em seu aniversário, no último sábado (18), para lhe parabenizar pelos seus 69 anos de vida. Da sacada de sua casa e acompanhado pela sua esposa, Zé Ronaldo sorriu e agradeceu a todos pela homenagem.


    PSL


    Apesar das entraves regimentais, o PSL, querendo formar maioria para tentar lançar um candidato à presidência da Casa, pretende se aliar PTB e o Pros na Câmara. Segundo informações da coluna Painel, da Folha de S.Paulo, um dos nomes citados pelos dirigentes do partido é o atual presidente da sigla, Luciano Bivar (PE), indiciado pela Polícia Federal por envolvimento em esquema de candidaturas laranjas.



  • 18/07/2020


    19.07.2020 22h16m
    Recomendar

    Sobe - Arquidiocese de Feira por realizar ‘drive thru’ solidário.


    Desce - Educação da Bahia por apresentar o maior índice de analfabetismo do Brasil.


    Digital


    Atualmente o ex-prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo de Carvalho (DEM) participa de diversas lives pelo Instagram, com vereadores da base governista. Desde o início da pandemia, Ronaldo só fez uma aparição, quando em seu Instagram pediu que a população seguisse as medidas restritivas. O que chama atenção dos internautas, é que em nenhuma das lives que o ex-prefeito participou, falou sobre Colbert Martins, ou sobre seu apoio nas eleições deste ano.


    Geilson


    Segundo informações, o ex-deputado estadual Carlos Geilson se recupera bem da Covid-19, no Hospital da Bahia, em Salvador. Ainda na unidade semi-intensiva, já não usa mais o oxigênio e respira naturalmente e responde bem. Carlos Geilson, na segunda-feira, teve uma piora clínica e teve que ser internado, após contrair o novo coronavírus.


    Apoio


    Jairo Carneiro Filho assumiu a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, e afirmou na quinta-feira (16), pela manhã, que seu pai apoia Colbert Martins (MDB) para prefeito. Jairo Carneiro (PP) é ex-deputado federal e após romper com o ex-prefeito José Ronaldo (DEM), passou a fazer da base do PT, que em Feira de Santana, tem Zé Neto (PT) como candidato. Entretanto, Jairo, há algum tempo, não participa de qualquer evento político.


    Apoio II


    A chegada de Jairinho Carneiro ao governo municipal vem de uma indicação do presidente do PSDB em Feira, Iuri Mota. Com isso, Iuri mostra seu prestígio junto ao Governo e idem, para a vereadora Eremita Mota, atual presidente estadual do PSDB Mulher.


    Crédito extraordinário


    O Prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins (MDB), abriu crédito extraordinário no valor de R$ 3,2 milhões para custeio de ações de enfrentamento de calamidade pública decorrente do novo coronavírus. O ato está publicado no Diário Oficial Eletrônico do Município. Os recursos são frutos de arrecadações de transferências governamentais do SUS.


    Made in Bahia


    O Plenário da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) aprovou na tarde de quinta-feira (16), o projeto de lei 22.862/2018, do líder do PSD na Casa, deputado Alex da Piatã, que obriga a inserção do selo Made in Bahia, em todos os produtos fabricados no estado. Desmatamento O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) culpou “indígenas e caboclos” por “parte considerável” das queimadas e áreas desmatadas na Amazônia Legal. Para o presidente, essas pessoas não poderão mais comer se abandonarem completamente tais práticas.


    Banco Asiático


    O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, na quinta-feira (16), o texto do acordo que torna o Brasil membro fundador do Banco Asiático de Investimento em Infraestrutura (BAII), assinado em junho de 2015. Trata-se do PDC 1158/18, que seguirá agora para análise do Senado Federal. Na Câmara, a proposta foi relatada pelo deputado Rubens Bueno (Cidadania-PR).


    Conflito


    O conselho dos secretários estaduais de Saúde, o Conass, pediu uma reunião com o ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello. O objetivo do encontro, que ainda não foi marcado, é discutir inconsistências de dados nos sistemas de monitoramento de casos de Covid-19. Em ofício enviado ao general, a entidade destacou a coexistência de dois sistemas que são alimentados de forma diferente e, com isso, geram informações conflitantes.



  • 17/07/2020


    17.07.2020 16h05m
    Recomendar

    Sobe - A fé católica do feirense por não desisistirem de realizar a festa, mesmo com restrições, em homenagem à padroeira da cidade.

     

    Desce - A cloroquina, remédio prescrito pelo presidente da República, como salvador de vidas, mas que não conseguiu curá-lo. Bolsonaro voltou a testar positivo para COVID-19.

     

    Cultura

     

    O prefeito Colbert Martins (MDB) nomeou, conforme publicação no Diário Oficial Eletrônico, Jairo Alfredo Carneiro Filho para o cargo de Secretário Municipal de Cultura, Esporte e Lazer. Filho do ex-deputado federal Jairo Carneiro, a informação é que a indicação do mesmo teve o aval do PSDB, legenda que em Feira de Santana é dirigida pela vereadora Eremita Araújo.

     

    Positivo

     

    O presidente Jair Bolsonaro afirmou ontem (15), em uma transmissão nas redes sociais, que realizou um novo exame para Covid-19 e o resultado se manteve positivo. O presidente está se tratando desde o último dia 7 de julho, quando teve a confirmação da doença. Ele segue em isolamento no Palácio da Alvorada, residência oficial, de onde tem se reunido com ministros por videoconferência.

     

    HGCA 2

     

    O governador Rui Costa (PT), depois de entregar do o Hospital Geral Clériston Andrade II, com investimentos de R$ 60 milhões, afirmou que Feira de Santana tem o maior complexo de saúde da Bahia e quem sabe do Nordeste. Faz parte o HGCA, HGCA II, Hospital da Criança, Policlínica, Colônia Lopes Rodrigues e Dires.

     

    Carlos Brito

     

    O secretário de Planejamento, Carlos Brito está curado do coronavírus. O secretário ficou em internamento por 20 dias e na última quarta-feira (15), recebeu alta hospitalar e cuidará de uma debilitação física em casa.

     

    Santo Estêvão

     

    O vereador em Santo Estêvão e pré-candidato a prefeito Hugo Nogueira (Avante) testou positivo para Covid -19. O quadro é estável. Santo Estêvão tem hoje 130 pessoas infectadas pelo novo coronavírus e duas mortes.

     

    João Roma

     

    O deputado federal João Roma (Republicanos), que foi bem votado em Feira de Santana, anunciou recursos para o Município. Em ofício, informou ao prefeito Colbert Martins que destinou R$ 1,5 milhão para a área de saúde. Mais especificamente para o combate ao novo coronavírus. Os recursos são para o Hospital Dom Pedro de Alcântara.

     

    Transferência

     

    Na edição de ontem (16), do Diário Oficial da União (DOU) o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) oficializou a transferência, a pedido, do ministro-chefe da Secretaria de Governo, general Luiz Eduardo Ramos, para a reserva remunerada do Exército.



  • 16/07/2020


    16.07.2020 21h20m
    Recomendar

    Sobe - Governos por adotarem medidas com relação a pagamento de impostos para evitar que empresas fechem durante a pandemia.


    Desce - Pessoas que insistem em desrespeitar normas de segurança para evitar avanço da covid-19.


    Zé Neto


    O deputado federal Zé Neto (PT), disse que uma das suas tarefas essa semana é ver pautado na Câmara Federal um Projeto de Lei de sua autoria que prevê a distribuição gratuita de computadores com acesso à internet para alunos de escolas públicas ou unidades de atendimento a pessoas com deficiência sem fins lucrativos, durante o período de enfrentamento do Coronavírus.


    Fake News


    Determinado em punir responsáveis por Fake News que estão agindo contra sua pessoa, o deputado federal Zé Neto (PT) anunciou à imprensa que já tem dez ações ajuizadas contra esses criminosos. Vai levar às últimas consequências.


    Geilson


    O ex-deputado estadual Carlos Geilson está internado no Hospital da Bahia, em Salvador com diagnóstico de COVID-19, ele vinha se recuperando em casa, mas na noite de terça-feira (14), apresentou sintomas e procurou o hospital. Durante a inauguração do novo HGCA 2, o governador Rui Costa citou Geilson e informou que ele precisou ser encaminhado para uma UTI.


    Geddel


    O ex-ministro Geddel Vieira Lima conseguiu ter a execução de sua pena convertida para prisão domiciliar. A medida ocorre dias após Geddel testar positivo para o novo coronavírus em um primeiro exame. Na contraprova, o resultado dele foi negativo para a doença.


    Colbert


    A adesão do PV ao Governo Municipal, com a indicação de Sérgio Carneiro para a Secretaria de Desenvolvimento Urbano, aumenta os aliados de Colbert Martins (MDB) que soma apoio de 10 partidos: MDB, DEM, PSD, PSDB, PL, PSC, Patriota, Pros, PV e Cidadania.


    Vitória da Conquista


    No fim da tarde de terça-feira (14), a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista recebeu mais cinco novos respiradores mecânicos do Governo Federal. De acordo com a gestão, desses aparelhos, três são para Unidade de Terapia Intensiva (UTI).


    Carlos Germano


    Em um vídeo publicado nas redes sociais, o prefeito de São Gonçalo dos Campos, Carlos Germano (PP), anunciou que está curado da Covid-19, que retorna às atividades na prefeitura, de onde ele estava afastado por 14 dias, quando foi diagnosticado com o novo coronavírus.


    Facebook


    O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, permitiu que a Polícia Federal acesse dados de uma investigação do Facebook que removeu contas ligadas ao PSL e a gabinetes da família Bolsonaro das redes sociais.



  • 15/07/2020


    16.07.2020 13h41m
    Recomendar

    Sobe - Entrega do Clériston Andrade 2, com 40 leitos de UTI para atender pacientes de COVID-19.


    Desce - Justiça por derrubar liminar que obrigava convênios a cobrirem teste sorológico contra coronavírus.


    HGCA2


    Hoje está sendo inaugurado o Hospital Clériston Andrade 2, o primeiro hospital 4.0 da Bahia com alto conceito tecnológico, dentre outros serviços especializados e equipamentos que irão contribuir e muito para saúde de Feira e região. A unidade hospitalar é de suma importância no momento que estamos vivendo.


    Colaboração


    O governador Rui Costa (PT) em coletiva para tratar das novas medidas que estão sendo adotadas para combater a pandemia do novo coronavírus na Bahia parabenizou a população baiana pela colaboração durante a quarentena provocada pela pandemia, mas revelou que tem orientado a acionar criminalmente as pessoas que insistirem em violar os decretos municipais e estadual.


    Defendeu


    O vice-presidente Hamilton Mourão partiu em defesa do Exército, após as críticas do ministro Gilmar Mendes. No final de semana, o membro da Suprema Corte afirmou que a corporação estava se associando ao “genocídio” promovido pelo governo federal. Na avaliação de Mourão, o ministro deveria se desculpar e corrigir a declaração, se tiver “grandeza moral”.


    Aliança


    A Justiça Eleitoral já descartou 76 fichas de apoio ao partido que o presidente Jair Bolsonaro e seus aliados tentam montar. Até agora, o Tribunal Superior Eleitoral listou pelo menos 26 razões distintas para recusar as fichas de apoio ao Aliança pelo Brasil.


    Valores


    A Advocacia-Geral da União (AGU) pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) que garanta ao governo federal a prerrogativa de decidir o destino de valores recuperados em casos de corrupção, como os da Operação Lava Jato.


    Luto


    O ex-prefeito José Ronaldo (DEM), emitiu nota ontem (14), lamentando “profundamente” a morte do médico Benício Cavalcante. Ronaldo conheceu o médico quando ambos atuaram juntos, na Santa Casa de Misericórdia (Hospital Dom Pedro de Alcântara), no início dos anos 70.


    Impeachment


    Um novo pedido de impeachment contra o presidente Jair Bolsonaro foi apresentado na Câmara dos Deputados ontem (14). A solicitação é assinada por mais de 60 personalidades, dentre elas o cantor e compositor Chico Buarque, o jurista Deborah Duprat, o humorista Gregrorio Duvivier, Frei Betto, o ex-jogador e comentarista, Walter Casagrande, e outros, além de representações de entidades sindicais e associações, como a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e a União Nacional dos Estudantes (UNE).



  • 14/07/2020


    16.07.2020 13h32m
    Recomendar

    Sobe - Governo do Estado por construir praça de alimentação, no HGCA 2, para abrigar comerciantes que ficavam em frente ao hospital sem controle sanitário.


    Desce - Prefeitura de Itagi, ao distribuir os medicamentos como cloroquina e hidroxicloroquina, sem a retenção de receita médica.


    Isolamento


    Isolado do convívio social desde a última terça-feira (7), o presidente Jair Bolsonaro deverá repetir o teste para a covid-19 nessa semana. O presidente deverá permanecer afastado, pelo menos, até o resultado desse novo exame, ainda sem data para ser feito.


    Exonerada


    Governo Bolsonaro exonera a coordenadora do Inpe, Lubia Vinhas, após divulgação de dados recordes de desmatamento em junho. Há um ano, o Diretor do Inpe, Ricardo Galvão, foi exonerado pelo mesmo motivo.


    Kit COVID-19


    A prefeitura de Itagi, no sudoeste baiano, confirmou a distribuição de um kit de medicamentos contendo ivermectina, hidroxicloroquina e azitromicina, além de dipirona ou paracetamol.


    Vacina


    A Rússia concluiu os testes clínicos necessários para comprovação da eficácia da vacina contra a Covid-19 e a expectativa é que a distribuição do imunizante seja iniciada no próximo mês, conforme anunciado ontem (13), pelo governo russo, de acordo com o portal UOL.


    Exército


    O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), criticou a postura do Exército em meio à pandemia do novo coronavírus, ao manter um militar à frente do Ministério da Saúde. O magistrado se referia ao ministro interino Eduardo Pazuello, que passou a responder pela pasta sem estar efetivado.


    Eleições


    O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anunciou um acordo para que a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e os hospitais Sírio-Libanês e Albert Einstein participem da elaboração de um protocolo de segurança para a realização das eleições municipais de novembro, tendo em vista a pandemia de Covid-19. As instituições devem avaliar todos os riscos de contágio e à saúde pública durante a votação e desenvolver em seguida os protocolos sanitários e ambientais para a realização da votação no cenário da pandemia.


    Carnaval


    O prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), disse que se não houver um plano de imunização coletiva contra a Covid-19, até o mês de novembro, o carnaval poderá ser adiado na capital baiana.


    Boicote


    Grupos varejistas, ativistas e até a União Europeia vêm defendendo a retirada de itens do Brasil das prateleiras em resposta à política ambiental do governo Bolsonaro. Há 14 anos, boicote semelhante desencadeou a moratória da soja.



  • 11/07/2020


    13.07.2020 13h11m
    Recomendar

    Sobe - Governador Rui Costa e Colbert Martins por erguerem bandeira da paz entre os entes no enfrentamento à pandemia.


    Desce - Embasa por não cumprir lei municipal que determina a redução do valor da taxa de esgoto para 40% do consumo de água.


    Prisão domiciliar


    O ministro João Otávio Noronha, presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu conceder prisão domiciliar a Fabrício Queiroz e à mulher dele, Márcia de Aguiar. Contudo, vale salientar que Márcia continua foragida.


    Prisão domiciliar I


    Prisão domiciliar para “ladrão amigo do rei” era “sinônimo de impunidade”, para Eduardo Bolsonaro, em 2017. Fabrício Queiroz, amigo do presidente Jair Bolsonaro há 35 anos, foi mandado para prisão domiciliar. Muda a moral quando muda o rei?


    Eleições 2020


    A higienização no dia de votação das eleições municipais preocupa o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O presidente da Corte, ministro Luís Roberto Barroso, tem se reunido com médicos para decidir se exclui ou não a identificação biométrica do pleito deste ano.


    Eleição 2020 I


    Um dos motivos para essa decisão é a impossibilidade de higienização com álcool em gel antes da leitura digital, já que pode danificar o aparelho. Além disso, a biometria causa demora no ato de votação, o que pode acusar aglomerações.


    Interino


    Titular da Secretaria de Meio Ambiente (Semmam), o arquiteto Arcênio de Oliveira foi designado pelo prefeito Colbert Martins Filho para responder interina e cumulativamente pela Secretaria de Planejamento (Seplan).


    Não gostei da ideia


    Salvador foi escolhida como a sede única da Copa do Nordeste 2020 e a princípio a Arena Fonte Nova seria um dos palcos da continuação do torneio. No entanto, o governador da Bahia, Rui Costa (PT), não tem gostado muito da ideia.


    Não gostei da ideia I


    Em entrevista a Rádio Metrópole, na manhã de sexta-feira (10), o petista disse que ainda tomou uma posição definitiva, mas que a princípio não lhe agrada a ideia. “Lá tem leitos de UTI. Não me agrada muito a ideia de ter jogo no gramado e pessoas eventualmente na UTI, pessoas indo a óbito no momento a partida”, explicou.


    De fora


    O presidente Jair Bolsonaro deixou de fora do Conselho Nacional de Educação (CNE) representantes do Conselho de Secretários Estaduais de Educação (Consed) e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). A nomeação dos novos integrantes do colegiado foi publicada no Diário Oficial ontem (10).



  • 10/07/2020


    13.07.2020 13h08m
    Recomendar

    Sobe - Estudantes feirenses, por escreverem cartas a profissionais de saúde, agradecendo-os pelos esforços no combate ao coronavírus.


    Desce - 86% dos municípios da Bahia por descumprirem transparência com gastos no combate à COVID-19.

     

    Cotas femininas


    O Ministério Público da Bahia (MP-BA) recomendou aos diretórios municipais dos partidos políticos dos municípios de Seabra, Ibitiara, Novo Horizonte e Catu, que observem o preenchimento de no mínimo 30% e o máximo de 70% para as candidaturas de cada sexo, mantendo as proporções originárias durante todo o processo eleitoral. O descumprimento da norma impede o registro das candidaturas.


    Festejos juninos


    O secretário de saúde do Estado Fábio Vilas-Boas reforçou, ontem (9), que a taxa de crescimento de casos ativos da Covid-19 aumentou drasticamente após os festejos juninos, com destaque negativo para a curva ascendente no interior da Bahia.


    Demissão


    Ao responder a comentários de uma publicação em seu perfil no Instagram, o apresentador, “humorista” e bolsonarista arrependido Danilo Gentili revelou que Jair Bolsonaro pediu sua demissão do SBT. Gentili disse ainda que Bolsonaro é “um mentiroso, mentiu muitas coisas e que defender a liberdade de expressão foi outra mentira. Esse pisco[pata] não me engana mais”.


    Pesquisa


    Uma pesquisa do site Data Poder 360 mostra que o governo do presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido) tem 40% de aprovação e 47% de desaprovação. Os números se mantiveram estáveis, considerando a margem de erro de 2 pontos percentuais.


    Facebook


    Facebook apagou contas coordenadas por pessoas ligadas à família Bolsonaro. Segundo a empresa, foram apagadas contas, páginas e um grupo na rede, além de contas no Instagram. O Facebook afirmou que as contas e páginas eram ligadas a gabinetes de políticos, incluindo o presidente Jair Bolsonaro, e que foram removidas por ‘comportamento inautêntico coordenado’.


    Primeira Dama


    A primeira-dama Michelle Bolsonaro fez um novo teste para saber se está com coronavírus esta semana, após o resultado positivo do presidente. Segundo O Globo, Michelle já havia feito um teste na semana passada, depois que a irmã testou positivo para covid-19. O resultado ainda não saiu.


    PT


    O PT teve nove, de suas contas, no WhatsApp, desativadas nas duas últimas semanas por envio automatizado de mensagens, em um processo que envolveu denúncias de spam político. As duas ações são proibidas pelos termos de uso da plataforma. O partido confirmou que os canais foram tirados do ar a partir de 25 de junho. Desde então, quatro foram restabelecidos.



Os comentários e textos não representam a opinião do portal; a responsabilidade pelo blog é do autor da mensagem.
Folha do Estado da Bahia
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia