Em cima da hora:
Enchente atinge bananais em três cidades do Vale do Ribeira, SP
-
  • Facebook
  • Twitter
  • Orkut
  • Feeds
  • 12/11/2019


    12.11.2019 11h40m
    Recomendar

    Sobe - Corrida Feira Night Run Análise por além de incentivar o cuidado com a saúde, reiventa-se a cada edição.


    Desce - Aumento da desigualdade entre imigrantes no mercado de trabalho brasileiro.


    Destaque


    Em pronunciamento, na sessão ordinária de ontem (11), na Câmara Municipal de Vereadores, o edil Carlito do Peixe (DEM) destacou a realização da formatura do Curso Técnico de Administração, ofertado pela Associação Comunitária do bairro dos Capuchinhos, ministrado pelo professor Davi.


    Enalteceu


    Luiz Augusto de Jesus, Lulinha (DEM) repercutiu e enalteceu a realização da sessão solene em comemoração ao Dia do Radialista. Segundo ele, foi uma sessão emocionante, com o comparecimento em massa da mídia.


    Casamento coletivo


    Marcos Lima (PATRI), informou que, na última quinta-feira (7), aconteceu a 18ª edição do Casamento Coletivo do Programa Família Cidadã, que oficializou os direitos civis de 200 famílias em Feira de Santana, solenidade promovida pelo Município, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.


    Aprovação


    A Câmara Municipal de Feira de Santana aprovou o Projeto de Lei de nº 130/2019, de autoria do vereador Marcos Lima (Patriota), que altera dispositivos à Lei Municipal n° 3.736/2017, que dispõe sobre sons urbanos, fixa níveis e horários em que será permitida sua emissão, possibilita doação e destruição de equipamento(s) sonoro(s) e dá outras providências. Os vereadores Edvaldo Lima (PP) e Roberto Tourinho votaram contrário à matéria. Já a edil Eremita Mota (PSDB) se absteve da votação.


    Solicitação


    A Câmara também aprovou o Requerimento de nº 194/2019, de autoria do vereador Isaías de Diogo (PDT), que solicita a realização de sessão solene para o dia 25 deste mês, a partir das 19h30, no plenário da Casa da Cidadania, com o objetivo de comemorar o Dia do Técnico em Análises Clínicas.


    Cassação


    O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) marcou para a próxima segunda-feira (18), o processo que discute a cassação do deputado estadual Targino Machado (DEM). De acordo com inquérito da Polícia Federal, Targino atendia, irregularmente, eleitores em Feira de Santana. De lá, as pessoas eram transportadas para os municípios de Cachoeira e São Félix, onde tinham acesso, irregularmente, a serviços de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS). O candidato foi denunciado pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia.


    Exonerações


    Após o pedido de demissão do general da reserva Maynard Santa Rosa do comando da Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos na semana passada, a pasta registrou quatro novas baixas. As exonerações, todas feitas “a pedido”, foram publicadas no Diário Oficial da União ontem (11). Foram exonerados o Secretário de Ações Estratégicas da Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos, Ilídio Gaspar Filho; o secretário especial adjunto da Secretaria de Assuntos Estratégicos, Lauro Luís Pires da Silva; o assessor especial da Secretaria de Assuntos Estratégicos, Walter Félix Cardoso Júnior; e o secretário de Planejamento Estratégico da Secretaria, Wilson Roberto Trezza.


    Favorável


    O líder do governo na Câmara, Major Vitor Hugo (PSL-GO), afirmou ontem (11), que votará a favor da proposta que busca estabelecer a execução da pena após decisão judicial em segunda instância. O tema está previsto para ser discutido nesta tarde, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara.



  • 09/11/2019


    11.11.2019 13h58m
    Recomendar

    Sobe - O poeta Antônio Brasileiro, professor da UEFS, por sua vasta obra literária.


    Desce - STF por acabar com prisão após segunda instância.


    Nomeação


    O filho do parlamentar estadual Marquinho Viana (PSB), Hans Ungar Neto foi nomeado para um cargo na Secretaria do Meio Ambiente (Sema) ontem (08). A nomeação consta no Diário Oficial, assinado pelo governador Rui Costa (PT), que reassumiu o governo após férias de duas semanas.


    Rui sobre Lula


    O governador Rui Costa (PT) comemorou a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que derrubou na última quinta-feira (7), a prisão após condenação em 2ª instância, que abre caminho para a liberdade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso há um ano e meio na sede da Polícia Federal, em Curitiba. Em seu perfil no Twitter, o petista disse que a “justiça será feita”.


    Wagner opina


    O senador Jaques Wagner (PT) afirmou em seu perfil no Twitter que o Supremo Tribunal federal (STF) “resgatou” o texto constitucional ao garantir que “nenhuma pessoa pode ser presa antes de se esgotarem todas as possibilidades de recurso”. A decisão tomada pela Corte na noite de quinta-feira (7), beneficia o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que poderá ser solto.


    Detalhes


    Investigadores detalharam dados sobre um dos telefones de Ronnie Lessa, acusado de ter executado Marielle Franco no inquérito que apura o assassinato da vereadora do PSOL. Chamou atenção a foto de perfil do ex-policial: uma imagem do presidente Jair Bolsonaro entre bandeiras de Israel. A informação é da coluna Painel, da Folha de S.Paulo.


    Críticas


    Os filhos do presidente Jair Bolsonaro comentaram no Twitter, em tom de crítica, a decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) que determinou que a prisão de um réu só poderá ser realizada após o esgotamento dos recursos na Justiça. Para Carlos Bolsonaro, “o legal é lacrar”. Já para Eduardo, a decisão do STF irá “soltar bandidos”, enquanto os cidadãos permanecem desarmados.


    Críticas I


    O deputado federal Alexandre Frota (PSDB-SP) fez duras críticas ao presidente Jair Bolsonaro, em entrevista publicada ontem (8), no jornal O Estado de S. Paulo. Segundo o parlamentar, o chefe do Executivo nacional não é afeito à democracia.


    Afirmação


    O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) disse acreditar que Lula não terá dificuldade para deixar a prisão, em função da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). FHC ainda destacou que Lula continua sem poder participar de uma eleição, “com a ficha suja”.


    Pedido


    A defesa do ex-governador de Minas Gerais Eduardo Azeredo, solicitou ontem (8), um pedido de soltura para que o tucano deixe a prisão. O recurso foi apresentado na Vara de Execuções Penais do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Azeredo está preso desde maio do ano passado.



  • 08/11/2019


    08.11.2019 17h44m
    Recomendar

    Sobe - Novo shopping por gerar mais de mil empregos em Feira de Santana.


    Desce - Radialistas da Jovem Pan, que trocaram socos, em 7 de novembro, quando se comemora o Dia do Radialista.


    Apareceu


    Acusado de agressão por um ex-assessor, o deputado estadual Marcell Moraes (PSDB) apresentou um atestado médico para informar que estará afastado das sessões da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) por 15 dias, contados a partir da última segunda-feira (4). O “sumiço” de Marcell da Assembleia já dura mais tempo, porém a última presença registrada pelo deputado em plenário, segundo o site da Alba, foi no dia 14 de outubro - portanto, há 24 dias.


    Sancionado


    O Governo do Estado sancionou ontem (7), o Plano Plurianual Participativo (PPA) da Bahia para os anos 2020 a 2023. Segundo o secretário estadual do Planejamento, Walter Pinheiro, do total dos recursos previstos no PPA, 74% estão destinados aos programas de Saúde, Educação e Segurança Pública.


    Desconforto no Supremo


    A advogada baiana Daniela Borges, professora da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e da Faculdade Baiana de Direito, estava no meio de sua sustentação oral, quando foi interrompida pelo ministro Marco Aurélio Mello. O ministro repreendeu o fato da advogada ter se referido à turma de ministros pelo pronome “vocês”. Defendeu que o correto seria tratá-los por “vossas excelências”.


    Posse do PT


    A nova direção municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) em Salvador, eleita no último Processo de Eleições Diretas (PED), será empossada na próxima segunda-feira, 11, às 18h30, na sede do Sindae (Sindicato dos Trabalhadores em Água e Esgoto no Estado da Bahia), nos Barris.


    Demissão na Globo


    A Globo demitiu mais de 100 funcionários na quarta-feira (6). Entre os demitidos, estão: profissionais de figurino, transporte, produção e setor de entretenimento. De acordo com o site Na Telinha, essas demissões são apenas a primeira fase do corte previsto pela emissora.


    Justificativa


    As demissões fazem parte da megafusão das empresas do grupo. Por meio de nota a Globo informou que não comentaria questão internas. “Todas as grandes empresas modernas passam por processos de busca de eficiência e evolução constante e, nesse contexto, é natural que se façam ajustes. Na Globo não é diferente”.


    Primeira vez


    O Brasil votou pela primeira vez em 27 anos, na Assembleia Geral da ONU, a favor do embargo econômico, comercial e financeiro a Cuba, informa O Globo. Além do Brasil, apenas Estados Unidos e Israel ficaram contra uma resolução que pede o fim da medida.


    Concessão BR-101


    A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicou ontem (7), o edital de concessão da rodovia BR-101, no trecho entre Paulo Lopes (SC) e a divisa com o estado do Rio Grande do Sul . Pelo cronograma, o leilão está marcado para o dia 21 de fevereiro de 2020, às 10h, na B3, em São Paulo. O contrato de concessão será de 30 anos. De acordo com o edital, vence o certame que oferecer o menor valor da tarifa básica de pedágio, fixada em R$ 5,19, para cobrança bidirecional (nos dois sentidos da rodovia).



  • 07/11/2019


    07.11.2019 18h09m
    Recomendar

    Sobe - Defensoria Pública por manifestar interesse em entrar na briga defendendo a permanência do Feiraguay na Praça Presidente Médici.


    Desce - Embasa e Coelba por liderarem ranking de reclamações do Procon, mais uma vez.

     

    Sugestão


    Em pronunciamento, na sessão ordinária de ontem (06), na Câmara Municipal de Feira de Santana, o edil Cadmiel Pereira (PSC) sugeriu à Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito a possibilidade de implantação de novas rotas do transporte público entre bairros próximos.


    Novembro Azul


    O vereador e líder do Governo na Casa, Marcos Lima (Patriota), tratou sobre a campanha do Novembro Azul ofertada pelo Município. Segundo ele, esta é uma oportunidade que para os homens procurem atendimento médico.


    Agradecimentos


    Em pronunciamento na Câmara Municipal de Feira de Santana, o edil Zé Curuca (DEM) agradeceu pelos serviços de limpeza pública e troca de lâmpadas, realizados em Humildes e no Limoeiro.


    Pareceres


    Cíntia Machado (REP) alertou os vereadores em relação à confecção de projetos de lei. Ela disse entender que os vereadores tentam fazer o melhor pela cidade, mas segundo ela, há projetos que não tem como ter o parecer favorável. Cintia lembra que qualquer projeto que gere despesa ao Município é inconstitucional e, nessas situações, não adianta os vereadores usarem a Tribuna para reivindicar o contrário. Ela diz, por fim, que é melhor usar a Tribuna e fazer uma indicação ao Executivo.


    Fake News


    O presidente Jair Bolsonaro (PSL) publicou uma fake news em seu Twitter, na manhã de ontem (06), e precisou apagar minutos depois. Bolsonaro informou na rede social que três multinacionais estavam transferindo suas fábricas da Argentina para o Brasil. Acontece que todas as três empresas desmentiram o presidente, que precisou apagar o tweet.


    Cassação


    Centrais sindicais decidiram enviar carta ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), pedindo a cassação de Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), segundo a coluna Painel do jornal Folha de S.Paulo. O motivo foi a declaração em que o deputado mencionou “um novo AI-5” como antídoto a uma radicalização da esquerda. Elas querem um encontro para entregar a carta nas mãos.


    Exoneração


    O economista Ricardo Braga foi exonerado ontem (6), do comando da Secretaria Especial de Cultura, subpasta do Ministério da Cidadania do governo Jair Bolsonaro. Ele estava há apenas dois meses no cargo. Braga deixou o posto para assumir a Secretaria de Regulação e Supervisão do Ensino Superior, setor do Ministério da Educação (MEC) que é responsável pelo credenciamento e abertura de cursos na rede particular. Ele fica no lugar de Ataide Alves no posto do MEC. As mudanças foram publicadas no Diário Oficial da União.


    Negação


    A Justiça negou o pedido de falências aberto pela Caixa conta a Odebrechet. De acordo com a Folha, a negativa veio da 1ª Vara de Falências e Recuperação do Estado de São Paulo. O banco estatal é um dos credores do grupo e entrou na Justiça para pedir a liquidação do conglomerado de construção Odebrecht. A CEF também pedia que o juiz permitisse aos credores nomear novos administradores para o conglomerado e suas subsidiárias em uma assembleia.



  • 06/11/2019


    07.11.2019 18h05m
    Recomendar

    Sobe - Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia (Setre) por investir R$ 518 mil no fortalecimento da capoeira.


    Desce - Rede atacadista que comercializa produtos vencidos em Feira de Santana.


    Entregou


    O presidente da República, Jair Bolsonaro, entregou pessoalmente ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP) ontem (5), um pacote com três propostas de emenda à Constituição (PEC) que tratam de reformas econômicas. Além da PEC do Novo Pacto Federativo, foram entregues a PEC da emergência fiscal, ou PEC dos gatilhos - que define gatilhos automáticos de contenção dos gastos públicos em caso de crise financeira na União, estados e municípios - e a PEC dos fundos, que revê a vinculação de receitas com 281 fundos públicos em vigor atualmente.


    Alvos


    A Polícia Federal cumpriu na manhã de ontem (05), mandados de busca e apreensão em uma operação deflagrada com a autorização do ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo a Veja, os senadores Renan Calheiros (MDB) e Eduardo Braga (MDB), além do ministro Vital do Rêgo, do Tribunal de Contas da União (TCU), foram intimados a depor.


    Crítica


    Insatisfeito com os últimos acontecimentos políticos em Brasília, o deputado federal e pré-candidato a prefeito de Salvador, Pastor Sargento Isidório (Avante), criticou o presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL). Para o parlamentar, o chefe do Executivo Federal perdeu o “rumo”, está “desnorteado” e “não sustenta em pé o que fala sentado”.


    Risco


    A deputada estadual Janaina Paschoal (PSL), autora do pedido que resultou no impeachment de Dilma Rousseff (PT), falou que enxerga o risco do presidente Jair Bolsonaro (PSL) não concluir o mandato até 2022. Em entrevista ao programa Roda Viva, na última segunda-feira (04), Janaina destacou que Bolsonaro pode cair por causa de seus principais assessores.


    Notícia-crime


    Os partidos de oposição, bloco composto por PT, PCdoB, PDT e PSOL, entraram em conjunto com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o presidente Jair Bolsonaro, o ministro Sérgio Moro (Justiça) e o vereador Carlos Bolsonaro (PSC-RJ). A notícia-crime pede busca e apreensão do material da gravação das ligações da portaria do condomínio Vivendas da Barra, no Rio de Janeiro, onde ambos têm casa. De acordo com o presidente, a ação foi feita para “evitar adulteração do conteúdo”. O pedido foi encaminhado ao presidente do STF, Dias Toffoli.


    Nova filiação


    O senador Antônio Anastasia (MG) aceitou o convite para se filiar ao PSD e acertou sua saída do PSDB. A informação fou publicada pelo portal Congresso em Foco. A filiação de Anastasia está prevista para o início do próximo ano legislativo. O PSD tem como líder o senador baiano Otto Alencar.


    Semiaberto


    A juíza federal Carolina Lebbos, responsável pela execução da pena do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), informou ao ministro Edson Fachin, do STF (Supremo Tribunal Federal), que é a Corte quem deverá decidir sobre a progressão de regime do ex-presidente. Lula já cumpriu um sexto da pena de 8 anos e dez meses de prisão, tendo direito a deixar a prisão na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba e ir para o semiaberto.


    Quebra de sigilo


    Integrantes do PSL passaram a defender a quebra do sigilo do cartão corporativo de Jair Bolsonaro, segundo a coluna Painel, do jornal Folha de S.Paulo. Nos bastidores, deputados dizem que falta isonomia ao presidente, que critica a sigla e exige a devassa nas contas do partido, mas mantém em segredo o detalhamento de gastos com alimentação e transporte.



  • 05/11/2019


    05.11.2019 13h29m
    Recomendar

    Sobe - Lei que institui o Dia Municipal das Igrejas Batistas, em Feira de Santana, por valorizar a diversidade religiosa na cidade.


    Desce - 376 pessoas por terem sido eliminadas no ENEM por descumprirem as regras do exame.


    Inauguração


    Durante pronunciamento na sessão ordinária de ontem (04), o vereador Luiz da Feira (PCdoB) falou sobre a inauguração da nova sede do Centro de Referência em Assistência Social Helena Mascarenhas de Almeida (CRAS) Território X, no bairro da Conceição.


    Solicitação


    O vereador Gilmar Amorim (DC) usou a tribuna da Casa da Cidadania para solicitar a gerente regional da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), Sheila Silva, atenção a situação dos postes instalados no conjunto George Américo. Segundo ele, um poste localizado na rua B Vasp, esquina com a rua Dirigível, próximo a Escola Municipal Norma Suely Mascarenhas, está prestes a cair e a fiação “apenas 50 centímetros de uma residência que possui 1º andar”. Ele atentou para o risco da situação.


    Repercussão


    Na tarde do último domingo, 03, aconteceu na comunidade da Mantiba a festa em comemoração ao dia de São Judas Tadeu. O vereador Luiz Augusto de Jesus - Lulinha (DEM), usou a tribuna da Casa da Cidadania para repercutir o acontecimento. De acordo com o edil, o evento contou com a presença do ex-prefeito José Ronaldo de Carvalho e do chefe de gabinete, Mario Borges, que estava representando o prefeito Colbert Martins.


    Altas chances


    O presidente Jair Bolsonaro (PSL) confirmou, em entrevista à TV Record, que a chance de deixar o seu partido, o PSL, e fundar um novo partido, é alta. Ele explicou que não quer se comprometer por eventuais erros cometidos pelos dirigentes partidários.


    Descartou


    O ministro da Economia, Paulo Guedes, descartou, em entrevista à Folha, tentar reapresentar o sistema de capitalização, proposto pelo governo no texto original da reforma da Previdência. Segundo o ministro, a carteira de trabalho verde e amarela foi desenhada para fazer parte de um novo regime trabalhista, baseado em capitalização.


    Afirmação


    O presidente Jair Bolsonaro (PSL) lançou uma informação preocupante, em entrevista à TV Record, ao comentar sobre a tragédia do óleo que atinge praias nordestinas. Segundo ele, o que chegou às praias é uma pequena parte do que foi derramado. Ele disse, ainda, que o pior está por vir.


    Blindagem


    O presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, Felipe Francischini (PSL-PR), rejeitou um pedido para convidar Fabrício Queiroz a se explicar ao colegiado. O ex-assessor de Flávio Bolsonaro orientou um interlocutor sobre indicações políticas em cargos comissionados da Câmara e do Senado, conforme áudios obtidos pelo jornal O Globo. A informação é da coluna de Guilherme Amado, na Época.


    Novo áudio


    O deputado federal Alexandre Frota (PSDB-SP) divulgou um novo áudio de uma conversa com o presidente Jair Bolsonaro (PSL) a respeito de negociações envolvendo uma reforma da Lei Rouanet. De acordo com o parlamentar, o diálogo envolve uma das promessas que Bolsonaro fez durante a campanha presidencial.



  • 02/11/2019


    04.11.2019 11h28m
    Recomendar

    Sobe - Prefeitura por encerrar campanha Outubro Rosa com 3.361 mamografias realizadas.


    Desce - Grupo que adultera combustíveis comentendo crime contra a economia.


    Liberdade


    O ex-governador do Rio Anthony Garotinho deixou a cadeia de Benfica e sua mulher, Rosinha Matheus, deixou o Complexo Penitenciário de Bangu, ainda na noite de quinta (31), um dia após serem presos, na última quarta-feira (30). Uma liminar concedida pelo ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF) na quinta, autorizou a soltura de ambos.


    Ignorou


    O ministério do Meio Ambiente (MMA) não convocou especialistas de áreas do Ibama que poderiam contribuir com respostas ao vazamento de óleo no Nordeste. A informação foi divulgada pelo jornal Folha de S. Paulo na manhã de ontem (1º). Uma dessas áreas é o setor de licenciamento ambiental de exploração e produção de petróleo e gás (Cgmac). O órgão acumula experiência com técnicas e novas tecnologias usadas nos planos de emergência contra vazamento de óleo, exigidos pelo Ibama durante o processo de licenciamento.


    Cancelamento


    O presidente Jair Bolsonaro disse, quinta (31), que determinou o cancelamento de todas as assinaturas do jornal Folha de S. Paulo em órgãos do governo federal. Em tom de ameaça, o presidente também disse que os anunciantes do jornal “devem prestar atenção”.


    Despencou


    Tratada como inimiga pelo presidente Jair Bolsonaro, a TV Globo teve um grande corte no valor de publicidade que recebe do Governo Federal. Segundo o site Notícias da TV, a verba foi reduzida em mais da metade. No ano passado, a emissora faturou cerca de R$ 400 milhões líquidos com publicidade oficial do Governo Federal. Neste ano, o valor vai cair para entre R$ 150 milhões e R$ 170 milhões com campanhas de estatais e ministérios.


    Alvos


    Levantamento da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) aponta que o presidente Jair Bolsonaro ataca profissionais jornalistas e o jornalismo por meio de discursos, entrevistas e postagens em mídias sociais, ao menos duas vezes por semana. Até quinta (31), foram 99 declarações vistas como: ataques a jornalistas (11 ocorrências) e descredibilização da imprensa (88 ocorrências). O balanço foi divulgado na véspera do Dia Internacional pelo Fim da Impunidade dos Crimes contra Jornalistas, lembrado hoje (2).


    Ausência


    O presidente Jair Bolsonaro (PSL) disse ontem (1º), que não irá à posse do presidente eleito da Argentina, Alberto Fernández, em 10 de dezembro. A declaração foi dada na saída do Palácio da Alvorada, segundo o Estadão. Bolsonaro disse que torceu pela reeleição de Mauricio Macri, mas disse que não fará qualquer retaliação ao novo presidente.


    Contas a analisar


    Os dados sobre as prestações de contas do PSL devem ser solicitados pela Procuradoria-Geral Eleitoral (PGE) ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) antes de avaliar o pedido do presidente Jair Bolsonaro e de mais 23 parlamentares para bloquear repasses do fundo partidário à legenda. Segundo o blog da jornalista Andréia Sadi, no portal G1, o grupo também pediu o afastamento do presidente do partido, Luciano Bivar.


    Filiação suspensa


    O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, teve a filiação ao Partido Novo suspensa temporariamente pelo Conselho de Ética da legenda. A suspensão aconteceu por meio de um requerimento do deputado estadual Chicão Bulhões, junto com o ex-candidato ao governo Marcelo Trindade e com Ricardo Rangel.



  • 01/11/2019


    01.11.2019 18h00m
    Recomendar

    Sobe - Estudantes por fazerem manifestação em defesa de direitos adquiridos e que estão sob ameaça na UEFS.


    Desce - Reitoria da UEFS por reduzir cota no restaurante universitário cedido aos novos residentes, assim como cortes na alimentação e mudanças no processo de jubilamento.


    Bloqueio


    No início da noite da última quarta-feira (30), 24 integrantes do PSL, entre eles o presidente Jair Bolsonaro, entraram com uma representação contra o partido e seu presidente, Luciano Bivar, para garantir o bloqueio dos recursos do fundo partidário e o afastamento dos dirigentes do partido. Segundo o documento, o PSL receberá cerca de R$ 110 milhões do fundo referente ao ano de 2019.


    Contradição


    O vereador do Rio de Janeiro Carlos Bolsonaro se contradisse sobre onde estava na tarde de 14 de março do ano passado, data em que Marielle Franco foi assassinada, de acordo com a coluna de Guilherme Amado, na revista Época. Na quarta-feira, ele afirmou que estava em casa às 17h58, quando teria autorizado um Uber a entrar no condomínio. Mas, um dia antes, ele havia dito, também via Twitter, que não estava em casa naquela tarde.


    Aliança


    Partidos de esquerda como PV, PDT, PSB e Rede pretendem se aliar em cerca de 120 cidades nas eleições municipais de 2020. A negociação, de acordo com a coluna Painel, da Folha de S.Paulo, dá conta que a cabeça de chapa ficaria com o candidato que se mostrasse mais competitivo na disputa, com as demais siglas se comprometendo a apoiá-lo. Outras siglas tradicionais de espectro mais progressista, como PT, PSOL e PCdoB, à princípio, não devem integrar a aliança.


    Defesa


    O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) afirmou, durante entrevista ao canal da jornalista Leda Nagle no Youtube, que um “novo AI-5” pode ser uma resposta a ser adotada em caso de radicalização pela esquerda. O Ato Constitucional nº5, conhecido como AI-5, foi baixado em 13 de dezembro de 1968, durante o governo do general Costa e Silva, e é a expressão mais acabada da ditadura militar brasileira (1964-1985).


    Avaliação


    Deputados do Rio de Janeiro, de esquerda e de direita, desconfiam da possibilidade de o depoimento do porteiro ter sido forjado por grupos que buscam atrapalhar a apuração do assassinato de Marielle, de acordo com a coluna Painel, da Folha, publicada ontem (31).


    Aprovação


    A Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou uma proposta de emenda à Constituição (PEC) que torna os crimes de estupro e de feminicídio imprescritíveis. O texto ainda precisa ser votado no plenário da Casa. Caso seja aprovado, será remetido para análise da Câmara.


    Menor culpado


    O presidente Jair Bolsonaro (PSL) afirmou, em postagem nas redes sociais, na última quarta (30), que o porteiro do condomínio onde tem casa no Rio de Janeiro é “aquele que tem menos culpa” quanto à citação de seu nome no caso Marielle Franco (PSOL).


    Prisão domiciliar


    O ex-presidente da empreiteira OAS Léo Pinheiro fechou um acordo de colaboração com a Procuradoria-Geral da República (PGR) e ficará cinco anos preso em regime domiciliar. O ex-dirigente da empresa terá que pagar R$ 45 milhões de compensação aos cofres públicos. Pinheiro foi a principal peça da acusação contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no caso do tríplex de Guarujá (SP).



  • 31/10/2019


    31.10.2019 14h03m
    Recomendar

    Sobe - Projeto ‘Não esista da vida’ realizado pela juventude cristã da Assembleia de Deus, zona sul, de Feira de Santana, por ações contra a depressão, automutilação e o pensamento suicida.


    Desce - Pessoas que contribuem para a desvalorização da boa música no Brasil.


    LOA 2020


    Na manhã de ontem (30), a Câmara Municipal de Feira de Santana realizou a primeira discussão do Projeto de Lei de nº 119/2019, de autoria do Poder Executivo, que estima a receita e fixa a despesa do município para o exercício financeiro de 2020. Lulinha (DEM) parabenizou o referido Projeto, sobretudo o aumento dos valores estimados às áreas da saúde e educação. Marcos Lima (Patriota), também teceu elogios ao Projeto supracitado afirmando que as finanças da Prefeitura Municipal de Feira de Santana estão equilibradas. Para Alberto Nery (PT), precisa ser mais transparente o Projeto de Lei.


    Opinião


    Zé Filé (PROS) repercutiu o discurso do presidente da Casa em relação à insatisfação de Carlos Geilson como ouvidor do Estado. Para ele, Geilson está bem aonde está. Quando o acordo foi feito, disse Filé, os vereadores não ficaram sabendo qual foi o acerto, por isso não se pode cobrar. Para o edil, Geilson teve o que mereceu e, certamente, está satisfeito.


    Repercussão


    Luiz da Feira (PCdoB) usou a tribuna da Casa da Cidadania para comunicar que participou, na terça (29), de uma reunião com vendedores ambulantes para discutir assuntos referentes ao Shopping Popular. O parlamentar afirmou que, apesar das constantes tentativas de negociação, a categoria continua sem soluções para as reivindicações apresentadas.


    Sem sinalização


    Roberto Tourinho (PV) informou que, em certo trecho da Avenida Rio de Janeiro (BR 116-Sul), em frente a uma rede atacadista, já próximo ao bairro Pedra do Descanso, por falta de sinalização numa curva obrigatória que os motoristas que vêm sentindo Antônio Cardoso/Feira de Santana precisam fazer, diversos acidentes têm acontecido. Ele afirmou que fará uma indicação à SMT para que a situação se resolva.


    Vítima


    O ex-governador do Rio de Janeiro Anthony Garotinho disse ontem (30), que é vítima de perseguição e afirmou que a nova ordem de prisão contra ele é desprovida de qualquer fundamento. Garotinho e a ex-governadora Rosinha Matheus foram presos pela manhã em casa, na zona sul do Rio, depois de a 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro ter derrubado na última terça (29), a liminar que lhes concedeu habeas corpus em setembro.


    Injustiça


    O deputado estadual Robinson Almeida (PT) disse ao site bahia.ba ontem (30), que a sua condenação à prisão de 1 ano 9 meses e 23 dias, pagamento de multa e indenização por crimes contra a honra do prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), e da mãe dele, Rosário Magalhães, é “injusta”.


    Acionou


    O presidente Jair Bolsonaro (PSL) afirmou ontem (30), estar conversando com o ministro da Justiça, Sérgio Moro, para que o porteiro do condomínio onde mantém residência no Rio de Janeiro possa ser ouvido novamente em depoimento - agora à Polícia Federal - na investigação que apura a morte da vereadora carioca Marielle Franco (PSOL). A informação é do portal UOL.


    Agradecimento


    O governador Rui Costa (PT) agradeceu o apoio do senador Jaques Wagner (PT) em comentário no Instagram. Wagner parabenizou Rui, que foi considerado o mais bem avaliado entre os governadores do Brasil pelos líderes do Congresso na pesquisa ‘Painel do Poder’, promovida pelo site Congresso em Foco. Rui Costa disse que o apoio do ex-governador é “fundamental” para o desenvolvimento da Bahia.



  • 30/10/2019


    31.10.2019 13h59m
    Recomendar

    Sobe - A produção feirense “Porque Eu Te Amei” por ser destaque na 7º edição do Festival Nacional de Cinema Cristão, no Rio de Janeiro.


    Desce - Vereadores que ao faltarem a sessão de ontem, na Câmara, deixaram de discutir a principal lei do município, LOA.


    Afirmação


    O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, afirmou que, nas próximas semanas, ao menos três pautas importantes que têm como objetivo facilitar o aumento dos investimentos privados no país deverão ser aprovadas em comissões da Casa: o novo marco regulatório do Saneamento Básico; uma nova lei de recuperação judicial; e um novo marco regulatório das parcerias público-privadas.


    Tempo curto


    O prazo para Jair Bolsonaro e a ala do PSL que o apoia criarem um novo partido a tempo de disputar as eleições municipais de 2020 é curto e praticamente inviável, afirmam ministros e ex-integrantes do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) ouvidos pela coluna Painel, da Folha de S.Paulo. Para participar do pleito, a sigla precisaria ter o registro aprovado na corte eleitoral até abril de 2020.


    Inquérito


    O procurador-geral da República, Augusto Aras afirmou que vai estudar o inquérito aberto pelo Supremo Tribunal Federal para apurar ameaças aos ministros da Corte a fim de verificar se há alguma autoridade com foro privilegiado a ser denunciada ao STF. A declaração foi dada ao programa “Em Foco com Andreia Sadi”, na GloboNews.


    Desejo


    A ala do PSL que hoje se contrapõe ao presidente Jair Bolsonaro pretende atrair o general Carlos Alberto dos Santos Cruz para o partido. Segundo a coluna de mônica Bergamo, no jornal Folha de S. Paulo, a ideia é que ele seja candidato ao Senado. O militar foi um aliado de primeira hora do presidente em 2018.


    Processo rápido


    O processo do sítio de Atibaia (SP), cujo principal réu é o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, teve um período inicial de tramitação no TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região) mais rápido que o de 85% dos casos da oitava turma da corte, responsável pelos processos da Lava Jato. O recurso que envolve o petista levou 71 dias entre o momento em que foi protocolado e o fim da elaboração do voto do juiz relator. A informação foi revelada pelo jornal o Folha de S. Paulo.


    Lava Jato


    A Polícia Federal e o Ministério Público Federal (MPF) cumpriram ontem (29), 11 mandados de busca em investigação da Lava Jato contra Paulo Vieira de Souza, o Paulo Preto, ex-diretor da empresa estatal paulista Desenvolvimento Rodoviário S/A (Dersa) e operador financeiro ligado ao PSDB.


    Pediu desculpas


    O presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL) disse ontem (29), que o vídeo em que se compara a um leão sendo atacado por hienas foi um “erro” e pediu desculpas ao Supremo Tribunal Federal (STF).


    Sem crime


    A advogada especialista em Direito Eleitoral Déborah Guirra afirmou ao site bahia.ba ontem (29), que o vídeo postado pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL) em que ele compara, entre outras coisas, o Supremo Tribunal Federal (STF) a uma hiena, não pode ser enquadrado como crime de responsabilidade. 



  • 29/10/2019


    29.10.2019 13h50m
    Recomendar

    Sobe - Ação Rotariana por oferecer serviços de saúde a mais de mil pessoas.


    Desce - Autores de crime ambiental por criarem ‘deserto’ entre Feira de Santana e Coração de Maria.


    Homenagens


    Os vereadores de Feira de Santana, através das suas respectivas redes sociais, lembraram, ontem (28), do Dia do Servidor Público, prestando as devidas homenagens à classe. Por conta deste dia, inclusive, os trabalhos legislativos foram suspensos. Apenas hoje (29), a sessão ordinária voltou a ser realizada.


    Sem cumprimentos


    O presidente Jair Bolsonaro (PSL) afirmou na segunda-feira (28), que não vai cumprimentar o peronista Alberto Fernández, eleito presidente da Argentina, em 1º turno, no domingo (27). Ele disse que prefere esperar o tempo para ver qual a posição real do presidente eleito na política.


    Crítica


    O presidente do Democratas na Bahia, deputado federal Paulo Azi, criticou o racha entre Jair Bolsonaro e o PSL. Para o parlamentar, a divergência é muito ruim para o presidente da República.


    Afirmação


    A deputada estadual Fabíola Mansur (PSB) afirmou na segunda (28), que a chamada PEC do teto de gastos - implementada pelo governo do ex-presidente Michel Temer (MDB) - provocou um desmonte nas políticas de saúde do país. Na avaliação parlamentar, o atual cenário de recessão econômica também tem trazido impactos negativos ao setor.


    Preocupação


    O ex-assessor do senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ) Fabrício Queiroz demonstrou, em conversas de WhatsApp vazadas e obtidas pela Folha, que tem preocupação com a investigação do Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ) contra os dois e a comparou com um problema “do tamanho de um cometa”. Ele ainda se diz abandonado e avalia que seu grupo político temeroso, quando poderia exercer força política.


    Isenção


    O presidente Jair Bolsonaro isentou a população do Qatar de visto para viagens de turismo, trânsito e negócios ao Brasil. O acordo recíproco foi assinado durante encontro com o emir do Qatar, Tamin Bin Hamad al Thani, ontem (28), no Palácio Real, em Doha. O Qatar tem 2,6 milhões de habitantes.


    Afronta


    Em visita oficial ao Catar, o presidente Jair Bolsonaro classificou como “afronta à democracia brasileira” o gesto de “Lula livre” feito pelo presidente eleito da Argentina, Alberto Fernández. A declaração foi dada ontem (28). Mesmo com a crítica, Bolsonaro reiterou que não pretende romper relações com o país vizinho e destacou que irá optar pelo diálogo.


    Acusação


    Ministro da Educação do governo Bolsonaro, Abraham Weintraub acusou o governo da Bahia de contingenciar verbas das universidades estaduais. Em publicação no Twitter, Weintraub cobrou publicação de conteúdo em grandes portais. Procurada pelo site Metro1, a Secretaria da Educação do Estado negou.



  • 26/10/2019


    28.10.2019 14h18m
    Recomendar

    Sobe - Programa que visa dar atendimento prioritário a crianças com microcefalia em docorrência do Zika Virus.


    Desce - Homens acusados de abusarem sexualmente de filhas e filhos.


    Rui 2020


    Uma eventual candidatura do governador Rui Costa (PT) a presidente da República em 2022 seria “o melhor dos mundos” para a Bahia e o Brasil, disse na sexta-feira (25), o vice-governador João Leão (PP).


    Rui 2020 I


    “Rui está preparadíssimo para ser candidato. Ele já provou que está. Isso seria o melhor dos mundos não só para a Bahia, seria o melhor dos mundos para o Brasil”, declarou Leão, durante a abertura do 10º Encontro Baiano dos Laticinistas, no Hotel Deville, em Salvador.


    Ouvidoria Geral


    Através dos canais presenciais, telefônicos e virtuais, a Ouvidoria Geral do Estado (OGE), órgão ligado à Secretaria da Comunicação Social (Secom) vem incentivando a população baiana a comunicar ocorrências relacionadas às manchas de óleo que chegaram ao litoral do estado.


    Manchas de óleo


    Dúvidas sobre locais atingidos, formas de colaborar com a limpeza e de se proteger, informações sobre contaminações de mangues, estuários e pescados podem ser direcionadas à OGE, que encaminhará as demandas para o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), autarquia da Secretaria do Meio Ambiente (Sema).


    Notificação


    A promotora de Justiça Lívia Vaz, do Ministério Público da Bahia, instaurou um inquérito contra a organização cristã, responsável pelo Navio Logos Hope - Livraria Flutuante, por causa de uma publicação de intolerância religiosa a respeito de Salvador na última terça-feira (23). A livraria atracou no Porto de Salvador, na tarde de quinta-feira (24).


    De volta


    Antes mesmo de anunciar sua saída do Podemos - legenda aliada do governador Rui Costa (PT) - o vereador Carlos Muniz já ensaiava um retorno à base do prefeito ACM Neto (DEM). O vereador esteve pelo menos duas vezes recentemente com o vice-prefeito Bruno Reis (DEM), a quem acompanhou na última semana em visita a Valéria.


    R$ 200 milhões


    Oministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, anunciou que R$ 200 milhões em linhas de crédito do Fundo Geral do Turismo (Fungetur) vão ser liberados para as regiões do litoral nordestino atingidas por vazamento de óleo. O anúncio foi feito pelo ministro ontem (25), em Porto de Galinhas, Pernambuco.


    Lula e semiaberto


    A força-tarefa da Lava Jato reiterou o pedido sobre a ida do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o regime semiaberto. Em parecer enviado à Vara de Execuções Penais de Curitiba na quarta-feira, 23, a força-tarefa registra ainda que os bens bloqueados do petista cobririam a multa de R$ 4,9 milhões que lhe foi imposta na condenação do caso triplex do Guarujá. O valor está vinculado a saída do petista do regime fechado, no qual está desde 7 de abril de 2018.



Os comentários e textos não representam a opinião do portal; a responsabilidade pelo blog é do autor da mensagem.
Folha do Estado da Bahia
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia