Facebook
Em cima da hora:
Motociclista fica ferido após bater de frente com ônibus em Ribeirão Preto
-
  • Facebook
  • Twitter
  • Orkut
  • Feeds
  • 24/07/2018


    24.07.2018 20h34m
    Recomendar

    Sobe - O esporte amador em Feira de Santana, onde uma decisão no campo da Estação Nova, teve uma assistência superior a 2 mil pessoas.


    Desce - Baile Funk no Rio por ter fuzis e rap de apologia ao crime.


    Euforico


    Zé Batista, o pagador de promessas dos tempos modernos, está radiante com o apoio dos partidos do centrão, ao seu candidato Geraldo Alckmin (PSDB). Batista já declarou que fará caminhada de Santiago da Compostela se Alckmin ganhar a eleição para presidente este ano. Esse compromisso era também se ACM Neto fosse candidato e, sem dúvidas, estentido agora para Zé Ronaldo. A caminhada será feita se os dois, ou apenas um, se eleger. Alckmin já o recebeu em audiência e ficou animado. Acredito que Ronaldo recebeu a mesma comunicação. Agora é o joelho em oração e depois sebo nas canelas e pomada para calo nos pés.


    Aviso


    Domingo, o pré-candidato a deputado federal Zé Chico (DEM) fará aniversário e Zé Batista já está ligando para todas as lideranças anuciando a efeméride. Não se tem notícia ainda se haverá café da manhã ou missa. O que vier tá bom.


    Tragédia


    Um acidente aéreo matou na manhã do último domingo (22) o deputado estadual Bernardo Ribas Carli (PSDB). O acidente ocorreu no município de Paula Freitas, no sul do Paraná, por volta das 11h30. Dois pilotos também morreram na queda. De acordo com sua assessoria, Carli decolou de Guarapuava no começo da manhã rumo a um compromisso em União da Vitória, também no sul do estado.


    Rota de colisão


    Os emedebistas Romero Jucá e Renan Calheiros estão em rota de colisão. Tudo porque já pensam em comandar o Senado em 2019. De acordo com a coluna Radar, da revista Veja, o sucessor do atual presidente Eunício Oliveira (MDB) deveria ser Jucá, mas Calheiros se movimenta para tirá-lo do “jogo”. A eleição para comando da Casa acontece em fevereiro.


    Pedido negado


    A Justiça de Minas Gerais decidiu manter a prisão do ex-governador do estado Eduardo Azeredo, que teve sua pena de 20 anos de prisão executada provisoriamente no processo que ficou conhecido como mensalão mineiro. Na decisão, a desembargadora Mariângela Meyer Pires Faleiro entendeu que, por questões processuais, o mérito da condenação ainda não pode ser analisado, e a suspensão da condenação só pode ser aceita em casos excepcionais.


    Vai comandar


    O marqueteiro Sidônio Palmeira vai comandar a campanha presidencial do Partido dos Trabalhadores (PT), que até então, tem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como pré-candidato. Segundo a coluna de Lauro Jardim, do jornal O Globo, Palmeira foi indicado pelo ex-governador e pré-candidato ao Senado, Jaques Wagner (PT).


    Reclamação


    O presidente do PSC na Bahia, Heber Santana não está nada satisfeito com o impasse sobre os nomes que ocuparão a chapa majoritária encabeçada por José Ronaldo (DEM). Para Santana, já “passou um pouco do tempo” de definir se Irmão Lázaro (PSC) vai estar ou não na composição. Ele reclamou que a demora tem causado “prejuízos” para a ala oposicionista.


    Segundo coluna


    Democratas, PP, PR, Solidariedade e PRB teriam batido o martelo para a aliança com o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), em detrimento do ex-ministro Ciro Gomes (PDT), nas eleições de outubro por influência do Palácio do Planalto, de acordo com o ministro da Secretaria de Governo Carlos Marun (MDB). Segundo a coluna do Estadão, o emedebista teria comentado sobre a interferência do grupo do presidente Michel Temer (MDB) nas negociações em um grupo de WhatsApp da bancada do partido na Câmara Federal.



  • 21/07/2018


    24.07.2018 20h23m
    Recomendar

    Sobe - Política da SMT de Feira, que resultou na redução de acidentes e de multas pelas vias da cidade.


    Desce - Clínica clandestina no Rio de Janeiro, do Dr. Bumbum, que atendida pacientes sem alvará de funcionamento ensejando morte de paciente.


    Compasso de espera


    Parece que as articulações para que a vereadora Ireuda Silva (PRB) assuma a última vaga ao Senado na chapa do democrata José Ronaldo esfriaram de vez. Ao site bahia.ba, ela afirmou que há muito tempo não tem nenhum tipo de conversa sobre o assunto com os aliados nem com a direção do seu partido.


    Segundo coluna


    A tese de negação em caráter liminar ao registro de candidatura do ex-presidente Lula parece ser descartada entre os membros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), conforme publicou ontem (20), a coluna da jornalista Mônica Bergamo, no jornal Folha de S. Paulo. A Corte deve dar ao petista o prazo regulamentar para que defenda a candidatura depois do pedido de homologação.


    Contra Ciro


    Democratas, PP, PR, PRB e Solidariedade chegaram perto de anunciar apoio à candidatura de Ciro Gomes (PDT) ao Palácio do Planalto, mas pesaram contra a aliança uns “recados” enviados pelo presidente Michel Temer (MDB) por meio de interlocutores. Segundo o Estadão, o emedebista ameaçou tirar cargos de confiança do governo de partidos do Centrão que levassem à frente a ideia de marchar com o pedetista, mesmo sem impor a adesão à campanha de Henrique Meirelles, por enquanto, pré-candidato do MDB.


    Retorno


    A Executiva nacional do PR convenceu o deputado federal licenciado Tiririca a retomar a carreira política e se candidatar à reeleição em outubro. Segundo a coluna do Estadão, o comediante nordestino Francisco Everardo Oliveira Silva, que foi o terceiro parlamentar mais votado do Brasil em 2014, ajudou a sigla a emplacar seis deputados federais em São Paulo no último pleito. Sem ele, a estimativa seria conduzir ao Congresso apenas três em 2018.


    Sem apoio


    A reunião da presidente nacional do PT, senadora Gleisi Hoffmann (PR), com a cúpula do PCdoB, na última quinta-feira (19), foi inconclusiva. Até então pré-candidata à presidência, a comunista Manuela D’Ávila não recebeu um convite oficial para ser vice do ex-presidente Lula. A líder petista afirmou que ainda conversa com o PSB e que a decisão final foi prorrogada para o início de agosto.


    Para revolucionar


    Filiada ao PSL e apontada em especulações para compor a chapa do pré-candidato do presidenciável Jair Bolsonaro, a advogada Janaína Paschoal, uma das autoras do pedido de impeachment da presidente cassada Dilma Roussef, afirmou não ter recebido nenhum convite oficial para que fosse vice do colega de partido, mas mostrou otimismo com a possibilidade. “Se essa dupla acontecer, será para revolucionar o País”, afirmou.


    Decisão


    A ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Laurita Vaz decidiu não apreciar um pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) para analisar um pedido de habeas corpus do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Sendo assim, o petista continua preso. No último dia 9, a PGR havia solicitado ao STJ que julgasse o pedido de liberdade, apresentado ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) pelos advogados do ex-presidente. A informação é do portal G1.


    Intimação


    Os desembargadores Rogério Favreto e João Pedro Gebran Neto, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), e o juiz federal Sérgio Moro foram intimados pelo corregedor nacional de Justiça, ministro João Otávio de Noronha, a prestarem informações sobre a guerra jurídica em torno de um habeas corpus em favor do ex-presidente Lula, no último dia 8 de julho.



  • 20/07/2018


    24.07.2018 20h18m
    Recomendar

    Sobe - UNICEF por formar parceria com ONGs de Feira de Santana a fim de trazerem projetos de valorização da cultura e do esporte na cidade.


    Desce - Bahia por registrar aumento no índice de mortalidade infantil depois de 25 anos em queda.


    Ação negada


    A Justiça negou na última quarta-feira (18) a ação movida pelo Sindicato dos Servidores da Prefeitura de Salvador (Sindseps) que tentava impedir a decisão do prefeito ACM Neto de cortar, já na folha de julho, o ponto de quem participou das assembleias e da paralisação de 72h feita pelos trabalhadores no mês passado.


    Acordo fechado


    O PR, comandado por Valdemar Costa Neto, vai mesmo seguir com o chamado “centrão” na eleição presidencial. De acordo com a coluna Painel, do jornal Folha de S. Paulo, ficou acertado que o grupo vai indicar o empresário Josué Gomes (PR-MG) para a vaga de vice-presidente. Ainda de acordo com a publicação, Costa Neto não decidiu sobre que candidato deve receber o apoio da coligação.


    Comparação polêmica


    Em defesa do direto de o ex-presidente Lula (PT) sair candidato à Presidência da República, o governador Rui Costa resolveu fazer uma comparação um tanto polêmica durante a participação no fórum sobre mobilidade da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos, em Brasília, na última terça-feira (18), segundo reportagem do jornal Folha de S. Paulo, dizendo que culpar o PT parece culpar a mulher que foi estuprada porque estava de saia curta.


    Segundo coluna


    O governador Rui Costa voltou a defender que o PT tenha um candidato de um partido da base aliada na corrida ao Palácio do Planalto nas eleições de outubro, caso o ex-presidente Lula seja impedido de participar do pleito. Segundo o jornal Folha de S. Paulo, o petista foi além, durante a participação no fórum sobre mobilidade da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos; bancou a tese de uma ala da legenda que acredita ser o ex-ministro Jaques Wagner o nome ideal para a vice de Josué Alencar (PR) para a Presidência da República.


    Confirmação


    O governador Rui Costa (PT) deverá confirmar até o começo da semana os deputados federais Bebeto Galvão (PSB) e Davidson Magalhães (PCdoB) como suplentes, respectivamente, de Jaques Wagner (PT) e Ângelo Coronel (PSD), candidatos ao Senado. Reservadamente, integrantes de outras legendas aliadas que demonstravam interesse em disputar uma das suplências já admitem que este cenário é quase certo e só não irá se concretizar caso um dos prováveis suplentes recue.


    Se reuniu


    Com apenas 1% das intenções de voto nas pesquisas eleitorais, o presidenciável do MDB, Henrique Meirelles, se reuniu na última quarta-feira (18) com o presidente do PRB, Marcos Pereira, para oferecer à legenda a vaga de vice na sua chapa, segundo informações da Folha de S. Paulo.


    Condenada


    Mulher do ex-presidente da Câmara Federal Eduardo Cunha, a jornalista Cláudia Cruz foi condenada pela 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) a dois anos e seis meses de prisão, por manutenção de valores no exterior. Como a pena é inferior a quatro anos, deverá ser substituída pela restrição de direitos ou punições alternativas, de acordo com O Globo. Responsável por julgar os processos da Lava Jato na segunda instância, a 8ª Turma do TRF-4 discordou do juiz federal Sérgio Moro, que havia absolvido Cláudia em maio do ano passado.

     

    No Rio

     

    Segundo a Agência Brasil, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) decidiu que vai solicitou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a requisição de apoio das forças federais para as Eleições 2018, com a finalidade de “garantir a normalidade e a legitimidade do processo eleitoral.



  • 19/07/2018


    19.07.2018 14h37m
    Recomendar

    Sobe - O Ministério Público Eleitoral (MPE) e Polícia Federal que dão sinais claros de fiscalizar rigorozamente os crimes eleitorais durante esse período.


    Desce - A Vigilância Sanitária do município e do estado que só agem para coibir clandestinos, em todos os níveis, quando existem denúncias.


    Aniversário


    Ontem, o ex-prefeito José Ronaldo de Carvalho completou idade nova. Como de costume, amigos e correliginários estiveram participando de uma missa, que aconteceu na Igreja Senhor dos Passos, alusiva a data. Um grande número de lideranças politicias de Feira e do Estado estiveram presentes.


    Moção de Parabéns


    O vereador Roberto Tourinho requereu a inserção na ata dos trabalhos da Câmara Municipal na sessão de segunda-feira, 16, Moção de Parabéns ao jornalista Dimas Oliveira pelo lançamento do livro “O Processo de Cassação da Rádio Cultura”, ocorrido na noite de sexta-feira, 13, na Biblioteca Municipal Arnold Silva.


    Condenação


    Um vídeo gravado pelo prefeito de Salvador e presidente nacional do DEM, ACM Neto, em apoio a pré-candidatura de Jutahy Magalhães (PSDB) ao Senado, gerou uma multa aos dois de R$ 5 mil. Eles são acusados de fazer propaganda antecipada.


    Recorreu


    O pré-candidato ao Senado pelo PSDB, deputado federal Jutahy Magalhães, recorreu contra a multa imposta a ele pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) por propaganda eleitoral antecipada. Ele foi multado em R$ 5 mil. O recurso foi apresentado pela defesa do parlamentar no plenário do TRE-BA.


    Sem verba


    Ações contra o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) poderão ficar sem julgamento a partir de agosto, segundo a Associação de Juízes Federais (Ajufe). A entidade diz que são repassados anualmente à Justiça Federal (Tribunais Regionais Federais - TRFs) cerca de R$ 172 milhões para assistência judiciária gratuita, o que poderá não ser suficiente para custear uma enxurrada de ações causada pelo pente fino realizado sobre os benefícios por incapacidade - como aposentadoria por invalidez e auxílio-doença.


    Indefinição


    O PTC, comandado na Bahia por Rivailton Veloso, ainda não decidiu se fará sua convenção estadual na sexta-feira (3), ou no sábado (4), do mês de agosto no auditório do Centro de Cultura da Câmara de Vereadores de Salvador.


    Mudança de lado


    O pré-candidato do Democratas ao governo do estado, José Ronaldo, recebeu o apoio de 12 vereadores da cidade de Ilhéus. O acordo foi selado na tarde da última segunda-feira (16), em uma reunião liderada pelo vereador do PSB, partido de Lídice da Mata, Lukas Paiva. Além de José Ronaldo, estiveram presentes na reunião o pré-candidato ao Senado, Jutahy Júnior (PSDB), o vice-prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM) e o deputado estadual Pedro Tavares (DEM).


    Sobre Lázaro


    O presidente estadual do PSC, deputado estadual Heber Santana, disse que vai acelerar neste final de semana as articulações em torno da pré-candidatura de Irmão Lázaro (PSC) ao Senado. Segundo o parlamentar, com a proximidade das convenções do DEM, de José Ronaldo (dia 3), e do MDB, de João Santana (dia 1º), o PSC se vê obrigado a tomar uma posição imediata. Na oportunidade, o presidente não descartou a possibilidade de compor a chapa de Ronaldo.


    Convenção marcada


    O Movimento Democrático Brasileiro da Bahia (MDB) marcou para 1° de agosto a convenção estadual da legenda. O evento vai acontecer na sede do partido, no Costa Azul, às 09h. Na oportunidade, serão escolhidos e homologados, por voto direto e secreto, os nomes dos seus candidatos às eleições majoritárias e proporcionais do dia 07 de outubro de 2018.


    Segundo coluna


    O mandachuva do PR, Valdemar Costa Neto, está mesmo com moral. De acordo com a coluna Painel, do jornal Folha de S. Paulo, integrantes do bloco capitaneado por DEM e PP admitem que, se ele aderir a Ciro Gomes (PDT), levará o centrão a reboque, dando ao pedetista fatia expressiva da propaganda na TV. 



  • 18/07/2018


    19.07.2018 14h35m
    Recomendar

    Sobe - Vereador João Bililiu, por mostrar força ao derrubar, pela 2ª vez, na Justiça, ação do Estado que defende apreensão de veículo com IPVA atrasadado em Feira de Santana.


    Desce - O Brasil, por deixar voltar a crescer índice de mortalidade infantil depois de 26 anos em queda.


    Pedido


    Réu no processo que investiga o caso do bunker de R$ 51 milhões encontrado pela Polícia Federal em Salvador, o ex-assessor do ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB) e seu irmão deputado Lúcio Vieira Lima (PMDB), Job Ribeiro Brandão pediu ao Supremo Tribunal Federal absolvição na ação penal. A informação é do Jornal O Globo.


    Sobre Wagner


    O presidente do PT, Rui Falcão, insiste na candidatura do expresidente Luiz Inácio Lula da Silva e ainda não opina sobre as alternativas do partido se a tentativa for barrada. Questionado se o ex-governador Jaques Wagner seria uma opção, ele preferiu ficar isento. “Tem que perguntar a ele”, descartou, em entrevista à Folha.


    Licitação


    A prefeitura de Salvador abriu licitação para contratar uma empresa para realização de censo socioeconômico dos ambulantes da Avenida Sete de Setembro. O aviso foi publicado no Diário Oficial do Município da última segunda-feira (16). O financiamento ficará por conta de empréstimo junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento que a prefeitura obteve para o Programa Nacional de Desenvolvimento Turístico em Salvador.


    Se pronunciou


    Pressionado por PT e PSDB a não apoiar Ciro Gomes (PDT) na eleição presidencial, o presidente do PSB, Carlos Siqueira, disse que a neutralidade neste ano seria “imperdoável” e que a sigla não poderia se omitir. A informação é da GloboNews.


    Avaliação


    Em meio ao racha interno provocado pelo confronto de ideias sobre quem apoiar na corrida eleitoral ao Palácio do Planalto, o PSB, da senadora baiana Lídice da Mata, já avalia indicar um candidato próprio à Presidência da República. Segundo a colunista Mônica Bergamo, do jornal Folha de S. Paulo, o partido está dividido entre marchar com o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) ou formar chapa com o candidato do PT, por enquanto o ex-presidente Lula. Apenas em São Paulo integrantes da legenda defendem o apoio a Geraldo Alckmin (PSDB).


    Oficialização


    O PDT marcou para a próxima sexta-feira (20), sua convenção nacional, na qual vai oficializar a candidatura do ex-ministro Ciro Gomes à presidência da República. O evento será na sede nacional do partido, em Brasília. O PDT escolheu o primeiro dia definido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para o início das convenções partidárias. O prazo se encerra em 5 de agosto.


    Operação


    Polícia Federal (PF) deflagrou ontem (17), operação para desarticular grupo que clonava números de telefone para aplicar golpes por meio do aplicativo WhatsApp, de troca instantânea de mensagens. A ação é desdobramento de um pedido de ministros do governo Michel Temer que tiveram telefones celulares clonados. Em março deste ano, os ministros Eliseu Padilha (Casa Civil) e Carlos Marun (Secretaria de Governo) e o ex-ministro Osmar Terra (Desenvolvimento Social), todos do MDB, pediram investigação policial depois de terem os telefones celulares clonados.


    Representação


    O presidente Michel Temer seguiu ontem (17). para Cabo Verde (África Ocidental). Ele participa da 12ª Conferência de chefes de Estado e de governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), na Ilha do Sal (Cabo Verde), que acontece até hoje (18). Segundo a Agência Brasil, na conferência, Brasil transmitirá a presidência da comunidade para Cabo Verde. O comando da CPLP é rotativo. 



  • 17/07/2018


    19.07.2018 14h29m
    Recomendar

    Sobe - A Prefeitura por teriniciado, logo após as chuvas nesse início de julho, a operação tapa buracos.

     

    Desce - Vândalos que depredam escolas em São Gonçalo dos Campos pela quarta vez.


    Terezina e Feira


    O prefeito Colbert Filho, ao falar durante o ato de celebração de convênio entre prefeitura e Sebrae para qualificação dos ambulantes que vão ser abrigados no shopping popular, comentou sobre sua viagem à Terezina para verificar o porquê o Centro de Abastecimento de lá tem indicação positiva da ONU, daquela parceria público privado. Falando da forma exitosa daquela administração, o prefeito alfinetou que duas pessoas ligadas aos envolvidos na requalificação do centro da cidade através do Centro de Abastecimento, voltaram para Feira de Santana sem darem explicações do projeto exitoso de lá e que é similar ao que se faz aqui. “Não sei os nomes e eles lá não se lembraram, mas falaram que eram dois representantes dos ambulantes. Apenas deram um retrato falado: um galeguinho e um baixinho” e completou: “Se lá tivesse dado errado, fariam o maior alvoroço. Como teve êxito, ficaram calados”.

     

    Aumento


    Uma articulação no Congresso Nacional ganha corpo para aumentar os salários dos deputados e dos senadores para a próxima legislatura. Segundo a Coluna do Estadão, do jornal O Estado de S. Paulo, participam do debate alguns ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) insatisfeitos com a decisão da presidente da Corte, Cármen Lúcia, de não propor aumento novamente para o próximo ano.


    Senado


    Assim como a senadora Lídice da Mata (PSB), que não irá disputar a reeleição no pleito de outubro, outras quatro senadoras em fim de mandato podem ficar de fora da disputa. É o que mostra uma reportagem do jornal Folha de S. Paulo. De acordo com a publicação, os motivos variam da pouca viabilidade eleitoral à falta de espaço na chapa majoritária dos grupos políticos que a elegeram.


    Reclamação


    Ao deixar um grupo de Whatsapp composto por defensores e políticos ligados ao ex-presidente Lula, o advogado Cristiano Zanin sugeriu ser alvo de críticas feitas por aliados, de acordo com informações da GloboNews. Zanin reclamou que ele e a advogada Valeska Teixeira, sua sócia e esposa, tiveram que aturar o chamado ‘fogo amigo’, offs e mais offs e sugestões de pautas de pessoas que à luz do sol juram amor a Lula e à sua liberdade, mas que nas sombras estão dispostas a qualquer coisa.


    Visitas


    O pré-candidato ao governo do estado pelo Democratas, José Ronaldo participou de eventos políticos em Nova Soure e Cipó, neste fim de semana. Nas visitas, o ex-prefeito de Feira de Santana afirma estar fazendo um levantamento das demandas das cidades, o que auxiliará no processo de montagem do plano e estratégias de governo. Acompanharam José Ronaldo o pré-candidato ao senado, Jutahy Junior e o deputado Adolfo Viana.


    Caravana


    O pré-candidato ao Governo do Estado pelo PT, Rui Costa, percorreu 1,6 mil quilômetros neste fim de semana com a Caravana Pela Bahia. Entre a última sexta-feira e o último domingo (15), Rui foi as cidades de Paulo Afonso, Juazeiro, Irecê, Miguel Calmon e Itaberaba para receber propostas para construção do Programa de Governo Participativo (PGP).


    Em encontro


    Durante encontro com dirigentes do DEM, PP, PRB e SD, no último sábado (14), o pré-candidato à Presidência da República, Ciro Gomes (PDT), contou que vai pedir a Mauro Benevides Filho, que toca seu programa, que converse com um economista indicado pelo Democratas, na próxima semana, para que ambos possam encontrar pontos ajustáveis no plano do pedetista.


    Condenados


    O Tribunal de Justiça de São Paulo condenou o Partido Socialista Brasileiro (PSB) e empresários a pagarem indenização a uma moradora que teve o imóvel atingido pelo avião que caiu e matou o então candidato à Presidência da República Eduardo Campos, em 2014. Os condenados deverão pagar R$ 10 mil como compensação por danos morais. A decisão da 8ª Câmara de Direito Privado do TJ, divulgada na última sexta-feira (13), foi unânime. 



  • 14/07/2018


    19.07.2018 14h17m
    Recomendar

    Sobe - Parceria entre Prefeitura e Sebrae Bahia, por viabilizar requalificação dos comerciantes ambulantes.


    Desce - Coelba e Embasa, por se manterem no topo do ranking de reclamações no Procon de Feira.


    Agora, vai


    O suplente de deputado federal, Zé Chico (DEM) definiu esta semana que vai disputar a eleição de 2018 buscando uma vaga de deputado federal. Candidato pela primeira vez em 2014, Zé Chico teve uma votação expressiva em Feira de Santana e em todo o Estado. Atualmente, ele está na primeira suplência. Faltou pouco para que o feirense assumisse uma vaga na Câmara Federal. A partir da semana vindoura, manterá contantos com lideranças do interior e fará reuniões aqui na cidade com todos aqueles que o apoiaram em 2014 ao mesmo tempo a quem espera consegui novos apoios.


    Ritmo acelerado


    O ritmo da pré-campanha a deputado estadual do vereador Luiz Augusto de Jesus - Lulinha (DEM) - está em ritmo bastante acelerado. Faltando mais de um mês para o início oficial da disputa, Lulinha tem percorrido por diversas cidades baianas, conversando com aliados e com grupos políticos.


    Equívoco


    A juíza substituta da 12ª Vara Federal de Curitiba, Carolina Moura Lebbos, negou os pedidos para que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva seja sabatinado como pré-candidato à presidência por alguns veículos de comunicação. O professor de direito eleitoral da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Jaime Barreiros Neto, considera equivocada a decisão da juíza e afirma que a Lei permite que ele registre a candidatura, mesmo estando na condição em que se encontra: preso na Superintendência da Polícia Federal da capital do Paraná.


    Mudança


    Jerônimo Rodrigues (PT) não é mais secretário de Desenvolvimento Rural da Bahia e assume a coordenação geral do Programa de Governo Participativo na campanha do governador Rui Costa (PT), conforme decreto publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) de ontem (13). O irmão da vereadora de Salvador, Marta Rodrigues (PT), deixa a pasta um dia após a chegada de Yulo Oiticica (PT) à SDR na função de Superintendente de Políticas Territoriais e Reforma Agrária.


    Reclamou


    Após ser impedido pela Justiça de dar entrevistas na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, onde está preso, o ex-presidente Lula teria reclamado sobre o assunto com os ex-ministros Franklin Martins (Secretaria de Comunicação) e Celso Amorim (Relações Exteriores), que visitaram o ex-chefe do Palácio do Planalto na última quinta-feira (12).


    Solicitou


    O flerte entre os partidos que compõem o Centrão e o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), presidenciável mais cortejado pelo grupo, não tem agradado ao presidente Michel Temer (MDB), inimigo declarado do pedetista que já enviou recado aos aliados sinalizando a discordância de posicionamento. Segundo a coluna Painel, do jornal Folha de S. Paulo, para tentar estancar a sangria, as legendas de Centro pediram a Ciro que modere tom das críticas ao emedebista e não repita termos como “quadrilheiro” ao se referir ao presidente.


    Conselho


    A coluna do Estadão de ontem (13), afirma que a cúpula do PT passou a considerar que Lula deve indicar o também ex-ministro para substitui-lo na corrida presidencial. Segundo a publicação, os petistas lembraram que o coordenador de campanha do PT é José Sergio Gabrielli, ex-secretário de Planejamento no governo de Wagner, de 2012 a 2015.


    Rejeição


    No Rio, a Câmara de Vereadores rejeitou a abertura de processo de impeachment contra o prefeito Marcelo Crivella. Na primeira página, O Globo enfatiza que a votação na última quinta-feira (12), foi marcada por discussões e manifestações pró e contra Crivella. O placar ficou em 29 a 16 contra a abertura do impeachment. 



  • 13/07/2018


    13.07.2018 11h47m
    Recomendar

    Sobe - Defesa Civil, por treinar moradores do Minha Casa, Minha Vida, para saberem reagir em contexto de pequeno incêndio, vazamentos de botijões de gás e engasgos de bebês, crianças e adultos.


    Desce - Comerciantes do Centro de Abastecimento, que não pagam a energia que consomem, deixando o encargo para a prefeitura, portanto, de outros cidadãos.


    Reunião


    O pré-candidato ao Senado pelo PT e ex-governador do estado, Jaques Wagner, se reuniu com o presidente nacional e mandachuva do PR, Valdemar Costa Neto, em Brasília. Segundo a coluna Painel, do jornal Folha de S. Paulo, Costa vem sendo assediado por políticos em busca do apoio do partido para os presidenciáveis.


    Reaproximação


    A grande rejeição de quadros do Democratas e PP ao nome de Ciro Gomes (PDT) como representante do Centrão na corrida ao Palácio do Planalto provocou a retomada de diálogos dos dirigentes destas siglas com Geraldo Alckmin (PSDB). Segundo a coluna Painel, do jornal Folha de S. Paulo, em Brasília, parlamentares do DEM, em favor da aliança com os tucanos, consideram que Ciro pode não crescer tanto no nordeste, quanto esperado pelo partido, caso o ex-presidente Lula consiga bons resultados de transferência de votos para outro petista (plano B) na região.


    Rejeitou


    Cotado para ser candidato a vice-presidente na chapa de Jair Bolsonaro (PSL), o senador Magno Malta (PR) negou a possibilidade na última quarta-feira (11). Por meio de sua assessoria, o parlamentar informou que tentará a reeleição, segundo O Globo. Na última segunda (9), Malta já havia antecipado sua decisão em entrevista ao Diário do Nordeste, durante evento na Assembleia Legislativa do Ceará.


    Nova denúncia


    O prefeito de Eunápolis, Robério Oliveira (PSD), que ficou cinco meses afastado do cargo após ser alvo da Polícia Federal na operação “Fraternos”, teve mais uma denúncia contra ele aceita pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), segundo a coluna Satélite, do jornal Correio. O esposo da prefeita de Porto Seguro, Cláudia Oliveira (PSD), virou réu em uma ação movida pelo Ministério Público da Bahia que investiga o envolvimento dele em fraudes em licitação e desvios de recursos públicos.


    Troca


    O ex-deputado Yulo Oiticica (PT), que não teve sorte nas últimas eleições as quais disputou, deixou de lado o pleito de 2018 e assume a Superintendência de Políticas Territoriais e Reforma Agrária, órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), conforme publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) de ontem (12).


    Pedido negado


    O ex-presidente Lula teve uma decisão negativa na última quarta-feira (11), expedida pela juíza Carolina Moura Lebbos, da 12ª Vara de Execuções Penais de Curitiba. A magistrada negou o pedido da defesa do petista e ele não poderá gravar vídeos ou dar entrevistas na prisão.


    Impacto negativo


    A sobretaxa do aço imposta pelo presidente Donald Trump à China teve impacto positivo no Brasil, que ampliou a venda de aço para os Estados Unidos. A Folha de S.Paulo explica que o Brasil se livrou do aumento nas taxas, mas se comprometeu a limitar as exportações à média dos últimos 3 anos.


    Pediu investigação


    A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, enviou, na última quarta-feira (11), ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), um pedido de abertura de inquérito contra desembargador Rogério Favreto pelo crime de prevaricação. No entendimento da procuradoria, o magistrado cometeu falta disciplinar ao conceder habeas corpus favorável ao ex-presidente Lula durante o plantão judicial do último fim de semana. 



  • 12/07/2018


    12.07.2018 16h06m
    Recomendar

    Sobre - Trabalho desenvolvido pela secretaria da saúde, por reduzir notificações de dengue e chikungunya no primeio semestre deste ano em Feira.


    Desce - Moradores que apesar do grande volume de informações ainda descuidam quanto a focos do mosquito da dengue em Feira.


    Permuta


    O pré-candidato a deputado estadual Everton Carneiro (Patriota) está se articulando de modo a garantir uma vaga na Assembleia Legislativa da Bahia. Além das viagens em visitas às igrejas do Evangelho Quadrangular, o vereador feirense fez uma dobradinha que lhe renderá votos significativos em Feira de Santana dos membros da Igreja Internacional da Graça, uma outra denominação evangélica. Isso foi possível pelo compromisso de Tom de retribuir, também em votos, o apoio dos membros da Quandrangular para o pastor Luciano, pupilo do missionário R.R. Soares. Luciano assume como suplente uma vaga de deputado federal na Câmara. Ele está filiado no PRTB, que tem como expoente, Da Luz.


    Trabalho


    O vereador Tom não para de trabalhar. Tem feito todos os esforços para que as estradas da Matinha sejam patroladas nesse período. A reclamação dos moradores já têm chegado aos programas de rádio, e Tom, rápido como um raio, está resolvendo o problema. Tom não perde tempo mesmo. Sendo ele policial, aproveitou para dar o título de cidadão feirense a Coronel, presidente da Assembleia Legislativa. Politicamente, quem sabe se este coronel não dá a ele a patente de deputado estadual?


    Isaias


    Quem está animado é o vereador e pré-candidato a deputado estadual Isaias de Diogo (PSC) também evangélico da Igreja do Deus Vivo. Isso depois de ter participado da posse do novo presidente do seu partido Heber Santana, no último sábado, em Salvador. O deputado federal Lázaro ratificou o apoio a ele e com deputados federais do partido fechou dobradinhas em algumas cidades da Bahia.


    Pediu espaço


    O líder do governo na Câmara Municipal de Salvador, Henrique Carballal (PV), defendeu, em conversa com o bahia.ba, que seu partido tenha espaço na chapa encabeçada pelo ex-prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo (DEM). Ele argumenta que a legenda tinha a vice-prefeitura (ocupada anteriormente por Célia Sacramento) e perdeu o cargo para Bruno Reis (DEM), por isso precisa ser recompensado pelo grupo liderado por ACM Neto (DEM).


    Solicitação


    O corregedor da Câmara dos Deputados, Evandro Gussi (PV-SP), pediu que a Casa cumpra a decisão judicial que decretou a perda do mandato do deputado Paulo Maluf (PP-SP). Segundo a Coluna do Estadão, do jornal O Estado de S. Paulo, o próximo passo é o presidente Rodrigo Maia (DEM-RJ) marcar a reunião da Mesa Diretora para votar o parecer de Gussi.


    Indefinição


    O ex-ministro Antônio Palocci anda apreensivo com a indefinição da data para ser solto após ter feito delação premiada. Segundo a Coluna do Estadão, do jornal O Estado de São Paulo, o acordo com a Polícia Federal, homologado pelo TRF-4, prevê que o benefício seja concedido só depois de comprovadas as informações. Palocci está preso desde setembro de 2016.


    Anúncio


    O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, anunciou na última terça-feira (10), à noite, logo após a aprovação do Projeto de Lei 10332/18 autorizando a venda de seis concessionárias de energia elétrica, que o projeto de privatização da Eletrobras não será mais votado neste ano.


    Aprovação


    O projeto que define as regras para proteção de dados pessoais foi aprovado na última terça-feira (10), pelo Senado. A proposta, chamada pelos parlamentares de “marco legal de proteção, uso e tratamento de informações, que já foi apreciada pela Câmara, segue para sanção do presidente Michel Temer. São considerados dados pessoais, por exemplo: nome, endereço, e-mail, idade, estado civil e situação patrimonial.


    Se demitiu


    Solto na madrugada de terça-feira (10), o chefe de gabinete do ex-ministro do Trabalho Helton Yomura, Júlio de Souza Bernardo, pediu exoneração do cargo. Já em seu apartamento em Brasília, ele gravou um vídeo, divulgado nas redes sociais, onde comunicou o ato.


    Pronunciamento


    A presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Laurita Vaz, se pronunciou na última terça (10), sobre o habeas corpus concedido ao ex-presidente Lula e, além de negar o pedido de liberdade, afirmou que o desembargador Rogério Favreto não era competente para tomar a decisão. 



  • 11/07/2018


    12.07.2018 16h03m
    Recomendar

    Sobe - Coelba, por conceder desconto de até 55% na conta de energia para produtores rurais.


    Desce - INSS e sindicato nacional dos aposentados e pensionistas, filiado à CUT, que descontam do aposentado mensalidade sem autorização no seu benefício.


    Lançamento


    O jornalista, memorialista e crítico de cinema Dimas Oliveira faz noite de autógrafo na próxima sexta-feira, 13, durante o lançamento da obra O Processo de Cassação da Rádio Cultura, organizada por ele. O evento literário, que acontece na Biblioteca Municipal Arnold Silva, às 19h30, pretende reunir diversos escritores, políticos e interessados no tema apresentado no novo livro de Dimas. O primeiro foi lançado em 2014 sob o título Cinema Demais.


    Proposta


    Diante da situação fiscal ainda frágil do governo federal, a equipe econômica vai insistir numa proposta, engavetada pelo Congresso Nacional, de elevar a tributação de fundos exclusivos de investimentos, destinados a investidores mais ricos. A proposta pode gerar cerca de R$ 10 bilhões para os cofres públicos, sendo R$ 6 bilhões para a União.

     

    Indisciplina


    A juíza Leila Cury, da Vara de Execuções Penais do Distrito Federal, afirmou ter recebido informações do Presídio da Papuda de que, mesmo diante do isolamento imposto ao ex-ministro Geddel Vieira Lima, ele permanece indisciplinado.


    Foi convidado


    Braço direito do presidente Michel Temer (MDB), o ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, foi convocado para fazer a contagem dos votos que o presidenciável Henrique Meirelles tem para a convenção do MDB.


    Ganhando força


    Com a indefinição para a escolha dos nomes que ocuparão as vagas de vice e a restante ao Senado, o nome do vice-prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM), vem ganhando força para compor a chapa majoritária encabeçada pelo ex-prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo (DEM).


    Anúncio


    Pré-candidato à reeleição, o governador do estado, Rui Costa (PT), anunciou ontem (10), que já marcou a data da convenção que deverá confirmar seu nome na disputa eleitoral de outubro: dia 4 de agosto.


    Com Ciro


    Ele já havia afirmado que só seria vice do ex-presidente Lula na corrida ao Palácio do Planalto deste ano, mas a aproximação do PR de aliança com a outro presidenciável, o deputado federal Jair Bolsonaro (PSL), fez Josué Alencar acenar para uma composição de chapa com Ciro Gomes (PDT).


    Segundo coluna


    As investigações do Inquérito dos Portos, que andam em ritmo acelerado, podem alterar os rumos da defesa do presidente Michel Temer. De acordo com a Coluna do Estadão, do jornal O Estado de S. Paulo, uma tese para responsabilizar unicamente o coronel João Baptista Lima Filho por receber supostos recursos indevidos de empresas do setor portuário começa a ser montada.


    Acionou STJ


    A Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifestou na última segunda-feira (9), em relação ao habeas corpus em favor do ex-presidente Lula e acionou o Superior Tribunal de Justiça (STJ) para que os recursos do petista sejam avaliados apenas pelo STJ, a fim de manter a decisão do TRF-4.



  • 10/07/2018


    10.07.2018 11h11m
    Recomendar

    Sobe - A solidariedade humana, que continua prevalecendo, na contribuição mundial para retirar crianças com vida da caverna, na Tailândia.


    Desce - O bate cabeça no TRF-4, que colocou em xeque à própria idoneidade do Tribunal, no caso Lula.

     

    Compromisso


    O vereador Zé Curuca (DEM), em entrevista concedida à TV Câmara do Legislativo feirense, fez um agradecimento especial ao povo de Feira de Santana, pela confiança depositada em seu mandato. O edil destacou as melhorias conquistadas para o distrito de Humildes em seu primeiro mandato na Câmara Municipal como a casa lotérica, agência do banco Bradesco, Policlínica 24 horas, duas unidades do Programa de Saúde da Família (PSFs) na sede do distrito, o Ginásio de Esportes, a Escola Municipal Geraldo Dias e a pavimentação de diversas ruas, que contribuíram para o crescimento do distrito e asseguraram o seu retorno à Casa, nas eleições de 2016.


    Espera definição


    Garantida como pré-candidata à reeleição de deputada federal, Alice Portugal, afirmou à imprensa que o PCdoB ainda aguarda uma resposta do governador Rui Costa (PT) sobre a possibilidade do partido assumir uma das vagas de suplência para o Senado, na chapa majoritária.


    Cogitação


    O nome do senador Tasso Jereissatti começa a ser cogitado para ser vice de Geraldo Alckmin (PSDB) na eleição presidencial. A alternativa aparece caso os tucanos não consigam atrair outros partidos do centro para sua coligação.


    Se reuniu


    O pré-candidato ao governo da Bahia José Ronaldo (DEM) aproveitou a visita na festa de Casa Nova, no último sábado (7), e encontrou com a ex-prefeita Dagmar. Na cidade, o ex-prefeito de Feira de Santana reuniu-se com correligionários e buscou informações sobre problemas enfrentados pela população, principalmente em relação à área de saúde.


    Após 10 dias


    Após dez dias isolado em uma solitária, o ex-ministro Geddel Vieira Lima voltou para a cela comum onde estava preso no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília. De acordo com a BandNews FM, a Vara de Execuções Penais do Tribunal de Justiça do Distrito Federal afirmou que o baiano se comportou de forma indisciplinada durante o período em que ficou na solitária, pois se recusava a comer as quatro refeições oferecidas por dia.


    PT sobre Lula


    Diante do imbróglio jurídico formado com a decisão de soltar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Partido dos Trabalhadores (PT) convocou para segunda-feira (9), a partir das 10h, segundo a Agência Brasil, uma reunião ampliada do Conselho Político para discutir a situação.


    Criticou


    O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil na Bahia (OAB-BA), Luiz Viana Queiroz, criticou as ações do poder Judiciário, no caso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no último domingo (8), dizendo que o poder citado não sabe se comportar.


    Defendeu


    A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, divulgou uma nota onde se manifesta sobre a decisão do desembargador Rogério Favreto de soltar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). No texto, a ministra defende que a justiça é “direito de todos” e que “os ritos do judiciário devem ser respeitados”. Ela afirma ainda que as decisões devem seguir sem quebra de hierarquia. 



  • 07/07/2018


    09.07.2018 14h05m
    Recomendar

    Sobe - Fundação Egberto Costa e 35º BI, por construírem histórias de orgulho para Feira de Santana.


    Desce - A fragilidade do código penal, por deixar brecha para criminosos serem soltos como inocentes.


    Se esquivou


    Em Salvador para inaugurar o novo Instituto Couto Maia, em Cajazeiras, com o governador Rui Costa (PT), e liberar recursos para a manutenção do Hospital Municipal, ao lado do prefeito ACM Neto (DEM), o ministro da Saúde Gilberto Ochhi (PP) se esquivou e negou à imprensa que a estratégia seja para “agradar a gregos e troianos”.


    Após visita


    O coordenador nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), João Pedro Stédile, afirmou na última quinta-feira (5), após visita ao ex-presidente Lula (PT), que a presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Cármen Lúcia, deve “criar vergonha” e colocar em votação na Corte ações que questionam a legalidade da execução antecipada da pena.


    Recado


    Após o irmão, o presidenciável Ciro Gomes (PDT), ser vaiado em um evento promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), o ex-governador do Ceará, Cid Gomes, mandou um recado: “A gente não quer parceria com empresário escravocrata. Esse tipo pode ficar com o [Jair] Bolsonaro [PSL]”.


    Levantamento


    O consultor jurídico do Partido dos Trabalhadores (PT), o advogado Luiz Fernando Pereira, realizou uma série de levantamentos para dar sustentação à tese de que, mesmo condenado em segunda instância, Lula poderia participar da disputa. Segundo a coluna Painel, do jornal Folha de S.Paulo, em um deles, Pereira apresentou à direção do PT os dois últimos casos de candidatos à Presidência que tiveram registros indeferidos pelo Tribunal Superior Eleitoral, mas continuaram a campanha até o trânsito em julgado.


    Candidatura incerta


    O empresário Flávio Rocha, pré-candidato à Presidência da República, pode desistir de concorrer ao Palácio do Planalto após conversa com o presidente nacional do PRB, Marcos Pereira, segundo a coluna do Estadão.


    Sem forçar


    Com o Democratas rachado na escolha sobre quem apoiar na corrida ao Palácio do Planalto, o presidente nacional da sigla ACM Neto e o ainda presidenciável Rodrigo Maia avisaram aos correligionários que não vão “entrar de sola” para forçar um consenso.


    Polêmica


    O deputado federal Marco Feliciano (Podemos-SP) fez uma enquete no Facebook para perguntar aos internautas se a depressão é “causada por uma doença natural ou por demônios”. A pergunta foi alvo de críticas dos usuários da rede social e também no Twitter, onde foi parou no Trend Topics, que aponta os assuntos mais comentados.


    Reunião


    Foi realizada na última quinta-feira (5), na Secretaria de Comunicação do Estado (Secom), a primeira reunião do Comitê de Acompanhamento e Monitoramento de Ações de Publicidade Institucional, que tem como finalidade garantir o cumprimento das orientações estabelecidas pela legislação eleitoral até outubro.



Os comentários e textos não representam a opinião do portal; a responsabilidade pelo blog é do autor da mensagem.
Folha do Estado da Bahia
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia