Em cima da hora:
GM investe US$ 500 milhões em rival do Uber
-
  • Facebook
  • Twitter
  • Orkut
  • Feeds
  • 21/03/2018


    21.03.2018 12h04m
    Recomendar

    Sobe - Feira de Santana por reralizar a ENDOMARCHA, uma caminhada em prol da conscientização da ENDOMETRIOSE, doença que afeta 1 em cada 10 mulheres.


    Desce - Empresa Call Center por ser condenada a pagar R$ 10 mil por impedir funcionária de ir ao banheiro.


    Neinha pediu justiça


    A vereadora Neinha Bastos informou a presença dos familiares do representante comercial Aniceto Lobo Nunes, assassinado na semana passada, agradeceu ao prefeito por atender indicação de sua autoria e elogiou a reestruturação do ambulatório de especialidades do Hospital da Mulher de Feira de Santana. “Estamos aqui para pedir justiça. Tenho costume de dizer que sozinho não fazemos nada. A presença dos familiares do meu amigo aqui vai repercutir lá fora e espero que chegue até o governador. Não é fácil e precisamos lutar por justiça até o fim, pois temos que fazer da dor dos outros a nossa dor, a nossa pele cortada”, pediu Neinha.


    E agradeceu ao prefeito


    A edil também usou seu tempo na tribuna para agradecer ao prefeito José Ronaldo por atender a uma indicação de sua autoria. “Ali no fundo do Bem Barato, o prefeito já deu ordem de serviço e os moradores nem estão acreditando. Eu fiz indicação e o prefeito prometeu fazer e se ele promete, ele cumpre, não esquece”, agradeceu. Para finalizar, Neinha elogiou a reestruturação do ambulatório de especialidades do Hospital da Mulher. “A equipe médica e direção do Hospital da Mulher estão de parabéns! Ontem, foi inaugurada a reestruturação de especialidades, que traz para as mulheres da cidade alguns serviços como, fisioterapia pélvica e residência médica”, findou.


    Cobrou do Estado


    O vereador Cadmiel Pereira voltou a criticar o governo do estado pelo abandono de obras e o não cumprimento de promessas feitas durante campanha eleitoral neste município. “Feira de Santana é a 34ª cidade do país e não tem encontrado obras do governador da Bahia. Governador, bom dia, não esqueça Feira de Santana, onde o senhor foi muito bem votado e onde tem um prefeito que trabalha para o seu povo. Não podemos aceitar que o dinheiro público não seja aplicado em melhorias para o povo”, afirmou cobrando a conclusão das obras do Centro de Convenções, da pavimentação do CIS e da construção da pista em frente à Fundação Jonathas Teles de Carvalho.


    Elogiou Lulinha


    Tom, elogiou o discurso do colega Lulinha sobre o Governo do Estado e afirmou que quando entrou na Polícia Militar, há quase 20 anos, o efetivo da ativa era de aproximadamente 25 mil policiais. “Hoje, o efetivo da ativa não chega a 30 mil. O governador tem que se espelhar no secretário Municipal de Prevenção à Segurança, Pablo Roberto, que estará de volta a esta Casa no dia 07 de abril e, com certeza, Feira de Santana perderá com isso, pois é um secretário que tem feito um bom trabalho”, findou.


    Confirmado


    A data do julgamento do último recurso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi marcada para a próxima segunda-feira (26). De acordo com informações do site O Antagonista, como os embargos de declaração não alteram a sentença do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), a prisão do ex-presidente pode ser confirmada, e caberá a Sérgio Moro a ordem final que poderá sair no mesmo dia.


    Eleição


    O presidente Michel Temer (MDB) admitiu publicamente ontem (20), que pode tentar a permanência no cargo nas eleições de outubro, de acordo com informações da Folha. O emedebista disse que não se decidiu sobre o assunto, mas afirmou que uma candidatura “não é improvável”.


    Tá confirmado


    O ex-pugilista Reginaldo Holyfield (DEM)confirmou ontem (20), que será candidato a deputado estadual nas eleições de outubro. Atualmente trabalhando na Prefeitura de Salvador, o lutador citou que fará “dobradinha” com o chefe de gabinete de ACM Neto, João Roma. “Meu candidato a deputado federal é ele”, pontuou.


    Condição


    O prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), condicionou sua candidatura ao governo do Estado à saída do deputado federal Lúcio Vieira Lima do MDB, conforme apurou o bahia.ba. No cenário atual, portanto, Neto não concorreria a governador no pleito de outubro, já que o parlamentar tem dito reiteradas vezes que disputará a reeleição na Câmara pelo atual partido. 



  • 20/03/2018


    20.03.2018 17h47m
    Recomendar

    Sobe - Exposição em Feira por celebrar Dia Mundial da Água e a importância de sua preservação.


    Desce - Pessoas que produzem e compartilham fake news nas redes sociais.


    Mobilidade urbana


    O presidente do Legislativo feirense, José Carneiro Rocha (PSDB), recebeu, ontem segunda-feira (19), o Plano Municipal de Mobilidade Urbana 2018, que deverá ser encaminhado para apreciação das Comissões permanentes da Casa e, posteriormente, para votação em plenário. O documento foi entregue pelo secretário municipal de Planejamento, Carlos Brito, durante visita à Câmara Municipal de Feira de Santana. O Plano Municipal de Mobilidade Urbana visa melhoria de acessibilidade e integração dos diferentes modos de transporte, sendo fundamental para nortear futuros investimentos.


    Falta de segurança


    João Bililiu tratou de falta de segurança na sede e distritos e inauguração do Mercado de Carne do bairro Sobradinho. O vereador disse mais, que no último domingo esteve no distrito de Jaíba, onde foi chamado à atenção, mais uma vez pelos moradores, pela falta de segurança no local. “Os moradores não estão mais aguentando a quantidade de assaltos na localidade. Os vândalos estão agindo a qualquer momento e espero que o coronel Uziel dê uma atenção maior àquela área”, pontuou. Ainda tratando de violência, Bililiu tratou de violência nas escolas e lembrou da morte de uma adolescente de 17 anos, ocorrida na Escola Edith Machado Boaventura, bairro Pampalona.


    Parabenizou prefeito


    O vereador Cadmiel Pereira parabenizou a prefeitura pela inauguração do Túnel da João Durval com a Presidente Dutra. Segundo o edil, o mesmo modelo de túnel existe nas cidades de Belo Horizonte e Brasília, o que demonstra que o prefeito José Ronaldo tem capacidade de desenvolver em Feira projetos de primeiro mundo. “Porém, há políticos que passaram por nossa cidade e não ajudaram no seu crescimento, não trouxeram recursos ou projetos. Enquanto isso, Ronaldo, em 2001, fez viadutos e abriu avenidas e nesses momentos vimos ambientalistas se amarrando nas árvores da Getúlio Vargas. Ambientalistas que sumiram, que não brigam mais por árvores, porque foi missa comprada”, disse.


    Carneiro solicita melhorias


    Foi aprovado, em votação única e por unanimidade dos presentes, na Câmara Municipal de Feira de Santana, na segunda-feira (19), o Requerimento de nº 64/2018, de autoria do vereador José Carneiro (PSDB), que solicita da gestora de Atendimento Regional da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), Cleriane Rodrigues, que seja efetuado reparo na rede de energia no povoado de Casa Nova, no distrito de Maria Quitéria, próximo à casa de Val de Edezia. “Vale salientar que está faltando uma parte da fiação, impossibilitando que seja feito a ligação de energia para um braço de luz existente no local, trazendo prejuízos para a comunidade, pois o local está escuro e perigoso”, justificou o edil.


    Dia de São José


    Luiz da Feira, no uso da tribuna da Câmara Municipal de Feira de Santana, na sessão ordinária de segunda-feira (19), lembrou o Dia de São José, comemorado em 19 de março, e revelou a expectativa dos agricultores pela chegada das chuvas nesta data como sinal de boa colheita. “Esta é uma data muito importante para os agricultores. No Dia de São José o povo da zona rural espera chover para poder plantar milho, feijão... Lembro de meus familiares festejando quando a chuva chegava na roça no dia de São José”, afirmou.


    Criticou violência


    Zé Filé lamentou a morte do representante comercial Aniceto Lobo Nunes (52), assassinado a facadas na tarde do último sábado (17), no bairro Campo Limpo. “Aniceto era um bom homem, admirado por todos a sua volta. O seu sepultamento foi acompanhado por quase mil pessoas. Imagino a dor da família, da esposa e dos filhos que ficaram sem pai, peço a Deus que conforte os corações. Todos os dias eu o via levar seus filhos para a escola, infelizmente hoje não o vi mais”, lamentou. O edil, indignado, criticou a realidade da segurança pública em Feira de Santana. 



  • 17/03/2018


    19.03.2018 14h56m
    Recomendar

    Sobe - Justiça por proibir prefeitura contratar estagiários para dar aulas sem acompanhamento.


    Desce - Rede de ensino que contrata estagiário para assumir regência de sala de aula.


    Calendário reajustado


    A Câmara Municipal de Feira de Santana aprovou, em primeira discussão e por unanimidade dos presentes, na quarta-feira (14), o Projeto de Lei de nº 016/2018, que dispõe sobre a inclusão no Calendário Oficial de Festas e Eventos do Município de Feira de Santana, o Natal Encantado no distrito de Humildes. De acordo com a matéria, o evento deve acontecer na segunda quinzena no mês de dezembro, podendo ser realizado antes ou após o dia 24 do mês citado, sempre nos turnos vespertino e noturno em comum acordo com a gestão municipal em função da programação do Natal Encantado de Feira de Santana sede.


    Renuncia sai até final de semana


    Ainda avaliando uma eventual candidatura ao governo da Bahia, o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), garantiu que a decisão sobre a renúncia no Palácio Thomé de Souza deve sair ao longo do final de semana. No entanto, não o anúncio. “Eu diria a vocês que todo o meu processo de conversas se conclui nesse final de semana, portanto conforme eu havia dito a vocês, teremos uma decisão. Agora o anúncio apenas no dia 7 de abril”, avaliou ACM Neto. Apesar da proximidade com o prazo limítrofe indicado por ele, o prefeito negou que haja conversas com PP e PR sobre questões políticas estaduais, conforme apontam informações de bastidores.


    Equipe investigativa reduzida


    Responsável por investigar o grupo político do presidente Michel Temer, a força-tarefa Greenfield atua desde o início de março com apenas dois procuradores de forma exclusiva - antes eram quatro, de acordo com a Coluna do Estadão. O pedido de que a equipe seja retomada está na Procuradoria-Geral da República e no Conselho Superior do MPF (CSMPF) desde 18 de fevereiro. A procuradora-geral, Raquel Dodge, disse que o problema não é com ela e, sim, com o colegiado.


    Vai defender ampliação de intervenção


    O deputado José Carlos Aleluia (DEM-BA), eleito na quarta-feira (14), para o Conselho da República, disse que, se o colegiado for consultado pelo presidente Temer sobre o prosseguimento da intervenção no Rio de Janeiro, defenderá a continuidade da ação e sua ampliação, de acordo com a coluna Painel, do jornal Folha de S.Paulo. O assunto veio à tona após a execução da vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ) na última quarta. O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), quer que a Câmara acompanhe as investigações do crime e seja rigorosa na cobrança de punições.

     

    Mudança no partido


    A direção do Partido da República decidiu mudar de nome, assim como o PMDB, que recentemente alterou para MDB. De acordo com a Coluna do Estadão, a sigla fará isso antes das eleições, pois quer se livrar do carimbo de legenda envolvida em escândalos. Deverá adotar o antigo nome Partido Liberal e não pretende fazer alterações no estatuto. O deputado Capitão Augusto (SP) deverá o novo presidente do partido. O cargo é ocupado interinamente pelo vice Tadeu Candelária, que substitui Antônio Carlos Rodrigues, licenciado após ser preso em dezembro pela Polícia Federal.


    Frustração total


    A ex-presidente Dilma Rousseff frustrou a expectativa dos seus aliados e seguidores políticos e não compareceu ao evento do Fórum Social Mundial realizado na noite da quinta-feira (15), no estádio de Pituaçu. Ela era esperada para realizar um discurso ao lado do também ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do governador Rui Costa. Dilma apareceu durante a manhã em um espaço do Fórum montado no campus da Universidade Federal da Bahia (Ufba) em Ondina. Nesta quarta (14), havia a expectativa de que ela fosse participar do lançamento de um livro do jornalista Mino Carta, realizado no mesmo campus da Ufba. No entanto, ela também não compareceu.


    “Não baixe a cabeça”


    O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva aproveitou sua passagem por Salvador para revelar o conselho que deu ao secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Jaques Wagner, após ele ser alvo de uma operação da Polícia Federal em fevereiro deste ano. “Galego, faça como eu: não baixe a cabeça, porque com caráter e a honra a gente nasce. Eu resolvi defender a minha”, afirmou durante discurso realizado em evento do Fórum Social Mundial, no estádio de Pituaçu. 



  • 16/03/2018


    19.03.2018 14h41m
    Recomendar

    Sobe - Vereador Edvaldo Lima, por obter vitória com a não contratação de Igor Kannário e Pablo Vittar, para Micareta de Feira.


    Desce - A violência urbana que ceifou a vida de uma vereadora, no Rio de Janeiro.


    Desconhece candidatura


    A secretária Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Jusmari Oliveira, afirmou que desconhece decisão sobre pré-candidatura à Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) neste ano, conforme revelado pelo senador Otto Alencar (PSD) ao Bahia Notícias. “O senador Otto disse para imprensa antes de dizer pra mim. Mas, se ele disse, essa é a decisão que o partido tomou”, comentou.


    Lanchas escondidas


    Os ex-prefeitos de Abaré, no norte do estado, Delísio Oliveira da Silva e Benedito Pedro da Cruz, são processados por mau uso de uma lancha destinado ao transporte escolar. Abaré tem ilhas situadas às margens do Rio São Francisco. Segundo o Ministério Público Federal (MPF) em Paulo Afonso, foi constatada que a embarcação, adquirida com recursos federais, permanecia sem uso, primeiro, na casa de Delísio, e depois, na garagem da prefeitura, sujeita à deterioração. Com a lancha à disposição, o transporte escolar continuava sendo feito em embarcações alugadas, em estado precário e sem coletes salva-vidas.


    Rui pede manifestação dura


    O governador Rui Costa convocou parlamentos do Brasil e de fora do país a se mobilizarem numa “manifestação dura e firme” contra a intimação do reitor da Universidade Federal da Bahia (Ufba), João Carlos Salles, e do professor que criou a disciplina sobre o “golpe de 2016”, Carlos Zacarias. Durante discurso no Encontro Internacional Parlamentar, na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Rui disse que isso é uma “invasão”. “Pode não ser física, mas é invasão de debate de ideia. Inconcebível a intimação. Nem na ditadura se restringia. Nem naquela época se constrangeu tanto um debate de ideia no ambiente universitário”, criticou o governador.


    Pré-candidato ao Senado


    O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Ângelo Coronel (PSD), prometeu lutar “até onde puder” para conseguir disputar a vaga ao Senado na chapa do governador Rui Costa (PT). Em entrevista na quinta-feira (15), durante Encontro Internacional Parlamentar na Casa, pelo Fórum Mundial Social, Coronel ponderou que, caso o cargo vá pra outro partido, será preciso reunir o grupo político para realocá-lo na chapa. “A priori sou pré-candidato a senador. Não sou político do ‘o que sobre tá bom’. Tenho foco”, afirmou.


    Laxante em merenda escolar


    Acusado de puxar uma arma para dois vereadores, o prefeito de Itatim, no Piemonte do Paraguaçu, Gilmar Pereira Nogueira, o “Tingão” (PSD), declarou que dois vereadores tramavam colocar laxantes na merenda de uma escola. Em nota enviada ao Bahia Notícias, na quinta-feira (15), o gestor disse que a atitude dos vereadores Nadson Andrade (PTB) e José Machado (PMDB) foi “covarde e criminosa”. O fato teria ocorrido na Escola Municipal Geraldo Pereira Nogueira, onde os edis tinham ido para apurar uma denúncia feita por estudantes. Conforme Tingão, que é ex-delegado, os edis iriam colocar 20 comprimidos de Lactopurga na refeição da escola.


    Orgulho do PT


    Um dia após o governador Rui Costa sinalizar a necessidade do PT debater uma alternativa para o eventual impedimento da candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva à presidência da República em 2018, o próprio Lula afastou qualquer tensionamento na relação entre eles. “Eu queria aproveitar para parabenizar o companheiro Rui Costa. O Rui é um cara que veio mais ou menos da mesma origem que eu vim, que o [Jaques] Wagner veio. Sofreu muito pra estudar, chegou ao governo e está sendo uma surpresa agradabilíssima”, afirmou Lula.


    Impeachment de Barroso


    O ministro Carlos Marun, responsável pela articulação política do presidente Michel Temer, já redigiu o esboço do pedido de impeachment do ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal. O texto foi apresentado na quarta-feira (14), a parlamentares curiosos. De acordo com o Estadão, o embasamento será o artigo 39 da Lei 1.079/50, que inclui entre crimes de responsabilidade de ministros do STF exercer atividade político-partidária e agir de maneira incompatível com o decoro. 



  • 15/03/2018


    19.03.2018 14h37m
    Recomendar

    Sobe - Secretaria de Saúde por realizar Mutirão de Especialidades para atender, à noite, quem está na fila por consulta médica.


    Desce - Poder Público e o cidadão. O primeiro por permitir e o segundo por construir imóveis de forma irregular.


    Cobrança I


    João Bililiu voltou a cobrar ao Governo do Estado a conclusão do serviço de esgotamento sanitário no entorno da Lagoa Grande. O edil, repercutindo a matéria “Canais de drenagem da Lagoa Grande estão em pleno funcionamento”, publicada no Folha do Estado, cobrou mais empenho do deputado estadual Zé Neto (PT) para solucionar o problema enfrentado pelos moradores.


    Cobrança II


    Bililiu ainda falou que “deputado não foi eleito para passear e exigiu agilidade nas obras”. “O deputado estadual, líder do Governo na Assembleia, Zé Neto, foi visitar a Lagoa Grande com representantes da Conder e da Embasa e disse que está tudo bem. O deputado não fez nada mais nada menos que a obrigação dele indo ver a situação daquele espaço. O povo não o colocou no poder para passear não. O deputado não foi eleito para passear. O povo está sofrendo com a fedentina dos esgotos a céu aberto e nada foi feito”, reclamou. Ele lembrou que a previsão de conclusão da obra era de 18 meses. “Já se passaram seis anos, e a obra não foi concluída”.

     

    O prefeito está honrando com compromissos

     

    Ao parabenizar o governo municipal pela construção do Shopping Popular, o vereador e líder governista Luiz Augusto de Jesus – Lulinha (DEM), durante pronunciamento na tribuna da Casa da Cidadania, na quarta-feira (14), afirmou que o prefeito José Ronaldo de Carvalho está honrando o compromisso que fez com o povo de Feira de Santana. O edil afirmou que esteve presente à visita promovida ao local, pelo gestor municipal, na tarde de terça-feira (13).


    Comemorou convocação de jogador


    A convocação do jogador feirense Anderson Talisca para os amistosos da Seleção Brasileira de futebol foi repercutida pelo vereador Edvaldo Lima (PP) durante discurso na tribuna da Casa da Cidadania, na sessão ordinária de ontem (14). Para o edil, a convocação do craque, revelado pelo time juvenil Astro, é motivo de orgulho para a sociedade feirense. “Feira de Santana tem hoje um representante na Seleção Brasileira: Talisca. O garoto foi revelado no Astro, através da Fundação do Menor, que projetou Talisca e muitos outros que estão despontando no cenário do futebol nacional e mundial. Ele já atuou no Bahia e em outros times do exterior. Parabéns ao jovem jogador, a sua família e ao Astro, que o revelou”, afirmou.


    Incentivo ao social


    Para Edvaldo, é de fundamental importância o incentivo ao trabalho de instituições sociais, como a Fazenda do Menor de Feira de Santana (FAMFS). “Devemos reconhecer o trabalho realizado por essa instituição em prol dos nossos jovens. Se não fosse a mão amiga de Antônio Lopes Ribeiro, que comanda a FAMFS, para tirar os jovens das ruas, dos bairros periféricos e oferecer oportunidades de formação profissional. Que o presidente da República olhe para a Fazenda do menor e devolva a estrutura merecida àquela instituição”, concluiu.


    Intriga


    O pré-candidato à Presidência Ciro Gomes (PDT) afirmou na quarta-feira (14), que existe uma usina de intrigas sobre a relação dele com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O presidenciável afirmou que as razões disso são impedir a união dos partidos de esquerda no segundo turno e uma estratégia do PT para garantir o capital político de Lula numa transferência de votos ao indicado por ele para a disputa.


    PR e ACM Neto


    A possibilidade concreta de o PR vir a integrar a chapa do prefeito ACM Neto (DEM) ao governo provocou uma disputa interna na legenda por espaço ao lado do democrata. Enquanto o deputado federal Ronaldo Carletto se prepara para se filiar à legenda com o objetivo de disputar uma vaga ao Senado, na chapa de Neto, o deputado federal José Rocha, quadro antigo do PR, passou a desejar a vice do prefeito. 



  • 14/03/2018


    14.03.2018 18h13m
    Recomendar

    Sobe - Campanha de prevenção e combate a tuberculose em Feira.

     

    Desce - Pessoas que fazem construções irregulares colocando a vida humana em risco.

     

    Sessão comemorativa

     

    Na sessão legislativa da Câmara Municipal de Feira de Santana, ontem, terça-feira (13), foi aprovado, em votação única e por unanimidade dos presentes, o Requerimento de nº 53/2018, do vereador Ewerton Carneiro - Tom (PEN), que solicita o agendamento para a sessão solene em 12 de novembro do ano corrente, às 19h30, no plenário da Casa, em comemoração ao aniversário da Igreja do Evangelho Quadrangular.

     

    Homenagens

     

    A Câmara Municipal de Feira de Santana, na manhã de ontem, terça-feira (13), aprovou, em discussão única e por unanimidade dos presentes, a concessão da Comenda Dr. Gastão Guimarães, ao médico Rodrigo Serapião Mendes e ao médico Robson Souza Santos. A Mesa da Câmara Municipal providenciará a impressão da Comenda, que será entregue em sessão solene convocada especialmente para este fim.

     

    Defende o povo

     

    Zé Filé após ouvir o discursos dos colegas governistas, que criticaram o Governo do Estado lembrou que não é a favor do Estado e sim do povo. "Alguns colegas trataram da vagareza do Governo do Estado e concordo com eles. Há ano se deu início à construção de um colégio estadual que nunca ficou pronto. Não defendo o Governo, defendo o povo. Não quero saber do Município ou do Estado. O Município também erra e um exemplo é uma creche que está sendo construída no bairro Mochila", criticou. 

     

    Lulinha explicou

     

    Em aparte, o líder governista da Casa, Lulinha, afirmou que o colega Zé Filé reivindica um direito que lhe assiste e explicou que algumas obras não são concluídas por abandono da empresa vencedora da licitação. "Quando elas abandonam, a Prefeitura precisa fazer outra licitação e até contratar nova empresa a obra precisa ficar parada. Mesmo assim, são mais 170 escolas reformadas e mais de 30 creches e escolas construídas", explicou.

     

    Eleições 2018

     

    Marcos Lima tratou das eleições deste ano. Segundo ele, a Câmara Municipal de Feira de Santana não pode ficar de fora deste momento político importante. "Somos uma cidade com mais de 700 mil habitantes e temos nesta Casa vereadores com muitos votos. Não podemos ficar de fora das escolhas feitas nas eleições. Estamos vendo o nome de Bolsonaro sendo bem ventilado nas pesquisas e ACM Neto assumindo diretórios em outros estados", pontuou. E continuou. "José Ronaldo tem participado ativamente dessas escolhas indo à Brasília e se ACM Neto não sair a governador, com certeza será Ronaldo o nome para a disputa", disse.

     

    Janelas partidárias

     

    Marcos Lima ainda externou preocupação com as janelas partidárias. De acordo com ele, elas estão abertas apenas para os deputados e os vereadores acabam sendo prejudicados, pois ficará mais difícil disputar as eleições deste ano. "Infelizmente, os deputados não pensam nos vereadores quando fazem as leis, pensam apenas em consolidar os próprios mandatos. Outro exemplo que não favorece os vereadores é a mine reforma política. Precisamos ficar atentos às situações", findou.

     

    Vai solicitar um túnel

     

    O vereador Cadmiel Pereira afirmou mais, que irá solicitar do Executivo, um túnel para desafogar a região do bairro Sobradinho. "A cidade está crescendo, temos hoje um número muito grande de veículos e motos circulando. As pessoas estão felizes com as obras executadas pelo Município, a exemplo da estrada de Terra Dura. O prefeito trabalha com equidade assistindo aos bairros e distritos", observou.

     

    Criticou decisão do supremo

     

    Tom criticou a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que autoriza os transexuais alterarem o nome e o sexo no registro civil sem que se submetam a cirurgia. Indignado, o edil considerou a decisão como um desrespeito à bíblia e às famílias. 'Quero aqui deixar a minha indignação com relação a essa medida. Não tenho nada contra o ser humano, mas sou a favor dos princípios deixados pelas escrituras sagradas e a favor da família. Vejo essa decisão como uma vergonha para o nosso Brasil, um retrocesso", disse.  



  • 13/03/2018


    13.03.2018 17h53m
    Recomendar

    Sobe - Corrida TPM de Feira de Santana por valorizar o empoderamento feminino.


    Desce - Desentendimento entre a classe patronal e a dos empregados dos Correios que desencandeou mais uma grave da categoria.


    Cobrou devolução


    Edvaldo Lima denunciou que a Associação Cultural e Bloco Afro Carnavalesco Zenza não realizou a prestação de contas do patrocínio da ordem de R$ 230 mil repassados pela Prefeitura de Feira de Santana para divisão entre os blocos na Micareta no ano de 2017. De acordo com o edil, a procuradoria do Município acionou o Ministério Público para que as providências sejam adotadas. “A Associação Zenza recebeu R$ 230 mil do Município na Micareta 2017 para dividir com os blocos que iriam desfilar na festa. Mas, não houve divisão e o governo pediu a prestação de contas”.


    Destacou obras


    Carlito do Peixe parabenizou o governo municipal pela realização de diversas melhorias no município e afirmou que o prefeito José Ronaldo de Carvalho é um gestor preparado e comprometido com o desenvolvimento de Feira de Santana. “José Ronaldo se preparou para administrar Feira de Santana e faz isso pelo povo. Na última sexta-feira (09), o prefeito entregou a Avenida Francisco Pinto, antiga Rio de Janeiro, totalmente pavimentada. Nesta manhã, entregou uma escola no parque Ipê e mais tarde estará no distrito de Tiquaruçu entregando mais melhorias”, informou.


    Comemorou chuvas


    Neinha Bastos, durante pronunciamento na tribuna da Casa da Cidadania, na sessão ordinária de segunda-feira (12), comemorou a chegada das chuvas na zona rural de Feira de Santana e lamentou que os homens não reconheçam o poder de Deus sobre todos os acontecimentos da natureza. “O homem acha que tem o poder sobre as águas que descem do céu. Enganoso o coração que acha que pode fazer chover quando quer e fazer parar quando quer. Feira de Santana não comporta as chuvas e nenhum outro lugar vai comportar. Mas, o homem do campo se alegra quando vê os raios e trovões e as chuvas caírem sobre suas terras”, afirmou.


    Denunciou empresa


    Alberto Nery denunciou os abusos praticados pela empresa de transportes Juju Transporte, que faz linha para as comunidades dos povoados de Casa Nova, Lagoa da Camisa Varinhas, Fazenda Rumo e Água Grande, na zona rural do município de Feira de Santana. “Em visita ao gabinete do nosso mandato, representantes dessas comunidades reclamaram e pediram providências para resolver e coibir a prática que está sendo utilizada pela empresa Juju Transportes. Segundo relato dos moradores, os ônibus que fazem essas linhas estão constantemente sujos, com as cadeiras sem condições de uso, cobram passagem aos idosos desrespeitando a lei do passe livre, cobram mercadorias dos passageiros sem observar critérios de tamanho ou peso, aplicando valores absurdos”, denunciou.


    Emendas para Feira


    Isaías de Diogo informou aos presentes as emendas destinadas pelo deputado federal Irmão Lázaro (PSC) à Feira de Santana. O ofício de número 20/2018 prevê a destinação de R$ 1.516.135 em emendas para a cidade. O vereador fez a leitura do ofício, destinado ao prefeito José Ronaldo de Carvalho, onde afirma que atende à solicitação do edil. “Serão destinados R$ 200 mil para a Guarda Municipal de Feira de Santana. Foi destinado R$ 500 mil para a saúde básica; R$ 150 mil para saúde especializada básica; R$ 180 mil para Apae, R$ 180 mil para o Corpo de Bombeiros e recursos para pavimentação de ruas. Lázaro tem compromisso com Feira, Bahia e Brasil.


    Descaso na Lagoa


    Tratando da obra da Lagoa Grande, o vereador João Bililiu afirmou que o equipamento está lindo, porém há um desleixo, um descaso por parte do Governo do Estado. “A obra estava prevista para ser concluída em 18 meses e já tem mais de seis anos. O investimento era de R$ 23 milhões, mas já passaram de R$ 70 milhões e acredito que passará de R$ 100 milhões. Estão fazendo uma verdadeira brincadeira com o dinheiro público. Clamo, a quem de direito, que toma as providências cabíveis para a conclusão daquela obra. A Conder está brincando com aquele povo sofrido do local”, pontuou. 



  • 10/03/2018


    13.03.2018 17h52m
    Recomendar

    Sobe - Semmam por estabelecer limites sonoros para trios e outros equipamentos montados no circuito da Micareta.


    Desce - A guerra entre facções, que resulta em mortes prematuras de jovens, em Feira de Santana.


    Decisão do STF


    Por unanimidade, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que novas eleições podem ser convocadas quando um político eleito tiver o mandato cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Após dois dias de julgamento, a Corte entendeu que a regra da reforma eleitoral de 2015 que condicionou a perda do mandato ao trânsito em julgado do processo é inconstitucional. Votaram pela procedência da ação da PGR os ministros Luís Roberto Barroso (relator), Alexandre de Moraes, Edson Fachin, Rosa Weber, Luiz Fux, Ricardo Lewandowski, Celso de Mello, Marco Aurélio e Cármen Lúcia.


    Alvo da PF


    A Polícia Federal fez buscas na sexta-feira (9), na casa do ex-ministro Antônio Delfim Netto, de acordo com o jornal Estadão. A ação faz parte da Operação Buona Fortuna, 49ª fase da Lava Jato, e também mira seu sobrinho, o empresário Luiz Appolonio Neto. Em agosto de 2016, em depoimento ao delegado da Polícia Federal Rodrigo Luís Sanfurgo de Carvalho, da Lava Jato, Delfim Netto afirmou que recebeu R$ 240 mil em espécie, da Odebrecht, em outubro de 2014, por “motivos pessoais, por pura conveniência”, devido a um serviço de consultoria que ele teria prestado à empreiteira.


    Não apoiará Meirelles


    O senador Otto Alencar (PSD) avisou ao presidente nacional do partido, Gilberto Kassab, que não admite apoiar à candidatura de Henrique Meirelles ao Planalto, nem se o ministro da Fazenda migrar para o MDB para ser candidato do governo, de acordo com a Coluna do Estadão. Além dele, o senador Lasier Martins (RS) também é contrário a ideia e fez coro ao pedido do baiano.


    Articulação pró Neto


    Além do convite do presidente do PP nacional, Ciro Nogueira, para o vice-governador da Bahia, João Leão (PP), ser ministro da Saúde, o partido quer que o deputado federal Cacá Leão, seja lançado à vaga de senador, na chapa de ACM Neto e o vice-prefeito, Bruno Reis, troque o MDB pelo PP, de acordo com a coluna do Estadão. Em entrevista ao Bahia Notícias, durante a posse do prefeito de Salvador como presidente nacional do DEM, na sexta-feira (9), o filho do vice-governador não descartou deixar a base de Rui Costa no Estado, mas disse que o caminho mais fácil é continuar com o petista.


    Posse no MP


    O governador Rui Costa participou, na quinta-feira (8), da posse da promotora de Justiça, Ediene Lousado, que vai comandar o Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), no biênio entre 2018 e 2020. Ediene foi a primeira mulher a assumir a chefia da instituição, em 2016. No entanto, nas duas vezes em que foi escolhida para o posto pelo governador Rui Costa, ela foi apenas a segunda com mais votos na lista tríplice apresentada pelos promotores do estado. “Quis o destino que houvesse essa coincidência da posse de uma mulher à frente do Ministério Público, no Dia Internacional da Mulher. Quero parabenizar o Ministério Público pelos três promotores mais votados, extremamente competentes, capazes, o que tornou mais difícil a minha escolha”, disse.


    Quebra de sigilo


    Bancos entregaram informações ao ministro do Supremo Tribunal Federal Marco Aurélio Mello, no âmbito da quebra de sigilo sobre o senador Aécio Neves (PSDB), sua irmã Andrea, seu primo Frederico Pacheco, e do assessor do senador Zezé Perrella (PMDB). O STF determinou que as instituições financeiras entregassem dados bancários entre janeiro de 2014 e maio de 2017 referentes aos investigados. Até agora, segundo consta nos autos do inquérito, o Banco do Brasil, o Santander, o BNP Paribas, o Banco do Nordeste e a Caixa Econômica Federal se manifestaram nos autos após determinação de quebra de sigilo.


    Não investiu na saúde


    Ministério Público Estadual do Rio de Janeiro (MP-RJ) pediu na quinta-feira (8), que o governador Luiz Fernando Pezão (PMDB) perca o cargo e que os direitos políticos dele sejam suspensos por até oito anos. O órgão argumenta que o governo investiu na saúde menos que o previsto na lei. Em 2016, o governo teria gasto apenas 10,42% do orçamento, enquanto o índice constitucional é de 12%. Segundo o MP-RJ mais de R$ 574 milhões deixaram de ser repassados para a área de saúde.



  • 09/03/2018


    09.03.2018 11h02m
    Recomendar

    Sobe - Hospital da Mulher por modernizar prontuário de atendimento eletrônico para pacientes.


    Desce - A Justiça que um dia antes do Dia da Mulher colocou 8 condenados por estupro de adolescentes em liberdade.


    PR ainda não foi procurado


    Membro da base de Rui Costa na Bahia, o Partido da República (PR) ainda não foi procurado pelo PT para articular espaço na chapa majoritária das eleições deste ano. A participação da legenda é considerada condição para manter apoio ao governador baiano, que deve ser candidato à reeleição. De acordo com o deputado José Rocha, que participou na quinta-feira (8), da posse de ACM Neto como presidente nacional do DEM, o grupo aceita conversar com a legenda para negociar apoio regional, mas o primeiro passo ainda não foi dado pelos demistas.


    Dem ganha 4 deputados


    Com a posse do prefeito de Salvador, ACM Neto, na presidência nacional do DEM, na quinta-feira (8), em Brasília, o partido anunciou o ingresso de quatro deputados federais. Com isso, a bancada, que era de 33 parlamentares, passa a ser de 37, ultrapassando o PSB. São eles: Laura Carneiro (MDB-RJ), Heráclito Fortes (PSB-PI), João Paulo Kleinübing (PSD-SC) e Sérgio Zveiter (MDB-RJ). Outros devem se filiar em eventos estaduais da sigla.


    Não descarta deixar base


    O deputado federal Cacá Leão (PP-BA), em entrevista ao Bahia Notícias na quinta-feira (8), durante a posse de ACM Neto (DEM) como presidente nacional do DEM, não descartou a possibilidade de deixar a base do governo Rui Costa (PT) e migrar para “o lado azul da força”. O parlamentar disse que vai esperar a “janela partidária se fechar” para saber o caminho do partido. “Os parlamentares que vão sair e entrar nos partidos. A gente vai colocar essas questões e discutir até as convenções”, ponderou.


    Maia defende coragem


    Ainda presidente da Câmara dos Deputados, mas já assumindo tom de candidato à Presidência da República, o deputado Rodrigo Maia defendeu a necessidade de enfrentar entraves que não atendem ao cidadão, como burocracia, incentivos e subsídios dados a alguns empresários e desonerações. Na avaliação do demista, a sociedade espera uma redução de gastos desnecessários, de modo que haja condições de investimento na vida das pessoas, entre os quais jovens que hoje estão entregues ao tráfico de drogas.


    Fraudes em licitações


    A Polícia Federal (PF) deflagrou na quarta-feira (7), a Operação Reboot, com o objetivo de investigar irregularidades praticadas no âmbito na Secretaria Municipal de Saúde de Marília durante procedimento licitatório (pregão presencial) levado a efeito em 2016. Estão sendo cumpridos 12 mandados de busca e apreensão, sendo seis em Marília, dois em São Paulo, um em Osasco, dois em São Caetano do Sul e um em Sete Barras, todas no estado de São Paulo. As ordens judiciais foram expedidas pela 3ª Vara Federal de Marília. As investigações apontaram que foram adquiridos 450 tablets ao valor unitário de R$ 2.405,00 e total de R$ 1.082.250,00, utilizando-se de verbas provenientes do Ministério da Saúde.


    Defesa defende aprovação original


    Depois da base aliada do governo ter aprovado um texto desfigurado da medida provisória que altera a tributação de fundos exclusivos de investimento, o Ministério da Fazenda divulgou nota defendendo a aprovação da proposta enviada originalmente pelo Executivo. “A Fazenda acredita que o texto aprovado na comissão não corrige a tributação dos fundos”, diz o breve comunicado. Na prática, a versão apoiada pela comissão reduz o imposto a ser pago agora por grandes investidores que colocam seu dinheiro nesse tipo de aplicação financeira, voltada para os mais ricos. O governo propôs um recolhimento semestral de Imposto de Renda (IR) sobre o rendimento dessas aplicações. 



  • 08/03/2018


    08.03.2018 11h31m
    Recomendar

    Sobe - A PM pelo sucesso no programa Ronda Maria da Penha, que atua na prevenção e combate à violência contra a mulher.


    Desce - A Bahia por ter menor número de mulheres no Congresso Nacional, segundo pesquisa publicada ontem, pelo IBGE.

     

    Confirmou candidatura


    Tom reafirmou a sua pré-candidatura a deputado estadual nas eleições deste ano. O edil destacou que está confiante no sucesso do seu projeto político e que irá buscar as melhores alianças para fortalecer a campanha rumo à Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). "Quero afirmar e reafirmar que sou pré-candidato a deputado estadual. Estou afirmando nesta tribuna que sou pré-candidato a deputado estadual por Feira de Santana. Esse é um projeto que venho trabalhando e não tenho dúvida de que irá dar certo", declarou.

     

    Comemorou melhorias


    Gilmar Amorim comemorou a intervenções realizadas no bairro George Américo visando a melhoria do tráfego de veículos na localidade. O edil lembrou que as medidas foram adotadas após reunião com os representantes da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), Superintendência Municipal de Trânsito (SMT), Base Comunitária de Segurança do George Américo, Empresa Rosa e o líder da Igreja Batista Manancial, pastor José Ney.

     

    Falta água


    Ainda no uso da tribuna, o edil Gilmar cobrou providências por parte da Embasa a fim de sanar o problema de falta de água enfrentado pelos moradores do distrito da Martinha e povoado de São Vicente. "Os moradores estão se queixando que estão há 15 dias sem o abastecimento de água. Mas, as contas continuam chegando. Vamos continuar sempre na luta pelo povo de Feira de Santana", concluiu.

     

    Criticou saúde


    João Bililiu tratou sobre a saúde de Feira de Santana e a classificou como indecente. "Recentemente, estive no Clériston Andrade e o diretor Pitangueira me informou que o hospital não atende pacientes com problemas renais e que esse atendimento é de competência das policlínicas. Fiquei abismado com essa informação e me retirei. Acredito que hospital é para tratar pacientes acometidos por qualquer enfermidade", pontuou Bililiu.

     

    Homenagem às mulheres


    Carlito do Peixe durante pronunciamento na sessão ordinária convidou a população para prestigiar a Sessão Solene, no dia 08 de março, às 19h30min, para comemorar o Dia da Mulher, atendendo a Resolução de nº 444/07. Na oportunidade, o edil prestou homenagem especial a mulheres brasileiras e, em especial, as de Feira de Santana. "Amanhã é comemorado o Dia Internacional da Mulher e, em toda parte do mundo são realizadas homenagens às mulheres. Quero deixar aqui minha saudação especial às mulheres desta Casa, do Brasil e de nossa querida Feira de Santana", disse.

     

    Criticou o Estado


    Carlito do Peixe criticou a falta de as ações do governador Rui Costa na Bahia, principalmente em Feira de Santana. "Assisti a um vídeo onde o govenador Rui Costa, em pronunciamento de ato de Governo, dá a entender que a Bahia é o oásis da felicidade e que não há Estado melhor para se morar. Porém, no vídeo ele não cita nada sobre a saúde e segurança. Fala apenas de metrô, túnel e o mandando de ACM Neto como prefeito. Ele, que está buscando eleição, deveria pegar um de seus assessores e visitar os hospitais públicos da capital e cidades do interior", pontuou Carlito.

     

    Recondução


    Segunda colocada na lista tríplice votada por membros do Ministério Público da Bahia (MP-BA), a atual chefe do parquet, Ediene Lousado, disse que o governador Rui Costa (PT) foi "democrático" ao escolher fazer a recondução dela para o posto.

     

    PSC


    A participação da mulher na sociedade e a importância do seu engajamento político são alguns dos aspectos que serão destacados na quinta-feira (8), durante o VI Encontro do PSC Mulher, que esse segmento do diretório estadual da legenda realiza no Auditório Jorge Calmon, da Assembléia Legislativa da Bahia. O encontro acontece às 14 horas, com o objetivo comemorar o Dia Internacional da Mulher, apresentar a nova estrutura do segmento partidário, e estimular a participação feminina na vida política do município, estado e País. 



  • 07/03/2018


    07.03.2018 11h59m
    Recomendar

    Sobe - A Polícia Rodoviária Federal que só nas rodovias baianas conseguiu tirar de circulação 11 toneladas de drogas em 2017.

     

    Desce - A Justiça Desportiva que acatou liminar e liberou os brigões do fatídico Ba-Vi para jogarem a última rodada do Campeonato Baiano.


    Não é um puxadinho


    Isaias de Diogo criticou os discursos dos vereadores que denominam como “puxadinho” a obra de reforma do setor de emergência do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), promovida pelo Governo do Estado. “No HGCA não está sendo feito um puxadinho. Está sendo feita uma grande estrutura na unidade. O Governo do Estado está em dívida com a população de Feira de Santana por não ter construído um novo hospital, como foi prometido, mas está fazendo uma grande reforma no Clériston”, afirmou.


    Parabenizou por pavimentação


    Neinha Bastos (PTB) parabenizou a comunidade do bairro Liberdade pela conclusão das obras de pavimentação de ruas realizadas pelo Governo Municipal. De acordo com a edil, o bairro encontra-se hoje com 100% das ruas calçadas. Neinha também comemorou a pavimentação das ruas principais do conjunto Feira VII. “Foi no bairro Liberdade onde, em 2012, fiz meu primeiro discurso durante campanha para vereadora e lá realizei um grande trabalho junto ao prefeito José Ronaldo. Hoje, graças a Deus, o bairro está com 100% das ruas pavimentadas. Durante os anos de 2013 e 2015 permaneci presente na caminhada por aquela comunidade”, afirmou.


    Agradeceu título


    Edvaldo Lima (PP) agradeceu aos colegas vereadores pela aprovação do Projeto de Decreto Legislativo de nº 009/2018, de autoria do vereador Isaías de Diogo (PSC), que concede ao edil do PP o título de Cidadão Feirense. “Quero agradecer ao vereador Isaias de Diogo pela homenagem e a todos os vereadores que votaram a favor do Projeto”. Na oportunidade, o edil parabenizou o Governo Municipal pela construção da praça de lazer que está sendo construída no bairro Eucalipto, entre as Avenidas Maria Quitéria e João Durval Carneiro, e sugeriu que o equipamento receba o nome do empresário e ex-deputado federal Pedro Irujo.


    Parabenizou o Flu


    João Bililiu (PPS) parabenizou a direção do Fluminense de Feira Futebol Clube pela brilhante campanha do time no Campeonato Baiano 2018. O edil convocou a torcida do Fluminense a prestigiar a partida contra o Esporte Clube Vitória, na quarta-feira (7), às 21h45, no Estádio Joia da Princesa. “Quero parabenizar a direção do Fluminense de feira que, mesmo com todas as dificuldades, vem realizando um bom trabalho. Parabéns a estes guerreiros do nosso time por mais uma vitória no último domingo. Conto com a presença dessa linda torcida amanhã no Joia da Princesa, para ver mais uma vitória do Fluminense”, concluiu.


    Agradeceu sessão da PM


    Ron do Povo (PTC) fez um agradecimento especial à mesa diretiva do Legislativo feirense pela realização da sessão especial, ocorrida no último dia 27 de fevereiro, em comemoração ao Dia Municipal da Polícia Militar, criado através de projeto de lei de sua autoria. O edil destacou o número expressivo de espectadores no evento, que foi marcado, ainda, pela concessão dos Títulos de Cidadão Feirense ao Coronel PM Luziel Andrade de Oliveira e ao Major PM Átila de Jesus do Carmo e a entrega da Comenda Maria Quitéria ao Capitão PM Carlos Eduardo Neves Brandão. “Quero agradecer ao todos que estiveram presentes prestigiando a nossa sessão. Agradeço aos vereadores, aos meus familiares e assessores, e a todos os demais que abrilhantaram o evento”, agradeceu.


    Agradeceu solidariedade


    Zé Filé (PROS) agradeceu aos colegas vereadores pelo apoio e solidariedade prestados a sua família em razão do falecimento de sua genitora, ocorrido no último domingo (04). O edil refletiu sobre a importância de valorizar os pais. “Hoje estou me sentindo mais fraco porque não tenho mais a minha mãe. Quero agradecer o apoio recebido dos colegas vereadores e ao presidente desta Casa pela supressão do Pequeno e Grande Expedientes da sessão de ontem. Agradeço também ao prefeito por ter estado presente no velório e sepultamento. Me sentir mais fortalecido pelo carinho recebido”, afirmou.



  • 06/03/2018


    06.03.2018 18h38m
    Recomendar

    Sobe - Polícia Federal na ação de ontem, de prisão de envolvidos, na questão de Vigilância Sanitária, na BRF.


    Desce - Prefeitura de Feira, o PROIF e a Fundação Escola Politécnica da Bahia, por não divulgarem as Audiências Públicas do PDDM que começam hoje.


    Limites territoriais


    A Câmara Municipal de Feira de Santana irá realizar, no dia 06 de abril de 2018, Audiência Pública para discutir a homologação autorizativa e seus efeitos normativos a corrigir os limites municipais entre Feira de Santana e o município de São Gonçalo dos Campos. A audiência, que atende a solicitação da Comissão de Constituição, Justiça e Redação, será realizada 9 horas, no Plenário da Casa da Cidadania, localizada na rua Visconde do Rio Branco, nº 122, Centro.

     

    Dirceu X Moro


    O ex-ministro José Dirceu reencontrou na segunda-feira (5), o juiz federal Sérgio Moro - que já impôs ao ex-chefe da Casa Civil do governo Lula duas condenações em processos da Operação Lava Jato. Dirceu será ouvido pelo juiz de Curitiba por videoconferência realizada na sede da Justiça Federal no DF, onde ele chegou por volta das 11h. José Dirceu cumpre prisão domiciliar em Brasília desde maio, quando foi autorizado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a deixar a cadeia pós ter passado quase dois anos detido preventivamente.


    Sofre “tortura mental”


    O ex-prefeito de São Paulo e deputado afastado Paulo Maluf reafirmou que é inocente e chorou ao relatar sua rotina no Complexo Penitenciário da Papuda, nas imediações de Brasília, onde está preso desde dezembro. Ele foi visitado pela jornalista Mônica Bergamo, do jornal Folha de S.Paulo, que publicou entrevista com o deputado afastado no domingo (4). Aos 86 anos de idade, Paulo Maluf está com os cabelos mais brancos e não vê os filhos e a esposa, Sylvia, desde que se entregou voluntariamente à sede da Polícia Federal, em São Paulo, no dia 20 de dezembro.


    Suspensão de prisões


    Nos últimos dois anos, 23% daqueles que foram condenados em tribunais de 2ª instância e entraram com recurso no Supremo Tribunal Federal (STF) obtiveram êxito em suas requisições, podendo aguardar em liberdade pela sentença definitiva nas instâncias superiores. O levantamento é do jornal Folha de S.Paulo. Na análise, foram contemplados 390 pedidos de liberdade; em 91 deles, o Supremo concedeu o habeas corpus. Entre os requerentes, havia condenados por corrupção, tráfico e crimes contra a vida e o patrimônio.


    Denunciado na Lava Jato


    Nas próximas semanas, o governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão (MDB), pode se tornar o primeiro governador em exercício de mandato a ser denunciado pela operação Lava jato. A informação é do jornal O Globo. Nos próximos dias, Carlos Miranda, apontado como operador financeiro do ex-governador Sérgio Cabral (MDB), e Benedicto Júnior, ex-presidente da Odebrecht Construtora, serão ouvidos pelo Ministério Público em um inquérito que trata de doações ilegais à Pezão - ele é suspeito de ter recebido R$20 milhões em caixa dois da empreiteira na campanha eleitoral de 2014.


    Presidentes contra greve


    Os presidentes dos Tribunais de Justiça (TJs) estaduais manifestaram contrariedade à greve dos juízes federais, anunciada pela Associação Nacional dos Juízes Federais (Ajufe) para ocorrer no dia 15 de março. A manifestação ocorreu na última sexta-feira (2), durante o Conselho dos Tribunais de Justiça, realizado em Maceió, em Alagoas. A greve dos juízes federais visa defender a manutenção do auxílio-moradia e pressionar os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) a manter a liminar do ministro Luiz Fux, que permite o recebimento da vantagem de R$ 4,3 mil.


    Irritado com inquérito


    O presidente Michel Temer (MDB) discutiu nos últimos dias com seus ministros, advogados e auxiliares qual a melhor estratégia ju- rídica para responder à sua inclusão no inquérito que apura indícios de pagamento de propina pela Odebrecht na Secretaria de Aviação Civil, de acordo com Blog de Andreia Sadi, do portal G1. O presidente está irritado e avalia se entrará com uma petição no Supremo Tribunal Federal (STF) para sobrestar (suspender) a investigação. Auxiliares do presidente afirmam que Temer discutiu o assunto na última sexta-feira (2), com seu advogado, Antônio Claudio Mariz, mas ainda não bateu o martelo sobre a petição. 



Os comentários e textos não representam a opinião do portal; a responsabilidade pelo blog é do autor da mensagem.
Folha do Estado da Bahia
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia