Bahia Aqui é Trabalho 1019
Em cima da hora:
Motociclista fica ferido após bater de frente com ônibus em Ribeirão Preto
-
  • Facebook
  • Twitter
  • Orkut
  • Feeds
  • 10/07/2019


    11.07.2019 11h07m
    Recomendar

    Sobe - O trabalho prestado pela Fundação Cultural Egberto Costa, na promoção da arte e da cultura, em Feira de Santana.


    Desce - Prefeito de Santo Amaro por ser alvo de CPI na Câmara de Vereadores da cidade.


    Dança das cadeiras


    O prefeito de Salvador ACM Neto (DEM) anunciou ontem (9), no Palácio Tomé de Souza, mudanças já esperadas no secretariado municipal. Léo Prates (DEM), que até então ocupava a titularidade da Secretaria de Promoção da Igualdade e Combate à Pobreza (Sempre), vai assumir a secretária de Saúde, antes gerida por Luiz Galvão.


    Dança das cadeiras I


    Enquanto isso a secretária das Prefeituras-bairro de Salvador, Ana Paula Matos ficará como Sempre. A dança das cadeiras continua com Luiz Galvão assumindo a responsabilidade das Prefeituras-bairro, que ainda vai participar da articulação junto à CMS.


    Afago a Neto e Rui


    Se articulando para ser candidato a prefeito tanto pela base do prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), quanto pelo grupo do governador Rui Costa (PT), o presidente da Câmara soteropolitana Geraldo Júnior (SD) decidiu fazer um afago nos dois e propôs homenagear a mãe do democrata e a esposa do petista.


    Afago a Neto e Rui I


    Geraldo quer conceder a Medalha Irmã Dulce para Rosário Magalhães, mãe de Neto, e também a Aline Peixoto, que é esposa de Rui Costa. A honraria foi criada pela Câmara no mês passado e deve ser concedida às pessoas físicas, empresas ou instituições, com reconhecido trabalho desenvolvido na área social da capital baiana.


    Ensino Religioso


    A vereadora de Salvador Lorena Brandão (PSC) apresentou um projeto de Lei na Câmara Municipal em que a proibição da obrigatoriedade de alunos em cerimônias e festas religiosas em unidades de ensino público de Salvador. De acordo com a vereadora, a proposição visa a efetivação da liberdade religiosa. Protocolado, o projeto agora segue para a análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).


    ECA 29 anos


    Começou no último dia 9 e vai até dia 12 de julho, a programação especial da Campanha da Coordenadoria da Infância (CIJ) e Juventude do Tribunal de Justiça da Bahia para a celebração dos 29 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A ação acontece de 09 a 12 de julho, na Praça de Serviços do edifício-sede do TJBA e todos estão convidados a participar. A Campanha inclui a exposição de vídeos e fotografias homenageando as crianças e adolescentes, além de apresentações culturais.


    Laranjada


    O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, falará no Senado, no dia 6 de agosto, sobre a denúncia das candidaturas laranjas do PSL, de acordo com O Globo. A audiência ocorrerá na Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor. Com a decisão, o ministro se antecipou a uma possível aprovação de um requerimento de convocação, que constava pauta da sessão do colegiado ontem (9).


    Rui e Daniel Alves


    Após ganhar a Copa América com a seleção brasileira, no domingo passado (7), o craque baiano Daniel Alves desembarca em Salvador para um almoço oferecido pelo governador Rui Costa. Natural de Juazeiro, Daniel será homenageado no início da tarde de terça-feira (9). O atleta de 36 anos foi destaque na competição continental, sendo considerado o melhor do torneio. O capitão da seleção também será homenageado com uma estátua em sua terra natal. O responsável pelo monumento será o artista Leo Santana, que assina os famosos monumentos de Carlos Drummond de Andrade, no calçadão de Copacabana, e de João Gilberto em Juazeiro.



  • 09/07/2019


    09.07.2019 13h50m
    Recomendar

    Sobe - O presidente da Câmara Federal Rodrigo Maia pelo empenho para a votação favorável à Reforma da Previdência.


    Desce - Tite e Marquinhos que em ato deselegante desprezaram o aperto de mão do presidente Jair Bolsonaro quando da premiação dos integrantes da Seleção Brasileira.

     

    PSL

     

    O Partido Social Liberal, na Bahia, presidido pela deputada Dayane Pimentel, realizou no último sábado (06), reunião na sala de eventos do edifício Multplace com os diretórios municipais de diversas cidades baianas, cujo tema principal foi a discussão de chapas para disputar prefeituras e vagas na Câmara de Vereadores. O evento foi prestigiado por filiados do partido.


    PSDB


    O Partido da Social Democracia Brasileira está caminhando a passos largos para a formação da chapa de vereadores para 2020. Nomes representativos como a presidente municipal, Eremita Mota, presidente da Câmara José Carneiro Rocha, ex-vereador Joãozito Borges, membro do Diretório, além do médico Getúlio Barbosa, sem filiação partidária que em uma de suas eleições foi o vereador mais votado deve também disputar eleição pelo partido em razão da ligação de amizade que tem com a vereadora Eremita Mota. O que se comenta é que o partido pretende eleger 4 ou 5 vereadores.


    Reunião


    Estarei realizando reunião com pré-candidatos a vereador amanhã, quarta-feira, para tratar da eleição 2020. O horário é às 18 horas, na CDL, vizinho ao jornal Folha do Estado, na Praça da Matriz.


    Mais vereadores


    O segundo semestre terá uma importante pauta para os vereadores da Câmara Municipal de Feira de Santana. Manter os atuais 21 vereadores ou aumentar o número de vagas, com possibilidade de chegar a 27. Boa parte dos legisladores não quer nem falar no assunto. Mas, tem um grupo que deseja o aumento e quer entre 23 e 25 cadeiras para a eleição de 2020, com mandato a partir de 2021. O possível aumento de vereadores não afetará as despesas do Legislativo. As informações é do site Bahia na Política.


    Moro de férias


    O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro foi autorizado pelo presidente Jair Bolsonaro a tirar uma licença, não remunerada, de 5 dias para “tratar de assuntos particulares”. A licença foi publicada na segunda-feira (8), no “Diário Oficial da União”.


    Substituto


    Segundo a assessoria do ministério, Moro estará de férias e o secretário executivo Luiz Pontel responderá interinamente pelo ministério no período. A licença foi concedida entre os dias 15 e 19 de julho.


    E pode?


    Na prática, o ministro não poderia tirar férias, por ter começado a trabalhar em janeiro. Por isso, está tirando uma licença não remunerada e, segundo a assessoria, usará o período para férias.


    Funai


    No fim de semana passado, a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves vistoriou oito aeronaves da Fundação Nacional do Índio (Funai) que foram abandonadas em pátios e hangares de aeroportos e constatou o sucateamento dos bens.


    Loa 2020


    A discussão sobre a Lei Orçamentária para 2020 já foi iniciada através de audiências públicas promovidas pela Prefeitura de Feira de Santana. Na sexta-feira passada (05), administradores de bairros e agentes distritais apresentaram sugestões para serem incluídas no projeto, em audiência realizada no auditório João Batista Cerqueira, da Secretaria Municipal de Saúde.


    Reembolso


    Os candidatos do Concurso Público 001/2019, que solicitaram reembolso da taxa de inscrição paga, terão o valor devolvido até o dia 31 de julho. A taxa (R$ 44 para nível médio e R$ 58 para nível superior) será depositada para os participantes que preencheram o formulário online disponibilizado entre os dias 12 de junho e 3 de julho, no site da prefeitura. 



  • 06/07/2019


    09.07.2019 13h46m
    Recomendar

    Sobe - Governo Municipal por fechar parcerias com a Embrapa e o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura objetivando alavancar a produção da Zona Rural.


    Desce - Brasil por ficar em último lugar no ranking de custo de capital.


    Primeiro candidato


    O PSL apareceu, na semana passada, com seu primeiro e único candidato a vereador. Em ampla reportagem no Folha do Estado, o ex-secretário e ex-vereador Magno Felzemburg declarou que pretende ser candidato em 2.020 e anunciou que o partido terá candidato a prefeito na próxima eleição e que o nome é da deputada federal Dayane Pimentel.


    Candidatura a prefeito


    Na pesquisa do Folha do Estado/site Bahia na Política, ela despontou na estimulada com 1,2% das intenções de voto. A grande vantagem é que o partido tem a segunda maior minutagem no programa eleitoral. Pode valer até para quem pensa sob esse ângulo, uma secretaria sem porteira fechada ou, de porteira fechada, a secretaria Interinstitucional.


    Não é crime


    O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), defendeu ontem a publicação dos supostos diálogos entre integrantes da Lava Jato pelo site Intercept Brasil e afirmou que não pode haver “dois pesos e duas medidas” sobre a divulgação de informações de interesse público.


    Carlos Bolsonaro


    O vereador e filho do presidente da República, Carlos Bolsonaro pode trocar o Rio de Janeiro por Santa Catarina e mesmo o Brasil pelos Estados Unidos. A informação é do colunista Lauro Jardim, do O Globo. Carlos, entusiasta do filósofo Olavo de Carvalho, que mora na Virgínia, nos Estados Unidos, pode não disputar a reeleição em 2020, ainda de acordo com a publicação.


    Não afeta em nada


    O governador Rui Costa (PT), que deu apoio crítico para a reforma da Previdência, afirmou que o texto aprovado na Comissão Especial da Câmara Federal, na quinta-feira (4), “não impacta em nada” a Bahia. No início de junho, o petista e os demais governadores do Nordeste assinaram uma carta declarando que retirar estados e municípios do texto da reforma representa “atraso e obstáculo” à efetivação de normas necessárias.


    Corrupção


    Justiça Federal de São Paulo ratificou o recebimento de uma denúncia feita pelo ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra o deputado federal Aécio Neves e tornou ele réu por corrupção passiva e tentativa de obstrução judicial das investigações da Lava Jato.


    Corrupção I


    A acusação foi feita a partir de delações de Joesley Batista, do Grupo J&F, que afirmou ter pago propina no valor de R$ 2 milhões ao deputado. Também são acusados de corrupção passiva a irmã do senador, Andréa Neves, um primo dele e um assessor parlamentar do congressista. Em troca, ele teria prestado favores políticos a Joesley. A defesa do deputado ainda não se pronunciou.


    Trabalho infantil


    Ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, negou ontem (5), que o relato do presidente Jair Bolsonaro sobre ter trabalhado quando criança represente uma naturalização do trabalho infantil. “A nossa geração trabalhou cedo. Eu trabalhei muito cedo. Nossos pais trabalharam muito cedo. Mas, isso não quer dizer que nós vamos descriminalizar isso. Não vamos fazer qualquer política em relação a isso. Fiquem tranquilos, porque esse governo veio para proteger crianças”, disse a ministra.



  • 05/07/2019


    05.07.2019 17h48m
    Recomendar

    Sobe - Hospital da Mulher por implantar sistema tecnológico com controle eletrônico digital que possibilita a gestão simplificada do fluxo na entrada e saída de pessoas de forma segura e precisa.


    Desce - Ex-vereador por ter sido preso após prometer vantagens em marcações de exames e cirurgias em troca de dinheiro.


    Propina


    O ex-governador Sérgio Cabral admitiu pela primeira vez ter comprado, por US$ 2 milhões, votos que garantiram a escolha do Rio como sede da Olimpíada de 2016. Em depoimento ontem (4), ao juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal, responsável pela Lava Jato no Rio de Janeiro, Cabral disse que o ex-presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman, indicou o presidente da Federação Internacional de Atletismo (IAAF), Lamine Diack, como intermediário do esquema.


    Vendeu o tablet


    Estivens Alves, ex-marido da modelo Najila Trindade, anunciou nas redes sociais a venda de um tablet, o mesmo que foi entregue a polícia por ele para ajudar nas investigações do suposto estupro praticado por Neymar à brasileira. Em seu perfil no Instagram, o rapaz revelou que está trabalhando com revenda de produtos usados e debocha da situação do aparelho, que precisou passar por perícia.


    Votação da Reforma e o dólar


    O dólar fechou em queda ontem (4), abaixo de R$ 3,80, com os investidores de olho na votação da reforma da Previdência na comissão especial da Câmara, em dia de mercados fechados nos Estados Unidos devido a feriado nacional.


    Novo ministro


    Ao tomar posse, ontem (4), o novo ministro da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos, fez um aceno ao Nordeste e sinalizou disposição de dialogar com partidos de oposição ao governo Bolsonaro, segundo a Folha. Em seu discurso, o general da ativa, ex-chefe do Comando Militar do Sudeste, lembrou que sua família é nordestina. A região é administrada majoritariamente por governadores de oposição.


    Cheque simbólico


    Integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST) protestaram ontem (4), pela manhã em uma loja da Havan, no Itaquá Garden Shopping, em Itaquaquecetuba na Grande SP.


    Cheque simbólico I


    Segundo informações da Folha de S. Paulo, os manifestantes vestiam roupas simples e bonés da Central Única dos Trabalhadores (CUT), destoanado dos frequentadores do centro de compras.


    Cheque simbólico II


    O alvo do grupo era o dono da rede varejista, Luciano Hang, empresário na linha de frente entre os apoiadores do governo Jair Bolsonaro (PSL), e favorável à reforma da Previdência.


    Urna para 2020


    O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vai comprar cerca de 180 mil urnas eletrônicas para serem usadas nas eleições municipais do ano que vem, quando serão escolhidos novos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. As novas urnas vão substituir as mais antigas, que entraram em funcionamento em 2006 e 2008. O custo da aquisição ainda não foi definido. Nesta semana, o TSE realizou audiência pública para colher sugestões das empresas interessadas. O TSE também tirou dúvidas sobre especificações técnicas, segurança e manutenção da urna. Está prevista para a próxima terça-feira (9), a divulgação de um parecer técnico sobre as propostas recebidas pelo tribunal.


    Reconectar famílias


    O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos lançou, hoje (4), o programa Reconecte. Segundo a titular da pasta, Damares Alves, a finalidade é alertar a população para os riscos do uso excessivo da tecnologia e “reconectar as famílias do Brasil”. O programa tem cinco eixos: tecnologia e dignidade humana; responsabilidade digital; tecnologia e saúde; segurança digital e cultura digital. Conforme explicou Daniel Celestino, coordenador-geral de Enfrentamento a Vícios e Impactos Negativos do Uso Imoderado de Novas Tecnologias, o governo trabalha com o intuito de levar a mensagem a pessoas de todas as idades.



  • 04/07/2019


    05.07.2019 17h44m
    Recomendar

    Sobe - Seleção Brasileira por abater a Argentina e ir disputar a final da Copa América.


    Desce - WhatsApp, ‘Insta’ e ‘Face’ por apresentarem falhas que comprometeram o uso dessas redes sociais.


    PSL


    O Partido Social Liberal fará reunião no próximo sábado (06), com o objetivo de filiar membros ao partido. A outra intenção é detectar entre os novos filiados quem pretende lançar-ce candidato a vereador no ano vindouro. Até o momento o PSL tem um único pré-candidato declaro que é o ex-vereador e ex-secretário Magno Felzemburg que, pelo histórico, tem possibilidade de chegar a 4 mil votos. O local é no escritório do Partido no edifício Multplace.


    Recesso


    O vereador por Feira de Santana, Cadmiel Pereira (PSC) fez um balanço do seu mandato neste primeiro semestre, citando projetos de sua autoria que foram aprovados, a exemplo do cartão de identificação para autistas, e salientou que recesso não é período de férias, já que estará visitando comunidades e atendendo no escritório. A informação é do site Bahia na Política.


    Investigação


    Segundo nota publicada no site bahia.ba, um grupo de vereadores encaminhará um ofício ao secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa, e ingressará com uma representação no Ministério Público da Bahia (MP-BA) para que seja investigada a situação legal das armas exibidas nas redes sociais pelo secretário Alberto Pimentel (Semtel) e a deputada federal Dayane Pimentel. O anúncio foi feito pelo vereador José Trindade e reiterado ontem (3), pelo presidente da Câmara, Geraldo Jr.


    Shopping popular


    O empresário Elias Tergilene, responsável pelo Consórcio que administra o Shopping Popular, que está em fase de construção no Centro de Abastecimento, estará nessa quinta-feira (4), em Feira de Santana. Na pauta do empresário, consta, segundo o site O Protagonista, uma reunião com o prefeito Colbert Martins Filho.


    Inquérito aberto


    A Polícia Federal (PF) instaurou inquérito para investigar o segundo-sargento da Aeronáutica Manoel Silva Rodrigues, que foi preso na semana passada, na Espanha, carregando 39 quilos de cocaína, na bagagem de mão.


    Ministro


    A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados aprovou ontem (3), a convocação do ministro de Minas e Energia Bento Albuquerque. Outras quatro comissões aprovaram convites a mais cinco ministros.


    Veto por corrupção


    O Podemos tem a pretensão de fazer alterações nas regras do plano de previdência parlamentar. O objetivo, segundo o Estadão, é impedir a aposentadoria de deputados e senadores cassados e condenados em instância superior pelo Poder Judiciário, por envolvimento em casos de corrupção. O texto do projeto prevê que tais parlamentares seriam excluídos do Plano de Seguridade Social dos Congressistas (PSSC).



  • 03/07/2019


    03.07.2019 13h16m
    Recomendar

    Sobe - A balança comercial brasileira que teve um saldo positivo de exportações superior a 27 bilhões de dólares.


    Desce - O secretário da Prefeitura de Salvador Alberto Pimentel por ataque homofóbico ao jornalista do Bocão News e ser criticado pelo Sinjorba e vereadores soteropolitanos.


    O babado


    O secretário Alberto Pimentel, da prefeitura de Salvador, além da “briguinha” com o jornalista do Bocão News, centrou fogo contra o vereador Cezar Leite da base do prefeito ACM Neto. Logo que foi indicado para o cargo, em fevereiro, a primeira briga foi com o atual presidente da Câmara de Salvador Geraldo Júnior. O Bahia Notícias publicou essa última briga em seu site com uma foto de Alberto Pimentel apontando o que parece ser uma Brasuca.


    Tiro ao alvo


    Com essa coragem toda, de brigar com a imprensa de Salvador e vereadores da própria base, imagine se o PSL assume uma secretaria aqui em Feira de Santana, interior do Estado?! Devemos todos nos cuidar porque tudo é possível. Semana passada, Alberto Pimentel e a deputada federal Dayane Pimentel postaram nas redes sociais foto conjunta com traje esportivo um apontando, o que parece ser uma 12, e o outro um rifle. Misericórdia!!!


    PSDB


    Diversos partidos estão se reunindo convidando pré-candidatos a vereador para montagem de chapa. O PSDB, que tem dois vereadores na Câmara de Feira, através do novo diretório, depois da saída do ex-deputado Carlos Geilson, já realizou duas reuniões com essa finalidade.


    Material de campanha


    Representantes do PSDB já sinalizaram com a ajuda do fundo partidário, o que é legal, recursos para os que pretendem sair candidatos a vereador pelo partido. Material pago pela agremiação e carro locado por 45 dias para cada candidato, é legal e indiscutível. Isso foi exposto em reunião aberta entre prováveis candidatos e também curiosos. Vai faltar vagas. Não é o primeiro partido a acenar nessa direção. Faltando apenas confirmação da proposta para que possamos aqui também anunciar como forma de contribuir com esses partidos.


    Fraude no Senado


    Quase cinco meses após a eleição da Mesa Diretora do Senado o corregedor da Casa, senador Roberto Rocha (PSDB-MA) decidiu arquivar a investigação aberta para analisar suposta fraude na eleição para a presidência da Casa, em fevereiro. À época a primeira votação foi anulada depois que 82 cédulas foram apuradas na urna, uma a mais que o total de 81 senadores.


    Fraude no Senado I


    Em decisão publicada no Diário do Senado, no dia 22 de junho, Rocha conclui que pela análise das imagens de Tvs e câmeras de segurança analisadas não foi possível concluir, de forma categórica, o momento em que se deu a suposta fraude e nem identificar quem teria praticado o respectivo ato.



  • 02/07/2019


    03.07.2019 13h13m
    Recomendar

    Sobe - Os países do Mercosul que conseguiram a integração de mercado com a União Europeia, o que é bom para alguns produtos exportados pelo Brasil.


    Desce - O presidente Bolsonaro por desembarcar em Tóquio para a reunião dos 20 países mais ricos do mundo, G-20, vestido com um capote.


    Só 10 partidos


    É bom fazer as contas. Nas últimas eleições, no anterior ao pleito, cerca de 600 pretendentes anunciavam sua candidatura a vereador. No ano da eleição, esse número caiu para cerca de 400; no final, 330 verdadeiramente se candidataram. Como na próxima eleição não tem mais coligação e cada partido só poderá lançar 32 candidatos, chega-se a conta que só 10 partidos são necessários para abrigar todos. 25 restante dos 35 existentes, podem colocar a nominata do diretório provisório na gaveta.


    Futebol de sabão


    O ex-prefeito Zé Ronaldo aposta em um chapão do seu grupo agregando todos os vereadores do grupo, 18. Os dez que tiveram votação de 3,5 mil votos para baixo, escorregam da conversa como quem joga em quadra de futebol de sabão. Nada demais, uma boa conversa e a explicação didática que o aproveitamento será melhor e aí todos ficaram no mesmo grupo.


    Reunião


    O ex-deputado Fernando Torres que, segundo ele, será candidato a vereador na próxima eleição, já está se reunindo com pré-candidatos a vereador que irão disputar a eleição de 2020. Nessa última semana, reuniu-se com 5 vereadores de mandato fazendo convite para que participem com ele da chapa. Ele diz que vai eleger 6 vereadores no seu partido. Na última eleição, Fernando elegeu um.


    PRB e o PT


    Nota publicada pelo site Bahia na Política deixa claro que o PRB nacional tem uma posição que só reforça a relação com o atual prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins (MDB). A legenda evangélica, que tem representação no Município, está proibida de coligar com o PT ou bloco aliado nas eleições de 2020.


    Tia Eron


    E por falar em PRB, enquanto vários políticos utilizam o tradicional desfile do Dois de Julho para ficar em evidência, aproveitando a presença de jornalistas e do público, outros preferem manter a discrição. É o caso de Tia Eron (PRB), que não estará em Salvador hoje (02). De acordo com o site bahia.ba a ex-deputada federal continua morando em Brasília e não participará do Desfile do Dois de Julho.


    Em Construção


    O deputado estadual Capitão Alden (PSL) compreende que o PSL “vive um processo de construção” na Bahia e que divergências políticas sempre ocorrem, mas que seu contato recente com Alberto Pimentel, um dos líderes da legenda e titular da Secretaria Municipal de Trabalho, Esportes e Lazer (Semtel), fez com que superassem as divergências e pensar nos projetos para o partido.


    Biocombustível


    O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, disse ontem (1º), após participar de reunião com empresários da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), que o biocombustível é meta de uma política pública definida pelo governo. “Acho que está sendo muito bem conduzida e que trará bastante investimento, com expectativa de R$ 1,3 trilhão em um período de dez anos. Ou seja, será geração de empregos, movimentando a economia”.


    PGR


    O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, defendeu ontem (1º), como ideal que a chefia da Procuradoria-Geral da República (PGR) seja ocupada por um subprocurador-geral da República, que é o último estágio da carreira para integrantes do Ministério Público.



  • 29/06/2019


    01.07.2019 15h33m
    Recomendar

    Sobe - trabalhadores autônomos por contribuirem com o aumento da população ocupada no Brasil e diminuir o número de desocupados no País.


    Desce - O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) por instabilidade no processo de implantação do padrão Mercosul de placa veicular.


    Possibilidade


    Cresceram os rumores de que Onyx Lorenzoni pode deixar a Casa Civil depois que Jair Bolsonaro nomeou Jorge Oliveira para a Secretaria Geral, segundo a coluna da jornalista Mônica Bergamo, do jornal Folha de S. Paulo. Ele comandava a subchefia de Assuntos Jurídicos da Casa Civil e era subordinado de Onyx - mas disputava com o próprio chefe espaço junto ao presidente. Segundo a publicação, testemunhas que participaram de reuniões com Bolsonaro em que os dois estavam, afirmaram que eles quase foram às vias de fato no começo do governo, quando se discutia o organograma de órgãos ligados à Presidência.


    ACM e Huck


    O prefeito de Salvador e presidente nacional do Democratas, ACM Neto, jantou com o apresentador Luciano Huck, na noite da última quarta-feira (26), no Rio de Janeiro, segundo a coluna da jornalista Mônica Bergamo, do jornal Folha de S. Paulo. Na ocasião, Huck voltou a afirmar que pretende participar da vida pública brasileira. Mas, só decidirá se disputará a presidência, como ensaiou fazer no ano passado, mais perto da eleição - lá pelo fim de 2021, segundo a publicação.


    Liberação de verbas


    Pressionado pelo Congresso, o governo começou na última quinta-feira (27), a trabalhar internamente para liberar verbas que assegurem a aprovação da reforma da Previdência na Câmara antes do recesso do Legislativo, marcado para 18 de julho. Reportagem do jornal O Globo informa que a Casa Civil já pediu aos integrantes das bancadas para indicar projetos que possam receber recursos nos estados.


    Elogios


    O presidente Jair Bolsonaro se encontrou com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump em Osaka, no Japão, ontem (28). Na ocasião, Bolsonaro elogiou Trump, dizendo que sempre o admirou. Trump também falou sobre a gestão de Bolsonaro, dizendo que o presidente está trabalhando bem.


    Descartou


    Ex-governador da Bahia e senador, Jaques Wagner (PT) refutou a possibilidade de concorrer à prefeitura de Salvador. Wagner disse que estão dizendo que ele será o candidato a prefeito e “não sei quem” o vice. O “não sei quem”, segundo a imprensa, atende pelo nome de Guilherme Bellintani, presidente do Bahia.


    Viagem


    O governador Rui Costa (PT) não participará das comemorações do 2 de Julho, quando é comemorada a Independência da Bahia. Na noite de amanhã (30), o petista embarca para a Espanha. Nesta 7ª viagem internacional, ele conhecerá o Serviço de Urgências Médicas de Madrid (SUMMA 112) e terá reuniões de trabalho com empresas dos setores de infraestrutura, telefonia e aviação. Entre os assuntos tratados na viagem estarão o Sistema Viário Oeste (SVO), que inclui a construção da Ponte Salvador-Itaparica, e o Centro de Convenções.


    Taxativo


    O presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia (DEM-RJ), foi taxativo ao falar sobre a articulação em torno da reforma da Previdência, em reunião no Credit Suisse, na última quinta (27). De acordo com a coluna Painel, da Folha, pessoas próximas a Maia acreditam que ele chamou tanto para si a responsabilidade da aprovação da reforma da Previdência que agora seria muito difícil se distanciar de um eventual fracasso do cronograma ou ainda da derrota da proposta na Câmara.


    Sancionou


    O prefeito de Salvador ACM Neto (DEM), sancionou o projeto de lei que institui o Estatuto da Igualdade Racial, em publicação no Diário Oficial do Município (DOM) ontem (28). A proposta foi aprovada na Câmara Municipal de Salvador (CMS) no dia 29 de maio, depois de levantar polêmica na Casa. Mesmo após a votação, aliados de Neto da bancada evangélica reclamaram das novas regras do Estatuto, que supostamente excluiria os religiosos. O projeto chancelado por Neto foi o mesmo aprovado pelos vereadores, sem vetos.



  • 28/06/2019


    28.06.2019 14h15m
    Recomendar

    Sobe - Pré-conferências por confirmarem avanços na assistência social em Feira de Santana.


    Desce - Bandido que coloca criança como escudo na tentativa de complicar operação policial em Feira de Santana.


    1º lugar


    A votação para a escolha da lista tríplice de candidatos a ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) teve situações parecidas com a de uma campanha eleitoral no Supremo Tribunal Federal (STF). De acordo com informações da coluna de Mônica Bergamo, do jornal Folha de São Paulo, um vídeo em que a advogada Daniela Teixeira discute com Jair Bolsonaro, então deputado federal, em 2016, foi distribuído para tentar prejudicar a indicação dela. A gravação, no entanto, não impediu que ela recebesse a maior votação votação do STF: com os votos de dez dos onze magistrados da corte, ela ficou em primeiro lugar na lista tríplice.


    Cancelamento


    A Câmara dos Deputados cancelou a reunião da Comissão Especial prevista para as 9h de ontem (27), em que o relator da reforma da Previdência, Samuel Moreira (PSDB-SP), apresentaria a nova versão da proposta, segundo a Folha de S. Paulo. Com a decisão este é mais um adiamento no cronograma do principal projeto do presidente Jair Bolsonaro no Congresso.


    Crítica


    Em participação na Comissão Especial de análise da Reforma da Previdência, o deputado federal Afonso Florence (PT) criticou o “desmonte” do Sistema de Seguridade Social presente no relatório. Ele defendeu mecanismos para a retomada da atividade econômica e criticou pontos do relatório de Samuel Moreira (PSDB), como a segregação dos itens do orçamento da Seguridade (Saúde, Assistência e Previdência) o que, na prática, desmonta o Sistema de Seguridade.


    Prisão


    Um assessor especial e dois ex-assessores do ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, foram presos pela Polícia Federal, na manhã de ontem (27), em Minas Gerais, segundo informações da Folha de S. Paulo. Eles são alvo de investigação sobre o caso acerca de candidaturas de laranjas do PSL na eleição de 2018. Há em andamento mandados de prisão e busca e apreensão, autorizados pela Justiça mineira, no Rio de Janeiro e no DF.


    Declaração


    O ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, declarou que, “se de fato aconteceram”, as conversas atribuídas a Sérgio Moro e Deltan Dallagnol “não são ortodoxas” e uma implicação pode ser a “nulificação de condenações”. Em entrevista à Globo News na noite da última quarta (26), o ministro disse reconhecer que outros casos semelhantes ocorrem no Brasil. Afirmou, porém, que não se normalize um “absurdo”.


    Sem conversas


    O presidente estadual do PT, Everaldo Anunciação, disse ao site bahia.ba, na manhã de ontem (27), que ainda não conversou com o governador Rui Costa (PT) sobre o candidato do partido em Salvador nas eleições de 2020, bem como nas outras cidades da Bahia. Segundo ele, a sigla vai organizar grupos de trabalhos nas 50 maiores cidades do estado, visando o pleito do ano que vem.


    Liberação


    O governo abriu na última quarta (26), o sistema digital de vários ministérios a fim de liberar lotes extras de emendas a deputados que confirmaram votar a favor da reforma da Previdência. De acordo com a Folha, com o acerto, serão R$ 10 milhões a mais por congressista que apoiar o governo na comissão especial da Câmara Federal e outros R$ 10 milhões extras no plenário. A abertura do sistema nos ministérios significa dar acesso remoto aos congressistas e prefeitos às rubricas específicas em que eles podem encaminhar verbas do Orçamento.


    Reaproximação


    O ministro da Economia, Paulo Guedes, busca um encontro com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), para “desanuviar o ambiente” entre Executivo e Congresso às vésperas da votação do parecer da reforma da Previdência na comissão especial. Fontes ligadas ao ministro disseram ao blog que, na última quarta-feira (26), Guedes e Maia trocaram mensagens após a divulgação de que o ministro teria feito críticas ao Congresso durante conversa com o governador o Ceará, Camilo Santana (PT).



  • 27/06/2019


    27.06.2019 13h31m
    Recomendar

    Sobe - A rede de proteção à mulher em Feira de Santana pelo trabalho realizado na cidade que resulta em mais encorajamento para denunciar as diversas formas de violência.


    Desce - Homens que ainda realizam a prática criminosa de violentar mulheres.


    Curso de capacitação


    A Câmara Municipal de Feira de Santana, na manhã de ontem (26), aprovou, em discussão única e por unanimidade dos presentes, o Projeto de Decreto Legislativo de nº 025/2019, de autoria da Mesa Diretiva, que concede licença ao vereador Cadmiel Pereira (PSC) para participar do 980° Curso de Capacitação para Vereadores, Prefeitos, Vice-Prefeitos, Secretários Municipais, Gestores, Assessores e Servidores Públicos, a ser realizado no período de 09 a 13 de Julho de 2019, na cidade de Belo Horizonte, estado de Minas Gerais. As despesas decorrentes da execução deste Decreto Legislativo correrão por conta de verba existente na Secretaria da Casa.


    Veto


    A Câmara Municipal aprovou, também em discussão única e por maioria dos presentes, o Veto de nº 002, de autoria do Poder Executivo Municipal, ao art. 5º, do Projeto de Lei nº 31/2019, que dispõe sobre a Semana do Check-Up Juvenil na rede pública municipal de Saúde, e dá outras providências”, de autoria do edil Edvaldo Lima (PP), por considerá-lo contrário aos princípios de austeridade nos gastos públicos e não atender ao que dispõe no inciso I, do art. 16º, da Lei Complementar nº 101/2000. O artigo 5º do Projeto de Lei nº 31/2019 diz que as despesas decorrentes desta Lei correrão por conta de dotações orçamentarias próprias, suplementadas, se necessário. Os vereadores Alberto Nery (PT), Edvaldo Lima (PP) e Roberto Tourinho (PV) votaram contrário o Veto. Já o edil Cadmiel Pereira (PSC) se absteve da votação.


    Pagamento de despesa


    Mantida com recursos do Fundo Partidário e vinculada ao PSL, legenda do presidente Jair Bolsonaro, a Fundação Indigo pagou despesas do blogueiro Allan dos Santos, conservador conhecido por divulgar notícias falsas na web. O Portal UOL conseguiu os dados junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Segundo a reportagem, a fundação pagou passagens de avião e diárias de hotel para que o blogueiro participasse da Cúpula Conservadora das Américas, em dezembro de 2018. Fundador do site “Terça Livre”, Allan sempre declarou que não seria bancado por partido político.


    Defesa


    O senador Angelo Coronel (PSD-BA) defendeu, durante reunião na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) na manhã de ontem (26), que sejam incluídas emendas no projeto de lei contra abuso de autoridade. A matéria entra em pauta no colegiado em meio à crise envolvendo o ex-juiz federal e ministro da Justiça Sérgio Moro, que teve mensagens reveladas pelo portal The Intercept. Coronel quer que sejam acrescentados na proposta os procuradores e conselheiros dos Ministério Público e Tribunais de Contas. No entanto, o senador afirma que as sugestões já foram rejeitadas pelo relator Rodrigo Pacheco (DEM-MG).


    Bolsonaro no Japão


    O presidente Jair Bolsonaro embarcou na última terça (25), para Osaka, no Japão, onde participará da cúpula de líderes do G20, grupo que reúne as 20 principais economias do mundo. Ele deverá desembarcar na cidade hoje (27), para o encontro, que acontece amanhã (28) e no sábado (29). Antes de viajar, Bolsonaro transmitiu o cargo para o vice-presidente, Hamilton Mourão.


    Lula tenso


    A votação da suspeição do ex-juiz Sérgio Moro pelo Supremo Tribunal Federal (STF), na última terça (25), deixou Lula tenso e ansioso pela primeira vez em muitos meses, segundo a colunista Mônica Bergamo, da Folha. Segundo pessoas próximas, a possibilidade de Moro ser considerado suspeito foi a primeira que gerou expectativas reais no petista de que ele poderia, enfim, sair da cadeia. No entanto, as dificuldades, a exemplo da possibilidade de adiamento, foram um banho de água fria.


    Moro vai à Câmara


    O presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara (CCJ), Felipe Francischini (PSL-PR), informou que acertou com a equipe do Ministério da Justiça a ida de Sérgio Moro ao colegiado no dia 2 de julho. Na semana passada, Moro passou nove horas no Senado para dar explicações sobre mensagens atribuídas a ele e a procuradores da operação.


    Voto contrário


    O deputado baiano Tito (Avante) foi o único a votar contra a proposta de Lei 2788/19, que institui a Política Nacional de Direitos das Populações Atingidas por Barragens (PNAB) e lista os direitos dessas pessoas. A proposta deixou ainda de ser apreciada por alguns parlamentares ausentes, como Alex Santana (PDT), Cacá Leão (PP), Daniel Almeida (PCdoB), Félix Mendonça Júnior (PDT), Igor Kannário (PHS), Jorge Solla (PT), José Rocha (PL), Pastor Sargento Isidório (Avante), Paulo Azi (DEM), Professora Dayane Pimentel (PSL), Raimundo Costa (PL) e Ronaldo Carletto (PP).



  • 26/06/2019


    27.06.2019 13h16m
    Recomendar

    Sobe - Município de Feira por superar meta de vacinação contra a gripe entre os idosos.


    Desce - 43% dos municipios brasileiros por investirem valor inferior ao mínimo exigido por lei em estudantes do Ensino Fundamental.


    Crítica


    Em pronunciamento, na sessão ordinária de ontem (25), na Câmara Municipal de Feira de Santana, o edil Luiz Augusto de Jesus, Lulinha (DEM) repercutiu a saída do pastor Valdemir da Igreja do Evangelho Quadrangular do bairro Feira IX. Ele informou que o pastor foi expulso da Igreja que fundou. Lulinha disse que a expulsão do pastor foi por política.


    Rebateu


    Edvaldo Lima (PP) rebateu o discurso do edil Luiz Augusto de Jesus, Lulinha (DEM), que criticou a saída do pastor Valdemir da Igreja do Evangelho Quadrangular do bairro Feira IX. Segundo ele, Lulinha não tem credibilidade para atingir os cristãos do município, nem fazer trampolim político para evangélicos.


    À disposição


    O secretário estadual de Educação, Jerônimo Rodrigues (PT), disse que seu nome está à disposição para uma eventual disputa para a sucessão do governador Rui Costa (PT) nas eleições de 2022. O petista tem sido apontado nos bastidores como provável candidato de Rui no pleito.


    Promessa


    A deputada federal Dayane Pimentel (PSL) voltou a se posicionar a favor de uma política pró-armamento no país. Na última semana, o Senado decidiu derrubar os decretos do presidente Jair Bolsonaro (PSL) que flexibilizam o porte e a posse de armas no Brasil - decisão que ainda precisa ser referendada pela Câmara. Em fotos publicadas no Instagram, a Dayane, por sua vez, promete “trabalhar” para que a legítima defesa seja um “direito nato” da população.


    Informação


    O presidente Jair Bolsonaro não revogará ou agirá para impedir a votação do decreto das armas na Câmara Federal, prevista para a tarde de ontem (25), informou o porta-voz da Presidência, Otávio do Rêgo Barros.


    Requerimento


    O deputado Márcio Jerry (PC do B-MA) apresentou requerimento à Comissão de Direitos Humanos da Câmara para convocar o ministro Sergio Moro (Justiça) a prestar esclarecimentos à Casa sobre a troca de mensagens entre o ex-juiz e procuradores revelada pelo site The Intercept Brasil. A informação é da coluna Painel, da Folha.


    Promoção


    O porta-voz da Presidência da República, o general Otávio do Rêgo Barros, não foi escolhido para ser promovido ao Alto Comando do Exército (ACE) em reunião realizada ontem (24). O grupo representa a elite da Força Armada. Otávio do Rêgo Barros integrava a lista de concorrentes à promoção, mas não foi escolhido pelosdemais membros do Alto Comando. No lugar dele, foram escolhidos para se tornar general quatro estrelas o atual secretário-executivo do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Valério Stumpf Trindade, e Tomás Ribeiro Paiva, atual comandante da 5ª Divisão do Exército, em Curitiba. O Alto Comando deve decidir sobre as promoções até amanhã (27) e a lista com todas as escolhas deve ser publicada até sexta (28).


    Desvio


    O governo de João Doria (PSDB) em São Paulo tem contabilizado como recursos destinados à educação a cobertura de gastos com aposentadoria de servidores, de acordo com a Folha de S. Paulo. A prática é considerada irregular tanto pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) como pelo Tribunal de Justiça de São Paulo, e já foi realizada pelos antecessores Geraldo Alckmin (PSDB) e Márcio França (PSB). De acordo com dados do Ministério Público de Contas, neste ano já foram desviados R$ 2,8 bilhões do ensino para a Previdência. 



  • 25/06/2019


    27.06.2019 13h14m
    Recomendar

    Sobe - O grande público presente no São João de São José.


    Desce - Espadeiros em Senhor do Bonfim que mesmo com proibição do STF promoveram guerra de espadas no São João.


    Barrados


    O anúncio da entrevista com o deputado Targino Machado, marcada para o último dia 17, na rádio Transamérica de Feira de Santana, no programa de Carlos Geilson, está dando o que falar até hoje. A direção da emissora comunicou ao apresentador que não haveria a tal entrevista. As razões não chegaram ao meu conhecimento. Só faço um questionamento: o governador ficaria satisfeito do Ouvidor-Geral do Estado ficar ouvindo o líder da oposição sentar a lenha no governo dele, no programa do aliado? É, assim fica difícil.


    O lobo e o cordeiro


    O acerto dessa entrevista entre Geilson e Targino, possivelmente, tinha como endereço pancadaria no governo do município, mas quem conhece Targino sabe que, no meio dela, escorregava e sentava o pau no governo do Estado também. Até agora só Geilson pensa que Targino, na verdade, ficou amiguinho dele. É muita inocência.


    Lamentou


    A deputada federal Lídice da Mata (PSB) lamentou a desistência do ministro da Justiça, Sérgio Moro, de ir à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados, amanhã (26). Na semana passada, Moro passou 9 horas esclarecendo aos senadores as mensagens atribuídas a ele e a procuradores da Operação Lava Jato divulgadas pelo site The Intercept Brasil.

     

    Discurso


    O presidente Jair Bolsonaro será um dos três oradores principais na sessão temática de inovação e tecnologia na cúpula do G20, em Osaka (Japão) na próxima semana. Entre os temas possíveis do discurso do presidente, estão a intenção do Brasil em se tornar líder de inovação tecnológica e as experiências bem sucedidas em áreas como saúde pública, biocombustíveis e sistemas informatizados de governo. A reunião da cúpula do G20 acontece nos dias 28 e 29, e será a primeira participação de Bolsonaro no fórum que reúne as 20 principais economias do mundo.


    Gastos


    Entre os anos de 2010 e 2018, a Câmara dos Deputados em Brasília gastou R$ 1,25 bilhão com aposentadorias. Segundo o UOL, com base no valor, os benefícios de parlamentares foram de R$ 811 milhões, enquanto o pagamento a pensionistas foi de R$ 440 milhões. De acordo com dados obtidos pela Lei de Acesso à Informação, são 508 parlamentares aposentados com aposentadoria média de R$ 14.680,86, e 489 pensionistas que recebem, em média, R$ 8.602 milhões.


    Afirmação


    O ministro Luiz Fux procurou colegas no Supremo Tribunal Federal (STF) para esclarecer o episódio “In Fux We Trust”, em que o ministro da Justiça, Sérgio Moro, diz a procuradores da Lava Jato, numa mensagem, que confiava no magistrado, afirma a coluna de Mônica Bergamo, do jornal Folha de S. Paulo. De acordo com a publicação, Fux afirmou a outros ministros, o diálogo, como relatado pelo procurador Deltan Dallagnol a Moro, não existiu.


    Sinal de alerta


    O desejo do presidente Jair Bolsonaro (PSL) em disputar a reeleição em 2022 deixou parlamentares em alerta e reacendeu as articulações para tentar avançar na Câmara dos Deputados o projeto que acaba com a reeleição, segundo a coluna Painel, do jornal Folha de S. Paulo. Segundo a publicação, o relator da proposta, deputado Valtenir Pereira (MDB-MT), entregou um parecer favorável à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa, e já tentou duas vezes, sem sucesso, colocá-la em votação.


    Solicitação


    A força-tarefa da Operação Lava Jato solicitou ao juiz federal Luiz Antonio Bonat, da 13ª Vara Federal, que mantenha sob sua competência um inquérito ligado ao ex-ministro Antonio Palocci (Fazenda, no primeiro mandato de Lula, e Casa Civil, no primeiro mandato de Dilma). A informação é do jornal O Estado de S. Paulo.



Os comentários e textos não representam a opinião do portal; a responsabilidade pelo blog é do autor da mensagem.
Folha do Estado da Bahia
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia